O começo PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:22

Menu:

- O Inicio ||| Registro, World Pass
- Criando seu Personagem ||| Raça, Classe, Nação
- Comandos e Controles ||| Dualshock, Chat, Atalhos

=== O Inicio ===

Registrando o Jogo

Antes de tudo, consiga o jogo original, um cartão de crédito internacional (visa ou mastercard), e se prepare para U$ 12.95 por mês para pagar a mensalidade.
O jogo original pode ser adquirido em sites internacionais que façam exportação, ou em sites brasileiros especializados em venda e troca de mercadorias, como www.mercadolivre.com.br .De preferência para versões do jogo que já venham com as expansões (Vana’diel Collection, por exemplo). Prepare-se para instalação, tenha seus dados a mão e o cartão de crédito e prepara-se para uma instalação que pode levar mais de 4 horas dependendo da conexão de sua internet, e da quantidade de expansões e updates que a Playonline terá que fazer.

Conseguindo um World Pass

Antes de registrar seus personagem é bom você conseguir um World Pass para um dos 32 servidores da Square Enix. World Pass é um código que você coloca na hora da criação de personagem que determina qual servidor seu personagem vai ir, se não colocar o código do World Pass seu personagem irá para um servidor aleatório. Para conseguir um World Pass é preciso que um jogador compre-o pra você dentro do jogo. O melhor modo de conseguir é entrando em comunidades, fóruns, muitos possuem tópicos sobre isso. Peça para um jogador comprá-lo e lhe dar o código. Não se preocupe, isso é muito comum, procure servidores que possuam bastante brasileiros, o Rêmora é o servidor com o maior número de brasileiros, e o Phoenix também possui brasileiros em número considerável.

É muito importante que você consiga um World Pass, consiga contatos com brasileiros antes de registrar o personagem. Assim que você entrar no jogo, tente entrar em contato com as pessoas que você conheceu antes, e quem lhe comprou o World Pass, pois eles vão lidar uma LinkShell. LinkShell é uma espécie de Chat particular que você equipa no seu personagem e só quem tem a mesma Linkshell poderá mandar mensagem para os usuários dela. É um Chat particular. Você pode ter mais de uma Linkshell , mas é muito importante que você tenha uma principal, com pessoas que você se identifique mais e principalmente que falem sua língua. Em FFXI você precisará de ajuda para praticamente TUDO no jogo, é bom fazer amizades ou contar com uma boa LinkShell.

=== Criando seu Personagem ===

É hora de criar seu personagem escolhendo raça, estatura, sexo, cor dos cabelos, classe, etc...

As unicas coisas relevantes aqui tem seções especiais em nossa seçãConfira no menu ao lado.

=== Comandos e Controles===

Dentro do jogo, estes são os comandos que você poderá usar:

Dual Shock 2

Alavanca analógica esquerda: movimenta seu personagem, tanto na visão de primeira quanto de terceira pessoa. Quando você trava a câmera em algum alvo específico, ela controla o seu movimento em relação ao alvo travado.
Alavanca analógica direita: na visão de primeira pessoa, controla para onde o seu personagem irá olhar, sem afetar o movimento dele. Na visão de terceira pessoa, controla o movimento da câmera.
Direcional digital: controla seu alvo atual. Esquerda e direita alternam entre todos os alvos da tela. Cima ou baixo selecionam entre os jogadores do seu próprio grupo.
Select: exibe ou oculta todos os menus do jogo, incluindo o chat, bússola e o relógio.
Start: traz a janela com a opção para dar Logout (sair) temporário para a tela do PlayOnline.
X: confirma.
Círculo: cancela.
Quadrado: abre o menu principal.
Triângulo: abre a tela de chat (conversação). Quando apertado duas vezes, mostra informação sobre as alterações de Status.
R1: abre o teclado virtual para escrever mensagens, caso você não possua um teclado padrão USB.
R2: abre a primeira página de Macros.
R3: alterna a câmera do jogo entre a primeira e terceira pessoas.
L1: liga ou desliga o modo de Autorun (corrida automática) para o personagem.
L2: abre a segunda página de Macros.
L3: coloca o seu personagem no modo de cura, onde ele recupera HP e MP lenta e progressivamente.

Chat

Para falar com um NPC, simplesmente selecione-o e aperte X, ou Enter no teclado. Você responde automaticamente ou pode escolher a resposta dentre as opções que são dadas (assim como nos FF anteriores). Você pode apertar o botão O, ou Esc no teclado, para cancelar algumas conversações.
Já para falar com outros jogadores, simplesmente digite o texto desejado e aperte Enter para enviar a mensagem. Se você estiver usando somente o controle, por não ter um teclado USB, use o R1 para trazer o teclado virtual do jogo, e selecione Return ou aperte Triângulo para digitar o texto.


