Final Fantasy III PDF Imprimir E-mail
Ter, 14 de Setembro de 2010 07:02

 

Introdução ao detonado

Se você vem tendo dificuldades em algumas parte de Final Fantasy III, ou quer cumprir todos os extras e sidequests... Acompanhe passo a passo o detonado, e aproveite tudo que final fantasy III tem a oferecer.

-Spoilers serão evitados o máximo possível.

-Títulos, chefes e locais do jogo em Vermelho.

-Ações opcionais serão indicadas por [opcional] e ao final [/opcional]. Lembrando que essas ações não interferem na história do jogo.

-Na descrição de chefes você irá encontrar a sigla NP, isso significa que o chefe não possui fraquezas elementares.

Detonado

Altar Cave

O jogo começa com um garoto, que acaba caindo em um buraco por acidente. Primeiro escolha um nome para seu personagem, eu irei usar os nomes originais.

Você será atacado por um trio de goblins, aqui não segredo algum, simplesmente ataque-os. Luneth ira ficar um pouco assustado, e sente que ali não é um lugar seguro.

Seguindo em frente você ira encontrar dois baús, o da direita contém uma Potion, o da esquerda um Leather Shield, equipe-o imediatamente.

Logo adiante Luneth avistará uma pedra estranha, use o botão de ação para que uma passagem secreta seja aberta, siga por ela.

Haverá mais um baú contendo uma Longsword, não perca tempo e equipe-a em Luneth, e então suba a escada a direita.

Na próxima tela siga para a esquerda e abra o baú com um Antarctic Wind, guarde este item por enquanto. À direita você avistará mais um baú com uma Potion.

Adiante outro baú com mais uma Potion, seguindo para a direita haverá outro baú com mais um Antarctic Wind. Continue indo pela direita e você encontrará uma fonte, você ira encontrar algumas fontes como essa durante todo o jogo, elas recuperam todo o seu HP e MP, aproveite-se disso para subir alguns níveis, acho que até o nível 3 ou 4 é o suficiente.

Quando estiver pronto para prosseguir, siga para a esquerda e entre na porta.

Uma criatura irá atacar Luneth:

Chefe - Land Turtle

Hp: 110

LV: 4

Exp: 20

Gil: 500

Fraqueza: Ice

Estratégia: Não há segredo algum. Se quiser antes de começar a luta, você pode remover o Leather Shield e equipar a Knife, arma inicial de Luneth, para ter um pequeno aumento no poder de seus ataques, então use constantemente o comando Attack. Caso seu HP caia para menos de 10 use uma Potion e então continue atacando. Se preferir uma luta mais rápida e fácil use o item Antarctic Wind que você coletou nos baús.

Uma voz, vinda de um cristal dirá a Luneth que ele é um dos escolhidos, e que há outros como ele. Luneth confuso pede por respostas...

O cristal te enviara para fora, volte para a caverna.

Altar Cave - revisitada

Voltando a Altar Cave você ira encontrar alguns baús, abra todos, equipe o Bronze Bracer e a bronze knuckles que estão nos baús em Luneth.

Ur Village

Siga para a trilha ao fundo do INN para ativar um evento com Arc. Em seguida vá para a casa isolada ao norte da cidade.

Entre e converse com o velho morador, ele dirá que ali existe um botão escondido, usado para abrir passagens secretas, use o comando zoom acionado com o botão L e você avistara um brilho no candelabro, use o botão de ação para que uma passagem se abra.

Se tiver dinheiro suficiente compre uma leather armor e um leather cap para Luneth.

Agora siga para a entrada da vila, e vá para primeira casa a esquerda, a de telhado azul. A fonte a esquerda recupera seu HP e MP, se quiser evolua em Luneth um pouco mais. Entre e terá uma conversa com Elder Topapa a respeito do passado de Luneth.

Quando estiver pronto, saia da vila e siga para Kazus, que fica um pouco ao sul.

Kazus

Assim que chegar Arc ira se juntar a você.

Explore as árvores próximas ao lago, à esquerda da casa de telhado, para encontrar alguns itens, siga encostado nas arvores e aperte o botão de ação, você ira encontrar um mythril helmet, um staff e um zeu’s wrath.

Agora siga para INN, haverá vários fantasmas, fale com o fantasma próximo ao balcão, seu nome é Cid, ele se apresentara e dirá que o povo da cidade foi amaldiçoado, e para que essa maldição se acabe é preciso um Mythril Ring. Luneth e Arc resolvem ajudar, e Cid oferece sua airship, ela se encontra no deserto logo ao lado de kazus. Antes de sair do INN use o comando zoom, e verá um brilho em umas das gavetas, dê a volta e use o botão de ação para encontrar uma potion.

Ao norte da cidade se encontra a Mythril Mines, não há muito que fazer, aproveite para subir alguns níveis com seus personagens, caso precise se curar volte ao INN e suba até o segundo andar e use a cama para descançar.

Saia de Kazus e ande pelo deserto a direita para entrar na airship.

Dentro do airship você encontrará Refia, filha do ferreiro de Kazus, ela resolve juntar-se a Luneth e Arc na busca do Mythril Ring.

Use o botão de ação no leme, e ganhara controle da airship.
Seu objetivo é ir ao castelo Sasune, siga a oeste, o castelo fica bem perto, não há como se perder.

Próximo ao castelo você avistará uma caverna, daqui a pouco iremos adentrar nela.

Castle Sasune

Você encontrará um jovem de cabelos loiros na entrada do castelo, ele dirá que os habitantes do castelo também estão sofrendo a maldição, e ficará encarregado de conseguir uma audiência com o rei do castelo.

Você precisa ir até a sala do trono, mas antes visite as duas torres que ficam ao norte do castelo, na torre a direita você encontrará 10 Holy Arrows, 40 Wooden Arrows, uma Potion e um Bow. Na torre a esquerda você precisa ir com cautela, já que terá que enfrentar um Griffon.
Nessa torre você conseguira mais 20 Wooden Arrows e 10 Holy Arrows.

Entre no castelo e siga para o norte até alcançar a sala do trono. Na primeira tela, à esquerda existem duas camas use-as caso precise restaurar o HP e MP, se quiser você pode evoluir o seu personagem na torre a oeste e voltar aqui quando precisar descansar. Na segunda tela use a rachadura à direita para encontrar alguns baús contendo, 2000 gils, um Leather Shield e a magia Blizzard.

Enfim siga para a sala do trono e Ingus se juntará ao grupo:
Agora saia do castelo e siga para Sealed Cave, que fica próxima ao castelo, siga um pouco para a direita e poderá avistá-la.

Sealed Cave

Nessa primeira tela não nada pra fazer, siga para a próxima tela. Aqui siga para o sul, você avistara um caminho a direita ignore-o e continue ao sul até um lugar sem saída, abra o baú que contém uma Potion, volte e siga para a direita. Você chegará a um lugar com dois caminhos para se seguir, vá para o norte e abra o baú que contém a magia Cure, depois vá para o sul e siga para a próxima tela.

Aqui abra o baú com 500 gils, no canto superior direito use o comando zoom você verá um brilho na caveira, use o botão de ação par que uma passagem secreta se abra.

Você encontrará a Princesa Sara, ela se juntara a você como personagem de suporte, você não terá controle sobre ela, mas ela te ajudará nas lutas, sempre que quiser falar com ela aperte o botão Y ou toque o ícone que fica no canto inferior direito da tela-.

Siga para a próxima tela. Aqui siga para o sul e depois para a direita para encontrar um Atarctic Wind, volte e siga para o norte, abra o baú que contém um Eye Drops e siga para a esquerda e depois até encontrar o chefe:

Chefe – Djinn

Hp: 650

LV: 7

Exp: 200

Gil: 1400

Fraqueza: Ice

Estratégia: Essa luta será fácil, mas é importante que tome cuidado com o HP do grupo, pois Djinn ataque duas vezes e possui ataques fortes. Nesse ponto do jogo não há muito a se fazer, você só precisa atacar!Sara pode aparece randomicamente durante a luta e curar seus personagens, mas não fique esperando por isso, caso um de seus personagens fique em estado critico use uma Potion. Se tiver o item Antarctic Wind, use-o para causar um bom dano no chefe devido a sua fraqueza, no mais continue com ataques físicos, não há segredos para derrotá-lo.

Agora é que o jogo começa pra valer!Agora você tem acesso a opção “Job” no menu,ela permite trocar as jobs,ou profissões dos seus personagens,você começa com as jobs Warrior,Thief,Monk,Black Mage,White mage e Red Mage.Para mais informações consulte a sessão de Jobs.Um Time bem equilibrado é a chave para a vitória... Procure deixar sempre dois personagens com jobs de ataque físicos como Warrior e dois com Jobs mágicas como Black Mage, tenha sempre um time bem diversificado, com diferentes jobs e acredite... White Mage is your best friend!Se possível mantenha sempre um personagem com magias de Cura, como o próprio White Mage ou uma Job melhor.

Agora também você terá acesso a Mognet, uma sidequest do jogo, que consiste em trocar mensagens com NPCs e outros jogadores de FFIII via WI-FI,visite a sessão de sidequests para mais informações.Agora volte ao Castle Sasune e você encontrará a Princesa Sara, juntos o grupo irá jogar o Mythril Ring no lago do castelo, quebrando a maldição. Em seguida o grupo irá conversar com o Rei Sasune ele lhe dará uma Magical Folding Canoe, que lhe permite navegar pelos rios. Agora com a maldição quebrada siga para Kazus.

Kazus - 2°parte

Na entrada você encontrará o pai de Refia, ela deixara a equipe por enquanto. Vá falar com Cid no INN, ele se juntara a você como personagem de suporte assim como Sara.
Você pode notar que no meio da cidade existe um moogle, com ele que faremos a sidequest do Mognet, deixe para depois, irei avisar a hora certa de começar a quest.

Agora entre na casa de traz do INN e fale com Takka. Compre novas magias e equipamentos. Siga ao norte até a Mythril Mines.

Mythril Mines

Vá até o final da mina e use zoom e avistará um brilho na lamparina apagada, use o comando de ação para que uma passagem se abra.

Aqui só a um caminho a seguir, continue em frente e no final você vai encontrar dois baús com duas Mythril Sword, saia da cidade.

Volte ao airship de Cid, ele está no deserto, no mesmo lugar que você o encontrou pela primeira vez, Refia voltará à equipe.

Use o airship para quebrar a pedra que fica logo acima do deserto.

Agora vamos para Canaan, que fica ao sul.

Canaan

Ao chegar à cidade Cid deixará a equipe
Compre novos equipamentos e magias. Quando estiver pronto entre na casa ao lado do INN e fale com a garota dormindo, aqui siga para o fundo da casa depois para a esquerda para encontrar uma passagem secreta, dê a volta e pegue um Gold Needle. Depois siga para a casa de Cid, que fica atrás do Armor Shop.

Ele dirá que sua esposa esta doente, mas uma garrafa de Elixir pode curá-la. Agora siga para o norte, suba a escada até chegar ao lago, mais ao fundo da cidade, lá desça as escadas, você poderá caminhar sobre o lago:

Siga até o final e abra o baú que contém um Elixir, leve-o até Cid.

Use o comando de ação na cama da esposa de Cid, e então selecione o Elixir. Em agradecimento Cid vai te mostrar uma lamparina, use o comando de ação nela, uma passagem para o porão se abrirá colete todos os itens, você vai ver uma escada que leva ao lago, ande por ele até o final, você poderá notar um canto escuro, siga por ele e encontre mais alguns itens:

Saia da cidade e siga para a montanha ao lado.

Dragon’s Peak

Aqui será preciso tomar certo cuidado, pois os inimigos podem te petrificar. Siga para o norte, em certa parte você encontrará uma bifurcação, siga para baixo, abra o baú, volte e continue para o norte. Logo acima mais uma bifurcação, suba a rampa da direita, pegue a magia Aero no final, volte e siga para a esquerda, abra o baú que contém uma Golden Needle e suba a rampa.

Uma cena terá início e você estará em um ninho fale com o homem que esta ali,seu nome é Desch.

Você será atacado por um dragão, Bahamut:

Siga o conselho de Desch e Fuja da luta, pois você não tem chances nesse momento.

Desch se juntará a você como personagem de suporte e ira te presentear com a magia Mini

O grupo saltará do ninho e cairá em uma península, siga na floresta à frente e você estará em...

