Summons PDF Imprimir E-mail
Sáb, 29 de Outubro de 2011 19:50
Os Summons em Final Fantasy XIII estão mais gigantescos, poderosos e majestosos do que nunca. Apenas um l’Cie, à quem foi dado o poder do cristal, pode convocar o poder dos Summons em batalha, e cada l’Cie tem um sob controle.
 
Para a invocação, já que não há mais MP, usa-se o Tactical Point (TP), ganho após as batalhas. E ao invés de HP, os Summons usam o chamado Summon Point (SP) para indicar sua vida, mas o SP cai gradativamente durante a batalha; o Summon desaparece quando o SP está completamente vazio, e os outros membros da equipe voltam após isso. Mas os l’Cies não ganham simplesmente o poder sobre eles. É necessário, de início, provar a eles que são dignos de usar seu poder em uma batalha.
 
O mais notável no sistema de Summons desta versão é o chamado Gestalt Mode (Driving Mode na versão japonesa), em que o Summon se transforma em algum tipo de veículo no qual o invocador possa montar. Após a transformação, um contador de tempo inicia mostrando o tempo em que o Summon pode permanecer em seu Gestalt Mode. Neste modo, o personagem passa a dirigir o Summon, o que fornece novos comandos e maior taxa de dano. O sistema foi planejado como substituição para o habitual Limit Break (Desperation Attack, Overdrive ou Trance, em outras versões) e garante mais ação para as batalhas. As invocações que aparecem no jogo são estas:
 
  • Odin, um guerreiro com chifres que pode se transformar no cavalo Sleipnir; invocado pela Lightning;
  • Shiva, irmãs gêmeas identificadas como Nix e Stiria, que podem ser combinadas em uma motocicleta; invocadas por Snow;
  • Hecatoncheir, uma criatura de muitos braços, que pode se transformar em um mecha, algo semelhante à Magi-Tek Armor usada por Terra em FFVI; invocado pela Vanille;
  • Brynhildr, uma Valquíria de fogo que pode se transformar em um carro de corrida; invocado pelo Sazh;
  • Alexander, um rei blindado que pode se transformar em uma fortaleza imóvel; invocado por Hope;
  • Bahamut, um bípede dragonoid que pode se transformar em um dragão voador, invocado por Fang.
 
No evento de Pompa Sanctum aparecem os Eidolons representantes de Pulse e Cocoon:
 
Eidolons de Pulse:
  • Ifrit;
  • Ragnarok;
Eidolons de Cocoon:
  • Carbuncle;
  • Siren;
  • Ramuh;
  • Valefor.
 
Eidolons
 
Eidolons (召喚獣) são os summons de Final Fantasy XIII, espíritos que pertencem a um único l'Cie e os auxiliam quando estão refletindo sobre alguma questão, ou passando por alguma dificuldade.
 
Estas são entidades místicas que se revelaram antes a apenas um grupo seleto de l'Cie. Dizem que são salvadores, vem para resgatar l'Cie sem esperança, que se encontram vinculados a um Focus contra a sua vontade. Se isso for verdade, eles oferecem uma marca de salvação. Sem exceção, Eidolons atacam l'Cie quando se encontram em carência. Não houve l'Cie em Cocoon, durante séculos, e como resultado, não há maneira de determinar a verdade por trás dos contos desses seres. Para os cidadãos de Cocoon, eles permanecem somente à histórias para dormir.
 
IX. Analeto - Sua Providência:
 
Sua Providência procurou o nada. Sua Providência não fez nada. Mas ela olhou, em silêncio, em sua tristeza.
 
Os mortais da deusa plumada, como eram destinados a morrer, e então ela se dignou a intervir na hora de seu maior perigo. Ela desviou o cataclismo que era para ser, e colocou para descansar os que teriam roubado o que o tempo tinha ordenado.
 
A sua compaixão não acabou com isso.
 
A Deusa plumada também designa sujeitos ao Focus, ainda mais cruel que a morte. Para eles, ela enviou seus mensageiros, para oferecer esperança quando tudo estava perdido.
 
