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Dom, 22 de Agosto de 2010 22:43

Blitzball

Blitzball é o minigame máximo do jogo, como as cartas nos dois FF anteriores, dessa vez muito mais interativo que os anteriores. Blitzball é uma mistura de Handebol e Futebol Americano dentro da água. São duas equipes de 6 pessoas: o goleiro, 2 laterais, o meio-campo e 2 atacantes, o objetivo é fazer gol do outro lado do campo, que é uma enorme esfera.
Todos os jogadores têm Lvs., status e salários, você pode inclusive contratar novas pessoas para seu time, até mesmo adversários. Para jogar vá a alguma Save sphere depois dos eventos em Luca ou no estádio de lá, escolha a opção Play Blitzball (algumas vezes pode não ser possível). Todos os jogadores estarão por Spira, aperte quadrado neles para poder contratá-los.

Status dos jogadores

Level: É o nível do jogador, na lógica quanto maior o level dos jogadores maiores os status deles, existem algumas
exceções, como status que abaixam um pouco nos levels finais. O level por si só não influencia nada no jogo.
Hit points (Hp): O Hp é usado a cada movimento do jogador, para fazer ações simples e para usar técnicas especiais de
defesa e ataque, inclusive as do goleiro, caso o Hp chegue a 0 seu personagem fica parado no campo sem fazer nada. O Hp é lentamente regenerado quando o jogador não está com a bola. É importante para todos os jogadores menos o goleiro, principalmente para os atacantes com técnicas especiais.
Speed (Sp): A velocidade dos jogadores. Quanto maior o status mais rápido o jogador irá se mover com ou sem a bola,
conseguindo melhores posições. Importante para todos os jogadores menos o goleiro.
Endurace (En): É a resistência a ataques que o jogador tem, quanto maior ela melhor o jogador se saíra de investidas de
inimigas, se o En chegar a 0 nessas situações o jogador perde a posse da bola. Importante para o meio-campo e os atacantes.
Attack (At): É a capacidade de causar danos no inimigo e roubar a bola dele, o dano é calculado de acordo com En, não
pelo Hp, se o En do oponente chegar a 0 em uma das investidas o jogador rouba a bola do adversário. É importante para os jogadores da defesa, principalmente os laterais.
Passing (Pa): É a capacidade de passar a bola para um aliado, quando a bola é passada o Pa do jogador é lentamente
diminuída até a bola chegar no aliado. Se o Pa chegar a 0 a bola vai para um inimigo. Importante para o meio-campo e os laterais.
Bloking (Bl): É a capacidade de bloquear o passe do adversário quando ele tenta passar ou chutar a bola, diminuindo o
respectivo status quando a bola é passada ou lançada. Importante para o meio-campo e os laterais.
Shoot (Sh): É a capacidade de marcar um gol no adversário, quando a bola é chutada o Sh vai diminuindo lentamente até
chegar no gol, quando ela chega é diminuída a Ca do goleiro, caso o Sh supere a Ca é marcado um gol.
Catch (Ca): É a capacidade de defender um chute que é feito para o gol. É importante apenas para o goleiro.

Recrutando jogadores

Você não precisa sempre manter os membros originais da equipe, você pode recrutar jogadores ao redor do mundo, cada um tem certas técnicas que pode aprender, aperte quadrado e você verá o jogador e o salário pago por jogo com ele na equipe. Com o tempo você aumenta o seu Scout lv. podendo inclusive ver os status dos jogadores. Você escolhe por quanto tempo que o jogador na equipe, depois que o contrato acabar você pode renová-lo ou não.
Alguns não poderão por causa de seus times originais, outros estarão disponíveis por não ter time, lembre-se que outros times também podem contratar jogadores que não tem time. Caso você queira muito algum jogador do time adversário vá até onde ele está e veja quantos jogos faltam para acabar o contrato. Jogue partidas de exibithion com o time dele até que só falte um dia, ganhando ou perdendo. Salve o jogo e jogue mais uma partida de exibithion, vença de preferência, e espere que o time não renove o contrato do jogador, se ele renovar de Load e jogue de novo. É o método mais eficiente.

