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Seg, 15 de Novembro de 2010 03:51

1 - INTRODUÇÃO

Em Final Fantasy III, cada personagem pode assumir um dos 23 Jobs possíveis. No começo, apenas o Job Freelancer estará disponível. Depois que o grupo alcança o primeiro cristal, novos Jobs são liberados e as mudanças de Job ficam habilitadas. FFIII é um jogo que gira em torno da mudança de Jobs dos personagens. É preciso entender as fraquezas do seu inimigo para que você possa escolher os Jobs corretos. É possível montar incontáveis estratégias.

Os Jobs são liberados na seguinte ordem:

Job Inicial Freelancer
Wind Crystal Warrior, Monk, White Mage, Black Mage, Red Mage, Thief
Fire Crystal Ranger, Knight, Geomancer, Scholar
Water Crystal Viking, Dragoon, Dark Knight, Evoker, Bard
Earth Crystal Black Belt, Magus, Devout, Summoner, Sage, Ninja
Job Secreto Onion Knight

 

2 - CONCEITOS

 

2.1 - NÍVEL DOS JOBS

Os níveis dos Jobs representa o grau de proficiência que um dado personagem tem no Job em questão. O nível máximo é o 99. Quanto mais você treinar em um Job, melhor ficará nele. Abaixo segue uma lista de tudo que o nível do Job influencia:

1 - Número de ataques por turno;
2 - Chance de desferiri um golpe crítico;
3 - Dano físico;
4 - Dano de Magia Negra (Black Magic);
5 - HP recuperado por magias de cura;
6 - Dano de Invocação (Summon);
7 - Poder dos Monks e Black Belts que estão lutando sem armas;
8 - Melhora certas habilidades de alguns Jobs;
9 - Quando você alcança o nível 99 com um Job, você ganha um item especial, que é único e não pode ser conseguido novamente.

Os status dos personagens não são afetados pelos níveis de seus Jobs.

Para aumentar o nível de um Job, o personagem precisa realizar ações em combate (Atacar, Defender, Usar itens, Fugir, etc). Cada ação realizada contribui com uma certa quantidade de JP (Job Points). Quando o personagem junta 100 JP, o Job passa de nível. Abaixo segue uma tabela com a quantidade de JP ganho por um Job ao realizar uma ação em combate.

GANHO DE JP
JOB JOB<=14 JOB>14
Freelancer 20 20
Warrior 20 14
Monk 20 14
White Mage 20 10
Black Mage 20 10
Red Mage 20 12
Thief 20 18
Ranger 20 14
Knight 20 12
Scholar 24 24
Geomancer 20 14
Viking 20 14
Dragoon 20 16
Dark Knight 20 14
Evoker 20 10
Bard 20 18
Black Belt 20 14
Magus 20 10
Devout 20 10
Sage 20 10
Summoner 20 12
Ninja 20 12
Onion Knight 20 8

2.2 - NÍVEL DE PERSONAGEM

Além dos níveis de Jobs, cada personagem tem um nível individual que aumenta à medida em que ele junta experiência. O nível de personagem afeta o seguinte:

1 - Aumento do HP. Seu HP depende do nível do personagem e do status Vitality.
2 - Seus status passarão para o próximo nível na tabela de Jobs, que será introduzida mais tarde.
3 - Para personagens magos, o nível de magias também passa para o próximo nível.

Notas importantes:

- Os status Strenght, Agility, Vitality, Intellect, Mind a MP são predeterminados. Isto significa que cada Job tem a sua própria tabela de status que é influenciada pelo nível em que o personagem está. Resumindo, basta você passar o nível dos personagens que você já terá os melhores status possíveis para cada Job.

- O status MAX HP é o único que não segue a regra acima. Se você passar de nível em certos Jobs, no fim pode acabar com um HP maior ou menor que o seu amigo.

Abaixo segue uma tabela com a experiência necessária para os personagens passarem de nível.

NÍVEL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
0+ 16 31 58 99 159 239 343 473 631 821
10+ 1044 1304 1601 1940 2321 2748 3222 3745 4321 4950
20+ 5636 6380 7185 8051 8982 9980 11046 12183 13393 14676
30+ 16037 17475 18995 20596 22282 24053 25913 27863 29904 32039
40+ 34269 36597 39024 41552 44183 46918 49760 52710 55769 58941
50+ 62226 65627 69144 72781 76538 80417 84420 88549 92805 97191
60+ 101707 106356 111139 116058 121115 126311 131648 137128 142752 148522
70+ 154439 160506 166724 173095 179619 186299 193137 200134 207292 214611
80+ 222095 229744 237561 245546 253701 262028 270529 279205 288057 297087
90+ 306298 315689 325264 335023 344968 355100 365422 375934 ------

