O dia 27 de agosto de 2013 marcou o relançamento de Final Fantasy XIV, um jogo que teve um lançamento conturbado em 2010, mas que conseguiu se recuperar e hoje ocupa o cargo de um dos melhores MMORPG’s do mercado.
Hoje a Famitsu lançou um documentário especial com a trajetória de “renascimento” do jogo, contando com entrevistas de vários membros do time de produção. Umas das frases que mais me marcaram ao assistir, foram do Diretor e Produtor do jogo, Naoki Yoshida: “Não senti pressão para realizar este trabalho (…) porque seria muito difícil entregar algo pior do que já estava, nosso caminho seria apenas para cima. (…) Entregar uma experiência melhor aos jogadores”
Naoki Yoshida é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso do jogo, mas ele confessa que não foi tão fácil chegar ao time de produção do jogo e falar “nós fazer tudo de novo, do zero”. Ele ficava se perguntando se as pessoas estavam querendo saber “quem é esse maluco, que chegou do nada e quer mudar tudo?!” mas em meio a multidão encontrou pessoas – como o compositor Masayoshi Soken, que vibraram com a possibilidade de refazer o jogo de uma maneira melhor. Soken confessou que não estava ficou feliz com o resultado do jogo original e estava pronto para tentar fazer algo melhor, que honrasse Final Fantasy.
Pode-se dizer com certeza que eles conseguiram não só entregar algo que honra o nome Final Fantasy, como também um dos melhores jogos da série. Final Fantasy XIV se tornou o que é chamado “Parque de Diversões de Final Fantasy”, com conteúdos criados especialmente para divertir os fãs das mais variadas épocas da série. O jogo fisgou até mesmo o “Pai de Final Fantasy” – Hironobu Sakaguchi, que estava afastado do contato com a série mas acabou se tornando EXTREMAMENTE viciado em Final Fantasy XIV e só tece elogios ao jogo.
Com o lançamento da última expansão – ENDWALKER, foi encerrado o primeiro grande arco de história do jogo e que durou exatamente 10 anos. Ao que parece porém, o jogo está longe do fim porque Yoshida já prometeu estar de olho nos próximos 10 anos e um novo arco de história se iniciará no ano que vem com a nova expansão DAWNTRAIL.
A nova expansão promete trazer um novo gás ao jogo, não só na questão de história mas também em gráficos, level design e refinamentos. O jogo passará pelo primeiro grande update gráfico com melhorias de modelagens, texturas e shaders e o time já prometeu que poderá trabalhar em cenários ainda mais detalhados e surpreendentes do que vimos no passado.
E para fechar as comemorações com uma notícia maravilhosa, foi confirmado que Naoki Yoshida virá ao Brasil este ano para o evento Brasil Game Show. Será uma chance incrível para os fãs brasileiros do jogo encontrarem com a lenda, pegarem autógrafos no Meet & Greet e quem sabe pedir por uma tradução em Português para o jogo.
E que os próximos 10 anos sejam ainda melhores, o jogo merece continuar de pé por muitos e muitos anos, vida longa à Final Fantasy XIV!
Pai do Klaus e da Chloe, Produtor Audiovisual, Designer e Fotógrafo nas horas vagas. • ele/dele – Cobrindo notícias de Final Fantasy desde a época que a internet era tudo mato.
1 Response
[…] parece que já vai fazer um ano desde o aniversário de 10 anos de FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn, mas aqui estamos nos preparando para mais uma edição do […]