Artigos / Destaques / Final Fantasy · 2 de maio de 2024

Jogo Véio lança revista dedicada ao primeiro FINAL FANTASY

Se você curte jogos antigos, talvez já conheça o projeto Jogo Véio que tem uma revista incrível, podcast, site e canal de Youtube dedicados à jogos nostálgicos – e se não conhece, tá moscando! Imagine a nossa surpresa quando fomos convidados para dar uma ajuda na confecção de uma edição focada no primeiro FINAL FANTASY!

Contemplem esta capa maravilhosa retratando o embate dos Warriors of Light contra Chaos, arte exclusiva do Dado Almeida.

Quem conhece o trabalho da rapaziada do Jogo Véio sabe que as matérias são um mergulho profundo na história por trás do desenvolvimento dos jogos, então não daria para falar do primeiro Final Fantasy sem contar um pouco da história da própria Square, desde a época que ainda subsidiária de uma companhia elétrica.

A matéria também cobre sobre os grandes nomes por trás deste começo da série como Hironobu Sakaguchi, Nobuo Uematsu, Yoshitaka Amano – incluindo a história curiosa de como ele foi parar na empresa apesar de Sakaguchi ter inicialmente recusado a indicação do ilustrador.

A revista inclui um bestiário completo com todas as criaturas do primeiro Final Fantasy

A cereja do bolo é que a revista acabou sendo quase que totalmente dedicada à Final Fantasy, incluindo um belo bestiário com todas as criaturas do jogo, mapa mundi, descrição das classes e algumas outras curiosidades que não vou dar spoiler aqui para não estragar as surpresas da revista.

Confira abaixo as palavras do querido amigo e editor, Eidy Tasaka, o Véio:

“Depois de seis anos publicando revistas, finalmente nos sentimos preparados para encarar a missão que é falar de Final Fantasy. (…) Analisar Final Fantasy I é, de certa forma, voltar aos primeiros tijolinhos que edificaram a fama dos RPGs japoneses no ocidente. E é impressionante que passadas quase quatro décadas, a série esteja em constante transformação, ao mesmo tempo em que preserva tanto daquela essência que nos cativou nas gerações 8 e 16 bit.”

Nossa edição já está em mãos na coleção, juntinho com o Final Fantasy de Playstation que usamos para matar a saudade

Se você ficou interessado, já pode adquirir a revista na Loja do Véio e quem sabe dar uma olhada nas edições anteriores, como a que fala de Dragon Quest que é um complemento perfeito para essa história do começo dos JRPGs. Não posso deixar de recomendar dar uma escutada nos episódios do Podcast que são incríveis, você vai querer maratonar com certeza! E olha, acho que vem um episódio sobre Final Fantasy por aí para acompanhar a revista, hein?

Enfim, conheçam o projeto e se curtirem muito tornem-se Apoiadores, é a melhor forma de receber as revistas em casa e ainda ganhar episódios extras do podcast, além de manter vivo projetos como este que são uma joia para os fãs de joguinhos nostálgicos como a gente.