2.3 - OVERFLOW DE JP

Como dito anteriormente, você precisa de 100 JP para passar um Job de nível. Com isso, você pode pensar: "Ah, então eu vou entrar numa batalha e ficar nela pra sempre. É só não deixar o inimigo morrer". Bom, você pode fazer isso, mas o máximo de JP que você pode obter numa batalha é 199. Ou seja, depois de um tempo batendo nos monstros, você atingirá 199 JP e daí não ganhará mais nada. Quando a batalha terminar, 100 desses pontos serão utilizados para passar de nível. O resto ficará armazenado para a próxima batalha, que é o que chamamos de Overflow. Na próxima batalha, você começará com 99 pontos e precisará de apenas mais um para passar de nível novamente.

2.4 - FASE DE TRANSIÇÃO

Em Final Fantasy III, toda vez que você troca o Job de um personagem, ele entrará na Fase de Transição, que é um período de adaptação do personagem ao novo Job. É como se, ao trocar de Job, o personagem ainda não estivesse bom nele e precisasse de um tempo para se acostumar. Nessa fase, os status do personagem diminuem e sua performance não é tão boa. Essa fase não demora muito para terminar e o jogo avisa quantas batalhas são necessárias até que a Fase de Transição termine.

 

3 - JOBS

 

3.1 - FREELANCER

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Pode usar Magias Brancas ou Negras de nível 1.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 20
Usar Magia 20 20
Defender 20 20
Usar Item 20 20
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 0 0 0 0 0 0 0
10 7 0 0 0 0 0 0 0
20 12 0 0 0 0 0 0 0
30 15 0 0 0 0 0 0 0
40 17 0 0 0 0 0 0 0
50 20 0 0 0 0 0 0 0
60 20 0 0 0 0 0 0 0
70 20 0 0 0 0 0 0 0
80 20 0 0 0 0 0 0 0
90 20 0 0 0 0 0 0 0
99 50 0 0 0 0 0 0 0
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 10 10
20 15 15 15 15 15
30 20 20 20 20 20
40 24 24 24 24 24
50 29 29 29 29 29
60 34 34 34 34 34
70 38 38 38 38 38
80 43 43 43 43 43
90 48 48 48 48 48
99 52 52 52 52 52

3.2 - WARRIOR

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Avançar Aumenta poder de ataque, mas diminui a defesa.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Avançar 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 9 9
20 17 17 16 14 14
30 24 24 22 18 18
40 31 31 28 22 22
50 38 38 34 26 26
60 44 44 40 29 29
70 51 51 46 33 33
80 58 58 52 37 37
90 65 65 58 41 41
99 71 71 63 45 45

3.3 - MONK

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Revidar Aumenta a defesa e contra-ataca se for atingido(a).
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Revidar 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 11 10 10 9 9
20 20 16 17 12 14
30 28 22 24 15 18
40 36 28 31 19 22
50 45 34 38 22 26
60 53 40 44 25 29
70 61 46 51 29 33
80 69 52 58 32 37
90 78 58 65 35 41
99 85 63 71 38 45

3.4 - WHITE MAGE

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Brancas de até nível 7.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Usar Magia 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 4 0 0 0 0 0 0 0
10 13 2 1 0 0 0 0 0
20 23 7 5 3 0 0 0 0
30 33 12 9 7 2 1 0 0
40 43 17 12 10 4 3 2 0
50 53 22 15 14 7 5 3 0
60 63 27 18 18 9 8 5 0
70 73 32 21 21 11 10 6 0
80 83 37 24 25 14 12 7 0
90 93 42 27 29 16 14 9 0
99 99 47 29 32 18 16 10 0
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 9 10
20 15 16 16 14 17
30 20 22 22 18 24
40 24 28 28 22 31
50 29 34 34 26 38
60 34 40 40 29 44
70 38 46 46 33 51
80 43 52 52 37 58
90 48 58 58 41 65
99 52 63 63 45 71

3.5 - BLACK MAGE

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Negras de até nível 7.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Usar Magia 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 4 0 0 0 0 0 0 0
10 13 2 1 0 0 0 0 0
20 23 7 5 3 0 0 0 0
30 33 12 9 7 2 1 0 0
40 43 17 12 10 4 3 2 0
50 53 22 15 14 7 5 3 0
60 63 27 18 18 9 8 5 0
70 73 32 21 21 11 10 6 0
80 83 37 24 25 14 12 7 0
90 93 42 27 29 16 14 9 0
99 99 47 29 32 18 16 10 0
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 10 9
20 15 16 16 17 14
30 20 22 22 24 18
40 24 28 28 31 22
50 29 34 34 38 26
60 34 40 40 44 29
70 38 46 46 51 33
80 43 52 52 58 37
90 48 58 58 65 41
99 52 63 63 71 45

