Final Fantasy Tactics - Detonado PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:06

- FAQ
- Controles
- Recomendações e Dicas
- Detonado - Capitulo 1
- Detonado - Capitulo 2
- Detonado - Capitulo 3
- Detonado - Capitulo 4

1 - Introdução

Esse é um detonado de Final Fantasy Tactics para o site Final Fantasy Brasil, que visa ir direto ao ponto sem muito treino, apenas cérebro, os treinos na maioria das vezes serão nas batalhas que seguem a história mesmo, nesse detonado você também vai encontrar tudo o que precisar do jogo, talvez só não as Poach e missões que pega no Bar que talvez eu adicione futuramente...

Final Fantasy Tactics é um jogo que precisa de lógica e estratégia, por isso, para aproveitar o máximo do jogo eu aconselho que não usem esse detonado o jogo inteiro (embora esse detonado possa te auxiliar perfeitamente sempre), use apenas em partes que você tiver dificuldade ou se já fechou o jogo e quer checar as coisas que esqueceu.

Ah, caso tenha alguma coisa para contribuir com o detonado, mande no meu e-mail, está lá escrito no começo do detonado ou aí embaixo na parte de FAQs.

 

2 - FAQ

Aqui eu posto as dúvidas mais freqüentes de quem joga, mandem emails que eu postarei as dúvidas mais comuns aqui (as outras eu responderei também), já que não sei muito quais são suas dúvidas, portanto, mandem emails para mim [ Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ] (mas não façam cadastros de sites pornôs usando meu email e nem coisa parecida, é difícil de se livrar deles depois)

 

3 - Controles

// Voltar ao Topo!

Aqui vou dizer os controles do jogo pra você não ficar perdido, já o sistema de batalhas é algo simples que você entende perfeitamente por conta própria, só direi os comandos e coisas básicas.


Direcionais

Movem o cursor
Navega pelos menus, mapa, e na batalha apertando quadrado

Bola (círculo, tanto faz)

Aceita coisas
Seleciona uma pessoa na batalha para visualizar status, etc...

X

Nega coisas
Aperte X em alguma pessoa na batalha pra ver o quanto ela pode se mover.

Triângulo

Abre o menu na batalha, no mapa, e na formation.

Quadrado

Na batalha mostra quem é inimigo e quem é aliado.
Faz a “rolagem” do mapa.

R1/L1

Gira a câmera na batalha.
Zoom no mapa.

L2

Zoom na batalha
Alterna o modo de organização no formation.

R2

Muda o ângulo da câmera na batalha.
Alterna o modo de organização no formation.

Start

Na batalha circula entre os personagens

Select

Mostra informações das coisas, na batalha, do tipo de terreno.

4 - Recomendações de jogo

// Voltar ao Topo!

Antes de começarmos o jogo aqui vai umas recomendações.

1 – Em toda a batalha veja os itens dos inimigos, mesmo que seja uma batalha de treino, eles podem ter itens que só se consegue posteriormente no jogo, eles vão te ajudar muito. Você pode roubar esses itens com a habilidade Steal do Thief ou recruta-los com a habilidade “Invitation” do Mediator, então quando a batalha acabar retire os itens e demita o personagem.
2 – Não contrate soldados, é perda de tempo. Use sempre os mesmos personagens em varias batalhas para que eles ganhem bastante experiência. Não fique usando dezenas de personagens, revezando-os entre as batalhas, é perda de tempo e dinheiro (já que você tem que equipar todos). Esse Detonado irá lhe auxiliar a focar só nos personagens essenciais.
3 – Sempre que quiser treinar sem fazer varias batalhas, deixe todos os seus personagens com [basic skill] e um com [battle skill] para usar Speed Break, mate todos os inimigos em campo exceto 1, cerque ele com 4 de seus soldados e deixe 1 de fora com [item] para cura-los, fique usando dash e speed break e quando ele estiver morrendo use o chemist para curá-lo. Também, no final do jogo, em que quase todas as batalhas aleatórias são quase impossíveis de perder, apenas deixe o monstro mais fraco vivo e vá para um canto com todos os seus chars com [Item] de 2ª habilidade e fique se batendo lá.
4 – Concentre-se em um inimigo de cada vez, assim você ganhará muito mais fácil.
5 – Não deixe a alma de seus amigos virarem cristal porque assim você nunca mais recuperará eles. Caso isso aconteça de reset.
6 – Pegue os cristais e baús deixados pelos inimigos quando morrem, porque se for cristal de humano você pode escolher entre recuperar HP/MP ou escolher uma das habilidades dele.
7 – Verifique sempre o dano que você vai dar com os seus ataques, e a porcentagem de acerto para escolher o que é melhor.
8 – Seus personagens ganham mais JP utilizando a habilidade de seus jobs, eles podem aprender um pouco de jp para outros jobs quando outros membros do grupo usam as habilidades de determinado job.
9 – Quando você fizer algo errado e quiser resetar aperte Start+Select+R1+R2+L1+L2.
10 – Personagens com Faith altasão bons para Jobs que usam magias e personagens com Brave alto são bons para Jobs de dano físico.