Healing Copse

Aqui existem três fontes, a da direita cura status negativos, a fonte ao norte recupera o HP e MP do grupo, e a da esquerda ressuscita personagens mortos. Agora será necessário um White Mage no grupo,caso ainda não tenha,mude a job de algum personagem, eu recomendo Refia. Ensine a magia Mini ao White Mage, então enfrente algumas batalhas até habilitar as magias de nível 2.

Depois de habilitar o nível 2 de magias, use Mini no grupo inteiro, então fale com o Gnomo para ganhar outra magia Mini.

Com os personagens sobre o efeito da magia mini, ataques físicos se tornam inúteis, apele para a magia. Siga para a floresta ao sul, até chegar à vila dos Gnomos.

Tozus

Aqui não muito a se fazer, visite a loja de magias e compre se ainda não tiverem algumas delas, mas provavelmente você já terá todas as disponíveis.

Siga para a casa mais ao norte e fale com o Doctor Shelco, o gnomo deitado na cama, e dê a ele um Antidote, feito isso ele abrirá uma passagem para seu grupo em agradecimento.

Desça as escadas, não se esquecendo de abrir os baús, o caminho aqui é linear, simplesmente siga em frente e logo sairá no mapa.

Entre na caverna ao norte sob o efeito da magia Mini.

Viking’s Cove

Aqui também o caminho é linear siga em frente, fale com os vikings, na parede ao sul dos três vikings existe uma passagem com um baú. Entrando na passagem acima dos três vikings, você pode renovar seu estoque de itens, restaurar a energia do grupo e também comprar magias. Quando estiver pronto saia e suba as escadas.

Aqui dando alguns passos para a direita, você vai ver um moogle, examine a parede na frente para encontrar uma passagem com três baús:

É importante que abra esses baús, aqui você conseguirá as magias Blizzaga, Thundara e Firaga, ensine-as ao seu Black Mage. Agora siga para a esquerda para outra passagem, desça as escadas para mais dois baús, em um deles você irá encontrar um Viking Axe, equipe-o no Warrior do grupo.

Agora siga para a direita, passando pelo moogle, fale com os vikings e desça as escadas e fale com o líder dos vikings. Ele dirá que uma serpente marinha esta interferindo nas navegações. Saia da caverna, pela passagem mais ao norte. No mapa, ignore o navio por enquanto. Seguindo ao norte, você encontrará o Nepto Temple, antes de entrar aproveite para evoluir seus personagens, voltando na Viking’s Cove caso precise recarregar o HP e MP do grupo.

Certifique-se de estar bem treinado, e então siga para o templo, salve antes de entrar, e caso tenha dificuldades volte para evoluir mais. É indispensável que tenha um Black Mage antes de prosseguir.

Neptos Temple

Siga reto e examine a estatua para uma cena acontecer, Luneth notará que a estátua está com um olho faltando e Arc terá a ideia de usar a magia Mini para entrar na boca da serpente, faço o que ele disse.

Aqui o caminho também é linear, siga até encontrar dois buracos, primeiro caia no buraco da esquerda, para conseguir uma Shell Armor e Shell Helm, aconselho equipa-los em Luneth. Volte e caia no buraco da direita, siga em frente, abra o baú que contém uma Serpent Sword, siga até o final e encontrará mais um buraco, cure seus personagens caso precise, pois você enfrentará um chefe. Siga em frente e logo encontrará o chefe.


Chefe-Giant Rat

Hp: 900

LV: 11

Exp: 1200

Gil: 1500

Fraqueza: NP

Estratégia: Lembre-se você esta sobre o efeito de Mini, assim ataques físico não terão efeito, será preciso apelar pela magia. Fire e Blizzard já são suficientes para vencer a luta, mas caso já tenha acesso a magias de nível 2 e quiser uma luta mais rápida,use-as.

Ao vencê-lo, você obterá o Nepto Eye. Agora volte ao começo da fase fazendo o caminho inverso, use o comando de ação e Luneth usará Nepto Eye na estátua da serpente obtendo assim o Fang of Water.

Saia do templo e use a magia Mini para seu grupo voltar ao normal, então volte a Viking’s Cove e fale com o líder dos vikings.

Ele lhe agradecera e como recompensa você ganha o navio Enterprise.

Agora saia da cova, e se necessário recupere-se no INN. No mapa suba a bordo do Enterprise. Siga um pouco para a esquerda, desça e entre na próxima cidade.

Tokkul

Aqui alguns moradores podem fugir de você, não se preocupe isso é normal. Como você pode notar aqui não existem lojas, e não há muito a se fazer, entre na casa de telhado azul logo na entrada, então entre na lareira. Aqui fale com a mulher ela pedirá que não machuque seu filho, na verdade ele te confunde com um soldado, e diz que os soldados levaram o marido dela e outros moradores da vila para o deserto. Saia da casa e entre na outra casa de telhado azul ao norte, novamente entre na lareira para encontrar dois baús, agora saia da cidade.

[Opcional]

Village of the Ancients-Gnomish Bread

A vila fica um pouco longe, ao sair de Tokkul siga para a esquerda atravessando o deserto, atravesse a floresta e poderá avistar a vila:

Primeiro siga para a loja de armamentos, aqui você vai encontrar boas Staffs para seus mages (caso os tenha na equipe). Visite a loja de magias e compre todas se possível, mas principalmente a magia Sight, que será de grande ajuda. Não esqueça também de comprar novos equipamentos de proteção. Em resumo, se atualize.

Quando estiver pronto, fale com o garoto ruivo, que esta no segundo nível de escadas:

Ele vai te dizer que se você der a volta no continente montado em um Chocobo ele lhe dará um prêmio. Saia da cidade. Entre no círculo de árvores no meio da floresta:

Chocobo woods

Aqui capture um Chocobo e saia de volta ao mapa. Chocobos são ótimos meios de transporte, sempre que possível use um deles para se locomover rapidamente pelo mapa.

No mapa, montado em um Chocobo, dê uma volta em torno do mapa todo, então solte o Chocobo e volte para a vila e fale com o garoto de cabelos ruivos, ele lhe presenteará com um Gnomish Bread, sempre que quiser pegue um Chocobo dê a volta no mapa e fale novamente com o garoto para ganhar mais destes. Eu acredito que não seja compensador repetir a quest já que o item tem o mesmo efeito da magia Sight, comprada na Village of the Ancients, ambos mostram o mapa detalhadamente, fica com você a decisão de repetir ou não a quest. Agora voltemos ao enredo.

[/opcional]

Saindo de Tokkul suba a bordo de seu navio e siga ao norte e desça no ponto indicado na imagem:

Ignore o castelo por enquanto. Agora siga para a esquerda por entre as montanhas até encontrar uma caverna. Entre.

Gulgan Gulch

Atravesse a ponte ao sul e desça as escadas, aqui fale com os habitantes e um deles lhe dará a magia Toad.

Esse item fará com que você possa entrar na torre ao norte, onde o destino de Desch o aguarda...

Abaixo existe uma abertura com três baús, pegue-os e saia daqui.

Equipe a magia ganha para algum personagem, e então o evolua até que ele aprenda.

Nosso próximo destino é a Torre de Owen, que fica ao norte em uma península, é recomendável que evolua seus personagens antes de prosseguir, o ideal é que todos estejam no level 20 antes de prosseguir, mas level 15 já o suficiente, isso com lutas um pouco sofríveis.

Um bom lugar para elevar o nível de seus personagens é nas florestas nas proximidades da torre, ou até mesmo dentro dela. Assim que se julgar pronto siga para a torre ao norte

Tower of Owen

Aqui você pode notar que existem inúmeros sapos, o primeiro objetivo é seguir para uma sala ao centro da tela, é fácil chegar até lá, não da pra se perder, siga ao sul, vire a esquerda e então suba. Uma cena ocorrerá. Provavelmente você já imagina o que fazer, use a magia Toad para se transformar em um sapo e passar pela passagem. Transforme-se de volta

Aqui não se fará necessária minha ajuda, o caminho é totalmente linear, simplesmente siga em frente ficando atento aos baús pelo caminho.

Continuando a frente uma voz ira falar com você, nesse ponto use o comando zoom para avistar um ponto brilhante nesse ponto:

Uma passagem se abrirá, siga por ela. Continue subindo até chegar a lugar onde caminho se divide, siga pelo caminha da direita primeiro para abrir dois baús, volte e siga para a esquerda.

Ao chegar ao topo, só siga até o centro quando estiver pronto, pois enfrentaremos um chefe. Certifique-se de recuperar o HP de sua equipe e de curar os possíveis status negativos, como por exemplo, Silence causado por alguns inimigos na torre. Quando estiver pronto siga para o centro, você será atacado por Medusa:

Chefe-Medusa

Hp: 3.000

LV: 17

Exp: 1680
Gil:
2600

Fraqueza: NP

Estratégia: Medusa é um pouco forte e tem alto HP, talvez ela seja o primeiro chefe que lhe causará algum problema. Como você talvez tenha imaginado como na lenda da Medusa, ela poderá transformar seus personagens em pedra. Ela usará deste artifício constantemente, o que deixa a luta um pouco chata.Assim que ela transformar algum personagem em pedra usando Stare, use o item Golde Needle para cura-lo.Medusa também causa o status silence durante seus ataques físicos,use Echo herbs pra resolver o problema.Medusa além disso usa magias de nível 3, fique sempre atento ao Hp do seu grupo.Ataque-a constantemente com ataques físicos e com os mages do grupo use magias do nível 3,sempre curando o Hp quando necessário.Siga atacando e logo Medusa será derrotada.

Desch se lembrará que ele é o guardião da torre, e uma emocionante cena acontecerá.

Após isso outra cena, e o redemoinho que fica no oceano, ao norte irá desaparecer.

Nosso próximo destino será Dwarven Hollows.

[opcional]

Gisahl, Fat Chobo & Castle Argus

Gisahl é uma cidade que fica localizada ao leste, e o único meio de chegar é navegar, já que a cidade é cercada por montanhas. Siga para o leste e logo chegará à cidade.

Já na cidade visite a loja de magias e compre as que você ainda não possui. No INN da cidade, no segundo andar você pode comprar Gisahl Greens, que servem para atrair um Chocobo especial. Vá para a casa ao centro da cidade, próximo a plantação de Gisahal e fale com o senhor e ele dirá sobre esse Chocobo especial, para atrair ele basta colocar Gisahal Greens, na árvore no centro da Chocobo Woods. Veremos isso daqui a pouco.

Em uma das casas mais ao norte, existe um senhor que vende Magic Keys, o objetivo que nos trouxe aqui, compre duas, elas serão usadas no Castle Argus. Aqui vá para o canto escuro à direita e dê volta no balcão para encontrar um baú:

Feito isso saia da cidade.

Não é necessário, mas se quiser siga para a Chocobo Woods, lá use o comando de ação na árvore ao centro, um menu com seus itens irá se abrir, então selecione a Gisahal Greens, Fat Chocobo irá aparecer.
Ele serve como uma espécie de deposito, você pode estocar os itens em excesso do seu inventário e retira-los depois, lembrando que será preciso repetir o processo de colocar Gisahal Greens na árvore para cada vez que você entrar na floresta.

Agora vamos até o Castle Argus, ele fica ao sul da Tower of Owen, você deve lembrar dele já que passamos perto dele antes de seguirmos para a Tower of Owen.

Dentro do castelo, no segundo andar use o zoom e então use o comando de ação no ultimo candelabro a direita, para que uma passagem se abra:

Siga por ela, abra os baús, suba as escadas e continue abrindo os baús. Chegando ao topo, siga ao norte, você encontrará duas portas, use as Magic Keys para abri-las. Na sala do lado esquerdo será preciso examinar o armário para que uma outra passagem se abra:

Siga por ela e aproveite os baús.

[/opcional]



De volta aos eventos normais do jogo, seguiremos para Dwarven Hollows, esse local fica localizado ao noroeste da Tower of Owen, basta passar pela passagem onde antes havia um redemoinho e virar a esquerda até chegar a uma pequena ilha, entre na caverna ao sul.