Atacantes (Left forward – LF e Right forward – RF): Os atacantes precisam de um alto valor de En e Sh, você já tem Tidus, que de preferência deve ter Jetch Shot, ele é um dos melhores atacantes, portanto você só precisa de outro. Wedge em Luca é uma boa escolha, ou Wakka se você estiver longe no jogo.
Meio-campo (Midfielder – MF): O meio campo precisa de alto Pa, At e Bl, Você pode manter Letty, ou contratar Brother. Sh também pode ser útil.
Laterais (Left defense – LD e Right defence – RD): Precisam de um alto At e Bl e um Pa razoável. Zalitz em Luca é uma boa opção no começo.
Goleiro (Goalkeeper – GL): Precisa apenas de Ca alta, mais nada. Existem apenas 2 bons goleiros: Jumal, que pode ser contratado já em Luca e Ninrook, goleiro dos Al-bheds. Contrate Jumal assim que puder.

Jogador: Local: Time inicial: Jogador: Local: Time inicial:
Abus Porto de Luca, doca 3 Luca Goers Argai Ronso Porto de Luca, doca 4 Ronso Fangs
Auda Guado Guadosalam Guado Glories Balgerda Porto de Luca, doca 3 Luca Goers
Basik Ronso Porto de Luca, doca 4 Ronso Fangs Berrik Corredor do Airship Al Bhed Psyches
Bickson Porto de Luca, doca 3 Luca Goers Biggs Entrada da arquibancada de Luca -
Blappa Corredor do Airship Al Bhed  Psyches Botta Vestiário dos Besaid Besaid Aurochs
Brother Airship - Datto Vestiário dos Besaid Besaid Aurochs
Deim Templo de Kilika Kilika Beasts Doram Porto de Luca, doca 3 Luca Goers
Durren Calm Lands, Gruta - Eigaar Corredor do Airship Al Bhed Psyches
Gazna Ronso Porto de Luca, doca 4 Ronso Fangs Giera Guado Guadosalam Guado Glories
Graav Porto de Luca, doca 3 Luca Goers Irga Ronso Porto de Luca, doca 4 Ronso Fangs
Isken Casa no porto de Kilika Kilika Beasts Jassu Vestiário dos Besaid Besaid Aurochs
Judda Corredor do Airship Al Bhed Psyches Jumal Na praça anterior ao teatro de Luca -
Keepa Vestiário dos Besaid Besaid Aurochs Kiyuri S.S. Winno -
Kulukan Kilika Port, Taverna Kilika Beasts Kyou Djose Temple -
Lakkam Corredor do Airship Al Bhed Psyches Larbeight Docas de Kilika Kilika Beasts
Letty Vestiário dos Besaid Besaid Aurochs Linna Templo de Macalania -
Mep Templo de Kilika - Mifurey Na Travel Agency em Thunder Plains. -
Miyu Moonflow, parte norte - Naida Calm Lands, Shop -
Navara Guado Guadosalam Guado Glories Nedus Porto de Luca, doca 1 -
Nimrook Corredor do Airship Al Bhed Psyches Nizarut Templo de Kilika Kilika Beasts
Noy Guado Guadosalam, Inn Guado Glories Nuvy Ronso Porto de Luca, doca 4 Ronso Fangs
Pah Guado Casa em Guadosalam Guado Glories Raudy Porto de Luca, doca 3 Luca Goers
Rin Corredor do Airship - Ropp Travel Agency de Mi'ihen Highroad -
Shaami Luca Harbour, Bridge - Shuu Luca Seaport, Café -
Svanda Calm Lands - Tatts Kilika Port, Docks -
Tidus Qualquer lugar - Vilucha Besaid Village, House -
Vuroja Docas de Kilika Kilika Beasts Wakka Airship, Bridge -
Wedge Entrada da arquibancada de Luca - Yuma Guado Guadosalam, House -
Zalitz Luca Theater - Zamzi Ronso Porto de Luca, doca 4 Ronso Fangs
Zazi Guado Guadosalam, House Guado Glories Zev Ronso Porto de Luca, doca 5 -

