Quests PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:25

Menu:

- SubJobs ||| Abrindo e escolhendo uma Subprofissão.
- Jeuno & Chocobo ||| Cidade de Jeuno, Tudo sobre Chocobos
- Lv. 20+ ||| Quests, Missões, Comida, Qufim Isaland, Advance Jobs

=== Tudo sobre Subjobs ===

Abrindo uma Subprofissão

Ao atingir o nível 18 com uma das profissões iniciais, é possível fazer a Quest do Sub Job. O Sub Job, ou subprofissão, complementa a sua profissão principal, mas há uma restrição: ela só pode ter, no máximo, metade do nível da profissão principal. Digamos que você seja um White Mage de nível 20; a sua subprofissão poderia ser, então, Black Mage de nível 10.

Apenas a profissão principal ganha experiência em combate. Dessa maneira, se você tem disponível as profissões White Mage em nível 20 e Black Mage também em nível 20, você poderá optar entre Black Mage 20 / White Mage 10 ou White Mage 20 / Black Mage 10. No caso, a subprofissão garante todas as suas magias e habilidades características, o que torna sua profissão principal bem mais versátil.

Além das magias e habilidades garantidas pela subprofissão, existe também um bônus nos atributos, dependendo da subprofissão escolhida. Summoner e Black Mage, por exemplo, são conhecidas pelo grande bônus de MP.

A Quest do Sub Job é realizada em Selbina ou Mhaura. A Quest realizada na cidade costeira de Selbina, uma pequena vila de pescadores, é bem mais fácil, e aqui vão os passos para cumpri-la:

1) Procure o NPC chamado Isacio. Ele se encontra na posição G-10 do mapa. Se você tiver atingido o nível 18 em uma profissão básica, Isacio poderá ensinar um pequeno segredo para você se tornar mais habilidoso, desde que você leve a ele três itens: Crab Apron, Damselfly Worm e Magicked Skull.
2) Volte então para a zona adjacente, Valkurm Dunes e procure fazer grupo com outros jogadores. Todos os itens necessário são encontrados nesta área. Matando os Snipers (um tipo de caranguejo), você conseguirá o Crab Apron. A Damlselfly Worm você pode conseguir com os pernilongos gigantes chamados Damselfly.
3) Agora vem a parte mais difícil: conseguir a Magicked Skull. Ela é proveniente de monstros mortos-vivos chamados Ghouls. Estes têm a peculiaridade de só aparecerem à noite, em alguns pontos do mapa e só raramente carregam a Magicked Skull. Fique de olho no relógio do game, pois eles costumam aparecer entre a meia-noite e as 4 da manhã. Neste horário, fique de olhos atentos com o seu grupo para encontrá-lo e matá-lo. Depois das 4 da manhã, todos os Ghouls somem do mapa.
4) Com os três itens em mãos, retorne a Selbina e entregue-os para Isacio, conforme a ordem que ele pedir. Parabéns, agora você pode ter uma subprofissão!
Dica: o item Magicked Skull pode ser adquirido em Gusgen Mines sem precisar esperar a noite, no entanto, nesse level você não pode enfrentar os inimigos sozinho, é preciso uma ajuda de alguém pelo menos level 30.

A escolha da subprofissão

Em FFXI, a escolha do Sub Job é de fundamental importância. Apesar de você ter a liberdade de escolher qualquer profissão e subprofissão, algumas se complementam melhor do que outras. FFXI se concentra no combate em grupos de seis pessoas; porém, há uma única profissão que torna o combate solo viável: Beastmaster (um Job avançado que só pode ser aberto através de Quest, depois de ter atingido o nível 30 em alguma profissão).

Portanto, para ser mais útil ao grupo, você deve escolher subprofissões que deixem a sua profissão principal mais especializada, em vez de tentar desenvolver um personagem que faça de tudo um pouco. Como regra geral, os Jobs avançados são ruins como subprofissões; um mago, por exemplo, fica melhor com outro Sub Job envolvendo magia, assim como um Job de combate fica melhor usando outro Sub Job de combate. Vamos à análise das combinações possíveis entre os Jobs básicos.