Dwarven Hollows

Fale com os Dwarves, eles falarão sobre um “chifre” que foi roubado. Siga para o norte da caverna, onde ficam localizadas as lojas, atualize seus equipamentos, e descanse no INN se necessário, compre algumas Gold Needles, vamos precisar de algumas na próxima dundgeon. Quando estiver pronto siga ao centro da caverna e fale com o Dwarven que ali esta, ele pedirá sua ajuda para recuperar o “chifre” que lhes foi roubado. Ele dirá que os Dwarves não podem nadar, e que precisam da ajuda das habilidades “anfíbias” dos nossos heróis.

Siga para o oeste, desça as escadas e ao chegar ao lago use a magia Toad para transformar todos em sapos.

Subterranean Lake

Ao chegar use imediatamente a magia Toad para que os membros do grupo voltem ao normal, já que como sapos ficam totalmente inúteis. Aqui não há segredos, o caminho é bem linear, somente siga em frente não se esquecendo de abrir os baús. Tome cuidado com os inimigos chamados Manticore e Stalagmite, eles podem petrificar seus personagens, caso isso aconteça cure-se com uma Gold Neddle, que, aliás, pode ser roubado do próprio inimigo, caso tenha um Thief na equipe. Continue andando e abrindo os baús, chegando ao final você enfrentará um chefe

Chefe - Gutsco
Hp: 3.500

LV: 17

Exp: 2304

Gil: 3500

Fraqueza: NP

Estratégia: Gutsco não possui nenhuma fraqueza elemental, o que dificulta um pouco. A estratégia é a seguinte, ataque constantemente com os personagens mais fortes fisicamente, e com os personagens fortes em magia ataque com magias do nível 3, use Fira,Blizzara ou Thundara com seu Black Mage e Aero com o White Mage, mas é preferível que deixe seu White Mage curando.Gutsco ataque duas vezes seguidas e também usa magias, a magia que mais atrapalha é Mini, caso ele a use em você use a magia Mini em si mesmo para voltar ao normal, ou use o item Mallet.Continue atacando e usando magias e logo Gutsco será derrotado.Será mesmo?

Não se preocupe com a sombra que esta te seguindo, você descobrirá logo o porquê disso. Faço o caminho inverso voltando a Dwarven Hollows.

Chegando lá, fale com o Dwarven ao centro que te pediu ajuda anteriormente, ele pedirá para que você coloque-o no altar ao centro, uma cena acontecerá.

Depois disso, saia da caverna e nesta mesma ilha, siga para caverna mais ao norte, se quiser antes de sair evolua um pouco seus personagens no subterranean lake.

Molten Cave

Como o lugar sugere, todos os inimigos aqui são fracos contra o elemento Ice, aproveite-se disso. Logo no inicio siga para a esquerda, ignorando a lava, suba e abra o baú que contem um Antarctic Wind. Volte e desça pelo caminho com lava. Durante todo o trajeto quando for andar por algum caminho com lava você perdera 10 de Hp a cada 2 segundos, então seja rápido. Como foi dito, desça pelo caminho de lava, vá para a direita para pegar outro Antarctic Wind, depois siga para a esquerda e vá para a próxima tela. Já na segunda tela desça, e primeiro siga para a direita, abra o baú que contém uma Frezzing Blade, que será de bastante ajuda no próximo chefe.

Volte e siga para o caminho da esquerda, passando pela cachoeira de lava, você estará em uma bifurcação com três caminhos suba e então abra o baú com uma Phoenix Down, volte e siga para o sul, onde encontrará outro baú com uma Hi-Potion, por fim siga para e esquerda, e vá para a próxima tela. Aqui siga para o norte, abrindo os baús pelo caminho. Chagando ao final dessa tela, use o botão de ação na pedra para que uma passagem se abra, obviamente siga por ela. Você estará em uma tela vazia, cure-se, pois iremos enfrentar um chefe, equipe a arma Frezzing Blade, ela será de ajuda.

Você encontrará Gutsco, ele usará o poder do cristal do fogo para te atacar:

Chefe – Salamander

Hp: 6.000

LV: 19

Exp: 2744

Gil: 3700

Fraqueza: Ice

Estratégia: Ataque constantemente com o personagem equipado com a arma Frezzing Blade, use magia Blizzara sem parar com seu Black Mage, você também pode usar o item Antarctic Wind. A luta será fácil graças à fraqueza elementar do chefe. Fique sempre atento ao Hp da equipe, cure-se com seu White Mage ou use itens, Salamander possui ataques fortes tome muito cuidado. Continue usando Blizzara e atacando com Frezzing Blade, logo salamander será derrotado.

Você será abençoado com o poder do fogo, ganhando assim quatro novas Jobs, são elas Knight, Geomancer, Scholar e Ranger.

Você também irá recuperar os Horns of Ice, siga para o fundo da tela e suba no altar para ser teleportado para fora da caverna. Volte ao Dwarven hollows. Fale com aquele mesmo dwarven ao centro para devolver os itens, como recompensa você ganhará uma Magic Key, mas não para por ai, fale com o outro dwavern ao sul que está próximo ele pedirá para que você o siga, desça as escada para encontrar uma sala cheia de tesouros!Siga para a saída e uma cena acontecerá. Um homem perto da morte dirá que Tokkul precisa de ajuda, seguiremos para lá.

Chegando a Tokkul uma cena ocorrerá, e seus personagens serão sequestrados e aprisionados em...

Hein’s Castle

Você estará aprisionado, siga para a sela ao lado e fale com o rei Argus, ele pedirá sua ajuda para derrotar Hein. Siga para a sela ao lado, e caso queira enfrentar uma luta opcional fale com um dos soldados para enfrentar um demon. Siga para a última tela e fale com o soldado caído no chão para ganhar uma magia Mini, use-a e passe pelo buraco na parede ao norte. Use o botão de ação no pote ao lado para que toda a equipe tenha Hp e Mp restaurado. Do outro lado do buraco use novamente Mini para voltar ao normal. Siga em frente até encontrar uma bifurcação, vá para o sul para encontrar um baú, depois suba para dois baús com Phoenix downs, depois siga para a esquerda e mude de tela. Aqui suba e abra o baú que contém uma Phoenix down, siga em frente e para a próxima tela. Aqui existem três portas, entre nas três para abrir baús, depois siga para o norte e mude de tela. Aqui abra o baú, que contém uma Royal Sword, equipe-a. Siga para a esquerda para a próxima tela, continue para esquerda até sair em um galho, siga para o norte e entre na caverna. Aqui abra o baú a esquerda, vá para o norte abra o outro báu e depois vá para a esquerda para a próxima tela.

Agora siga ao norte para enfrentar um chefe

Chefe – Hein

Hp: 4.550

LV: 22

Exp: 3465

Gil: 4300

Fraqueza: Hein possui uma peculiaridade, ele use o ataque Barrier Shift, que muda sua fraqueza.

Estratégia: Cuidado com esse chefe, ele possui ataques fortes, fique sempre atento ao Hp do grupo, cure-se sempre que preciso. Ele irá atacá-lo com Blizzara, Thundara, e magias que causam efeitos negativos como confuse, tome cuidado com confuse, use magias e itens para curar todos os efeitos negativos, tendo um cuidado especial com confuse, já que a esse ponto do jogo você não possuirá magias e itens para curá-lo, a solução é esperar que ele passe. Siga atacando com ataques físicos e use a magia Libra, para verificar a fraqueza atual do chefe, e então use magias contra ele. Continue assim sempre atento ao Hp do grupo, logo ele será derrotado.

Você será automaticamente teleportado para fora, uma cena ocorrerá e você será presenteado com o Fang of Wind. Volte até o navio, então siga até o Castle Argus, já no castelo fale com o rei para ganhar a Wheel of Time e depois a leve para Cid em Canaan. Uma cena reveladora acontecerá e então Cid transformará seu navio em uma nova Airship! Saia da cidade e aperte o botão A para que seu navio se transforme em uma airship.Com a airship siga para fora do mapa, uma cena acontecerá e você agora terá acesso ao World of Gaia.

Siga para a pequena ilha ao norte, pouse a ariship e entre no navio que está ancorado.

Wrecked Ship

Aqui há muito pouco a se fazer, só desça para a cabine do navio e fale com o senhor que ali esta e então dê uma Potion ou uma Hi-potion. Aria entrará na equipe como Guest. Agora siga para a porção de terra ao sul.

Temple of Water

Também tem muito pouco a se fazer, só siga até o final do temple e peque o Crystal Shard, então saia e entre na caverna mais a cima.

Tidal Cave

Nessa primeira tela somente siga em frente até Aria abrir o porta que antes estava selado. Na segunda tela atravesse a grande ponte e mude de tela. Cuidado com o inimigo Cockatrice que pode transformar seus inimigos em pedra, use o item Gold Needle para se curar. Continue em frente, o caminho é linear. Quando chegar a uma tela com dois caminhos a seguir

Siga pelo de cima caso queria uma magia Blizzaga, que esta em um baú ao fim do caminho, e depois siga por baixo. Na próxima tela, vá em frente e suba as escadas, mas antes se certifique de ter alguém com a magia Blindna. Uma triste cena acontecerá, então enfrente mais um chefe.

Chefe – Kraken

Hp: 8.000

LV: 24

Exp: 4280

Gil: 5500

Fraqueza: Lightning

Estratégia: Cuidado com os ataques físicos desse chefe, são bem fortes!Ele causa em você o status negativo Blind, o motivo pelo qual precisamos de alguém que tenha blindna, ao ser atingido por esse status use blindna ou o item eye drops. Abuse de Thundara e siga atacando com ataques físicos. Como sempre fique atento ao Hp e cure-se com magias e itens.

Depois da derrota uma cena triste acontecerá e você será abençoado com mais 5 novas Jobs, são ela:Dragoon, Viking, Evoker, Dark Knight e Bard.

Ao fim da cena você vai acordar no INN de uma cidade.

Amur

Ao acordar aproveite para renovar seu estoque de itens. Falando com as duas pessoas à direita, você descobrirá que um tal de “Goldor” trancafiou sua airship em algum lugar.Subindo as escadas existe um Pub, caso você use o botão de ação no piano uma divertida cena irá acontecer.Saia do INN.

Compre novas armas e equipamentos para seu time, as lojas ficam a direita do INN. Feito isso siga para a entrada da cidade, fale com a mulher ruiva e uma cena acontecerá, quatro velhos irão aparecer e se auto-intitularem “four legendary warriors”, Ingus se sentirá ofendido. Após a cena siga para a grande casa a direita das lojas de equipamentos, mais uma cena com os quatro velhos acontecerá, então o morador da casa lhe indicará para onde você deve seguir. Desça pelas escadas e suba nas escadas ao norte se quiser algumas Gisahal Greens, siga para a esquerda e suba umas das cachoeiras para encontrar uma ilha ao norte, suba nela e use o comando de ação entre as árvores para encontrar alguns itens, que são de certa forma dispensáveis, já que podem ser comprados na loja da cidade. Depois siga ao sul e entre no esgoto.

Sewers

Nessa primeira tela só atravesse para o outro lado e desça as escadas. Na segunda faço o mesmo, quando chegar do outro lado da tela, passe pelas escadas que levam a próxima tela, e siga em frente para encontrar um baú e então volte e desça as escadas.

Em fim um pouco de ação, atravesse a ponte e uma cena acontecerá, aqueles quatro velhos de antes estarão rendidos por sapos e cabe a nós derrotarmos, esses sapos dispensam comentários serão facilmente derrotados, eles são inimigos comuns desse lugar. Os quatro velhos então finalmente se convencem de que não são os quatro “legendary warriors” siga para a próxima tela.

Logo no inicio existe uma porta a direita que não pode ser vista, siga por ela para encontrar dois baús com um Diamond Bell e um Hammer, volte e atravesse a ponte, a esquerda tem mais uma porta que não pode ser vista, entre para encontrar três baús com Kaiser Knuckles, Power Bracers, e Poison Dagger, volte e siga ao norte para a próxima tela. Uma cena acontecerá e por fim você ganhará o par de Levigrass shoes, depois você vai ser transportado para fora automaticamente.

Siga para a porção de terra abaixo, e vá andando para o sul, e depois vire a leste, logo você avistará uma mancha roxa, atravesse-a e chegará ao nosso destino.

Goldor Manor

Esse lugar é totalmente feito de ouro, até mesmo os inimigos Aqui mude a job do personagem que esta na liderança, para Thief, para que possamos arrombar as portas.

