Guia de Jobs PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:21

Nosso Guia de Jobs disseca todas as caracteristicas e os prós e contras de cada classe. Também informamos aqui como acessar e passar das quests e conseguir Subjobs e Advanced Jobs. Clique nos links abaixo para pular a explicação inicial e ir direto á informação sobre cada Job.

Standard Jobs ||| Sub Jobs ||| Advance Jobs

Escolher o Job talvez seja a parte mais difícil no inicio, não importa que raça escolha, todos podem se dar bem em qualquer classe se você jogar bem, mas se escolher uma classe da qual não goste, pode se dar mal o jogo todo. Algumas classes conseguem party mais facilmente que as outras, exemplo de Bard e WhiteMage que são jobs de suporte e todos querem e precisam em suas party. Caso não escolha entre White Mage ou Black Mage, prepare-se para depender de itens e dos outros para se tele-transportar, ou então muita perna, e chocobo. Você pode trocar de classe a qualquer hora do jogo, sé entrando em sua Mog House.

Escolha bem seu job, mesmo que de para trocar a qualquer momento, depois de um certo nível, fica cada vez mais demorado e difícil aumentar de level. Não fique jogando com um job que você não gosta achando que vai mudar com o tempo, se não gosta, largue logo e troque para outro. Experimente cada job se tiver em dúvida, aumente cada um até o level 6 ou 10. E na hora de abrir os advance job, escolha 1 ou 2 e abra, não são quests muito fáceis, Samurai, Summoner e Dragoon são as mais difíceis e requer ajuda.

Standard Jobs
São as 6 classes disponiveis no inicio do jogo. São as mesmas de FFI.

Warrior
Especializados nas artes de batalha, Warriors atuam como um escudo, protegendo seus companheiros dos ataques inimigos. São mestres em várias armas, porém, são melhores com o Great Axe e o One Hand Axe. Versatilidade quando se trata de armas e a combinação de boa defesa com bom ataque, fazem destes os mais indicados para atuarem como a linha de defesa, para impedir que os inimigos atinjam os magos ou outras profissões. A principal habilidade dessa profissão é o Provoke, que faz o monstro alvo concentrar todos os ataques no Warrior, em vez dos outros membros menos afortunados em termos de defesa. São os famosos “tank” e não tem muitos problemas em conseguir uma party, é o guerreiro mais versátil, no entanto o mais simples também.

Thief
Especializado em ações ocultas, ladrões esperam pela perfeita oportunidade de atacar por trás. Thieves são mais especializados em ataques-surpresa, provocando grande dano no inimigo. Suas melhores armas são as facas e algumas espadas. Também se especializam em habilidades de abrir baús de tesouro sem precisar de chave, e de roubar itens e dinheiro dos inimigos que matam. Ainda contam com habilidades como o gilfinder, que dobra o gil que um monstro normalmente deixaria ao morrer, e a importantíssima habilidade Treasure Hunter, que aumenta as chances de achar itens raros. Combina grande poder de ataque, com sacrifício da defesa, e a habilidade de fazer dinheiro. É uma classe de ataque, no entanto de ataque baixo, mais utilizada como job de suporte. Se você gosta de Thief leve em consideração que no começo é muito difícil de jogar com ele, não tem ataque forte nem defesa forte, você pode ter um pouco de dificuldade. Melhor jogar com ela depois de abrir o suport job no level 18.

Monk
Com seus corpos considerados armas mortais, monges atacam os inimigos com força explosiva. Monks especializam-se em armas Hand to Hand, com boa defesa e bastante ataque. É a profissão com o maior HP do jogo e, como guerreiros sagrados, têm bônus ao lutar contra os Undeads do tipo Skeleton. Possuem habilidades do tipo Boost, que concentra e aumenta o poder do próximo ataque, e a habilidade Counter, que devolve o golpe do inimigo. No começo do jogo aumentam de level bastante rápido, é fácil de conseguir level 10 com esse job em pouco tempo. Não são as primeiras opções de party, mas também não são deixados por último nas escolhas.

Black Mage
Com magias devastantes, magos negros trazem um imenso poder de fogo no campo de batalha. À sua disposição, está um arsenal de magias baseada nos elementos, com alto poder destrutivo: Fire, Water, Blizzard, Aero, Thunder, Flare, Tornado, Quake, Frost. Como arma, usam principalmente os Staffs. No inicio é um pouco frustrante jogar de black mage, você não tem dinheiro, não tem como conseguir itens que lhe recuperem MP mais facilmente, depende inteiramente do heal do personagem. A cada dois inimigos você precisara parar, recuperar o MP e continuar, e isso não é nada divertido e rápido. No entanto, no level 17 você consegue a magia Warp que é um tele-transporte que falicitara a sua vida ao máximo. E em leveis altos ele é o que mais causa dano aos inimigos, possui magias extremamente poderosas. No começo, ninguém gosta muito de fazer party com Black Mage, principalmente sem sub job, mas mais tarde, ele é necessário quase sempre.

