Detonado PDF Imprimir E-mail
Ter, 11 de Outubro de 2011 22:04


Capítulo 01 – The Hanging Edge.

Você já começa contra um inimigo grande, mas que só tem tamanho. Aproveite para se familiarizar com os controles e aprender o que o jogo te explica. No geral, entre em algumas batalhas para pegar a “manha” do jogo. Na luta contra o PSICOM Marauder, use Blitz para tirar HP de vários inimigos ao mesmo tempo. Siga até controlar Snow. Com ele, você enfrentará um Beta Behemoth, que é relativamente forte; mas não oferece perigo, pois Lebreau sempre o cura. Espanque-o até entrar em Stagger e acabe de vez com ele.

Depois da cena com Hope, que tem sua vida mudada da pior maneira possível, você volta a controlar Lightning e Sazh, que precisam dar umas boas pancadas no inimigo Myrmidon para seguirem em frente.

 

Capítulo 02 – Os vestígios de Pulse.

Neste capítulo, você alterna entre as duplas Vanille e Hope, Lightning e Sazh, e Snow sozinho. De obrigatório é só pegar os itens e com Snow usar o comando Hand-Granade, e Blitz com Lightning, para acertar vários inimigos. Aqui você aprende a usar o Preemptive Strike.

Jogando com Light, o jogo vai lhe mostrar os Shrouds. E para deixar claro, o item Deceptisol deixa o grupo invisível por 30 segundos, sem dúvida um dos melhores itens do jogo.

Após a cena em que Snow ajuda Vanille, você é apresentado aos tenebrosos Cie’ths, que agora são inimigos normais. Evite todas as batalhas, mas nem pense em usar Shorouds, principalmente os Deceptisol, só enfrente aqueles que atrapalham a passagem. Depois da cena que Serah aparece cristalizada, suba as escadas entupidas de inimigos e salve o jogo. Equipe o item Iron Bangle em Light e Sazh. Depois siga em frente. Na cena, Hope tenta fugir, mas uma coisa é certa, o chefe do capitulo, ou melhor, o Fal’Cie Anima, o espera.

 

Chefe: Anima

HP: 3.000.

CP: Nenhum.

Ponto de Stagger: 300%

Nível de dificuldade: Fácil

 

A primeira coisa que você deve fazer é destruir os braços de Anima, pois eles protegem o rosto do chefe, depois disso, ataque com tudo. Vez ou outra, eles vão se restaurar, mas até aí, você já pegou as manhas do jogo. Diferente de FFXII, se o líder morrer, é Game Over. Use potions se precisar e em pouco tempo, o jogo vai começar de verdade.

 

Capítulo 03 – O Lago Bresha.

Devido à queda do Vestígio, o lago e tudo em volta foi totalmente cristalizado (inclusive o fogo, que recebe comentários sádicos de Sazh). Agora que todos viraram l’Cies , o Crystarium foi destravado e os Roles foram habilitados. A primeira batalha é um tutorial sobre o funcionamento dos Roles e como usar o Paradigm Shift.

Por hora não dá para trocar os personagens e os Roles, já que estão determinados pelo jogo, mas mesmo assim, você não terá dificuldades para continuar. Aproveite para entrar em lutas para ganhar CP (Crystogen Points). Tenha certeza de pegar o item Silver Bangle aqui. Avance pelo Crystarium assim que tiver cerca de 300CP para adiantar o trabalho que terá que fazer no decorrer da jornada. Deixe Lightning equipada com a Gladius. Na cena, você conhecerá mais do temperamento explosivo de Lightning, que encherá a boca de Snow de socos. Mas a discussão é interrompida porque um velho inimigo volta pra atormentar o grupo, e dar seu último suspiro.

 

Chefe: Manasvin Warmech

HP: 32.400HP.

CP: 64

Ponto de Stagger: - - -

Nível de dificuldade: Mediana.

 

É bom manter sempre seu HP acima de 75% do total. Não que ele ataque forte, mas as habilidades Wave Cannon e Crystal Rain podem causar frustração. Sempre que sua energia estiver crítica, troque de Role e mude para Medic para recuperar HP.  Apesar de não ser tão difícil, caso tenha problemas em derrotá-lo, não hesite e volte para evoluir mais um pouco.

Agora é só seguir em frente até passar uma ponte e chegar num templo. Aproveite e enfrente os inimigos daqui, pois dão bons níveis de CP. É aconselhável ter dois Ravengers e um Commando no grupo para poder fazer um belo estrago com Stagger. Se decidir enfrentar os Behemoths, fique avisado, se não matá-los rápido, eles voltam mais fortes, mais altos, e com HP cheio. Então cuidado. Contra o sub-chefe Garuda Interceptor, repita a estratégia de usar os Ravengers para acabar com ele usando o Stagger. Depois disso, vai ter algumas cenas e você vai controlar Snow, que ficou para trás pra ajudar sua donzela indefesa, Serah. Desça e lute contra alguns soldados e o primeiro Eidolon, a famosa Shiva, ou melhor, irmãs Shiva aparecerão.

 

Chefe: Shiva Sisters (Stiria & Nix)

 

Logo de inicio, troque para o Role Sentinel, e fique chamando as duas pra briga com “Provoke”, não se preocupe com o HP, porque Stiria vai ficar recuperando você. Apenas fique assim, defendendo, pois o necessário é encher a barra de Gestalt, e assim que encher aperte [] / X para poder conquistar o primeiro Summon do jogo, e assim ver a “motocicleta” estilosa de Snow.