Aqui nessa sala existem 4 salas, e uma escada ao fundo.Vamos primeiro seguir ao fundo.Aqui suba,vire a esquerda e então desça até o final ignorando as bifurcações a direita, chegando ao fim vire a direita e abra a enorme quantidade de baús,que adivinhe só, contém apenas Golden Swords e uma Wyvern Claws.Agora volte a sala principal, e abra a segunda porta a direita, ignore as outras, pois essas estão vazias.Entrando vire a esquerda, depois continue em frente para a próxima sala.Essa sala é um pouco difícil de ser detalhada, mas você só precisa ir para sul e seguir para a esquerda, ao final você deve subir e mudar para a próxima tela, subindo as escadas, mas antes troque o personagem com a job thief por algum outro com ataque físico mais forte, tal como Dragoon e Black Knight.Prepare-se para mais um chefe,o dono da mansão:

Chefe – Goldor

Hp: 9.000

LV: 26

Exp: 6560

Gil: 9900

Fraqueza: NP

Estratégia:Aqui o mais eficiente é usar ataques físicos, já que Goldor é imune a magias, para isso seria bom que tivesse 2 ou até mesmo 3 personagem com jobs direcionadas a ataques físicos, e um white mage para restaurar o grupo.As jobs Black Knight e Dragoon são ótimas aqui, você poderá obter ótimos resultados com Jump e SoulEater, concentre-se nesses ataques, ou qualquer outro ataque físico.Goldor tem ataques fortes, e também altas chances de lhe dar um Critical Hit, por isso use sempre o white mage para se curar.Ele também usa Blind e Silence, o mais importante é se preocupar com blind já que ele atrapalha a estratégia, cure-se com magias ou itens, já silence você só precisa curar caso o white mage do grupo for atingido, caso aconteça use uma Echo Herbs rapidamente, caso os personagens que estão usando ataques físicos forem atingido por silence, ignore, o mesmo vale para caso seu white mage seja atingido por blind, já que você deve usa-lo somente para curar o time, ele também usa Confuse o que pode ser fatal, já que você não pode curar, você pode esperar que passe,ou pode arriscar usar o white mage, que tem ataque físico baixo para atacar o membro confuso, o que fará com que a confusão passe, mas tome cuidado!Goldor ocasionalmente usa Thundara, nada demais, simplesmente cure-se. Continuando com ataques físicos e curando-se, e por fim derrotará Goldor.

Goldor irá desaparecer, mas antes ele destruíra o cristal!Pegue a chave e saia.

Volte às proximidades de Amur e libere sua Airship, mas antes entre novamente em Amur e siga para qualquer shop. Lembra-se das 11 golden swords pegas em Goldor Manor?Elas possuem um ataque ridículo, mas tem um bom preço de venda, então venda todas, você conseguirá 27000 gils com elas.

[Opcional]

Duster

Essa cidade fica a noroeste da cidade de Amur, você pode avistá-la no mapa acima, é a pequena ilha ao norte. Duster é a cidade dos Bards e Geomancers.

Falando com os Bards você poderá obter informações sobre algumas summon (obteremos elas mais tarde), e você poderá ouvir pequenas músicas enquanto fala com os moradores. Aqui visite a loja de armas e equipamentos, mas você só ira encontrar equipamentos de Bards e Geomancers, sinta-se a vontade para gastar seus suados Gils. Não há mais nada a se fazer aqui, só visite essa cidade caso use um Bard ou Geomancer no time.

[/opcional]

Saronia

Siga para o castelo no grande continente a noroeste, sobrevoe o castelo para que uma cena aconteça. Você estará à frente de dois grupos de guerreiros, bem no meio de uma GUERRA CIVIL! Acima se localiza o castelo de Saronia, mas três guardas bloqueiam a entrada, então siga para o sul.

Saronia é a maior cidade do mundo de Final Fantasy III, ela é dividida em quatro setores, pois bem, vamos por partes.

Northwestern-Noroeste

Aqui se encontra um dos Magic Shops da cidade, mas está temporariamente fechado, assim como quase todo o comércio da cidade. Mais a direita se encontra o INN, que está aberto, sendo assim descanse caso precise, e aproveita para estocar seus itens. Mais ao norte encontra-se a biblioteca da cidade, mas também esta fechada. Por enquanto não há nada a se fazer aqui, só visite essa área se precisar usar o INN, seja pra descansar ou estocar seus itens.

Northeastern-Nordeste

Temos outro Magic Shop nessa área, que está fechado assim como o anterior, também há outro INN. Existem dois Weapon Shop nessa área, um deles está aberto, mas só possui duas armas, sendo elas ambas para Dragoons, o outro está fechado. Também não há nada a fazer aqui, só visite essa área caso queira comprar as Lanças para Dragoon.

Southeastern-Sudeste

Aqui se encontra o Dragon Spire, que é a grande torre ao norte, voltaremos logo para explorá-la. Ao lado direito da torre existem dois Chocobos, caso queria um deles para perambular pelo mapa, basta usar o comando de ação.

Southwestern-Sudoeste

O nosso verdadeiro objetivo está aqui. Bom logo na entrada siga em frente, e vire a direita, entre na casa que encontrar. Aqui é o lar de um pesquisador de Chocobos, ele descobriu o método para chamar Fat Chocobo! Fale com ele, e ele demonstrará, aproveita para estocar itens se quiser também de uma olhada na parede a direita, para uma passagem com muitos itens:

Infelizmente todos eles contêm uma Gisahl Greens =S

Saia e siga para o norte, entre na primeira casa que encontrar. Você encontrara três homens importunando um garoto, você precisará enfrentá-los para ajudar o garoto. Você entra automaticamente em uma luta contra três Gold Knights. Essa luta não é difícil, eles possuem apenas 1100 de HP cada, caso esteja com um Dark Knight use Souleater para acabar logo com a luta. O garoto se apresentará, dizendo ser Alus, príncipe de Saronia e se juntará como personagem de suporte. Com Alus no time, siga para o extremo noroeste da área, então siga pelo canto, junto ao muro até o final e fale como velho para ganhar uma Wind Spear também há outro velho, em uma pequena ilha que te dará um Dragon Mail. Nosso objetivo é seguir para o castelo, mas antes vamos explorar o Dragon Spire. Volte para Southeastern Saronia, e então entre na torre.

Dragon Spire

Aqui é só subir até o topo enfrentando alguns inimigos pelo caminho, e eventualmente você chegará ao topo. Aqui no topo, no caminho a direito se encontram seis baús contendo 2 Thunder Spears, 2 Dragon Helms, 1 Dragon Mail e por fim uma Phoenix Down, do lado esquerdo temos mais seis, contendo 2 Dragon Helms, 1 Thunder Spear, 2 Dragon Mails e uma Phoenix Down. Agora basta descer a torre e seguir para o castelo.

Saronia

Antes de seguir para o castelo, caso queria mude a job de todos os personagens para Dragoon, você já tem equipamentos suficientes para manter quatro deles. Entre em algumas lutas no mapa de Saronia, até que a job transition phase acabe. Você não precisa mudar todos os personagens para Dragoon, mas isso torna a batalha a seguir mais fácil, você é quem decide entre mudar ou não de job. Quando estiver pronto siga para o castelo.

Uma cena ocorrerá, e o rei tentará matar seu próprio filho! Após a cena mais um chefe:

Chefe - Garuda

HP: 10000

LV: 28

Exp: 10200

Gil: 8800

Fraqueza: Wind

Estratégia: Bom, se estiver com o esquadrão de Dragoons, basta ficar usando o comando Jump, e o chefe logo cairá. Caso tenha optado em usar outras Jobs, Siga atacando com os personagens baseados em ataques físicos, eu acredito que o Dark Knight seja o melhor no momento. É recomendável que tenha um White Mage, para eventualmente curar o HP, e quando não estiver curando usar a magia Aero. Caso tenha um Black Mage, use a melhor magia que tiver. O chefe aparentemente só possui dois ataques, sendo um deles ataques físicos comuns, e o outro ataque Lightining, que causo dano relativamente alto em todos do grupo. Só lhe resta seguir atacando e se possível usar Aero, mas você não vai ter muito tempo, pra usar essa magia, já que precisará curar os personagens várias vezes. Logo o chefe estará derrotado.

Uma cena ocorrerá, e ao reganhar controle siga para a direita, cheque a parede para uma passagem secreta, no final abra os baús que contêm um exemplar de cada item a seguir, Tome of Light, Selene Bow, Boomerang, Scholar Hat, Golem Staff, Tome of Ice, Tome of fire, Main Guache, Dragon Hammer, Ice Rod, Rusty Mail, Medusa Arrow. Depois desça as escadas ao sul, e passe por outra passagem na parede a direita, abra os baús que contêm Viking Mail, Gaia Vest, Earthen Bell, Dragon Helm, Viking Helm e por fim um Rusty Mail. Agora siga do castelo, e siga para a esquerda, entre na sala com Black Mages, e passe por outra passagem, também localizada no lado direito, siga até o final, desça as escadas, e dessa vez passe por uma passagem à esquerda, desça novamente as escadas para mais dois baús, contendo duas Phoenix Downs, volte todo o caminho saia e siga para sala à direita. Fale com os engenheiros aqui para ganhar a Nautilus, uma airship muito potente e veloz!

[Opcional]

Vamos às compras!

Agora temos total acesso a todos os estabelecimentos de Saronia, então que tal umas comprinhas? Pois bem, comecemos com Northwestern Saronia, não existe nada de interessante nessa área, apenas uma loja de Magias, onde não há nenhuma magia nova. E se quiser você pode visitar a biblioteca ao norte, e conseguir algumas informações sobre a história. Siga para Northeastern Saronia, aqui existem dois weapon shops, se encontram ao norte, o da esquerda não tem nada de interessante e já era acessível antes, já o da direita só possui Staffs a venda, caso use mages na equipe, compre-as. Do lado esquerdo temos outro Magic Shop, e a venda todas as magias de nível 5, se possível compre todas. Em Southwestern Saronia se encontra o Armor Shop, que não tem muita coisa interessante, você decide entre comprar ou não os equipamentos. Com isso se encerra as nossas compras, agora sim suba a bordo da airship.

Replito

Essa cidade se encontra ao noroeste de Saronia. Falando com os moradores você receberá algumas informações sobre Noah, um poderoso mago. O único motivo de termos vindo pra cá é pelo Magic Shop da cidade, que tem a venda algumas summons, poderosos monstros que podem ser invocados pela Job Evoker, e por outras jobs obtidas mais tarde. Ao serem invocados, os monstros usam uma magia ofensiva ou então uma magia de suporte aleatoriamente. Eu recomendo que deixe alguém com a job Evoker, já que as summons são bem úteis e poderosas, você toma a decisão.

[/Opcional]

Doga’s Manor

A mansão fica localizada no continente sudeste, cercada por montanhas, para acessá-la basta seguir pelas montanhas ar encontrar um pequeno caminho que o leva até a mansão. Entre na mansão e você será recebido por Moogles e logo em seguida por Doga, que após as cenas (muito esclarecedoras por sinal) se juntará ao time. Nosso objetivo é ir para a Cave of the Circle, mas antes siga para a próxima tela e se quiser compre as novas magias e estoque itens com os moogles. Siga para a última tela, então usa o comando de ação em uma vela no canto superior direito, para que uma passagem seja aberta, siga por ela para chegar em outra sala, use a magia MINI para que todos possam passar pela pequena passagem na parede ao norte.

Cave of the Circle

Aqui o caminho é totalmente linear, basta seguir em frente e passar pelos pequenos teletransportadores. Chegando ao final, Doga irá usar uma magia, para que o Airship Nautilus possa mergulhar no oceano, feito um submarino. Você será teletransportado automaticamente para fora da mansão, pegue sua airship e siga para Saronia, mas não desça da airship, siga ao sul até encontrar um circulo de água:

Mergulhe, para encontrar um templo submerso.