White Mage
Usando magias de cura, magos bracos asseguram a sobrevivencia do grupo. Contam ainda com magias de teletransporte e de suporte, como Poisona, Silena, Stona. São integrantes essenciais em qualquer grupo, sem o qual não é possível matar nem mesmo o mais fraco dos monstros! Contam ainda com magias de ressurreição, que trazem personagens de volta à vida, junto com um pouco da experiência que perderiam. São melhores no uso de Clubs e Shields. Eles são só os magos de suporte, mas são os que mais conseguem party, não matam ninguém sozinho, mas não precisam de ajuda para andar nos mapas. Possui magia capaz de faze-lo passar despercebidos pelos inimigos, alem de 6 tipos de teletransporte que você consegue mais a frente. É a classe mais usada como subjob.

Red Mage
Esses guerreiros-magos podem utilizar ambas magias negra e branca, e ainda são bons espadachins, embora muito abaixo do nível de um Warrior ou Thief. Red Mages são magos de suporte, ajudando o White Mage a curar o grupo, ou mesmo auxiliando o Black Mage no dano com magias elementais. É uma classe versátil, cujo ponto forte é tornar o monstro bem mais fraco, utilizando-se de suas magias de Enfeebling (enfraquecimento) como Paralyze, Blind, Dia, Slow e Gravity. Conta ainda com habilidades impressionantes nos níveis mais altos como: Refresh (magia que acelera a recuperação de MP) e Convert (magia que transforma o HP em MP, e vice-versa). Ao contrario do que pode parecer, os Red Mage são bastante usados, tanto quanto job principal, quanto sub job. É bastante balanceado, é o preferido pra quem não quer abrir mão de nenhum tipo de magia, e quer conseguir dar uma porrada de vez em quando. Não possuem dificuldades de conseguir party.

Sub Jobs
Ao atingir o nível 18 com uma das profissões iniciais, é possível fazer a Quest do Sub Job. O Sub Job, ou subprofissão, complementa a sua profissão principal permetindo usar habilidades de outro Job com algumas limitações, para todas as informações sobre os SubJobs e como acessar essa habilidade clique aqui.

Advance Jobs
A partir do Lv. 30 voce pode habilitar mais 9 Jobs, chamados Advance Jobs. Para habilita-las voce deve estar no Lv. 30 e completar a Quest que habilita o Job em questão

Paladin
Essa classe possui a habilidade de guerreiro, e também a capacidade de usar magias de White Mage, mas só algumas, e com um MP bem reduzido. São como Cavaleiros, guerreiros sagrados que usam a espada e a magia de cura para proteger os outros. Em termos de jogo, os Paladin não são os favoritos para party e muitas vezes, por causa de sua capacidade de se curar, eles não ganham ajuda do White Mage da party, dando uma preocupação a menos para o White Mage. São bons guerreiros, mas não possuem ataques muito poderosos.

Quest - Paladine - A Knight`s Test - Fale com Balasiel em F-7 de San d`Oria South. Responda yes a sua proposta de treino e ele vai pedir-lhe uma Revival Tree-Root que voce pode pegar com muitos inimigos Undead (Spook em King Ranperre's Tomb por exemplo). De-lhe a Root e ele lhe mandará para a segundo quest na Ordelle`s Cave que voce pode entrar atravez de uma rachadura em F-6 de "La Theine Plateau". Vá até a area G-7 até achar as cachoeiras, Procure então do lado leste uma poça de agua pequena e a cheque constantemente (voce verá uma fenda quando tiver sucesso). Agora vá para o meio de G-7 e procure uma marca identificavel, cheque lá e voce achará uma Stalactite Dew, leve-a para Balasiel. Na terceira parte do Quest, fale com dois guardas no segundo andar de Victory Square. Os dois lhe darão dois livros. Agora vá para a area E-10 de Davoi, lá há um poço abandonado cheque-o e ache uma Knight`s Soul. Leve o item até Balasiel e voce poderá ser um Paladine.

Dark Knight
Parecido com os Paladin, a diferença é que ao invés de magia de White Mage, eles usam magia de Black Mage. São guerreiros que vivem de lutar, matança, sua armadura é negra. O problema de Dark Knight é que não são muito bons para party, possuem um ótimo ataque, mas baixa defesa. Em batalhas de jogador contra jogador, Dark Knight faz um grande estrago, mas em party, ele geralmente não consegue o mesmo feito. Pode usar espada grande de duas mãos, ou foice, são suas armas principais.

