Os "Jobs" da Série Final Fantasy PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 20:57

 

Os “Jobs” da série Final Fantasy

Por: Anderson Webber (Kasuga).

Final Fantasy já esteve em várias épocas, medieval, algumas coisas mais futuristas como em FFVIII, mas em todos os jogos seus personagens exerciam “profissões”. Em alguns jogos temos claramente a distinção de qual “classe” pertence cada personagem, em outros jogos como FFVII, FFVIII, FFX não são tão explícitos, mas se sub-entende que cada personagem tenha sua “profissão”, os chamados “jobs”.

 

Job é a profissão literalmente, que seu personagem exerce, é a classe, como fazendeiro, leiteiro, padeiro, no caso de FF, guerreiro, arqueiro, escudeiro. Os “jobs” são extremamente importantes no jogo, na diversão, e até mesmo na história em alguns casos, como em FFIX onde o personagem principal Zidane exercia um papel de ladrão. Um jogador veterano de Final Fantasy deve estar mais do que acostumado a ouvir falar de jobs e classes. O primeiro Final Fantasy já trazia um grupo de classes para escolher, e que mais tarde “evoluíam”. Classes como Fighter, White Mage, Thief, Monk, Red Mage, Black Mage. O jogo mais marcante, contudo, foi Final Fantasy Tactics, onde os jobs eram em grande variedade e eram partes essenciais para a diversão do jogo.

Alguns conceitos mudaram com os anos, inúmeras classes foram adicionadas ao longo dos jogos, outras esquecidas pelo tempo. Mas todas lembradas na mente de cada um com grande carinho. Afinal, quem não tem seu “job” favorito?

Essa matéria é baseada nos Jobs dos Final Fantasys onde as classes são selecionáveis (Final Fantasy I, Final fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy X-2, Final Fantasy Tactics e Final Fantasy Tactics Advanced), não citamos nem fazemos muitas referencias as participações dos Jobs em outros jogos da série, mas em breve teremos uma matéria só para falar dos Jobs em jogos como Final Fantasy IV, VI, VII e etc...


Animist

Um job que lembra muito o Mediator de Final Fantasy Tactics e também o Beastmaster. Ele possui golpes como chamar chocobos para atacar, fazer o inimigo dormir, e causar “charm”, uma habilidade de Beast Máster em FFXI. Também é capaz de transformar sua vitima em um animal, como um sapo, status frog. Aparece em Final Fantasy Tactics Advance

 

Archer

O nome já diz tudo, são os arqueiros do jogo. Suas habilidades consistem apenas em atirar flechas, no entanto, seu poder de concentrar turnos para acumular um ataque pode ser devastador, pena que demora demais. Arqueiros são ideais para se atacar de longe, ou de cima de uma torre, é sempre bom ter um por perto, mas em ataque corpo-a-corpo, fuja correndo ou é morte na certa. Essa classe apareceu primeiro em FFIII, ficou mais famosa em Final Fantasy Tactics e em Final Fantasy Tactics Advance ele ganha habilidades mais peculiares, porem perde a habilidade de concentrar.

 

Assassin

Esse nome já revela tudo. As habilidades desse job são relacionadas com morte, a morte instantânea, ou por tempo. Magias que matam na hora provocam status com contador de tempo de vida, danos elevado, entre outras coisas como petrificar. Aparece em Final Fantasy Tactics Advance

 

Bard Essa música eu fiz para você melhorar

Os músicos de Final Fantasy, são capazes de usar sua música para “encantar” o grupo, aumentar os status, curar, ajudá-los. Eles possuem músicas de ataques, mas sua maior função é ajudar o grupo com suas canções. Aparece em Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy Tactics e Final Fantasy XI. O poder de ataque de um Bard é quase nulo, seu negócio é mesmo tocar música. Apenas os homens em FFT podem ser Bard, mas não é assim nos outros jogos. Em Final Fantasy X-2 essa classe é chamada de Songstress


 

Beastmaster/Mediator Meus amigos são meio diferentes...

