FINAL FANTASY II – Detonado

[Comece escolhendo os nomes para os personagens principais. ]

 

Uma paz vivida a muito tempo está em seu fim.

 

O imperador de Palamecia invocou monstros do submundo e começou sua campanha para conquista mundial.

 

Um exército de rebeldes surgiu no Reino de Fynn para contrariar os planos do imperador.

 

Mas o castelo dos rebeldes caiu em um assalto total do império.

 

Deixados com pouca escolha, os rebeldes se retiraram para a cidade remota de Altair.

 

Quatro jovens de Fynn também encontraram-se fugindo das forças imperiais. Eles perderam seus pais nas mãos do império. Mas o escape deles não havia acabado…

 

[Essa primeira batalha é praticamente impossível de vencer, então simplesmente perca de vez.]

 

ESCONDERIJO DE REBELDES

 

Hilda: Ele vai viver?
Minwu: Ele irá. Eu sinto uma forte força vital dentro dele. Ele deve reganhar consciência logo.
Hilda: Nós achamos eles assim no escape de Fynn, caídos com ferimentos terríveis. Na hora que os trouxemos aqui, eu temi que era muito tarde já.
Minwu: A vida dele não está em perigo. Este emblema deve fortalezer sua força vital. Nós devemos deixar ele descansar agora.
Hilda: Claro. É melhor nós irmos para a reunião. Eu imagino que eles já devem estar nos esperando. Se o império puder completar a Dreadnought que eles estão construindo em Bafsk… o ataque deles irá começar brevemente. Nós não podemos sentar e assistir. Nós devemos agir.
[Eles saem, e Firion levanta.]
Firion: Onde eu estou? Leon! Maria! Guy! Onde estão vocês?
[Ele sai da sala. Na outra estão Maria e Guy.]
Maria: Firion! Você está vivo! Eu-eu pensei… Eu pensei que você tinha…
Firion: Eu estou bem, Maria. Você está bem também, Guy? Mas esperem… Onde está Leon?
Guy: Princesa de Fynn nos salvou. Mas… Leon não aqui.
Firion: Eu vejo… Não se preocupem. Tenho certeza que ele está bem.
[Eles vão até a câmara real, onde está Hilda.]
Hilda: Então você reganhou sua força? Muito bom. Sua força vital é forte realmente.
Firion: Foi você que nos salvou, não é. Obrigado. Perdoe-me, Sua Majestade, mas há uma coisa que eu preciso pedir-lhe. Por favor nos deixe entrar no exército rebelde!
Hilda: Eu nunca poderia permitir tal coisa. Vocês não entendem nada de batalha. Vocês poderiam apenas estar jogando suas vidas fora. Vocês devem retornar para suas casas.
Maria: Mas… nós não temos casas. Não mais… Os imperiais atacaram, e nossos pais… Nossos pais…
Hilda: Eu realmente me desculpo, mas mesmo assim, não muda nada. Eu não posso permitir que vocês entrem no exército. Se vocês não tem lugar para ir, vocês são bem-vindos a ficar aqui em Altair. Se vocês souberem a senha, vocês devem ser capazes de viver aqui muito bem. A senha é Wild Rose. Lembrem bem.

[Memorize essa palavra. Muitas devem ser memorizadas ao longo da história, e poderá falar elas para certas pessoas.]

Falando Wild Rose para Hilda: A rosa selvagem é a insígnia do Reino de Fynn. Ela representa nossa esperança para o futuro que florece em força e beleza. Mas o que irá acontecer com Fynn agora? Eu ouvi dizer que os prisioneiros do império foram levados para lá e estão sofrendo enquanto falamos. Maria, seu irmão Leon está perdido, não está? É possível que ele esteja sendo mantido preso em Fynn também. Mas Fynn é muito perigosa agora. As bestas do imperador ainda caçam as ruas. Ganhar entrada para a cidade não irá ser fácil… O homem na minha direita é Minwu, o feiticeiro branco que atendeu seus ferimentos. Fale com ele antes de sair. Ele pode ser de alguma assistência.

[Fale com Minwu.]

Minwu: Eu vejo seu destino claramente. O futuro que ele segura parece muito entrelaçado com o meu próprio. Vocês irão começar sua jornada indo para Fynn. Esse é o primeiro passo para realizar seu destino.
Falando Wild Rose para Minwu: Heh heh. Vocês não perderam tempo usando a senha. Preste bem atenção na informação que ela irá trazer a você. Você pode aprender muito de valor ouvindo. Eu ofereço a você mais um pouco de aviso antes de partirem para Fynn. Aqueles que caírem em batalha podem ser revividos em um santuário. Se algum de vocês cair antes de chegar em Fynn, vá sem hesitação até o santuário mais próximo.

Falas dos rebeldes:
– O porto de Paloom fica ao leste não muito longe daqui. Mas um lago nos separa, então vocês não poderem chegar na cidade sem uma canoa.
– Está é a sala de guerra do exército de rebeldes.
– Indo para Fynn, não é? Não é meu lugar dizer a vocês o que fazer, mas eu reconsideraria se fosse vocês. É um lugar perigoso para estar, vocês veem. A cidade está rastejando com monstros do império. Ao norte fica uma pequena cidade chamada Gatrea. Julgando pela aparência de vocês, terão sorte se chegarem tão longe. Antes de irem a qualquer lugar, eu sugiro que vocês visitem a sala com o emblema que salvou sua vida. Lá vocês irão encontrar pessoas que podem ensinar a vocês uma coisa ou duas sobre aventuras. Eu acho que vocês vão precisar de todos os avisos que puderem.
– Este é quarto do rei. Sua Majestade foi seriamente ferido na fuga de Fynn. Ele está descansando aqui por algum tempo agora.
Rei de Fynn: Uma flecha acertou minhas costas durante a batalha, deixando-me nesse estado. Talvez eu realmente ficado velho… Minha filha, Hilda, agora serve como regente. Vocês podem falar com ela.
– Princesa Hilda fugiu para cá quando Fynn foi atacada. Ela está fazendo um trabalho notável de liderar o exército rebelde enquanto Sua Majestade recupera-se.
– Você está no esconderijo de rebeldes na cidade de Altair.
– Gordon, o príncipe de Kashuan, está escondido lá fora em Altair. Eu não sei o que aconteceu, mas alguma coisa fez ele perder sua fé em si próprio.

[Aqui no esconderijo há um baú com Potion. Pegue e saia para a cidade.]

 

ALTAIR

 

Falas dos civis:
– Essa é a cidade de Altair. As forças imperiais não estenderam-se até aqui ainda. Eu suponho que seja um problema de tempo, porém…
– Tobul, o cara logo ali na loja de armas, é um ótimo armeiro, ele é.Eu acho que alguma esteve incomodando ele ultimamente, porém.
– Paul é um ladrão habilidoso, mas não se preocupe, você pode confiar nele. Ele apenas rouba dos imperiais.
Paul: Eu sou Paul, o maior ladrão de todo mundo! Eles ainda tem que inventar a pilhagem que eu não possa arrumbar ou roubar. Os cofres do império estão mantendo-me gordo com gil ultimamente!
Falando Wild Rose para Paul: Eu nunca roubo dos rebeldes, vocês podem ter certeza disso. Minha casa era em Fynn, também… Eu não posso nem mesmo ir para casa agora que o império ocupou a cidade.
Gordon: Meu nome é Gordon. Eu uma vez fui um príncipe de Kashuan… Agora eu não sou nada além de um covarde. Quando meu irmão, Scott, caiu em batalha, eu abandonei meu reino e fugi aqui.
Falando Wild Rose para Gordon: Então, vocês pediram para levantar armas e combater? Eu tenho tanto medo de Hilda me mandar para longe que eu nem mesmo pedi para ela. Eu estive sentado aqui. Eu sou apenas um covarde sem coragem. Vão em frente, riam. Eu mereço.
Tobul: O que vocês querem comigo? Eu sou apenas um velho…
Falando Wild Rose para Tobul: O ato de resmungão é apenas uma cobertura. Meu nome é Tobul, e sou o melhor armeiro no exército rebelde!

[As hospedarias cobram pela quantidade de HP e MP perdidos, então podem ser bem caras ou muito baratas. Sugiro que continue a história toda com as armas principais de cada um, só compre armaduras novas agora. Mas caso queira, mude para a maneira que preferir usar. Quanto a magias, poderá terminar sem precisar de nenhuma delas, compre apenas se quiser. Talvez a única essencial seja Cure e algumas poucas exceções.]

Loja de Armas de Altair:
Knife – Uma pequena faca.
Custo: 40 Gil
Staff – Um bastão de madeira.
Custo: 50 Gil
Javelin – Uma lança curta que é fácil de usar.
Custo: 80 Gil
Broadsword – Uma espada que é fácil de usar.
Custo: 100 Gil

Loja de Armaduras de Altair:
Buckle – Um pequeno escudo.
Custo: 50 Gil
Leather Cap – Um chapéu feito de couro.
Custo: 50 Gil
Clothes – Roupas comuns.
Custo: 20 Gil
Leather Gloves – Luvas feitas de couro.
Custo: 30 Gil

Loja de Magias de Altair:
Fire Tome – Causa dano de fogo.
Custo: 150 Gil
Thunder Tome – Causa dano de relâmpago.
Custo: 150 Gil
Blizzard Tome – Causa dano de gelo.
Custo: 150 Gil
Cure Tome – Restaura HP.
Custo: 100 Gil

[Se precisar de dinheiro é só sair ao mapa para ganhar algum. Depois de terminar tudo em Altair, vá ao mapa do mundo. O sistema de levels aqui é diferente do normal, ganhará experiência naquilo que usar. Por exemplo, usar espada pode te fazer ganhar levels nisso e golpes com espada ficarão mais fortes. O mesmo para magias. Os stats são de maneira parecida.

Após algumas batalhas para treinar, siga ao norte para a cidade de Gatrea.]

 

Leg Eater

Hornet

Goblin

 

GATREA

 

Falas dos Civis:
– Essa é a vila de Gatrea. Fynn é logo do outro lado do lago, veem?
– As forças imperiais ocuparam o Castelo de Fynn. Os portões estão fechados e ninguém pode entrar. E com tropas imperiais e monstros rondando as ruas, a cidade não é muito melhor.
– Gatrea e Altair não caíram nas garras do império ainda. Mas assim que Dreadnought estiver completa, nada pode parar o império.
– Há um bar logo na periferia de Fynn. Quando o império invadiu, o dono do bar não conseguiu fugir a tempo. Dizem que ele ainda está trabalhando lá, servindo bebidas aos imperiais.

Loja de Armas de Gatrea:
Javelin – Uma lança curta que é fácil de usar.
Custo: 80 Gil
Broadsword – Uma espada que é fácil de usar.
Custo: 100 Gil
Axe – Um machado para uso diário.
Custo: 100 Gil
Bow – Um arco de madeira.
Custo: 20 Gil

Loja de Armaduras de Gatrea
Buckle – Um pequeno escudo.
Custo: 50 Gil
Leather Cap – Um chapéu feito de couro.
Custo: 50 Gil
Leather Armor – Armadura de couro endurecido.
Custo: 100 Gil
Leather Gloves – Luvas feitas de couro.
Custo: 30 Gil

[Essa cidade é apenas uma parada. Volte ao mapa e contorne o lago até chegar em Fynn. Entre na cidade.]

 

CIDADE DE FYNN

 

Firion: Assim como nós ouvimos. A cidade está cheia com soldados imperiais. Nós temos de ser cuidadosos. Ter certeza de não chegar muito perto.

[Se falar com alguns dos soldados imperiais, terá uma luta muito difícil que provavelmente agora não será capaz de vencer. Então evite-os. As lojas estão todas bloqueadas ou vazias. Vá ao norte da cidade, e comece a dar uma volta pelo lado de fora, indo para o leste e então sul. Encontrará o bar, onde deve falar com o atendente.]

Atendente do bar: Whoa, onde vocês pensam que estão indo? Clientes não são permitidos atrás do balcão! Esses imperiais são tão mal-criados quanto…
Falando Wild Rose para atendente do bar: Aha! Vocês estão com os rebeldes! Vocês vão achar uma porta secreta nessa parede. Há um soldado ferido lá atrás. Vão ver se podem ajudá-lo. Hrm? O que eu vou fazer? Eu me cansei desse lugar. Vocês caras podem continuar daqui. Não nos desapontem!

[Ele sai. Indo pela passagem secreta atrás dele, chegará numa sala com 3 Potions e uma cama. Vá falar com o soldado na cama.]

Soldado: Vocês vão… me entregar para o império? Pelo menos tenham a decência de me matar primeiro. Eu não quero… que eles me peguem vivo.
Falando Wild Rose para soldado: Então… vocês são soldados rebeldes… não são? Meu nome é Scott. Eu sou um príncipe de Kashuan.
Firion: Príncipe Scott? Nos contaram que você caiu em batalha. Ainda bem que você ainda está vivo!
Scott: Eu estou, mas não… não por muito tempo… Eu temo que tenha que te pedir… um favor. Há uma coisa que vocês devem… devem contar a meu irmão, Gordon. Contem a ele que eu sei que ele tem… grande força. Ele deve… aprender a ter mais fé em… em ele mesmo. Eu também tenho uma mensagem ao rei. Digam a ele a razão de Fynn… Fynn cair tão rapidamente… Conde Borghen nos traiu. Ele foi feito um… um general no exército imperial. Há mais uma coisa. Digam a Hilda… Digam a Hilda que eu amo ela. Não. Não, não entreguem aquela… última mensagem. As confissões de um homem morrendo… Elas podem trazer dor a ela.
Maria: Meu… meu irmão, Leon. Você ouviu dele?
Scott: Desculpe-me… mas eu não. Eu desejaria poder ser de mais ajuda. Aqui. Eu quero que você… pegue meu anel. Eu tenho certeza que ele será útil. Talvez seja por falar tanto, mas… Eu fiquei extremamente cansado. Se vocês me perdoam, eu… Eu apenas preciso descansar. Apenas por um pouco enquanto…

[Ele cai e morre. Agora tem o anel de Scott, que servirá para poder ver o mapa do mundo. Não encontraram Leon, mas encontraram Scott. Volte para Altair e fale com Hilda.]

 

 

Mostrando anel para Hilda: Aquele anel pertence à Scott! Ele está… Ele está vivo?
Firion: Ele nos deu esse anel em Fynn… apenas antes de perder as últimas de suas forças.
Hilda: Ele… Ele disse alguma coisa?
Firion: Não… Nada. Sua Majestade… Por favor. O anel pertence a você.
Hilda: Não. Fique com ele. Ele serve para homens de coragem. Vocês se infiltraram em Fynn e voltaram para contar a história. Vocês provaram ser capazes. Parece que eu subestimei sua força. Eu gostaria que vocês entregassem essa força para nossa causa. Há um metal mágico conhecido como Mythril, e nós precisamos de guerreiros fortes se nós vamos obtê-lo.

[Aprenda essa nova senha, e diga ela para Hilda.]

Falando Mythril para Hilda: Nós perdemos Fynn porque nós estávamos mal-equipados. O império lutou com armas e armaduras feitas de mythril. Eu encarreguei Josef, um homem vivendo em Salamand, com a tarefa de achar uma fonte de mythril. Eu não sei a causa, mas nós perdemos contato com ele por algum tempo já. Vocês poderiam ir com Minwu para Salamand ver isso?
Minwu: Eu ouvi as palavras de minha senhorita e tenho esperado aqui por vocês desde então. Para chegar em Salamand, nós precisamos primeiro passar pela cidade portuária de Paloom. Peguem minha canoa e vamos nos pôr a caminho.

[Minwu entrará na equipe. Ele é basicamente um mago branco, e é melhor treiná-lo com bastões. Também obterá a canoa. Fale novamente com Hilda.]

Hilda: O império também sofreu perdas pesadas na batalha de Fynn. Eles estão construindo a Dreadnought em Bafsk para ajudar a compensar essas perdas.

[Memorize mais essa senha.]

Falando Mythril para Hilda: Por favor não percam tempo em trazer de volta o mythril.
Falando Dreadnought para Hilda: O império está usando as pessoas de Bafsk para construir a Dreadnought. A Dreadnought é uma Airship enorme e pesadamente armada.

