Artigos / Square Enix · 8 de agosto de 2023

Análise do Relatorio Fiscal FY2024/Q1 da Square Enix. Está mesmo no vermelho?!

Bom, vocês pediram e aqui está o post mais LONGO e burocrático da história da Final Fantasy Brasil!

Vamos dar uma olhada no relatório do FY2024/Q1 da Square Enix!

Pensei qual seria a forma menos chata para cobrir este relatório sem parecer ser uma aulinha de matemática (e falhei miseravelmente) mas acho que talvez o melhor formato seja tentar explicar as confusões que estão sendo feitas, intencionalmente ou não.

Primeiro vamos aos números polêmicos:

Vendas líquidas: 85.6 bilhões de Ienes (+14.4% YoY)
Ganhos em jogos HD: 28.9 bilhões (+16.9 bilhões YoY)
Ganhos em Mobile: 22.3 bilhões (-5 bilhões YoY)
Ganhos em MMO: 11 bilhões (-3.1 bilhões YoY)

Lucro Operacional: 3.1 Bilhões de Ienes (-78.5% YoY)

YoY = Year over Year, ou seja os ganhos comparados aos ganhos do ano passado.

Agora vamos lá responder as “notícias”:

Square Enix teve prejuízo neste relatório fiscal” “Square Enix está no vermelho, Prejuízo de 78%!!!

Como podemos ver, a Square Enix na verdade GANHOU mais de 3 bilhões de Ienes neste trimestre. A porcentagem de lucro está negativa porque no ano passado ela ganhou 14 bilhões de Ienes. Se você tirar os 78% destes 14 bilhões, ainda restam 3 bilhões de lucro. Este é o motivo de ter um -78% ali.

Repare em ambos os casos ela ganhou dinheiro, não teve prejuízo como estão falando para que suas contas fossem parar no vermelho. Então qualquer afirmação no sentindo de que ela está indo a falência e/ou vai ser comprada pela Sony ou Microsoft não parece fazer o menor sentido. Acho que só aqui já cairia por terra a necessidade de todo o restante da análise, mas vamos continuar…

As vendas de Final Fantasy XVI foram horríveis” “O jogo não se pagou,fracasso retumbante

As vendas de Final Fantasy XVI fizeram acontecer um aumento de 17 bilhões de Ienes no setor Jogos HD em relação a arrecadação do ano passado, totalizando quase 29 bilhões de Ienes.

Olhando lado a lado vemos que na verdade os setores Mobile e MMO que estão em queda, enquanto que o de Jogos HD deu uma boa crescida.

Lembra que todo relatório fiscal a gente falava que FFXIV que bancava as contas da empresa? Neste trimestre as vendas de jogos HD foram maiores que o arrecadado pelo setor de MMO – que arrecadou 3 bilhões a menos que no passado – arrecando “apenas” 11 bilhões de Ienes. (Pois é, a venda de jogos HD arrecadou mais que o dobro do que os MMOs)

A outra galinha dos ovos de ouro – o Mobile, também arrecadou 5 bilhões a menos que no ano passado, faturando 22.3 Bilhões de Ienes. Esse ano quem jogou as contas pra cima foi o Final Fantasy XVI, não caiam nesse papo furado de que ele foi mal nas vendas. Aliás, somando os 3 setores dá 62.3 Bilhões de Ienes, quase 9 bilhões A MAIS que a arrecadação do ano passado, mesmo com as quedas de 8 bilhões no setor MMO e Mobile. Sem estas quedas o faturamento teria sido muito maior.

Mais o Presidente da Square Enix disse que as vendas foram abaixo das expectativas

Essa afirmação veio de uma interpretação errada do analista da Bloomberg, fruto de uma má tradução ou apenas má fé. A segunda opção é a mais provavel porque este analista é praticamente o Leão Lobo do Japão, vive fazendo artigo clickbait que é desmentido depois.

O que o Presidente quis dizer é que eles tinham uma faixa de expectativa de vendas, tipo: Este jogo aqui deve vender algo entre 2 à 4 milhões de unidades no lançamento. O jogo vendeu 3 milhões, está no meio da nossa expectativa. Não superou os 4 milhões eram a nossa expectativa mais alta, mas atendeu as expectativas. Os sites pegaram uma afirmação errada e ainda transformaram em “o jogo não atendeu as altas expectativas da Square Enix”.

A própria Square Enix soltou uma declaração dizendo que as vendas estão satisfatórias e a ela sempre foi transparente quanto às suas expectativas, mesmo quando ela acha ruim – como Forkspoken. Não faria sentido ela mentir para a imprensa e falar outra coisa para os investidores. A cereja do bolo é que a pessoa que o analista da Bloomberg cita com o fonte foi até o Twitter desmentir a afirmação dizendo que o Presidente da Square disse que o jogo estava dentro das expectivas da empresa sim. Ou seja, chequem as fontes do que você consome.

A suposta fonte que o analista da Bloomberg fala que estava na reunião em que o presidente da Square teria dito que o jogo não atendeu as expectativas foi atrás dele esclarecer as coisas.

Tem algo errado aí, se as vendas aumentaram tanto, porque o lucro despencou em relação ao ano passado?

A resposta a Square Enix colocou no próprio relatório: ela pegou parte do dinheiro que teria de lucro e investiu no pagamento do desenvolvimento dos jogos que ela está tocando. Como a Square Enix disse em maio, sua estratégia está mudando: ela focará mais em jogos de alto orçamento e menos em jogos menores, logo seus custos de produção vão aumentar. Ela aproveitou que entrou uma grana esse trimestre e utilizou para pagar o desenvolvimento de alguns projetos.

As vendas de Final Fantasy XVI foram satisfatórias segundo a própria Square Enix. Apesar disto, alguns sites estão reportando o oposto.

Vale lembrar que ela estava tocando ao longo do trimestre:

  • Octopath Traveler 2
  • Final Fantasy XVI
  • Final Fantasy VII Rebirth
  • Dragon Quest XII
  • Kingdom Hearts 4

Fora os títulos menores e jogos ainda não anunciados. Ou seja, apesar de ter arrecadado MAIS do que no passado, o lucro foi menor porque a Square Enix decidiu mitigar os custos da produção dos jogos, o que deve se refletir num lucro maior futuramente.

A previsão do relatório da Square Enix inclusive, é terminar este ano fiscal em março de 2024 com lucro de 55 Bilhões de Ienes. Sabendo que em 2024 teremos o FFVII Rebirth e também a expansão Dawntrail para FFXIV, é um bom palpite que o lucro só irá aumentar. Fora FFXIV chegando ao Xbox e a FFXVI ao menos no PC.

Então quer dizer então que tá tudo ótimo na Square Enix, todo mundo feliz? Óbvio que não, as empresas sempre vão querer mais e mais lucro. Um lucro menor que o do anterior sempre mexe com o coração dos acionistas e por isso a Square Enix já anunciou algumas mudanças de estratégia visando ter números melhores para os próximos anos.

Vale lembrar que os relatórios são sempre públicos, se você ficar em dúvida se algum site está mentindo, basta abrir e dar uma olhada nos números e declarações da empresa. Por fim (se você chegou até aqui parabéns), também vale citar que pela primeira vez em muito tempo a Square Enix não citou nada sobre NFT ou Blockchain em seu relatório, esperamos que ela esteja deixando esta tranqueira de lado.

Se você quiser ler a apresentação do relatório, pode acessar neste link: https://t.co/aJHqOSgSZE