--- Sermões da vidente Paddra Nsu-Yeul
 
Os Analetos sobre a deusa Etro insinuam que Eidolons são, na verdade, criados por ela e são seus mensageiros, "para oferecer esperança quando tudo estiver perdido". A página da deusa nos analetos é mostrada com uma foto de Alexander, o que implica que as linhas, de fato, referem-se aos Eidolons. A natureza dos Eidolons como seres mecânicos, confere com os seres semelhantes de fal'Cie, criado pelos outros deuses conhecidos no universo de Final Fantasy XIII, Hallowed Pulse e Fell Lindzei.
 
- Adquirindo
 
Frequentemente aparecendo quando um l'Cie está em profundo desespero, um Eidolon surge para combater seu l'Cie, lançando imediatamente Doom sobre seu respectivo invocador no início da batalha. O objetivo não é reduzir seu HP á zero, mas sim preencher seu Gestalt Gauge ao máximo no tempo estabelecido.
 
A página Libra de cada Eidolon lista métodos diferentes para aumentar o Gestalt Gauge dependendo do Eidolon (ou seja, as ações disponíveis dependem do paradigma padrão do líder portador), todos os Gestalt Gauges dos Eidolons, na verdade, aumentam exatamente nas mesmas medidas. Portanto, usar o líder como Synergist impulsionará Gestalt de qualquer Eidolon, mesmo que ele seja mencionado apenas para Brynhildr e Alexander (porque Synergist é uma das Roles principais de Sazh e Hope). No entanto, como os Eidolons lutaram suficientemente cedo no jogo, para os personagens passa a ser improvável ter explorado o Crystarium em outras roles, este fator é insignificante.
 
- Métodos para preencher o medidor
 
Summon Multiplicador
Summon Multiplicador
Shiva 1.00
Odin 1.45

Brynhildr

0.60
Bahamut 1.40
Alexander 0.84

Hecatoncheir

0.90
 
A role do líder é o fator mais importante quando se trata de calcular o aumento do Gestalt Gauge. O aumento em Gestalt Gauge é calculado como porcentagens.
 
Role Ação Aumento em % da Gestalt Gauge
Commando

Aumentar o chain bonus do inimigo

com uma habilidade Commando.

Chain Bonus * 0,6 * 7,5 * Summon 

Multi.

Ravager

Aumentar o chain bonus do inimigo

com uma habilidade Commando.

Chain Bonus * 0,6 * 1,5 * Summon 

Multi.

Sentinel

Aumentar o chain bonus do inimigo

com uma habilidade Commando.

Chain Bonus * 0,6 * Summon 

Multi.

Sentinel

Receber dano de um inimigo

(ver gráfico abaixo) 

Custo em ATB da habilidade * 10 * [(level

do inimigo / 100) / 10] * Summon Multi.

Saboteur

Aumentar o chain bonus do inimigo

com uma habilidade Commando.

Chain Bonus * 0,6 * 1,5 * Summon 

Multi.

Synergist Usar habilidade Commando.  2 * Summon Multi.

Medic

Usar habilidade commando.

Custo ATB * 0,75 * Summon Multi.
 
Como para todos os aliados tudo o que podem contribuir para preencher o Gestalt Gauge é o aumento da chain bonus com habilidades de Commando. A porcentagem para os aliados aumentarem o Gestalt Gauge é calculada como: aumento do Chain Bonus * 0,6 * Summon Multi.
 
A role Sentinel aumenta o Gestalt Gauge por ser atacado pelo Eidolon, enquanto estiver de Sentinel usará seus comandos defensivos e de contra-ataques. O gráfico a seguir ilustra quanto o medidor preenche quando o Eidolon ataca o líder do grupo que está usando uma habilidade de Sentinel. Os líderes do grupo em batalhas contra Odin e Brynhildr não possui uma role Sentinel, então não constam no gráfico abaixo.
 
Eidolon Ação

Aumento

Gestalt Gaugue 

Shiva

Wheel Grind

18.31%

Shiva

Pirouette

18.31%

Shiva

Curaga

0.00%

Shiva

Other

0.49%

Bahamut

Ignis

4.15%

Bahamut

Other

1.38%

Alexander

Explosive Fist

2.49%

Alexander

Other

0.83%

Hecatoncheir

Quake

3.56%

Hecatoncheir

Other  

0.89%

 

Summons em Batalha

 
Eidolons são invocações que gastam três pontos de TP (Technical Points) e lutam ao lado do membro invocador enquanto os outros membros saem do grupo temporariamente. Neste momento nenhum bônus em role é fornecido pelos aliados que deixaram a batalha. Quando invocados, o invocador está temporariamente invencível, tornando-se um recurso estratégico na batalha; mesmo quando o inimigo está prestes a lançar seu ataque, a party pode invocar um Eidolon e sobreviver, deixando o invocador praticamente invencível durante o tempo que o Eidolon estiver em campo.
 