[Memorize mais essa senha.]

Falando Airship para Hilda: Um homem chamado Cid, o ex-capitão da Ordem de Cavaleiros Brancos de Fynn, construiu uma airship, um barco que veleja pelos céus. Mas a airship capturou ele, mente e alma, e ele logo saiu de Fynn. Nós estamos mais pobres pela falta dele. Disseram-me que ele agora vive em Poft, permitindo que viajantes usem sua airship… por um preço. Ele então usa esse dinheiro para fazer mais melhorias em sua airship. Ou então é o que a história diz.

Falas dos rebeldes:
– Vocês devem achar uma maneira de trazer mythril de volta para Altair!
– Indo para Salamand agora, não estão? Vá para leste da cidade portuária de Paloom, e pegue um navio até lá. Lesmas como vocês nunca poderiam chegar lá longe a pé!
– Com cada dia passando, a Dreadnought em Bafsk fica mais perto da completação. As pessoas da cidade foram escravizadas e estão sendo forçadas a trabalhar sem descanso.
– Vocês devem ser capazes de usar aquela canoa para cruzar o lago ao leste e chegar ao porto de Paloom.
– Se vocês puderem achar algum mythril para dar para nosso armeiro, Tobul, eu tenho certeza que ele irá ser capaz de fazer algumas armas impressionantes.
Rei de Fynn: Então nós perdemos Scott também… Ele havia pedido Hilda em casamento, vocês sabem. Agora ele nunca irá ouvir a resposta dela. Eu sempre pensei que ele iria dar um ótimo marido para ela…
Falando Wild Rose para Rei de Fynn: Nossa insígnia foi pisada pelo exército imperial. E pensar que nós podíamos ter sido tão facilmente derrotados… O que é isso? Borghen nos traiu? Então nós não caímos para a espada, mas para os corações corruptos dos homens.
Falando Mythril para Rei de Fynn: Nós acreditamos que mythril era de uso comum a muito, muito tempo atrás. Alguns relatos sobreviventes indicam mythril sendo minerado no norte perto das Quedas Semitt.
Falando Dreadnought para Rei de Fynn: O que!? O império ousa construir tal arma? Essa é a primeira vez que escuto tal coisa! Então é isso. Eles não me contaram por medo de me preocupar…

Falas dos civis de Altair:
– Há realmente alguma esperança da guerra terminar e o mundo ficar em paz?
Mythril? O que é isso? Tem gosto bom?
– Vocês devem de ser capazes de pegar um navio seguindo para Poft se vocês chegarem em Paloom. Assim que chegarem em Poft, sigam ao norte e vocês não devem errar Salamand.
Falando Mythril para Gordon: Havia uma espada de mythril em Kashuan que era usada por gerações. Meu irmão era muito afeiçoado com aquela espada… Ela é realmente uma lâmina magnífica.
Falando Dreadnought para Gordon: Sim, eu ouvi os rumores. Se a Dreadnought ficar completa, irá destruir tudo no caminho. Mas o que pode pará-la? Eu não pude nem mesmo salvar meu próprio irmão…
Falando Mythril para Tobul: Se eu tivesse algum mythril, eu aposto que poderia fazer algumas armas e armaduras poderosamente impressionantes.

Falas dos civis de Gatrea:
– Acabam com o imperador e restaurem paz no mundo!
– Oh, são vocês! Vocês são os novos guerreiros que atraíram a atenção da Princesa!
– Eu tenho certeza que vocês notaram a airship que alguma vezes passa acima de suas cabeças, sim? Um homem chamado Cid voa por aí naquilo, sim ele voa.
– Hey, eu vi esse anel antes. Esse cara realmente legal chamado Scott estava usando. Ele usou esse anel para mostrar-me alguma coisa que parecia um mapa. Ele disse algumas palavras mágicas, e o mapa apenas apareceu do nada. O que ele tinha dito…? Hmm, vamos ver. Soava como, “Tceles Oãtob B”, ou alguma coisa do tipo.

[Cruze o lago ao leste para logo achar a próxima cidade, Paloom.]

 

Vampire Thorn

Sprinter

Goblin Guard

Soldier

 

PALOOM

 

Falas dos civis de Paloom:
– O navio saindo de nosso pequeno porto irá levá-los direto para Poft.
– O império não atacou Paloom ou Poft… Pelo menos não ainda.
Pirata: Agora essa é uma bela moça. Que tal você e eu irmos tomar uma bebida?
Maria: Com você? Sem chance!
– Bafsk, Salamand… Assim que passar por Poft, eles dizem que todas as cidades estão sob o controle do império.
– Paloom é uma cidade de liberdade. Quer ficar aqui comigo, lindo?

Loja de Armas de Paloom:
Dagger – Uma grande faca.
Custo: 150 Gil
Mace – Um bastão com ponta de metal.
Custo: 150 Gil
Axe – Um machado feito para uso diário.
Custo: 100 Gil
Bow – Um arco de madeira.
Custo: 100 Gil

Loja de Armaduras de Paloom:
Bronze Shield – Pequeno escudo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Bronze Helm – Um elmo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Cooper Cuirass – Um peitoral feito de cobre.
Custo: 100 Gil
Bronze Gloves – Luvas feitas de bronze.
Custo: 150 Gil

Loja de Magias de Paloom:
Cure Tome – Restaura HP.
Custo: 100 Gil
Blink Tome – Cria uma imagem dupla, aumentando evasão.
Custo: 300 Gil
Protect Tome – Cria uma cortina mágica, aumentando defesa.
Custo: 300 Gil
Shell Tome – Envolve alvo em magia, aumentando defesa mágica.
Custo: 300 Gil

[Tanto pode pegar um barco para Poft, ou ir andando ao norte até a cidade. Se quiser pegar o barco, precisará pagar 32 gil.]

– Vocês caras não estariam procurando uma passagem num navio, estariam? Por apenas 32 gil nós iremos ver vocês seguros em Poft.
[Após pagar.]
– Feito! Apenas subam no navio em frente da cidade e vamos ir!

 

 

POFT

 

Falas dos civis de Poft:
– Este é o porto de Poft. Salamand é ao norte, e para nosso leste está Bafsk.
– Vocês estão procurando por Cid? Ele provavelmente está no bar. Eu ouvi que por alguns gil você poderia dar uma volta naquela airship dele.
– Bafsk, a cidade ao nosso leste, está controlada pelo império. Eles estão construindo alguma coisa terrível lá…
– Vocês viram a airship? Pertence a um cara chamado Cid que vive aqui em Poft. Ele é o único por aí que pode fazê-la voar.

Subordinado de Cid: VocÇes podem estar interessados numa volta no orgulho e alegria de Cid, a única airship do seu tipo em todo mundo? Não importa o quão longe, nós iremos levar vocês no seu destino em um piscar de olhos! Claro, transporte desse ótimo calibre tem um custo. Interessado?
[Se sim, são 100 gil para Bafsk, 200 gil para Salamand, 300 gil para Quedras Semitt, 400 gil para Kashuan, 500 gil para Gatrea, 600 gil para Fynn e 700 gil para Altair.]

Cid: Vocês estão aqui para dar uma volta na Airship? Se vocês tiverem dinheiro, não há lugar que não possa levá-los.
Falando Dreadnought para Cid: Hmph. Aquela barcaça de lixo crescida? Airships não são pelo tão grande você as constrói. Airships são pelo que podem fazer.
Falando Airship para Cid: Você quer subir na Airship, você paga ao cara atrás de mim.

[As lojas são iguais às de Paloom.]

Loja de Armas de Poft:
Dagger – Uma grande faca.
Custo: 150 Gil
Mace – Um bastão com ponta de metal.
Custo: 150 Gil
Axe – Um machado feito para uso diário.
Custo: 100 Gil
Bow – Um arco de madeira.
Custo: 100 Gil

Loja de Armaduras de Poft:
Bronze Shield – Pequeno escudo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Bronze Helm – Um elmo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Cooper Cuirass – Um peitoral feito de cobre.
Custo: 100 Gil
Bronze Gloves – Luvas feitas de bronze.
Custo: 150 Gil

Loja de Magias de Poft:
Cure Tome – Restaura HP.
Custo: 100 Gil
Blink Tome – Cria uma imagem dupla, aumentando evasão.
Custo: 300 Gil
Protect Tome – Cria uma cortina mágica, aumentando defesa.
Custo: 300 Gil
Shell Tome – Envolve alvo em magia, aumentando defesa mágica.
Custo: 300 Gil

[Saia da cidade e siga ao norte até achar neve, então siga ao oeste até achar Salamand.]

 

Queen Bee

Sasquatch

SALAMAND

 

Falas dos civis de Salamand:
– O império escravizou os homens de Salamand e forçou eles a trabalhar na caverna em Quedas Semitt. Por favor, vocês tem de ajudar eles!
– Quedas Semitt estão além da montanha ao sul de Salamand. É onde o império esteve mineirando seu mythril.
– Eu amo Josef, mas eu sei que quando eu estou por perto eu apenas fico no caminho…
Josef: Vocês tem negócios comigo?
Falando Wild Rose para Josef: Vocês estão aqui por Senhorita Hilda? Um pouco curto em dentes, não são? Vocês crianças não podem me enganar.
Falando Mythril para Josef: M-mythril? Eu não achei nenhum ainda. Eu tenho alguns guias, mas… Eu não planejo dividir o que EU SEI com um bando de perfeitos estranhos. Eu vou precisar que vocês façam alguma coisa para provar que são quem dizem ser. Há um bando de pessoas de Salamand que estão sendo forçados a trabalhar na caverna em Quedas Semitt. Resgatem eles, e nós iremos falar.
Falando Dreadnought para Josef: Claro que eu ouvi dela! Uma abominação de uma airship é o que é.
Falando Airship para Josef: Há um cara que sabe tudo sobre airships. Mas por que eu iria dizer a vocês quem ele é?

Loja de Armas de Salamand:
Mace – Um bastão com ponta de metal.
Custo: 150 Gil
Longsword – Uma espada com um alcance longo.
Custo: 200 Gil
Battle Axe – Um machado feito para batalha.
Custo: 250 Gil
Longbow – Um arco largo feito para batalha.
Custo: 150 Gil

Loja de Armaduras de Salamand:
Bronze Shield – Pequeno escudo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Bronze Helm – Um elmo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Bronze Armor – Armadura feita de bronze.
Custo: 200 Gil
Bronze Gloves – Luvas feitas de bronze.
Custo: 150 Gil

Loja de Magias de Salamand:
Life Tome – Revive um aliado com KO.
Custo: 1000 Gil
Sap Tome – Reduz MP dos inimigos.
Custo: 1000 Gil
Warp Tome – Bane inimigos para outra dimensão ou transporta equipe para andar anterior.
Custo: 1000 Gil
Teleport Tome – Bane inimigos para outra dimensão ou transporta equipe para fora de dungeons.
Custo: 1000 Gil

[Após comprar coisas e falar com Josef, terá de ir para Quedas Semitt e resgatar os homens que estão lá. Então saia da cidade e vá para o mapa do mundo. Siga ao oeste e contorne a montanha ao sul até chegar numa caverna ao norte das quedas Semitt.]

 

QUEDAS SEMITT

 

Itens encontrados: 400 Gil, 200 Gil, Eye Drops, Potion, Hi-Potion, 250 Gil, 200 Gil, Fire Tome, Teleport Tome, Mythril

[A primeira dungeon, então nada difícil. Alguns inimigos são fracos contra magia então deve querer usá-las, a não ser que vá treinar suas armas para matar algo quase invulnerável a golpes físicos.]

 

Ballon

Green Slime

Zombie

Land Turtle

 

[Comece pelo caminho único, ignorando o cristal por agora, e estará em um lugar dividido em vários caminhos. Comece pelo oeste e pegue 200 Gil. Volte, então siga pelo sul e leste para pegar 400 Gil. Agora no oeste está a escada para B2.
Siga ao norte, e então no noroeste pegue Eye Drops. Depois no nordeste haverá uma Potion. Agora no sudeste há uma Hi-Potion e o caminho levará até 4 portas. 3 delas apenas levam a monstros e uma sala vazia, enquanto a do extremo oeste leva ao B3.
Siga ao sul para pegar 200 Gil. Ao oeste, cuzando a ponte, terá um baú com 250 Gil. As portas ao norte estão vazias, com exceção daquela no extremo noroeste. Aqui estão os homens de Salamand, e também Paul e uma garota.]

Falas dos escravos:
– Nos ajude, por favor!
Nelly: *soluço* *soluço*
Paul: Firion, é você! Você lembra-se de mim, não é? Paul, maior ladrão em todo mundo? Eu estou muito feliz em ver você! Esta é a filha de Josef, Nelly. Eu pense que aquele covarde do Borghen esteve mantendo ela como refém para ameaçar Josef. Princesa Hilda te disse para levar de volta algum mythril, certo? Bem, é normalmente onde eu entro. Eu descobri que esse era o lugar de onde o mythril estava vindo tão facilmente. Então eu pensei que poderia passar vocês caras e pegar o mythril antes de chegarem aqui. Acontece que me atrapalhei e fui pego. EU, de todas as pessoas! Bem, eu sei quando perco a cabeça… Tanto tempo! Mas não se preocupe, eu irei levar todos comigo. Obrigado por nos salvar. Eu te devo uma!

[Eles vão embora, então siga ao leste e desça ao B4. Primeira siga o caminho norte para pegar Fire Tome. Depois volte e siga ao leste até um caminho de 4 pontes. Apenas a ponte norte leva a algum lugar, e esse lugar seria o B5.
Cruzando a ponte ao oeste, siga até o final do caminho, onde terá um baú com Teleport Tome, mas guardado por uma Land Turtle. Esse monstro é bem resistente para essa parte da história, então é melhor usar magias para vencer. Agora volte o caminho até a entrada do andar, e siga ao norte. Há duas portas, a da direita está vazia e a da esquerda tem um chefe e o Mythril que veio buscar.]

– Heh, rebeldes. Nunca pensei que teria de lidar com seu tipo aqui embaixo. Bem, se vocês pensam que vão pegar o mythril, vocês estão certos. Minha lâmina de mythril vai entrar em seu coração!

 

 

[Para uma equipe fraca, apenas magia conseguirá tirar muito dano. Minwu deve se preocupar em te curar e proteger com feitiços. A não ser que tenha uma equipe bem treinada, seus ataques físicos farão pouca coisa nele.
Quando vencer, pegue o Mythril que estará em um baú logo em frente. Agora precisa sair da caverna e voltar para Altair. Use o caminho que preferir, pode ser airship, barco, a pé, o que desejar. Só passe antes em Salamand para ver Josef.]

Falas dos civis de Salamand:
– Levem o mythril para Altair e entreguem-o para a princesa o mais breve possível!
– Não tem como cruzar a neve a pé. Você vai precisar de um trenó. Eu ouvi dizer que Josef tem um trenó escondido no primeiro andar da caverna em Quedas Semitt. Eu lembro dele dizendo alguma coisa de parede perto de pedra azul… ou alguma coisa assim.
– Nossos maridos estão de volta seguros, e nós temos de te agradecer.
– Muito obrigado. Nós te devemos nossa liberdade.
– Eu amo Josef, mas eu sei que quando estou por perto eu apenas fico no caminho dele…
Nelly: Obrigado por me salvar.
Josef: Parece que você conseguiu salvar minha filha. Obrigado. Aquele covarde do Borghen esteve mantendo Nelly para me pegar… Perdoe-me. Se há alguma coisa que eu possa fazer para ajudar, é só pedir.

[Saia de Salamand, e vá para Altair. Entregue o mythril para Tobul e agora em Altair, Paloom e Poft estarão vendendo equipamentos de mythril.]

