Vivendo em Vana'Diel PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:23

Menu:

- Itens ||| Moghouse, Compra e Venda na Auction House
- Fundamentais ||| Crafting Skill, Conseguindo Dinheiro, Pesca
- Combate!!! ||| Luta, Conseguindo Party, Conquest
- Aos Novatos (Dicas até o Lv. 20)

Quando o jogo de verdade começar, você assistirá uma animação de seu personagem entrando na cidade, logo alguns NPC virão conversar perguntando se você é novo na cidade. Um deles lhe Dara uma carta que deve ser entregue para outro npc na cidade. O mapa vai abrir com um ponto marcando o lugar onde está a pessoa. Anote o local, e o nome do npc. Caso não se lembre abra o mapa, vá em markers e vá colocando para o lado até aparecer o ponto no mapa em uma das tabelas do markers. Entregue o cupom que lhe deram para o npc indicado através do comando trade e ele lhe dará 50gil como recompensa. O dinheiro é o que menos importa, pois é muito pouco e não se compra nada com isso. Mas é bom fazer essa mini quest para que você se acostume com o mapa, com a cidade, com as coordenadas do mapa e com comandos como trade, que é muito usado em quests.

=== Manipulação de Itens ===

Moghouse

A primeira coisa que pode preocupar no começo é a quantidade de itens, são muitos, de todos os tipos, você não sabe pra que servem e não sabe o que fazer com eles. Não se preocupe, com o tempo você se acostuma com tudo, e vai decorando e sabendo o que é útil pra você ou o que não é.
Em todas as cidades grandes, você conta com uma Mog House. Ela é a sua casa particular, que somente o seu personagem tem acesso (nada de visitas indesejadas). Aprenda a usar a Mog House nas primeiras horas dentro do jogo, pois ela é fundamental em FFXI.

A Mog House conta com um depósito com capacidade para até 50 itens, e pode ser mobiliada ao seu gosto (as mobílias são difíceis e caras para um jogador novato conseguir). Conversando com o seu Moogle, você ainda pode trocar de profissão (Job) e subprofissão (Sub Job) imediatamente.
Uma das mais importantes funções da Mog House é a Delivery Box, sua caixa de correio particular! Através desta função, você poderá receber itens enviados por seus amigos, ou até mesmo o dinheiro da venda de algum item na casa de leilões (Auction House).

O seu Moogle também poderá conceder diferentes bônus de acordo com a mobília colocada na casa. Por exemplo: se for colocada uma Bronze Bed para que você e o seu Moogle descansem, você receberá o Key Item Mooglehancement Experience, que o beneficia com menos experiência perdida quando você perde uma batalha e fica inconsciente.

Para encontrar a Mog House, abra o mapa e procure pela indicação “Residential Area”. Se estiver na sua nação-natal, o acesso é imediato. Quando em visita a outras nações, você deve conversar com o guarda na entrada da Residential Area para alugar uma Mog House (é de graça!), através do Rent-a-Room. Porém, longe de sua casa verdadeira, você não contará com sua mobília, apenas com as funções de depósito, caixa de correio e troca de profissões.

Em FFXI, você pode também cultivar plantas na sua Mog House. Basta colocar um vaso e plantar algumas sementes. Existem grandes variações, dependendo do vaso e sementes que você colocar, obtendo resultados diversos, que variam desde uma linda flor a uma flor murcha (porque o jardineiro não cuidou da sua planta direito).

Utilizando a Auction House

Agora que você já fez a sua primeira Quest e está começando a explorar sua nação, procure no mapa pelo símbolo do leilão (um martelo sendo batido contra uma mesa). A Auction House (AH) é um sistema muito bem implementado pela Square Enix e funciona como o próprio nome diz: uma casa de leilões. A AH está presente em todas as cidades principais, e funciona como a principal fonte de comércio entre os jogadores. Nela, é possível comprar quase tudo que se encontra no jogo em termos de itens, armaduras, espadas, escudos, machados, magias, materiais para Trade Skills...
É importante lembrar que alguns desses itens também são vendidos pelas lojas do jogo, povoadas por NPCs. É bom comparar os preços, pois você pode achar o mesmo item, que pode estar mais barato tanto na AH como nos vendedores NPCs espalhados por Vana`diel.
Ao localizar a AH no mapa, dirija-se a um dos guichês e, utilizando a tecla Enter, aparecerão as opções: Bid, Sell e Sale Status.

