Notícias / Square Enix · 13 de janeiro de 2024

Yoshida sugere que Final Fantasy XVII deveria ser produzido por uma nova geração de criadores

Em uma entrevista com Shuhei Yoshida da Playstation para a  Academy of Interactive Arts & Sciences, o produtor de Final Fantasy XIV e Final Fantasy XVINaoki Yoshida foi perguntado se ele iria dirigir o próximo título da série principal: Final Fantasy XVII.

O time de Yoshida segue trabalhando em FFXVI e na nova expansão de FFXIV.

Yoshi-P – como também é conhecido, disse que ele tinha que medir as palavras dele porque agora ele faz parte do conselho administrativo da Square Enix mas que no momento o que ele poderia dizer é que não há nada decidido sobre Final Fantasy XVII.

Ele acrescentou porém que se ele tivesse que dizer algo sobre o assunto seria que ele já trabalhou em dois títulos da série principal – justamente o FFXIV e o FFXVI e que talvez fosse o momento para dar chance a alguém novo:

“Em vez de ter os mesmos caras velhos cuidando do próximo jogo, acho que, de certa forma, seria bom olhar para o futuro e buscar uma geração mais jovem e afinada com a juventude, para fazer um novo Final Fantasy com desafios alinhados ao mundo de hoje.”

Cada Final Fantasy sempre tenta se reinventar e se conectar com uma nova geração de jogadores. Yoshida tocou o último título e focou no combate totalmente baseado em ação.

Ele então foi perguntado que conselho ele daria para um diretor jovem cuidando de Final Fantasy XVII:

“Bem, basicamente, o conselho seria o mesmo que o do pai da série, Sakaguchi, ou de Kitase, que atualmente é gerente de marca da série FF… Final Fantasy é desafiar o que foi feito antes”, disse ele.

“E não estou querendo arrumar briga com os jogos mais antigos, mas todos nós fazemos jogos de Final Fantasy pensando: “o meu será o mais divertido! Portanto, meu conselho é mergulhar de cabeça e primeiro colocar no papel o que você acredita que seria o Final Fantasy mais divertido.

A partir daí, você pode decidir coisas como, ‘já que XVI foi ação em tempo real, meu Final Fantasy terá combate em tempo real e batalhas por turnos!’ ou então voltar as raízes da pixel art e combates em turnos da série.

Mas você precisa sentar e pensar sobre o que você vai passar anos de sua vida trabalhando, que experiência você quer que seus jogadores tenham e o que você quer que os fãs joguem.”

O time de Yoshida – a Creative Business Unit III, anda com as mãos bem cheias trabalhando na segunda DLC de Final Fantasy XVI e na versão PC do jogo, além da nova expansão de Final Fantasy XIV: Dawntrail e na versão Xbox do jogo então pode ser verdade que eles não estejam à frente de Final Fantasy XVII.

Vale lembrar porém, que mesmo sendo uma demanda popular dos fãs, Yoshida escondeu por anos que estava envolvido na produção de Final Fantasy XVI, então quem sabe ele também não tenha envolvimento com o XVII mas esteja apenas despistando.