O tempo em que o Eidolon pode ficar na batalha é determinado pelo medidor de SP, que diminui com o passar do tempo ou quando o Eidolon recebe algum dano. Além disso, o invocador tem um Gestalt Gauge, que aumenta da mesma forma quando o jogador lutou contra algum dos Eidolons. No entanto, o medidor é rapidamente drenado quando o Eidolon fica sem SP. Quando ambos o SP e o Gestalt Gauge são reduzidos a zero, o invocador é morto, ou seu Eidolon é descartado.
 
Além disso, pode-se ativar o Gestalt Mode (ドライビング モード), uma habilidade especial que permite o Eidolon de se transformar em um veículo para andar sobre ele, deslocando a batalha em um tom mais orientado para a ação em que qualquer botão corresponde a um ataque. A duração é determinada pelo quão alto o seu Gestalt Gauge foi preenchido antes do Gestalt Mode ser iniciado, e cada ataque subtrai um determinado número de pontos do medidor. Ele também permite o Eidolon's finisher, que imediatamente consome todos os pontos deixados no medidor. Eidolons evoluem a medida que cada personagem avança em seus níveis. Cada Eidolon tem um conceito que define suas ações no campo de batalha.
 
O finalizador tem três níveis, LV1 sendo o finalizador mais fraco e LV3 o mais forte. Gastar unidades quando se inicia o finalizador não afeta a sua força, são apenas os níveis que diferenciam. O nível de cada unidade é determinado por quanto o jogador conseguiu aumentar a barra do Gestalt Gauge durante o tempo que o Eidolon é invocado até ativar o Gestalt Mode.
 
Quando um Eidolon é dispensado na batalha todos os membros da party voltam com seus status recuperados, e os personagens nocauteados recuperam a consciência, fazendo dos summons extremamente úteis como um último recurso.
 
Mecânica
 
Rank
 
O rank dos Eidolons determina o status quando são invocados na batalha. O rank é a soma dos níveis de cada Crystarium dos personagens, e dos 5 níveis das roles. Assim, o rank máximo é de 16 (nível Crystarium 10 + todas as roles no nível 5).
 
SP
 
Os Eidolons ficam na batalha em uma base de 50 segundos desde o momento da invocação. O tempo que pode ficar é apresentado com o medidor de SP. O medidor é completo e igual a 50 segundos, não importa o quanto de SP o Eidolon realmente tem. Quando invocados para a batalha os Eidolons não tem um medidor de HP, em vez disso, qualquer dano sofrido é descontado do medidor de SP, reduzindo o tempo que pode ficar em batalha. Se um Eidolon com 10.000 SP leva 1000 de dano, ele perdeu 1/10th de seu SP máximo, ou 5 segundos de tempo. Se o Eidolon tem 50.000 SP, ele só perdeu 1/50th de seu SP máximo ou apenas 1 segundo.
 
Gestalt Gauge
 
O Gestalt Gauge começa pela metade. O método para aumentar o medidor é o mesmo método usado durante a batalha contra o próprio Eidolon, exceto os multiplicadores summon são ignorados. O Gestalt Gauge determina os números de movimento do invocador para executar o Gestalt Mode, bem como o nível do ataque Eidolon's finishing. Se o medidor de SP do Eidolon esvaziar totalmente, o Gestalt Gauge começará a esgotar a uma taxa de 20% a cada segundo.
 

50%

60%

70%

80%

90%

100%

Contador de Gestalt 16 19 22 25 28 30

Mudanças nos últimos 

níveis

1 1 1 2 2 3
 

Lista de Eidolons

 

Odin


 
Odin é o Eidolon que reside no cristal em formato de rosa de Lightning. Ele aparece como um Knight com chifres gigantescos, vestindo uma capa branca e empunhando uma espada de dois lados como um grande "S" em uma das mãos, e um escudo enorme em seu braço oposto. Lightning e Hope encontram Odin como boss em Vile Peaks, sendo um teste para provar a força de Lightning para ele.
 