Temple of Time

Essa área é bem grande, e ainda tem inimigos muito poderosos, eu recomendo personagens acima do nível 32, para não ter muitas dificuldades, e você precisará ter alguém com a job thief ou então várias Magic Keys. Caso não queira mudar a job de seus personagens compre as Magic Keys antes de entrar na caverna. Pois bem, no começo siga para baixo e vire na primeira passagem à esquerda, para encontrar uma sala com sua porta trancada, abra-a caso queira um Diamond Helm, saia e siga para esquerda ignorando o caminho ao sul, para encontrar outra porta que guarda um Diamond Bracers, saia e siga pelo caminho ao sul, virando a esquerda, desça na água e siga ao norte, suba as escadas, siga para direita e desça para a próxima tela. Nessa área simplesmente siga para a direita, mas antes de descer as escadas vá um pouco mais para a direita para encontrar um baú que contém uma Defender, só então desça as escadas para a próxima tela. Aqui siga para direita te o final para uma porta, entre e pegue o Diamond Mail, saia e volte um pouco para a esquerda, desça na água e siga para o noroeste para mais uma sala que contém uma Diamond Glove e uma Behemoth Knife, saia e siga para o canto superior direito da sala e entre na porta para a próxima área. Essa área é bem simples, dê a volta e desça as escadas para chegar à próxima área. Agora antes de descer as escadas, siga para direita por trás da queda d’água para encontrar uma passagem secreta com três baús contendo uma Blood Lance, Protect Ring e Lamia Harp, volte tudo e então sim desça todas as escadas até o outro lado da tela, aqui siga para a esquerda para mais uma sala que contém um Diamond Shield, saia e por fim siga para a direita e entre na sala para encontrar o cobiçado item Noah’s Lute, o item necessário para acordar Unei. Teleporte-se para fora da caverna.

Unei’s Shrine

Voltando para a superfície, Unei’s Shrine fica ao norte de onde você emerge, cercado por montanhas, siga para a esquerda, suba um pouco e vire a esquerda.

Siga ao centro e use o comando de ação na mulher deitada, ela acordará e se juntará a você como personagem de suporte. Agora siga para as Ancient Ruins, que ficam localizadas ao norte. Saindo da caverna siga para o norte e vira na oitava entrada à direita, e então siga o caminho até chegar às ruínas.

Ancient Ruins

Nessa primeira tela siga até o final, para encontrar três pesquisadores que estão estudando as ruínas, mas foram interrompidos por um desmoronamento. Ao sul você poderá ver o caminho bloqueado por pedras, aproxime-se e use o botão de ação, para que Unei remova as pedras do caminho, então siga ao sul, vire a direita e entre na primeira passagem que encontrar, para pegar um baú que contem um Reflect Mail, então saia e siga para a direita e entre na próxima passagem. Siga para o norte, ignorando a passagem à direita, você encontrará três portas que levam aos Shops e ao INN da Ancient Ruins, no amor shop do lugar você encontra o set diamond completo.

Após comprar tudo o que precisa, volte um pouco ao sul e desça as escadas para a próxima tela. Aqui desça e vire a direita até chegar a um cruzamento, então siga pelo caminho sul até o final então vire a esquerda e entre na porta, para encontrar um baú com um Black Belt Gi, saia e suba virando no primeiro caminho a direita para mais uma sala com um baú que contem um Chakra Band, novamente saia e siga para o norte até encontrar outra divisão de caminho, siga pelo da direita para outra sala com outro baú que contem uma Faerie Claws, saia e vá pelo da esquerda para mais um baú com o item Rune Bell, volte e por fim siga para o norte, e desça as escadas para chegar na próxima tela.

Aqui basta seguir para a esquerda atravessando a ponte. Nessa tela o caminho também é linear, é só atravessar as ponte, e seguir para a próxima tela. Aqui siga para o sudoeste. Dessa vez siga para o sudeste, entre na próxima tela e siga para o norte para enfim encontrar a airship Invencible! Veja a cena, prestando atenção nas instruções de Unei, após a cena ela deixará a equipe.

[Opcional]

Agora em posse da ariship Ivencible, vários lugares opcionais se tornam acessíveis, então vamos explorá-los. Eu quero lembrar de que essa sessão é totalmente opcional, e se estiver com dificuldades você poderá retornar nesses lugares a qualquer momento. Eu aconselho estar com seus personagens entre level 30 e 35.

Doga’s village

Essa vila se encontra a sudoeste da mansão de Doga, é um pequeno vilarejo habitado por Black Mages, e é também um “Megashop” de Magias, você irá encontrar todas as magias de nível 3 a 7. Compre todas! Para chegar na cidade basta pegar a airship Nautilus, e submergir a sudoeste de Doga’s Manor, você poderá ver a cidade cercada por montanhas com uma pequena poça de água a frente. Pois bem, desça na água com sua airship, e você avistará no mapa um pequeno caminho, circule-o e siga até o final, então suba de volta para a superfície.

Falgabard

Essa cidade fica localizada a oeste de Saronia, veja na imagem:

Use a airship para passar por cimas das duas pequenas montanhas, desça e passe por cima da outra ao sul, então siga um pouco para a esquerda e já estará em Falgabard.

Essa é a cidade dos Dark Knights, visite as lojas e compre algo se te interessar, caso tenha um Dark Knight compre duas Ashuras e equipe-as nele, e compre também o equipamento Demon se tiver dinheiro suficiente. Quando acabar siga ao norte da cidade e vá um pouco para direita, você avistará uma cachoeira, passe por uma passagem estreita entre as árvores à direita e depois entre na caverna escondida atrás da cachoeira.

Entrando você avistará uma escada para descer na água, e se for ao norte encontrará um sujeito vestido de laranja, ignore-o por enquanto, desça as escadas. Siga até o final e você estará fora, siga todo o caminho na água até encontrar uma escada para subir em uma ilha com uma enorme pedra. Nessa ilha ande e fique usando o comando de ação feito louco para pegar uma Hi-Potion, Demon Mail, Blessed Hammer e Demon Shield. Então volte todo o caminho e fale com o sujeito de laranja se estiver pronto para enfrentar um chefe.

Chefe - Shinobi

HP: 11000

LV: 46

Exp: 8800

Gil: 3700

Fraqueza: NP

Estratégia: Essa batalha será possivelmente um pouco difícil, Shinobi tem ataque físico forte, e às vezes causa o status poison para piorar...

É essencial que tenha no mínimo um white mage no grupo, e também um Dark Knight se possível,e Dragoons também são bem vindos.

Se você está seguindo passo a passo do detonado, já deve ter as magias Curaga e Curaja, compradas a pouco em Doga’s Village, com elas você pode curar o dano feito por Shinobi a cada turno. As magias Poisona e Esuna também ajudam a curar o status poison. Se estiver com um Dark Knight use Souleater para um dano muito bom, mas lembre-se que essa habilidade custa parte do HP do usuário, então tome cuidado, se estiver com um Dragoon use Jump, ele causará ótimo dano e ainda fica livre dos ataques físicos por um tempo, e siga curando com o White Mage até que Shinobi caia. Caso vença-o, você ganhará a espada Kiku-Ichimonji.

Saia da caverna, e entre na caverna mais ao norte, do lado esquerdo da vila.

Logo na entrada abra o baú para um Blessed Hammer, siga para a esquerda pela passagem, circule o rio até chegar ao norte, e encontrar outro baú, abra-o para um Demon Mail, siga pela passagem à direita, suba e vire a esquerda para dois baús com Kotetsu e Ashura. É só isso a se fazer aqui, use teleport, ou saia a pé da caverna.

Floating Continent

Lake Dohr

Suba a bordo da Airship Invencible e volte ao Floating Continent, basta seguir para a ilhota ao extremo sudoeste do mapa.

Já no floating Continent siga para o continente oeste, o Lake Dohr fica a esquerda do castle Argus, caso não se lembre o castelo fica na península do continente oeste, veja na imagem a localização exata do lago e por onde acessa-lo:

Você poderá notar que existe uma criatura nas profundezas do lago, é ela que vamos enfrentar, então esteja preparado, de preferência com todos seus personagens no level 38, eu recomendo que leve um White Mage e um Black Mage e/ou um Summoner para aproveitarmos a fraqueza do chefe por lightining, e um Dragoon também será útil

Pois bem, pouse a airship na pequena quantidade de terra circulada em vermelho na imagem acima, e depois siga de canoa até a caverna.

A partir da entrada siga para o sul e depois para a direita até uma bifurcação, siga pelo caminho de baixo primeiro para encontrar quatro baús que contém um Arctic Wind, Earthen Drums, Heavenly Wrath e Phoenix Down, volte um pouco e siga pelo caminho de cima para mais quatro baús contendo 3 Hi-Potions e 1 Elixir, após abrir todos os baús desça as escadas. Aqui siga para a esquerda, para o norte e depois para direita até outra bifurcação, suba para quatro baús contendo 1 Aegis Shield, 1 Platinum Hammer, 1 Bacchu’s Cider e um Turtle Shell. Volte e siga ao sul, abra o baú no caminho que contém um White Musk, então continue ao sul até as escadas.

Nessa quarta tela siga para a esquerda até outra bifurcação, então siga para o norte e abra outros quatro baús contendo 1 Black Hole, Black Musk, Reflect Mail e mais outro Platinum Hammer, então volte até a bifurcação e siga para a esquerda e você verá um pequeno caminho ao sul, desça para mais dois baús com um Lilith’s Kiss e um Reaven’s Yawn, por fim siga para esquerda novamente até a próxima tela, mas antes deixe o time com o HP todo restaurado, pois o chefe nos espera...

Aqui basta circular o lago até chegar ao centro, e prepare-se para enfrentar:

Chefe – Leviathan

HP: 22000

LV: 43

Exp: 17100

Gil: 20000

Fraqueza: Lightning

Estratégia: A luta não será fácil, mas com paciência e com personagens bem evoluídos não terá muitos problemas. Comece a luta usando a magia Protect, não é necessariamente usar essa magia, mas ela é bem útil. Graças a sua fraqueza elemental, a luta não será tão difícil assim, com seu Black Mage use a sua magia do tipo elétrica mais forte, se estiver seguindo passo a passo esse detonado você já deverá ter a magia Thundaga, pois então use sem medo. Se estiver com um Summoner use a Summon Spark que é do tipo elétrico. O White Mage vai precisar curar o grupo praticamente todo o turno, então use sua magia de cura mais potente no grupo inteiro para mante-los com o HP alto. Com o outro personagem siga atacando, que provavelmente é um Dragoon se seguiu meu conselho, siga usando o comando Jump. Apesar de forte, a estratégia pra Leviathan é simples, é só aproveitar-se de sua fraqueza. O maior problema será o ataque Tsunami de Leviathan que causa um grande dano da equipe, mas seu White Mage já deve possuir a magia Curaja, suficiente para restaurar o HP todo da equipe. Leviathan ocasionalmente usa as magias Haste e Protect em si mesmo, use a magia Erase do Black Mage para remover os status positivos de Leviathan. E para piorar os ataques físicos dele podem petrificar um dos personagens, então use Esuna ou o item Gold Needle. Se estiver no level recomendado a magia Thundaga e a Summon Spark devem tirar uma boa parte do HP do chefe a cada turno. Depois de algumas rodadas o chefe estará derrotado, e você ganhará a summon Leviath.

Bahamut’s Lair

Essa caverna dica localizada no extremo sudeste do Floating Continent, veja na imagem abaixo a localização e como acessá-la:

Pouse a airship e entre. A partir de onde entrou siga ao sul até o caminho se dividir, siga para a direita até uma área com dois baús, abra-os para obter Phoenix Down e Arctic Wind, volte e siga pelo caminho da esquerda agora, para mais dois baús com Heavenly Wrath e Earthen Drums, por fim volte e siga pelo caminho ao sul, até a próxima tela. Aqui o caminho é linear, basta circular a área abrindo os baús, comece virando a esquerda e atravesse a ponte, você avistará o primeiro baú que contém uma Golem Staff, agora vá para o sul atravessando a ponte, dê a volta, e siga para o norte atravessando outra ponte, então abra o baú para um White Musk, siga para direita então e abra mais um baú com o item Bacchu’s Cider, agora é só seguir ao sul para prosseguirmos para a próxima tela, mas antes abra os dois baús com os itens Cochobo’s Wrath e Turtle Shell. Nessa terceira tela você estará logo de cara com um baú, eu preciso dizer o que fazer? Enfim você vai obter o item Eurytos Bow. Agora é só seguir ao norte a abrir os baús que encontrar no caminho para os itens Phoenix Down, Elixir e Kotetsu. Agora antes de continuar ao norte, equipe no mínimo um personagem com a Job Dragoon, pois vai ajudar e muito na luta contra Bahamut,se quiser tenha mais de um Dragoon, o que é recomendável, e como de praxe tenha um White Mage, dessa vez podem até ser dois se ambos tiverem a magia Aeroga, e também dê preferência por jobs baseadas em ataques físicos e não mágicos. Eu ainda recomendo estar no mínimo no level 42 com seus personagens, treine em Lake Dohr se preciso. Pois bem quando estiver pronto siga para o norte até o final da caverna, para encontrar o que procurávamos.