5 – Detonado

// Voltar ao Topo!

Escolha seu nome e data de nascimento (o nascimento serve para definir o signo, cada signo pode causar mais dano em uns e menos em outros).
Definindo o nome e nascimento vem a primeira e única CG do jogo e então a cena vai para Orbonne Monastery com a Princess Ovelia rezando... Agrias e o “velho” (Simon) dizem para a princesa se apressar, entram Ramza, Gafgarion e um squire na sala dizendo que já se passou quase 1 hora, e há alguns desentendimentos entre Agrias e Gafgarion. Entra uma cavaleira ferida na sala avisando do inimigo, soldados do Prince’s Goltana, eles saem da capelinha para lutar, primeira e mais fácil batalha no jogo, prepare-se..

1ª Batalha!
Não vou dar muitas informações dessa batalha, já que é impossível perde-la, é mais pra uma batalha tutorial/preparativa mesmo. Você só poderá controlar Ramza nesta batalha.. Quando acabar o combate, a Princess Ovelia vai gritar, e quando vão ver, é Delita, velho amigo de Ramza, seqüestrando a princesa. Ramza fica confuso, vendo que Delita está vivo, e pelo que parece que está nas tropas do Prince Golthana.


Chapter 1: The Meager

“O nome de Delita aparece pela primeira vez, 1 ano antes da Lion War começar. Muitos soldados voltaram da guerra e não tem empregos, pouco dinheiro e nem lealdade ao rei, muitos se tornaram rebeldes ou ladrões”.

Começa aqui o Flashback de Ramza, a muito tempo atrás na academia. Vem um Cavaleiro dizendo que Prince Larg está em Igros, e eles têm que ir para uma cidade para derrotar os Death Corps, traidores que odeiam a família real..

O capítulo 1 não tem uma história com muitas conexões com as tramas do futuro, é mais uma introdução ao jogo mesmo, aos personagens, e para conhecer o que aconteceu antes da verdadeira história que se inicia no capitulo 2..

1ª Batalha de verdade!
Formation: Ramza, os 2 Squire, o chemist homem e a mulher de espada, mais o Delita, só que não é controlável.

Primero turno. Delita sempre atacará o squire na frente dele, mande o Ramza lá também, e depois matem o chemist, ele é o único problema dessa batalha pois cura seus oponentes. Mande só um Chemist para auxiliar Ramza e Delita. Mande 2 squires por cima da casa para matar a soldado e depois vá por trás da casa para pegar o outro squire inimigo que será um alvo fácil. Quando a batalha acaba Ramza se pergunta porque eles roubam, arriscando suas vidas insistindo nisso.