Loja de Armas de Altair:
Mythril Knife – Uma faca feita de mythril.
Custo: 400 Gil
Mythril Mace – Uma maça com a mythril na ponta.
Custo: 600 Gil
Mythril Spear – Uma lança feita de mythril.
Custo: 600 Gil
Mythril Sword – Uma espada feita de mythril.
Custo: 700 Gil

Loja de Armaduras de Altair:
Mythril Shield – Escudo feito de mythril.
Custo: 300 Gil
Mythril Helm – Um elmo feito de mythril.
Custo: 300 Gil
Mythril Armor – Armadura feita de mythril.
Custo: 700 Gil
Mythril Gloves – Luvas feitas de mythril.
Custo: 500 Gil

Loja de Armas de Paloom:
Mythril Spear – Uma lança feita de mythril.
Custo: 600 Gil
Mythril Sword – Uma espada feita de mythril.
Custo: 700 Gil
Mythril Axe – Um machado feito de mythril.
Custo: 700 Gil
Mythril Bow – Um arco feito de mythril.
Custo: 500 Gil

Loja de Armas de Poft:
Mythril Spear – Uma lança feita de mythril.
Custo: 600 Gil
Mythril Sword – Uma espada feita de mythril.
Custo: 700 Gil
Mythril Axe – Um machado feito de mythril.
Custo: 700 Gil
Mythril Bow – Um arco feito de mythril.
Custo: 500 Gil

[Vá falar com Hilda.]

Hilda: O Cavaleiro Negro vendo a construção da Dreadnought foi muito capaz. Felizmente para nós, ele está atendendo a outros problemas agora. A perda do mythril provavelmente nocauteou o equilíbrio do império. Eu gostaria que vocês fizessem uma jornada a Bafsk… Se nós vamos evitar que a Dreadnought fique completa, esta pode ser nossa única chance.
Falando Dreadnought para Hilda: Nós temos um homem em Bafsk. Ele achou um caminho para chegar à Dreadnought. Eu quero que vocês destruam-a. No mínimo, achem uma maneira de evitar sua completação. Eu tenho totalmente confiança que com você e Minwu nessa tarefa, ela será cumprida.

Falas dos rebeldes:
– Se o império completar a Dreadnought, então Altair, Poft… todas serão perdidas.
– Sim, eu posso ver agora… Um grande mal nos céus, assim como nuvens de tempestade rolantes. Ore que vocês estejam abrigados quando a tempestade estourar.
– Então Bafsk estava sendo controlada pelo Cavaleiro Negro… Ele usou hipnose para manipular as mentes das pessoas da cidade.
– Eu vim para cá assim que descobri sobre o exército de rebeldes. Eu quero lutar contra o império!
– Se a Dreadnought for completada, irá causar terror de uma escala que o mundo nunca viu. Por favor, vocês devem destrui-la antes disso acontecer.
– Eu vou me juntar ao exército de rebeldes e lutar contra o império, também!
– Explodam aquela Dreadnought em pedaços!
– Dizem que Borghen recolocou o Cavaleiro Negro como comandante em Bafsk.
Falando Dreadnought para Gordon: Agora vocês vão destruir a Dreadnought!? Deve ter alguma coisa que eu possa fazer. Se eu tivesse apenas metade da força de vocês…

[Precisa ir para Bafsk, que fica ao leste de Poft. Tanto pode usar a airship, como ir a pé.]

BAFSK

 

Falas dos civis:
– Eu não tenho vontade de trabalhar com aquele Borghen no comando. O pensamento de fazer qualquer coisa para a preciosa “glória” dele me faz mal ao estômago.
– Você vai precisar de um passe para embarcar na Dreadnought.
– Vocês estão com os rebeldes, certo? Vocês tem de destruir a Dreadnought!
– Há um espião rebelde mascarado como um soldado imperial. Se vocês falarem com ele, eu tenho certeza que ele irá ter alguma informação importante para vocês.
– Volte para o trabalho! Eu juro… ninguém quer trabalhar para o General Borghen.
– Eles estão nos fazendo viver como escravos. Eu odeio aquele Borghen. Ser usado por um homem que realmente faz meu sangue ferver. É estranho, porém. Eu não consigo lembrar como eram as coisas quando o Cavaleiro Negro estava no comando.
– O Cavaleiro Negro vai voltar? Nessa escala nós não vamos cumprir horário com certeza.
– General Borghen não parece estar querendo lidar com aqueles aldeões como ele deveria.
Borghen: O que é isso!? De volta ao trabalho! Trabalhem, eu disse! Se nós terminarmos um dia antes, minha glória irá ficar muito maior!

Loja de Armas de Bafsk:
Dagger – Uma grande faca.
Custo: 150 Gil
Spear – Uma lança com ponta-de-metal.
Custo: 200 Gil
Longsword – Uma espada com um alcance longo.
Custo: 200 Gil
Longbow – Um arco largo feito para batalha.
Custo: 150 Gil

Loja de Armaduras de Bafsk:
Bronze Shield – Pequeno escudo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Bronze Helm – Um elmo feito de bronze.
Custo: 150 Gil
Silver Cuirass – Um peitoral feito de prata.
Custo: 200 Gil
Bronze Gloves – Luvas feitas de bronze.
Custo: 150 Gil

Loja de Magias de Bafsk:
Fear Tome – Coloca medo nos corações inimigos, deixando-os com vontade de fugir.
Custo: 600 Gil
Basuna Tome – Cura status que desaparecem após o fim da batalha.
Custo: 600 Gil
Esuna Tome – Cura status.
Custo: 600 Gil
Silence Tome – Silencia inimigos.
Custo: 600 Gil

[O espião está no sudoeste da cidade, então só ir falar com ele.]

– General Borghen pegou o comando das coisas em Bafsk a pouco tempo. As coisas tem ficado mais fáceis do que quando eram com o Cavaleiro Negro. É difícil acreditar que um idiota como Borghen pudesse ser um general no exército imperial! Oops! Um, vocês não ouviram isso.
Falando Wild Rose para ele: Aha! Você é um de nós! Eu tinha que tomar cuidado com o que fazia enquanto o Cavaleiro Negro estava aqui sobre o meu ombro. Mas o “grande” General Borghen não é de nada.
Falando Dreadnought para ele: Então vocês são aqueles mandados para destruir a Dreadnought. Não se preocupem, eu estou do seu lado. Há uma entrada para os esgotos em frente. É um beco levando à Dreadnought. Tenham cuidado. Se eles nos verem conversando, eles podem começar a suspeitar, então eu vou saindo daqui. Boa sorte!

[Ele sairá do caminho, então siga até a escada que leva à Caverna de Bafsk.]

 

CAVERNA DE BAFSK

 

Itens encontrados: Longbow, Longsword, Pass

[Primeiro siga ao norte para pegar uma Longsword. Volte e siga pela direita. Na próxima divisão do caminho, siga ao sul até eventualmente chegar em um baú com Longbow. Continue o caminho até uma escada para 1F.
Siga pelo caminho leste, até chegar no Cavaleiro Negro.]

Cavaleiro Negro: Vocês estão atrasados! A Dreadnought está completa! Eu estive trabalhando por trás das cenas para ver o projeto ser completo. Termine com sua resistência. Ajoelhem-se ante o Imperador. É a única alternativa deixada para vocês. Considerem o que eu disse. Quando a hora chegar, nós nos encontraremos de novo.

[Ele sai e Borghen aparece.]

Borghen: Heh heh heh. Parece que vocês vieram aqui para nada! Vejam vocês mesmos!

 

 

 

[Entre novamente na caverna e siga pelo caminho que viu Borghen chegando. Na pequena sala, pegue o Passe no baú e então use o teleportador no leste para ir para fora de Bafsk.]

Falas dos civis de Bafsk:
– Eles finalmente terminaram a Dreadnought. O mundo que nós conhecemos está acabado…
– A D-D-Dreadnought! Nós estamos a-a-acabados!
– Você tem de contar a Princesa Hilda que a Dreadnought foi completada! Ela pode saber como pará-la!
– A Dreadnought seguiu para Poft. Talvez já seja tarde…
– Vocês devem falar com Cid! Ele pode saber qual é a fraqueza da Dreadnought!

[Siga para Poft, que foi atacada pela Dreadnought.]

Falas dos civis de Poft:
– Nós fomos atacados pela Dreadnought. Eles estão mortos. Eles estão todos mortos…

Falando Dreadnought para Cid: O que vocês querem é explodir o motor daquela coisa. Façam isso, e vocês podem trazer abaixo a tina super-crescida inteira.
Falando Airship para Cid: Airships são energizadas por Sunfire. Eu estou certo que a Dreadnought não é diferente.

[Memorize Sunfire.]

Falando Sunfire para Cid: Controlar Sunfire é um negócio manhoso. Deixe as chamas ficarem bem altas, vocês tem uma escapada em mãos. O motor vai explodir céu acima.

[Siga para Altair. No caminho há cidades que foram atacadas pela Dreadnought. Vá falar com Hilda. Minwu vai deixar a sua equipe, mas não precisa tirar os equipamentos dele se estiver planejando passar por Soul of Rebirth.]

Falas dos civis de Paloom:
– A Dreadnought atacou e destruiu a cidade inteira…
– Minha filha… Eles mataram minha filha…
– Eu estou ferido… muito ferido. Eu não acho que vou aguentar…

Falas dos civis de Gatrea:
– A Dreadnought… A Dreadnought matou eles todos…

Falas dos rebeldes em Altair:
– Há um homem em Poft chamado Cid que pode saber se a Dreadnought tem alguma fraqueza. Cid foi a primeira pessoa a construir uma airship, e a Dreadnought não é nada mais do que uma grande airship, certo?
– A Dreadnought atacou, mas pelo menos nosso esconderijo está ainda seguro.
– Todos que estavam lá fora estão mortos…
– Se nós não destruirmos a Dreadnought, as casualidades irão apenas subir,
– Por favor, Senhor, salve nosso rei.
– Eu estou a-assustado.
– Nós vamos ficar aqui e segurar até vocês retornarem.
– Altair não foi poupada do assalto da Dreadnought. Felizmente para nós o esconderijo era seguro. As pessoas da cidade se refugiaram aqui.
– O rei não está bem.
– Nós temos alguma chance contra a Dreadnought…?
– Após tudo aquilo, eles terminaram a Dreadnought de qualquer maneira…
– Hmph. Vejam! Aconteceu como eu disse que iria! Obviamente a tarefa era mais do que vocês podiam lidar!

Hilda: Muitos foram feridos no ataque da Dreadnought. O choque até mesmo causou que a condição de meu pai ficasse pior. Eu odeio que meu pai tenha de ver isso… Ele sabe… Ele sabe que a morte dele está perto.
Maria: Não há nada que você possa fazer, Minwu?
Minwu: Todos aqueles que vivem devem algum dia morrer. É nosso destino. Ainda, é meu dever como um feiticeiro branco facilitar a dor daqueles que sofrem. Eu devo permanecer aqui e devotar-me a cuidar dos feridos. Eu me afasto de você. O destino do mundo descansa em você, Firion. Não perca tempo em destruir a Dreadnought.

Minwu deixa a equipe.

Hilda: A condição do meu pai melhorou graças a Minwu.
Falando Sunfire para Hilda: Sunfire é a insígnia do Reino de Kashuan. Sua chama ainda queima no andar térreo do Forte Kashuan. Scott e Gordon me contaram muitas histórias sobre a chama. Os melhores pontos do conto não são conhecidos por mim. Porém, eu pareço lembrar que a chama não pode ser passada por qualquer tocha.
Firion: Cid nos disse que nós podemos ser capazes de usar Sunfire para destruir a Dreadnought!
Hilda: Então não há tempo a perder! Vocês devem ir para o Forte Kashuan imediatamente. Se vocês pegarem a airship de Cid, a jornada não deve durar muito. Isso deixa apenas uma questão. O que vocês podem usar para trazer Sunfire de volta?

[Vá para o quarto do rei.]

Minwu: A doença do rei vai além da física. Há pouco que eu possa fazer.
Falando Airship para Minwu: Cid desistiu de tudo que tinha pela airship dele. Seu rank, sua honra, sua família… tudo.
Falando Dreadnought para Minwu: A Dreadnought é uma airship enorme. Parece que ambas funcionam no mesmo princíprio.
Falando Sunfire para Minwu: A cada três anos eles celebram um Festival da Chama em Kashuan. Durante o festival, a Sunfire é passada para a Egil´s Torch enquanto seu braseiro é limpo.

Rei de Fynn: Então muitos pereceram no ataque da Dreadnought… Talvez seja melhor nós nos rendermos ao império…
Falando Airship para rei de Fynn: Ninguém conhece mais de airships do que Cid. Ele eram um ótimo cavaleiro, uma vez. Ahh, como homens mudam…
Falando Sunfire para rei de Fynn: Scott selou os portões do Forte Kashuan para proteger a Sunfire no evento de serem derrotados em batalha. Você vai precisa do Goddess’s Bell para quebrar o selo.

[Memorize Goddess’s Bell.]

Falando Goddess’s Bell para Minwu: Gordon saberia onde o sino é mantido… mas eu não o vi ultimamente. Alguém próximo a Scott ou Gordon pode saber onde achar.
Falando Goddess’s Bell para rei de Fynn: A localização do sino é conhecida apenas pela família real de Kashuan.
Falando Goddess’s Bell para Hilda: Eu ouvi Scott e Gordon mencionarem o sino. Os portões do Forte Kashuan abrem apenas para a voz de um Kashuan ou o toque daquele sino. O sino descansa nas profundezas da caverna nas planíceis de neve. Não será fácil recuperá-lo. Então é sua intenção entrar na caverna de neve? Muito bem. Se apenas Gordon estive aqui, não haveria necessidade de vocês arriscarem-se em tal perigo… Mas ele não está, então vocês devem. Não há nada que eu possa fazer além de orar pelo seu sucesso. Josef conhece as planícies de neve como a palma de sua mão. Vocês devem procurar seus conselhos.

[Deverá ir para Salamand e falar com Josef.]

 

 

Falando Goddess’s Bell para Josef: A única maneira de chegar até a caverna de neve é no meu trenó de neve. Eu mantenho o trenó de neve escondido na mina. Há uma pedra azul no primeiro andar que marca o ponto. Olhem atrás da pedra e para a direita. A sala secreta está lá, e o trenó de neve está dentro. Desculpem-me por não tê-los ajudado com o mythril. Então eu quero me redimir com isso agora. O que vocês estão esperando? Vamos!

[Josef entra na equipe. Ele luta melhor sem armas, então deixe-o assim.]

Nelly: Volte logo, Papai!

[Siga para Quedas Semitt, e pegue o trenó de neve no local que Josef disse.]

 

 

[As planícies de neve estão ao norte, e só poderá entrar pelo caminho entre montanhas no extremo oeste delas. É fácil encontrar a caverna de neve, apenas siga ao leste.]

 

CAVERNA DE NEVE

 

Itens encontrados: 300 Gil, 350 Gil, Mythril Mace, Battle Axe, Antidote, Antarctic Wind, Potion, Blizzard Tome, Mythril Spear, Potion, Mythril Shield, Ancient Sword, Silver Cuirass, Goddess’s Bell

 

Dead Head

Dual Heads

Ghoul

Grenade

 

Icicle

Shadow

Snowman

Adamantoise

 

[Comece seguindo o caminho único, então pegue 300 Gil no baú ao noroeste. Continue o outro caminho, então no nordeste pegue 350 Gil. Continue o outro caminho até a escada para B2.
Siga até uma porta. A sala está vazia, então apenas continue até B3.
Comece indo ao oeste para pegar Antarctic Wind. Volte e siga ao leste. Ao nordeste há uma escada que leva ao B2, onde terá Battle Axe, Antidote e Mythril Mace (guardado por monstros). Volte para B3 e siga pelo caminho sudeste até uma escada para B4.
Primeiro siga ao norte para pegar uma Potion, depois ao leste para Blizzard Tome, então ao sul para outra Potion. Mais ao leste está Mythril Spear. No nordeste está uma porta para uma sala vazia e uma escada para B5.
Ao oeste há um Mythril Shield e uma porta para uma sala vazia. Seguindo o caminho da água, chegará em uma Ancient Sword guardada por monstros. Volte e no sudeste do andar há uma porta que leva a uma sala cheia de Beavers. Fale com aquele sem estar nadando.]

Beaver Gigante: Snook-snook chit?
Guy: Guy fala beaver.
Beaver Gigante: Snook-snook chit?
[Fale de Goddess’s Bell com ele.]
Guy: Passagem secreta na parede da direita. Monstro guarda sino. Sino na parede.