Main Job: Warrior
O Warrior é o Tank do grupo, ou seja, absorve os ataques inimigos melhor que os outros (só perdendo para o Paladin) e ainda tem a capacidade de causar bastante dano.
Sub Jobs recomendados
Monk
Thief
Ninja
Samurai

Main Job: Monk
O Monk reúne mais ataque do que defesa. Ele até pode suportar ataques por um tempo, mas não é especializado nisto, e sim em provocar dano.
Sub Jobs recomendados
Warrior
Thief
Ninja
Samurai

Main Job: Thief
Especializados no uso de facas, em habilidades de roubo e caça aos tesouros, os ladrões são totalmente voltados para o ataque, praticamente sem qualquer defesa.
Sub Jobs recomendados
Warrior
Monk
Ranger
Ninja

Main Job: White Mage
Especializados em magias de cura.
Sub Jobs recomendados
Black Mage
Red Mage
Ninja
Summoner
Bard

Main Job: Black Mage
Especializados em magias de pura destruição.
Sub Jobs recomendados
White Mage
Red Mage
Summoner
Bard

Main Job: Red Mage
Conta com ambos os tipos de magias: Black Magic e White Magic.
Sub Jobs recomendados
White Mage
Black Mage
Bard
Summoner

=== Jeuno & Chocobos===

Jeuno

Agora que você abriu um subjob e atingiu o level 20 está na hora de conhecer Jeuno, a cidade principal de Final Fantasy XI. É importante que você vá para Jeuno, pois no leve 20 você terá que fazer a quest para tirar sua licença chocobo, e essa quest fica em Jeuno. O mapa que você lutará do level 20 ao 25 fica em Jeuno também.

No entanto, no level 20 ainda é impossível chegar em Jeuno a pé e sozinho, você vai precisar de uma escolta. Peça ajuda a alguém de sua Link Shell (acostume-se com isso), e peça pra que alguém de level alto, acima de 35, de preferência, o acompanhe até a cidade de Jeuno. Se você não tiver companhia provavelmente morrerá no meio do caminho, é melhor não arriscar. Chegando em Jeuno, tenha noção de que você não sairá de lá até conseguir a licença chocobo.

Jeuno é bastante vasta, mas também prática, em poucos minutos você será capaz de decorar todas as localidades praticamente, não tem mistérios. De todas as cidades do jogo, é a mais fácil, e também é repleta de jogadores, fácil de fazer novos amigos ou conseguir aquela ajuda que você está precisando. Um detalhe importante, logo na entrada, você verá um Cristal de Home Point e um NPC, esse npc é capaz de usar a magia Signet em você, não deixe de pegá-la.

Como conseguir e usar Chocobos

Os famosos chocobos que todo fã da séria já conhece também estão em FFXI. Como sempre, eles servem de montaria e correm bem mais rápido do que o jogador a pé.

É recomendado que você tire sua licença de chocobo assim que possível, para movimentar-se mais rapidamente pelos vastos territórios de Vana'diel.

Requerimentos

Para tirar sua licença, você precisa preencher os seguintes requerimentos:

• Um Job qualquer no nível 20;
• Possuir a comida favorita dos chocobos, a Grausebit Grass – é necessário ter quatro destas. Estes vegetais podem ser comprados na Auction House (AH) ou obtidos dos monstros conhecidos como Wadi Hare, que aparecem na região de Dangruf Wadi;
• Chegar ao Chocobo Stable da cidade de Jeuno

Como obter sua licença

1) Dirija-se ao Chocobo Stable de Upper Jeuno. Certifique-se de que você possui as quatro Gausebit Grass e um Job qualquer no nível 20 ou mais.
2) Converse com o NPC chamado Brutus.
3) Ele vai fazer duas perguntas. Escolha a primeira resposta e, logo depois, a segunda.
4) Depois, converse com Osker, outro NPC ali perto. Ele dirá que precisa de algumas Grausebits Grass – item que você já deve ter disponível, conforme recomendado.
5) Agora, aproxime-se do chocobo perto de Osker e dê a ele um dos Gausebit Grass usando a função Trade. A ave irá rejeitar a comida, se mostrando assustada com você.
6) Olhando o relógio do jogo, anote a hora em que fez o passo anterior. Depois de 24 horas de Vana'diel, o equivalente a uma hora do mundo real, você poderá tentar alimentar o chocobo novamente. Ele continuará a recusar a comida da mão de um estranho.
7) Repita o processo a cada dia do jogo (uma hora terrestre), dando um Grausebit Grass por vez. Na terceira tentativa, o chocobo, ainda meio desconfiado, vai comer em suas mãos. Continue voltando a cada período de um dia do jogo até alimentá-lo quatro vezes. Na última tentativa, a ave já o receberá como um amigo, e Osker concederá a você a licença de chocobo.

Obs.: essa Quest leva pelo menos seis horas, mas não precisam ser horas ininterruptas. Você pode alimentar o chocobo e, num outro dia, ou bem mais tarde, continuar de onde parou.

Chocobo: manual do usuário

É importante observar algumas características destas aves de transporte em Final Fantasy XI:
• Os chocobos são alugados (você não poderá ter o seu);
• Não é possível andar de chocobo em cidades ou dungeons;
• Não se pode lutar ou usar habilidades enquanto você está montado em um chocobo;
• Não dá para usar o comando Sit para recuperar HP e MP, nem utilizar a função Trade ou mesmo sair do jogo enquanto você está em um chocobo;
• As aves se cansam se você ficar muito tempo com eles, e irão deixá-lo onde quer que você esteja. Um passeio de chocobo dura aproximadamente 30 min.;
• Um chocobo pode cavar por comida ou até mesmo itens. Cavar necessita de um Gysahl Greens, então, use-os sabiamente.

