História PDF Imprimir E-mail
Seg, 23 de Agosto de 2010 00:13

Aviso Importante: O texto a seguir é a história completa de Final Fantasy IV do inicio até o fim do game.. Então obviamente contem Spoilers! Só leia até a parte que voce jogou se não quiser saber o que acontece depois.

Todos os créditos desse resumo são de Cidoflas o webmaster do site Final Fantasy Compendium - http://www.ffcompendium.com, a Final Fantasy Brasil apenas traduziu o texto para o portugues com a autorização dele.


Muitos anos atrás:
- Um pequeno planeta entre Marte e Júpiter estava para ser destruído, então sua população fugiu para a Terra. Os terráqueos ainda estavam evoluindo, então o outro povo criou uma lua para dormir por um longo tempo. Esses são os Lunarians.
- Um dos Lunarians recusou-se a dormir e queria criar um novo lar na Terra, destruindo todos que vivem lá. Esse Lunarian, de nome Zemus, foi selado por FuSoYa dentro da lua.

Alguns anos atrás:
- KluYa, um Lunarian, vai ao planeta Terra e lá casa-se com uma mulher, tendo então dois filhos (Cecil e Golbez). KluYa decide viver pacificamente na Terra, até então morrer. Os filhos de KluYa ficam órfãos, e Cecil é criado pelo rei de Baron.
- Zemus consegue da lua usar sua energia malígna para afetar a vida das pessoas na Terra. Zemus controla Golbez, e também comanda 4 Emperors elementais. O Emperor Cagnazzo mata o rei de Baron e coloca um demônio chamado Baigan como seu ajudante.
- Cecil treina para ser um cavaleiro negro, enquanto seu melhor amigo torna-se um dragoon. Cid constrói airships para Baron, baseado em livros antigos. Cecil apaixona-se por Rosa, uma arqueira e maga branca.