Vá na loja, compre swords para quem está com dagger. Aqueles que você não usou nessa batalha de agora, desequipe-os e mande-os embora. Compre também um rod e um staff pra futuramente não precisar ir na loja, equipe as coisas e faça as formation direitinho como você preferir (só não mude os jobs dos Squire até eles aprenderem Gained JP up, uma habilidade muito importante). Tente sair de Gariland e ocorrerá um evento.

“Balbanes, estava enfrentando seus últimos dias”. Balbanes conversa com os filhos e diz para o Ramza sempre ter o coração de um Beoulve, o espírito de um guerreiro, e logo após se vai...

Agora sim vá para Mandalia e ocorrerá uma batalha.

Mandalia Plains
Formation: A mesma de antes, mas tire a mulher Squire, já que só cabem 4 agora.
Chegando você encontra uns Death Corps seqüestrando Algus, escolha a primeira opção “1. Our duty is to destroy the Death Corps”, assim se Algus morrer você não perde a batalha. Os inimigos que estavam cercando Algus vão ataca-lo já de primeira. Com o Ramza ataque a Red Panther primeiro e mande outro squire na panther também. Deixe o Ramza cuidar da Panther agora e parta com o squire para cima da multidão que devem estar se concentrando em Algus. Cure seus squires (ou reviva se morrerem) com o chemist (deixe ele longe dos inimigos).

Após a batalha Algus se junta ao grupo, eles conversam, Algus fica surpreso com Ramza ser um Beoulve e pede ajuda para que salvem Marquis Elmdor, ele diz que Elmdor foi seqüestrado, e os Death Corps o matarão se não agirem rápido, Delita diz para primeiro irem para Igros para contar sobre isso.

Eu não vou mais avisar para você ir em formation, vá sempre que acabar uma batalha para ver se já aprendeu as habilidades que queria. Só avisarei quando for recomendado para você aprender alguma habilidade para a próx batalha...

Vá para Igros.

Seu grupo se reunirá para falar com Dycedarg. Dycedarg fala que ouviu falar que eles derrotaram as primeiras tropas dos Death Corps, e Ramza fala com ele sobre o Elmdor, e pergunta o que devem fazer, Dycedarg fala que já mandou Zalbag para investigar, já Algus ignora e pede 100 soldados para se vingar deles, Dycedarg obviamente recusa, e diz para eles tomarem conta de Igros. A cena vai para um rio, Algus diz que sua família uma vez já foi tão respeitada quanto a Beoulve, conta que o avô dele foi capturado na guerra dos 50 anos e vendeu seus amigos para se salvar, mas não funcionou e ele morreu do mesmo jeito. Um dos amigos do avô de Algus escapou vivo e espalhou a história, acabando com a reputação da família. Dycedarg nunca confiaria num Sadalfas... Chega os irmãos de Ramza, Zalbag e Alma e a irmã de Delita, Teta, eles conversam, Zalbag diz que os Death Corps exigiam dinheiro pelo Marquis.

Abriu um caminho para Dorter. Antes de ir pra lá vá na shop de Igros, lá tem equipamentos novos, e equipamentos de knight, compre novas swords e pelo menos 2 armor e 2 capacete de knight, o resto você escolhe. Se Algus ou Delita já tem 200jp em Squire aprenda move+1 e mude o job deles para knight, retire as battle boots de Algus e bote em algum squire seu (ou se já aprenderam Gained JP up, mude-os de job). Se você quiser ficar treinando deixe 1 squire homem como knight, e o outro de archer e o chemist de wizard ou priest, acho mais útil wizard, você vai precisar, é só botar [item] ou [White Magic] junto (o chemist vem com uns 100 pontos em black e white magic). Amulher nem será mais usada, bom talvez até seja, mas só nos treinos. Agora que já se arrumou vá para Sweegy Woods.

Sweegy Woods
Formation: A mesma de antes, deixe Ramza na frente com os 2 homens o chemist no meio naretaguarda
Uma batalha contra goblins e bombs, fácil. De cara já avance com Ramza no goblin azul a frente e mande outro cara junto, um ataque de cada já deve mata-lo. Tudo o que você precisa é fight, é só ir cercando os goblins que a batalha logo terá um fim.