Opções do menu

League – Joga uma partida de uma liga de 10 jogos.
Tournament - Entra em um torneio de 3 a 2 jogos.
Exhibition – Joga uma partida simples contra um time escolhido.
Tutorial – Vê o tutorial do jogo.
Team Data – Vê os status dos membros do time.
Cancel – Sai da tela de Blitzball.
Reset Data – Recomeça todo o minigame de Blitzball.

Movimentos simples

Movimentação: Existem 3 tipos de movimentação: Auto, que deixa o jogo controlar seus jogadores e você só escolhe as
ações. Manual A, onde você controla seu personagem com a bola atravez da posição deles no radar e Manual B, que é praticamente igual a A, só que você controla pela posição deles na tela. Para mudar aperte triangulo durante o jogo.
Encontros: Quando 2 ou mais jogadores adversários chegam perto um do outro começa um encontro: o jogador que
estiver com a bola contra todos os adversários numa certa distância, o jogador pode escolher entre passar, chutar ou enfrentar os adversários, caso você decida chutar ou passar os inimigos tentarão bloquear com o status Bl, caso exista mais de um inimigo todos eles iram tentar, acumulando o dano.
Combate: Caso você decida atacar o oponente o Atk de todos os oponentes será diminuído da sua En, não é o numero
exato, mas algo entre metade e uma vez e meia o Atk do oponente, o dano é cumulativo, se você ainda tiver 1 de En no final você continuará com a bola, se chegar a 0 o oponente pega a bola. Você pode inclusive apenas combater com alguns dos adversários, fazendo outro movimento depois e eliminando eles da jogada.
Passe: Você pode passar sem ser impedido, ou pode passar durante um encontro, no encontro o Bl do inimigo é reduzido
do seu passe, e quando a bola atravessa o campo lentamente seu Pa é reduzido, num passe muito longo ele é reduzido em dobro, se ele chegar a 0 a bola vai para alguém aleatório, geralmente um inimigo,
Chute: Parecido com o passe, com exceção que ao invés de passar para um aliado a bola vai para o gol, quando ela
chega o Ca do goleiro é reduzido do status Sh, caso ainda sobre 1 ponto a bola entra no gol, se chegar a 0 o goleiro pega ou a bola bate na trave. Você pode chutar durante encontros ou sem ser impedido.

Técnicas

Durante as partidas alguns jogadores usarão técnicas especiais que permitem dês de um chute que deixe o goleiro dormindo até um passe que envenena quem tentar bloquear. Para aprender técnicas você tem que marcar algum oponente na partida, você verá em amarelo as habilidades que você puder aprender, depois na partida quando o oponente usar a habilidade você tem que apertar X na hora que aparece Techcopy no alto da tela, às vezes falha, às vezes seu level não é muito alto. Depois você pode selecionar entre as partidas as técnicas que seu jogador usará, algumas gastam Hp quando usadas, outras diminuem aquela quantidade do Hp máximo. Para poder aprender novas técnicas você primeiro tem que aprender as Key Techs, cada jogador tem as suas, ou seja, habilidades comuns de uns podem ser Key Techs para outros.

Status ruins: Certos status ruins podem ser causados com certas técnicas:

Poison: O jogador perde Hp mais rápido, não recupera Hp enquanto não esta com a bola e é impedido de usar técnicas de chute. Acaba depois de um certo tempo ou no meio tempo.
Wither: Um dos status é cortado pela metade, para acabar o efeito você precisa usar o status que esta na metade, por exemplo, se o Sh estiver na metade você precisa chutar para acabar com o efeito, acaba no meio tempo.
Sleep: O jogador fica imóvel dormindo em campo. Ele acordará depois de um Gol, no meio tempo ou quando for atingido pela bola.

