História Principal PDF Imprimir E-mail
Ter, 28 de Dezembro de 2010 17:45

Nós compilamos um resumo completo da história de Final Fantasy Versus XIII, jogo ainda não lançado. Por isso, atenção, os detalhes abaixo podem estar sujeitos á mudanças e podem conter spoilers (para mais informações consulte a seção Mundo).

 

 

"Eu diria que miséria e preocupação têm uma grande parte na história, e quando a trama estava sendo considerada, conversei com [Yoshinori] Kitase e nós decidimos seguir uma direção ainda mais ´triste` no enredo." - Tetsuya Nomura


O tema central da trama de Final Fantasy Versus XIII será “laços”. Como os demais jogos da Fabula Nova Cystallis, os cristais terão extrema importância em Versus XIII. No enredo será usado o conceito-chave de I´Cie e fal´Cie, introduzido em Final Fantasy XIII, porém implementado aqui de outra forma. A história seguirá os passos do príncipe Noctis na sua missão de proteger o cristal. Parte de uma antiga linhagem de reis, ele sucederá em breve o trono de sua família, que de acordo com Nomura, é muito semelhante a Yakuza (a máfia moderna japonesa). Ele cuida da nação que está em posse do último cristal, e através dele seu país avançou tecnológica e economicamente. Em razão dessa modernização, o reino de Noctis acabou se isolando do restante do mundo, ao ponto de se referirem a ele como “Outside World” ou “Outer World”.

Não conseguindo acompanhar seu avanço por não possuírem mais um cristal (destruídos por conseqüência da guerra), os demais reinos colocaram seus esforços na criação de armas de fogo em troca de espadas e magia. É nesse cenário que surge uma guerra fria relacionada com o uso pacífico do cristal, e tratados são discutidos entre as nações. No entanto, uma elite de militares do reino de Niflheim pretende quebrá-los.

 

Em um dos trailers foi exibida uma coletiva com a máfia. Muitos notaram uma semelhança entre a cor dos olhos do chefe com os olhos de Noctis, indicando a possibilidade de serem parentes. Um homem loiro encapuzado, e a embaixadora do reino de Tenebuera, também farão parte do núcleo antagônico. Tenebuera está sobre o comando da família Fleuret. Uma deusa da morte, Etro, faz parte da mitologia local. Dizem que ela faz uma espécie de saudação com as almas, onde ela abre a porta para outro mundo (o mundo após a morte): quando esta porta é aberta, as almas libertadas explodem numa luz que ascende até ao céu.

Porém, poucas pessoas podem ver essa luz, sendo a essas concebidas o poder do “Kingdom of the Dead”. Noctis e Stella podem vê-la, o que pode ser um indicativo de que estejam perto de morrer. A deusa Etro foi confirmada como uma fal´Cie. Provavelmente, I´Cies em Versus XIII são as pessoas que enxergam essa luz.

Em Versus XIII, Nomura disse querer elaborar mais o mundo e a humanidade dos personagens, no seu modo de pensarem, do como e o porquê de agirem do modo que agem. Isso pode levar a concepção do game para um lado mais adulto do que estamos acostumados a ver em outros títulos.


“Minha única preocupação com Versus XIII é que é a série sempre tratou das emoções humanas e do lado psicológico de modo amplo, e eu como diretor quero me aprofundar ainda mais neste aspecto e entregar uma realidade crua em termos de emoção e comportamento humano. Quando um jogador joga um RPG, o intuito é de fazê-lo acreditar em outro mundo, de experimentar um sonho. Em Versus XIII será diferente por causa da intrusão do mundo real, e de situações que estão realmente acontecendo envolta de nós. Será menos ficção e mais realidade.” – Tetsuya Nomura
  

Cronologia


Usando entrevistas e comentários da equipe e do diretor Tetsuya Nomura, formulamos o que seria o prelúdio de Final Fantasy Versus XIII.

 

 

A cena de Noctis assentado no seu carro, na rodovia, parece ser uma das primeiras cenas. Nela, dois outros carros fazem a escolta do príncipe, e há uma transmissão de rádio que Noctis escuta:

"O acordo de paz assinado com Sua Excelência Verdan (ヴェルダン) em Nigelheim (ニグルハイム)... a reabertura das negociações relacionadas ao uso pacífico do cristal de nossa nação no futuro... Todos esperam pelo fim desse estado de guerra fria. E também, o próximo rei...",

A cena termina com os carros se distanciando na rodovia.

 

 

 

A "Agreetment´s Party", festa de celebração do acordo assinado entre duas nações em relação ao uso do cristal, parece acontecer bem no início. Participando da festa estarão Noctis e seus amigos, que serão introduzidos logo no começo, e a embaixadora de um reino vizinho, Stella. Nesta festa acontecerá o primeiro encontro entre os protagonistas. Todos usarão trajes formais, que apenas serão usados nessa parte do game. Noctis irá se encontrar com Stella quando subir a escada para sair um pouco da multidão. Ele se engana pensando que não há ninguém ali, e se depara com Stella admirando a pintura de Etro.




Curiosidades:

  • A estrutura dos eventos do enredo de Versus XIII, segundo Nomura, vem de um tipo de roteiro adotado por roteiristas conhecido como “road movie”. No caso, são histórias em que o herói muda, cresce, e se transforma no curso da história. A visão moderna de “road movie” é o equivalente ás aventuras heróicas dos escritores medievais. Essa espécie de roteiro tende a seguir uma estrutura episódica, em que em cada episódio há um desafio a ser ultrapassado. Em termos narrativos, “road movies” não constituem a tradicional trama de três atos como muitos filmes usam. A maioria dos road movies raramente é guiada por conflitos externos, mas sim internos. Nomura não comentou até que ponto Versus XIII poderá ser definido como “road movie”.
  • As cenas de Versus XIII que foram exibidas para o público estão completamente mudadas agora, e os gráficos receberam um "upgrade". Nomura diz que o conteúdo atual do game parece uma foto tirada na vida real.