Presente:
- O rei pede a Cecil, agora comandante das Red Wings (força aérea do reino de Baron), que roube o cristal da água em Mysidia. Cecil acaba massacrando aldeões indefesos, então com isso começa suas dúvidas sobre o rei.
- Cecil entrega o cristal da água para o rei. Por um pequeno questionamento, o rei rebaixa Cecil de seu posto. Ele é enviado para o vale de Mist, para entregar um pacote. Kain que tenta intervir, acaba sendo mandado junto a Cecil.
- Quando Cecil sai, Golbez é nomeado comandante das Red Wings.
- Na manhã do outro dia, Cecil e Kain saem para a vila de Mist. No caminho matam um dragão de névoa. Ao chegar na vila, o pacote revela-se ser uma bomba e então destrói a vila. O rei queria isso porque invocadores viviam lá. Na vila há uma menina que acabou de perder a mãe porque o dragão de sua mãe morreu (é o Cecil e Kain mataram).
- Cecil ao perceber seu erro, quer levar a menina com ele, mas ela recusa-se. Ele tenta levar ela a força, mas ela invoca Titan que causa um terremoto. Kain e Cecil separam-se. Quando Cecil acorda, ele está com a garota ao lado. Ele carrega ela por um deserto até uma cidade chamada Kaipo.
- Kain é pego por Golbez e sofre lavagem cerebral para tornar-se um servo. Cecil é dado como morto, e Rosa sai de Baron em busca de Cecil. Rosa sofre de febre do deserto e acaba sendo pega por um casal de Kaipo.
- Cecil leva a garota para descansar durante a noite em uma hospedaria. No meio da noite, soldados de Baron chegam e tentam pegar ela. Cecil mata todos e a garota começa a confiar nele. Ela então diz que chama-se Rydia.
- No próximo dia, Cecil encontra Rosa numa casa em Kaipo. O senhor que está cuidando dela disse que somente Sand Ruby pode curá-la. Cecil vai com Rydia para Damcyan procurar por Sand Ruby.
- No caminho encontram um sábio chamado Tellah, que pede ajuda para cruzar uma caverna, então os três vão juntos. Tellah quer ir a Damcyan porque sua filha apaixonou-se por um bardo e fugiu com ele.
- Após matar um monstro da caverna, chegam à região do castelo de Damcyan. Eles assistem o castelo sendo atacado pelas Red Wings, que desejam pegar o cristal do fogo que está lá.
- Ao entrar no castelo destruído, encontram Anna morrendo. Tellah fica furioso e ataca o bardo, que é na verdade o príncipe de Damcyan. Anna diz suas últimas palavras antes de morrer, depois Tellah diz que irá procurar por Golbez para se vingar. Cecil e Rydia pedem ajuda a Edward, príncipe de Damcyan, para achar uma Sand Ruby.
- Edward cede um Hovercraft para cruzarem águas rasas, então seguem para uma caverna que é lar de Antlion. Vencendo Antlion, conseguem Sand Ruby para curar Rosa. Os 3 voltam para Kaipo, então Cecil cura Rosa, que decidirá juntar-se a Cecil. Eles pretendem ir para Fabul, onde está o cristal do vento, próximo alvo do reino de Baron.
- Ao passar por monte Hobs no caminho para Fabul, encontram um monge chamado Yang que está sendo atacado por monstros. Após salvá-lo, ele apresenta-se como alto monge de Fabul. Os 5 seguem para Fabul que é logo atacada pelas Red Wings. Eles não resistem muito, e Kain inesperavelmente surge para pegar o cristal do vento. Golbez também ordena que Kain leve Rosa.
- No outro dia, tramam uma estratégia de ataque em Baron pelo mar. Pegam um barco de Fabul, mas no caminho o barco é afundado por Leviathan. Rydia é levada para a terra dos invocamentos e é bem-vinda por todos, Yang acaba perto de Baron e sofre lavagem cerebral, Edward acaba perto de Troia e cheio de ferimentos, enquanto Cecil acorda sozinho numa praia perto de Mysidia.
- Todos em Mysidia temem Cecil, mas ele consegue chegar ao ancião de Mysidia e explicar sua situação e mostra arrependimento pelos seus pecados. Ele envia Cecil para monte Ordeals, para que ele torna-se um paladino, já que uma espada negra não pode vencer Golbez. O ancião envia Palom e Porom, dois aprendizes de magos, junto a Cecil.
- No monte Ordeals, Cecil reencontra Tellah que está tentando lembrar do feitiço Meteor. Eles juntam-se novamente, e no topo da montanha os 4 batalham contra Scarmiglione, um dos 4 Emperos que foi enviado por Golbez para matar Cecil. Depois dentro da montanha, Cecil enfrenta seu lado negro e vence, tornando-se agora um paladino. Tellah lembra de Meteor e todos seus feitiços.
- De volta em Mysidia, o ancião permite que Cecil use Devil's Road para ir a Baron. Palom e Porom insistem em ir também. Em Baron, Cecil encontra Yang que luta contra eles. Após perder para Cecil, Yang recupera a memória. Yang entrega para Cecil uma chave que dá acesso ao caminho de água.
- Eles vão pelo caminho de água e infiltram-se no castelo. Lá dentro, encontram Baigan que tenta ficar amigo de Cecil, mas Palom e Porom percebem que ele está sendo falso. Os 5 lutam contra Baigan. Após vencer, continuam até a sala do trono onde está o rei. O rei revela-se como Cagnazzo, um dos 4 Emperors, e batalha contra Cecil e os outros. Após vencer Cid aparece.
- Cid leva-os até sua airship secreta, mas no caminho Cagnazzo prepara uma última armadilha. Em um quarto trancado, duas paredes estão fechando. Palom e Porom petrificam-se por vontade própria e salvam a todos. Após perder os 2, os outros continuam até onde está a airship de Cid, chamada Enterprise.
- Kain vem em outra airship e propõe uma troca, o cristal da terra por Rosa. Cecil acaba indo para Troia buscar o cristal então. Em Troia, Cecil descobre que o cristal já foi roubado por um elfo negro, que vive numa caverna que evita o uso de metal. Nesse reino também encontram Edward, que está muito ferido, e dá a Cecil uma Twin Harp.
- Em uma floresta de chocobos, Cecil pega um chocobo preto que é voador. Com ele vai até a caverna magnética e luta contra o elfo negro. O elfo negro vence, então Edward sai da cama e toca uma canção em sua harpa. A música chega até a Twin Harp e quebra a barreira magnética da caverna. Cecil mata o elfo negro agora, e pega o cristal da terra.