Chefe – Bahamut

HP: 24000

LV: 45

Exp: 16500

Gil: 20000

Fraqueza: Wind

Estratégia: Bahamut será um dos chefes mais difíceis que enfrentamos até agora. Ele ataca duas vezes por turno e tem preferência por ataques físicos, que, aliás, são razoavelmente fortes, mais o maior problema dessa batalha é seu ataque especial Megaflare, que é realmente muito forte e pode matar sua equipe inteira! Você precisa derrotá-lo o mais depressa possível antes que ele use esse seu ataque especial. Com os Dragoons que estiverem no seu grupo não pense duas vezes e siga usando o comando Jump, já que Bahamut é um dragão o dano causando será bem grande. Com o White Mage use a magia Aeroga, apesar de que você não terá muito tempo para usá-la, pois terá que curar a equipe constantemente, você ainda pode usar protect para amenizar os ataques físicos, mas eu acredito que não exista tempo suficiente. Se estiver com um Summoner aproveite e use a summon Leviathan adquirida há pouco, se tiver sorte ele pode usar o ataque Cyclone que é do tipo wind. Com os personagens que não forem White Mages e nem Dragoons siga atacando e usando itens curativos caso precise. A luta é um pouco difícil mais com Dragoons na equipe fica mais fácil. Depois de alguns turnos Bahamut será derrotado e você obterá Bahamur a mais poderosa Summon do jogo!

Agora volte ao World of Gaia. De volta seguiremos para Saronia Catacombs em busca de Odin, a última Summon, para isso precisaremos da airship Nautilus. Pois bem, suba a bordo da airship e siga para as proximidades de Saronia, e mergulhe um pouco abaixo na cidade, você avistará uma entrada para uma caverna. Antes de entrar, se quiser a poderosa Spear Gungnir, será preciso um Thief com job level bem treinado, no mínimo com Job Level 71, e tenha dois Dragoons se possível.

Saronia Catacombs

A partir da entrada siga para o norte até a próxima tela. Nessa segunda tela também não existem baús, é só seguir até o outro lado, para isso comece indo ao norte, depois esquerda desça um pouco e siga para o norte novamente. Já nessa terceira tela, logo no inicio o caminho se dividirá, comece seguindo pelo caminho da direita, depois vá para o norte e abra os três baús para obter os itens Aegis Shield, Rune Bell e Golem Staff, depois volte e siga pelo caminho da esquerda até o final, depois siga para o norte, abra o baú a direita para encontrar um Reflect Mail, siga um pouco para esquerda, norte e depois direita, mais antes de seguir para a próxima tela não se esqueça de abrir o baú mais a esquerda para uma Heavy Lance, depois de abri-lo siga para a próxima tela. Nessa tela existe uma passagem secreta na parede à direita, nessa passagem existem oito baús, sendo quatro deles com o item Elixir e quatro com o item Phoenix Down, sendo que todos os oito estão sendo protegidos por monstros, ou seja, ao abri-los você será atacado, nos baús com Elixir você terá de enfrentar um Ouroboros e nos baús com Phoenix Down o inimigo Cenchos, ambos não oferecem muita dificuldade você será capaz de derrotá-los. Depois de abrir todos os baús, volte e siga para a próxima tela. Aqui você encontrará Odin, a summon que procurávamos. Antes de enfrentá-lo cure-se e esteja preparado!

Chefe – Odin

HP: 21000

LV: 40

Exp: 16800

Gil: 20000

Fraqueza: NP
Estratégia:
Antes de qualquer coisa, assim que Odin ficar com seu HP baixo você precisa matá-lo o mais depressa possível, pois há uma chance dele usar seu poderoso ataque Zantetsuken que causa dano em todo o grupo e pode ser fatal! Se estiver com um Thief com o Job Level indicado anteriormente comece a batalha usando o comando Steal para roubar o item Gungnir, se não conseguir de primeira, continue até conseguir. Você já deve saber que White Mages são indispensáveis em qualquer luta de chefe e Dragoons também vem a calhar. Então se estiver com um Dragoon na equipe, como foi aconselhado, basta usar o comando Jump nada mais do que isso, o White Mage será responsável por usar o feitiço Curaga ou Curaja em todos os turnos, em quanto os outros personagens seguem atacando. Se estiver com um summoner invoque Leviathan. Odin só usa ataques físicos, muito fortes por sinal, e como na maioria dos chefes duas vezes por turno, você só precisará se preocupar com isso e com o já citado zantetsuken, não será necessário se preocupar com status negativos. Bom é só seguir atacando e curando, e torcer para que ele não use Zantetsuken.

Após vencer você obterá a Summon Catstro! Teleporte para fora da caverna.

Sunken Cave

Essa é mais uma caverna submersa, para acessá-la siga com a airship Nautilus para uma pequena ilha no extremo sudeste do mapa, então desça no fundo do oceano e você avistará a entrada.

Nessa primeira tela não há baús, então é só atravessar a ponte e seguir para a esquerda até a próxima tela. Na próxima tela siga para a direita e circule a pedra em direção ao norte, então desça um pouco e abra o baú para obter uma Tiger Claws, volte até o ponto de inicio e siga um pouco para a esquerda e suba para outro baú com o item Chakram, volte ao ponto de inicio novamente, desça um pouco e siga para a esquerda circulando o lago para outro baú com Dual Tomahawk, então circule o lago de volta e siga para a direita até a próxima tela. Agora nessa tela comece indo um pouco ao sul, e quando o caminho se dividir siga pelo caminho, atravessando a ponte, você verá outra ponte, mas antes de atravessá-la, vá um pouco à esquerda, abra o baú com o item Ancient Sword, agora sim atravesse a ponte ao sul. Você estará em uma pequena área com quatro baús abra-os para os itens Diamond Shield; Metal Knuckles; Diamond Helm e Cognitome, depois volte até a área onde o caminho se dividiu. Agora siga pelo caminho da esquerda, ao atravessar a ponte você já avistará mais quatro baús abra-os, e pegue os itens Air Knife; Diamond Mail; Loki Harp e Diamond Bracers. Então siga ao sul e você encontrará mais três baús com Phoenix Down; Elixir e Diamond Gloves. Na parede à esquerda, um pouco abaixo do baú com a Phoenix Down, existe uma passagem secreta, passe por ele para encontrar mais quatro baús, mas ambos estão protegidos por monstros. O baú superior direito possui um Aegis Shield e está sendo guardado por um Zombie Dragon, ele não tem muito HP e é fraco contra magias de cura, as magias Cura ou Curaga devem ser suficientes para matá-lo. O superior esquerdo possui um Trident, e esta protegido por um Peryton, que é fraco contra Wind, sendo assim Aeroga e jump devem dar conta. O baú do canto inferior esquerdo guarda um Triton Hammer, que está sendo protegido pelo monstro Eater, fraco contra “Dark Blade” se estiver com um Dark Knight pode matá-lo com apenas um hit, mas se não tiver um DK é só atacar normalmente ele possui um HP ridiculamente baixo, quando estiver com o HP baixo ele irá se dividir em dois, mas não há nada com que se preocupar. E por último o baú no canto inferior esquerdo tem uma Reflect Mail, protegido por Death Claw, que não tem pontos fracos, mas tem HP baixo é só atacar.

Com isso concluímos Sunken Cave e todos os extras acessíveis a esse ponto do jogo!

[/Opcional]

Cave of Shadows

De volta aos acontecimentos normais do jogo, suba a bordo da Invencible e siga para o lado leste do mapa até encontrar uma espécie de labirinto formado por montanhas, veja a localização exata na imagem:

Atravesse o labirinto, o que não é muito difícil e desembarque em frente à caverna.

Essa caverna possui muitas passagens secretas, mas não se preocupe, eu lhe direi a localização de todas as passagens. Alguns inimigos aqui se dividem ao serem atingidos por ataques físicos, a solução é usar ataques mágicos, ou um Dark Knight com a espada Kotestsu.

Logo no começo siga para a direita, passe pela passagem e abra o baú com o item Black Musk, volte e siga para o sul, depois para a direita, abra o baú no caminho para o item Dark Claws, e antes de seguir para a próxima tela fale com o Dark Knight machucado a direita para obter a espada Kotetsu, então siga para a próxima tela. Aqui siga para o norte até onde aparentemente parece um caminho sem saída, então siga pela passagem à direita, abra o baú com Lilith’s Kiss, depois passe por mais uma passagem ao sul, circule a área e siga pela passagem norte, depois é só seguir para a próxima área. Essa área é bem simples, basta circula-la e quando chegar ao final passe por uma passagem à direita e desça as escadas para a próxima tela. Nessa tela comece passando pela passagem a direita até o outro lado, aqui nessa outra parte, passe por uma passagem ao sul e siga em direção sudeste, abra o baú e pegue a Genji Gloves, então siga para a próxima área. Aqui vá primeiramente pela passagem abaixo, e siga em direção nordeste, até uma câmara, então pegue novamente outra passagem abaixo e siga em direção sudeste até outra área, passe por mais uma pequena passagem abaixo, e depois por outra passagem a esquerda e siga na direção nordeste e você estará em mais uma câmara, agora é só passar pela passagem abaixo e finalmente ir para a próxima tela. Nessa área comece seguindo para a direita, então para o sul e depois por outra passagem a esquerda... Abra o baú com o item Kiku-Ichimonji e desça as escadas. Abra o baú para obter um Genji Shield, então é só seguir o mesmo padrão da sala anterior: direita, sul e esquerda até a próxima tela. Finalmente uma área sem passagens, ufa! Siga para direita atravessando a ponte de ossos, abra o baú para o item Genji Helm e siga para a próxima tela. Nessa última tela é só atravessar a ponte de ossos ao norte, mas ates passe pela passagem a direita (a última passagem, eu prometo) e abra o baú para pegar Genji Armor, agora sim atravesse a ponte de ossos em direção norte, use o comando de ação no altar para que uma batalha se inicie:

Chefe – Hecantocheir

HP: 28000

LV: 43

Exp: 21600

Gil: 8000

Fraqueza: NP
Estratégia:
Esse chefe tem ataques bem poderosos, causam dano no mínimo de 500 HP por hit, e ele ataca duas vezes por turno. Apesar de ter ataques fortes esse chefe não é difícil, com o Dragoon é só fazer o de sempre – pular. Com o Summoner não perca tempo, se tiver cumprido as sidequests anteriores, use as summons obtidas. Com o Dark Knight use ataques físicos comuns ou então Souleater, e o White Mage segue curando como sempre. O Dragoon, o Dark Knight e o Summoner devem dar conta do chefe enquanto o White Mage cura o grupo, e se possível usa a magia Protect para amenizar os ataques físicos do chefe. Se não estiver com essas jobs citadas é só atacar e usar as habilidades especiais das mesmas. Depois de alguns turnos o chefe cairá e você obterá o Fang of Earth.

Doga’s Groto

Agora precisaremos da airship Nautilus, portanto vá pega-la. Pois bem, a bordo da airship siga para Doga’s Manor. Ao entrar siga as instruções de Doga e pise no círculo. Essa primeira tela é totalmente linear, é só seguir em frente até a próxima tela. A segunda tela é igual à primeira, porém nessa segunda existem dois baús, um logo no começo com 10000 Gils e outro logo no final com mais 10000 Gils. Na terceira tela há uma divisão de caminhos, siga primeiro pelo caminho esquerdo, até uma bifurcação, então siga para cima e entre na sala, que possui três baús com Rising Sun, Lust Dagger e White Musk. Agora volte até a divisão, e siga pelo caminho a direita dessa vez, até a próxima área. Aqui abra o baú logo no inicio para Chocobo’s Wrath, então siga para o sul até a próxima tela. Essa é a última tela, logo que entrar abra o baú a sua esquerda com Phoenix Down, e siga em frente para mais um baú com mais um Phoenix Down, antes de seguir para a próxima área cure a equipe, pois enfrentaremos não um, mas sim dois chefes!