Odin é um Eidolon elemento raio e possui diversos ataques físicos e mágicos muito poderosos. Ele também atua como um Sentinel, atraindo todos os ataques inimigos; os inimigos têm um "valor de ódio", que determinam quais membros da party vão ser atacados, Odin aumenta automaticamente este valor a 100%, fazendo que qualquer inimigo fique com foco sobre ele. O Gestalt Gauge de Lightning aumenta conforme consiga causar Stagger nos inimigos, curando e removendo doenças/status. Como Odin tem dificuldades para aumentar a barra Stagger dos inimigos, pode ser melhor colocar Lightning como Ravager quando invocá-lo, para aumentar o Gestalt Gauge de Odin prolongando o tempo que ela pode gastar em Gestalt Mode.
 
Em seu Gestalt Mode, Odin se transforma no cavalo Sleipnir para Lightning montar.
 
--- Odin possui 5 slots de ATB.
Rank SP PA MA
3

3645

141

93

4

4899

183

121

5

6156

225

149

6

7848

301

199

7

10728

407

316

8

27405

649

430

9

46224

2283

1515

10

56088

2675

1775

11

61696

2942

1952

12

67867

3237

2148

13

74653

3560

2362

14

82117

3917

2599

15

94435

4504

2989

16

99999

5405

3586

 

Bahamut


Bahamut é o Eidolon de Fang, ela o invoca através de um fragmento de cristal. A introdução do summon Bahamut é semelhante à introdução de Final Fantasy X, uma encarnação da invocadora, sendo mostrado através de uns poderosos emblemas de magia no céu. Seu ataque regular na forma normal se assemelha a uma versão menos poderosa do Mega Flare. Fang, Lightning e Vanille enfrentam o Bahamut como boss em Fifth Ark, como um teste para provar a força de Fang para ele.
 
Bahamut utiliza ataques poderosos não-elementais, fazendo dele o Eidolon com o maior potencial para causar danos. O aumento da Gestalt Gauge de Fang acontece conforme se vai preenchendo a barra de Stagger do inimigo, com defesas com contra-ataques e causando status negativos aos inimigos. O SP do Bahamut é bastante baixo quando comparado com os outros Eidolons, então pode ser uma boa ideia para Fang usar a role de Sentinel para aumentar o tempo do summon em batalha, bem como para impulsionar o Gestalt Gauge do Bahamut sempre que Fang é atacada enquanto bloqueia. O Gestalt Gauge do jogador pode aumentar antes de entrar em Gestalt Mode, os ataques podem obter ao mesmo tempo em Gestalt, e usar o mais poderoso Mega Flare.
 
No Gestalt Mode de Bahamut, ele se transforma em um flying mechanical wyvern que Fang pode montar. Seus ataques envolvem mergulhos rápidos, lasers e explosões, culminando em seu Eidolon's finishing, o Mega Flare.
 

--- Bahamut possui 5 slots de ATB

Rank SP PA MA
8

13702

708

601

9

23112

2491

2117

10

28044

2918

2480

11

30848

3210

2728

12

33933

3531

3001

13

37326

3884

3301

14

41058

4273

3632

15

47217

4917

4176

16

56661

5896

5011

 

Shiva

 
O Eidolon de Snow Villiers são as irmãs Shiva, também conhecidas como as Irmãs Gêmeas Shiva. As irmãs são compostas de Stiria (スティリア), a irmã mais velha de pele escura com uma mancha de luz em torno de seu olho direito, e a irmã mais jovem, de pele mais clara, Nix (ニクス), que tem uma mancha escura em torno de um olho. Snow enfrenta as irmãs como boss em Lake Bresha, como um teste para provar a sua força para elas.
 
Embora invocadas, as irmãs têm os seus medidores de ATB separados, mas ambas serão dispensadas da batalha caso seu medidor de SP compartilhado caia para zero. Isso é compensado pela Stiria não ser capaz de ter um alvo direto. No modo normal, Stiria concentra-se em roles Medic e Ravager, curando Snow e causando danos aos inimigos desferindo ataques do elemento gelo. Nix concentra-se em um role Commando, embora ela tenha magia à sua disposição. Enquanto Stiria não pode ser alvo de inimigos, ela ainda pode ser danificada por ataques de efeito em área.
 