[Na parede ao extremo leste, no canto mais norte dela, há uma passagem para o B6. Há um caminho único até o final com Silver Cuirass e o Adamantoise guardando o sino.]

Josef: Aquele é um adamantoise guardando o sino! Fiquem em guarda!

[Terá de lutar contra o Adamantoise para passar. Ele é fraco contra magias de gelo e bem resistente a ataques físicos. Após vencer, pegue o sino na parede e uma escada surge. Ela leva de volta ao B1. Tente sair da caverna e Borghen estará no caminho.]

Borghen: Maldições! Vocês já pegaram o Goddess’s Bell! Primeiro vocês arruinam minha posição com o imperador, e agora isso! O imperador nunca irá perdoar-me! Se eu voltar ao império, ele irá ter minha cabeça! Mas eu ainda sou um soldado. Se eu vou morrer, vocês estão vindo comigo!

 

 

[Ele é pateticamente fraco, apenas o ataque fisicamente.]

Borghen: Heh heh. Eu posso ter perdido, mas eu não acho que vocês ganharam! Eu coloquei uma armadilha nessa caverna… Apenas um pequeno presente de partida de mim para vocês! Eu vou estar esperando por vocês no Inferno! Urngah!!!

[Ele morre, uma pedra começa a rolar para cima dos personagens, então enquanto correm…]

Josef: Droga! Vamos! Saiam!
Guy: Nós não deixamos você.
Josef: Eu não posso… segurar… muito mais! Corram! É com… você agora… Firion. Minha doce Nelly…
Firion: Josef!

[Josef morre. Saia da caverna, volte para alguma cidade curar-se e então siga para o sul de Bafsk até Forte Kashuan no meio de um círculo de montanhas (contrate a airship de Cid em Poft se não conhecer o caminho).]

 

 

Falas dos civis em Salamand:
– Não deixem a morte de Josef ter sido em vão. Vocês tem de levar aquele sino para Kashuan!
– Não… Não Josef…
– Josef está morto, não está…
– Pobre Josef… Eu vou cuidar de Nelly no lugar dele. Eu sei que isso o faria feliz.
Nelly: Papai… Papai não vai voltar, não é…

Hilda em Altair: Nós compramos aquele sino com a vida de Josef… Nós não podemos deixar que a morte dele tenha sido em vão. Vocês devem levar o sino para o Forte Kashuan imediatamente. Usando o Goddess’s Bell vocês devem ser capazes de quebrar o selo. Bem agora, time é nosso inimigo. Cid e eu iremos encontrar vocês do lado de fora do forte quando estiverem prontos.

 

FORTE KASHUAN

 

Itens encontrados: Cure Tome, 500 Gil, Golden Shield, Golden Armor, Mythril Axe, Werebuster, Mythril Sword, Mallet, Antidote, Eye Drops, Egil’s Torch

[Goblin Prince é um dos inimigos mais raros de encontrar no jogo e aparecem somente nessa área. Então se quer completar o bestiário, passará algum tempo aqui procurando.]

 

Ghast

Goblin Prince

Sergeant

Stalagmite

 

Wererat

Wraith

Ogre

Ogre Mage

 

Mine

 

[Sunfire está em sua frente, mas não pode pegar ainda. Use o sino na porta ao norte para ir ao 2F.]

Gordon: Eu vim pegar Sunfire. Eu pensei que fosse o único que poderia abrir a porta. Eu fui procurar pela Egil’s Torch, mas aqui está cheio de monstros. Eu não posso continuar sozinho, eu não posso voltar de mãos-vazias… Eu não sei o que fazer agra…
Maria: Você conhece o forte, certo? Você pensa que poderia nos ajudar a passar por ele?
Gordon: Me desculpe. O forte está cheio de segredos. Eu não conheço o caminho melhor do que vocês. Mas eu quero lutar! Vocês vão me deixar ir com vocês?

[Gordon entra na equipe. Continue até a escada para 1F. Siga ao sul para Cure Tome. Ao oeste há uma sala vazia e mais ao sul as escadas para 2F.
Siga ao sul, leste e norte até um baú com 500 Gil. Continue até 3F. Siga o caminho único até um local com vários pilares, então vá ao sul para pegar Golden Shield (guardado por monstros). Volte aos pilares e siga o caminho leste até a escada para 4F.
Vá ao oeste e então sul até uma porta. Nessa sala há 3 baús, contendo Werebuster, Mythril Sword e Mythril Axe. Na outra extremidade do andar está uma escada e não importa qual caminho siga (seja voltando e indo ao oeste ou seguindo ao sul), pois sempre chegará nela. As outras salas estão vazias.
Em 5F siga o caminho nordeste, então sul quando puder para pegar Golden Armor (guardado por monstros). No nordeste do andar há uma sala com 3 baús, contendo Antidote, Mallet e Eye Drops. No sudoeste do andar está a escada para 4F.
Siga pela porta e chegará no lugar com a Egil’s Torch, mas é protegida por um chefe.]

Gordon: …!? Eu ouvi que havia um monstro guardando a Egil’s Torch… Agora eu vejo com meus próprios olhos… Uma alma vermelha!

 

 

[Ele tem várias magias fortes e a defesa é bem alta se não tiver armas fortes aindas. Eventualmente ele será derrotado, apenas precisa continuar batendo.
Pegue a tocha no baú em frente, então volte ao começo do forte para usá-la no Sunfire. Após fazer isso, saia do forte e verá a airship com Cid e Hilda ser perseguida pela Dreadnought.]

 

 

[Siga ao sul de Kashuan e encontrará a floresta de Chocobo.]

 

FLORESTA DE CHOCOBO

 

[Aqui pode pegar um chocobo. Quando montado nele não encontrará inimigos no mapa. Assim que desmontá-lo, só poderá pegar ele novamente se for até a floresta. Use-o para voltar até Altair, ou então seguir diretamente até a Dreadnought mais ao sul do lugar que está no continente.]

Falas dos rebeldes em Altair:
– Use aquele Sunfire para explodir a Dreadnought!
– Vocês TEM de salvar Princesa Hilda!
– Eu tentei impedir que a princesa embarcasse na airship, mas ela não me ouviu. Eu acho que ela foi capturada pelo império agora…
– A princesa sair na airship de Cid para encontrar vocês no Forte Kashuan.
– Parece que o império tem uma base de suprimentos ao norte de Fynn. A Dreadnought pode estar docada lá agora.
– P-P-Princesa Hilda… *soluço*
– Aquele… aquele é o Sunfire de Kashuan!
– Parece que a princesa está presa dentro da Dreadnought. Por favor, vocês devem resgatar ela!
– Eu acabei de saber que a Dreadnought seguiu para algum lugar ao norte de Fynn.
– Bem, a princesa foi capturada. E claro que isso é tudo sua culpa, também! Vocês? Explodir a Dreadnought? Vocês não poderiam escapar de um saco.
Minwu: A princesa sentiu-se mal sobre sempre mandar vocês para fora em tais missões perigosas. Ela pensou que o mínimo que poderia fazer era esperar vocês no Forte Kashuan na airship de Cid.
Falando Dreadnought para Minwu: A quantidade de suprimentos necessários para manter um barco daquele tamanho funcionando deve ser enorme. Vai ter que descer em algum lugar eventualmente…
Rei de Fynn: Por favor… Por favor resgatem minha filha.
[A Dreadnought está muito ao norte de Fynn, entre um roda de árvores.]

 

Phorusracos

Magician

DREADNOUGHT

 

Itens encontrados: 600 Gil, Dark Bow, Thief’s Gloves, Potion, Hi-Potion, Sleep Blade, Main Gauche, Trident, Ice Shield, Giant’s Helm

 

Stunner

Helldiver

Werepanther

Captain

 

Hill Gigas

 

[Aqui está cheio de Captain, do mesmo tipo que rondam Fynn. Um está no caminho, e mostrando o passe poderá passar sem problemas. Se falar Wild Rose, irá enfrentá-lo. Acho que está forte o bastante nesse ponto para enfrentar todos, então decida o que for melhor.]

Guarda: Bem? O que você quer?
[Mostre o passe para ele.]
Guarda: Oh, eu estou t-terrivelmente arrependido! Bem-vindo a bordo. Bem, é hora para o próximo vigia. Se você me desculpa…

[Não fale com os outros se não quiser enfrentá-los. Suba as escadas e pegue 600 Gil no noroeste. Agora suba as escadas ao sul para 2F. Há um baú em uma cela, mas o portão está fechado. Para pegá-lo, terá de atravessar uma parede no noroeste da cela, logo ao sudeste da escada. No baú tem uma Sleep Blade guardada por monstros. Volte para 1F.
Suba novamente as escadas que levavam àqueles 600 Gil, e siga ao leste agora. Siga as escadas ao leste até 2F. No extremo leste do andar há dois baús, contendo Potion e Hi-Potion. Volte, e no extremo oeste há um Dark Bow. No caminho intermediário há Thief’s Glove ao oeste e uma cela ao leste. Na cela estão Cid e Hilda.]

Hilda: Firion! Eu queria encontrá-lo no Forte Kashuan, mas as coisas não aconteceram como planejado… Desculpe-me. Obrigado por vir me resgatar.
Cid: Vamos guardar os obrigados para depois. Eu vou seguir para a airship com a princesa. Vocês procuram aquele motor e jogam o Sunfire nele, entendeu? Eu vou deixar a airship pronta para partir, e eu não planejo ficar esperando muito!

[Eles vão embora. Volte até 1F. Volte até o caminho dividido e agora siga ao sul até o final, onde está uma escada para 3F. Siga o caminho único até 4F. No extremo leste há 4 baús, contendo Trident, Main Gauche, Ice Shield (guardado por monstros) e Giant’s Helm.
Agora pegue a escada central do andar e estará no 3F, depois em 5F. Esse andar é cheio de inimigos impedindo o caminho, e não saem do lugar mesmo vencê-los em uma luta. Primeiro siga ao norte, então sul, depois leste, norte novamente até o topo, então oeste até onde puder. Eventualmente chegará até a sala no centro do andar.
Esse é o motor. Use Sunfire nele para destruí-lo.]

Cavaleiro Negro: O que vocês fizeram? O motor!
Maria: Aquela voz…!
Firion: Não há tempo, Maria! O navio vai explodir a qualquer minuto! Nós temos de ir até a airship de Cid!

 

 

[Cid te leva de volta para Altair. Gordon logo sairá da equipe, então desequipe ele caso prefira. Vá ver o rei de Fynn.]

Rei de Fynn: Gordon… Minwu… E Firion… Eu tenho um último pedido para cada um de vocês… Por favor… escutem cuidadosamente… Gordon… Você ficou tão forte… Eu quero que você lidere o nosso exército! Faça tudo que puder para ajudar Hilda…
Gordon: Meu Senhor… Eu juro pela minha vida.
Rei de Fynn: Minwu… Você sabe da lenda… A lenda que fala de uma magia derradeira… Foi selada, e o selo pode apenas ser quebrado quando o mundo está em risco de destruição… Eu acredito que a hora chegou. Você concorda?
Minwu: Sim. A hora de quebrar o selo prendendo o tomo de Ultima chegou para nós!
Rei de Fynn: Firion… Eu quero que você vá para Deist, lar dos dragoons. Contaram-me que todos os dragoons foram mortos em um ataque pelo império. Ainda eu recuso-me a acreditar que não houveram sobreviventes em tão nobre grupo. Se nós vamos ficar contra o poder do império, eu estou convencido que nós precisamos dos dragoons e seus wyverns. Se vocês combinarem seus esforços… o dia de nossa vitória… irá chegar. Isso eu peço… a cada um de vocês! Tomem conta… de… Hilda…
Soldados: Sua Majestade!
[Ele morre.]
Gordon: Nós devemos economizar nossas lágrimas para outra hora. Nós devemos cumprir os últimos desejos do rei. Cada um de nós tem suas missões… Não vamos deixá-las sem ser realizadas!

 

 

Falas dos rebeldes:
– Nós perdemos nosso rei…
Hilda: Hee hee…
– Sua Majestade… faleceu, não foi…
– Eu quero cavalgar um wyvern e voar pelo ar!
– Deist, vocês disseram? É um reino numa ilha localizada no mar ao leste das planícies de neve. Para chegar lá, você irão precisar tomar um navio de Paloom e velejar ao sul.

Gordon: Quando o imperador foi contra Deist pela primeira vez, nós consideramos o ataque como um mero conflito. Mas o imperador temia o poder dos Dragoons. Ele queria exterminá-los.
[Memorize Dragoons.]
Falando Dragoons para Gordon: Alguns dizem que os dragoons podem falar a língua dos Wyverns.
[Memorize Wyverns.]
Falando Wyverns para Gordon: Se você irem para Deist, vocês podem encontrar wyverns que ainda vivem. Um wyvern seria um aliado muito potente. Vocês devem visitar o porto de Paloom e buscar um barco para levá-los à Deist.

[Vá para Paloom e fale com a mulher na entrada.]

Marinheira: Vocês caras estão procurando por uma passagem para Deist, não é? Bem, este é seu dia de sorte! Acontece que meu navio estava para ir para Deist. Querem ir?
Maria: Isso não parece um pouco conveniente de mais, Firion?
Firion: Talvez sim, mas não há outros navios indo para Deist. Nós vamos ter de confiar nela.
Marinheira: Meu nome é Leila! Eu vou estar esperando lá fora da cidade por vocês. Nós iremos levantar âncoras logo que vocês estiverem prontos para ir.

[Pegue o navio ao leste de Pallom, que é o de Leila. No meio do mar vai haver uns eventos.]

 

 

Leila: Confiar em piratas não diz muito sobre o espaço que vocês tem entre os ouvidos. Nós vamos poupar suas vidas, mas suas coisas são nossas agora. O que é isso? É uma luta que estão querendo? Vocês realmente SÃO estúpidos. Peguem eles, meninos!

 

 

[Esses piratas são fáceis, não terá problema algum.]

Leila: Chega! Eu sei quando sou vencida. Vamos, então. Façam o que vocês iam fazer e terminem com isso.
[Eles conversam entre si.]
Leila: O que há com vocês? Vocês querem que lutemos contra o império JUNTOS!? Um bando de foras da lei como nós, lutando bem ao lado de tipos como vocês… Eu gosto do som disso! Para seus postos, meninos! Que seja Deist ou fronteira sangrenta do mundo, nós iremos te levar lá!

[Leila entra na equipe e agora tem um barco. Deist é uma ilha ao sudeste desse mar, precisará passar por um estreito ao sudeste daqui para chegar também. Consulte o mapa se ficar perdido.]

 

Killer Fish

Pirate

Buccaneer

Sea Snake

 

DEIST

 

Itens encontrados: Unicorn Horn, Phoenix Down, Cottage, Eye Drops, Antidote, Cross, Mallet, Wing Sword, Saint’s Spirit, Sage’s Wisdom, Gold Needle, Stun Tome, Stop Tome, Curse Tome

[No centro da ilha está um castelo, entre nele. Fale com a criança em sua frente.]
Criança: Vão embora! Não se aproximem mais!

[Vá atrás dele.]
Criança: Eu vou contar para minha mãe!

[Siga para 2F, pegue Cottage no oeste. Siga ao leste e desça ao 1F. No oeste há uma sala cheia de baús, contendo Gold Needle, Sage’s Wisdom, Eye Drops, Antidote, Cross, Saint’s Spirit, Mallet e Wing Sword. Volte e siga ao sul, então entre na segunda sala da direita para esquerda. Aqui há 3 baús, contendo Stun Tome, Stop Tome e Curse Tome. Continue ao oeste até achar Unicorn Horn. Volte ao 2F. Siga o caminho até o extremo sul, até uma escada para 1F. Nessa pequena área há Phoenix Down. As demais salas estão vazias.
No centro de 2F estão aquela criança de antes e a mãe dele. Vá conversar com ambos.]

Criança: Qual é a grande idéia? Vocês não são os caras maus. Eu pensei que o império tinha mandado seus soldados atrás de nós de novo.
Falando Dragoons para ele: Quando eu crescer, eu quero ser um dragoon como meu pai era!
Falando Wyverns para ele: O wyvern está à direita daqui. Parece adormecido agora. Minha mãe disse que ele vai morrer logo, mas não é verdade, é?