Depois da luta uma misteriosa personagem aparece e nocauteia Snow.

 

Capítulo 04 – Vile Peaks

Capitulo divido em duplas: Lightning e Hope, Sazh e Vanille. O negócio aqui é evoluir ao máximo que puder os Roles dos personagens, no caso o Synergist e Ravanger de Hope. Faça o mesmo com Sazh, Light e com Vanille, e tente pegar o mais rápido possível o comando Deprotect. Existem alguns inimigos aqui que só perdem HP com Stagger, então coloque-o rápido neste estado com Ravenger e ataque-os sem parar pra assim derrotá-los (eles dão bons níveis de CP).

Contra o subchefe Dreadnought, deixe Vanille como Saboteur e mande Deprotect e Deshell para maximizar o poder de ataques físicos e magias; com Sazh use os Buffs com o Synergist. De resto, é só bater e recuperar HP quando preciso.

Agora você vai controlar apenas Light e Hope até o fim do capitulo. Deixe os paradigmas em Commando + Ravenger e Commando + Medic. Evite fugir de lutas, pois enfrentar Odin é uma batalha bem desafiante, então avance no Crystarium o máximo que puder. Quando Hope pegar o Dreadnought saia batendo e chutando tudo que você ver pela frente, assim os itens dos baús no final serão cada vez melhores. Depois de pegar os itens, chegue perto de uma ponte, e Hope vai deixar Lightning mais irritada do que já é, e ela vai dizer que não é babá do guri, nesse momento, começará mais uma luta.

 

Chefe: Odin

 

Use um Aegisol antes da cena, e coloque algum acessório que proteja contra eletricidade, e coloque também o Silver Beagle. Odin, senhor dos ataques de morte instantânea, faz jus ao nome e bate muito forte, então tenha um Medic e dois Ravanger e parta pra porrada. O Eidolon ataca um inimigo por vez, então dá pra recuperar e continuar atacando. De mais é uma batalha desafiante e divertida, mas com esforço e habilidade não demora muito pra finalizar a luta.

Voltando a jogar com Sazh e Vanille, siga pelo caminho destruindo os Bombs, que ficaram muito estranhos nesta versão, então tente acabar com eles o mais rápido possível, pois quem é veterano sabe... Self Destruction! Quando chegar a um reator, você terá que ativar quatro painéis para prosseguir. Depois de passar pelo portão lá na frente, veja como Vanille é solidária com Sazh.

Com Snow, apenas vá até o bar e converse com Lebreau e vá conversar com Serah, que está no cáis.

 

Capítulo 05 – A branca floresta de Gapra.

Capitulo de Light e Hope. Este capítulo possui inimigos chatos, mas que dão bons níveis de CP. Tenha em mente uma coisa pra habilitar para Lightning: Launch; tal habilidade, em trabalho em conjunto com Stagger, faz com que o personagem lance o inimigo para o alto e assim o impossibilita de atacar. Com Hope, avance em Synergist e Medic. Alguns inimigos bloqueiam o caminho, obrigando você a matá-los. Compre também alguns Antidotes na loja, pois os monstros daqui costumam deixar o Status Poison no grupo.

Quando jogar com Light vá pegando os elevadores e siga descendo. Na parte onde os inimigos são de carne e osso, Lightning explica que o exército de PSICOM, às vezes, vai até Pulse para pegar alguns animais para tentar reproduzí-los em cativeiro e assim transformá-los em criaturas biônicas para ajudar nos objetivos do governo santo. Estes inimigos são um pouco mais fortes, até porque eles foram trazidos de Pulse, então você vai perceber o quão vai ser difícil matá-los lá em baixo. Mais tarde, ela vai dar o presente que Serah a deu de aniversário (de 21 anos) para Hope, assim pensando em ajudar o garoto a ficar mais forte, o que indiretamente o motiva a seguir com o plano de vingar sua mãe, iniciando o plano NORA, nome de sua mãe, e mesmo nome da equipe de Snow. Tenha certeza de pegar a GunBlade Edge Carbine e continue seguindo até pegar o chefe do capitulo.

 

Chefe: Aster Protoflorian.

HP: 129.600HP.

CP: 1.000

Ponto de Stagger: 200%

Nível de dificuldade: Mediana / Difícil.

 

Plantinha do inferno. Solte Libra duas vezes pois o chefe muda sua fraqueza constantemente, pois sem isso, você vai jogar o controle na parede ou em alguém que estiver passando na sua frente. Solte antes também um Aegisol e um Fortisol, ou se preferir, use o Paradigm Super Soldier (Commando + Synergist), tenha também Peace & War (Commando + Medic) ou dois curandeiros para se manter vivo. Usando dois Ravangers ou Commando + Ravanger coloque o chefe em Stagger e se tiver pegado a habilidade passiva Launch, verá o quanto útil ela é. Agora é só se manter vivo e não demora muito para terminar a batalha. Ao terminar, Crystarium Expanded!

 

Capítulo 06 – The Sunleth Waterscape.

