Artigos / Eventos · 4 de março de 2016

PIANO OPERA Final Fantasy e entrevista com Nobuo Uematsu

Aconteceu ontem em São Paulo o concerto PIANO OPERA music from Final Fantasy com a performance do pianista Hiroyuki Nakayama e a presença de ninguém menos que o ilustre compositor da série, Nobuo Uematsu.

Logo de início Nobuo deixou claro que o concerto não era algo nos padrões “clássicos” e que o pessoal estava livre para berrar e se empolgar quando as suas músicas favoritas estivessem tocando: nada de ficar quietinho esperando a música acabar para aplaudir. Em poucos minutos o carisma de Nobuo já tinha contagiado a todos e o espetáculo nem havia começado. Mesmo falando em japonês – com tradução simultânea, Nobuo conseguiu estabelecer uma conexão com o público. Como ele mesmo disse: “A música quebra todas as barreiras, inclusive as de idioma.” – É a lição que iriamos tirar deste concerto.

O próprio Nobuo Uematsu se encarregou de fazer a apresentação do evento, com o auxílio de uma tradutora

Já na primeira música, Prelude  do primeiro Final Fantasy – como era de se esperar, todos já puderam ficar encantados com as habilidades de Nakayama que arrancava berros de “BRAVO!” da platéia – sugestão do próprio Nobuo. O concerto englobava músicas do primeiro jogo da série até o nono, com um repertório bem variado e algumas vezes até mesmo fora do lugar comum.

Entretanto foram nas mais queridas do público que a emoção rolava mais forte como em The Man with the Machine Gun e Force Your Way de Final Fantasy VIIIBombing Mission do VIIMelodies of Life do IXDancing Mad do VI e o encerramento com Battle at The Big Bridge de Final Fantasy V. Todas as músicas com performance excepcional de Hiroyuki enquanto Nobuo observava atentamente por de trás das cortinas.

Hiroyuki Nakayama tocava as músicas acompanhadas de cenas marcantes da série no telão

Também tivemos uma entrevista com os dois, que se desenrolava durante as pausas no espetáculo e trouxe uma série de curiosidades reveladas sobre as músicas. Vamos a um overview da entrevista:

● Quando perguntado sobre a sua primeira impressão sobre Hiroyuki, Nobuo disse que ficou surpreso porque achou que como ele era um garoto que tinha sido criado estudando música clássica desde os 5 anos de idade devia ser uma pessoa muito séria… e era justamente o contrário! Hiroyuki era tão divertido quanto o próprio Nobuo.

● Ao fazer a pergunta contrária dessa vez para Hiroyuki sobre Nobuo, ele respondeu apenas que Nobuo Uematsu era como “Kami-sama!” (Um deus!), e logo a expressão tornou-se um meme entre o pessoal e o próprio Hiroyuki usou diversas vezes essa expressão ao se referir a Nobuo.

● Nobuo confirmou uma suspeita de todos: a música brasileira também faz parte de suas inspirações. Quem conhece o seu trabalho sabe inclusive que no seu trabalho Final Fantasy Vocal Collections temos algumas músicas com vocal em português, porém não só elas. Samba de Chocobo de FFIV e Costa del Sol de FFVII são exemplos de músicas inspiradas pelo nosso Samba e Bossa Nova.

● Uma curiosidade muito interessante é que Nobuo disse que quem escreveu a opera Maria and Draco de Final Fantasy VI foi Yoshinori Kitase e que na verdade ela era uma declaração de amor para a sua namorada. Nobuo disse que deu certo porque eles se casaram e a história arrancou suspiros do público.

● Comentando sobre One Winged Angel – a música tema do vilão Sephiroth de Final Fantasy VII, Nobuo disse que quando compôs a música e a apresentou para a equipe eles ficaram extremamente receosos de colocá-la no jogo porque ela era demasiadamente tensa, um pouco amedrontadora. Nobuo brincou dizendo que não sabia o porque. Depois quando teve a oportunidade de ouvir ao vivo uma versão sendo executada por uma orquestra e toda a repercussão que a música gerou ele ficou muito feliz por terem deixado a música ficar no jogo.

● Nobuo disse que a música Prelude – a abertura do primeiro Final Fantasy, foi criada em apenas alguns minutos porque foi um pedido de emergência do próprio Sakaguchi que entrou em sua sala pedindo uma música curta para colocar na introdução do jogo. Nobuo brincou dizendo que se soubesse que a música iria se tornar um hino da série presente em todos os jogos futuros ele teria tentado fazer “algo melhor”.

● Perguntados sobre suas músicas favoritas, Nobuo Uematsu disse que a sua música era Melodies of Life de Final Fantasy IX e Hiroyuki Nakayama disse que a sua era Dancing Mad de Final Fantasy VI. Ambas as músicas foram executadas na última parte do concerto.

Nobuo postou esta foto agradecendo a platéia brasileira. O teatro lotado aplaudiu a dupla de músicos de pé.

Após o concerto, as pessoas que compraram o ingresso VIP tiveram a honra de conhecer pessoalmente o mestre Nobuo e o pianista Hiroyuki, com direito a sessão de autógrafos e foto. Além disso todos que participaram do Meet receberam um CD chamado “Final Fantasy Music Sampler CD – Limited Edition -” com amostras de vários cds da Square Enix e incluindo a versão original de Veiled in Black de Yoko Shimomura para o ainda não lançado Final Fantasy XV.

Nobuo e Hiroyuki  fizeram um meet & greet onde distribuiram autografos e tiraram fotos com os fãs

Os dois atenderam prontamente uma enorme fila de fãs, sempre divertidos e interagindo com o público. Na nossa vez, quando entregamos a Nobuo um DVD de Final Fantasy VII: Advent Children autografado por Yoshitaka Amano, Nobuo arregalou os olhos e disse: “Esse cara é um gênio!” enquanto sacudia o dvd mostrando para Hiroyuki antes de autografá-lo.
 

Nobuo e Hiroyuki se mostraram bastante animados e acolhidos pelo público brasileiro ao fim do concerto

A impressão que fica é que Nobuo e Hiroyuki se divertiram bastante com o público brasileiro e o evento foi um grande sucesso. Não faltaram também pedidos para trazer ao Brasil o concerto DISTANT WORLDS, também liderado por Nobuo Uematsu. Fica a esperança de que o evento lotado e o calor do público incentivem outros eventos desse porte para os fãs de Final Fantasy no Brasil.