História PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:28

Aviso Importante: O texto a seguir é a história completa de Final Fantasy Tactics Advance do inicio até o fim do game. Então obviamente contem Spoilers! Só leia até a parte que voce jogou se não quiser saber o que acontece depois.

Todos os créditos desse resumo são de Cidoflas o webmaster do site Final Fantasy Compendium - http://www.ffcompendium.com, a Final Fantasy Brasil apenas traduziu o texto para o portugues com a autorização dele.
  • Marche Randiju é uma criança cuja família acaba de se mudar para a cidade de St. Ivalice. Em seu primeiro dia na escola ele participa de uma guerra de bolas de neve e vê muitas outras crianças atormentando e machucando um garoto chamado Mewt Randell. Até que uma menina chamada Ritz os interrompe.

  • Mewt fala a Marche que ele pretende comprar um livro, mas Marche precisa voltar para casa para ver seu irmão inválido Doned, que voltou do hospital. Ele então convida Ritz e Mewt para vir á sua casa para ler o livro de Mewt.

  • No Caminho de casa eles se encontram com o pai de Mewt, Cid, que leva uma bronca de seu chefe. Cid está com uma aparência acabada e tudo deu errado em sua vida desde que a mãe de Mewt morreu.

  • Naquela tarde Marche, Mewt, Ritz e Doned vêem o livro e comentam como seria bom se um mundo de magia e fantasia fosse realidade.

  • A magia do livro é ativada de noite transformando St. Ivalice no país Ivalice, e dando vida a um mundo de fantasia habitados por Humanos, Vieras, Bangaa, Moogles e Nu Mou. Marche se vê no centro da cidade de Cyril e confuso com tudo aquilo acaba se desentendendo sem querer com um Bangaa. Ele então é ajudado por um Moogle chamado Montblanc tendo seu primeiro “engagement”(batalha) ali mesmo descobrindo sobre as leis. Um “engagement” é uma batalha supervisionada por um juiz e todos aqueles que agirem contra as leis de um local recebem cartões e se forem expulsos da batalha acabam na prisão.

  • Monteblanc leva o garoto ao café de Cyril, o apresenta ao seu clã e o convida para se unir a ele. Sem nada para fazer até achar o caminho de volta para casa, Marche aceita.

  • Depois de várias missões, Marche se encontra com Ritz. Ela se uniu a um clã só de Vieras e depois de uma batalha contra o clã Cheetah ela o apresneta a sua nova amiga, a viera Shara. Ritz é uma pessoa madura mas decediu que não quer voltar para casa por motivos pessoais.

  • No rio de Ulei Marche acaba se teleportando para uma sala com um dos 5 cristais responsáveis pela existência de Ivalice e seu guardião (Totema) Famfrit, ele ataca Marche mas é derrotado. Famfrit agora se dispõe a ajudar os moogles de seu grupo podendo ser envocados por eles. Marche entende que se quer voltar para casa deve destruir os 4 cristais restantes.

  • Agora descobrimos o que aconteceu com Mewt, ele está no palácio de Bervenia e é agora o príncipe Mewt. Seu pai Cid é o chefe de todos os juizes e sua falecida mãe esta viva e é a rainha. O mundo de Ivalice na verdade é um mundo criado pela vontade de Mewt de se refugiar das magoas do mundo real.

  • Na cidade de Cadoan, Marche conhece Ezel, um homem que conhece meios de burlar as leis impostas pelos juizes. Ele estava sendo perseguido pelos guardas do castelo, mas Marche o ajuda. É então que o Judgemaster Cid encurrala os dois e imobiliza Ezel com uma lei. Ezel consegue escapar com um “Card Antilei” e eles escapam de Cid. Ezel então abre uma loja de cards que vendem cards mágicos que implementam leis e anti-leis durante a batalha.

  • No vulcão Roda Marche é teleportado para outra sala de um cristal e ele luta contra os 8 cristais que são componentes de Ultima. Ao destruí-los Ultima pode ser envocado pelos Nu-mou do clã. Marche então tem outra visão de Mewt, que renega que sua mãe tenha morrido. Marche entende que fazer Ivalice voltar ao normal seria o mesmo que retirar Mewt de sua mãe mais uma vez.