Quest - Dark Knight – Blade of Darkness - Em Bastok Mines, siga para (G-7) onde você encontrará um NPC chamado Gumbah. Fale com ele várias vezes até uma cena aparecer. Após a cena, vá para Palboroug Mines. Chegando lá vá para o terceiro andar e você encontrará uma plataforma em (H-8). Ela te levará de volta para perto de Bastok, mais precisamente em Zeruhn Mines, onde você receberá uma Great Sword chamada “Chaosbringer”. Agora você precisa matar no mínimo 100 monstros com essa espada; Pode ser qualquer monstro de qualquer área. Esse processo já é conhecido de todos, como você fazia nos outros jogos da série para tirar o status Cursed de algum equipamento. Após cumprir essa tarefa, siga para Beadeaux, onde ocorrerá uma cena e após o termino dela você poderá utilizar o Adv. Job Dark Knight.

Dragoon
Essa talvez seja a mais estranha de todas, é considerada por muitos a pior classe do jogo, no entanto, não é tão raro ver alguém jogando com ela. Dificilmente consegue party, porém possui um pequeno dragão que lhe acompanha e lhe ajuda nos ataques. É como se fosse um lanceiro, tem habilidade e armaduras parecida. No entanto, a maioria dos jogadores gosta de dizer que é enjoativo jogar com Dragoon.

Quest – Dragoon - The Holy Crest - Vá para Cargo Room A em Port San D’oria (I-9) e fale com Arminibit e Ceraulian. Siga para Bostaunieux Oubliette, uma prisão localizada em Chateau d’Oraguille, e fale com Novalmauge. Depois vá para Cathedral e fale com Morjean. Após a cena, compre um “pickaxe” e siga para Shakhrami Maze. Procure por um “excavation point” (G-7 ou I-8) e troque o “pickaxe” com ele. Você encontrará um “Wyvern Egg”. Volte para Cathedral e fale novamente com Morjean. Aceite a nova Quest e siga paea Meriphataud Montains. Chegando lá, vá para (K-*) e você encontrará um “???”. Torque o “Wyvern Egg” com ele e uma cena ocorrerá. Após a cena, volte para San D’oria e siga para Chatey d’Oraguille novamente. Encontre Rahal em Royal Knight’s Quarters (H-9) e fale com ele. Após recever um item, vá para Ghelsba Outpost e procure por uma cabana em (G-10). Você precisará de alguém de leve 50+ para derrotar o Dragão que estará lhe esperando logo depois da cabana. Após derrotar o dragão, você deverá colocar um nome para o seu Wyvern e poderá utilizar o Adv. Job Dragoon.

Bard
Uma classe diferente, bastante interessante. Não é um mago, mas ele da suporte a party com suas músicas. A arma principal dele é um instrumento musical. No entanto, esse encanto pode acabar. É bastante repetitivo ter que fazer a mesma coisa o jogo inteiro. E Bard faz a mesma coisa, o tempo todo. Ele fica atrás dando suporte com duas musicas no máximo. No entanto, se você quer e gosta de dar suporte. Bard é uma ótima opção, eles são tão bons que todos querem um em sua party.

Quest – Bard -The Old Monument - Vá para Lower Jueno, entre no Merry Minstrel Meadhouse (I-8) e fale com Mertaire; Depois converse com uma mulher chamada Bki Tbujhja no mesmo local. Você irá precisar do item ‘a parchment’; Ele pode ser encontrado na AH (loja) ou mo vendedor de Mhaura. Logo após, siga para Buburimu Península, onde há uma praia chamada Khoonta Dunes. Nela há um caminho na posição (G-10) que te leva para o outro lado da praia. Examine a Song Runes que lá se encontra e uma cena ocorrerá. Após a cena troque o ‘a parchment’ com a Song Runes para receber um “Poetic Parchment”. Leve este item para o Mertaire e receba 2100gil. Fale com Bki Tbujhaj novamente e siga para Valkurn Dunes. Em (C-6) começa um túnel qe levará para a Secret Beach, onde encontrará outra Song Runes. Examine-a e outra cena ocorrerá. No final da cena você receberá 3000gil e poderá utilizar o Adv. Job Bard.

Ranger
São legítimos caçadores, pode usar arco e flecha, atacar de longe e ainda possui habilidade de localizar os inimigos no mapa, que é realmente útil. São os “Puller” oficiais do jogo (personagens que trazem os inimigos até a party). No entanto, depender de flechas para o ataque pode ser exaustivo e caro. Tenha um Ranger filiado a guild Woodwork, para que você faça suas próprias flechas.