Prepare-se, a próxima batalha não é tão fácil, é bom que já tenha os knights pelo menos, e renove seu estoque de itens se estiver acabando, depois vá para Dorter.

Slums in Dorter
Formation: Ramza Squire, Archer, Squire ou Knight, Wizard, Delita e Algus como knights. (aprenda phoenix down e deixe a habilidade Item com eles todos)
Começa com um Knight perguntando a um fencer onde está Gustav, depois pergunta onde está Marquis, ele não quer falar e tenta fugir, o Knight o pega e faz falar, ele diz que está no deserto e então seu grupo (The Hokuten) chega.

Delita fala que já viu aquele homem no final da guerra dos 50 anos, chegam mais inimigos, Delita se lembra que aquele cara é Wiegraf, o líder dos Death Corps. A batalha começa, Algus e Delita sempre sobem lá em cima para pegar o arqueiro. Depois o arqueiro sempre ataca seu chemist/wizard, então fique esperto. Com o Arqueiro suba também, mas vá para a direita ao invés de ajuda-los contra o arqueiro inimigo. Vá para a frente com seu knight, Ramza e seu mago(tente pegar os inimigos que tentam subir), cuide também do Knight e Mago inimigos. Não deixe seus aliados muito próximos se não o mago inimigo acertará todos de uma vez. A batalha vai se estender, sempre que o mago mirar uma magia em você, vá com seu personagem para o lado de um soldado inimigo, ele levará a magia também, ou, de preferência, se conseguir chegar até o mago o ataque, dá quase o dobro de dano em um inimigo em charge. De preferência cure seus aliados quando seu HP chegar a 20 ou menos.

Quando a batalha acabar, seu grupo capturará um soldado para fazer perguntas, Algus diz que os Hokuten vão matar um por um dos Death Corps, mas poupará sua vida se ele dizer onde está Wiegraf, ele diz que não sabe e apanha mais. O fencer diz que eles não são ladrões, que arriscam a vida pelo país e os nobres o ficam tratando como lixo. Fencer fala que seqüestrar Elmdor por dinheiro não foi idéia de Wiegraf e sim de Gustav Margueriff, capitão dos Death Corps e diz também que Gustav está na Sand Rat Cellar, em Zeklaus Desert.

Antes de ir para Zeklaus Desert talvez queira comprar algumas coisas em Dorter, porque a próxima batalha é tão difícil quanto a anterior, só não é mais difícil porque os inimigos estão todos no mesmo lugar (por isso que eu disse q o wizard seria mais útil que priest) e não espalhados pelo mapa (bom, se você tem o wizard não será tão difícil assim) . Depois que equipou suas skills e comprou seus itens (não se esqueça de equipar a iron sword que ganhou na batalha no Ramza) vá para Zeklaus Desert.

Cellar of Sand Mouse
Formation: A mesma de antes. Grupo 1: Ramza, Archer; Grupo 2: Wizard, Knight.
Chegando lá você verá os soldados falando que os Hokuten estão se aproximando, o Knight propõe fugir pra não morrer, mas o Monk fala que eles vão morrer do mesmo jeito se seguirem Wiegraf, então o Knight fala que se conseguirem um dinheiro por Elmdor como Gustav planejou eles sairiam dessa miséria... Então seu grupo chega e começa o combate. Vá com o grupo 1 seguindo Delita e com o grupo 2 seguindo Algus. Tente bloquear que os inimigos que saem da casa com seu knight (se não chegar lá o Algus faz isso na próxima jogada, cure ele com um Potion do Knight se ele for ferido, deixe Algus sempre tomar a dianteira). Com o mago se encoste na parede da casa e mande uma magia que acerte 2 ou 3 knights pelo menos. O Delita vai chegar atacando o monk, ataque o Monk a distancia com seu Archer. J com o Ramza entre na casa para pegar os inimigos por ttrás. Mande mais magia com o mago pra pegar em uns 3 de uma vez. Dê uma fugida com o Ramza se ele ficar com pouca vida. Provavelmente agora só terá 1 ou 2 vivos e com pouca vida, a batalha está praticamente ganha.

