Matérias

Clique em "Leia mais" para ler a matéria completa!



Fatos e curiosidades sobre Final Fantasy VII PDF Imprimir E-mail
Dom, 26 de Outubro de 2014 00:50

Escrito por Ernesto Albuquerque

Final Fantasy VII é como podemos dizer, um universo dentro do nosso próprio universo. Lendas, mitos, histórias, boatos, dentre outros, estão sempre permeando nossas cabeças para descobrir tudo sobre essa série que se não for a melhor é uma das melhores já vista pelos gamers apaixonados por RPG e bons jogos.

 
Coluna do Cidão - FãnBoys VS Anti Fãnboys PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:23

 

 
Os "Jobs" da Série Final Fantasy PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 20:57

 

Os “Jobs” da série Final Fantasy

Por: Anderson Webber (Kasuga).

Final Fantasy já esteve em várias épocas, medieval, algumas coisas mais futuristas como em FFVIII, mas em todos os jogos seus personagens exerciam “profissões”. Em alguns jogos temos claramente a distinção de qual “classe” pertence cada personagem, em outros jogos como FFVII, FFVIII, FFX não são tão explícitos, mas se sub-entende que cada personagem tenha sua “profissão”, os chamados “jobs”.

 
O Futuro de FF no Brasil! PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:21

"O futuro de Final Fantasy no Brasil"
"Pela primeira vez na história um jogo de Final Fantasy será lançado oficialmente aqui no Brasil. A Synergex trará FFVII: Crisis Core ao pais e muitos fãs questionam-se sobre a possibilidade de jogos em português e futuros lançamentos da série. A FF Brasil fez contato com a empresa e conversou com João Gabriel Albani, gerente de produtos da Synergex no Brasil. Que esclareceu as principais dúvidas dos fãs e discorreu um pouco sobre as possibilidades que aguardam Final Fantasy em nosso pais."

 

 

 

 

 
Tetsuya Nomura PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:19

O Homem por trás da Square-Enix


Por: Ernesto Albuquerque

Nascido em 10 de outubro de 1970, atualmente com 37 anos, Nomura antes de entrar na antiga Square esteve em uma escola vocacional destinada a criar arte para anúncios. No ano de 1992 a Squaresoft o contratou para trabalhar na parte gráfica do Final Fantasy V como design dos monstros. A empresa ao ver o bom desempenho dele contratou para a função de diretor gráfico em Final Fantasy VI no ano de 1994, muita pouca gente sabe mas os personagens Setzer e Shadow foram primeiramente idealizados por Nomura e mais tarde redesenhados por Yoshitaka Amano, o character design da sexta versão e de todas as anteriores.


 
Yoshitaka Amano PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:17

Yoshitaka Amano

Muita gente não gosta de seus trabalhos, mas a verdade é que, muito antes de Tetsuya Nomura ser o “queridinho” da Square Enix, Yoshitaka Amano era responsável pelos personagens da série Final Fantasy. Até o sexto capitulo de FF, Amano era responsável pelas ilustrações e todos os personagens. Além disso, não vive só de jogos, é reconhecido por seu trabalho em Vampire Hunter D (anime), Hutch the Honeybee e Gatchaman. Nos quadrinhos se destacou por Sandman: The Dream Hunters, Elektra and Wolverine: The Redeemer. Hoje em dia Yoshitaka Amano cuida da ilustração do logotipo da série FF, e também o desenho de algumas capas, como a expansão Treasures of Aht Urhgan de FFXI e a capa japonesa de FFIII DS.

Amano nasceu na cidade Shizuoka, no Japão; na adolescência já era fascinado por desenhar. Em 1967 ele começou a trabalhar para a Tatsunoko Productions , no departamento de animação onde foi introduzido ao “mundo” do anime. Seu primeiro projeto pago foi para Speed Racer. Trabalhou côo character design para animes como Time Broken, Gatchaman, Tekkaman, e Honey Bee.

 
Nobuo Uematsu PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:16

Nobuo Uematsu

Nascimento: 21 de Março de 1959
Cidade Natal: Kochi, Japão.
Gêneros: Eletrônico, New Age, Orquestrado.
Ocupação: compositor musical
Instrumentos: Teclado, Órgão, Piano, Violino.

Compositor japonês de músicas para video game, um dos mais conhecidos, e versáteis compositores da área. Ele compôs vários jogos para Square Co.,Ltd, atual Square Enix Co.,Ldt. A série Final Fantasy lhe rendeu reconhecimento mundial. Também trabalhou em jogos como Chrono Trigger, que também lhe rendeu um ótimo reconhecimento.

Nobuo Uematsu não é apenas um bom compositor. O fã assumido de Elton John conseguiu sua grande façanha já na época do NES com Final Fantasy I. Conseguiu fazer músicas simples que se consagrassem como melodias mesmo com a limitação de usar apenas três sons simultâneos, como a famosa “Prelude”: canção com harpa. Marca registrada da série. E a famosíssima e muito tocada nos celulares: Fanfare, a música de vitória das batalhas. Mais tarde com a chegada do Super Nes, que permitia usar oito sons simultaneamente, criou e aprimorou verdadeiras obras memoráveis. “Ária Mezzo Carattere”, por nome alguns não recordem, mas é a canção da opera de Final Fantasy VI. A música mais famosa entre os fãs é sem dúvida “One Winged Angel” música do combate final de FFVII cantada em Latim.