3.6 - RED MAGE

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Brancas e Negras de até nível 5.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 12
Usar Magia 20 12
Defender 20 12
Usar Item 20 12
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 4 0 0 0 0 0 0 0
10 8 1 0 0 0 0 0 0
20 13 5 3 2 0 0 0 0
30 17 8 5 4 1 0 0 0
40 22 11 8 6 2 0 0 0
50 26 15 10 8 4 0 0 0
60 31 18 13 10 5 0 0 0
70 35 21 15 11 7 0 0 0
80 40 25 17 13 8 0 0 0
90 45 28 19 15 10 0 0 0
99 49 31 21 16 11 0 0 0
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 10 10
20 15 15 16 16 16
30 20 20 22 22 22
40 24 24 28 28 28
50 29 29 34 34 34
60 34 34 40 40 40
70 38 38 46 46 46
80 43 43 52 52 52
90 48 48 58 58 58
99 52 52 63 63 63

3.7 - THIEF

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Roubar Rouba um item do inimigo.
Fugir Aumenta sua chance de fugir das batalhas.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 18
Roubar 20 18
Fugir Nada Nada
Usar Item 20 18
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 11 10 9 9
20 16 20 16 14 12
30 22 30 22 18 15
40 28 40 28 22 19
50 34 50 34 26 22
60 40 60 40 29 25
70 46 70 46 33 29
80 52 80 52 37 32
90 58 90 58 41 35
99 63 99 63 45 38

3.8 - RANGER

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Barragem Ataca os inimigos aleatoriamente. Dano menor que o normal.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Barragem 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 11 10 9 9
20 17 20 16 14 14
30 24 28 22 18 18
40 31 36 28 22 22
50 38 45 34 26 26
60 44 53 40 29 29
70 51 61 46 33 33
80 58 69 52 37 37
90 65 78 58 41 41
99 71 85 63 45 45

3.9 - KNIGHT

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Brancas de nível 1.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 12
Usar Magia 20 12
Defender 20 12
Usar Item 20 12
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 0 0 0 0 0 0 0
10 7 0 0 0 0 0 0 0
20 12 0 0 0 0 0 0 0
30 15 0 0 0 0 0 0 0
40 17 0 0 0 0 0 0 0
50 20 0 0 0 0 0 0 0
60 20 0 0 0 0 0 0 0
70 20 0 0 0 0 0 0 0
80 20 0 0 0 0 0 0 0
90 20 0 0 0 0 0 0 0
99 50 0 0 0 0 0 0 0
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 11 9 11 9 10
20 20 14 20 14 15
30 28 18 28 18 20
40 36 22 36 22 24
50 45 26 45 26 29
60 53 29 53 29 34
70 61 33 61 33 38
80 69 37 69 37 43
90 78 41 78 41 48
99 85 45 85 45 52

3.10 - SCHOLAR

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Brancas de nível 1.
Estudar Mostra o HP e as fraquezas do inimigo. Também cancela efeitos de magias.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 24 24
Usar Magia 24 24
Estudo 24 24
Usar Item 24 24
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 0 0 0 0 0 0 0
10 5 0 0 0 0 0 0 0
20 10 0 0 0 0 0 0 0
30 15 0 0 0 0 0 0 0
40 20 7 3 0 0 0 0 0
50 25 10 5 0 0 0 0 0
60 29 13 7 0 0 0 0 0
70 34 17 19 0 0 0 0 0
80 39 20 12 0 0 0 0 0
90 44 23 14 0 0 0 0 0
99 48 26 15 0 0 0 0 0
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 9 11 9
20 16 17 12 20 14
30 22 24 15 30 18
40 28 31 19 40 22
50 34 38 22 50 26
60 40 44 25 60 29
70 46 51 29 70 33
80 52 58 32 80 37
90 58 65 35 90 41
99 63 71 38 99 45

3.11 - GEOMANCER

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Terreno Usa o terreno para atacar.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Terreno 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 10 10
20 15 17 15 17 15
30 20 24 20 24 20
40 24 31 24 31 24
50 29 38 29 38 29
60 34 44 34 44 34
70 38 51 38 51 38
80 43 58 43 58 43
90 48 65 48 65 48
99 52 71 52 71 52