Comprando um item na Auction House

Proceda ao menu Bid e várias categorias surgirão: Weapons, Armor, Materials, Crystals, etc...
Você entra na AH e seu personagem precisa, por exemplo, de uma arma nova. Selecione, então, a categoria de Weapons, que exibe as diversas armas à venda. As que aparecerem em amarelo podem ser usadas pelo seu personagem, verde significa que você já possui a arma e cinza significa que a arma não pode ser usada pelo seu personagem.
Ao decidir por uma arma, um clique sobre ela vai exibir o menu Price History, que mostra o histórico de preço dos últimos dez exemplares vendidos deste item. Isto é importante para se ter um idéia de quanto você deve oferecer no lance.
Digamos que você esteja querendo comprar uma arma chamada Bee Spatha. Indo então ao Price History deste equipamento, notamos que os últimos dez exemplares foram vendidos por 1.000 gil. Confirmada a tendência de preços, basta oferecer o lance escolhendo a opção Bid e, então, colocar a quantidade de gil do lance. Caso seu lance seja compatível com o preço que o jogador-vendedor estabeleceu, a transação é concluída, e você recebe a espada no ato. O dinheiro do vendedor é enviado automaticamente para a caixa de correio da Mog House dele.

Vendendo um item na Auction House

Todos os itens que você adquire nos primeiros níveis, como cristais e materiais básicos, devem ser vendidos para outros jogadores. Em FFXI, tudo que você adquire pode ser utilizado nas Trade Skills por você mesmo ou por outros jogadores de maior nível, portanto lucra-se mais vendendo para outros jogadores do que para NPCs.
Ao colocar o seu item na casa de leilão, é necessário estabelecer seu preço antes. É possível colocar qualquer preço, mas é improvável que ele seja vendido se o preço estiver acima do Price History. Para estabelecer o preço do item, siga para o menu Bid como se fosse comprá-lo e acesse o menu Price History. Determinado o preço, acesse o menu Sell e entre a quantidade de gil pela qual o item deverá ser vendido. Será cobrada uma pequena taxa pra colocar o item na AH.
Os itens colocados podem ficar por, no máximo, sete semanas do tempo de Vana`diel, o que equivale a sete dias terrestres. Se, após este tempo, os itens não forem vendidos, eles serão enviados à sua Mog House via Delivery Box (sua caixa de correio). Se o item é vendido, o dinheiro também é enviado para a sua caixa de correio. Lembrando que se pode ter apenas sete itens à venda numa mesma Auction House.

=== Conceitos Fundamentais===

Crafting Skills

Essas são pequenas tarefas que você pode executar por toda Vanna D’iel. Podem ser levados como um mero passatempo, mas é uma tarefa que exige empenho para evoluir de nível e também algumas das Crafts são bem caras de se manter, como a de ferreiro por exemplo... Ou seja, se você for um jogador novato, evite as Crafts por hora, concentre-se em arrecadar recursos. Os Crafts são dos mais diversos, como cozinhar, forjar armas e armaduras, alquimia, dentre outros. Dentro de cada classe existem uma série de peculiaridades, então explore-as bem... Colocaremos aqui a lista de alguns Crafts:

Alchemist: Responsável por fazer poções.
Bonecraft: Cria armas e armaduras diversas de osso.
Clothcraft e Leathercraft: Cria roupas diversas para se equipar.
Cooking: Faz comida, isca para pescaria dentre outras coisas.
Fishing: Aumenta as suas chances em pescaria.
Goldsmith: Faz adereços diversos, como colar, anéis e haipins.
Smithing: Especialista em armas e algumas armaduras.
Woodworking: Instrumentos de madeira, como vara de pescar, flechas e etc.