 
Square-Enix - Parte 2 (5 Anos) PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:18

Square Enix

Há cinco anos atrás, as duas maiores impressas no ramo de RPG, até então rivais, se juntaram em uma fusão que geraria a maior empresa de RPGs de todos os tempos: Square Enix. De repente tudo mudou, os fãs da Square ficaram chocados com a notícia, e os fãs da Enix também não conseguiam aceitar direito os fatos. O que aconteceria agora com jogos rivais como Dragon Quest e Final Fantasy? No entanto, com o tempo, todos foram se acostumando com os novos rumos da empresa, mas há sempre aqueles que preferem a antiga Square(soft) e aqueles que preferem apenas a antiga Enix.

Você talvez já saiba disso, mas a Enix em termos técnicos foi quem comprou a Square, e não o contrario, o que é o que a maioria pensa. Também as ações que a Sony possuía da Square na época se dissolveram com a fusão. Muita gente acredita até hoje que a mãe do Playstation tem uma fatia das empresas da Square Enix.

 

 
Square-Enix: Parte 01 PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 20:44

O passado, presente e o futuro de uma das maiores empresas de games.

 
Final Fantasy - Um Clássico PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:12

"Final fantasy: Um Clássico!"

Por : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Você já parou para jogar o primeiro Final Fantasy? FFI é certamente um clássico, deveria ser jogado por tudo que representa hoje em dia a série. Se não jogou o I, não tem problema, porque certamente FFVII você já teve o prazer de jogar, esse é sem dúvida um grande clássico do videogame de todos os tempos. Vejamos, o que é um clássico? Existem jogos que nascem clássicos? Final Fantasy XII já pode ser considerado um?

 
A Fantasia Perderá a Graça? PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:11

"A fantasia Perdera a Graça?"

Por : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Devo começar dizendo que não, isso não é uma matéria que fala mal de Final Fantasy, ou talvez não seja essa a pretensão. Aqueles que acompanham a série, hoje têm por volta de uma faixa etária nada infantil. Até por que, é difícil uma criança hoje ganhar um PS2 de aniversário. Muitos jogam a série a anos, mesmo quem começou com FF7, em 2007 fará 10 anos já. Final Fantasy como todos sabem é uma série que sempre se renova, de versão para versão. Novo mundo, novos personagens, nova e envolvente história, magias, armas. Tudo para que o jogador tenha um jogo novinho, totalmente “inédito” a cada versão. A pergunta que faço é, será que ainda tem graça?

 
Coluna do Cidão - Relacionamentos PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:25

 
Cadê o Conteúdo? PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 20:51

O assunto de agora é algo que vem me preocupando muito, ou talvez sempre tenha preocupado, não só a mim, mas a qualquer fã de Final Fantasy.

Os jogos são um tipo de entretenimento popular, talvez não tanto no Brasil, mas todos sabemos que FF tem muitos fãs aqui, seja aqueles que pararam de jogar no IX, seja o que acompanham a série até agora não perdendo um jogo. Quando uma franquia fica tão popular, é comum que cada vez mais cresça e surjam comunidades, amigos, pessoas, fóruns relacionados ao assunto. Muitas pessoas, bastantes fãs. Quando você chega em um fórum brasileiro movimentado, com vários tópicos, muitos usuários, logo pensa: ótimo, é agora que eu achei pessoas pra conversar sobre meu jogo favorito. Mas a “fantasia” acaba no momento em que você começa a ler cada tópico do fórum, e o que era alegria se transforma muitas vezes em um pesadelo que pode ser muito frustrante.

 
Fã ou Fanatismo? PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 20:49

 
Previews Games 2008 - 2009 PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 21:15

"Qual Escolher ?!?"

Por : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Com o lançamento do Playstation 3 e Nintendo Wii no último novembro, a nova geração de videogames está completa. Os três novos consoles, PS3, Wii e Xbox360 estão competindo pelo primeiro lugar, e no meio dessa guerra estão os fãs de Final Fantasy, fãs da Square-Enix ou simplesmente amantes de RPG em geral. A Square-Enix prometeu suporte a todas as plataformas dessa geração. Em um mundo onde todos dizem que concorrência é bom, por que quem saí “ganhando” somos nós (doce ilusão), devido a concorrência, e por todos quererem uma fatia do bolo, a produtora de Final Fantasy dividiu-se em três consoles, ou melhor, em 5, pois PSP e Nintendo DS não param de mostrar as caras como suplemento essencial para a nova geração. Cinco consoles para jogar seus jogos favoritos, ótimo, se você mora no Japão ou EUA, péssimo se você mora no Brasil. Levando em consideração o alto preço dos consoles nesse país, muitos de nós temos que ficar com apenas 1 dos consoles. Isso na melhor das hipóteses, pois tem gente que mesmo hoje sonha em ter seu PS2 para jogar aquele FFX de 2001, é a realidade. Mesmo com os preços reduzidos um PS2 ainda custa seus 500-600 reais, não é pra qualquer um, quem diria então PS3 em média 4 mil reais, Wii 2 mil e Xbox360 (importado 1500) versão brasileira por 3000. Nintendo DS e PSP começam a ter preços mais módicos agora, mas ainda assim são mais caros que um PS2 muitas vezes. Mas com toda essa transição de consoles, aonde os fãs de FF vão parar? Qual escolher?