Os Mediator são personagens capazes de convencer monstros e humanos, usando seu charme e trazê-los para seu lado. Os Beastmaster possuem a mesma característica, só que só em monstros e também podem invocar seus próprios monstros ou até mesmo controla-los. São combatentes regulares, normalmente seus “pets” fazem todo o trabalho sujo. Eles aparecem em Final Fantasy Tactics, Final Fantasy Tactics Advance, Final Fantasy XI.

 

Berserker Quer me ver irritado?

Berserker é um tipo de personagem que luta em volto de muita fúria. Normalmente esse tipo de personagem possui defesa fraca, em troca de um ataque extremamente poderoso. Personagens desse job costumam vestir roupas de peles de animais. Berserker é controlado pela sua fúria apenas, o jogador muitas vezes não possui o controle dele e tudo que ele faz é atacar incessantemente, ele é simplesmente incontrolável. O personagem Umaro de Final Fantasy VI pode ser considerado da classe Berserker, apesar de ter recebido nomes diferentes na versão japonesa (Sasquatch) e americana (Yeti). Berserker também está presente em Final Fantasy V e Final Fantasy X-2. Muitos outros jogos oferecem a magia Berserk, capaz de dar uma força enorme ao seu personagem, mas fazendo com que você perca o controle do mesmo.

 

Bishop

Ou bispo, esse job possui ataques e habilidades bastante diversificadas. Tem um Atack e defesa razoáveis, é um ótimo curandeiro e pode usar magias de água e vento. O nome bispo não signifique que seja um job fraco, apenas refere-se magias de cura. Não se deixe enganar, os sacerdotes em FF tem muito poder. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance e apenas os da raça Bangaa podiam ser Bispos.

 

Black MageEu vou acender um “foguinho” para enxergar melhor.

Os famosos magos negros de Final Fantasy. Capazes de lançar suas magias como Fire, Ice, Thunder. No inicio esses magos não parecem ter um grande poder, no entanto, conforme o jogo avança e ganham novas magias, eles se tornam a classe que mais causa dano no jogo. Os Black Mages de Final Fantasy são caracterizados por um chapéu pontudo, estilo de bruxo. Eles estão presentes em Final Fantasy I, Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy X-2, Final Fantasy XI, Final Fantasy Tactics (como Wizard nos EUA) e Final Fantasy Tactics Advance.

 


Blue Mage – Eu também quero essa magia...

Os magos que usam as habilidades e magias dos inimigos. Em Final Fantasy VII a matéria enemy skill pode ser comparada a esse job, assim como o personagem Quina de Final Fantasy IX. Na maioria dos jogos o único jeito de aprender essas magias é sofrê-las e sobreviver a elas. Blue Mage apareceu em Final Fantasy V, Final Fantasy Tactics Advance, Final Fantasy X-2 (como Gun-Mages), Final Fantasy XI.

 


Chemist/Alchemist Vamos fazer uma transmutação...

A classe capaz de usar itens e misturá-los. Os Chemist são especializados em uso de todos os tipos de medicinas, poções. São bons personagens para se ter em um grupo em caso da falta de um White Mage.O Chemist pode combinar dois ou mais itens para criar um item com efeitos tanto de cura, quanto de dano, melhorados. Esse job apareceu em Final Fantasy V, Final Fantasy Tactics, e Final Fantasy X-2 (como Alchemist). Em Final Fantasy Tactics Advanced o Alchemist é um mago de magias poderosas como Meteor e Rasp.

 

Calculator

Os matemáticos do mundo Final Fantasy. Eles fazem cálculos absurdos para atingir seus oponentes de várias maneiras. No entanto, o sistema de cálculos das magias, quantas, quem e onde vão atingir pode confundir muito a cabeça de alguém. Uma vez que você pega o jeito da “coisa” ele se torna um dos personagens mais fortes, basta saber controlá-lo. Apareceu em Final Fantasy Tactics.

 

Corsair

Corsário, é uma espécie de pirata. Ele usa pistolas como arma principal, e pode ter tiros que curam HP entre outras coisas. Suas habilidades também dependem bastante de sorte. Ainda não se sabe ao certo, esse job só aparecerá na expansão de Final Fantasy XI. que será lançada em abril deste ano.