Chefe – Doga

HP: 22800

LV: 45

Exp: 13600

Gil: 12000

Fraqueza: NP

Estratégia: Doga como qualquer chefe ataca duas vezes, com ataques físicos e mágicos, bem poderosos por sinal. Ele ataca com as magias Firaga, Thundaga, Shade e Drain, se quiser use Shell para amenizar esses ataques mágicos, mas quando usar uma magia de cura, o efeito também será reduzido. Por não ter nem uma fraqueza a melhor maneira é ter três personagens com jobs baseadas em ataques físicos, como por exemplo, os indispensáveis Dragoons. Se quiser tenha um Summoner, pode ser de ajuda. Siga atacando com ataques físicos, e se possível antes de terminar a luta cure todo o grupo, pois vem outro chefe e você não terá como se curar na transição.

Chefe – Unei

HP: 21800

LV: 44

Exp: 12000

Gil: 12600

Fraqueza: NP

Estratégia:

A estratégia é praticamente a mesma usada contra Doga, porém a luta é um pouco mais difícil. Unei também usa ataques físicos, as magias Protect e Haste em si mesma e a magia Tornado que pode reduzir para 1 o HP dos personagens. Comece a luta curando seus personagens se estiverem com HP baixo, depois é só seguir atacando e dessa vez o White Mage deve curar todo o turno. Siga a mesma estratégia anterior e Unei será derrotada.

Após a luta você obterá os itens Eureka Key e Cyrcus Key. Saia de Doga’s Groto, e troque a airship Nautilus pela Invencible, e siga para continente nordeste, e entre em uma pequena passagem pelas montanhas, você verá um corredor com algumas estatuas, desça da airship e siga por esse caminho até quebrar todas as barreiras mágicas, depois volte e suba novamente na airship, siga pelo caminho agora aberto, e passe por cima das pequenas montanhas no final. Siga em frente e desça em frente ao castelo, entre na passagem.

Ancient’s Maze

Aqui siga direto pela porta ao norte e examine o cristal, prepare-se para:

Chefe – Titan

HP: 28000

LV: 46

Exp: 27600

Gil: 13500

Fraqueza: NP

Estratégia: Não é só na aparência que Titan e Hecantocheir são parecidos, o esquema de ataques é o mesmo, só que obviamente com ataques mais poderosos, e Titan também usa a magia Quake. Não tem segredo, é só seguir usando suas melhores magias com as jobs mágicas e ataques físicos com as jobs físicas, e como sempre o White Mage segue curando. Se possível use a magia Protect com o White Mage para reduzir o dano que o chefe causa, pois ele ataques físicos bem poderosos. Se tiver um Dragoon (e você provavelmente deve ter) não exite em usar seu comando Jump, o que faz com que a batalha seja bem rápida. E ainda se tiver com um Dark Knight use Souleater para apressar as coisas.

Após derrotá-lo você ganhará as jobs Ninja, Devout, Summoner, Magus, Black Belt e Sage. Eu sugiro que mude as jobs de seus personagens por essas obtidas agora.

Saindo da sala do cristal siga pelo lado direito, e vá para o norte até avistar um baú que possui o item Elixir, então siga um poço para a esquerda e vá para a próxima tela. Logo que entrar siga para a esquerda e abra os dois baús que possuem os itens Lilith’s Kiss e Crystal Shield, então dê meia volta e siga pelo lado direito até o final então para o norte e depois novamente para a esquerda, abra o baú no final do caminho para um Crystal Mail, então siga para cima até mais um baú com White Musk, depois para a esquerda para mais um baú com o item Crystal Gloves e a passagem para a próxima tela.

Nessa área comece seguindo para a esquerda para encontrar um baú com Crystal Helm, então siga todo o caminho ao sul para encontrar três baús agrupados, com os itens Break Blade, Phoenix Down e Chocobo Wrath’s. A partir de onde encontrou os três baús vá para o norte até encontrar uma bifurcação, siga pelo caminho à direita e depois norte até a próxima área. Aqui nessa área siga as coordenadas – sul, direita, norte, direita, sul abra o baú com Phoenix down, continue ao sul até o final, depois vire a direita, e para o norte novamente abra o baú com Protect Ring e vá para a próxima tela.

Essa é a ultima tela, vá para o norte até encontrar um baú com uma Holy Lance, então siga por qualquer um dos lados até outro baú com Hellish Claws, então siga pela passagem ao norte. Você estará no World Map, aproveite e salve seu progresso, depois entre no castelo.

[Opcional]

Eureka

Ao entrar no castelo siga rumo ao norte até encontrar uma porta, entre e você estará em Eureka.

Assim que entrar em Eureka você terá dois caminhos para seguir, um a direita e outro a esquerda. Não importa qual caminho seguir, pois essa sala é circulo, ou seja, qualquer que seja o caminho escolhido você chegará ao mesmo lugar. Mas é importante que ao chegar ao lado sul da tela você dê meia volta pelo caminho contrario, para abrir os quatros baús presentes nessa sala que possuem os itens White Musk; Elixir; Fuma Garb e Chocobo’s Wrath. Alguns baús dessa caverna estarão protegidos por chefes (eu avisarei quando), eu aconselho que primeiro siga até o final da caverna onde existem alguns vendedores, compre as novas magias, e então volte para derrotar o chefe, você decide quando enfrenta-los.

Na segunda tela desça um pouco e você terá uma divisão de caminhos, comece pelo caminho a esquerda, siga por ele até avistar uma entrada para uma sala com o item White Musk dentro do baú. Saia da sala volte e siga pelo caminho direito até encontrar mais uma passagem para outra sala com três baús com os itens White Musk; Chocobo’s Wrath e Phoenix Down. Saia da sala e desça um pouco para encontrar um pequeno caminho entre uma rocha, que leva a um baú com uma Ribbon, mas atenção é uma armadilha. Você precisará enfrentar o inimigo Ninja, que é encontrado como um inimigo comum nessa caverna, portanto não vou tratá-lo como chefe. Ele tem ataques físicos forte, então tome cuidado, é só seguir atacando e usar algumas magias para derrotá-lo. Depois de abrir o baú, volte e siga para o sul até outra divisão de caminhos. Comece pelo caminho esquerdo, siga por ele até uma escada que leva a uma sala com o item Shuriken. Volte e pegue o caminho direito dessa vez para prosseguir na próxima tela.

Essa tela é bem simples, comece atravessando a ponte ao sul, e quando chegar do outro lado siga por um caminho à esquerda em direção noroeste até um baú com o item Elixir, volte e siga pelo sul, e continue em um caminho linear, com dois baús durante o percurso que possuem os itens Shuriken e Phoenix Down.

Essa área e mais fácil que a anterior só tem um caminho a se seguir. Siga por esse caminho e quando chegar ao meio da tela você avistará um altar com um item, que está sendo protegido pelo chefe:

Chefe – Amon

HP: 33500

LV: 48

Exp: 26800

Gil: 20350

Fraqueza: NP

Estratégia: Amon é nada mais nada menos que uma versão melhorada do chefe Hein. Seus ataques consistem nas magias Firaga, Blizzaga e Thundaga mesclado com ataques físicos. A parte boa da luta é que Amon não causa nenhum tipo de status negativos no time, então não precisa se preocupar com isso. Assim como Hein, Amon possui a habilidade Barrier Shift, que faz com que ele mude sua fraqueza, a solução é usar a magia Libra no chefe para saber sua fraqueza atual e aproveitar-se dela para causar dano elevado, com as magias das jobs Sage e Magus. O segredo da luta é usar a fraqueza do chefe ao seu favor, assim não terá muitos problemas, fora isso faça o de sempre cure, agora com a versão melhorada do White Mage, o Devout, e siga atacando com as jobs físicas. Se estiver com a Job Black Belt use Boost no máximo duas vezes para melhorar seus ataques. Depois da vitória você ganha o item Moonring Blade.

Siga até a próxima tela.

Nessa tela siga em sentido sul até o caminho se dividir. Siga para a esquerda para pegar o item Omnirod, volte e siga pelo caminho a direita para mais um altar e outro chefe:

Chefe – Kunoichi

HP: 29000

LV: 48

Exp: 29200

Gil: 14500

Fraqueza: NP

Estratégia: Kunoichi ataca três vezes por turnos com ataques físicos que eventualmente podem causar os status negativos Poison e Blind, simplesmente use Esuna ou o item correspondente para se curar. Ela também usa as White Magics Aeroga e Haste. Para acabar com Haste simplesmente use Eraze com um Magus ou um Sage. O Devout terá de curar todo turno nessa luta para manter a equipe com HP elevado. Fora isso siga atacando com suas magias mais fortes, use Flare se já a possui. E com as jobs físicas siga atacando. Derrotando-a você obterá a espada Masamune.

Volte até onde o caminho se divide e siga pelo caminho sul, sem se esquecer de abrir o baú durante o percurso que possui o item Phoenix Down.

Essa área é muito linear, é só ir atravessando as pontes até achar a passagem para a próxima tela, mas não entre ainda! Siga pelo caminho à direita até o final, onde você encontrará mais um altar, e adivinhe... Mais um chefe:

Chefe – General

HP: 35000

LV: 48

Exp: 30000

Gil: 15600

Fraqueza: NP

Estratégia: General prefere usar ataques físicos, muito fortes por sinal. Ele ainda pode usar as magias Bio, Drain e Death. Essa luta é bem mais fácil que as duas anteriores, se conseguiu derrotar os dois chefes de antes, poderá derrotar esse facilmente, pois ele possui uma defesa muita baixa. Siga usando magias com o Magus e/ou Sage, e ataques físicos com as jobs físicas (obviamente). O Devout segue curando como sempre e revive um personagem caso este seja atingido pela magia Death. Após a derrota do chefe, você ganha a espada Excalibur, uma das melhores do jogo.

Volte e siga para a próxima tela. Nessa tela atravesse a ponte em direção norte, você poderá observar um teleport no final, mas ainda não pise nele. Siga para o lado direito, para encontrar outro altar com uma espada:

Chefe – Guardian

HP: 33700

LV: 49

Exp: 31600

Gil: 33700

Fraqueza: NP

Estratégia: Esse chefe também tende a usar ataques físicos, dois por turnos. Ele ainda usa as magias Tornado, para causar dano em toda a equipe e Reflect. Tome cuidado quando o chefe usar a magia Reflect, quando isso acontecer para de usar todo e qualquer tipo de magia ofensiva, e deixe o Magus/Sage defendendo, não se preocupe com Summons, as magias delas não serão refletidas, há um truque aqui: quando ele estiver com reflect use uma magia de cura no chefe, ela será refletida para um dos personagem da equipe e desativará o efeito da magia Reflect. Eventualmente os ataques físicos desse chefe podem petrificar algum personagem, então não perca tempo e cure-o com itens ou magia. Para derrot-alo basta usar magias com o Magus e/ou Sage, ataques Físicos com o Ninja, se quiser use Boost antes de atacar com o Black Belt, para melhor o poder dos ataques e o Devout segue fazendo o de sempre – curando. Vencendo você ganha a espada Ragnarok, outra espada muito boa.

Dê meia volta até o teleport, e siga o caminho a esquerda para encontrar uma Staff e o último chefe de Eureka:

Chefe – Scylla

HP: 35000

LV: 49

Exp: 16200

Gil: 30800

Fraqueza: NP

Estratégia: Diferente de todos os chefes enfrentados até agora Scylla preferes usar magias, mas também usa ataques físicos que podem petrificar um personagem, use itens ou magia para curá-lo. Ela usa as poderosas magias Firaga; Blizzaga; Thundaga; Holy e Flare, e ainda quando estiver com HP baixo Scylla usa Curaga em si mesma. Uma boa idéia seria usar a magia Shell nos personagens para amenizar o dano mágico, mas por outro lado o HP curado com magias de cura também será reduzido. Existe uma estratégia que deixa a luta um pouco mais fácil, no primeiro turno do Devout use a magia Reflect em Scylla, assim quando ela usar Curaga em si mesma, a magia será refletida curando um dos membros do grupo, em seguida use a magia Reflect em todos da equipe se possível, para facilita use a summon Catastro, com sorte Odin usará uma magia que deixa todos com Reflect, assim as magias que Scylla lançar em você serão refletidas. Atenção se for seguir essa estratégia, você não poderá usar magias ofensivas em Scylla, pois elas serão refletidas contra você. Siga atacando com as Jobs físicas, o Devout segue curando, e se estiver com um Sage ou Summoner use Summons, mas caso esteja com um Magus, este ficará encarregado de usar o item Gold Needle para curar todos os personagens petrificados. Vencendo você obterá a Elder Staff.