- De volta em Troia, Kain aparece e convida Cecil a trocar o cristal no topo da torre de Zot. No caminho pela torre enfrentam 3 irmãs Magus. No topo encontram Golbez, Kain e Rosa. Tellah vai sozinho tentar lutar contra Golbez, dando a vida para conseguir conjurar Meteor, mas Golbez continua vivo, porém o controle sobre Kain é quebrado.
- Golbez foge com o cristal, mas Cecil e Kain conseguem salvar Rosa. Kain volta para a equipe, após pedir desculpas. Enfrentam ainda Barbariccia, outro Emperor, então a torre de Zot começa a cair. Rosa teleporta todos para Baron.
- Kain dá a Cecil a Magma Rock que dá acesso ao submundo, onde estão outros 4 cristais. Usando essa rocha conseguem abrir caminho ao submundo perto de Agart. No submundo está havendo uma batalha de tanques contra Red Wings. A Enterprise não consegue voar acima de lava, então eles são obrigados a parar perto de um castelo.
- Dentro do castelo, vive um reino de anões. O rei diz que Golbez já conseguiu 2 cristais do submundo. Cid decide voltar a supercífie para melhorar a Enterprise. O rei anão, Giott, diz que um cristal está dentro do castelo. Yang sente a presença de alguém atrás do trono, e o rei manda abrir o caminho para o cristal para poderem conferir.
- Cecil e os outros são atacados por bonecas controladas por Golbez. Depois Golbez aparece e derrota todos menos Cecil. De repente um dragão de névoa aparece e destrói um dragão que Golbez estava usando. Rydia aparece crescida e batalha junto a Cecil.
- Após vencer Golbez, Rydia conta pelo que passou e explica que cresceu porque na terra dos invocamentos o tempo passa diferente. A mão de Golbez arrasta-se até o cristal e pega-o. Agora só resta um cristal. Os 5 personagens tentam ir para a torre de Babel e roubar os 7 cristais de Golbez enquanto ele procura pelo último.
- Na torre encontram doutor Lugae, um cientista maluco, e derrotam ele. Com a chave ganha do doutor, podem abrir uma sala de controle onde planejavam atirar contra os anões. Yang tranca-se na sala e tudo lá explode. Cecil e os outros descem a torre, agora sem Yang. Na saída Golbez prepara uma armadilha, mas são salvos por Cid que chega com a Enterprise.
- Eles fogem para a superfície, e Cid pula da Enterprise para detonar uma bomba que selaria a passagem ao submundo. Em Baron os assistentes de Cid colocam um gancho na Enterprise que permite carregar então o Hovercraft. Com Hovercraft conseguem ir a caverna de Eblan, onde os últimos sobreviventes daquele reino ainda vivem.
- Lá conhecem o ninja Edge, príncipe de Eblan, que quer vingança contra Rubicante, o mais forte dos 4 Emperors. Edge junta-se a equipe. Na parte da superfície da torre de Babel, conseguem achar os pais de Edge, mas foram transformados em monstros pelo doutor Lugae. Após vencê-los relutantemente, Rubicante aparece.
- Rubicante cura-os, expressa desculpas pelo que Lucae fez, e aceita uma batalha. Cecil e os outros vencem Rubicante. Eles chegam depois até a sala dos cristais, mas caem por uma armadilha. Já na parte do submundo da torre de Babel, encontram uma airship que Edge decide roubar e chamar de Falcon. Com a Falcon vão para o castelo de anões e falam para Giott tudo que aconteceu.
- Giott diz que o último cristal está na caverna selada, e dá a eles a chave para a caverna. Pede para que peguem e defendam o cristal a todo custo. Cid está na enfermaria do castelo, ainda vivo. Consegue levantar-se e atualizar a Falcon para poder voar sobre lava, mas depois ele cai na cama e por alguns segundos da a impressão de ter morrido.
- Na caverna selada conseguem o último cristal, mas na hora de sair Golbez consegue tomar novamente o controle sobre Kain. Ele pega o cristal de Cecil e sai. Cecil volta para o castelo de anões e conta que agora Golbez tem todos os 8 cristais. Cid novamente levanta e coloca na Falcon uma broca para poder acessar a superfície. Eles vão para Mysidia.
- Em Mysidia, muitas orações trazem do fundo do oceano a lendária nave Lunar Whale, que permite que voem para a lua. Lá em um palácio lunar encontram FuSoYa, um Lunarian que explica tudo sobre sua raça, KluYa, Zemus, o porquê de pegar os 8 cristais, e revela que Golbez e Cecil são irmãos.
- FuSoYa entra na equipe e rapidamente eles voltam para o planeta, mas é tarde. Gigante de Babel acordou, isso era o que Zemus queria, assim a população do planeta seria destruída rapidamente. Tanques com Giott e Yang aparecem, então depois airships com Cid, Edward, Palom e Porom também. Palom e Porom foram curados pelo ancião de Mysidia.
- Com a ajuda de Cid, os 5 personagens conseguem encontram no gigante pela boca. Lá dentro enfrentam os 4 Emperors que ganharam nova vida por Zemus. Após vencer aquela difícil batalha, chegam à CPU do gigante e destroem-a. Golbez e Kain ganham suas consciências novamente. Golbez vai com FuSoYa para a lua, lutar contra Zemus. Kain mostra a Cecil e os outros uma saída do gigante.
- Cecil, Kain, Rydia, Rosa e Edge conversam e estão determinados a ir lutar contra Zemus também. Na lua os 8 cristais do palácio lunar leva-os ao subterrâneo, onde eventualmente chegam a Zemus. FuSoYa e Golbez matam Zemus usam Double Meteor, mas Zeromus desperta. Zeromus é o todo ódio que Zemus tinha, uma criatura muito mais poderosa. Double Meteor dessa vez não tem efeito. FuSoYa diz para Golbez usar um cristal, mas não tem efeito. Isso porque Golbez escolheu o caminho negro a seguir. Zeromus derrota todos que estão lá.
- Em Mysidia todos os outros personagens oram por Cecil e os outros. Cecil levantam-se então, pega o cristal com Golbez, e vai batalha contra Zeromus. Ele utiliza o cristal, então Zeromus revela sua verdadeira forma. As almas de todos os personagens que já lutaram ao lado de Cecil ajudam curando Cecil e os outros 4 personagens usados para a batalha. Após derrotar Zeromus, ele diz que não perecerá enquanto houver mal nos corações dos vivos.