O Gestalt Gauge de Snow aumenta conforme preenche a barra de Stagger, aumentado também pela defesa e contra-ataques dos inimigos com o role Sentinel. No Gestalt Mode, as Irmãs Shiva se transformam em uma moto que Snow pode montar.
 
--- Stiria possui 3 slots de ATB e Nix possui 4

Rank

 

5    
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

  SP

 

2480
3488
4768
12180
20544
24928
27420
30163
33179
36496
41971
50365
Stiria
PA MA
177 193
205 224
323 355
442 483
1557 1702
1824 1994
2006 2193
2207 2412
2427 2653
2670 2919
3071 3357
3685 4028
Nix
PA MA
188 150
219 175
347 277
472 377
1660 1328
1995 1556
2140 1712
2354 1883
2589 2071
2848 2278
3276 2620
3931 3144
 

Alexander

 
Alexander retorna na forma de um Eidolon jogável, invocado por Hope Estheim. Alexander assume uma aparência humanóide mais do que em outras versões, possuindo mãos e pernas visíveis pela primeira vez. Ele usa seus punhos poderosos contra os inimigos, mas também é capaz de utilizar ataques de longo alcance. Hope, Lightning e Fang enfrentam-lo como boss em Vallis Media, como um teste para provar a força de Hope para ele.
 
Alexander utiliza ataques físicos muito fortes, não-elementais, e age como um Sentinel bloqueando todos os ataques inimigos. O SP de Alexander é o maior entre todos os Eidolons da party. A desvantagem de Alexander se caracteriza em sua lentidão em torno do campo de batalha e leva mais tempo para agir do que os outros Eidolons, em alguns casos ele chega atrasado para curar Hope.
 
O aumento de Gestalt Gauge de Hope ocorre junto com a Stagger do inimigo, concedendo melhorias nos status, remoção de status negativos e restaurando HP. No Gestalt Mode, Alexander se torna uma fortaleza com arcos em torno de uma borda enquanto Hope lhe dá ordens. Ele dispara feixes de luz sagrados de seus canhões e mantém seu julgamento de marca Divina. De acordo com Motomu Toriyama, Alexander é um "comandante tático."
 
--- Alexander possui 4 slots de ATB
Rank SP PA MA
8

38062

1056

1056

9

64200

3114

3114

10

77900

3648

3648

11

85690

4012

4014

12

94260

4414

4414

13

99999

4855

4855

14

99999

5341

5341

15

99999

6142

6142

16

99999

7371

7371

 

Hecatoncheir

 
Hecatoncheir é o Eidolon de Vanille, obtido em Mah'habara Subterra. Hecatoncheir é do elemento terra, e é o único Eidolon que possui a capacidade de utilizar Quake. No entanto, ele também é o único Eidolon que não tem Curaga, significando que Vanille deve se curar por si mesma.
 
O aumento da Gestalt Gauge de Vanille também ocorre junto com o Stagger dos inimigos, causando doenças, remoção de status e restaurando HP. No Gestalt Mode, Hecatoncheir se transforma em um mecanismo bípede com quatro torres de metralhadora. Seu Eidolon's finishing é Shooting Blaster.
 
Brynhildr

 
Brynhildr é o Eidolon de Sazh, obtida no Nautilus Park. Por padrão, Brynhildr é do elemento fogo, mas Sazh pode conceder vários status diferentes permitindo que Brynhildr possa mudar suas características elementares. Brynhildr é forte fisicamente, mas também tem uma grande variedade de magias no qual Sahz pode melhorar lançando buffs sobre ela.
 
O aumento da Gestalt Gauge de Sazh é conforme o Stagger inimigo e aumenta por si mesmo com as melhorias de status sobre Brynhildr. No Gestalt Mode, Brynhildr se transforma em um carro de corrida com laterais de metralhadoras. Seu Eidolon's finishing é Gadget Master.
 

--- Brynhildr possui 4 slots de ATB

Rank SP PA MA
6

4360

274

274

7

5960

434

434

8

15225

590

590

9

25650

2076

2076

10

31160

2432

2432

11

34276

2675

2675

12

37704

2943

2943

13

41474

3237

3237

14

45621

3561

3561

15

52464

4095

4095

16

62957

4914

4914