Existem diferentes modos de conversação, que afetam como os outros jogadores podem ouví-lo. Para entrar em diferentes modos de conversação, digite os comandos abaixo entre os "[ ]" (colchetes), antes da sua mensagem:


Say – [/s] ou [/say]: este é o modo básico de conversação. Jogadores perto de você poderão ver o que você está digitando.
Shout – [/sh] ou [/shout]: parecido com o Say, exceto que neste modo você está gritando, e todos os jogadores daquela área poderão ler o que você escreveu.
Party – [/p] ou [/party]: neste modo, apenas os membros do seu grupo poderão ler o que você está escrevendo, independente da sua localização e dos demais membros do grupo.
Linkshell – [/l] ou [/linkshell]: este modo de conversação é bem diferente, e funciona como se fosse um Clã ou uma guilda. O líder da Linkshell tem que comprar uma Linkpearl, por aproximadamente 8.000 gil, em um dos vendedores, e então distribuir Pearls para os jogadores que desejam entrar nesta Linkshell. Quando equipada, esta Pearl permite comunicar-se com todos os jogadores que possuem a mesma Pearl, independente da zona ou área onde estejam.
Tell – [/t] "nome do personagem" ou [/tell] "nome do personagem": apenas o personagem para quem o Tell foi direcionado poderá ler a mensagem. Apertando o atalho de teclado "Ctrl + R", você automaticamente manda um Tell para a última pessoa de quem recebeu uma mensagem.
Emote – [/em] "ação" ou [/emote] "ação": permite que você digite uma ação, assim como é comumente utilizado no ambiente IRC da internet. Todos usuários perto de você poderão ler um Emote.

Você pode, ainda, especificar um modo de conversação automaticamente, além do padrão Say, usando o comando [/chatmode] "modo desejado" (apenas o modo Shout não pode ser usado como padrão). Você pode ver o histórico (Log) de conversação usando o direcional do controle após apertar triângulo, seguido do X. No menu de configuração, você tem acesso a vários filtros que podem ser usados para controlar o que pode ou não ser exibido na janela de conversação geral. Existe até um filtro de linguagem inapropriada que, infelizmente, só funciona para a língua inglesa.

Atalhos (teclado USB)

Os atalhos são acionados pressionando os comandos abaixo no teclado:

Ctrl + A ou Alt + A: atacar / cancelar ataque.
Ctrl + C ou Alt + C: examinar o seu alvo atual (isso exibe a informação da força dele em relação ao seu nível).
Ctrl + D ou Alt + D: usa armas de ataque à distância, como arco-e-flecha ou bumerangue.
Ctrl + E ou Alt + E: abre a tela de equipamentos do personagem.
Ctrl + G ou Alt + G: faz com que você pare de atacar e peça por ajuda para outros jogadores.
Ctrl + H ou Alt + H: coloca o personagem em modo de cura para recuperação de HP e MP.
Ctrl + I ou Alt + I: abre a janela de itens.
Ctrl + J ou Alt + J: abre a lista de habilidades específicas da sua profissão.
Ctrl + L ou Alt + L: permite que você envie uma mensagem para sua Linkshell.
Ctrl + M ou Alt + M: abre a sua lista de magias.
Ctrl + P ou Alt + P: permite que você envie uma mensagem para seu grupo.
Ctrl + R ou Alt + R: envia uma mensagem para a última pessoa que conversou com você.
Ctrl + S ou Alt + S: permite que você fale no modo Say (todos os jogadores perto de você poderão ouví-lo).
Ctrl + T ou Alt + T: permite que você envie uma mensagem privada a outro jogador.
Ctrl + V ou Alt + V: seleciona entre a câmera de primeira e terceira pessoas.
Ctrl + W ou Alt + W: abre sua lista de habilidades de arma.
Ctrl + Y ou Alt + Y: confirma.
Ctrl + Z ou Alt + Z: liga ou desliga o modo de Autorun (corrida automática) para o personagem.
Ctrl + - ou Alt + -: abre o menu principal.
Ctrl + . ou Alt + .: aproxima a câmera.
Ctrl + ' ou Alt + ': afasta a câmera.
Ctrl + [ ou Alt + [: captura uma tela (você tem que ocultar todos os menus antes).
F1 a F6: alterna o alvo entre os membros do seu grupo, de cima para baixo na lista (observe o menu na parte inferior direita da tela).
F7: seleciona seu personagem.
F8: seleciona o NPC mais próximo.
F9: seleciona o jogador mais perto de você.
F10: entre os personagens do seu grupo, seleciona o que estiver mais próximo.
F11 e 12: quando no modo de aliança, seleciona o primeiro personagem de outros grupos (a aliança engloba até 18 jogadores, ou seja, três grupos).