 

Dancer

Os Dancers surgiram em Final Vantasy V, sua dança envocava um de seus quatro ataques aleatórios. Em Final Fantasy Tactics eles são praticamente iguais aos Bard, no entanto ao invés de tocar música, elas dançam. Ao invés de ajudar a party, elas prejudizam os inimigos, com magias que diminuem seu HP, MP, diminuiu a força do inimigo entre outras. Em Final Fantasy Tactics apenas as mulheres podem ser Dancer.

 

Dark Knight

São os guerreiros treinados em batalhas sangrentas. Para o Dark Knight, o sangue na lâmina de sua espada é como uma medalha preciosa. São capazes de usar magias de Black Mage. Usam os equipamentos mais pesados, espadas de duas mãos ou foices enormes, causam grandes quantidades de dano, mas em troca de uma defesa mais pobre. Dark Knight existe em vários jogos de Final Fantasy, sempre com habilidades diferentes. Leonheart de Final Fantasy II pode ser considerado um, Galfgarion de Final Fantasy Tactics também. Eles podem ser “jogáveis” em Final Fantasy III, Final Fantasy X-2 e Final Fantasy XI.

 

Defender

Do mesmo modo como os Paladin são para os humanos os defender são para os Bangaa, ou seja, apesar de possuírem ataques poderosos, suas maiores habilidades são de defesa e suporte. Habilidades como aumentar a defesa contra armas entre outras coisas fazem desse job uma boa defesa para o grupo. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance e é exclusivo da raça Bangaa.

 

Divine Knight

Meliadoul de Final Fantasy Tactics pode ser esse job. Suas habilidades consistem em destruir totalmente e pra sempre os equipamentos do inimigo junto com dano. Ser atingido por esses golpes é horrível, mas uma vez no controle deles, você sentira o poder de destruir os equipamentos do seu inimigo. O único problema é que só afetam humanos, não monstros. Apareceu em Final Fantasy Tactics.

 

Dragon Knight/Dragoon/Lancer – Vou ali com o meu dragão e já volto

Dragon Knight teve vários nomes, mas as mesmas caracteristicas em todos os jogos, os vários nomes se devem ao trabalho de localização feito nos EUA e a diferença com o nome japonês original (Dragon Knight). Usam uma lança para pular em seus inimigos. Conseguem atacar de uma boa distância seus inimigos. Poder de ataque muito bom, e defesa razoável. Em alguns jogos, como em FFXI, os Dragoon também são capazes de invocar um dragão para ajudar o jogador. A classe apareceu primeiro em Final Fantasy III, depois em Final Fantasy V, Final Fantasy XI, Final Fantasy Tactics. Em Final Fantasy Tactics Advance eles além de pular ganharam a habilidade de usar sopros elementais, semelhante aos dragões de verdade, neste jogo apenas os seres da raça Bangaa podiam usar esse job.

 

Elementalist

Um pouco de Geomancer, e um pouco dele mesmo, assim é o Elementalista, que como o nome já diz, tem bastante em comum com os elementos. Habilidades que recuperam HP também fazem parte do arsenal desse job. Suas maiores magias são de ataque, elas são um pouco fracas mas podem causar status negativos. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Engineer/Gunner

São os especialistas em ataques com pistola, Yuna em FFX-2 pertence a essa classe. Suas habilidades de combates são impressionantes, atacam a distancia com rapidez impressionante, capaz de disparar vários tiros em poucos segundos. Mustadio de Final Fantasy Tactics também é um Gunner. Temos essa classe também em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Fencer

Esse job tem de tudo um pouco e visa o combate com sabres, são exclusivos da raça Viera. Suas habilidades causam Doom, pode provocar poison, diminuir a velocidade, causar dano ao MP ao invés do HP, esquivar de ataques, usar escudo. É bastante versátil. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Floral Fallal / Full Throttle / Machina Maw

São as classes máximas de FFX-2. Cada uma pode ser usada por uma personagem, respectivamente Yuna, Paine e Rikku.

