FINAL FANTASY IX – Chefes opcionais

Como todo e bom Final Fantasy, o IX possui alguns bosses opcionais e entre eles, um dos bosses mais difíceis de toda a franquia. Veja abaixo sobre cada um deles:

 

TANTARIAN

Esse boss só pode ser desafiado em dois momentos do jogo: Quando você vai para Alexandria resgatar Garnet no segundo disco e quando Alexandria está sendo atacada, no início do terceiro disco. Se você perder essas duas possibilidades, não terá como desafiá-lo novamente.

Para iniciar a luta, você deve ir até a biblioteca do castelo de Alexandria e ir até a estante do fundo, que tem um livro amarelado no topo. Vale lembrar que se você escolher desafiá-lo no segundo disco, você terá um limite de tempo, então tome cuidado!

 

 

ESTRATÉGIA

Tantarian possui 21.997 de HP e sua fraqueza é o elemento Holy. No inicio da luta, ele estará em uma forma de livro fechado e você deverá realizar no mínimo 180 pontos de dano para que ele revele sua verdadeira forma. Estando aberto, ele só deve ser atacado com o uso de magias ou skills e, caso seja atacado com ataques físicos, ele irá fechar e você deverá abrir-lo novamente.

Seus dois ataques principais são Paper Storm e Edge, ambos dão um dano razoável mesmo no terceiro disco, então tenha um bom estoque de itens de cura. Quando aberto, ele tentará usar Venom (que pode ser remediado ao equipar a habilidade Antibody nos personagens) e Doom, que caso funcione, matará o personagem em 10 segundos.

Vale lembrar que toda vez que você o atacar enquanto fechado, cada página realizará um ataque aleatório, então tome bastante cuidado com isso. Use Vivi para realizar dano (quando ele estiver aberto), use Spare Change e Thievery com Zidane ou até mesmo o jump da Freya para isso.

 


QUALE

Esse boss aparece após conseguir capturar com sucesso 99 sapos e te premiará com a melhor arma para a(o) Quina, o Gastro Fork. Ele irá aparecer em qualquer pântano imediatamente após a captura do 99º sapo e te desafiará para uma luta imediatamente.

Para saber mais sobre como capturar sapos, veja em nossa página de side quests, clicando aqui.

 

ESTRATÉGIA

Ele possui 65.535 de HP e sua fraqueza é o elemento Thunder. Antes de mais nada, tenha Antibody, Bright Eyes, Clear Headed e Loudmouth em toda a equipe. Como Quina estará no grupo, é ideal que ela tenha as Blue Magics White Wind, Magic Hammer, Angel Snack e Frog Drop. Como o boss usa muitas magias do elemento Water, ter equipamentos que absorvem esse elemento manterá as equipes mais fracas vivas. Vivi usará Thuntaga, Garnet (quando não estiver curando) poderá usar Ramuh. Mighty Guard ajudará com a defesa e Whit Wind curará o resto dos status negativos que ainda podem ser infligidos na equipe. De resto, basta somente se manter vivo. Lembre-se que como você possui 99 sapos capturados, o dano do Frog Drop será relativamente alto.

 


 

HADES

Hades é um boss opcional que, ao ser vencido, liberará uma loja de itens onde o Pumice, item que ensinará o summon Ark para Garnet pode ser sintetizado com duas Pumice Stones. É o único lugar que você poderá comprar a espada Save the Queen, que ira liberar uma cena extra no final do jogo. Para encontrá-lo, você deve estar no quarto disco, em Memoria, na sala onde Quina pensa estar dentro de um oceano. Basta ir até o lado direito, atrás dos corais, para interagir com a interrogação e lutar contra ele.