Volte até o teleport e dessa vez pise nele. Você estará em uma pequena área com quatro baús e dois vendedores. Abra os baús com os itens Shuriken x2 e Elixir x2. Aproveite e compre as melhores magias do jogo, depois siga por uma passagem na parede à direita e siga até chegar a uma pequena área com um vendedor de equipamentos. Certifique-se de ter comprado tudo e então teleporte-se para fora. Agora saia do castelo e obrigatoriamente SALVE seu jogo!!

Reentre na torre, agora iremos explorá-lo.

[/Opcional]

Crystal Tower

Logo que entrar siga ao norte até chegar às escadas, então vire para a direita e siga nessa direção até encontrar dois baús com Elven Bow e Chocobo’s Wrath, e também uma escada, desça por ela e abra mais dois baús com White Musk e Chocobo’s Wrath, então volte até a porta que leva para Eureka, circule-a e você encontrará mais dois baús com os itens Chocobo’s Wrath e Lilith’s Kiss, depois siga para o lado esquerdo da tela e abra o baú com White Musk e desça as escadas para o último baú dessa tela com Fuma Garb, então siga para a próxima tela, suba as escadas de volta e vá um pouco para cima, você avistará a passagem.

Nessa tela comece indo para o sul descendo as grandes escadarias, siga em rumo ao sul até o final, então vire para direita até encontrar um caminho que leva ao norte, siga por ele até o final para achar um baú com Elixir, depois volte e vá um pouco mais para a direita para encontrar uma pequena escadaria, suba e depois continue para a direita, abra o baú no caminho que possui o item Phoenix Down, continue a direita até encontrar outra escadaria, suba por ele e você terá dois caminhos para seguir, siga pelo caminho nordeste, o caminho circular, até achar mais um baú com outro Elixir, volte e vá um pouco para a direita para visualizar uma escadaria, desça por ela e siga até o final, e prossiga para a próxima tela.

Nessa tela você terá logo no começo uma divisão de caminhos, comece pelo caminho a direita, siga contorno o caminho para encontrar um baú com Elixir, continue contornando o caminho até encontrar duas escadarias e no fim uma passagem, entre e suba por outras escadas até um baú com Phoenix Down, na parede a esquerda do baú existe uma passagem, atravesse-a e você encontrará mais um baú com Shuriken, então suba nas escadas do lado esquerdo desse baú, e depois desça a próxima que encontrar, passe pela porta. Siga para o sul, depois vire a direita e suba as escadas, você avistará dois baús com Phoenix Down e Elixir, indo um pouco para a direita você avistará uma grande cratera, circule-a seguindo em direção nordeste, até a próxima tela.

Nesta tela basta seguir em frente a passar pela porta.

Aqui siga para a direita, vá andando encostado na parede direita para achar uma passagem. Ao passar por essa passagem vá para o sul e siga por um caminho linear até encontrar a passagem para a próxima tela.

Nessa área ande só um pouco para cima, não suba as escadas, siga pelo caminho à direita para no final encontrar um Crystal Helm, volte siga para a esquerda até o final para Phoenix Down, então volte e suba as escadas até a próxima tela.

Essa tela é bem parecida com a anterior siga pelos dois lados para abrir dois baús em cada lado, no lado esquerdo Crystal Gloves e Crystal Shield, do lado direito Phoenix down e Crystal Helm. Depois de abrir os baús volte para o centro da sala e suba a grande escadaria, passe pela passagem par prosseguir até a próxima tela.

Nessa tela siga ao norte até o espelho para que uma cena ocorra você será teleportado para outra tela. Nessa tela siga ao norte, mas antes cure sua equipe.

Chefe – Xande

HP: 49999

LV: 50

Exp: 34000

Gil: 25000

Fraqueza: NP

Estratégia: Esse chefe não será muito fácil, ele usa taques físicos misturados com as magias Haste e Protect em si mesmo, para resolver isso basta usar Erase e ou Shell Breaker, pois com essas magias a luta fica mais difícil. Xande usa as magias Firaga, Thundaga, Blizzaga e Meteor, o maior problema dessa luta, uma magia dessas pode ser fatal. O Devout ou Sage terá de deixar todos com HP alto, caso Xande use Meteor, o Magus segue com as magias Flare e Meteor, o Summoner invoca Leviathan e/ou Odin, o Black Belt usa Boost duas vezes (dependendo do seu level q vez já será suficiente para causar 9999 de dano) e depois ataca e o Ninja pode atirar Shurikens caso tenha bastante, nada mais que três Shurikens! Depois o Ninja segue atacando normalmente. Siga esse esquema e sempre tome cuidado com Meteor, logo Xande cai. Depois de derrotá-lo você entrará automaticamente em outra luta contra Cloud of Darkness, mas não se preocupe, não há como vencer essa luta, não gaste seus itens! Quando reganhar o controle, siga para cima.

World of Darkness

Esse lugar é bem grande e complicado, portanto leia com atenção! Você começa bem no centro do lugar, vamos começar seguindo pelo caminho a sudeste, pise no teleporte. Assim que chegar à próxima área abra o baú à frente que contém uma Ribbon, mas é uma armadilha. Você não é obrigado a abrir os baús, mas eu recomendo que pegue uma Ribbon para cada personagem para facilitar a luta final, caso opte por abrir o baú você terá de enfrentar um clone de Xande, siga a estratégia usado anteriormente. Depois de derrotar o chefe volte usando o teleporte, mas se quiser siga por um caminho à direita ou esquerda até o outro lado da tela e pise no teleporte que encontrar um chefe opcional:

Chefe – Ahriman

HP: 99999

LV: 55

Exp: 66666

Gil: 66666

Fraqueza: NP

Estratégia: Ele ataca duas vezes por turnos e seus ataques físicos, que são fracos, podem petrificar um personagem, portanto esteja pronto para usar Esuna ou Gold Needle. Ele usa as magias Blizzaga, Quake e Meteor em seu time, se quiser use Shell, mas você já sabe que seu poder de cura também reduzirá. Ele usa Curaja em si mesmo, portanto se quiser use Reflect no chefe, mas se optar em usar não se esqueça de que não poderá usar magias. É só fazer o de sempre atacar com as jobs físicas, use Shuriekns com os Ninjas se quiser, mas fique atento a quantidade, pois elas serão necessárias na luta final, também use Boost com seu Black Belt. O Sage e Magus usam suas magias mais fortes, o Summoner invoca Bahamut e Depois Leviatahn, e o Devout segue curando. Vencendo você terá o HP e MP restaurados e Cloud of Darkness terá seu HP reduzido. Volte até a área central, onde começamos.

Agora pegue o teleporte a sudoeste, siga para a esquerda até o final, e suba pelo caminho de névoa roxa até o final para encontrar outra Ribbon e mais um clone de Xande para ser derrotado. Depois volte todo o caminho e vá alguns passos para a direita e suba por mais um caminho com névoa para encontrar outro teleporte que leva ao chefe:

Chefe – Echidna

HP: 99999

LV: 55

Exp: 66666

Gil: 66666

Fraqueza: NP

Estratégia: Seus ataques físicos podem causar Silence, então tenha equipado Ribbons em seus mages. Ele tem um grande acervo de magias, ela pode usar Tornado, Quake, Drain, Death, Flare e Meteor. Ela costuma sempre usar Drain ou Death seguida de mais alguma magia ou ataque. A estratégia é a mesma usada no cefe anterior, e a mesma que será usada em todos os outros chefes dessa área. Dessa vez cure as equipe todo turno, não importando a quantidade de dano que o chefe fez. Volte até área central.

Desta vez pise o teleporte noroeste. Vá andando pelo caminho de névoa roxa, em certo ponto você terá duas opções, subir ou descer, desça e abra o baú para outra Ribbon e também outro clone de Xande. Depois de derrotar o clone, volte e dessa vez suba, vá até o final e pise no teleporte para outro chefe.

Chefe – Cerberus

HP: 99999

LV: 55

Exp: 66666

Gil: 66666

Fraqueza: NP

Estratégia: Esse chefe ataca três vezes por turno, e seus ataques físicos podem vir a envenenar um dos personagens, resolva com Esuna, Antidote. Ele também usa as magias Firaga, Blizzaga e Thundaga. Siga os mesmos procedimentos das batalhas anteriores, mas dessa vez será mais difícil, portanto em caso de emergência use um Elixir, mas economize!

Volte todo caminho até a área central. Já na área central siga pelo único caminho que restou, o caminho nordeste. Esse caminho é bem linear, não há necessidade de explicá-lo. No caminho você encontra um baú com outra Ribbon, e você já deve saber que terá de enfrentar outro clone de Xande. No final pise no teleporte para enfrentar o último chefe antes de Cloud of Darkness.

Chefe – Two-Headed Dragon

HP: 99999

Fraqueza: NP

Estratégia: Esse chefe só usa taques físicos então equipe seu melhor equipamento de defesa, e troque qualquer equipamento de defesa mágica. Use Protect com o Devout para amenizar os ataques do chefe. Seus ataques eventualmente podem causar o status negativo silence, equipe Ribbons em seus mages. Agora é só usar a mesma estratégia de antes.

Parabéns você acaba de derrotar os quatro chefes do World of Darkness! Agora volte até a área central e pise no grande teleporte no centro. Assim que chegar siga para frente, andando por plataformas transparentes até chegar em outro teleporte, mas antes de pisar certifique-se que o time esteja com o HP e MP restaurados, e equipe Ribbon em todos para evitar maiores problemas. Quando estiver pronto spise no teleporte e ande para frente, e prepare-se para o último chefe do jogo:

Chefe – Cloud of Darkness

HP: 199999

LV: 60

Exp: 149997

Gil: 79000

Fraqueza: NP

Estratégia: Ela ataca quatro vezes por turno, ela também usa o ataque mágico Lightining todo turno, que pode causar um dano bem considerável caso seu personagem não tenha defesa mágica suficiente. Ela usa em si mesma as mágicas de suporte Haste e Protect, resolva isso usando Eraze. Ela possui o ataque Bad Breath, um ataque que causa vários status negativos, mas com Ribbons isso já está resolvido, quanto mais vezes ela usar esse ataque, melhor para você, pois com as Ribbons este será um ataque perdido de Cloud of Darkness. Depois de perder um pouco de HP ela começa a usar o ataque Particle Beam, o que aniquilou sua equipe da última vez, mas não se preocupe, ele não é tão forte como antes, porém pode causar dano de até 2000 de HP. Não se preocupe com os tentáculos, ataque Cloud of Darkness e ignore-os. Essa é a última luta do jogo, portanto não economize itens, use Elixir em casos de emergência, use todos os que tiver quando estiver com problemas, mas não abuse, use-os na hora certa, eu aconselho usa-los no Devout/Sage, enfim, nos personagens que ficarem encarregados de curar e reviver os personagens. O Ninja ficará atirando Shurikens todo turno, e caso acabe (torça para que elas durem o suficiente) ele pode atirar todo e qualquer tipo de equipamento, ou simplesmente atacar. O Devout e/ou Sage será obrigado a curar quase todo turno, e também se encarregará de usar Arise para reviver os personagens mortos. O magus ficará usando Meteor e Flare, e quando seu MP acabar parta para Quake, ou seja, comece pelas magias mais fortes e vá indo para as mais fracas. O Summoner faz o mesmo que o Magus começa com suas summons mais forte, e depois continua com as mais fracas. O Black Belt pode usar Boost uma ou duas vezes antes de atacar, mas eu aconselho a não perder tempo com isso, ataque mesmo sem usar Boost. Dê o melhor de si, use seus melhores ataques e magias, e quando um dos mages ficar sem MP você pode usar um elixir para resolver.

Parabéns, você acaba de derrotar Cloud of Darkness, aproveite o final do jogo!

Após os créditos você terá a opção de salvar seu game para continuar depois.