Mãe da criança: Eu espero que meu filho não tenha causado a vocês qualquer problema. Se ele causou, eu me desculpo. Meu marido foi um dragoon. Os soldados imperiais mataram ele junto ao resto. Meu filho e eu somos os únicos que restaram. Na sala atrás de nós está o último wyvern sobrevivente. Parece estar querendo nos contar alguma coisa, mas eu não posso falar sua língua. Se nós tivéssemos um dos pendentes, nós iríamos ser capazes de entender… A caverna dos wyverns fica ao norte desse castelo. Aquela caverna pode ter um dos pendentes que permite-nos falar a linguagem dos Wyverns.
Falando Dragoons ou Wyverns para ela: Os Dragoons lutaram valentemente, mas o império não conhece honra. Eles envenenaram a água dos wyverns. Os wyverns pulsavam de dor até o último sopro deles parar… Com seus wyverns mortos, os Dragoons foram pegos um a um pelo império…

[O wyvern está na sala atrás deles.]
Wyvern: Sssss… Yraaa…

[Como não pode falar com Wyverns, precisa pegar o pendente que está na caverna ao norte. Saia do castelo e siga para a caverna.]

 

CAVERNA DE DEIST

 

Itens encontrados: 230 Gil, Pendant, Ether, Mythril Armor, Mage’s Staff, Mythril Helm, Mythril Gloves, Mythril Mirror, Mythril Shield, Acid Phial, Knight’s Armor, Saint’s Spirit, Sage’s Wisdom, Flame Bow

 

Stalactite

Ogre Chief

Revenant

Gigan Toad

 

Yellow Soul

Green Soul

 

[Primeira apenas irá pegar o Pendant para falar com o Wyvern, depois explorará a dungeon por completo. Apenas siga ao leste pegar 230 Gil, então no caminho mais ao leste do baú até uma escada. No outro andar examine os restos do wyvern no chão para achar um Pendant. Saia da caverna e volte ao castelo.]

Mãe da criança: Eu ouvi que os alcances mais baixos da caverna tem a Fonte da Vida, o lugar que wyverns usavam para nascimento.

[Vá falar com o Wyvern.]
Firion: Nós buscamos sua ajuda para destruir o império, nosso inimigo comum. Você irá nos ajudar?
Wyvern: O veneno do império já corre pelas minhas veias. Eu não irei escapar do destino que caiu em minha raça.
Falando Dragoons para Wyvern: Pouco antes da batalha com o império, um dragoon chamado Ricard saiu para procurar pela magia derradeira. Onde ele foi, eu não sei.
Falando Wyverns para Wyvern: Eu tenho um último pedido para fazer à vocês. Levem esse ovo até a caverna ao norte daqui e submerjam ele na Fonte da Vida. É o último ovo de wyvern restante. Se ele não for submergido na Fonte da Vida logo, ele irá pulsar e morrer.
[Receberá o ovo de wyvern.]
Wyvern: O ovo… O último dos wyverns… Levem-o para a Fonte da Vida… Eu imploro a vocês…

[Volte até a caverna de Deist. Siga até o sudoeste do andar, onde há uma escada para B2. Siga o caminho e logo verá um baú com Ether no sul. Continue até B3 e então B4.
Pegue o caminho noroeste até B5. Aqui há 4 baús, contendo Knight’s Armor (guardado por monstros), Saint’s Spirit, Sage’s Wisdom e Flame Bow. Volte tudo até B1, agora siga pela escada no sudeste.
No caminho dividido, vá ao sul para Mythril Helm e depois ao norte para Mythril Armor. Siga ao oeste, então no caminho sudoeste porque tem Mage’s Staff (guardado por monstros). Volte até o centro do caminho dividido e pegue o do sul no meio, que tem uma escada para B3.
Não atravesse a ponte pois irá cair. Siga ao norte para pegar Mythril Gloves e Mythril Mirror, então volte para B2. Siga pelo caminho noroeste até uma outra escada para B3.
Pegue Mythril Shield e siga ao norte sem passar pela ponte ao leste. Eventualmente chegará ao B4, onde tem Acid Phial e uma escada para B5. Nesse andar final há 4 portas, e a verdadeira é a terceira da esquerda para direita. Aqui está a Fonte da Vida.]

Guy: Chimera atrás do ovo!

 

 

[Terá de enfrentar um número variável de Chimeras agora. Basicamente terá de atacar fisicamente e proteger-se com magias. Após a luta, coloque o ovo na água e saia da caverna. Volte para Altair então.]

 

 

Falas dos sobreviventes em Deist:
– O w-wyvern… Está… morto…
– O último wyvern está morto. Mas o ovo que você colocou na fonte permanece. Algum dia ele irá chocar, e o wyvern irá difundir suas grandes asas e soar pelo céu para os rebeldes. Os wyverns não podem te agradecer pelo que fizeram, então permita-me fazer isso no lugar deles. Nós estamos… gratos… *soluço*

Falas dos rebeldes em Altair:
– O que está acontecendo com a princesa? Tudo que ela faz é rir quando eu falo com ela.
– O wyvern morreu, não foi…
– Eu peguei a princesa comendo eu rato, sério! Eu vi com meus próprios dois olhos!
– Príncipe Gordon se tornou um firme líder. Eu suponho que o tempo que ele passou com vocês é o responsável por isso.
– A princesa selou-se no quarto. Ela não ve ninguém.
– A princesa está agindo muito engraçado. Falem com ela e vejam vocês mesmos.
– Eu me preocupe e me preocupo, perguntando-me quando o império atacará novamente. Eu nem consigo dormir mais a noite.
– Leila, é? Bem-vinda ao exército de rebeldes.
– A atitude da princesa esteve muito estranha ultimamente. Talvez ela apenas esteja reagindo a morte do rei, mas ainda…
– Os dragoons… desapareceram? Eu não consigo acreditar!
– Cumpriram suas missões dadas, não é? Bom ver que voltaram inteiros.
Gordon: Hilda esteve agindo muito estranhamente. Eu tentei falar com ela e ela apenas ri. Poderia a morte do rei ter perturbado ela tão profundamente? Eu apenas não sei o que eu posso fazer para ajudá-la. Vocês tentariam falar com ela para mim?

[Vá falar com Hilda, e esteja pronto para um chefe. Também Leila logo sairá temporariamente da equipe, então desequipe ela caso prefira (mas terá de lutar contra o chefe sem equipamentos daí).]
Hilda: Firion… Há uma coisa que eu gostaria de discutir com você.
[Eles vão em frente, e Firion dá um sinal para os outros deixá-los sozinhos.]
Maria: Nós vamos estar esperando lá fora.
[Hilda deita na cama.]
Hilda: Venha a mim, Firion.
Firion: S-Sua Alteza…
Hilda: Por que você está parado aí? Eu não gosto de ser atormentada.
Firion: Um…
Hilda: Agora você é meu, Firion!
[Lamia se revela.]
Firion: O que você fez com a princesa!?
Leila: Não tão rápido, sua cobra miserável.

 

 

[Terá de lutar contra Lamia Queen. Basicamente só tem de atacar. O melhor dela é o ataque físico que, além de forte, causa sono.]

Firion: Leila… quanto daquilo você viu?
Leila: O bastante para saber que você não deveria baixar a guarda quando lida com jovens moças ardilosas, eu diria.
Guy: Onde verdadeira princesa?
[Um rebelde entra.]
Rebelde: Eu tenho notícias terríveis! Nós acabamos de ouvir que um torneio está sendo feito em Palamecia… e Princesa Hilda é o prêmio!
[Gordon entra.]
Gordon: Eu estou indo com você. Eu… Eu quero ajudar a resgatar Hilda.
Leila: Não se preocupe. Eu sei como você se sente, Capitão. Eu e meus meninos iremos arrumar seu exército. Eu comando um navio apertado. Não precisamos nos espremer.

[Gordon entra na equipe, e Leila sai. Precisa ir para Palamecia, que fica bem ao sul de Kashuan, ao lado de um enorme deserto. Pode usar a airship de Cid ou pegar um chocobo, assim sozinho com seu barco ao leste de Altair (porém há monstros meio fortes no deserto).]

Falas dos rebeldes em Altair:
– A princesa… uma impostora? Pergunto-me quanto tempo fazia isso.
– Parece que o próprio imperador vai assistir o torneio. Poderia ser nossa chance de derrotá-lo.
– Eu pensei que houvesse algo errado com a princesa. Mas uma cobra gigante? Eu não vi ela vindo.
– Indo encarar o inimigo no território deles, eh? Tente não ser morto! Eu posso ter falado muito de insignificância com vocês crianças, mas eu sempre gostei de vocês.
– Cuide-se, Príncipe Gordon.
– Você deve salvar a princesa!
– Há uma prisão abaixo do coliseu onde está havendo o torneio. Eu aposto que a princesa está sendo mantida lá.
– Eles estão dando nossa princesa como algum tipo de prêmio? Eu não posso suportar!
– Minwu ainda não voltou de Mysidia.
– Palamecia? Fica muito ao sul de Kashuan. Os monstros vivendo no Deserto Palameciano são fortes, então tenha cuidado!
– Oh, eu espero que a princesa esteja bem…
– Mesmo os dragoons não puderam contra o poder do império…
– Se a princesa é o prêmio do torneio, talvez eu devesse entrar… Quem estou enganando? Eu seria morta!

 

Antlion

Poison Toad

Land Ray

Wild Horn

 

COLISEU EM PALAMECIA

 

[Siga ao norte e logo verá o imperador. Será fechado e terá de lutar contra um Behemoth.]

O Imperador: Que vocês lutem bem esse dia! Para o vitorioso vai Hilda, princesa de Fynn!

 

 

[Ele tem bastante HP, mas apenas isso. Ataque e cure-se quando necessário.]

O Imperador: Nobremente lutou! Agora deixe-nos dar-lhe sua recompensa.
(Essa é nossa chance de matar o imperador!)
O Imperador: Aqui está sua recompensa. Uma recompensa que serve aos rebeldes, Firion!
[Imperador some, e 4 guardas aparecem.]
Cavaleiro Negro: Hmph. Joguem eles numa cela.

[Estará agora numa cela em B2 do Coliseu. Espere um pouco e Paul virá te salvar.]
Paul: Acabou as luzes! [Para o guarda.]
Paul: Isso é por resgatar nas minas. Eu paguei meus débitos. Agora saiam daqui antes de pegarem vocês novamente!
[Paul vai embora, e agora terá de sair da dungeon.]

Itens encontrados: Antidote, Ether, Elixir, Cottage

 

Death Flower

Parasite

Specter

Dual Deads

 

[Siga tudo ao leste, ignorando a porta, até um Antidote (guardado por monstros). Volte até o início e siga ao norte, então leste. A sala mais ao leste contém 3 baús, tendo Elixir, Ether e Cottage. Siga ao nordeste do andar e entre na sala para subir ao B1.
Dê a volta no andar, até a cela onde está Hilda, no nordeste. Liberte-a. Gordon vai sair da equipe, desequipe-o caso prefira.]

Firion: Princesa Hilda! Aguente, nós iremos tirá-la daí!
Gordon: Hilda, você está bem?
Hilda: Gordon? Eu nunca pensei ver você aqui…
Firion: Gordon, pegue a princesa e vá. Nós iremos distrair a atenção dos guardas enquanto vocês escapam.
Gordon: Obrigado, Firion. Tenham cuidado.

[Gordon sairá da equipe. Volte ao oeste, e então suba ao 1F. Saia do coliseu pelo caminho que entrou. Volte para Altair (com barco ou sozinho).]

Rebelde em Altair: O exército rebelde levantou-se! Nosso primeiro movimento será retomar o Castelo de Fynn. Príncipe Gordon e Princesa Hilda acampanharam perto de Fynn. Vocês deveriam seguir para lá imediatamente para dar uma mão à causa!

[Altair está vazia, todos foram para o acampamento. Siga para ele, está ao oeste de Gatrea.]

 

ACAMPAMENTO DOS REBELDES

 

Falas dos rebeldes:
– Nós vamos tomar de volta o castelo!
– Nós abrimos os portões do castelo! O inimigo está desorganizado. Agora é nossa chance!
Gordon: Você é o coração de nosso ataque. Enquanto nós seguramos as forças imperiais na baía, vocès irão então e matar o castelão.
Hilda: Firion! Maria! Guy! Eu devo minha vida a vocês. Parece que vocês merecem crédito por destruir a Dreadnought. Eu não sei como eu poderia agradecê-los o bastante.
Falando Wild Rose para Hilda: Não temam. Eu sou a verdadeira princesa. O que é isso? Eu poderia jurar que você estava corado.

 

CASTELO DE FYNN

 

Sorcerer

Wizard

 

Itens encontrados: 1000 Gil, 2000 Gil, 1000 Gil, Golden Armor, Golden Shield, Golden Cuirass, Werebuster, Aura Tome, Potion, Giant’s Gloves, Break Tome, Death Tome, Toad Tome

[Primeiro apenas siga ao norte e encontrará Leila. Ela entrará novamente na equipe.]

Leila: Vocês não podem ir fuçando por aqui em território inimigo sem mim!

[Tanto pode pegar todos os baús agora, ou só ir enfrentar o chefe e depois voltar para pegá-los sem lutas aleatórias. Vou seguir pelo caminho de pegar baús agora. Antes de subir as escadas, pegue 2000 Gil e 1000 Gil no nordeste, e 1000 Gil no noroeste. Vá ao sudoeste e suba até 3F.
Siga o caminho leste e pegue Death Tome, Toad Tome e Break Tome. Retorne ao 1F, então suba ao 2F pela escada central (onde estava Leila).
No oeste há Aura Tome e no leste há Potion, ambos guardados por monstros. Há paredes falsas em ambos os lados, levando até Werebuster e Giant´s Gloves. Suba ao 3F, então ao 4F. Aqui é a sala do trono, e terá de lutar contra um chefe.]

Gottos: Rebeldes… aqui!? Onde estão meus soldados? Não, não pode ser… Fui tudo um truque!

[Ele tem um ataque e defesa meio altos, mas nada preocupante. Se quiser, ele é fraco contra magias. Após derrotá-lo, Fynn estará normal novamente.]

Hilda: É bom finalmente voltar. Isso nunca teria sido possível sem termos trabalhado juntos. Eu agradeço vocês todos.

[Fale com Hilda e Gordon.]
Hilda: É bom finalmente voltar. Isso nunca teria sido possível sem termos trabalhado juntos. Mas uma coisa ainda me incomoda. Minwu foi para Mysidia, mas nós não ouvimos nada dele desde então. Dói-me pedir isso a vocês tão cedo após ganhar de volta nosso castelo… Poderiam ir para Mysidia?
[Memorize Mysidia.]
Falando Mysidia para Hilda: Mysidia é uma terra de magos. Sem a ajuda da magia deles, derrotar o império não será fácil. Eu ouvi que um feitiço, algumas vezes referido como magia derradeira, fica na Torre Mysidiana. Obtê-lo requer duas Masks.
[Memorize Masks.]
Falando Masks para Hilda: A White Mask descansa abaixo desse castelo. Você deve falar um encantamento para abrir a porta que leva abaixo. As palavras Ekmet Teloess foram passadas desde a antiguidade.
[Memorize Ekmet Teloess.]
Falando Ekmet Teloess para Hilda: Perdoem-me. Eu temo que não sei a localização da porta.
Gordon: Nós nunca teríamos retomado o Castelo de Fynn sem sua ajuda. Mas há um problema. Minwu ainda não voltou. Poderia ir para Mysidia descobrir o que aconteceu com ele?
Falando Mysidia para Gordon: Rumores dizem que a Torre Mysidiana guarda o Ultima Tome, um texto contendo a magia derradeira.
[Memorize Ultima Tome.]
Falando Masks para Gordon: Sem Sua Majestade, ninguém nesse castelo sabe melhor do que Hilda. Se ela não souber… Paul poderia saber. Ele sempre está chamando-se de maior ladrão do mundo, afinal.
Falando Ultima Tome para Gordon: Eu estou certo que iria provar-se muito valioso na luta contra o imperador.

