Dissidia [Duodecim] 012 PDF Imprimir E-mail
Dom, 02 de Outubro de 2011 13:13

 

Lançamento original Plataformas
03 de março de 2011 PlayStation Portable (2011)
Gênero
Action RPG
Série
Dissidia
Modos de jogo
Single-player
Multiplayer

 

Dissidia [Duodecim] 012 Final Fantasy, é um jogo lançado em 2011 para PlayStation Portable, cujo enredo se passa antes de Dissidia Final Fantasy.

A jogabilidade não mudou muito. Dissidia 012 continua sendo um jogo de luta em 3D, onde o jogador pode jogar com vários personagens da série principal.

Novamente, a trama gira em torno da batalha sem fim entre Cosmos, a deusa da harmonia, e Chaos, o deus da discórdia.

 

Personagens:

Além de todos os 22 personagens do jogo anterior, Dissidia 012 trás nove novos personagens. Abaixo, está a lista de todos os personagens jogáveis.

 

Warrior of Light (Final Fantasy)

Garland (Final Fantasy)

Firion (Final Fantasy II)

The Emperor (Final Fantasy II)

Onion Knight (Final Fantasy III)

Cloud of Darkness (Final Fantasy III)

Cecil Harvey (Final Fantasy IV)

Golbez (Final Fantasy IV)

Kain Highwind (Final Fantasy IV) - Novo

Bartz Klauser (Final Fantasy V)

Exdeath (Final Fantasy V)

Gilgamesh (Final Fantasy V) - Novo

Terra Branford (Final Fantasy VI)

Kefka Palazzo (Final Fantasy VI)

Cloud Strife (Final Fantasy VII)

Tifa Lockhart (Final Fantasy VII) - Novo

Sephiroth (Final Fantasy VII)

Squall Leonhart (Final Fantasy VIII)

Laguna Loire (Final Fantasy VIII) - Novo

Ultimecia (Final Fantasy VIII)

Zidane Tribal (Final Fantasy IX)

Kuja (Final Fantasy IX)

Tidus (Final Fantasy X)

Yuna (Final Fantasy X) - Novo

Jecht (Final Fantasy X)

Shantotto (Final Fantasy XI)

Prishe (Final Fantasy XI) - Novo

Vaan (Final Fantasy XII) - Novo

Gabranth (Final Fantasy XII)

Lightning (Final Fantasy XIII) - Novo

Feral Chaos (Dissidia Final Fantasy) - Novo

 

Gameplay:

A jogabilidade de Dissidia 012 é similar à do jogo original, com todos os antigos elementos, personagens e arenas. Porém, muitas mudanças foram feitas, e recursos adicionados. Uma característica nova, por exemplo, é o Assist System, que permite que o jogador chame um aliado para ajudá-lo, permitindo novas combinações de estratégias.

Oito summons foram adicionados, sendo eles: Brynhildr, Calcabrina, Syldra, Ultima, Land Worm, Hecatoncheir, Giant of Babil e Zalera.

Todas as doze arenas de Dissidia Final Fantasy estão de volta, e sete novas foram acrescentadas.

 

Desenvolvimento:

Dissidia 012 Final Fantasy foi anunciado pela primeira vez, na revista japonesa Shonen Jump, no inicio de setembro de 2010. Mas antes, a equipe de desenvolvimento já havia declarado que gostaria de fazer uma continuação, e que esta, dependeria do sucesso da versão original.

De acordo com uma entrevista feita por um site alemão, Takashi Arakawa e Yoshinore Kitase (diretor, roteirista e produtor de Dissidia) disseram que uma sequência seria “muito interessante”. Kitase também disse que, a continuação poderia incluir personagens de Kingdom Hearts, mas que para isso, eles precisariam discutir o assunto com a Disney.

Depois, Tetsuya Nomura declarou que para uma possível sequência, ele gostaria de incluir Kain Highwind, Gilgamesh e Sazh Katzroy. E que nela, não teria os personagens de Kingdom Hearts. Nomura já havia manifestado seu desejo de colocar Kain e Lightning no primeiro jogo, mas isso foi descartado.