Para cavar tenha certeza de que você está em uma área de terreno suave, do tipo areia ou grama; terrenos duros, como pedras ou montanhas, não vão funcionar. Dependendo do lugar em que você está, seu chocobo pode até achar itens. Se estiver perto da água, por exemplo, é mais fácil achar um item baseado neste elemento. Se estiver perto de um deserto, é provável que encontre um item relacionado a este ambiente.

=== Conceitos Avançados===

Quests e Missões

Você talvez já tenha feito algumas ao longo do caminho até aqui, mas se ainda não fez nenhuma quest ou missão, é hora de fazer. Agora que conseguiu o chocobo você pode andar por todo o mundo com mais facilidade. Volte para sua cidade natal para fazer as quests e missões, é tudo mais fácil se estiver na sua cidade, pois você já está habituado. Para fazer as missões fale com o NPC que fica perto da entrada, do lado do cara que você costuma pegar a Signet.

As missões de rank1 são fáceis, no nível 20 você não terá nenhuma dificuldade para fazê-las. São missões que consistem apenas em ajudar NPCs com pequenas coisas, é possível fazer tudo sozinho. As de Rank2 não são muito diferentes, no entanto, a última missão normalmente é difícil, requer ajuda de uma party inteira de preferência nível 30. Mias uma vez recorra a sua Link Shell. Você vai notar que a missão 2-3 também será mais demorada das demais, acostume-se, há missões que levam horas para serem executadas, e com ajuda.

O que você precisa ter em mente é que a partir do rank3 cada vez fica mais difícil fazer as missões, e em praticamente todas, você vai necessitar ajuda de agora em diante. É bom chatear seus amigos, bastante, e mais uma vez, acostume-se. Final Fantasy XI é um jogo baseado no trabalho em equipe e colaboração, então, nada de jogador solitário fazendo tudo sozinho. É recomendável que nesse level (20) você não vá muito além do rank3.

Preocupe-se em fazer quests também. As primeiras e mais fáceis serão muito ridículas, rápidas e sem recompensa satisfatória, mas lembre-se, o jogo conta com mais de 500 quests. As quests são importantes para que você adquira fama na sua cidade, quanto mais quests você faz, mais se abrem para que você possa fazer. Sua fama vai aumentar conforme o número de quests feitas, tente agora ao menos alcançar fama 2 (cerca de 20 quests).

Comida

Comida é essencial para todos, e em Final Fantasy XI não seria diferente. Ela é essencial nas lutas também, não chega a ser indispensável, mas sua utilidade é tanto, que depois que você se acostuma, não gosta mais de ficar sem.

As comidas são itens feitos através da craft skill Cooking, são itens que aumentam determinadas características do personagem por certo tempo. Você precisa escolher uma comida que sirva melhor para o tipo de job que você usa. Algumas aumentam o HP, outras a força, outras o MP, outras fazem com que o HP e o MP recupere mais rápido quando você da Heal. Procure a comida certa, e leve-a com você para usar na luta. Mas cuidado, algumas comidas são muito caras, compre alguma coisa que sirva pra você, mas não precisa ser a melhor comida de Vana’diel, deixe isso pros jogadores mais ricos.

Qufim Island

Aqui é o “point” do momento. Do level 20 ao 25 (não mais que isso), você ficará nesse lugar jogando em party para aumentar de level. Nem sonhe em lutar sozinho contra NENHUM inimigo, ou será morte certa. Igual a Valrkum Dunes. Coloque a opção seek party e fique esperando por uma party, ou em Jeuno, ou na entrada de Qufim Island, e, PACIENCIA. A partir de agora fica cada vez mais demorado e difícil arranjar party. Caso resolva esperar em Jeuno, aproveite para conhecer a cidade ou fazer outras coisas, como pescar. De qualquer forma, pode ser chamado rápido ou não. Mas é aconselhável que você não fique sentado na frente do computador ou vídeo game esperando party, pegue uma televisão e coloque do seu lado, vá assistir algo, ler um livro, estudar. Por que tanto pode levar 1 minuto quanto 1 hora para conseguir alguma coisa.

Advance Jobs

A partir do Lv. 30 voce poderá participar de Quests que se completadas lhe darão a possibilidade de usar Jobs mais poderosos e unicos: Os Advance Jobs. No nosso Guia de Jobs citamos quais são eles e um guia para terminar a maior parte deles. Clique aqui para acessar!