Quando a batalha acaba a cena vai para uma luta entre Wiegraf e Gustav. Gustav diz que a revolução de Wiegraf nunca vai funcionar, e que eles precisam é de comida e lugar para dormir. Wiegraf diz que Gustav só pensa no presente, e não nas coisas essenciais, mas Gustav diz que Wiegraf nem vai conseguir isso e parte para cima dele, mas perde facilmente. Seu grupo chega, Wiegraf diz que Elmdor está bem, que podem leva-lo, e que seqüestra-lo nunca foi sua idéia. Algus tenta perseguir Wiegraf mas Delita impede dizendo que os Death Corps vão se destruir sozinhos. Ramza vê que Elmdor está bem. Hora de voltar para Igros.

Há várias coisas novas na loja, dê uma olhada. Compre um rod do tipo de magia que for seu wizard, compre também armaduras e capacetes novos (não esqueça que você ganhou um Linen Robe na batalha, use-o no wizard), buckler se quiser (não é muito útil shields no começo do jogo). Se não der dinheiro venda todas suas clothes e leather hats antigos que não vão mais servir pra nada. Se quiser treine em seu caminho para Igros para juntar mais dinheiro para comprar o equipamento de knight que tem lá.

Chegando em Igros acontece uma outra reunião com Dycedarg, ele pergunta porque foram para Zeklaus Desert sem ter recebido ordens para isso, Delita tenta proteger Ramza dizendo que o forçou a ir mas Ramza diz que foi ele mesmo que decidiu ignorar uma ordem, Dycedarg pergunta se Ramza está tentando arruinar o nome dos Beoulve agindo fora da lei. Então Larg entra na sala dizendo que Ramza foi uma grande ajunda resgatando Elmdor. Dycedarg diz que a preparativos para atacar os esconderijos dos Death corps e pede para que Ramza escolha um, então eles se despedem. Dycedarg se desculpa com Larg, Princepe Larg diz que ele não precisa se desculpar, Gustav não era mesmo um bom soldado e Ramza os ajudou. Dycedarg diz que o rei não tem muito tempo de vida, então eles tem que se apressar.

Depois dessa reunião abre um caminho para Thieves Fort, lá tem uma knight com bastante vida e bem forte, mas é a única que presta na batalha, não deve ser muito difícil principalmente se você tem Accumulate com o Ramza (na verdade accumulate não vai ajudar muito nessa batalha mas vai nas próximas batalhas o accumulate será mais útil, e nos treinamentos também). Compre um long bow para seu Archer e mais uns equipamentos de knight se você ainda tiver dinheiro (dê preferência as iron swords ) e então vá para Thieves Fort.

Thieves Fort
Formation: Ramza e Knight na frente, Archer e Wizard atrás.
Chegando lá você verá Miluda dizendo à priest que perderam contato com a equipe principal, que está acabado, mas as priests dizem que vão continuar até os nobres se desculparem. Miluda diz que os ideais de seu irmão são muito otimistas e sua equipe chega. Dessa vez você só precisa matar a Miluda (além de quem estiver na frente para abrir caminho). Delita no primeiro turno vai atacar um thief, vá com Ramza e o Archer atrás para mata-lo de vez. Com o seu wizard vá para frente para tentar usar uma magia lá dentro da “casa” que estão as priests e Miluda. Se você não conseguir chegar na Miluda com algum personagem mate uma priest, ou elas ficarão soltando magias que dão um bom dano. Quando a Miluda sair de lá vá com todos para cima dela que a batalha acabará rápido. No meio da batalha Miluda dirá que os vassalos não são animais dos nobres, e que todos são iguais perante deus. Algus retruca dizendo que a partir do momento em que ela nasceu ela já teria que viver como animal dos nobres, que essa é a vontade de Deus. E termina dizendo: “Animais não tem um Deus!”. Delita fica confuso e pergunta para Ramza se ela é mesmo uma inimiga deles. Continue avançando na Miluda como fez até agora e logo ela cai. Ramza diz para abaixarem as armas se quiserem ser poupados. Depois eles se reúnem para falar com a Miluda, ela diz para o Ramza matar ela logo, Algus incentiva a idéia, mas Ramza pergunta se ela o odeia tanto assim... Algus diz que ela é uma inimiga dele, dos Beoulve, que se ele não matar, ela o matará. Delita questiona isso, e Algus o chama de traidor.