Apesar das peculiaridades entre cada uma, elas tem muitas habilidades semelhantes, como duplicar e triplicar o HP máximo, atacar varias vezes ao mesmo tempo e outras habilidades absurdamente poderosas...

Cada uma delas também tem uma aparencia bem imponente também.

 

Geomancer – Cuidado aonde você pisa!

Pode-se dizer que são os “magos do solo”. Geomancer são magos que usam magias baseadas no elemento do lugar em que eles estão no momento. Em uma floresta ele pode atacar com vinhas e animais, ou em uma região vulcânica, com magias de fogo ou magma. Suas magias, no entanto, não são muito fortes, nem muito efetivas, uma vez que dependem do solo ou do lugar. Geomancer apareceu em Final Fantasy III, Final Fantasy V e Final Fantasy Tactics.

 

Gladiator

Semelhante aos Fighters de FFTA, eles tem ataques poderosos, mas pouca defesa. As maiores habilidades desse job são relacionadas a ataque contra um único inimigo, no entanto, ataques poderosos. Como um golpe crítico com baixa porcentagem de acerto. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance e é exclusivo da raça Bangaa.

 

Holy Dragon

Um dragão que na verdade é um humano transformado por uma maldição. Holy Dragon possui as habilidades mais fortes dos Dragões. O bafo de fogo, de gelo e de trovão. Esse job apareceu apenas com a personagem Reis em Final Fantasy Tactics. Após ela voltar a ser humana ela ainda pode usar suas habilidades de dragão, mas a partir dai seu Job fica denominado "Dragooner".

 

 

Holy Swordsman

Não podia faltar também Orlandu, o personagem mais poderoso de Final Fantasy Tactics. O único job capaz de controlar todas as habilidades especiais dos jobs Dark Knight, Holy Knight e Divine Knight.. Ele possui a espada Excalibur também.

 

Hunter/Sniper

Em Final Fantasy V ele era o único que podia usar arco e flecha. São caçadores, um pouco parecidos com os Ranger de Final Fantasy XI. Suas habilidades são relacionadas com caças, com monstros e habilidades poderosíssimas com o arco, é um Archer mais evoluido. Pode capturar monstros, forçar o monstro a fugir da batalha,.etc... Apareceu também em Final Fantasy Tactics Advance, aqui além do Hunter tem também a Sniper, classe exclusiva da raça Viera que também era um Archer melhorado, que podia destruir equipamentos e atacar mais de uma vez como o Hunter de FFV.

 

Heaven Knight/Hell Knight

Como se esquecer de Rafa e Malak de Final Fantasy Tactics? Esse dois irmãos estilo meio árabe são os únicos personagens capazes de se tornarem esses jobs Eles atacam com magias de vários elementos fazendo vários disparos que surgem aleatóriamente em uma área especifica, podendo atingir o inimigo muitas vezes ou até nenhuma.

 

 

 

Illusionist

O Illusionist pode fazer ataques com todos os elementos, água, terra, fogo, gelo em todos os inimigos, porem ao custo de muito MP, apesar disso é um ótimo job. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Juggler

Arremessa coisas nos inimigos. Pode causar berserk, confuse, paralisa. Usa Gil para atacar os inimigos, como o comando Throw. Ele pode agarrar objetos e bloquealos. A única raça capaz de jogar com esse job são os Moogles. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Knight/Warrior/Fighter– carregar uma espada, e ser um guerreiro de valor.