Final:
- FuSoYa e Golbez vão ficar com os outros Lunarians. Antes de partir, Cecil perdoa o irmão.
- Lunar Whale volta ao fundo do oceano.
- Palom e Porom continuam treinando para serem magos, mas Palom ainda é irresponsável.
- Edge vira rei de Eblan, mas ainda é apaixonado por Rydia.
- Yang vira rei de Fabul.
- Rydia continua vivendo na terra dos invocamentos.
- Edward reconstrói Damcyan, mas ainda pensa em Anna.
- Giott também ordena reconstrução de seu castelo.
- Kain decide treinar em monte Ordeals até ficar um dragoon tão forte quanto o pai.
- No observatório de Agart eles observam que uma das duas luas (a que Lunarians dormem) está indo embora da órbita do planeta.
- Cecil e Rosa casam-se e viram rei e rainha de Baron. No casamento todos comparecem, menos Kain que recusa-se a ver Cecil e Rosa por enquanto.

Side Quests:
- Cecil pode pegar muitos tesouros em ruínas e cidades que não são necessárias visitar.
- Podem visitar a terra dos invocamentos e lá lutar contra rei e rainha (Leviathan e Asura) para Rydia ganhar o direito de invocá-los. Também lá podem conseguir Rat's Tail, que pode ser trocada por Adamantite, que o armeiro Kokkol usará para fazer Excalibur.
- Podem visitar a caverna de Sylphs, onde descobrem que Yang foi salvo por Sylphs e está sendo tratado. Dizendo isso para a esposa de Yang, ela manda Cecil bater em Yang com uma frigideira. Após conversar com Yang, e as Sylphs deixarem Rydia ganhar o direito de invocá-las, a esposa de Yang entrega uma faca para Edge atirar.
- No subterrâneo do castelo de Baron, podem enfrentar o espírito do verdadeiro rei de Baron, Odin. Vencendo, Rydia poderá invocá-lo.
- Na lua podem enfrentar o deus dos invocamentos, Bahamut. Rydia poderá invocá-lo então.
- No subterrâneo da lua, podem enfrentam muitos chefes e conseguir equipamentos valiosos para Cecil, Kain, Rydia, Rosa e Edge.

Versão Advance:
- Após destruir o gigante de Babel, podem recrutar novamente Yang, Edward, Palom, Porom e Cid em Mysidia. Uma caverna no monte Ordeals é aberta e lá podem ser encontradas novas armas e equipamentos para esses 5 personagens.
- Em Lunar Ruins os 10 personagens podem passar por diversos desafios que apresentam seus piores medos e dúvidas. Yang enfrenta diversos monges em combates corpo-a-corpo; Edward tem de defender seu castelo; Rydia tem de batalhar contra seus próprios invocamentos; Cecil tem de provar que ele é um verdadeiro paladino; Rosa tem de salvar uma cidade sendo atacada; Edge tem de passar por um castelo confuso e cheio de armadilhas; Kain passa por uma aventura onde consegue superar seus complexos; Cid tem de servir como piloto de airship em algumas viagens rápidas; Palom e Porom juntos tem de passar por uma caverna que só eles podem entrar. Nos andares finais podem enfrentam um dragão chamado Brachioraidos, uma criatura muito poderosa. No final final enfrentam Zeromus EG e vencem-os, colocando-o para dormir novamente.