3.12 - VIKING

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Provocar Provoca o inimigo para te atacar e diminui sua defesa.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Provocar 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 11 9 10 9 10
20 20 14 17 14 15
30 28 18 24 18 20
40 36 22 31 22 24
50 45 26 38 26 29
60 53 29 44 29 34
70 61 33 51 33 38
80 69 37 58 37 43
90 78 41 65 41 48
99 85 45 71 45 52

3.13 - DRAGOON

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Pular Pula no ar e desfere um poderoso ataque.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 16
Pular 20 16
Defender 20 16
Usar Item 20 16
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 10 10
20 17 17 15 15 15
30 24 24 20 20 20
40 31 31 24 24 24
50 38 38 29 29 29
60 44 44 34 34 34
70 51 51 38 38 38
80 58 58 43 43 43
90 65 65 48 48 48
99 71 71 52 52 52

3.14 - DARK KNIGHT

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Souleater Sacrifica HP para aumentar o dano dos golpes.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Souleater 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 10 10 10
20 17 15 17 15 15
30 24 20 24 20 20
40 31 24 31 24 24
50 38 29 38 29 29
60 44 34 44 34 34
70 51 38 51 38 38
80 58 43 58 43 43
90 65 48 65 48 48
99 71 52 71 52 52

3.15 - EVOKER

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Invocar Escolhe aleatoriamente entre os níveis 1 e 2 dos summons.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 10
Invocar 20 10
Defender 20 10
Usar Item 20 10
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 0 0 0 0 0 0 0
10 10 1 1 1 1 0 0 0
20 20 5 5 5 5 0 0 0
30 30 10 10 10 10 1 0 0
40 40 14 14 14 14 6 3 1
50 50 19 19 19 19 11 7 3
60 60 23 23 23 23 16 11 5
70 70 28 28 28 28 21 15 7
80 80 32 32 32 32 26 19 9
90 90 37 37 37 37 31 23 11
99 99 41 41 41 41 36 27 13
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 10 9 10 10
20 16 15 14 17 17
30 22 20 18 24 24
40 28 24 22 31 31
50 34 29 26 38 38
60 40 34 29 44 44
70 46 38 33 51 51
80 52 43 37 58 58
90 58 48 41 65 65
99 63 52 45 71 71

3.16 - BARD

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Cantar Canta uma canção que depende da harpa equipada.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 18
Usar Magia 20 18
Defender 20 18
Usar Item 20 18
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 9 10 10 10 10
20 14 16 16 16 16
30 18 22 22 22 22
40 22 28 28 28 28
50 26 34 34 34 34
60 29 40 40 40 40
70 33 46 46 46 46
80 37 52 52 52 52
90 41 58 58 58 58
99 45 63 63 63 63

3.17 - BLACK BELT

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Boost Aumenta o poder de ataque. Auto-destrói se usado três vezes consecutivas.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 14
Boost 20 14
Defender 20 14
Usar Item 20 14
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 11 10 11 9 9
20 20 17 20 12 12
30 30 24 30 15 15
40 40 31 40 19 19
50 50 38 50 22 22
60 60 44 60 25 25
70 70 51 70 29 29
80 80 58 80 32 32
90 90 65 90 35 35
99 99 71 99 38 38

3.18 - MAGUS

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Negras de todos os níveis.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 10
Usar Magia 20 10
Defender 20 10
Usar Item 20 10
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 1 1 1 1 1 1 1
10 4 3 3 3 4 4 3 2
20 7 6 6 4 8 7 5 2
30 10 9 8 6 11 10 7 3
40 13 12 11 8 15 13 9 4
50 16 15 13 10 18 16 11 5
60 18 17 15 12 21 19 12 5
70 21 20 18 14 25 23 14 6
80 24 23 20 16 28 26 16 7
90 27 26 23 17 32 29 18 7
99 30 28 25 19 35 32 20 8
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 9 10 10 11 10
20 14 16 15 20 15
30 18 22 20 30 20
40 22 28 24 40 24
50 26 34 29 50 29
60 29 40 34 60 34
70 33 46 38 70 38
80 37 52 43 80 43
90 41 58 48 90 48
99 45 63 52 99 52

3.19 - DEVOUT

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura Magias Brancas de todos os níveis.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 10
Usar Magia 20 10
Defender 20 10
Usar Item 20 10
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 1 1 1 1 1 1 1
10 4 3 3 3 4 4 3 2
20 7 6 6 4 8 7 5 2
30 10 9 8 6 11 10 7 3
40 13 12 11 8 15 13 9 4
50 16 15 13 10 18 16 11 5
60 18 17 15 12 21 19 12 5
70 21 20 18 14 25 23 14 6
80 24 23 20 16 28 26 16 7
90 27 26 23 17 32 29 18 7
99 30 28 25 19 35 32 20 8
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 9 10 10 10 11
20 14 16 15 15 20
30 18 22 20 20 30
40 22 28 24 24 40
50 26 34 29 29 50
60 29 40 34 34 60
70 33 46 38 38 70
80 37 52 43 43 80
90 41 58 48 48 90
99 45 63 52 52 99