Lista de técnicas

Nome: Custo: % Efeito: Nome: Custo: % Efeito:
Anti-Drain 10 Hp 50 Previne absorção de Hp Anti-Drain 2 50 Hp 100 Previne absorção de Hp
Anti-Nap 40 Hp 50 Previne o status Sleep Anti-Nap 2 210 Hp 100 Previne o status Sleep
Anti-Venon 5 Hp 50 Previne envenenamento Anti-Venon 2 50 Hp 100 Previne envenenamento
Anti-Wither 30 Hp 50 Previne redução de status Anti-Wither 2 200 Hp 100 Previne redução de status
Auroch’s Spirit** 600 Hp - Sh + 10 + A soma do Sh dos Aurochs originais Brawler 10 Hp 60 Participa de encontros mais distantes
Drain Tackle - 40 Absorve 30 de Hp Drain Tackle 2 - 70 Absorve 150 de Hp
Drain Tackle 3 - 100 Absorve 500 de Hp Elite Defense 5 Hp* - Intercepta bolas atiradas de longe
Gamble 300 Hp 50 Status variam ao apertar X Golden Arm 30 Hp* - Diminui a perda de Sh e Pa durante chutes e passes
Good Morning! 80 Hp* 50 Acorda de Sleep mais cedo Grip Gloves 30 Hp - Aumenta o controle de bola do goleiro
Hi-Risk 300 Hp* - Diminui os status pela metade, dobra a Exp Invisible Shot 220 Hp 60 Bola desaparece, controle pelo direcional esquerdo
Jetch Shot** 120 Hp - Sh + 5, nocauteia 2 oponentes Jetch Shot 2** 999 Hp - Sh + 10, nocauteia 3 oponentes, chute invisível.
Nap Pass 40 Hp 30 Pa + 3, causa Sleep Nap Pass 2 200 Hp 60 Pa + 5, causa Sleep
Nap Pass 3 510 Hp 100 Pa + 7, causa Sleep Nap Shot 45 Hp 40 Sh + 3, causa Sleep
Nap Shot 2 80 Hp 70 Sh + 5, causa Sleep Nap Shot 3 350 Hp 100 Sh + 7, causa Sleep
Nap Tackle 40 Hp 100 At + 3, causa Sleep se a En for reduzida a 0 Nap Tackle 2 90 Hp 100 At + 3, causa Sleep se a En for reduzida a 0
Nap Tackle 3 180 Hp 100 At + 3, causa Sleep se a En for reduzida a 0 Pile Venon 30 Hp* - Acumula os efeitos do envenenamento
Pile Wither 70 Hp* - Acumula os efeitos da redução de status Regen 50 Hp* - Aumenta a recuperação de Hp sem a bola
Sphere Shot 90 Hp - Sh + 3 + um número aleatorio Spin Ball 30 Hp - Deixando mais difícil de defender o chute
Super Goalie 30 Hp 60 Aumenta a Ca em um número aleatório Tackle Slip 40 Hp 40 Desvia de combate, pode ficar desorientado depois
Tackle Slip 2 170 Hp 80 Desvia de combate, pode ficar desorientado depois Tech Find - - Destranca quase todas as técnicas do personagem
Venom Pass 40 Hp 30 Envenena o oponente Venom Pass 2 120 Hp 60 Envenena o oponente
Venom Pass 3 250 Hp 100 Envenena o oponente Venom Shot 20 Hp 30 Envenena o goleiro
Venom Shot 2 35 Hp 70 Envenena o goleiro Venom Shot 3 100 Hp 100 Envenena o goleiro
Venom Tackle 30 Hp 40 Envenena o oponente Venom Tackle 2 70 Hp 70 Envenena o oponente
Venom Tackle 3 160 Hp 100 Envenena o oponente Volley Shot 10 Hp 50 Chuta sem ser bloqueado
Volley Shot 2 40 Hp 75 Chuta sem ser bloqueado Volley Shot 3 250 Hp 100 Chuta sem ser bloqueado
Wither Pass 40 Hp 30 Diminui En, At e Bl do oponente Wither Pass 2 180 Hp 60 Diminui En, At e Bl do oponente
Wither Pass 3 440 Hp 100 Diminui En, At e Bl do oponente Wither Shot 30 Hp 40 Diminui En, At e Bl do goleiro
Wither Shot 2 180 Hp 70 Diminui En, At e Bl do goleiro Wither Shot 3 390 Hp 100 Diminui En, At e Bl do goleiro
Wither Tackle 8 Hp 40 Diminui En, At e Bl do oponente Wither Tackle 2 80 Hp 70 Diminui En, At e Bl do oponente
Wither Tackle 3 250 Hp 100 Diminui En, At e Bl do oponente