Capítulo de Vanille e Sazh. Não tem muitas coisas a se aprender aqui. Chegando ao final, entrando numa espécie de caverna, Sazh comenta com Vanille sobre seu filho, Dajh, sobre a paixão do guri pelos Chocobos e como ele se tornou um l’Cie também. A garota escuta e fica um pouco apreensiva. Depois daí, você verá uma esfera luminosa que ao tocá-la, muda o clima. O problema é o inimigo Wyvern, enfrente apenas para colocá-lo no bestiário (não é necessário, ainda porque, não existem troféus para isso, apenas para caráter de honra, vinda, se não quiser não precisa enfrentar tais monstros), ele só aparece em clima ensolarado, então o certo é deixar chuvoso no começo, ensolarado na bifurcação, seguir pela direita, e deixar chuvoso de novo lá em baixo. Salve e enfrente o chefe do capítulo.

 

Chefe: Enlil e Enki

HP: 75.600 (Enki) / 70.200 (Enlil)

CP: 1.000 (juntos)

Ponto de Stagger: 150% (ambos)

Nível de dificuldade: Difícil

 

Concentre-se em matar um de cada vez. Enlil geralmente vem atacar primeiro e é melhor despachá-lo primeiro. Use o Paradigm Tide Turner (Saboteur + Synergist) para aplicar Buffs nos dois lados – no seu pra falar a verdade, e não perca tempo tentando “debufar” Enki. Recupere HP sempre que chegar a metade e depois use o esquema Ravanger + Ravager e quando o Stagger chegar, Ravenger + Commando.

 

Capítulo 07 - Palumpolum

Iniciando, habilite Thundara pra Light e Hope. Começando pelo comboio, siga até os canos e tente não entrar em batalhas, principalmente contra as Falcon Velocycle. Quando entrar na parte das plataformas com o fal’Cie Carbuncle, use Blitz nos Flanitor para pegá-los ao mesmo tempo. Nesta parte existem duas treasures Spheres secretas, a primeira, está depois de pegar a primeira plataforma flutuante. Chegue perto do dispositivo flutuante do lado esquerdo e o ative, agora volte à plataforma flutuante e chegará em uma plataforma com duas Traseures Spheres.

O segundo, é na segunda plataforma, de novo, ative o dispositivo do lado esquerdo, e você irá lutar contra um Lucidon e um Flanitor, tente um Preempetive Strike se possível e os mate o mais rápido que conseguir, agora é só pegar os tesouros. Depois da cena Light conta um pouco de sua vida à Hope, use o elevador e irá aparecer uma CG espetacular. Com Shiva, concentre os ataques apenas no inimigo Orion, os soldados vão morrer de qualquer jeito. O robô não vai morrer então fica a seu critério; matá-lo na raça, ou evocar Shiva de novo. Depois da luta, use todos os CP acumulados de Snow em Sentinel, Commando e só depois Ravanger.

Nessa parte é bom entrar em batalhas, pois os itens deixados são muito bons, mas tome cuidado com a tal moto que avisei antes, o ataque Gatiling Gun é morte certa. Siga até encontrar o subchefe Ushumgal Subjugactor.

 

Chefe: Ushumgal Subjugactor

HP: 126.000HP

CP: 960

Ponto de Stagger: 150%

Nível de dificuldade: Fácil

 

Contra ele use o Paradigm Super Soldier (Synergist + Commando) e depois mude para Slash & Burn (Commando + Ravanger) para aumentar o nível de Chain e provocar Stagger. Tenha certeza de já ter Launch para Snow também.

Depois da luta, Fang (a mulher que nocauteou Snow no começo do jogo) entra no grupo. Ela vem com o comando Slow no Role Saboteur e é até mais forte que Lightning, mas à essa altura nem tanto, pois garota de cabelos rosados é mais equilibrada em magia e ataque físico do que ela. Agora tem a conversinha que Hope tanto espera, mas por culpa do chefe, Hope e Snow são jogados prédio abaixo, que no qual Snow se machuca muito. Depois de mostrar o quanto amigável Light é com Fang, siga e use o Save Point que fica aí para fazer alguns upgrades e se quiser, lute contra os inimigos desta parte. Depois das cenas, hora de acabar de vez com Ushumgal; com Snow machucado você vai lutar apenas com Hope, apenas fique perdendo HP, até que as duas moças entrem no time e te ajude. Como já pegou as manhas do jogo, saberá o que fazer.

 

Chefe: Ushumgal Subjugactor

HP: 378.000HP

CP: 960

Ponto de Stagger: 250%

Nível de dificuldade: Fácil

 

Use as estratégias de sempre, ele é fácil e não apresentará problemas. Após derrotá-lo, siga para a casa de Hope. Na casa, nada modesta por sinal, ligue a TV gigante do guri e depois das cenas, aparecerá o chefe do capitulo.

 

Chefe: Havoc Skytank

HP: 441.000HP

CP: 1.800

Ponto de Stagger:

Nível de dificuldade: Difícil.

 

Solte Libra e ataque os membros primeiro, cada um tem cerca de 10 mil HP, e lembrando, só magias os alcançam. Comece na parte dos mísseis e depois a das metralhadoras. Use preferencialmente magias de eletricidade, como a Thundaga e siga em rumo ao Stagger. Agora é descer a lenha e ter cuidado com o HP.