3.20 - SUMMONER

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Invocar Invoca o nível três dos summons.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 12
Invocar 20 12
Defender 20 12
Usar Item 20 12
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 0 0 0 0 0 0 0
10 10 1 1 1 1 0 0 0
20 20 5 5 5 5 0 0 0
30 30 10 10 10 10 1 0 0
40 40 14 14 14 14 6 3 1
50 50 19 19 19 19 11 7 3
60 60 23 23 23 23 16 11 5
70 70 28 28 28 28 21 15 7
80 80 32 32 32 32 26 19 9
90 90 37 37 37 37 31 23 11
99 99 41 41 41 41 36 27 13
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 9 9 10 11 11
20 14 14 15 20 20
30 18 18 20 28 28
40 22 22 24 36 36
50 26 26 29 45 45
60 29 29 34 53 53
70 33 33 38 61 61
80 37 37 43 69 69
90 41 41 48 78 78
99 45 45 52 85 85

3.21 - SAGE

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura todas as magias. Invoca aleatoriamente efeitos dos níveis 1 e 2 dos summons.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 10
Usar Magia 20 10
Defender 20 10
Usar Item 20 10
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 1 1 1 1 1 1 1
10 5 5 4 4 3 2 2 1
20 10 9 8 7 5 4 3 2
30 15 13 11 9 8 6 4 2
40 20 28 15 12 10 7 5 2
50 25 22 19 15 12 9 6 3
60 30 26 22 18 14 11 7 3
70 35 30 26 21 17 12 8 3
80 40 35 29 24 19 14 9 3
90 45 39 33 27 21 15 10 4
99 49 43 36 30 23 17 10 4
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 9 9 10 11 11
20 12 12 16 20 20
30 15 15 22 28 28
40 19 19 28 36 36
50 22 22 34 45 45
60 25 25 40 53 53
70 29 29 46 61 61
80 32 32 52 69 69
90 35 35 58 78 78
99 38 38 63 85 85

3.22 - NINJA

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Arremessar Joga itens nos oponentes.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 12
Arremessar 20 12
Defender 20 12
Usar Item 20 12
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 10 11 10 10 10
20 17 20 15 15 15
30 24 28 20 20 20
40 31 36 24 24 24
50 38 45 29 29 29
60 44 53 34 34 34
70 51 61 38 38 38
80 58 69 43 43 43
90 65 78 48 48 48
99 71 85 52 52 52

3.23 - ONION KNIGHT

COMANDOS DE BATALHA
Atacar Ataca com a arma equipada.
Usar Magia Conjura todas as Magias Brancas e Negras.
Defender Aumenta a defesa. Diminui o dano recebido em 50%.
Usar Item Usa um item da lista.
JP OBTIDOS P/ AÇÃO
AÇÃO
JOB<=14
JOB>14
Atacar 20 8
Usar Magia 20 8
Defender 20 8
Usar Item 20 8
TABELA DE MAGIAS
NÍVEL
L1
L2
L3
L4
L5
L6
L7
L8
1 1 1 1 1 1 1 1 1
10 5 5 4 4 3 2 2 1
20 10 9 8 7 5 4 3 2
30 15 13 11 9 8 6 4 2
40 20 28 15 12 10 7 5 2
50 25 22 19 15 12 9 6 3
60 30 26 22 18 14 11 7 3
70 35 30 26 21 17 12 8 3
80 40 35 29 24 19 14 9 3
90 45 39 33 27 21 15 10 4
99 49 43 36 30 23 17 10 4
STATUS
NÍVEL
STRENGTH
AGILITY
VITALITY
INTELLECT
MIND
1 5 5 5 5 5
10 6 6 6 6 6
20 7 7 7 7 7
30 8 8 8 8 8
40 9 9 9 9 9
50 10 10 10 10 10
60 11 11 11 11 11
70 12 12 12 12 12
80 14 14 14 14 14
90 15 15 15 15 15
91 15 15 15 15 15
92 15 15 15 15 15
93 27 27 27 27 27
94 39 39 39 39 39
95 51 51 51 51 51
96 63 63 63 63 63
97 75 75 75 75 75
98 87 87 87 87 87
99 99 99 99 99 99