Sistema de Jogo PDF Imprimir E-mail
Sex, 07 de Outubro de 2011 18:02

Paradigms

O Paradigm Shift (conhecido como Optima Change na versão japonesa) é o substituto para o sistema de jobs dos jogos anteriores. Ele define qual é o role (inglês para função; papel) do personagem. Eles são identificados através da cor e da abreviação, mostrado próximo ao nome do personagem, e cada um deles pode executar um tipo diferente de ação.

 

Roles

Commando

Ataca com ataques físicos e com magias não elementais. Capaz de executar "finishers" em inimigos, deixando-os no modo Stagger. Quando um de seus personagens sem ser o seu é um Commando, ele(a) irá aleatoriamente atacar os alvos.

Ravager

Ataca com magia elemental e com ataques físicos baseados em elementos. Pode facilmente impulsionar "chains" e fazer com que os inimigos entrem em Stagger mais rápido. Quando um de seus personagens é Ravager, ele(a) terá como alvo quem você está alvejando.

Medic

Medic's curam HP de seu grupo e cura-os de efeitos negativos em seu status. Quando um de seus personagens é Medic, ele(a) irá curar os seus aliados.

Synergist

O Synergist pode ser considerado o Green Mage de Final Fantasy XIII pois ela lança magias de buffing em seu grupo. Quando um de seus personagens é Synergist, ele(a) irá lançar buffs primeiramente em seu personagem, e logo após irá seu buffar para assim poder buffar o outro aliado.

Saboteur

O Saboteur pode lançar Debuffs sobre os adversários e pode remover o status positivo dos inimigos. Quando um de seus personagens é Saboteur ela(a) irá começar o debuffing a partir do alvo que você está se focando.

Sentinel

O Sentinel é o personagem defensivo. Capaz de usar diversos tipos de táticas defensivas. Ele pode provocar e até mesmo contra-atacar baseado em suas habilidades passivas ao estar se defendendo.

 

O sistema é bastante restrito e fechado. Assim, um personagem com role de Commando poderá apenas utilizar ataques físicos e mágicos, sendo privado de poderes de cura reservados ao Medic, enquanto o Medic também não pode usar nenhum tipo de ataque, mas reservar-se apenas para comandos de cura. É possível mudar os roles dos personagens dentro de batalha, o que torna tudo mais dinâmico e incentiva a montagem de uma estratégia. Mas não se pode mudar o role de um personagem em específico, mas de toda a equipe de uma vez somente.

O Paradigm propriamente dito, no entanto, é a combinação de três roles e as possibilidades vão para as casas das centenas. Os Paradigms ainda fornecem ao personagem uma habilidade especial, que somente estará disponível enquanto aquele Paradigm estiver selecionado.

 

Paradigms de dois personagens:

Double Trouble - Commando Commando

Slash & Burn - Commando / Ravager

Misdirection - Commando / Sentinel

Divide & Conquer - Commando / Saboteur

Supersoldier - Commando / Synergist

War & Peace - Commando / Medic

Dualcasting - Ravager / Ravager

Arcane Defense - Ravager / Sentinel

Undermine - Ravager / Saboteur

Archmage - Ravager Synergist

Yin & Yang - Ravager / Medic

Twin Shields - Sentinel / Sentinel

Stumbling Block - Sentinel / Saboteur

Building Block - Sentinel / Synergist

Lifegaurd - Sentinel / Medic

Havoc - Saboteur / Saboteur

Tide Turner - Saboteur / Synergist

Sap & Salve - Saboteur Medic

Rally - Synergist / Synergist

Symbioses - Synergist / Medic

Double Dose - Medic / Medic

 

Paradigms de três personagens:

Cerberus - Commando / Commando / Commando

Aggression - Commando / Commando / Ravager

Offensive Screen - Commando / Commando / Sentinel

Devestation - Commando / Commando / Saboteur

Strike Team - Commando / Commando / Synergist

Tireless Charge - Commando / Commando / Medic

Relentless Assault - Commando / Ravager / Ravager

Delta Attack - Commando / Ravager / Sentinel

Ruthless - Commando / Ravager / Saboteur

Decimation - Commando / Ravager / Synergist

Diversity - Commando / Ravager / Medic

Guarded Assault - Commando / Sentinel / Sentinel

Dirty Fighting - Commando / Sentinel / Saboteur

Strategic Warfare - Commando / Sentinel / Synergist

Solidarity - Commando / Sentinel / Medic

Explotation - Commando /Saboteur / Saboteur

Bully - Commando / Saboteur / Synergist

Scouting Party - Commando / Saboteur / Medic

All For One - Commando / Synergist / Synergist

Hero's Charge - Commando / Synergist / Medic

Discretion - Commando / Medic / Medic

Tri-Disaster - Ravager / Ravager / Ravager

Mystic Tower - Ravager / Ravager / Sentinel

Smart Bomb - Ravager / Ravager / Saboteur

Malevolence - Ravager / Ravager / Synergist

Thaumaturgy - Ravager / Ravager / Medic

Patient Probing - Ravager / Sentinel / Sentinel

Matador - Ravager / Sentinel / Saboteur

Riot Shield - Ravager / Sentinel / Synergist

Entourage - Ravager / Sentinel / Medic

Assassination - Ravager / Saboteur / Saboteur

Guerilla - Ravager / Saboteur / Synergist

Variety - Ravager / Saboteur / Medic

Supernatural - Ravager / Synergist / Synergist

Coordination - Ravager / Synergist / Medic

Perpetual Magic - Ravager / Medic / Medic

Tortoise - Sentinel / Sentinel / Sentinel

Overcaution - Sentinel / Sentinel / Saboteur

Conservation - Sentinel / Sentinel / Synergist

Consolidation - Sentinel / Sentinel / Medic

Countermeasure - Sentinel / Saboteur / Saboteur

Premeditation - Sentinel / Saboteur / Synergist

Attrition - Sentinel / Saboteur / Medic

Prudent Planning - Sentinel / Synergist / Synergist

Protection - Sentinel / Synergist / Medic

Combat Clinic - Sentinel / Medic / Medic

Infiltration - Saboteur / Saboteur / Saboteur

Espionage - SaboteurSaboteur / Synergist

Safe Subversion - Saboteur / Saboteur / Medic

Superiority - Saboteur / Synergist / Synergist

Evened Odds - Saboteur / Synergist / Medic

Perserverance - Saboteur / Medic / Medic

Rapid Growth - Synergist / Synergist / Synergist

Recuperation - Synergist / Synergist / Medic

Convalescense - Synergist / Medic / Medic

Salvation - Medic / Medic / Medic

 

Crystarium System

 

Semelhante ao Sphere Grid existente em FFX, o Crystarium System é a forma dos personagens de Final Fantasy XIII aprenderem novos comandos e evoluírem seus status. Na verdade, você não evolui seus personagens diretamente. Você evolui as Roles deles. Inicia-se usando o Crystarium System ao selecionar um personagem e, em seguida, a role que se quer evoluir. Então, o jogador será levado para uma tela com um esquema circular mostrando vários cristais conectados por linhas chamadas “Power Lines”. Você já adivinhou, mas você evolui o personagem ao avançar nessas linhas e chegar aos demais cristais que correspondem a melhorias individuais.

Existem vários tipos de cristais, sendo que há aqueles que irão fornecer novas habilidades ou modificar parâmetros da role do personagem, como HP, physical attack power, e magic attack power. Exemplos de habilidades são magias como Thunder e Ruin, ou comandos como Fight.

Cada Power Line possui um custo de Crystogen Points (CP), que substitui a EXP, apesar de ser substancialmente a mesma coisa. Você ganha CP ao final de cada batalha e a quantidade ganha depende do tipo de monstro enfrentado e da quantidade deles. O Crystarium System dá ao jogador uma liberdade para customização do personagem imensa, sendo possível até mesmo voltar as Power Lines andadas, desaprendendo a ação e recebendo de volta o CP. Toriyama deixou claro que Final Fantasy XIII possui sim um conceito de levels, a diferença estaria no fato de que, diferente dos outros jogos em que se evoluía os personagens, aqui você evolui os roles dos seus personagens.

 


Summoning

 

Os Summons em Final Fantasy XIII estão mais gigantescos, poderosos e majestosos do que nunca. Apenas um l’Cie, à quem foi dado o poder do cristal, pode convocar o poder dos Summons em batalha e cada l’Cie tem controle sobre um. Entre os anunciados estão os famosos Shiva, Odin, Alexander e Bahamut, e os novatos Hecatoncheir e Brynhildr, enquanto Ifrit, Siren e Carbuncle aparecem, embora não sejam jogáveis. Ao ser invocado, o restante da equipe desaparece, deixando apenas o Summon e seu invocador na tela de batalha.

Para a invocação, já que não há mais MP, usa-se o Tactical Point (TP), ganho após as batalhas. E ao invés de HP, os Summons usam o chamado Summon Point (SP) para indicar sua vida, mas o SP cai gradativamente durante a batalha, e o Summon desaparece quando o SP está completamente vazio; os outros membros da equipe voltam após ele sair de batalha. Mas os l’Cies não ganham simplesmente o poder sobre eles. È necessário, de início, provar a eles que é digno de usar seu poder em uma batalha.

O mais notável no sistema de Summons desta versão é o chamado Gestalt Mode (Driving Mode na versão japonesa), em que o Summon se transforma em algum tipo de veículo no qual o invocador possa montar. Após a transformação, um contador de tempo inicia mostrando o tempo em que o Summon pode permanecer em seu Gestalt Mode. Neste modo, o personagem passa a dirigir o Summon, o que fornece novos comandos e maior taxa de dano. O sistema foi planejado como substituição para o habitual Limit Break (Desperation Attack, Overdrive ou Trance, em outras versões) e garante mais ação para as batalhas. Nix e Styria, as irmãs Shivas, se unem e formam uma motocicleta; Odin, em um cavalo montado por Lightning; Bahamut se torna em um veículo voador; Alexander; em uma fortaleza de magnitude grande como nunca havíamos visto; Brynhildr se torna um carro de corrida dirigido por Sazh; e Hecatoncheir, em algo semelhante à Magi-Tek Armor usada por Terra em FFVI.