 

Capítulo 08 – Nautlilus

Capítulo sem muitas surpresas, apenas em questão de história. Por causa dos capítulos sem utilizar Sazh e Vanille, você vai ter CP à vontade pra usar, destrave Haste para Sazh e para Vanille, destrave Dispel para Saboteur e Raise para Medic. Nesta primeira parte não haverá lutas e tudo o que precisa fazer é só seguir ao ponto de destino. Quando chegar a clássica fazenda de Chocobos, o filhote de Sazh vai ficar agitado e acabar se perdendo. Sua tarefa é encontrá-lo:

 

1º: no grupo de ovelhas.

2º: na lojinha de pelúcias.

3º: na fonte.

4º: no grupo de Chocobos adultos.

 

Pegue o Star Pendent na Treasure Sphere daí e siga até Sazh e Vanille ficarem encurralados. Agora as batalhas vão começar. Entre nas batalhas e faça o uso de Haste para ver a diferença que ele faz e siga até encontrar o sub-chefe.


 

Chefe: Midlight Reaper.

HP: 100.800HP

CP: 1.500

Ponto de Stagger:

Nível de dificuldade: Fácil

 

Use o Paradigm Tide Turner e imediatamente use Libra no chefe e enquanto Vanille usa Debuffs, principalmente Imperil (reduzindo a resistência contra ataques elementais), fique usando Buffs. Agora é ficar alternado entre os Paradgms Dual Casting e Slash & Burn para derrotar o chefe.

Depois da luta, Dajh aparece no parque provocando o desespero de Sazh, que vê o filho se transformar em um cristal. Jihl (a tenente que leva o garoto até lá) revela que a habilidade de Dajh era sentir “poderes” de origem de Pulse, então ele saberia onde estaria seu pai; e ainda conta que foi tudo culpa de Vanille pelo garoto ter se tornado um l’Cie. Depois de Vanille sair correndo chorando, siga para a batalha final do capitulo. Lá Vanille é atormentada com visões de Sazh, que quando chega, mostra que pode não ser aquele cara tão amigável assim, e acaba se descontrolando e mostrando sua Summon.

 

Chefe: Brynhildr

 

Batalha contra a Eidolon de Sazh. Equipe acessórios que o protejam contra fogo e use um Fortisol e um Aegisol. Use o Paradigm Divide & Conqueror (Commando + Saboteur) ou Undermine (Ravanger + Saboteur). Quando o HP apertar, use War & Peace e depois Dual Casting para aumentar o Chain. A luta deve demorar cerca de dois minutos e ao terminar, Brynhildr é sua. E você ganhará mais um espaço de ATB.

Obs: Quando chegar à torre do relógio existe um grupo de Zwerg Metradoids perto de uma Treasure Sphere. Lutando com eles, eles vão te dar 640CP. Para fazê-los voltar volte ao Save Point no começo e volte para repetir o processo.

 

Capítulo 09 – A Palamecia.

Nome nostálgico para os veteranos da série. Bem, momento crucial do jogo: evolua o máximo que puder senão, não agüentará o chefe do capitulo. Siga até chegar na parte externa da Airship e prepare-se para ficar um bom tempo aí evoluindo e de quebra, fazendo um bom dinheiro. Salve no começo e vá seguindo derrotando todos os inimigos; suba até perto da porta, limpe tudo, depois volte, salve, saia do jogo e volte e repita o processo até enjoar, ou até destravar todos (ou quase todos) os nódulos dos Roles dos personagens. Em relação ao Crystarium, aprenda as magias:

 

Lightning: Aero e Watera em Ravenger e depois Raise e Renew em Medic.

Hope: Veil e Boom (Synergist), Blizzara (Ravenger) e só então invista em Medic.

Fang: Destrave Steelguard (Sentinel) e Dispel (Saboteur); então destrave as três habilidades disponíveis no Role Commando e depois invista em Curse e Cursega (Saboteur).

 

Lá em cima as batalhas serão ferrenhas, e se tiver evoluído como expliquei, vai poder deixá-las de lado. Com Sazh, destrave Boon (Synergist), Scourge e Jeopardize (Commando) e aumente o nível do Role. Com Vanille, pegue Renew e Raise. Siga com os dois grupos até encontrar um subchefe.

 

Chefe: Kalavinka Striker.

HP: 100.000HP / 122.400HP

CP: 1.280 (cada luta)

Ponto de Stagger: 300%

Nível de dificuldade: Fácil.

 

Use Hope para buffar, Light para mandar magias e Fang para debuffs, depois mande Hope e Light mandar magias e com Fang bata para colocar o Stagger em ação e mude para Agression (Commando + Commando + Ravanger), use sempre esta estratégia, para todos os inimigos fortes que encontrar, e lembre-se de se fortalecer para depois lutar. Use as estratégias na segunda luta também e não será tão difícil assim.

Agora o grupo está completo, mas ainda não dá para trocar de líder, infelizmente. Bem, troque Hope por Sazh, se preferir sempre tenha Haste ao invés de Protect. Depois da CG, na sala gigante, acione as escadas para ir descendo e pegando todos os itens, recomendo entrar nas lutas também. Lá embaixo salve e use um Aegisol e um Fortisol, pois é hora de enfrentar o grande antagonista deste capitulo de Final Fantasy.

 

Chefe: Barthandelus.