[Saia do castelo e volte para a cidade. Agora as lojas estão acessíveis.]

Falas dos civis de Fynn:
– Nós nunca teríamos recapturado Fynn sem vocês. Obrigado!
– Vocês caras acabaram com o chefão, huh? Wow…
– Fynn é nossa de novo pelo menos. O emblema da rosa selvagem voa bem acima de Fynn mais uma vez!
– Ser capaz de viver aqui novamente é como um sonho virando verdade.
– Vocês já estiveram na casa de Paul? Ele certamente parecia adorar voltar para sua própria casa. Não é surpresa, mesmo. Ele provavelmente tem todos os tipos de tesouros roubados guardados lá.
– Não esqueça da parte que NÓS tivemos em tomar Fynn de volta.
– Nós podemos ter pegado Fynn de volta, mas a guerra ainda não acabou. A batalha decisiva será lutada assim que Minwu retornar de Mysidia.
– Eu nunca pensei ser capaz de voltar para Fynn em vida.

Loja de Armas de Fynn:
Werebuster – Uma maça com espinhos efetiva contra werebeasts.
Custo: 2000 Gil
Trident – Uma lança de três-pontas.
Custo: 3500 Gil
Wing Sword – Uma espada leve que fatia pelo ar.
Custo: 5000 Gil
Flame Bow – Um arco dançando com chamas.
Custo: 4000 Gil

Loja de Armaduras de Fynn:
Golden Shield – Escudo dourado resistente a veneno.
Custo: 700 Gil
Giant´s Helm – Um elmo contendo o poder dos gigantes.
Custo: 500 Gil
Golden Armor – Armadura dourada resistente a veneno.
Custo: 2000 Gil
Gold Cuirass – Um peitoral feito de ouro.
Custo: 1000 Gil

Loja de Magias de Fynn:
Dispel Tome – Remove barreiras mágicas protetivas.
Custo: 2000 Gil
Mini Tome – Encolhe inimigos.
Custo: 2000 Gil
Fog Tome – Inflige amnésia nos inimigos.
Custo: 2000 Gil
Slow Tome – Temporariamente reduz o número de ataques dos inimigos.
Custo: 2000 Gil

[Vá na casa de Paul, no sudoeste da cidade. Fale com ele.]
Paul: Firion, você velho diabo! Como você esteve?
Falando Ekmet Teloess para Paul: Se vocês precisam saber sobre as portas secretas no Castelo de Fynn, eu sou seu homem. Eu não suponho que vocês poderiam me contar o que está dentro daquela câmara secreta… Apenas curiosidade. Uma White Mask? Hmm, aquilo não parece particularmente valioso… Não, não estou interessado. Então eu acho que eu irei contar a vocês onde a porta está. Olhe no canto da câmara de audiência, à direita do trono. Então vocês são… colecionadores, também. Apenas por que vocês precisam de uma máscara como aquela, de qualquer jeito?

[Volte ao castelo, então na sala do trono. No canto nordeste está a passagem que Paul falou. Fale Ekmet Teloess nela e a passagem se abrirá.]

 

CASTELO DE FYNN (SUBTERRÂNEO)

 

Brain

Changer

Killer Mantis

Rhyos

 

Itens encontrados: Eye Drops, Clothes, Knife, Maiden’s Kiss, Potion, Ether, Spider’s Silk, Flame Shield, Hi-Potion, Power Staff, Flame Armor, Betrayal Fang, Orichalcum, White Mask

[Desça as escadas até 1F, então atravesse uma passagem secreta na parede leste. Estará na grama fora do castelo, então vá ao sul e entre por outra passagem até uma sala com Gold Armor, Gold Cuirass e Gold Shield. Volte tudo e desça de vez ao B1.
Ao sudeste há uma Knife, ao noroeste tem Eye Drops, ao leste tem Clothes e no nordeste as escadas para B2. Primeiro siga ao leste para um Ether, então ao oeste. No canto sudoeste há uma Potion e no canto noroeste Maiden’s Kiss. No nordeste a escada para B3.
No sudeste tem Hi-Potion, no sudoeste um Flame Shield, no noroeste Spider’s Web e logo abaixo desse último baú estão as escadas para B4. Siga o caminho único, então na primeira divisão siga para direita e pegue o Power Staff (guardado por monstros).
Volte e siga ao sul. Na próxima divisão, siga ao norte e nordeste para uma Flame Armor. Volte tudo e siga ao extremo sudeste, onde há Betrayal Fang e escadas para B5.
Siga pelas águas até o extremo leste, então suba ao norte para achar um baú. Ele tem uma Orichalcum, mas é guardado por Rhyos. Depois siga ao nordeste, onde haverão 6 portas. Da esquerda para direita, escolha a quinta porta. Aqui está a White Mask. Ao norte tem um teleportador para sair do castelo, assim não terá de voltar a pé.
Agora vá falar com Hilda antes de partir definitivamente para Mysidia.]

Hilda: Levem a White Mask com vocês para Mysidia, Os magos lá devem saber mais sobre seu propósito.
Gordon: O império esteve silencioso ultimamente. Mas eu não tenho dúvida que o imperador está fazendo sua nova trama enquanto falamos. Vocês devem achar o Ultima Tome o mais cedo possível. Nós estamos contando com vocês!

[Mysidia fica diretamente ao sudoeste de Altair. Veja o mapa para saber que caminho irá tomar. Os monstros do mapa por lá são mais fortes, então cuidado.]

 

MYSIDIA

 

Falas dos civis de Mysidia:
– Esta é Mysidia, reino de magos. Você certamente veio por um longo caminho até aqui.
– Nós temos muitos textos antigos na nossa cidade. Por favor aproveite-os o quanto precisar.
– Três artefatos protegem o selo na torre.
– Eu acredito nisso que vocês dizem. A hora de quebrar o selo da torre chegou a nós.
– Então vocês querem quebrar o selo da torre? Sim, eu concorco que essa é a hora… Nós não faremos nada para pará-los. Vocês devem primeiro colocar as duas máscaras, então viajar para a caverna que está em algum lugar nesse continente. Dentro vocês encontrarão um bastão de cristal, um artefato que vocês irão precisar se querem entrar na torre.
– Uma ilha bem pequena fica no meio do mar. Lá você irá achar a Black Mask, a White Mask é a contra-parte.
– Uma estátua de uma deusa está num templo abaixo da cidade. Ela olha pelos bastões de cristal.
– Algum tempo atrás, um feiticeiro chamado Minwu passou pela cidade no caminho para a torre. Você devem se apressar atrás dele.

Loja de Armas de Mysidia:
Power Staff – Um bastão feito para bater.
Custo: 8000 Gil
Flame Lance – Uma lança entrelaçada em chamas.
Custo: 15000 Gil
Ogrekiller – Um machado efetivo contra ogros.
Custo: 15000 Gil
Ice Bow – Um arco encrustado com gelo.
Custo: 5000 Gil

Loja de Armaduras de Mysidia:
Ice Shield – Escudo gélido resistente a fogo.
Custo: 5000 Gil
Knight’s Armor – Armadura dada apenas para cavaleiros.
Custo: 5000 Gil
Thief’s Gloves – Luvas que enriquecem agilidade.
Custo: 1000 Gil
Giant’s Gloves – Luvas que enriquecem força.
Custo: 1500 Gil

Loja de Magias de Mysidia:
Fire Tome – Causa dano de fogo.
Custo: 150 Gil
Thunder Tome – Causa dano de relâmpago.
Custo: 150 Gil
Blizzard Tome – Causa dano de gelo.
Custo: 150 Gil
Cure Tome – Restaura HP.
Custo: 100 Gil
Blink Tome – Cria uma imagem dupla, aumentando evasão.
Custo: 300 Gil
Protect Tome – Cria uma cortina mágica, aumentando defesa.
Custo: 300 Gil
Shell Tome – Envolve alvo em magia, aumentando defesa mágica.
Custo: 300 Gil
Barrier Tome – Levanta uma barreira para defender contra ataques especiais.
Custo: 5000 Gil
Wall Tome – Forma uma parede mágica, aumentando defesa mágica.
Custo: 5000 Gil
Swap Tome – Troca HP e MP com inimigos.
Custo: 5000 Gil
Holy Tome – Causa dano sagrado.
Custo: 20000 Gil
Life Tome – Revive um aliado com KO.
Custo: 1000 Gil
Sap Tome – Reduz MP dos inimigos.
Custo: 1000 Gil
Warp Tome – Bane inimigos para outra dimensão ou transporta equipe para andar anterior.
Custo: 1000 Gil
Teleport Tome – Bane inimigos para outra dimensão ou transporta equipe para fora de dungeons.
Custo: 1000 Gil
Fear Tome – Coloca medo nos corações inimigos, deixando-os com vontade de fugir.
Custo: 600 Gil
Basuna Tome – Cura status que desaparecem após o fim da batalha.
Custo: 600 Gil
Esuna Tome – Cura status.
Custo: 600 Gil
Silence Tome – Silencia inimigos.
Custo: 600 Gil

[No centro da cidade há uma escada, desça por ela até o subterrâneo. Aqui há uma estátua de deusa. Coloque a White Mask nela.]

 

 

[Seu próximo objetivo é a Black Mask, que está na Ilha Tropical. Essa ilha fica bem no meio do mar, ela é bem pequena. Pegue seu barco e procure no mapa por essa ilha. Siga para lá.]

 

ILHA TROPICAL

 

Red Mousse

 

Itens encontrados: Hi-Potion, Hi-Potion, Ether, Eye Drops, Spider’s Silk, Sleepgrass, Scourge Tome, Scourge Tome, Blind Tome, Blind Tome, Spider’s Silk, Garlic, Phoenix Down, 1000 Gil, Death Idol, Gaia Drum, Sleepgrass, Sleepgrass, Sleep Tome, Black Mask

[Comece indo ao sul até Eye Drops. Os caminhos nortes levam à duas Hi-Potions. Depois siga ao oeste. Na divisão de caminhos siga ao sul, então oeste para Ether. Volte para o norte, então siga oeste para pegar Spider’s Silk. Siga pelo caminho único do norte até B2.
Siga o caminho único até uma área aberta, com Sleepgrass no oeste. Vá ao leste e pegue Scourge Tome, então desça ao sul para pegar outro Scourge Tome e 2 Blind Tomes. Ao norte tem uma escada, mas não use ela ainda. Ao invés disso, volte até onde estava o primeiro baú do andar e desça pela escada no noroeste até B3.
Aqui tem um baú com Spider’s Silk. Siga ao B4 e então ao 1F. Chegará numa estranha espécie de vila. Os vestidos de vermelho vendem itens.]

Falas dos nativos:
– Ooooh, que cara estranha a sua. Por que não está usando máscara?
– Ooooh, o que nós temos aqui? De onde vocês vieram?
Black Mask nosso tesouro. Nós mantemos no fundo da caverna. Mantenha as mãos fora! Vocês não acham, então vocês não pegam. Kekeke!

Mercador na Ilha Tropical:
Demon Axe – Um machado de tamanho colossal.
Custo: 8000 Gil
Demon Spear – Uma lança que dilacera pelo ar.
Custo: 8000 Gil
Ruby Cuirass – Um peitoral pregado com rubis.
Custo: 500 Gil

[Depois disso volte até a escada no centro de 2F, e siga ao B3. Primeiro vá ao sul pegar Garlic, então volte para o outro caminho. Siga o caminho único até B4. Logo ao sul tem uma escada para B3, e por lá pegue Phoenix Down (guardado por monstros) então volte.
Vá ao leste e achará uma escada. Siga pelo caminho único aqui, passando por várias escadas e andares, até uma parte do B5. Aqui tem 3 baús, contendo 2 Sleepgrass e Gaia Drum (guardado por monstros). Volte tudo agora.
Siga ao norte, e meio que no nordeste há um baú com 1000 Gil. Vá ao oeste dele para o B5 com um baú contendo Death Idol, então volte. Agora pegue as escadas no leste para o B5 novamente.
Logo por perto já tem um baú com Sleep Tome. No oeste do andar há uma sala, entre nela. Aqui está a Black Mask, guardada por um monstro.]

Guy: Ele guarda máscara!

 

 

[Big Horns são fracos, será uma luta muito fácil.
Após vencê-los, pegue a Black Mask e siga ao norte para ser teleportado para fora da caverna na ilha. Agora siga para Mysidia. Compre o que quiser, cure-se, e então saia. Terá de seguir para a caverna que fica ao leste daqui, no meio de um círculo de montanhas.]

CAVERNA DE MYSIDIA

 

Itens encontrados: Black Garb, Gold Hairpin, Power Staff, Flame Lance, Ice Bow, Ogrekiller, Potion, Phoenix Down, Bell of Silence, Gold Needle, Hi-Potion, Ether, Potion, Mini Tome, Drain Tome, Drain Tome, Osmose Tome, Crystal Rod

 

Ghost

Cockatrice

Flying Ray

Malboro

 

Malboro Terra

Black Flan

Bomb

 

[Comece indo todo caminho ao oeste, então ao sul um pouco para um baú com Gold Hairpin. Volte pelo caminho que veio, então siga ao sul até um lugar com 4 caminhos. Pegue o leste para uma cova com Black Garb. Agora vá ao sudoeste do andar, onde achará uma cópia de Firion. Use a Black Mask nele para sumir. Siga em frente até B2.
Comece seguindo ao nordeste para pegar um Power Staff numa cova. Saia da cova, e siga ao leste. Há uma parede secreta que dá acesso ao baú no extremo nordeste, contendo Flame Lance, então basta ir contra as paredes para achar. No sudoeste do andar está uma sala com as escadas para B3.
Saia da cova que começou e siga ao oeste. Há uma parede secreta que leva a um Ice Bow no extremo noroeste, apenas terá de checar por perto. Depois vá ao leste e um pouco ao sul até uma cova com Ogrekiller (guardado por monstros). Siga pelo caminho único no sudoeste até B4.
Siga o caminho único até uma escada, então suba e siga ao norte até logo achar um baú com Potion. Ao oeste tem 3 portas. A porta do meio contém Phoenix Down, Bell of Silence e Gold Needle. No sudeste do andar está a saída, as escadas para B5.
Logo ao leste há um Drain Tome guardado por monstros. Vá ao sul e leste até o corredor um pouco ao nordeste. Nessa parede oeste há uma passagem secreta para a cova cheia de baús, apenas cheque por ela. Os baús contém Mini Tome, Potion, Ether e 2 Hi-Potion. Saia dessa cova e siga ao oeste. No extremo noroeste está uma sala com Osmose Tome, Drain Tome e Crystal Rod (o que estava procurando na dungeon).
Agora só terá de sair, podendo ser com Warp ou a pé mesmo.
Volte para Mysidia curar-se caso seja necessário. Agora poderá entrar na Torre de Mysidia, que fica ao norte da cidade de Mysidia. Está numa ilha no meio do mar, então use o barco para chegar lá. Antes de chegar perto, desequipe Leila pois ela não voltará mais.]

 

 

LEVIATHAN

 

[Um redemoinho irá engolir o barco. Leila sumiu. Eles estão dentro de Leviathan!]

Firion: Onde nós estamos? Leila!? Leila está faltando!

 

Bolt Fish

Sea Dragon

Manta Ray

 

Itens encontrados: Twist Headband, Power Vest, Power Armlet, Gaia Blade, Diamond Shield

[Pisar nesse líquido amarelo faz perder 1 HP, mas não chega a matar, apenas vai enfraquecendo. Siga o caminho único, pegando Twist Headband e Power Vest por ele, até 2F.
Aqui há uma espécie de vila, onde moram os que foram engolidos por Leviathan também. Há um Power Armlet por perto. Fale com o dragoon na esquerda.]