Quest - Ranger - The Fanged One - Perih Vashai em (k-7) de Windrust Woods lhe manda ver um tigre-dentes-de sabre velho morrer (old Sabrrtooth). Vá a Sarumogue Champaign (L-10), ache o tigre e o espere morrer naturalmente. Então examine os ossos e traga-os a Perih. Pronto, o Quest está completo.

Beastmaster
FFXI é um jogo em equipe, mas se você é um jogador solitário, Beastmaster é seu job. É o único capaz de chegar ao level 75 sem nenhuma party, com um pouco mais de esforço, claro. São domadores de animais, eles controlam os inimigos e mais tarde podem invocar seus próprios monstros. Não fazem party, e quando fazem é apenas com outros Beastmaster ou Summoners, raramente estão no meio das party comuns.

Quest – Beastmaster - Save My Son - Em Lower Jeuno, fale com o NPC Dietmund numa casa perto do Chocobo Stable (G-11). Depois siga para Upper Jueno e fale com Shallot. Você precisará de um item chamado “Nigh Flowers”; Para conseguí-las, vá para Qufim Island e desça um pequeno caminho em (F-8). Você encontrará um grande polvo guardando as flores. Para passar por ele use a magia Sneak ou peça para que alguém de level 45+ mate-o. Espere até as 22:00h e examine as flores. Volte para falar com Dietmund e uma cena ocorrerá. Após a cena você ganhará 2100gil e o item Beast Wistle. Vá para o Chocobo Stable de Upper Jeuno e fale com Brutos. Acabando o evento, você poderá utilizar o Adv. Job Beastmaster.

Ninja
Especialistas em técnicas furtivas e ataques, os famosos ninjas é um dos jobs preferidos para as batalhas. Guerreiros habilidosos, muito fortes, e que são capaz de ser o “tank” da party. Pode usar armas ninjas, chamadas Ninjas Tools. No entanto, tudo é caro, as habilidades de Ninja, as magias conhecidas como Ninjutsu são muito caras, algumas custam mais de um milhão. Contudo é um job que consegue facilmente party e com habilidades únicas.

Quest – Ninja - Ayame and Kaede - De ante-mão, saiba que esta é uma questão bastante difícil, e você precisará de pessoas de level alto para derrotar os NMs dessa missão. Em Port Bastok, siga para (I-5) e fale com Ensetsu. Depois, fale com Kaede, uma criança que está na outra sala, e Kagetora, que está na Warwhouse 2. Após falar com eles, retorne e fale com Ensetsu novamente. Siga para Korrolaka Tunnel em (A-9) e você será transferido para (N-8). Agora vá para (G-8) e você chegará em (I-11); chegue em K/L-8 e você encontrará um “???”. Mate todos os Leechs que estão por perto e peça para a pessoa com maior defesa examinar o “???”. Três Korrolaka Leeches irão aparecer. Após mata-los examine o “???” novamente para pegar um Key Item. Retorne para Port Bastok e fale com Ensetsu novamente. Agora você precisa ir para Norg. Chegando lá fale com Ryoma e retorne novamente para Bastok para falar com Ensetsu. Agora você já pode utilizar o Adv. Job Ninja.

Samurai
São os grandes guerreiros mestres das espadas japonesas. A especialidade de Samurai é usar Weapon Skill e fazer SkillChain. São bastante fortes e conseguem party com certa freqüência. Se você for um Samurai é bom aprender tudo sobre SkillChain o que é um tanto complicando para alguém que está começando. Para abrir esse job você precisara de ajuda de algum ou alguns amigos de leveis mais altos.

Quest - Samurai – Forge Your Destiny - Em breve...

Summoner
Ok, ok, todos nós amamos as Summons de Final Fantasy, mas pense duas vezes antes de escolher esse job. Ele é um ótimo job, pode se defender e atacar, e com um subjob de White Mage são perfeitos. No entanto, algumas party acabam colocando o Summoner como “curandeiro” da party e você não tem nem oportunidade de usar suas Summons. Além disso, conseguir summon não é fácil. É preciso fazer quests, lutar contra as summons e vencê-las. Para fazer as quests é necessário fama nas cidades, o que é difícil e demorado. Vencer as summons é mais difícil ainda, a maioria é extremamente forte, você precisara uma party inteira de personagens leveis 70 no mínimo, muitas vezes terá que oferecer recompensa em Gil para os jogadores entrarem em sua party, o que não é barato. É uma vida de sofrimento que só acaba quando você consegue todas as summons. O trabalho valerá a pena, mas pode apostar, é muito trabalho.

Quest -Summoner - I Can Hear A Rainbow - Em breve... .