 


Battle System


O Command Synergy Battle, utilizado no jogo, foi descrito como “mais tático que FFX, mais rápido que FFX-2, e tão único quanto FFXII”. Ao caminhar pelo mundo, o jogador se depara com um cenário muito semelhante ao visto em FFXII, isto é, monstros correndo livres e soltos pelo mundo. A diferença está no fato de que a batalha não tem início com um simples desembainhar de espadas, mas, como ocorria nos jogos anteriores, há uma transição de telas, que ocorre quando o jogador se aproxima do monstro. Durante a batalha, o jogador apenas possui controle sobre um dos personagens do grupo, tido como o líder. No começo do jogo, o líder será pré-definido pela história, mas, com o desenrolar da história, será possível definir um líder, como em FFXII.

Durante a batalha propriamente dita, quem reina é o Active Battle System, o nosso velho e conhecido ATB. Se você não conhece esse sistema, então não se considere fã de Final Fantasy. O ATB foi utilizado nos jogos da série a partir de FFIV, e foi substituído por um novo sistema apenas em FFX, e consiste em uma marcação de tempo para que o personagem execute uma nova ação. Em Final Fantasy XIII, o ATB foi aprimorado a fim de tornar o jogo mais dinâmico e tático. Desta vez, ele é divido em seções, sendo que cada seção representa um comando. Cada comando também possui um ATB Cost, que é o quanto do ATB ele irá usar. Quanto menor o ATB Cost de uma ação, mais comandos poderão ser adicionados à corrente, e quanto maior for o ATB Cost, menos comandos poderão ser executados em cadeia. Se o ATB for apenas parcialmente usado, o próximo turno terá seu início mais rapidamente.

Por causa do ATB Cost, não existe mais MP em Final Fantasy XIII, e a mágica, consequentemente, não pode ser usada fora de batalha. Por essa razão, após cada batalha, o HP dos personagens da equipe é completamente restaurado. Foi também anunciado que não haverão Limit Breaks nesta versão, dadas as habilidades dos Summons, mas um substituto para isso seria o Break Mode, que consiste em uma barra que aumenta à medida que combos de ataques são feitos e que tornam os ataques do personagem mais fortes quando a barra está completa. Também não é possível fugir de uma batalha, embora possam ser utilizados itens para evitá-las. Os monstros no mapa mostram um símbolo ao se aproximar dele que simboliza a sua dificuldade e, se o jogador perder uma batalha, ele terá a opção de tentar novamente ou voltar para o último save point. Por outro lado, quando o jogador vence uma batalha, uma tela de vitória aparece, mostrando o tempo que a luta levou, o número de combos e de ataques em Break Mode e um ranking de uma a cinco estrelas. Essas informações estão ligadas aos sistemas de Trophy (PlayStation 3) e Achievement (Xbox 360).

 

Exploração

 

Final Fantasy XIII é dividido por capítulos, e o jogo determinará o personagem que você irá controlar até o ponto em que todos estiverem unidos na história, quando você poderá decidir quem será o líder (o que serve também para as batalhas). Os outros dois membros aparecerão no cenário juntamente com seu personagem, e agirão independentemente. No decorrer dos cenários, os personagens soltarão falas espontâneas, e poderão pular automaticamente entre os locais marcados com um círculo azul.

As esferas cinza são os tesouros, e podem ser encontrados em diversos pontos do cenário. Os itens mais valiosos geralmente são protegidos por monstros mais fortes. Aqui, o jogador não precisa começar a falar com os NPCs, apenas sendo necessário se aproximar para que eles automaticamente iniciem suas falas. Desta vez, os NPCs receberam vozes. Equipamentos e itens podem ser adquiridos nas lojas virtuais dos save-points, encontrados em pontos diversos. Há como customizar armas e acessórios no sistema de reforma. Em Final Fantasy XIII, os inimigos não deixam gil depois do término da batalha, e o jogador deverá vender equipamentos em troca de dinheiro.

 

 

Chocobos


As famosas aves de Final Fantasy podem ser encontradas em Pulse, após a finalização de algumas Missions. No controle do Chocobo, o jogador poderá apenas atravessar as áreas de Archylte Steppe, mas terá que prestar atenção a não esbarrar em nenhum inimigo. Quando andando com a ave, uma barra aparecerá com 3 plumas douradas que indicam a vida do Chocobo; caso elas se percam totalmente, a ave sairá correndo. No entanto, as plumas reaparecem com o tempo caso tenha perdido uma ou duas.