Conseguindo Dinheiro

Primeira regra do jogo, junte 12 de todos os itens que você conseguir e venda sempre na Auction House. Tudo que você consegue pode ser vendido, não poupe itens, principalmente no inicio, ou então, sua Mog House logo vai estar super lotada. Os cristais são itens importantes, mas no inicio você precisa vender todos. Para conseguir os cristais, fale com o guarda perto da saída para que ele use a magia Signet. Os Cristais são sua maior fonte de renda no inicio do jogo.

É aconselhável pescar, mas isso é um pouco complicado no inicio, precisa de uma vara de pesca, e isca, compre as mais baratas no inicio. O melhor peixe para pescar é Moat Carp, ele pode ser vendido por um preço que varia de 10 mil até 20 mil, essa será uma boa fonte de renda por boa parte do jogo, sempre que precisar de dinheiro fácil lembre-se das Moat Carp e vá pescar. No começo sua vara de pescar não vai aquentar, pode quebrar, ou sua linha arrebentar, seu peixe fugir. Mas conforme você pesca, sua Craft Skill vai aumentando e cada vez fica mais fácil e rápido pegar peixes de todos os tipos. A melhor isca no inicio é Insect Ball, podem ser compradas em Windurst, ou na Auction House em outras cidades.

O meio de fazer dinheiro no inicio é com cristais e pescando, mas a partir do momento que você começa a fazer party sua renda começa a ficar difícil, os itens começam a ser distribuídos por todos os membros da party. Para fazer dinheiro precisará ir a um lugar com inimigos que sejam níveis muito baixos para você, lutar contra eles e coletar seus itens para vender. Em cada região existem itens que podem ser vendidos por quantias boas de GIL. Tenha paciência, isso pode demorar e você pode conseguir as vezes somente 10mil ou mais. Quando for matar monstros de nível baixo, certifique-se de ficar ao menos 1 hora fazendo isso, pois esse tipo de coisa demora. O aconselhável mesmo é reservar um dia todo ou dois de jogo para que você colete itens o suficiente para vender por um tempo.

Pescando

Pescar é simples. Abra o menu, vê em equipamentos, e equipe a vara de pesca em RANGE e a isca em AMMO. Vá perto de algum rio, lago ou mar, e a opção Fish vai surgir no menu quando você selecionar seu personagem. O personagem vai jogar a linha e você terá que esperar um tempo. Quando vier uma mensagem dizendo que você pegou algo é hora de puxar, a energia do peixe vai aparecer em cima da sua e a vara vai ficar se debatendo de um lado para o outro. Agora é simples, quando a vara estiver inclinada para a direita, segure o direcional para esquerda, e vice versa, quando ela estiver no meio, não aperte nada, apenas espere. Quando a vida do peixe estiver TOTALMENTE acabada aperte o botão de confirma e você terá pegado o peixe. Às vezes você pode não pegar nada ou não conseguir tirar a energia do peixe. Isso depende muito do local que você está, da vara e do tipo de isca que você usa, ou as vezes só falta de sorte.

=== Combate, Partys e Conquest ===

Lutando

Agora que você já sabe o suficiente para começar, acostumou-se com o mapa e sabe o que fazer com os itens, saia da cidade para lutar, os mapas ao redor de cada uma das cidades são os apropriados para se aumentar de level do 1 ao 10. No entanto, cuidado com os montros, antes de lutar com um inimigo desconhecido use a opção check para ver o que será dito quanto a força do monstro.

Não seja tão confiante, mesmo os monstros que você já viu, já conhece, já lutou e venceu, podem ser poderosos de repente, o level dos inimigos varia muito, você pode ter enfrentado o Rock Lizard level 5, mas o outro pode ser level 7 ou 8, tenha cuidado, os inimigos de FFXI não são tão fáceis. Sempre que sua vida ficar amarela, use o comando Heal, não arrisque uma luta, você pode morrer e isso só atrasa as coisas.