Fighter é um tipo de lutador que usa habilidades com a espada. A principal característica dessa classe são os ataques fortes, equipamento pesado. Suas habilidades normalmente têm relação com o inimigo, como quebrar a defesa do inimigo, entre outras coisas. Inicialmente Knight era uma evolução de Fighter, mas mais tarde eles foram se assemelhando. É considerada a classe mais básica de todos os jogos. Você quer ser um guerreiro, não sabe qual escolher? Seja um Knight. No entanto, não costuma apresentar grandes atrativos depois de certo tempo de uso. O termo Fighter foi usado em Final Fantasy I, Final Fantasy III. O termo Knight apareceu em Final Fantasy; depois em Final Fantasy III Fighter e Knight estavam presentes ganhando até mais uma variação o Vicking, a única diferença entre os três era o valor de Atack e as armaduras que as classes equipavam; Knight continuou em Final Fantasy V e Final Fantasy Tactics.. Em Final Fantasy X-2 e XI, essa classe é chamada de Warrior e em Final Fantasy Tactics Advance as classes Soldier e Fighter basicamente foram baseadas nela sendo que nesse jogo o Fighter tem habilidades mais poderosas e menos defesa. Com o tempo muitas habilidades foram sendo incrementadas e adicionadas a essa classe. Ótima classe básica de qualquer inicio de jogo.

 

Lady Luck – Leio a sua mão por 5 reais...

Algo como uma “cartomante”, o nome já diz: sorte. Tem tudo a ver com golpes relacionados a cartas, jogos de azar, e muita sorte.. Também ataques como jogar dados, semelhantes ao limit break de Caith Sith de Final Fantasy VII. Essa classe aparece em Final Fantasy X-2.

 

Magic Knight/Sorcerer

São Cavaleiros capazes de usar magias em suas espadas para causar dano elemental com elas por vários turnos. Apareceu em Final Fantasy III e Final Fantasy V. Em Final Fantasy IX, Vivi lança magias na espada de Steiner, o que lembra muito a habilidade de um Magic Knight.

 

Mascot

Uma das classes mais loucas de todos os Final Fantasy, o personagem veste a roupa de algum bicho da série, como Moogle, Tonberry. Cada mascote possui habilidades diferentes dependendo do bicho que o personagem se veste. Essa classe aparece em Final Fantasy X-2.

 

Mime – Siga o mestre...

Os imitadores, os Mimes são capazes de imitar a ação feita pelo último jogador do grupo. Em Final Fantasy VII a matéria Mime é capaz de reproduzir esse job. Ele aparece em Final Fantasy V e também em Final Fantasy Tactics.

 

Mog Knight

O nome já diz tudo. É o mesmo que um guerreiro, um knight. Mas ao invés de um humano ou outra raça, é um Moogle. Ao contrário do que pode parecer é uma das melhores classes do jogo, tem habilidades para recuperar todo o HP, habilidades de ataque razoáveis, boa defesa e uma boa taxa de Evade e Agility. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Monk – Armas são para quem não sabe lutar...

Monk é um lutador, especializado em artes-marciais. Um personagem que mescla ataques, com habilidades diferenciadas, como Chakra, capaz de curar o HP. No entanto, a defesa desse personagem não é seu ponto forte, os equipamentos leves, o fazem ter um grande HP, mas uma defesa tão baixa que às vezes não compensa a troca. Monk é um guerreiro equilibrado, com habilidades como “counter attack” entre outras pode se dar muito bem sozinho em um combate. A primeira aparição de Monk foi em Final Fantasy I na época chamado de Black Belt, logo depois em Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy XI, Final Fantasy Tactics. Em Final Fantasy Tactics Advance apenas os seres da raça Bangaa podem ter esta classe e ela fica denominada como White Monk, mas não há muitas diferenças. O combate de socos, e luvas pode ser considerado sem graça, no entanto, alguns dos mais memoráveis personagens da série podem ser considerados “monks” como Tifa de FFVII e Zell de FFVIII, Sabin René Figaro de FFVI.

 

Morpher

O Morpher é capaz de se transformar em vários monstros. É um job interessante, uma vez que transformado em um monstro você poderá usar a habilidade dele. São vários monstros em um personagem, como Goblin, Bomb, Dragão, etc. Apareceu em Final Fantasy Tactics Advance.

 

Ninjas

Esses famosos guerreiros são habilidosos até nas artes furtivas, como caminhar sem fazer som, como em combates poderosos de espadas ninjas ou kunais. São especialistas em atirar itens especiais nos inimigos como shurikens (estrela ninja), ou bolas que contenham magias. São ótimos jobs em Final Fantasy III, Final fantasy V, Final Fantasy Tactics, Final Fantasy Tactics Advance e Final Fantasy XI.