HP: 462.000

CP: 6.000

Ponto de Stagger: - - -

Nível de dificuldade: Muito Difícil.

 

Barthandelus, Galenth Dysley, ou digo o Papa?! É um inimigo digno de Final Fantasy, a luta é semelhante aquela de Anima e Havoc Skytank, você tem que destruir os membros para poder atingí-lo com mais eficiência. Cada “braço” possui uma fraqueza, então solte Libra (ou Librascope) e siga a estratégia que citei um pouco atrás, já que vai usá-la muito daqui pra frente. O grande segredo é partir pra ofensiva e se demorar muito ele vai mandar Doom no grupo! É bom ter alguém mandando Slow e Deprotect pra baixar a moral do chefe e deixá-lo fraquinho e alguém pra ficar Buffando depois que os Shorouds acabarem.

Tenha muito cuidado com o ataque Destrudo, e embora demore uma eternidade pra carregar (pra quem te vê jogando, óbvio) é um pé no saco, e vai deixar todo mundo com HP crítico. O negócio é esse, buffar, debuffar, colocá-lo em Stagger partir pra porrada e se o HP apertar, usar os Medic e as Potions.

Depois da luta você chegou ao meio do jogo.

 

Notas rápidas:

Hora de escolher o grupo até o final do jogo. Na minha opinião os melhores neste quesito são Ligthning, Hope e Fang por serem uma equipe agressiva e com Hope como Synergist usando Protect, as chances de morrer são quase nulas – a não ser que invente de lutar contra algum inimigo bem mais forte. Entenda o por quê da minha escolha:

Lightning: não por ela ser a personagem principal, óbvio, mas sim por ser a personagem mais equilibrada do grupo. Por ser uma das melhores em ataque físico e a melhor no uso de magias negras, é praticamente obrigatório usá-la no grupo. A este ponto, mesmo não sendo tão forte quanto Fang, se tiver evoluído a Gladius, a diferença entre as duas é muito pouca, e por exemplo se ela estiver usando magias com o inimigo em Stagger, e Fang estiver no grupo, vai suprir a força bruta de Light.

Fang: embora com este corpinho de modelo, Fang é a personagem com mais força do grupo. A este ponto é um pouco mais fraca que Light, mas pelo fato do Crystarium não estar tão evoluído, e por saber usar Debuffs, ajuda muito e sem falar que pode servir de saco de pancadas para ajudar quem estiver buffando ou recuperando HP. Ela ao lado de Light faz Cloud e Sephiroth pensarem muito bem antes de arranjarem briga com elas, sem dúvida.

Hope: só por ser o melhor curandeiro e um excelente equilíbrio entre Ravanger e Synergist já é motivo para colocá-lo no grupo. O problema é por só poder usar Haste tardamente, mas que é suprido pelo Protect, mas isso vai da sua decisão.

Outra coisa que se deve investir é nas armas. Embora neste momento ainda não dê para fazer um truque excelente de maximização de experiência, já dá pra colocar alguma arma em sua segunda versão, ou quase, nessa parte do jogo. Os acessórios também ajudam muito, principalmente aqueles que aumentam o valor de Magia e Força; e no caso prefira equipar os de magia em Light e Hope e os de força em Fang.

 

Capítulo 10 – A quinta Arca

Converse com todos os membros do grupo e vá seguindo até entrar na primeira luta. Agora todos podem usufruir de todos os seis Roles, mas nem pense em fazer a loucura de ir destravando os novos, continue nos nativos. Use os CP que tem para evoluir mais um pouco e faça um pouco nos inimigos daí, principalmente nos Pulse Knight, os Circutrons são fáceis de matar e dão como drop raro, Bomb Shell, que dão 250 de EXP.

Siga até lutar contra Cid Raines.

 

Chefe: Cid Raines

HP: 226.800

CP: 6.000

Ponto de Stagger: 300%

Nível de dificuldade: Mediana.

 

Depois de explicar o plano suicida de Dysley e contar como o mundo foi construído, a origem dos humanos e do fal´Cie, Cid vai se revelar também um L’Cie. Solte os buffs (não há necessidade de Shrouds) como sempre, e tente aplicar Slow em Cid para fazê-lo parar um pouco e vá pra cima, mas pare um pouco quando ele mudar para a forma defensiva, nesta hora aproveite para se curar ou talvez reaplicar buffs, ele começa a ficar mais apelão quando está com metade do HP e começa a usar uma habilidade chamada Recovery Shift que tira todos os debuffs dele, os buffs seus e ainda recupera sua energia. Cure, de preferência com dois Medics e tente colocá-lo em Stagger e mandá-lo pro alto antes que use o ataque de novo. É um pouco difícil, mas rapidamente vai terminar a luta. Ao final você recebe o acessório Tetradic Crown, Crystarium expansion, e acesso à loja Moogleworks.

Agora siga até chegar onde tudo parece estar acabado e Fang surtar do nada, fazendo seu Eidolon - nosso querido e fodão, Bahamut aparecer.

 

Chefe: Bahamut

 

Fazendo jus ao título de rei dos dragões, Bahamut é bem chato. Tenha Vanille curando o tempo todo e fique provocando o grandão com Sentinel e fazendo Fang o atacar. Só ataque com Fang quando estiver certeza de que não vai morrer, pois um deslize e Bahamut te mata. Tem uma maneira bem doida de vencer, antes de iniciar a luta, dê Retry e faça o Paradigm Perseverance (Saboteur + Medic + Medic) e fique mandando magias até a barra de Gestalt encher para apertar [] / X, para conquistar o Summon.