 

ESTRATÉGIA

Hades possui 55.535 de HP e sua fraqueza é o elemento Holy. Antes de mais nada, tenha equipamentos que absorvem Shadow e tenha as habilidades Auto-Regen Body Temp, Clear Headed e Antibody equipados nos personagens. Se quiser usar Vivi na equipe, equipe Reflect x2 nele e Auto-Reflect no personagem que será o alvo. Equipe High Tide e Auto-Haste em Zidane e Steiner e 1/2 MP em Garnet e Vivi (ou qualquer outro caster). Se for usar Garnet, equipe a habilidade Boost nela.

Como Hades usa Reflect em si mesmo, é necessário que Vivi use sua magia em um membro da equipe (com Auto-Reflect) para que Hades seja atingido.  A melhor magia para Vivi usar é o Flare. Steiner ficará usando Shock para um alto dano e Zidane, se entrar em Trance, usará Grand Lethal. Garnet usará Bahamut (com Boost equipado) para alto dano. Cuidado quando for curar a equipe, pois um dos membros estará com Reflect (para ser o alvo do Vivi).

Se ele iniciar uma contagem, ele usará Doomsday ou Curse. Essas magias também irão curá-lo, pois ele absorve o elemento Shadow. Cuidado com o Cleave pois ele diminui muito o HP do alvo e tome um cuidado especial com a magia Judgement Sword. De resto, é só se curar e remover status negativos.

CURIOSIDADE: Se você derrotar Ozma antes de lutar com ele, ele dirá que deveria ter tomado cuidado pois você é um forte oponente.

 


 

OZMA

Ozma é o super boss opcional do jogo e está entre os mais difíceis de toda a franquia. A razão é que seus ataques são completamente aleatórios e vencê-lo requer um pouco de sorte. Não adianta chorar e nem se frustar. É uma batalha cruel. Antes de mais nada, você precisa ter acesso ao Chocobo’s Air Garden e ter completado a side quest dos monstros amigáveis. Para saber sobre eles, basta clicar aqui (para o mini game do Chocobo) e aqui (para a side quest).

 

ESTRATÉGIA

Você deverá ter Zidane acima do level 70 e os outros do grupo acima do 60. É importante que nenhum membro da equipe tenha level múltiplo de 4 e 5 para evitar o Lv 4 Holy e Lv 5 Death. Equipe os melhores equipamentos, mas deixe os acessórios ou outra peça forte que absorva o elemento Shadow para não se preocupar com Doomsday. Equipe as habilidades Auto-Haste, Auto-Regen, Auto-Potion, Clear Headed, e Antibody e nos casters tenha Loudmouth.

 

Ele possui 55.535 de HP e tem como fraqueza os elementos Wind e Shadow (esse último somente se você fez a side quest citada acima). Ele tem uma velocidade alta e poderá ter dois turnos na frente do seu. Ele usará Absorb MP, Berserk, Curaga, Curse, Death, Esuna, Flare, Flare Star, Holy, Meteor e Mini. Já deu pra perceber a dor de cabeça, não é?

 

Usar Freya é uma ótima opção pois, mesmo com Mini, o Dragon’s Crest dará 9999 de dano. Shock do Stainer também surte efeito, mas é afetado por Mini. O healer escolhido deverá SEMPRE curar em seu turno, independente se seu HP está cheio ou não, pois como Ozma as vezes tem 2 turnos antes do seu, é melhor prevenir. Quina com White Wind é uma ótima escolha. Vivi pode usar Doomsday para, além de realizar dano, recuperar o HP da equipe. Zidane ficará de suporte com Ethers, Elixirs e até mesmo, removendo status negativos. Se ele entrar em Trance, abuse do Grand Lethal. Eiko pode ser uma salvadora da pátria com seu summon Phoenix, que pode aleatoriamente trazer a equipe de volta á vida mas, para aumentar suas chances, tenha um estoque de 99x Phoenix Pinion no inventário.

 

Dito isso, agora é só um jogo de sorte pois as vezes a batalha parece estar quase acabando e Ozma irá virar o jogo ao seu favor, matando toda a equipe com um Meteor. Tenha paciência que uma hora ele será vencido.