 

Oracle

São totalmente especializados em magias de alteração de status como, poison, blind, absorv, silence. Contudo, são extremamente fracos tanto em ataque quanto em defesa. Não são uma classe muito atraente para se jogar, no entanto suas magias de status podem equilibrar uma batalha, ajudando alguém do grupo. Ele apareceu em Final Fantasy Tactics.

 

Onion Knight

São a primeira classe de Final Fantasy III, é algo como um Squire, não tem nenhuma habilidade, mas é um elemento memorável da saga Final Fantasy e tem lá seu carisma especial.Em virtude disso a ultima arma de Lulu de Final Fantasy X é um boneco de Onion Knight.

 

Paladin

Os guerreiros da luz, os verdadeiros cavaleiros brancos. São lutadores com poderes sagrados, que pregam a justiça por onde passam. São capazes de usar magias de White Mage. Seu ataque não é tão forte quanto de um cavaleiro normal, mas possui uma alta defesa . Em Final Fantasy Tactics essa classe é chamada de Holy Knight. Eles aparecem também em Final Fantasy XI, geralmente podem usar magias brancas.

 

Puppet Master – Eu tenho alguns bonequinhos...

Esse job não tem muitas coisas reveladas ainda, é um novo job de Final Fantasy XI a ser lançado na expansão que chega em abril. No entanto, se perceber que ele tem tudo a ver com bonecos que serão companheiros do personagem nas batalhas e farão tudo que ele mandar. Uma mistura de Beast Máster e Summoner. A expansão com esse job sairá em 18 de abril de 2006.

 

 

Ranger

São os legítimos caçadores do jogo, eles podem localizar qualquer monstro no mapa usando suas habilidades. Suas armas principais são o arco e a flecha. Ele atrai os inimigos até o grupo para que possam lutar. Apareceu em Final Fantasy XI. Rangers podem ser bons em vários aspectos, principalmente para encontrar monstros facilmente para fazer dinheiro.

 

Red Mage - Então você acha que eu não tenho muitas habilidades?

Os Red Mages possuem algumas magias de White Mage, Black Mage e habilidades de luta de Fighter, no entanto, tudo com o poder diminuído. Não é uma classe capaz de causar muitos danos.São capazes de lançar apenas magias de level baixo, não possuem todas as magias de Whm e Blm.Eles apareceram em Final Fantasy I, Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy XI e Final Fantasy Tactics Advance. Em Final Fantasy XI Red Mages possuem magias exclusivas muito úteis, e também maior habilidade em usar magias de time mage, como Gravity, Slow. E habilidade de Fast Caster, fazendo com que as magias saiam em menos tempo.

 

Sage

Em Final Fantasy III esta classe pode usar todos os tipos de magias, brancas e negras. Em Final Fantasy Tactics Advance ele pode usar magias exclusivas e poderosas que nem os Black Mages sabem...Como Flare e Bio.

 

Samurai – A honra é tudo para um guerreiro.

Todos conhecemos os famosos samurais do Japão. São famosos guerreiros que usam espadas japonesas e com um código de honra incrivelmente rigoroso. Katana é o nome da espada principal de um Samurai. Samurai são excelentes personagens em termos de jogos, seu único fraco é ter que usar duas mãos para carregar a espada, tornando o ataque lento e impossibilitando o uso de escudos. A classe apareceu em Final Fantasy V, Final Fantasy X-2, Final Fantasy XI e Final Fantasy Tactics. Suas habilidades são diferentes em praticamente todos os jogos. Em Final Fantasy Tactics ele é capaz de liberar o espírito das espadas e provocar diversos tipos de efeitos.

?

Scholar

Aparece apenas em Final Fantasy III. Tem apenas duas habilidades, uma para ver o HP do inimigo e outra pra ver a fraqueza do mesmo. Essa habilidade com o tempo foi substituída pela magia branca Sense/Scan. Foram os primeiros a usar livros como armas antes dos Mediators de Final Fantasy Tactics.