* Diminuem o Hp total do usuário, já que são ativadas sempre.
**Jetch Shot pode ser aprendido só por Tidus, no SS Winno, indo de Kilika para Lucca. Jetch Shot 2 pode ser ganho por Tidusem torneios depois de aprender todas as Key Techs dele: Anti-Venom 2, Drain Tackle 2, Venom Tackle. Auroch’s Spirit pode ser ganho com Wakka em torneios depois de ter aprendido todas as Key Techs dele: Drain Tackle, Tackle Slip, Wither Shot.

Formações

Durante o jogo é possível mudar a formação do time para ele se concentrar em certos lados, você ganha novas formações aumentando o Lv. total da sua equipe.
Normal: A escolha padrão, cada jogador seguira aquele que estiver com a bola uma certa distancia.
Mark Mode: Seus jogadores marcarão aqueles que você tiver escolhido para marcar, útil quando estiver aprendendo técnicas de ataque.
Left Side: Seus jogadores protegerão o lado esquerdo do campo.
Right Side: Seus jogadores protegerão o lado direito do campo.
Centre Attack: O meio-campo irá avançar mais que a posição normal.
Flat Line: O ataque formará uma linha para atacar, deixando a defesa ruim.
Counter: A defesa irá mais para frente aumentando a chance de ganhar encontros.
Double Sides: Uma combinação de Left e Right Side.

Como conseguir o Sigil

Bom, você não liga para Blitzball e só está atraz da Sigil da Celestial Weapon de Wakka? Isso pode ser feito (relativamente) mais rápido do que você imagina, em 26 partidas.
Primeiro você precisa dos 3 Overdrives, 2 deles conseguidos em torneios, 1 em ligas. Apenas fique trocando de telas e cenários até que o prêmio do torneio seja o Attack Reels, vença o torneio e para conseguir ele.
Depois veja o prêmio da Liga, use Reset Data se for necessário para que o prêmio seja Status Reels, jogue a liga, são 10 jogos, pode demorar um pouco. Contrate Wedge como atacante, Brother como meio-campo, Zalitz como lateral e principalmente Jumal como goleiro caso você tenha usado o Reset. Ganhe o prêmio, agora mude de telas até que o prêmio do próximo torneio seja o Auroch Reels, jogue o torneio e ganhe.
Use Reset Data até que o prêmio da liga seja o Sigil, pegue uma boa equipe, como a citada acima e ganhe a liga (não deve ser tão difícil).

Desvio de trovões (Thunder Plains)

Desvio de trovões é um minigame que pode ser jogado dês de a primeira vez que você vai a Thunder Plains, entretanto é altamente recomendado que se faça depois de ter uma armadura com a habilidade No encounter, que ajuda em muito.

O jogo consiste basicamente em desviar dos raios apertando X no momento certo em que eles vão te acertar, assim você desvia deles, caso o contrário eles te jogam no chão. Se você ficar apertando X direto o jogo ira perceber e não desviará o raio.
Para ganhar determinados prêmios você precisa desviar consecutivamente dos raios que vierem em você. Você não pode salvar no meio nem mudar de tela, se você fizer isso a sua contagem será zerada, mas os prêmios que você já ganhou continuaram no lugar.