  • Em Salikawood Marche conhece Babus o principal assessor de Mewt. O príncipe o enviou para que ele derrote Marche e o empeça de destruir mais cristais e consequentemente seus sonhos. Marche derrota Babus e ele foge.

  • A caverna de Nargai é o lar do terceiro cristal e seu guardião Adremmelech ele o derrota e o Totema agora pode ser envocado por todos os Bangaa de seu clã. Babus aparece e condena Marche por trazer sofrimento a Mewt, ele volta para o palácio ao saber que o príncipe provavelmente estaria sofrendo ao sentir a destruição de outro cristal. Marche se intristece por Mewt.

  • No porto de Baguba conhecemos Nono, irmã de Montblanc que teve seu Airship roubado por ladrões de Jagd Dorsa, um local onde as leis de Ivalice não funcionam e por isso ocorrem batalhas de vida e morte. Marche e seu clã vencem os ladrões e Nono abre uma loja de trocas em Baguba.

  • Marche descobre que o palácio de Barvenia botou uma recompensa para sua captura e ele é atacado no pico de Kudik

  • No deserto de Jeraw o clã de Marche e Ritz e Shara lutam juntos novamente. Depois Ritz conta a Shara o porque de não querer voltar a seu mundo, é porque seus cabelos no mundo real são brancos o que traz muita tristeza não só a ela mas também para sua mãe. Em Ivalice a cor rosa de seus cabelos são naturais.

  • Ezel se encontra com Marche e explica que os juizes não estão procurando apenas Marche mas qualquer um que tenha ligação com ele. Ao ver que um juiz estava prendendo um Moogle apenas porque Marche tinha a companhia de alguém desta raça ele aparece, enfrenta os soldados do palácio e se entrega ao Judgemaster Cid.

  • Marche explica a Cid e a Babus sobre o mundo real e que Ivalice é um mundo criado por Mewt para fugir da realidade. Eles não acreditam, mas outro portal se abre e os três se vêem a frente das plantas que protegem o Totema Exodus. Marche derrota Babus e destrói todas as plantas partindo outro Cristal e fazendo com que Exodus agora ajude os Vieras de seu clã. Cid vê uma imagem de si mesma no mundo real e finalmente volta a si. Ele liberta Marche e declara independência dos juizes das ações do palácio.

  • Depois de Cid deixar o palácio Remedi apresenta a Mewt o seu novo protetor: Llednar.

  • Marche encontra com Doned no deserto de Gotor, mas Doned foge dele e o denuncia aos caçadores de recompensas. Agora Doned pode andar e obviamente não quer voltar para um mundo onde ele está confinado em uma cadeira de rodas.

  • No deserto de Delia, Marche se encontra com Lledenar que tenta o impedi-lo, porem um portal se abre levando todos para a sala do cristal. Cid aparece e usa uma lei para impedir que Llednar use seus poderes. Marche luta e percebe que o novo protetor de Mewt e inexplicavelmente invencível, porem LLedenar esquece da lei de Cid, ataca e acaba sendo teletransportado para a prisão.

  • Marche então luta com o Totema dos humanos Matheus. Mesmo destruindo o quinto cristal o mundo de Ivalice continua e Remedi explica que isso acontece porque nem Mewt, nem Marche, Ritz e Doned desejam de forma sincera que esse mundo acabe.

  • Montblanc fala a Marche sobre o “Gift Day” uma celebração em que todos podem ter uma audiência com o príncipe se trazerem um presente de valor. Marche vê ai uma perfeita oportunidade para convencer Mewt a aceitar que o mundo volte ao normal. Montblanc fala que Nono podem fazer um presente se Marche conseguir matéria prima (Materite).

  • Marche procura por materite em Materiwood, mas Doned o denuncia de novo a um clã que caça recompensas. Depois da batalha Doned ainda quebra a Materite que Marche conseguiu e foge.

  • Nono faz um presente com o pouco Materite que Marche recuperou. E na hora da entrega Marche e Montblanc são encurralados dentro do palácio. Babus então aparece e salva Marche dos guardas, Babus só quer o melhor para o príncipe e sabe que ele não deve viver de ilusões. Marche falha em convencer Mewt por causa das palavras de Remedi. Lledenar ataca mas Babus chama Cid que mais uma vez dá um jeito de para-lo. Marche foge enquanto Remedi e Mewt vão para um lugar chamado Ambervalle.