 

Squire – Me ensina a ser um guerreiro?

Squire é praticamente um Warrior, no entanto, enquanto Warrior é um guerreiro formado, Squire está mais para aprendiz de guerreiro. Ele tem habilidades banais como “atirar pedra”, entre outras habilidades úteis e únicas apenas dessa classe. Quem não lembra o famoso “acumulate” de Final Fantasy Tactics? No entanto, essa classe, diferente de Warrior, depois de um certo tempo, alem de não apresentar grandes habilidades, acabam sendo muito fraca comparada às outras classes. Ramza personagem principal de Final Fantasy Tactics (onde surgiu a classe) era um tipo de Squire diferente, por isso possuía habilidades únicas, no entanto os outros personagens não demonstravam tais habilidades, sendo Squire uma opção muito fraca de job para se jogar.

 

Summoner – Posso chamar uns amigos pra ajudar?

Os famosos e poderosos invocadores, uma das profissões mais amadas de todos os FF devido a magnitude de suas “invocações”. Eles controlam as criaturas mais famosas do universo Final Fantasy, Shiva, Ifrit, Bahamut, etc. Aparecem em Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy XI, Final Fantasy Tactics, Final Fantasy Tactics Advance. No trabalho de localização de Final Fantasy IV nos EUA, Summoner passou a ser Callers.

 

Temple Knight/Templar

Suas habilidades consistem em ataques que provocam todos os tipos de status no inimigo. Parece fraco, mas seus golpes atingem com grande percentual de acerto de deixar status negativos. Apareceu em Final Fantasy Tactics com o personagem Beowulf e em Final Fantasy Tactics Advanced como uma job dos Bangaa chamada Templar.

 

Thief – Roubar às vezes ajuda

O famoso ladrão dos FFs. Thiefs são extremamente fracos em ataques físicos se comparado a qualquer guerreiro. No entanto, suas habilidades de roubar itens de seus inimigos, desarmar armadilhas e andar furtivamente, fazem dessa classe, uma das classes mais divertidas. Não espere muito poder de ataque, o negócio aqui é usar suas habilidades de ladrão mesmo. Desarmar o inimigo também uma grande vantagem que só o Thief consegue. A classe apareceu em Final Fantasy I, Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy X-2, Final Fantasy XI, Final Fantasy Tactics, Final Fantasy Tactics Advance.

 

Time Mage - Não se preocupe, nós não vamos nos atrasar.

Time Mages são especialistas em controlar o tempo e o espaço, são capazes de acelerar ou atrasar, e até mesmo parar o tempo além das magias de gravidade (Demi) e a poderosíssima Meteor. São grandes magos, mas quase sem nenhum poder de ataque. No entanto, suas habilidades muitas vezes definem o vencedor de muitas batalhas. Possuem uma poderosa magia, a de tele-transporte. Em Final Fantasy XI as magias de Time Mage estão distribuídas entre White Mage, Black Mage e Red Mage. Eles aparecem em Final Fantasy V, Final Fantasy Tactics e Final Fantasy Tactics Advance.

 

Trainer

No Final Fantasy V ele era igual ao Beastmaster, no entanto se tornou bem mais diversificado em Final Fantasy X-2 ganhando um mascote animal que o acompanha sempre em todas as lutas, é único, como uma águia ou um cachorro. O guerreiro e o animal combinam seus ataques para atacar o inimigo, essa classe possui habilidades interessantes e bastante equilibradas. Apareceu em Final Fantasy X-2.

 

White Mage

Tão famosos, ou mais que os Black Mage, os White Mage são os poderosos magos da magia branca. Suas magias de cura e proteção são praticamente essenciais em qualquer luta. São capazes também de reviver membros do grupo. Eles apareceram em Final Fantasy I, Final Fantasy III, Final Fantasy V, Final Fantasy X-2, Final Fantasy XI, Final Fantasy Tactics (chamado de Priest) e Final Fantasy Tactics Advance.

Por: Anderson Webber (Kasuga)