Número de desvios: 5 – Prêmio:  X-Potion x 2
Número de desvios: 10 – Prêmio: Mega potion x2
Número de desvios: 20 – Prêmio: Mp Sphere x2
Número de desvios: 50 – Prêmio: Strength Sphere x3
Número de desvios: 100 – Prêmio: Hp Sphere x3
Número de desvios: 150 – Prêmio: Megalixir x4
Número de desvios: 200 – Prêmio: Venus Sigil

A melhor área pra se fazer isso é a primeira torre da segunda área de Thunder Plains, é o lugar onde os raios caem mais rápido.
A primeira vista parece difícil conseguir 200 desvios seguidos, mas em pouco tempo você conseguira pegar o jeito da coisa, e só perdera caso perca a atenção, fique sempre calmo, pause e descanse de pouco em pouco , mesmo quando você estiver perto dos 200, aconselho anotar sempre que você fizer 10 desvios em um papel, assim você sabe onde você está, lembrando que o jogo não avisa o numero de desvios que você fez, e para conseguir o prêmio você precisa ir para a Travel Agency de Thunder Plains.

Alternadamente você também ganha itens por ser acertado pelos raios, sendo acertado por 30 raios você ganha um Ether e 80 vezes você ganha um Elixir, lembrado que essas vezes não precisam ser consecutivas.

Vilarejo dos Catuars (Sanubia Desert)

Esse jogo acontece em Sanubia Desert, e pode só ser jogado quando você tiver o Airship. É altamente recomendável que se tenha uma armadura com No encounter, se não vai se tornar muito chato de se fazer pelo número de batalhas, já que envolve muitas idas e vindas.
O deserto é subdividido em 4 partes:
1 - Sanubia Desert – Oasis: é o Oasis que você acorda na primeira vez que vai para Sanubia.
2 - Sanubia Desert – East: é um caminho com algumas áreas abertas e um Save point no meio.
3 - Sanubia Desert – Central: é a grande área principal do deserto, e as ruínas à esquerda.
4 - Sanubia Desert – West: É uma área com redemoinhos e uma tempestade de areia.

Para começar o minigame vá para a área 4 e procure no canto direito por uma pedra de Cactuar, fale com ela e a quest começará: você terá que capturar 10 Cactuars que estão espalhados por lá.
Cada um deles terá uma dica da localização, quando você encontrar um deles começara um minigame: você terá que atravessar todo o campo até chegar nele sem que ele o veja, mova-se quando ele não estiver olhando e pare quando ele virar para você, se você for pego você perde, cada Cactuar tem um determinado tempo para fazer isso.
Ganhando ou perdendo você vai ganhar uma esfera especial, se você ganhar ela terá o nome do Cactuar que você venceu, caso contrario ela se chamará “Sphere del Perdedor”. Traga a esfera de volta para a pedra e você ganhará uma dica do próximo Cactuar.

Tomay
Dica: Tomay's gone. Gone to fetch the water. (Tomay já foi. Foi pegar água).
Localização: No Oasis, antes de entrar.
Tempo: 10.0 segundos.

Rovivea
Dica: Rovivea's gone walkabout. (Roviea foi caminhar).
Localização: Entre na parte 2 atravez da parte 3, siga para a esquerda da tela.
Tempo: 13.6 segundos.

Chava
Dica: Little Chava likes big numbers. (O pequeno Chava gosta de números grandes).
Localização: Na tela 4 existem algumas placas indicando o caminho de Home, uma delas existe uma placa sobre um desconto, lá estará Chava.
Tempo: 13.0 segundos

Alek/Aloja
Dica: Alek and Aloja play tag in the ruins of men. (Alek e Aloja jogam nas ruínas dos homens).
Localização: Estão na parte 3, correndo perto das ruínas.
Tempo: 13.0 segundos.

