Guia de Evolução PDF Imprimir E-mail
Ter, 24 de Agosto de 2010 10:13

Final Fantasy II é mais fácil que seu predecessor tudo devido ao seu peculiar sistema de evolução que permite alguns “truques” para evoluir rapido.

Diferente da maioria dos rpgs, FFII não tem level....A força que você tem com cada arma depende do numero de vezes que você a usa, idem em relação ás magias. Já os status sobem de forma diferente.

O jogo consegue ser bem dificil sem o abuso desses truques, fica a critério do jogador escolher usa-los ou não, mas de qualquer forma segue abaixo um guia de como evoluir os personagens, tanto em atributos quanto na afinidade de armas e magias, abusando ou não do sistema.

Entendendo os Status

FFII tem vários status que parecem significar a mesma coisa, mas não significam. Confira...

STR - define o dano minimo que um ataque seu pode dar.
AGL - define a capacidade de evasão e que personagem seu atacará primeiro
VIT - define o quanto o HP maximo de seu personagem irá aumentar.
INT - poder e taxa de sucesso de Magias Negras
SPRT – poder e taxa de sucesso de Magias Brancas
M.PWR- define o quanto o MP maximo de seu personagem irá aumentar.

ATK - define o dano máximo que um ataque sue pode dar.
HIT% - define quantos ataques voce pode fazer por vez e se vai acerta-los.
DEF - diminui a quantidade de dano que seu personagem pode levar.
EVA% - define a possibilidade de desviar dos ataques.
M.DEF- define a quantidade de dano que seu personagem levará em ataques mágicos e especiais.

Aumentando os status

Se FFII não há level como os status aumentam?? Eis um dos truques mais manjados do game. Confira como aumentar cada parâmetro do status nas batalhas...

MaxHP- perca muito Hp em uma batalha.
MaxMP- perca muito Mp em uma batalha.
STR - atacando bastante; diminui se voce usar muita magia branca.
AGL - desviando de ataques fisicos
*aumenta mais rapido usando escudos (Shield)
*aumenta aleatóriamente
*existe um boato, que aumenta quando voce falha em fujir.
VIT - perca muito HP em uma batalha; diminui se você usa muita Magia Negra
INT - conjure muitas magias negras, diminui atacando muito
SPRT – conjure muitas magias brancas
M.PWR- perca muito MP em uma batalha
EVA - sendo alvo de muitos ataques psiquicos
M.DEF- sendo alvo de muitos ataques mágicos

Se voce prestou atenção já reparou o que deve fazer quando treinar. Entre em uma batalha contra inimigos fracos e faça seus personagens se atacarem até ficarem com pouco HP, vença a batalha e veja seus status subirem.

Aumentando afinidade com armas e magias.

Em FFII há 8 tipos de arma, (incluindo lutar desarmado e Shields) quando você ataca 100 vezes com uma arma você sobe 1 nivel de afinidade com ela. O máximo de nível de afinidade que você pode chegar com uma arma é 16. A afinidade serve para definir quantos ataques você pode dar com cada arma em um turno, logo no inicio você vai poder dar 2 a 4 hits se treinar bem.

Magias também funcionam de forma semelhante, usando Fire 100 vezes logo você sobe de nível com ela, e Fire vira Fire 2... Sim, em FFII você terá a possibilidade de soltar magias como Fire 7, Ice 8 e etc... Quanto mais forte for o level da magia mais MP ela custará e naturalmente, mais poderosa ela será.
Parece que subir de afinidade com armas e magias é algo trabalhoso, mas não é! Há um truque bem manjado para subir isso também.

Por exemplo, você quer aumentar a afinidade de Firion com espadas, equipe-o com uma espada e entre numa batalha.Com Firion selecione ataque, mire seu ataque nos inimigos, confirme. Agora o cursor vai estar em Maria (ou o personagem depois de Firion), simplesmente aperte o botão de cancelar e o cursor voltará para as ações de Firion. Com Firion selecione ataque, mire seu ataque nos inimigos, confirme, e quando o cursor voltar para Maria, cancele e volte para Firion...

Repita esse processo 100 vezes e você aumentará de afinidade em uma só batalha, faça isso com as magias para aumentar o level delas também.

Uso de magias e guia para magos.

Se você leu acima vai notar que usar magias negras abaixa o VIT e brancas abaixa o STR, o que implica que se você vai ter um mago é bom não perder tempo treinando ele com armas. A melhor para isso é Maria, deixe ela na retaguarda e no máximo de armas Bow (Arcos) para ela, Bow são as únicas armas que tiram o mesmo dano na linha de frente ou retaguarda.

Magias podem parecer muito fracas e inúteis no inicio, mas acredite, mais tarde elas será extremamente úteis e imprescindíveis na sua aventura, então trate de treina-las e aperfeiçoa-las desde o inicio.

Uma magia muito útil no inicio é a Cure, até Mindu sair do grupo você só precisa desta magia branca, depois disso, vai ter que aprender a usar mais magias brancas como Life.

Uma coisa que você vai notar é que em FFII o MP do jogo é muito pouco, o ideal é você treinar bastante esse atributo nos personagens para que eles tenham bastante MP (você aumenta seu MP gastando bastante MP em batalha). Usar magias FAZE no próprio personagem já é algo que ajuda bastante.

Conselhos gerais.

Se Maria vai ser a spellcaster do grupo, Firion vai ser o espadachim com poucas magias adicionais e Gus o força bruta do jogo.

De a Maria no inicio as magias Fire e Ice, e deixe Bolt com Firion para ele usar ocasionalmente... Mais pra frente haverá varias magias, deixe as menos usadas com Firion, mais tarde você vai preferir colocar Life em Firion também para emergências.

Com Firion treine bastante armas como Spear e Sword, seu foco será o ataque, magias só para o acaso. Com Gus treine Axe e Barehanded (desarmado) são armas bem fortes e que aproveitam o melhor que Gus tem (estupidez e força).

Fora isso, em FFII geralmente há meios de conseguir chegar nos lugares distantes sem batalha, com Ships, Airships e Chocobos. Voce pode utiliza-los mas fica meu conselho para que não os use e de preferência para ir a pé mesmo. Isso já ajuda a conhecer melhor o mapa (alias você pode acessa-lo clicando o botão de cancelar + Select) e também a conseguir Gil, que é bem escasso no jogo. Em FFII você vai, praticamente, juntar migalhas para conseguir comprar os equipamentos um por um. Em breve os equipamentos custarão 1000g cada um e você vai conseguindo 20g e 30g dos inimigos. Lembre-se que aqui você também gastará muita grana equipando magias...