Depois da luta o grupo vai pegar um Airship e vai pra melhor parte do jogo, a grande, vasta e selvagem Gran Pulse.

 

Capítulo 11 – Vallis Media.

Depois das cenas de corte, lute contra o grandalhão Alexander, Eidolon de Hope.

 

Chefe: Alexander

 

Deixe Fang como Sentinel para agüentar as pancadas de Alex, enquanto Hope e Light o espancam, e quando precisar, os mesmo recuperarem HP.

Iniciando compre o item Collector’s Catallog, pois vai ser muito útil por aqui, principalmente para pegar o raríssimo Trapezohedron, na loja Moogleworks, mesmo pelo salgado preço de 100 MIL GIL!! É caro, mas compensa. Siga até chegar ao lugar mais amplo e que você mais vai ficar andando em Final Fantasy XIII, Archlyte Steppe.

Está vendo uma estátua azul flutuante perto do Save Point? É aí que se pega as Marks, e o que vai transformar este lugar em seu “parquinho de diversões, antes, e depois de terminar o jogo. Há uma infinidade de coisas a se fazer aqui, Marks, caça ao tesouro e muitas outras coisas, principalmente ficar absurdamente forte, como manda a lei.

Como dica, evolua bastante e faça o máximo de Marks que puder fazer, sempre tirando Rank 5 estrelas, afim de conseguir um troféu/conquista futuramente. Recomendo fazer umas 15 por aqui (dê uma olhada na sessão que citei antes para ajudar).

 

Sub-área: Mahabara

Siga ao ponto mais a noroeste para chegar a Mahabara. Lugarzinho bem parecido com Orgir Yensa Sandsea de Final Fantasy XII - em partes é claro. Aqui não fuja dos inimigos, eles dão bons níveis de CP, e se tiver coragem vá enfrentar o poderoso Juggernaut, enfrente se estiver um pouco forte e por teimosia, é uma boa maneira de ver se é bom ou não neste jogo. Depois de sair da caverna hora de enfrentar Hecatoncheir, Eidolon de Vanille.

 

Chefe: Hecatoncheir

 

Ele faz seqüências furiosas e depois sossega o facho. Acostume com o ritmo e coloque Fang como Sentinel enquanto Vanille ataca com magias ou cura. Quando ele parar ataque sem dó. O truque estúpido é fuçar mandando debuffs com as duas, pois isso aumenta o Gestalt mais rápido e então é só conquistar o guerreiro grego dos mil braços. Vencendo, todos os personagens têm os seus respectivos Summons.

Siga até chegar nas quedas d'água de Sulyya Springs, nessa parte, os inimigos são bem fortes e não dão tanta CP assim mas vá ao Save point e venda todos os Incentive Chips e Credit Chips, e se precisar, sacrifique o Entite Ring por 60 mil gil, seja como for, compre componentes que vão aumentar o poder das armas. Compre também três Warrior’s Wristbands e três Sorcerer’s Marks. Equipe duas Sorcerer’s Marks em Hope e dois Warrior’s Wristbands em Fang, o restante dê para Lightning. Se não tiver dinheiro para comprar estes itens, substitua por Brawler’s Wristbands e Shaman’s Mark.


Sub-área: Torre de Taejin

Chegando à torre, suba pelo elevador e verifique a estátua gigante. Você vai precisar fazer algumas Marks aqui para lutar contra o FalCie Dahaka no topo da torre. As missões daqui não são difíceis, apenas confusas de encontrar (as últimas) mas não precisa de detonado para se dar bem, pois são bem fáceis.

Derrotando os monstros, suba até o topo e enfrente o tal FalCie.

 

Chefe: Dahaka

HP: 2.314.800

CP: 33.000

Ponto de Stagger: 320%

Nível de dificuldade: Fácil.

 

Bem parecido com a Esper Adramalech, de FFXII. Não é preciso usar Shrouds se estiver muito forte, apenas coloque Hope para fazer isso pra você. Coloque dois Ravangers e um Commando para encher o Stagger rápido e depois mude para dois Commandos e um Ravanger quando ele estiver vulnerável. Se precisar, ou se quiser sacanear mesmo, mande Slow, Deprotect e Deshell nele e você vai ficar até com dó do grandalhão. Finalizando, você pode ir para a terra natal de Fang e Vanille, a vila de Oerba.

Obs: existe um elevador no topo da torre. Ative-o para poder fazer um Mark futuramente. Existe um Collector Catalog no sétimo andar; tal item aumenta a probabilidade de receber drops raros como disse antes.