O sistema de batalha é bastante dinâmico, mas ao mesmo tempo parado, seu personagem vai atacar sozinho o tempo todo conforme for o delay de sua arma, a não ser que você mande ele fazer outra ação, igual ao novo sistema de FFXII. É normal no começo do jogo você encontrar na maioria inimigos que não são agressivos e podem sair caminhando, enquanto você corre atrás dele com as armas na mão, pronto para a luta. O aconselhável nessas horas é usa o comando auto run. Caso você não use o auto run e estiver jogando no PC, evite usar o mouse, você evita um problema de tendinite no pulso.

Você lutará sozinho, do nível 1 ao 10, conforme o level aumenta, os inimigos vão dando cada vez menos experiência, até que chegam a dar ZERO de experiência, obrigando você a procurar inimigos mais fortes. Isso mesmo, nada de ir pra um mapa fácil e ficar lutando até conseguir experiência. O negocio é lutar sempre com inimigos de acordo com seu level, ou, no caso de party, muito superior ao seu level.

Ao chegar no level 10 é hora de mudar tudo, você até pode com muito esforço conseguir level 11, ou até 12 sozinho, dependendo do seu job, mas não arrisque, é totalmente impossível continuar sozinho. No level 10 e pro resto de sua vida, todas as suas lutas serão em party. Va para o mapa Valrkum Dunes, fique perto da entrada onde tem um guarda, normalmente outros jogadores ficam por lá esperando party também, aproveite e faça amizades.

Conseguindo uma Party

Para conseguir party existem dois meios, você pode procurar seus próprios membros ou esperar que te chamem para party. Entre no menu, opção Party e selecione SEEK PARTY, um ponto de exclamação vai aparecer do lado do nome de seu personagem, isso fará com que as pessoas saibam que você procura por party e o chamarão. Agora é ter paciência, isso é comum em FFXI, é necessário MUITA paciência em tudo no jogo, não coloque os bois na frente da carroça, tudo no jogo demora, tem seu tempo, mas no fim vai valer a pena. Esperar por party pode ser chato, mas quando menos esperar alguém lhe chama.

Você pode também usar o comando SEARCH e procurar membros e fazer sua própria party, sem ter que ficar esperando. No entanto, é muito recomendável que não faça isso no inicio. As party de FFXI funcionam com pura estratégia e trabalho em equipe, cada um tem uma função no grupo e PRECISA fazer sua parte, se não o grupo todo pode morrer por um deslize. Em Valkurm Dunes os inimigos são MUITOS, mas muito fortes para level 10, e é assim que as party lutam, em mapas cujo os inimigos são muito fortes, portanto não banque os espero pois poderá matar todos no grupo. Diferente de muitos MMORPGs onde as party são uma “festa” literalmente, vários jogadores se juntam e vão pro pau em cima do inimigo. Em FFXI existem funções principais em uma party, por exemplo é impossível fazer um grupo sem um White Mage ou alguém com as hablidades de um, como um Black Mage com subjob de White ou Red Mage. Quando for procurar por membros, procure primeiro pelos magos. No entanto, evite formar suas partys no inicio, o melhor é entrar em uma ir observando, acostumando-se com os termos e ver como funcionam as batalhas. Normalmente o líder da party que fica com a responsabilidade de procurar novos membros caso algum saía.

O sistema de Conquest

Em Final Fantasy XI, as três nações estão em constante competição por terras, e este é o chamado Conquest. Isto incentiva os jogadores a defenderem suas respectivas nações.
Ao começar em qualquer uma das três nações, você pode falar com o guarda perto do portão de saída, para ele usar, em você, uma magia chamada Signet. Esta tem uma duração variável de acordo com o nível do seu Rank. Todos os personagens começam no Rank 1 e, à medida que fazem missões para sua nação, vão subindo de Rank até o máximo, que é 10.

