FINAL FANTASY

Final Fantasy foi lançado originalmente em 18 de dezembro de 1987 para Famicom (conhecido como NES ou Nintendo-8 bits no ocidente) pela Square Co., Ltd. Apesar de ter sido criado por um time de desenvolvimento pequeno, Hironobu Sakaguchi, o diretor do jogo, liderou uma equipe talentosa que se tornaria fundamental para o sucesso da franquia.

O time de produção original do jogo incluiu:

  • Hironobu Sakaguchi: Diretor do jogo e criador da série Final Fantasy;
  • Kenji Terada: Escritor do enredo e diálogos do jogo;
  • Nobuo Uematsu: Compositor da trilha sonora do jogo;
  • Yoshitaka Amano: Designer de personagens e ilustrador;
  • Kazuko Shibuya: Designer de gráficos e arte-finalista;
  • Akitoshi Kawazu: Designer de sistemas e programador;
  • Koichi Ishii: Programador e designer de batalha.

Esses membros da equipe de produção foram fundamentais para a criação do primeiro jogo de Final Fantasy, e muitos deles continuaram a trabalhar em jogos subsequentes da série. A combinação de jogabilidade envolvente, enredo cativante, gráficos e trilha sonora marcantes, ajudaram a estabelecer o sucesso da franquia e torná-la uma das mais populares do mundo dos jogos eletrônicos.

Ao longo dos anos, o jogo foi relançado para diversas plataformas. As versões mais notáveis foram a Dawn of Souls do Gameboy Advanced (2004) e a Anniversary Edition do Playstation Portable (2007), que trouxeram melhorias significativas em termos de conteúdo e gráficos em relação ao jogo original.

Em 2021, a Square Enix lançou o Final Fantasy Pixel Remaster, uma versão remasterizada do jogo com sprites redesenhados por Kazuko Shibuya, a artista responsável pelos sprites do jogo original. Embora não tenha as melhorias das versões posteriores, é uma boa opção para jogadores que desejam uma experiência mais próxima do primeiro Final Fantasy.

Em 2022, em comemoração ao aniversário de 35 anos do jogo, a Square Enix anunciou Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin, um spin-off da franquia que se baseia na história do jogo original. No entanto, essa versão apresenta uma jogabilidade de Action RPG e uma versão alternativa dos acontecimentos do jogo original e não deve ser considerada um Remake. O jogo foi desenvolvido em parceria com a KOEI Tecmo.

FICHA TÉCNICA

LANÇAMENTO ORIGINAL PLATAFORMAS METACRITIC
Japan 18 de Dezembro, 1987
United States 12 de Setembro, 1990
Nintendo NES;
MSX 2;
WonderSwan Color;
Sony Playstation;

Gameboy Advanced;
Playstation Portable;
PC/Steam;
Android e iOS.

RESUMO DA HISTÓRIA

O primeiro Final Fantasy tem como foco principal o surgimento dos quatro Warriors of Light (Guerreiros da Luz) com o objetivo de restaurar os quatro cristais que garantem a estabilidade do planeta, como fora profetizado por Lukahn: “Quando escuridão velar o mundo, quatro Guerreiros da Luz devem vir. Se eles não conseguirem reunir os pedaços da luz, a escuridão irá consumir tudo. Os quatro Cristais nunca irão brilhar de novo…”.

Os quatro protagonistas não possuem nenhuma personalidade podendo dar nomes livremente a eles. Chegando no reino de Cornelia, o rei pede para que salvem sua filha – a princesa Sarah – das mãos de Garland. No local do sequestro derrotam o espadachim traidor, que é salvo e enviado há 2000 anos atrás pelos quatro demônios que o corromperam. Ao chegar no passado, Garland manda os demônios ao futuro para causar o caos, criando um loop no tempo sem fim, garantindo a existência de Garland e as quatro bestas eternamente.

Tiamat é enviado há 400 anos antes do tempo atual da história, e quase extingue a civilização de Lufenia, se apoderando do Flying Fortress e do cristal do vento. Kraken chega 200 anos depois e afunda o templo de Onrac, possuindo o cristal da água. Lich e Kary (Marilith nos remakes) chegam anos mais tarde. Lich controla o cristal da terra, enquanto Kary toma o cristal do fogo para si. Assim o mundo entra em caos, os ventos morrem, os mares ficam enfurecidos, o solo apodrece, entre muitas outras catástrofes.

Assim tem início o primeiro Final Fantasy.

VIDEOS