Jenova & Sephiroth PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 01:10

Atenção, essa sessão contém alguns SPOILERS!

Sephiroth é uma lenda viva conhecida em todos os cantos do Planeta. Desde cedo ingressara na SOLDIER e logo se tornara o soldado mais promissor e habilidoso da divisão que era a força bélica mais temida no mundo. Como o único capaz de manejar a lendária espada Masamune (pela peculiaridade que sua lãmina tem quase dois metros de comprimento) Sephiroth se tornara uma lenda na guerra de Wutai e também o oficial militar da Shinra com a mais alta patente.

Ele era tido como uma pessoa gentil e fria que exibia ar totalmente melancólico. Era o tipo de pessoa que ninguém jamais viu sorrindo. Ele acreditava ser um órfão e que sua mãe, Jenova, morrera após dar-lhe a luz. Falar de tal fato era a única coisa que lhe arrancava a compostura, por motivos que nem o próprio Seph entende ele sentia um êxtase inexplicável ao se recordar de tudo referente à sua mãe e começava a gargalhar sem motivo algum.

Foi então que em um dia fatídico a verdade viera à tona. Enquanto cumpria uma missão nos reatores de Nibelheim, Sephiroth se depara com uma sala cheia de cobaias humanas confinadas em energia Mako, tanto tempo confinadas ali elas perderam os traços humanos e não passavam de seres mutantes. O maior SOLDIER da Shinra se assustara, ele sabia e sentia que não era alguém como os outros SOLDIERs, cogitava a possibilidade de ser uma aberração como eles: Nada mais que uma cobaia em laboratório que deixara de ser humana. E a porta com as inscrições com o nome “Jenova” apenas trazia mais desespero ao seu coração.

Transtornado Sephiroth invadiu a biblioteca abandonada de uma mansão usada como laboratório pela Shinra e leu incessantemente todos os relatos das experiências, sem cessar e sem falar ou dar atenção a ninguém. Seu desespero aumentava a cada livro que lia, não cessando nem para comer, dormir e nem mesmo quando a luz do laboratório acabara... Ele parecia possuído e logo encontrara a verdade a qual tanto procurou.

A partir dai Sephiroth mudou completamente, seus olhos não exibiam mais melancolia e sim uma confiança absoluta, sua face antes cheia de expressões vazias agora mostrava um sorriso diabólico. Sephirorth descobrira que fora criado a partir de Jenova, um organismo encontrado a mais de dois mil anos... E desde então o maior SOLDIER enlouquecera... Se considerava agora o escolhido por sua mãe, para dar continuidade ao que seria os planos de Jenova e para se tornar um deus!

Jenova

Apesar do que Gast e Sephiroth (inicialmente) pensavam, Jenova não é exatamente uma Ancient ou Cetra. Assim como os Cetra ela veio de fora do Planeta mas os próprios Cetra a consideram um ser diferente. Jenova é na verdade “a calamidade dos céus”, Ifalina (a mãe biológica de Aeris, e a ultima Cetra a ter conhecimento pleno sobre a própria raça) menciona que ela tinha a capacidade de alterar o metabolismo dos seres vivos e manipular a mente deles como um vírus.

A menção da “Calamidade dos Céus” é uma obvia referencia que ela é o ser que caiu no Planeta e o feriu em uma época remota antes dos humanos existirem e isso fica bem obvio no filme Advent Children quando é mencionado a frase: “-Irei tomar este Planeta como um barco assim como minha mãe fez no passado.” O plano de Sephiroth era absorver todo o Lifestream que o Planeta iria usar para curar o “ferimento” causado pela queda do meteoro e assim se fundir com o Planeta.... Que por sua vez se tornaria um outro meteoro que poderia ser lançado em um outro planeta maior. Jenova provavelmente desceu ao Planeta usando um menor e pretendia absorver o Lifestream que seria usado para a cura da queda, mas fora impedida pelos Cetra.

Jenova foi contida, mas não pode ser destruída, isso fica claro pelo fato que Ifalina a mencionou como um vírus. Talvez até o suposto corpo de Jenova confinado no reator de Nibelheim nada seja além do corpo de uma Ancient qualquer possuída por altas doses do vírus... Em Advent Children, Kadaj menciona que é guiado pela “vontade de sua mãe” e isso comprova o fato que Jenova não só transforma os seres vivos quando bem entende para torna-los aliados mais fortes como os manipula pela mente.

O verdadeiro vilão?

Diante disso fica fácil levantar a teoria que o verdadeiro vilão de FFVII não seria Sephiroth, mas sim Jenova. Ela não é apenas um mero cadáver que tem um DNA capaz de transformar o metabolismo dos seres vivos, mas sim uma criatura consciente que teria manipulado Sephiroth como mais tarde faria com Kadaj, Yazoo e Loz.

Mas... A resposta definitiva da Square sobre esta questão é: Sephiroth é sim o verdadeiro vilão de FFVII! Os relatos oficiais da Square (no Ultimania Guide Book) relatam que a consciencia de Sephiroth sobrepujou a de Jenova e este passou a se valer do poder de sua "mãe".. Sephiroth interpretou a influencia psiquica de Jenova como uma necessidade em retomar os planos desta de forma a ser ele o avatar de todo o poder do Planeta invez de Jenova, tudo isso resultou em sua loucura e obsessão para se tornar um com o Planeta...