Enquanto isso em Igros está havendo um ataque dos Death Corps e eles conseguem seqüestrar Teta, tentam sqüestrar Alma também mas Zalbag impede. Dycedarg sai de lá de dentro ferido (essa foi a pior, Dycedarg um Knight lvl 40 sendo ferido por um Thief lvl 3). Dycedarg diz que nunca pensou que eles fossem vir. Ele também diz para segui-los. Vá para Igros mas antes desequipe Algus.

Chegando lá eles se reunirão em volta de Dycedarg que está ferido. Ramza pergunta por Teta, Dycedarg diz que quando Zalbag encontrar a base dos Death Corps a destruirá, e os Death Corps estarão acabandos. É apenas uma questão de tempo, mas ele diz que não vai atacar até Teta retornar. Delita tenta ir procurar Teta sem saber onde ela está, Ramza o impede e Delita perde o controle. Algus argumenta que Dycedarg está mentindo, que se fosse ele nunca salvaria uma “plebéia”. Delita perde o controle novamente. Algus diz que plebeus sempre serão iguais, que pessoas como Delita nunca serão nobres, e tenta virar Ramza contra Delita. Ramza diz que nunca mais quer ver Algus de novo e o manda embora. Antes de ir ele diz que a base deles é no Fort Zeakden.

Abrirá um caminho que vai até Fort Zeakden. Renove seu estoque de potions e phoenix downs para não precisar voltar depois na loja e depois vá para Mandalia Plains. Lá eles conversarão sobre Teta, sobre a vida e depois tocarão sua gaita-folha que o pai do Delita os ensinou a tocar a muito tempo atrás. Agora que já se arrumou vá para Lenalia Plateau.

Lenalia Plateau
Formation: Bom, aqui a sua quinta unidade volta a ser usada já que tem capacidade pra 5, ela não deve estar muito forte, deixe-a como chemist só para curar os outros
Chegando lá nos encontramos de novo com Miluda, sua knight propõe que se rendam mas Miluda prefere morrer do que ser pega como prisioneira e além do mais, se forem pegos como prisioneiros serão executados, a única maneira é lutar. Miluda acha que Teta é uma Beoulve, Delita pede que a entregue de volta, que é inútil deixa-la como prisioneira, mas Miluda pergunta também se eles, nobres, devolverão tudo que tiraram deles. A batalha começa. Não deixe os magos soltarem as magias, logo que eles soltam no começo vá com duas unidades contra o wizard. Mate os magos e não terá problema em matar Miluda, mande o seu mago soltar magias só nela também ou em vários magos se ele não conseguir chegar até a Miluda. Tenha mais cuidado dessa vez, já que Miluda agora está com Counter na reaction abillity e não weapon guard. Essa batalha pode ser ganha sem dificuldade se você souber o que fazer. Depois da batalha Miluda morre e Ramza e Delita se lamentam.

Gaste seus JPs e siga para Fovoham Plains!

