Curiosidades PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 20:00

 

Já em FFI o jogador já se deparava com elementos da série presentes até hoje, as classes como Black Mage e White Mage, os Airships, as magias, as lojas e o mapa mundi. Não havia Summons, mas era o rei dos dragões Bahamut quem permitia que você evoluísse de classe. Cid também não estava presente, mas era citado como um grande gênio do passado. Já os Chocobos só viriam em FFII.

Referencias a parte FFI marcou época e também gerou varias curiosidades. Esta seção se destina a falar das curiosidades envolvendo este jogo, desde as coisas mais simples até as mais obscuras e absurdas... Aqui você conhecerá um pouco mais do RPG que inspirou FF, saberá da real história sobre a menção de Link o protagonista de Zelda em FF e podera ver um pouco mais da incrivel visão que os americanos tinham dos guerreiros da luz, em uma ótica bem diferente...

 

O misterioso homem invisivel de Cornelia
Você pode ter detonado o jogo umas 200 vezes mas talvez você não conheça esta. Não, a Square não parece ter corrigido os bugs muito bem, aqui foi programado um evento de fala onde deveria estar o sprite (imagem) de um personagem para se conversar, criaram o evento mas esqueceram do sprite. Vale lembrar que o "homem invisivel" na verdade teria o sprite de uma mulher.

 

O RPG que inspirou e superou FF no Japão.
Desde seu primeiro jogo, FF logo se consagrou como o segundo RPG mais popular do Japão sendo que os jogos da série FF carregam esta posição até hoje. O primeiro FF saiu na frente até mesmo de Phantasy Star que na época possuia graficos bem mais superiores. Mas se até hoje FF continua como segundo então qual é o RPG mais popular por lá desde a década de 80? Dragon Quest é a resposta, a série que pertencia a antiga Enix foi quem deu inicio ao genero de RPG nos videogames caseiros e inspirou o primeiro jogo da série FF. Final Fantasy pode até ter uma populariedade maior no resto do mundo mas no Japão Dragon Quest é imbativel! Existe até uma lei que proibe que um jogo da série DQ seja lançado em dia de semana, para evitar um numero alarmante de faltas no trabalho e na escola.
DQ ficou conhecido no ocidente como Dragon Warrior mas não fez muito sucesso por aqui, o RPG também ganhou um anime que passou no brasil pelo SBT na década de 90 com o titulo de "Fly". Ao lado você confere uma foto do primeiro Dragon Quest pro NES o percussor de todos os RPGs. Como você deve saber a Square se fusionou com a Enix e hoje as duas maiores séries de RPGs de todos os tempos agora pertencem a mesma empresa. A propósito o Character Design de Dragonquest é Akira Toriyma, criador de Dragon Ball e Character Design de Chrono Trigger.

 

Aqui Ali e em todo lugar.
FF foi lançado para os mais diversos sistemas, primeiro no NES (Famicon) até o MSX2, Playstation e até mesmo no famigerado portatil da Bandai o Wonder Swan Color, foi nele que os graficos foram melhorados de forma semelhante aos do Playstation.
FF tambem parou nos celulares Japoneses, onde o jogo custa 525 yens mensais. Além do jogo os japoneses também ganharam animações em 3D para botar em seu celular confira foto delas a esquerda. Legal não?

 

Zelda em FF?!?!?

Link é citado sim em Final Fantasy, na cidade de Elfhein você encontra um tumulo que seria de Link. Muitos fãs entenderam a menção como uma provocação a série Zelda, mas na verdade o túmulo foi uma homenagem que a própria Nintendo colocou. É que na década de 80 localizar os jogos para outra lingua e pais era um processo caro e demorado que a Square na época, recem recuperada de uma quase falencia, não podia custear... Foi então que a Nintendo notando o potencial do jogo resolveu cuidar da localização de FF para os Estados Unidos, a Square, claro, aceitou, na versão americana os graficos foram ligeiramente melhorados e algumas poucas coisas foram adicionadas como a homenagem a série Zelda. Ao lado do túmulo de Link também é encontrado um túmulo homenageando o protagonista de Dragon Quest. Talvez a Nintendo tenha compreendido que dar a entender que os personagens estão mortos não é la a melhor maneira de homenagea-los, de toda forma a Nintendo ficou feliz com os resultados e FF vendeu mais nos EUA do que no Japão.

 

 

Os Guerreiros da Luz...

Ja mostramos um pouco disto em nosso site mas agora trazemos todas as imagens para a galera ver. Com o jogo fazendo sucesso a revista oficial da Nintendo americana, Nintendo Power, resolveu caprichar nas ilustrações em seu detonado. E o resultado... É bom vocês mesmo verem.

Vale lembrar que mesmo na época do NES a White Mage ja era definida como uma mulher mas invez disso o White Mage aqui parece mais o Moisés do filme "Os 10 mandamentos". Bahamut então foi reduzido a um lagarto de 1 metro e meio...

Piadinhas infames com filmes pré-históricos a parte, você pode conferir agora todas as ilustrações em definição alta clicando nos links abaixo... Vale a pena ver...