Quando você começa o jogo, ainda com o Rank em 1, o Signet tem um duração de, aproximadamente, 30 minutos. A partir do momento em que você está sob o efeito desta magia, qualquer monstro que matar permitirá que você ganhe Conquest Points para sua nação. No final de cada semana, os pontos que todos os jogadores de cada nação conseguiram são contabilizados, e a nação que obtiver o maior número de Conquest Points em uma determinada região, passa a controlá-la. Dentro do menu Region Info, você pode ver quais regiões são controladas por quais nações, assim como o resultado global, mostrando qual nação tem o maior número de regiões controladas.

As regiões controladas por uma nação oferecem várias vantagens a seus cidadãos, como por exemplo, poder pegar o seu Signet nesta região, em vez de ter que andar de volta para a cidade. Permite ainda que você coloque o seu Homepoint nesta região (Homepoint é o lugar onde você reaparece quando morre em combate). Se a região Konschat Highlands estiver sob o controle de Bastok, por exemplo, e esta for sua nação, você poderá colocar seu Homepoint ali e, ao morrer, já estará de volta na mesma região. Já um jogador de San d’Oria, em contrapartida, seria mandado de volta à cidade dele, e teria que andar novamente até chegar na região de Konschat.

Ainda existe outra vantagem, que é um sistema de teletransporte (Teleport), no qual o jogador pode transitar instantaneamente da cidade para a região controlada e vice-versa. Basta preencher os seguintes requisitos: ter cumprido uma Quest (Supply Quest, oferecida no mesmo guarda que oferece o Signet), ter nível 20 na profissão principal e pagar uma taxa de 200 gil.

Todo este sistema de Conquest e seus efeitos criam uma competição entre os jogadores, tentando garantir mais terras para sua nação, sem envolver conflito direto do tipo PvP (Player Vs. Player, ou Jogador contra Jogador).

Os Conquest Points que você acumulou podem ainda ser trocados por itens, no mesmo guarda onde você pegou o Signet. Estes itens podem ser usados ou vendidos por um bom preço para outros jogadores.
Mas, voltando ao Signet, ele ainda permite que, após matar monstros, você obtenha diferentes cristais. Os Crystals, origem de toda a energia, estão espalhados ao longo de Vana`diel. Coletando-os, você pode usar a força deles para criar novos itens e tornar-se um famoso artesão. Ou, ainda, vendê-los para outros jogadores a um bom preço.

Isso vai muito além, além de poder se tele-transportar para a região sob controle de sua nação, colocar o Home Point sem pagar nada e pode renovar sua magia Signet. A posição de sua Nação entre primeiro e terceiro lugar influencia em alguns itens vendidos em algumas lojas, e também influencia se um mercador regional tem itens para vender ou não.

Por exemplo, você vai em uma loja comprar uns itens quando sua nação está em primeiro lugar, mas os mesmo itens podem não existir mais quando a nação cair para terceiro lugar, só voltara a aparecer para venda quando sua nação voltar ao primeiro lugar.

=== Não tenha vergonha de ser novo ===

É muito comum em jogos de MMORPG, principalmente servidores brasileiros, ou jogos grátis, você ouvir o termo NOOB como forma de ofensa. Em FFXI você dificilmente ouvirá essa expressão, toda a vez que você disser que é NOVO no jogo, o mais comum é você ouvir os outros dizendo que estão dispostos a lhe ajudar ou ensinar. Sim, isso mesmo, não tenha vergonha de dizer que é novo, os outros jogadores normalmente irão lhe ajudar em tudo que você precisar. Seja comunicativo, converse, pergunte se pode adicioná-los na sua lista de amigos, às vezes podem lhe oferecer até outra Link Shell, aceite sempre, quanto mais amigos, melhor.

Lembre-se, você ficará do level 10 ao 20 em Valkurm Dunes, depois do 20 ao 25 em Qufim Island.