Vachella
Dica: Vachella seeks the shining blue. (Vachella procura um azul brilhante).
Localização: O azul brilhante se refere obviamente á uma Save sphere. Vá para a tela 2 e tente salvar lá, após cancelar Vachella irá aparecer.
Tempo: 14.0 segundos

Robeya
Dica: O, Robeya's stuck inside. (O, Robeya, fique dentro).
Localização: Robeya está na tela 3, siga pela cerca até encontrar um baú, tente abrir e ele irá aparecer
Tempo: 14.0 segundos

Isrra
Dica: The lord of the hole is gone, Isrra thinks. (O lorde do buraco se foi, Isrra pensa).
Localização: Na tela 4, em um dos redemoinhos onde ficavam Antilions. Caso ele não aparece saia da tela 4 e volte.
Tempo: 15.0 segundos

Elio
Dica: Much-curious Elio has left on a journey. (O muito curioso Elio no deixou em uma viajem).
Localização: Entre na área 1 atravez da área 2, para ver Elio entrando no Save sphere, siga para o topo do seu Airship para encontrá-lo.
Tempo: 11.0 segundos
[nota: se tiver que enfrentar Sin no topo do Airship você será obrigado a enfrentá-lo antes de capturar Elio].

Flaile
Dica: Flaile is always behind. (Flaile está sempre atraz).
Localização: Atraz de você.
Tempo: 13.0 segundos

Completando os 10 Cactuars você pode acessar uma área onde só há batalhas contra Cactuars, bons para aumentar alguns S.lvs para as batalhas finais, alem disso haverá 2 baús, um deles contendo a Sigil para a arma de Rikku, a outra vária conforme quantos Cactuars você venceu: de 1 a 2 é uma potion, de 3 a 6 é um elixir, de 6 a 8 é um Megalixir e com 9 ou 10 você ganha uma Friend Sphere

 

Captura de Borboletas (Macalania Woods)

Provavelmente o minigame mais chato e frustrante do jogo e talvez o mais de todos os Final Fantasys, mesmo mais do que o desvio de trovões. O objetivo dele é capturar borboletas atravez de um caminho tortuoso de trocos de árvores, tentando capturar apenas borboletas azuis num determinado período de tempo, existem borboletas vermelhas que iniciam uma batalha e fazem você perder preciosos segundos que fazem com que você não consiga terminar.
Parece fácil, mas para conseguir os prêmios dá muito trabalho, pois às vezes é difícil diferenciar borboletas de cores diferentes e achar as azuis, alem disso uma única batalha geralmente acaba com tudo e se você simplesmente se mexer um pouco mais distante do caminho certo já perde. Extremamente frustrante. Preste atenção que não importa aonde as borboletas estejam voando, o que conta é a área onde ela está, ou seja, se você ativou uma borboleta em um lugar sempre será ali, não importa aonde ela esteja voando.

Prêmios

Primeira vez que você entra em Macalania Woods, você tem 40 segundos e poucas borboletas vermelhas.
Prêmios: MP Sphere x1, Ether x1
Esses são fáceis, bom para ir se acostumando.

Depois de derrotar Sepherimorph, você terá 30 segundos e poucas borboletas vermelhas.
Prêmios: Megalixer x2, Elixer x2
Dessa vez já começa a complicar, tente gravar a posição das borboletas vermelhas, se você entrar mais do que uma batalha recomece.