Ricard: Novos aqui, eh? Então, quem são vocês?
Falando Dragoon para Ricard: Como problema de fato… Eu sou um dragoon. O que? Os dragoons e os wyverns foram todos destruídos? Isso é absurdo!
Falando Wyverns para Ricard: Wyverns? O que tem eles? O que há com vocês caras?
Falando Mysidia para Ricard: Eu estive em Mysidia. Uma cidade cheia de magos.
Falando Ultima Tome para Ricard: Onde você ouviu sobre isso!?
Mostrando Crystal Rod para Ricard: Então vocês caras foram atrás do Ultima Tome, também, quando foram engolidos. Bem, já que nós estamos procurando pela mesma coisa, nós podemos formar uma equipe. Há um barco em frente, mas há também um monstro forte no nosso caminho. Quem sabe? Juntos, nós podemos ser capazes de acabar com ele.
[Ricard entra na equipe.]

Falas dos sobreviventes:
– Nós estamos dentro do estômago de Leviathan…
– Leviathan nos engoliu todos.
– Bem, isso é bem ótimo, não é? Nós estamos para viver o resto de nossas vidas aqui?
– Nada disso teria acontecido para nós se não fosse por aquele velho e seu estúpido crystal rod!
– Dez anos eu estive vivendo aqui… Não há como sair, eu tenho certeza. Quanto mais rápido vocês desistirem e aceitar, mais fácil será para vocês.
– Leviathan é uma besta que protege o selo da torre. Parece que ele engole qualquer um com crystal rod. Viu? Eu tenho um crystal rod bem aqui!
– Bem quando Leviathan abre sua boca, há um segundo quando nós podemos escapar, mas há muitos monstros.
– Nós fomos engolidos inteiros!

[No noroeste está o caminho para 3F. Novamente um caminho linear. Pegue Diamond Shield (guardado por monstros) e Gaia Blade. No oeste está um chefe.]

Ricard: Aqui ele está, uma roundworm! Passamos por essa coisa e nós podemos dar o fora naquele barco!

 

 

[Não é difícil, apenas ataque esse chefe. Use algumas magias para melhorar seu ataque e defesa caso prefira, mas não chega a ser necessário.
Após vencer, entre no barco. Agora pode voltar a alguma cidade caso precise curar-se, pois a Torre Mysidiana é uma dungeon bem grande e longa. Assim que estiver pronto, use Crystal Rod para entrar nela.]

 

TORRE MYSIDIANA

 

Itens encontrados: Staff, White Robe, Staff, Ether, Flame Shield, Flame Lance, Flame Bow, Flame Helm, Flame Sword, Flame Armor, Ice Shield, Ice Armor, Ice Gloves, Ice Lance, Ice Brand, Unicorn Horn, Hermes’ Shoes, Spider’s Silk, Flare Tome, Cross, Hourglass, Black Robe, Elixir, Wizard’s Staff

 

Devil’s Blossom

Werewolf

Imp

Basilisk

 

Vampire Girl

 

[Aqui há 4 baús. Tem um Staff no noroeste, outro Staff no nordeste, um Ether no leste e um White Robe no norte. Para esse último terá de usar uma passagem secreta no leste. No centro do andar estão as escadas para 2F.
Comece pelo caminho nordeste para pegar Flame Bow e Flame Lance. Volte e agora pegue o caminho sudoeste então norte para Flame Shield. Agora siga totalmente ao sul para o caminho que leva até as escadas para 3F.
Pisar na lava te faz perder 1 HP. Aqui há 4 portas, pegue a na extrema esquerda. Siga o caminho na lava, então vá ao extremo leste, onde tem uma Flame Sword. Volte ao centro e suba as escadas. No noroeste tem Flame Helm e no nordeste tem Flame Armor. Volte e siga pela porta no centro. Fale com o mago para uma luta de chefe.]

Mago: Vocês fizeram um bom progresso… mas vocês devem derrotar-me se desejam continuar a subir!

 

 

[Basicamente só precisa atacar. Se tiver Ogrekiller, será rápido. Se quiser usar magias, use de gelo.
Suba as escadas para 4F. Pegue Ice Shield no noroeste, então suba as escadas sul para 5F. Pegue a Ice Lance e volte ao 4F. Siga ao sul, então leste para Ice Gloves. Também pegue a Ice Armor mais em frente. As escadas para 5F estão no canto nordeste.
Aqui é um caminho linear. No caminho achará um baú com Ice Brand. Entre na porta que ver e fale com o mago.]

Mago: Vocês fizeram um bom progresso… mas vocês devem derrotar-me se desejam continuar a subir!

 

 

[Use praticamente a mesma estratégia do Fire Gigas, só que se quiser usar magia use as de fogo.
Siga em frente para 6F. Primeiro siga tudo à direita para pegar um Elixir. Volte e pegue o caminho sul, então totalmente para o extremo leste. Siga até o sudoeste do andar, onde haverá Wizard’s Staff e uma porta com as escadas para 7F.
Primeiro vá ao leste para Spider’s Silk, então ao nordeste para Hermes’ Shoes, depois ao oeste para Unicorn Horn. No canto noroeste está a porta para o próximo mago.]

Mago: Vocês fizeram um bom progresso… mas vocês devem derrotar-me se desejam continuar a subir!

 

 

[Essa é uma luta difícil para muitos. Ele é bem forte e resistente. Uma estratégia bastante usada é só atacar e reviver quando alguém morrer, porque o Thunder Gigas só ataca um personagem por vez. Também pode usar magias de defesa caso prefira.
Suba para 8F. No corredor, pegue o quarto caminho na direita para um baú com Flare Tome (guardado por monstros). No terceiro caminho da direita estão as escadas para 9F.
Siga ao norte para um Hourglass, então ao sudoeste para Cross. Suba ao norte, e então siga para nordeste. Aqui tem um Black Robe, mas guardado por White Dragon.]

 

 

[Esse dragão tem muito HP, então a luta será demorada, mas não difícil. Cure e Life devem ser usados quando necessários.
Siga ao extremo leste, onde haverão 4 portas. Da esquerda para direita pegue a segunda. Suba para 10F. Aqui verá Minwu, fale com ele.]

Minwu: Eu estive esperando por você, Firion. Apesar de eu ter conseguido chegar até o selo, a magia prendendo ele parece ser extremente forte. Eu irei concentrar cada pedaço de poder que eu tenho na porta. Se for o bastante, o selo deve ser quebrado. Todos, afastem-se.
[O selo é quebrado, e Minwu cai.]
Maria: Minwu!
Minwu: Vão… pela porta. Vocês devem… pegar Ultima. Não entristeçam… Este… este era meu destino…
Firion: Minwu!

[Ele morre. Siga pela porta ao norte. Nessa sala há 5 orbes, sendo a central o Ultima Tome. Antes de pegá-lo, pegue as outras 4 orbes. Elas dão um aumento em seus stats (aleatoriamente).]

O cristal responde: Eu concedo a ti o poder das chamas incandescentes. Sua força sobe!
O cristal responde: Eu concedo a ti a quieta solidão da terra. Seu espírito sobe!
O cristal responde: Eu concedo a ti a agilidade do sopro do vento. Sua agilidade sobe!
O cristal responde: Eu concedo a ti a claridade brilhante da água. Sua inteligência sobe!

[Agora pegue a orbe dourada no centro.]
O cristal responde: Eu concedo a ti a magia derradeira. Recebe Ultima Tome!

[Use o teleporte acima para sair da torre. Agora o mundo terá mudado, haverão lutas aleatórias diferentes e mais difíceis. Também algumas cidades foram destruídas pelo império. Siga para Fynn.]

 

FYNN

 

Falas dos civis de Fynn:
– Todos estão mortos…
– Um ciclone aparece do nada e começou a sugar pessoas nele. Foi horrível… Do jeito que movia-se, parecia estar com consciência.
Paul: Mesmo se nós tivéssemos um exército de vocês, não iria nos ajudar dessa vez. Como nós podemos lutar contra um ciclone?
– Altair… Poft… Elas foram todas destruídas pelo ciclone do imperador.
– Se o ciclone atacar Fynn de novo, nós não teremos chance.
– Nós estamos completamente sem poder nas máos da magia do imperador?
– Se o imperador pode criar um ciclone como aquele, não há limite para seu poder.
– Vocês não acham que o imperador poderia estar dentro do ciclone, não é?
– Tentar entrar no ciclone seria suicídio. Vocês ficariam em pedaços!

Gordon: A magia derradeira está em nossas mãos, mas o que de bom faz a nós? O Ciclone irá nos matar antes de termos chance de usá-la.
[Memorize Cyclone.]
Falando Cyclone para Gordon: A não ser que tenhamos asas e pudermos voar, eu não vejo como nós podemos ter uma chance de entrar no ciclone.

Leila: Quando a tempestade apareceu e o navio afundou, eu me separei de vocês. Eu pensei que vocês estivessem mortos com certeza. É bom estar errada agora e de novo!

Hilda: A magia suja do imperador pode controlar até mesmo os ventos… Poft, Paloom, Altair, Gatrea… todas foram destruídas, uma após a outra. E agora o Ciclone está seguindo para Fynn…
Falando Cyclone para Hilda: O próprio imperador está controlando o ciclone, eu não tenho dúvida.
Falando Wyverns para Hilda: A muito tempo atrás, nós chamávamos os wyverns refletindo a luz de um pendente no espelho do castelo.

[Volte até o 1F do castelo, e então vá ao oeste para a escada. Suba até 3F e siga ao norte até o espelho. Use o Pendant no espelho, e então verá que o ovo de wyvern rachou e o wyvern está vindo para Fynn.]

 

 

[Vá para a cidade, e fale com Paul.]

Falando Cyclone para Paul: Vocês estão planejando ir DENTRO daquela coisa!? Vocês percebem que estão bem loucos… Vou te contar uma coisa. Eu estive guardando algumas coisas, e eu quero que vocês fiquem com elas. Vão na parede perto da minha cama!

[Faça o que ele disse, e achará uma passagem secreta com muitos baús. Pegue Black Garb, Ruby Cuirass, Thief’s Gloves, Gold Cuirass, Elixir, Gold Hairpin, Silver Cuirass e Blood Sword. Saia da cidade e vá em direção ao ciclone no norte quando estiver pronto.]

 

CICLONE

 

Itens encontrados: Ripper, Poison Axe, Diamond Gloves, Diamond Helm, Diamond Armor, Defender, Wind Flute

 

Eyemoeba

Vampire Lady

Royal Guard

Lamia

 

Wood Golem

 

[Siga em frente e suba na primeira escada que ver (as da direita). No 2F pegue Ripper, no 3F pegue Poison Axe, então volte para 1F. Agora suba para 3F pelas escadas na esquerda.
Quanto estiver em 3F, suba as primeiras escadas que ver. No 4F pegue Diamond Helm no leste e Diamond Gloves no oeste, então volte para 3F. Continue e suba as próximas escadas para 4F.
Siga para direita, então verá duas escadas para 5F. Pegue a da esquerda primeiro. Siga ao sul (o chão com eletricidade leva até 6F, mas é uma parte vazia) e pegue Defender e Diamond Armor (guardada por monstros). Volte para 4F, e pegue a escada no direita. Então apenas siga para 6F.
Siga para direita e para cima. Verá um baú perto das escadas para 7F. Ele contém uma Wind Flute, mas é guardada por um Green Dragon.]

 

 

[Se usar Blood Sword, a luta termina facilmente. Se não quiser essa “trapaça”, basta atacar e proteger-se com magias.
Continue para 7F. O imperador está no trono, fale com ele para batalhar.]

O Imperador: Então, vocês reviveram os wyverns e agora… aqui vocês estão. Porém ainda são meros insetos, insignificantes até mesmo de serem esmagados pelo meu pé. Adeus.
[Luta contra alguns cavaleiros.]
O Imperador: Então vocês tem alguma habilidade afinal. Vamos ver como conseguem lidar contra isso…
[Outra luta contra alguns cavaleiros.]
O Imperador: Bem extraordinário, sério. Parece que eu subestimei vocês. Vocês devem considerar o que eu vou fazer como uma grande honra… Eu devo matar vocês pessoalmente!

 

 

[Mesmo com Golems e cavaleiros, o imperador ainda é fácil. Se usar Blood Sword, será mais fácil ainda.]

O Imperador: Não! Eu… NÃO… IREI… MORRER!
Firion: Acabou… Nós devemos voltar para Fynn. Eles estão esperando!

[Em Fynn…]
Hilda: Pelos seus esforços, nós finalmente derrotamos o imperador. Obrigada. O mundo estava cercado em escuridão, mas agora a luz da paz brilha mais uma vez. Firion, Maria, Guy, Ricard… O que mais podemos pedir a vocês? Os contos de sua bravura irão ser passados por gerações. Agora, vamos celebrar. Muitos vieram esperando ver os heróis que trouxeram abaixo o imperador… Eu não iria querer desapontá-los.

[Há uma celebração, e estão dançando.]

 

 

Soldado: Minhas senhoras, meus senhores… O Cavaleiro Negro, Leon, declarou-se imperador! Ele está reorganizando… o Império Palameciano. Ele irá mandar tropas. Ele irá… Ele irá… matar nós todos… Ungh…
[Soldado morre.]
Hilda: Não pode ser!
Gordon: Leon…

[Precisa ir para o castelo de Palamecia, derrotar Leon que agora é o novo imperador.]
Hilda: Leon? O Cavaleiro Negro? Mas eu pensei que ele era seu amigo. Seu… irmão.
Maria: Eu irei até ele. Eu irei fazer ele entender… Ele pode estar agindo por um feitiço do imperador. Eu sei!
Hilda: Se ele ascendeu o trono do imperador, há apenas um lugar que ele pode estar: Palamecia.
[Memorize Palamecia.]
Falando Palamecia para Hilda: Castelo de Palamecia é uma fortaleza situada bem alta nas montanhas. Não pode ser aproximada a pé.

Leila: O Cavaleiro Negro foi e clamou o trono para ele mesmo.
Falando Palamecia para Leila: Paul está sempre dizendo que entrou naquele lugar. Ele irá te contar como se dar-lhe uma chance. Bem, melhor que nada, mesmo.

Gordon: Leon, o Cavaleiro Negro… Vocês realmente acham que podem lutar contra o irmão de Maria?
Firion: Essa é nossa batalha… Você tem de deixar-nos terminá-la.
Gordon: Eu tinha um precentimento que iriam dizer isso… Apenas tenham certeza de voltar.
Falando Palamecia para Gordon: É uma fortaleza impregnável. Felizmente, Paul não conhece o significado da palavra. Eu ouvi que ele entrou lá.

[Vá na cidade, na casa com Paul.]

Paul: Assim que colocam o imperador para fora de nosso cabelo… O Cavaleiro Negro tem de ir e piolhar as coisas de novo.

Cid: Aquele ciclone realmente fez um… um número na minha costa em Paloom. Ooh! Meu corpo não está sendo muito bondoso com a idéia de mover-me por aí.
[Cid deita na cama.]
Guy: Cid okay?
Cid: Eu sou uma complicação é… o que eu sou. Mas minha airship conseguiu sair sem um arranhão. Eu quero entregá-la… a vocês… Isso é EMPRESTAR… ouviram? Eu vou querer ela… de volta. Vocês tem de tomar conta… dela…
Firion: Cid? Cid, não! Aguente!
[Cid morre.]

Paul: Aquele era o desejo de morte do Cid, vocês sabem… Ele sabia que estava morrendo, e ele estava pronto. Ele planejou dar a vocês sua airship quando o tempo chegou. Ele amava aquele barco com todo coração… e ele confiou ele a vocês. Pensem sobre isso…
Falando Palamecia para Paul: A vez que eu invadi o castelo, eu usei uma pipa para aterrisar no telhado. A única maneira de entrar é pelo céu… O céu! Se há uma hora certa para usar o presente final de Cid para vocês, eu diria que é agora, não acham?

[A airship está nas ruínas de Poft. Pegue e vá para Palamecia. Aterrise no telhado para entrar no castelo.]