 

Sub-área: A Vila de Oerba

Local infestado de Cie’ths. Existe algumas Marks aqui pra fazer, que recomendo fazê-las agora. Quando chegar na praça central, suba e você vai chegar na casinha de Vanille. Aí você vai conhecer o brinquedinho favorito da menina, o robozinho Bhakti. O coitado está estragado e Sazh resolve consertá-lo, mas é você que tem que encontrar as peças. O primeiro, Battery Pack, está na casa ao lado. A segunda, Power Cable, no carrinho perto da torre. O terceiro, Trochoid Gear, é deixado com o Vampire, no lado de baixo, perto das raízes. O quarto, Aspheric Lens, no depósito do lado direito, aí perto mesmo; e o último, Metal Plate, na ponte, depois do depósito. Agora volte para consertar o robozinho e ele vai te dar 10 frascos de Deceptisol, dois Ultracompact Reator, uma Gold Nugget, cinco frascos de Perfume e três Platinum Ingot. Venda os que têm a inscrição “Sold to a Premium” e você vai ter 462,500 gil! Só que não venda agora, mesmo que esteja com os dedos coçando!

Agora, siga e vá ao encontro do Bento XVI... Digo Barthandelus. Na cena, Serah aparece, mas sendo uma ilusão de Dysley, o que faz com que o primeiro palavrão do jogo saia da boca de Snow. Lightning entra na discussão e acaba tendo o nome revelado... Claire.

 

Chefe: Barthandelus

HP: 3.307.500

CP: 100.000

Ponto de Stagger: 200%

Nível de dificuldade: Hardcore.

 

O HP dele é na casa dos milhões, ataca constantemente, um deslize, Game Over, e o deixa com vontade de estraçalhar o controle na parede, fique avisado; e a cereja no topo do bolo, Doom, se demorar muito pra mata-lo. Bem, use um Fortisol e Aegisol antes da batalha. Contra ele, deixe Fang usando os debuffs e Light atacando fisicamente e Hope nas magias, depois use ou coloque ambos, Lightning e Hope mandando magias e Fang batendo com o Paradigm Relentless Assault, quando Barthandelus estiver em Stagger, mude para Agression e desça a lenha no FalCie.

De geral, tenha algum Paradigm com Hope mandando buffs e Fang o contrário e quando a coisa ficar feia, mude para Combat Clinic (Sentine l+ Medic + Medic). É um batalha demorada com os nervos à flor da pele! Se ele mandar debuffs em você, não vai restar alternativa a não ser usar a TP Dispelga, mesmo tendo que mandar os buffs todos de novo.

No final da luta, fica a sua escolha, ir para Eden, ou voltar a Archlyte Steppe para evoluir um pouco. Mas antes disso, pegue a Treasure Sphere e siga para o penúltimo capitulo do jogo.

 

Capítulo 12 – Eden

Depois da espetacular cena de ação frenética, daquelas que só a Square-Enix sabe fazer, você já estará lutando contra um sub-chefe:

Anavatapta Warmech. Ele tem 280.500 HP, mas com Odin, se fizer os comandos certos, vai mandar o chefe pro espaço e de quebra, 5 estrelas e 26.000CP. Siga pegando os itens, inclusive a Gunblade cujo nome é a do saudoso Squall de Final Fantasy VIII. A cena dos primeiros trailers em que Light luta contra um Behemoth é por aqui. Ande até encontrar Rosch furioso e com um brinquedinho bem perigoso.

 

Chefe: The ProuClod

HP: 1.530.000HP

CP: 10.000

Ponto de Stagger: 150%

Nível de dificuldade: Mediana.

 

Gostando ou não, precisa de Sazh nessa luta, à não ser que Hope tenha Haste. Repita a estratégia que mencionei nos capítulos anteriores e não deixe o HP baixo. Você sabe o que fazer, mesmo porque, três Staggers mandam Yaag correr.

Você evoluiu como falei, não? Então pode fugir dos monstros, se não, vá à luta peregrino. Se precisar, use alguns Deceptisol que Bhakti te deu. Os inimigos mais franguinhos aqui são aspirantes a Behemoths, e mesmo os soldados dão dor de cabeça. No final do parque Siren, existe um Tyrant (792.000 HP) lutando contra um Vernal Harvester (924.000 HP) tampando um portão, o jeito é aproveitar da situação e acabar com os dois e ao menos ganhar míseros 6890 CP. Siga por Leviathan Plaza até EdenHall para ter a derradeira luta contra Yaag e seu ProudCold.

 

Chefe: The ProudClod (2nd Encouter)

HP: 3.570.000HP

CP: 100.000

Ponto de Stagger: 150%

Nível de Dificuldade: Difícil.

 

Agora Yaag se torna chato. Solte um Fortisol e um Aegisol antes da luta. No começo ataque até colocar PoudClod em Stagger, então ele vai ficar voando, e agora vem o segredo da coisa: quando estiver no chão evite atacar e fique mais é aplicando buffs; não adianta atacar e provocar Chain pois quando estiver no alto, a barra vai esvaziar, então o Stagger vai pro brejo. De resto é ficar atacando, buffs e recuperando HP, mesmo porque, à esse momento, você já pegou as manhas do jogo.

Obs:

No Siren Park existe muitos inimigos que dão muito CP, então invista em lutas aqui.

Snow, Sazh e Vanille devem estar com 999,999 CP por aqui, então evolua o Crystarium dos três, pois senão vai acabar é perdendo CP para o trio. E lembrando, invista nos Roles nativos, só evolua os outros quando os demais estiverem quase no máximo.

Quando chegar ao lugar com duas Treasure Spheres num Hall de vidro, você pode pegar apenas uma esfera, pois o Adamachelid vai entrar aí e quebrar o vidro. A da esquerda tem seis Particule Acelerators enquanto o da direita possui uma Plush Chocobo, que vale 35.000 gil. Recomendo o acelerador de partículas.