Depois de Conseguir o Airship, você terá 30 segundos e muitas borboletas vermelhas para atrapalhar.
Prêmios: Teleport Sphere x1, Saturn Sigil, o primeiro deles é na tela inicial, o segundo é na segunda tela, você sempre recebera primeiro o primeiro prêmio listado, não importa qual das telas você faça primeiro.
Agora sim o verdadeiro desafio: A primeira tela é bem difícil de ser completada, você não pode tocar em nenhuma borboleta vermelha. Agora a segunda é absurdamente difícil. Ao tocar a borboleta inicial corra para traz, haverá uma borboleta azul perto da entrada, cuidado que nesse caminho também há uma vermelha. Depois siga pelo caminho certo, sem tocar em absolutamente nenhuma borboleta vermelha, haverá uma hora em que existirão 3 borboletas vermelhas juntas, toque e batalhe com apenas uma delas, depois siga até o final sem tocar em mais nenhuma vermelha. Mesmo que você faça tudo isso ainda assim você pode não conseguir, você precisa poupar tempo em cada momento, correndo sempre na direção certa. Leva bastante tempo, mas mais cedo ou mais tarde você consegue, só não desistir.

 

Treinamento de Chocobos (Calm Lands)

Este é um minigame que consiste basicamente em treinar um Chocobo, quando você marca o recorde de um nível você pode treinar um Chocobo no próximo nível, você sempre ganhará um prêmio se superar seu recorde. Normalmente a treinadora dos Chocobos vai estar perto da saída de Calm Lands para Macalania Woods, mas depois de você conseguir o Airship ele estará um pouco ao Sul da Travel Agency. Existem 4 níveis, aumentando gradativamente de dificuldade

Wobbly Chocobo: Tempo limite: 12.8 segundos. O objetivo aqui é simplesmente chegar do outro lado, é fácil, o Chocobo ira tentar correr para os lados como um louco, tente mantê-lo o máximo possível em linha reta. Como prêmio você ganhará um Elixir

Dodger Chocobo: Tempo limite: 16.8 segundos. O objetivo é o mesmo do anterior, a diferença é que existem algumas bolas que vem voando na sua direção, você precisa desviar delas, caso seja atingido ira parar momentaneamente, perdendo algum tempo. Consiga e você ganhará um Lv. 1 Key sphere.

Hyper Dodger Chocobo: Tempo limite 18.5 segundos. Aqui começa a complicar: Irão vir 2 bolas de uma vez alem de um pássaro que faz o mesmo que as bolas. Tente correr em zigue-zague, desviando de tudo sempre estando um pouco à frente, se você não for atingido nenhuma vez conseguirá independente do caminho que seguir. Como prêmio conseguirá uma Lv. 2 Key sphere.

Catcher Chocobo: Esse sim é um desafio, aqui você não tem tempo limite, o objetivo principal é vencer a treinadora dos Chocobos, você para isso tem que fazer um tempo inferior ao dela. A corrida começa na saída de Calm lands para Macalania Woods e acaba perto da Monster Arena. A cada balão que você pega seu tempo abaixa em 3 segundos e a cada pássaro que te atinge ele aumenta em 3 segundos o seu tempo, alem do tempo que você perde para voltar ao normal. A sua oponente também pegará balões e será atingida, se você ganhar dela você conseguirá uma Lv. 3 Key sphere, e irá poder pegar a Caladbolg de Tidus. Em pouco tempo você pega o jeito da coisa e termina, mas o principal objetivo aqui é conseguir um tempo menor a 0:0:0 segundos, ou seja, pegar balões o suficiente para ficar abaixo da contagem. É difícil, o jeito é treinar, que uma hora ou outra você consegue. Como prêmio você conseguirá a Sun Sigil.

 

Corrida dos Chocobos (Remiem Temple)

É um jogo que pode ser jogado assim que você acessa a área secreta de Remiem Temple em Calm Lands, ele é uma corrida onde você controla um Chocobo contra outro Chocobo e tem que chegar ao centro antes dele. Existem pontos coloridos espalhados pelo cenário. Se tocar em qualquer um deles seu prêmio será uma Potion. Da primeira vez que você jogar seu prêmio será o Cloudy Mirror. Depois ira variar de acordo com quantos baús você pegou durante o percurso.
1 baú: Elixir
2 baús: Megalixir
3 baús: 30 Wings to Discovery
4 baús: 30 Pendulums
5 baús: 60 Three Stars