  • Marche precisa convencer Doned também, então ele coloca uma missão falsa no café para descobrir o esconderijo de Doned. Após uma batalha na caverna de Tubola os dois irmãos se encontram. Doned fala que Marche quer voltar pra casa porque ele tem tudo que possa querer e pode sair e brincar como qualquer pessoa normal, Marche retruca qie não tem nada pois Doned tem toda a atenção de seus pais e tudo que eles podiam oferecer o que o sempre deixou Marche em segundo plano. Doned chora e se desculpa com Marche.

  • Cid se encontra com Marche. Ele conta a localização do esconderijo de Mewt e Remedi, e explica a origem de Lledenar: Ele é na verdade uma das personalidades de Mewt, uma criada para enfrentar qualquer coisa que o faça sofrer. Cid fala que pedirá para Ezel criar uma lei para burlar a invencibilidade de Llednar mas para isso ele precisa de Amber, um material encontrado no monte Siena.

  • O monte Siena é guarado por Ritz e seu clã. Ela toma uma decisão madura e enfrenta Marche concordo em deixa-lo prosseguir se ele a derrotar. Marche vence e segue em frente.

  • Em Ambervale chega o momento da luta final com Lledenar, com a nova lei feitab por Ezel e aplicada por Cid, Marche consegue derrotar Lledenar que vira pedra e se despedaça.

  • Dentro do palácio de Ambervale Marche enfrenta varias batalhas contra remedi e falsos Totemas. Remedi se transforma em Li Grim a personificação dos sonhos de todos que foram transportados para Ivalice. Após ser destruída Mewt finalmente acorda para a realidade, se despede de Babus e concorda em fazer o mundo voltar ao normal. Ivalice começa a voltar a ser novamente St. Ivalice.

  • Antes de o mundo voltar ao normal, Shara convence Ritz a aceitar seu cabelo branco dizendo que se ela não se intristecer por ele provavelmente sua mãe não ficará triste por ela. Já no mundo normal, Cid reencontra Biggs um antigo empreendedor que lhe faz uma proposta. Doned volta a usar a cadeira de rodas, mas conhece novos amigos e Marche convence Mewt a não ser mais passivo frente as provações da vida.

    Depois do final...

  • Mewt voltou mesmo ao mundo normal mas por alguma razão que o game não explica Marche, Ritz, Doned, Cid e todos ainda estão no mundo mágico de Ivalice após o final do game.


  • Sidequests após o final:

  • O combate de Ezel contra as leis tomou grandes proporções, e com a ajuda de Marche ele se torna um mediador entre a resistência e o palácio. O palácio atende as demandas e Ezel entra no grupo de Marche em gratidão.

  • Uma missão é postada sobre uma garota que gritava em Tubola Cave, Marche manda investigar e descobre que a garota era Shara que estava sendo perseguida por um monstro. Doned convence Shara a entrar no clã de Marche.

  • Babus posta uma missão pedindo ajuda para encontrar o urso de pelúcia de Mewt que ficou nesse mundo. Marche o ajuda e eles vão para Ambervalle onde enfrentam um fantasma da rainha Remedi. Após isso Marche pergunta se Babus não quer virar seu amigo e ele entra para o clã.

  • Marche vê uma missão sobre vampiros e zumbis na passagem de Lutia, Riitz aparece mostrando interesse na missão e se oferece para acompanhá-lo. Durante a batalha ambos percebem que os nomes dos zumbis eram os mesmos dos meninos que judiaram de Mewt no inicio do game, foi nisso que eles se transformaram no mundo mágico de Ivalice. Após a batalha Ritz aceita entrar para o clã de Marche.


  • Depois de cumprir as 300 missões.

  • Após pararem de cumprir ordens do palácio os juizes começaram a abusar de seu poder e começaram a fazer leis ridículas que proíbem as pessoas de pular e até uma que obriga um clã a ter uma garota para beijar alguém. Cid se une ao clã de Marche para impedir isso e após eles terem dado cabo dos juizes abusados Cid menciona que seria bom que um clã como o de Marche policiasse os juizes de tempos e tempos e fala que quando ele (Cid) se aposentar Marche daria um bom Judgemaster. Os créditos rolam novamente e o game acaba pela segunda vez...