Windmill shed
Formation: A mesma de antes só que sem a quinta unidade.
Chegando lá haverá uma conversa entre Wiegraf e Golagros. Wiegraf pergunta porque ele seqüestrou Teta, ele diz que precisava de uma refém para fugir, Wiegraf diz que ele podia ter soltado ela depois. Golagros fala que a maioria dos Death Corps estão mortos e os restantes estão encurralados pelos Hokuten, ela é a única maneira de os levar até os Hokuten porque ela é uma Beoulve. Wiegraf diz que mesmo se fugirem agora eles serão pegos mais tarde, Golagros pergunta se morreriam assim, Wiegraf diz que leva o máximo de nobres junto com ele, ele diz que ainda podem haver sobreviventes no Fort Zeakden e diz para Golagros se juntar a eles. Uma monk entra na casa para avisar que Miluda (a irmã de Wiegraf) foi morta e que os Hokuten estão chegando. Wiegraf diz para Golagros fugir com Teta para Fort Zeakden, Golagros diz pra si mesmo que não vai, pois não pretende morrer. A batalha começa. Wiegraf chega dizendo que vai vingar a morte de sua irmã, então Delita diz para devolver Teta, que ela não é uma Beoulve. Wiegraf diz que Ramza terá que derrota-lo se quer ela de volta. Bom, dessa vez é só matar Wiegraf também, mas ele é bem forte. Vá com Ramza em cima de Wiegraf e ataque, vá com o Knight também e ataque, com o Archer dê um charge+2 e com o Wizard use uma magia básica nível 2 que matará o Ramza e ferirá bastante o Knight provavelmente mas também é quase certo que leve Wiegraf junto, se não matar, não precisa também, se deixar ele com pouco HP (abaixado) ele foge. Antes de ir ele diz : “Quem você acha que deixou a Teta ser seqüestrada por Golagros, seu irmão Dycedarg! E tenho certeza que Zalbag também sabe!”. Ramza não acredita, então Wiegraf diz que dois leões estão lutando por poder, Larg e Goltana e precisam saber quem são seus aliados e já que não podem ler a mente de estranhos, porque não matar todos e trazer suas próprias pessoas? Gustav foi enganado por Dycedarg e seqüestrou Elmdor. Ramza continua não acreditando, Wiegraf diz para ele descobrir ele mesmo a verdade e foge. Ramza e Delita vão procurar no moinho por Teta, eles não encontram e Ramza diz pra eles irem procurar no Fort Zeakden por ela.

Arrume seus equipamentos e habilidades prepare-se para a próxima luta, essa é bem difícil. Recomendo treinar antes de ir pra lá para conseguir magic attack up para seu wizard (não se preocupe treinando o Archer/knight, porque você conseguira novos personagens depois que vencer a próxima luta), vá para as lojas e compre mythril swords para botar no lugar das antigas e um silver bow pro seu Archer, compre também as armaduras novas. Com tudo arrumado vá para Fort Zeakden.

Fort Zeakden
Formation: Ramza e Archer no Grupo 1 e Knight e Wizard no Grupo 2.
Chegando Golagros ameaça explodir o forte inteiro levando todos juntos. Zalbag diz que os Hokuten nunca vão ser ameaçados por ele. Ramza e Delita chegam e vêem Teta, Zalbag e Algus e ficam surpresos. Golagros diz pra saírem logo, então Zalbag manda Algus atirar e Algus obedece. Um knight vem informar que há mais que 50 homens liderados por Wiegraf no caminho à montanha então Zalbag sai para cuidar deles. Algus chama mais soldados e a batalha começa. Concentre suas forças em Algus, eu disse pra você botar o Wizard nesse grupo para já começar atacando 3 de uma vez. Na vez de Ramza ele pergunta porque Algus está fazendo isso e Algus diz que são ordens do irmão de Ramza e pergunta a ele se ele sacrificará o orgulho dos Hokuten por uma camponesa como ela. Avance com Ramza uns dois quadrados pra frente e use Yell. Com o Archer (se você treinou o Wizard deve ter treinado ele também para pegar um concentrate) também vá para frente e use um charge lvl2 (ou maior se você já tiver) em Algus (mantenha-se longe), Delita provavelmente vai morrer mas não se preocupe, o espírito não some (um knight lvl 3 ou 4 também não seria muito útil nessa batalha). Com o Knight lá atrás ataque o outro knight do outro lado e ajude-o com o Wizard. Algus tem auto-potion, tente dar o máximo de dano de uma vez pra ele não recuperar tudo depois. Na vez de Algus ele fala que o Ramza está traindo os Hokuten lutando contra ele, Ramza diz que isso não tem desculpa e a batalha continua. Concentre suas forças só em Algus, com o Knight e Wizard lá atrás não fique perdendo muito tempo com o outro knight e vá em direção a Algus. Essa é uma batalha difícil, principalmente por causa dos magos, mas se conseguir “dribla-los” (aproximando-de dos oponentes para que as magias os acertem também), você consegue ganhar. Se você quiser botar o Wizard ao invés do Archer também, deve funcionar. Depois de vencer a batalha Delita sobe na ponte para resgatar Teta, e quando está voltando tudo começa a explodir e Delita é dado como morto. Lembra daquela primeira batalha? Ela na verdade é a primeira batalha do capítulo 2.