 

Capítulo 13 – Orphan’s Cradle

Embora você deva passar muito tempo aqui, vamos nos concentrar apenas nos chefes. Os inimigos daqui dão relativos pontos de CP, mas que realmente não valem a pena por serem fortes de mais. Se precisar use os Deceptisol para fugir das lutas. Existe dois caminhos aqui, para Pulse e de volta à Eden. Bem vamos aos chefes.

 

Chefe: Jabberwocky & Bandersnatch:

HP: 678.00HP (Jabberwocky) / 254.250HP (Bandersnatch)

CP: 16.000 (Cada)

Ponto de Stagger: 200% (B) / 150% (J)

Nível de dificuldade: Fácil.

 

Bandersnacth é imune a ataques físicos e Jabberwocky a magias. Ataque primeiro o Bander e depois Jabber.

 

Chefe: Wladislaus

HP: 734.500HP

CP: 33.000

Ponto de Stagger: - - -

Nível de Dificuldade: Mediana.

 

Tome cuidado, pois dois ou três ataques podem matar algum personagem. Solte Deprotect e mande Hope buffar Bravery e Faith para ajudar. De resto, é não deixar ninguém morrer.

 

Chefe: Tiamat Eliminator

HP: 3.875.000HP

CP: 48.000CP

Ponto de Stagger: 200%

Nível de Dificuldade: Mediana.

 

Batalha de status. Ele vai tentar tirar seus buffs, então recoloque-os e dê o troco nele, tacando porcarias. Sua defesa não é alta, porém bate muito forte. Com alguns Staggers você o mata.

Depois de tantas batalhas, você pode finalmente ir para a batalha final, mas tem uma dica aqui. Jabberwocky, Bandersnatch e Wladislaus voltam para o cenário como inimigos normais e dão 32.000 CP por confronto. Se quiser evoluir pra luta final, agora é à hora. Siga pelo cenário mais bonito do jogo (o dos Wallpapers em que Light aparece sentada) e ao final, o chefe, digo, chefes finais do jogo.

 

Chefe: Barthandelus

HP: 5.227.500HP

CP: 0

Ponto de Stagger: 250%

Nível de dificuldade: Mediana.

 

É basicamente a mesma em Oerba, só que tem um um ataque que tira 80% do seu HP. Duas prioridades: Deprotect e Deshel, e se possível Imperil. Cause Stagger antes do tal ataque e tire o máximo de HP que conseguir. Tenha o Paradigm Tri Disaster (três Ravengers) para causar Stagger rápido depois. De todo o jeito, se tiver se dado bem na batalha de Oerba não achará essa luta tão puxada assim. Depois de acabar a luta, voce vai lutar contra a bateria de Cocoon.

 

Chefe: The Abandoned One

HP: 6.780.000HP

CP: 0

Ponto de Stagger: 400%%

Nível de dificuldade: Hardcore.

 

Enfim a batalha mais ferrenha do jogo. Só pra começar, tenha três Cherub’s Crow (ou alguma evolução dele) em todos os membros do grupo, ou então vai ter aquela amarga lembrança de Yunalesca em Final Fantasy X - quem jogou vai saber. Bem, o principal é ter o Paradigm Combat Clinic (Sentinel + Medic + Medic) para quando a situação ficar crítica, puder se recuperar. Tenha Hope mandando buffs. O maior problema é que mesmo com Hope mandando os buffs, eles são praticamente anulados e ainda de quebra ainda ganha alguns debuffs, e oito de uma vez só, solução? Ou você usa Renew e vai tirando os status com algum Medic ou manda a TP Dispel, mas vai ter que mandar os buffs em todo mundo de novo. Mas antes de qualquer coisa, use os Antidote para tirar o status Poison, que realmente é um dos mais chatos. Se o chefe soltar um ataque que tira 90% do HP com o personagem com Poison, é morte certa.

E o mais chato e o motivo de eu citar a Yunalesca, é o ataque que MATA instantaneamente qualquer personagem, se pegar no líder é morte certa! Por isso use o Cherub’s Crow. Tenha sempre alguém curando, ou Light ou Hope, e quando ver alguma brecha, ataque sem dó, se passar da parte de morte instantânea, significa que daqui a pouco tempo vai terminar a luta. Terminando enfim, o último chefe.

Depois de cenas de tortura contra Fang e Vanille, hora de dar o troco!

 

Chefe: Orphan

HP: 3.390.000HP

CP: 0

Ponto de Stagger: 500%

Nível de Dificuldades: Fácil.

Enfim, o chefe final é facílimo, mesmo com o HP de três milhões. Reparou no tamanho da barra de Stagger? Lembra do ditado de quanto maior o tombo, maior a queda e tal... então, mesmo ele mandando Doom no líder, mande Hope mandar os buffs no grupo e vá ao abraço do Stagger. Como é de 500%, então vai demorar para acabar, então troque o Paradigm para Agression, mandando ele pro alto é só ficar batendo, repita o Stagger mais duas vezes e se terminar a luta rápido, com 5 estrelas, ainda ganha um troféu. Agora é só curtir o final do jogo.

 

Esse detonado foi escrito por Enzan Hikaru.