 

Scissorjaws

Sand Worm

CASTELO DE PALAMECIA

 

Itens encontrados: Diamond Cuirass, Garlic, Hourglass, Buckler, Ether, Thunder Spear, Healing Staff, Mage’s Staff, Wizard’s Staff, Sleepgrass, Saint’s Spirit, Sun Blade, Hellfire, Wind Flute, Elixir, Elixir, Elixir

 

Skull

General

Black Knight

 

Stone Golem

Imperial Shadow

 

[Começará no telhado (7F). Siga e cairá numa armadilha, indo ao 1F. Agora terá de subir ao 8F normalmente. Desça e pegue Diamond Cuirass. Volte e siga para direita, ignorando um caminho no meio. Desça e pegue o caminho na esquerda, então suba para 2F. Aqui pegue Hourglass, então saia. Desça e siga tudo ao oeste até um Garlic. Volte para direita e suba no caminho que tem no meio, indo ao 2F.
Primeiro desça para um Ether, então suba e pegue Buckle no caminho para 3F. Aqui siga ao norte, então oeste e sul para uma Thunder Spear (guardada por Imperial Shadow). Volte para o norte, então siga tudo ao leste e depois sul para 4F.
Siga e pegue Sleepgrass e Saint’s Spirit no sul e oeste. Agora siga ao norte e então oeste para uma sala com 3 baús, contendo Mage’s Staff, Healing Staff e Wizard’s Staff. Volte tudo e pegue o caminho leste para 5F.
Siga o caminho oeste aqui, até o 6F onde tem Sun Blade (guardado por monstros). Continue para leste até 7F e numa sala pegue 3 Elixirs aqui. Volte até 5F e pegue o caminho da direita agora.
Em 6F e 7F não tem mais itens, apenas siga direto até 8F. Primeiro siga ao extremo oeste e depois ao norte para pegar Hellfire e Wind Flute. Então volte e caminhe pelo tapete até achar Leon.]

Leon: Eu esperava que você viesse, Firion! Você realmente acha que pode matar-me?
Maria: Parem! Vocês dois! Por que você insiste em lutar, Leon?
Leon: Palavras fracas, de uma fraca. Você sabe quem domina o mundo? Poder. Puro poder! O trono imperial é meu! Os fracos não podem sobreviver sem os fortes controlando-os! Quantas vidas os rebeldes tiraram quando eles escolheram opor-se ao império?
[Do nada, há um brilho no trono. Há um demônio nele.]
O Imperador: Desilusões de grandeza não cabem a você, Leon. Apesar de eu achar o seu pensamento como imperador quase deliciosamente absurdo, ele termina agora. Este mundo pode apenas ter um imperador, e eu estou ele!
Leon: Você está vivo? O que é você!? Não que isso importe. O império é meu agora, e eu não tenho intenção de entregá-lo!
[Imperador invaca sombras.]
O Imperador: O império? Ha! Eu não tenho necessidade de tais trunfos agora. Todo o mundo deve cair pela minha mão e os poderes que eu ganhei no Inferno. E seu sangue irá ser o primeiro a derramar!
[Sombras avançam.]
Ricard: Chamem o wyvern! Vocês podem usá-lo para escapar!
Firion: Ricard, o que você está fazendo!?
Ricard: Você pode ter alguns problemas para derramar o sangue de Ricard Highwind, último dos dragoons!
O Imperador: Inseto patético! Eu irei adorar fazer você arrepender-se dessas palavras!
Ricard: Que os espíritos dos dragoons entreguem-me suas forças…
Maria: Ricard!
[Wyvern te salva.]

 

 

[De volta no castelo de Fynn, agora sem Ricard…]
Hilda: Firion! O que aconteceu? Você… Você é o Cavaleiro Negro! É melhor vocês começarem a explicar.
Firion: O imperador levantou-se do Inferno…
Maria: Ricard… Ricard morreu para nós podermos escapar. Josef… Minwu… Cid… Ricard… Todos mortos… Eu não sei quanto mais eu posso aguentar.
Leon: Enquanto o imperador vive, mais irão morrer.
Firion: Leon… Princesa… Deixe Leon juntar-se a nós. Por favor…
Hilda: O Cavaleiro Negro! Um rebelde? … Eu deixo a decisão para vocês.
Maria: Leon! Vamos lutar contra o imperador juntos! Por favor!
Leon: Maria… Firion… Certo.

[Leon entra na equipe. Ele é o último quarto personagem, agora não trocará mais até o final. Volte para a sala do trono.]

Hilda: Uma vez, os monstros do Inferno entraram em nosso mundo. Eles entraram usado um caminho conhecido como Passagem de Jade.
[Memorize Jade Passage.]
Falando Jade Passage para Hilda: Eu ouvi que há um lugar em Mysidia conhecido por esse nome.

Leila: O imperador vendeu sua alma ao diabo.
Falando Jade Passage para Leila: Há um estreito ao leste de Mysidia. Aquela área inteira é o Mar de Jade.

Gordon: O castelo que apareceu na hora que o imperador ressucitou… Só pode ser Pandaemonium, a fortaleza do senhor do Inferno.
Falando Jade Passage para Gordon: Os mitos e contos de fadas de Kashuan falam de um pequeno lago em Mysidia. É dito que aqueles que entram no lago são levados ao Inferno…

[Há uma sidequest para fazer, e para isso precisará ir para Deist.]

Falas dos civis de Fynn:
– A alma do imperador voltou do Inferno…
– Então o dragoon morreu também… Tantas vidas perdidas… Eles tinham de morrer?
– A alma levantada do imperador deve ser destruída!
– Padaemonium é um castelo de ilusão. Sua forma aparece no nosso mundo, mas o verdadeiro castelo está no Inferno. Eu ouvi histórias de um lago que leva até o submundo, mas são apenas histórias.
– Castelo de Palamecia caiu em ruínas, e Pandaemonium levantou no seu lugar. O imperador deve estar lá.
– Eu nunca pensei ver o dia que Pandaemonium, o castelo flutuante do Inferno, iria aparecer no nosso mundo…
– O que vai acontecer? Eu estou assustado!
– O imperador levantou… Não há esperança!
Paul: Certo, dessa vez vocês estão indo ao Inferno!? Vocês devem ser os filhos mais estúpidos de uma – olha, apenas prometam-me que irão voltar seguros.

Falas dos sobreviventes em Deist:
– O que aconteceu com aquele homem dragoon? Ele vai voltar, certo?
– Ricard se foi, também, então… Ele era um… um nobre dragoon. Eu estou certa que ele estava… encantado que ele poderia… m-morrer em nome da honra.
Falando Dragoon para a mulher: Eu acho que nós iremos deixar Deist para trás e achar um novo lugar para viver. Há muitas memórias dolorosas dentro dessas paredes… Oh! Eu tinha que te agradecer por salvar o ovo de wyvern e por salvar-me a chance de ver Ricard uma última vez. É por isso que eu quero que vocês tenham isso. Era a possessão mais valiosa dos dragoons de Deist: Excalibur. Com Ricard morto, vocês devem ser aqueles a usar essa espada.
[Recebe Excalibur. Os dois vão embora de Deist.]

 

 

[Agora só resta ir para a Passagem de Jade e terminar tudo. Prepare-se e então siga para o leste de Mysidia. Verá um lago, entre nele.]

 

Mantis King

 

PASSAGEM DE JADE

 

Itens encontrados: Hellfire, Diamond Mace, Hellfire, Antarctic Wind, Cat Claws, Rune Axe, Yoichi’s Bow, Betrayal Fang, Dragon Armor, Aegis Shield, Holy Lance, Hi-Potion, Protect Ring, Elixir

 

Chimera Sphinx

Mega Parasite

Pit Fiend

Great Malboro

 

Salamander

Ice Lizard

Hecteyes

Abyss Worm

 

[Primeiro siga ao leste pela água até achar a Diamond Mace, a melhor maça. Volte e vá ao sudoeste do andar para pegar Hellfire. Agora no sudeste há uma porta com as escadas para B2.
Suba e pegue Hellfire. Siga para leste ignorando as portas e pegue Antarctic Wind. No sul está Cat’s Claws, a melhor adaga, mas está guardada por Blue Dragon.]

 

 

[Aqui aparecem dragões brancos e verdes aleatoriamente, então enfrentar esse azul não deve ser difícil.
Depois da luta siga ao leste e então norte para B3. O caminho é linear, apenas ignore as portas e passe pelas cachoeiras. Haverá um baú no caminho, ele contém Rune Axe, o melhor machado, mas é guardado por King Behemoth.]

 

 

[Ele tem bastante HP mas não é tão complicado quanto os dragões.
Continue em frente. Na última parte da cachoeira, há uma loja secreta de magias. Passe por trás da cachoeira e vai parar, então “converse”.]

Loja de Magias na Passagem de Jade:
Death Tome – Mata inimigos instantaneamente.
Custo: 10000 Gil
Berserk Tome – Temporariamente aumenta ataque.
Custo: 10000 Gil
Haste Tome – Temporariamente aumenta número de ataques.
Custo: 20000 Gil
Flare Tome – Causa uma reação de fusão para danificar inimigos.
Custo: 40000 Gil

[Continue para B4 pela porta na extrema direita. Suba para pegar Betrayal Fang e continue subindo até uma sala com 3 baús, contendo Holy Lance (melhor lança), Aeris Shield (melhor escudo) e Dragon Armor. Agora siga ao nordeste para um baú com Yoichi’s Bow, o melhor arco, que estará guardado por um Red Dragon.]

 

 

[Esse dragão é forte e tem bastante HP. A maneira mais fácil de vencer é com Blood Sword.
Agora siga ao sul e entra na porta do sudeste para B5. Pelo caminho linear pegue Hi-Potion, Protect Ring e Elixir. Eventualmente chegará ao B6, onde está o portal para o Pandaemonium.]

 

PANDAEMONIUM

 

Itens encontrados: Ether, Elixir, Genji Helm, Genji Gloves, Genji Armor, Ribbon, Sage’s Wisdom, Acid Phial, Hellfire, Masamune

 

Beast Demon

Zombie Borghen

Devil Wolf

Mantis Devil

 

Death Rider

Coeurl

 

Mythril Golem

Iron Giant

 

Firion: Esse é o castelo do Inferno… Pandaemonium!

[1F é linear, apenas siga até as escadas de 2F. Em 2F siga até uma divisão de caminhos, então continue ao norte para pegar Ether. Volte e siga o outro caminho para 3F.
Primeiro vá ao sul pegar um Elixir, então volte para o começo do andar e siga ao nordeste e leste. Na divisão entre norte e sul, pegue o sul e siga até o canto sudeste onde está o teleportador para 4F.
Aqui há 4 caminhos para tomar, cada um contendo itens importantes guardados por monstros/chefes. Comece pelo primeiro da esquerda.
Nesse 5F siga o caminho único até o canto noroeste, onde há um baú. O baú contém Genji Gloves, as melhores luvas, mas é guardado por Zombie Borghen (esse é o inferno afinal).
Borghen continua fraco. Só não use Blood Sword porque ele é um morto-vivo.
Após derrotá-lo, siga ao leste. No canto nordeste há um pilar único. Nessa área poderá encontrar em lutas aleatórias um Iron Giant, um monstro forte, mas bem raro de achar.
No canto leste dessa pequena área, há uma passagem secreta. Do outro lado está um baú com Masamune, a melhor espada e arma. Saia da área, e volte até 4F, onde há 4 portas. Agora pegue a segunda da esquerda para direita.
Siga o caminho único até um baú. Ele contém Genji Helm, o melhor elmo, mas é guardado por Tiamat.]

 

 

[Ele usa magias, e elas não são mais tão eficientes agora. Blood Sword, Excalibur e Masamune devem ser o bastante para derrotá-lo.
Volte para 4F, e pegue o caminho da extrema direita. Siga o caminho único aqui em 6F para um baú com Genji Armor, a melhor armadura. Ele é guardado por Beelzebub.]

 

 

[Blood Sword é a maneira mais fácil de vencer. Outra maneira é atacar e curar, o de sempre. E ele costuma bater em apenas um personagem de cada vez.
Volte para 4F e pegue a porta restante, a terceira da esquerda para direita, irá para 6F. Siga o caminho único novamente, até um baú. Ele contém Ribbon e é guardado por Astaroth.]

 

 

[Se derrotou os outros guardiões, esse não será muito difícil. Mas é o que tem mais HP de todos.
Continue em frente até uma divisão de caminhos. Pegue o da esquerda, pois o da direita não leva a nada. Eventualmente chegará no 4F. Continue o caminho único até 7F.
Achará um baú com Sage’s Wisdom no caminho. Continue o caminho até 8F. Nesse andar começará no sudoeste. No sudeste tem Hellfire, no noroeste tem Acid Phial, e no nordeste o portal para 9F.
Vá ao extremo sul, depois caminho para oeste e chegará no 10F.
10F é o andar final, a luta contra o imperador vai acontecer, e o tudo termina. Se quiser volte para curar-se, treinar, completar bestiário ou qualquer outra coisa que precise.]

O Imperador: Vocês desafiaram o interior do Inferno para chegar a mim. Mas a mão do homem, que lida com justiça falsa e amor separado, nunca poderá ter esperança de derrotar o senhor mestre do Inferno!

 

 

[Essa é a luta final contra o imperador. Com Blood Sword poderá vencer rápido e fácil, sempre foi a melhor estratégia para vencê-lo. Se não quiser usar Blood Sword, imediatamente coloque barreiras mágicas na equipe e comece a atacar com suas melhoras armas e magias (se tiver alguma boa). Ele tem 10000 HP e a luta pode demorar a acabar.]

O Imperador: Inacreditável… Derrotado por… insetos como vocês… não apenas uma vez, mas duas vezes! Quem… são… vocês? Ungaahhhh!

 

 

Firion: Está feito. Agora vamos sair daqui!
[Eles retornam para Fynn.]

Hilda: Está… está finalmente acabado, não é. Foi uma longa luta… Mas com o imperador morto, nós não temos mais nada a temer. Obrigada. De todo meu coração, eu agradeço vocês.
Gordon: Com a força combinada de Kashuan e Fynn, nós iremos construir um reino novo. Juntos, Princesa, nós iremos criar um reino ainda melhor do que o velho. Apesar de já ter sido um covarde, eu agora sou um novo homem. Eu tenho todos vocês para agradecer por isso. Vocês tem minha mais profunda gratidão. Eu estou certo que Scott está sorrindo para mim de cima.

 

 

Paul: Olhem para vocês. Vocês percebem o que fizeram? Como eu poderia roubar com o império acabado? Vocês me deixaram sem emprego! Eu acho que eu irei ter de começar a roubar de vocês. Melhor cuidarem de suas costas!
Leila: Você mostrou a eles, Firion! Você é certamente tudo que eu pensei! Se você algum dia pensar em tentar sua vida como pirata… O que? Isso não cai bem com você, Maria? Haha! Parece que sua próxima batalha já começou, Firion!
Nelly: Vocês conseguiram! Eu tenho certeza que meu pai está feliz para vocês também, lá em cima das nuvens. Eu vou trabalhar aqui, servindo a princesa. Eu apenas quero fazer tudo que puder para ajudar!
[Josef faz uma pequena aparição na frente deles.]
Firion: Josef?
Hilda: Nós devemos agora dedicar-nos na tarefa de restaurar o que foi perdido. Adeus. Palavras não podem expressar minha gratidão com vocês todos.
[Hilda, Gordon e Nelly saem de cena.]
Guy: Guerra finalmente acabou!
Firion: Sim.
Maria: Nós podemos viver em paz de novo. Juntos.
Firion:
Maria: Certo, Leon?
Leon: Para nós, não pode haver volta.
Maria: Mas… por que? Não vá! Firion, pare ele!
Firion: Maria… Leon está certo. Nós estivemos por muito. Eu não posso pará-lo. Não agora… Leon! Quando a hora chegar… nós iremos estar esperando.
[Leon vai embora. Cid, Minwu, Ricard e Josef aparecem atrás deles por pouco tempo.]
Firion: Bem, nós devemos ir, também. Este é apenas o começo!

 

 

A longa luta deles estava finalmente no fim.

 

O imperador… Pandaemonium…

 

Os monstros infectando o mundo…

 

Tudo desapareceu sem deixar traços.

 

Pessoas retornaram mais uma vez.

 

Os ferimentos da guerra iriam reestabelecer-se…

 

…e a memória daqueles dias atormentados iria desaparecer.

 

Mas uma coisa nunca irá ser esquecida…

 

…que um bando de jovens heróis uma vez salvou o mundou.

 

FINAL FANTASY II