Agora irá para aquela cena no Monastério Orbonne. Agrias diz que vai atrás de quem seqüestrou a princesa e Gafgarion diz que não vai ajudar porque não está no contrato. Agrias jura para Simon que vai pegar a Princess Ovelia de volta e Ramza diz que também vai porque precisa ver com seus próprios olhos Delita.

Chapter 2: The Manipulator & The Subservient

// Voltar ao Topo!

Agrias, Rad, Alicia, Lavian e Gafgarion irão entrar para o grupo (Agrias e Gafgarion não serão controláveis por enquanto), Rad será bem útil, já Lavian e Alicia podem ser ignoradas por enquanto. Agora escolha qual será sua Formation a partir de agora, recomendo apenas tirar seu knight e botar Rad. Tire [White Magic] do Gafgarion e bote [Item] e na Agrias tire [Black Magic] e bote [White Magic]. Mude o job de seu Archer para Thief, tire o Concentrate dele e bote Gained JP UP (invista só nos Steal [alguma coisa] dele), Steal heart também é muito util. Agora que está arrumado saia de Orbonne Monastery e terá uma batalha.

Ambush
Formation: Ramza, Thief, Wizard, Rad (squire)
Chegando lá você vê um Knight negociando preços por suas cabeças, quando o mercenary vê que Gafgarion está entre os que ele tinha que matar ele vê que o preço que negociou foi muito baixo. Gafgarion diz que normalmente não luta de graça, mas fará uma exceção. Essa batalha é bem facil, só a Agrias e o Gafgarion já cuidam de quase tudo sozinhos. Com o Ramza e seu Thief vá para frente e pegue o thief deles, 1 ataque de cada deve mata-lo. Vá com todos pra frente, assim se os wizards mirarem uma magia em você também acertará os inimigos que estão do lado. Agrias e Gafgarion além de atacar, também curam o grupo, não tem com o que se preocupar. Ainda se tiver sorte algum corpo pode virar cristal e você pegar skills pro seu thief já agora no começo. Quando a batalha acaba Agrias diz que precisam ir rápido resgatar a princesa, ela diz que o único lugar que podem ter ido é Bethla Garrison.

Agora no capítulo 2 já estão disponiveis as Propositions no Bar, se quiser fazer as missões agora faça, a seção de Propositions neste detonado ainda não está feita, mas tente fazer por você mesmo elas. Leia também todos os Rumors no Bar para encontrar novas Propositions e já entender melhor o que está acontecendo no jogo. Também há coisas novas nas lojas agora. Tire a Power Wrist de Gafgarion e bote em Ramza e bote as Battle Boots de Ramza em Agrias, se seu Rad já aprendeu Gained JP UP troque de job e deixe-o como knight e então bote a armadura e capacete de Gafgarion em Rad (ele já suga vida, não precisa ter tanta) e agora com Ramza tendo Cheer Up como Squire use essa habilidade sempre que puder, pois a cada 5 de brave aumentado na batalha, 1 é permanente. Quando estiver pronto vá para Araguay Woods.

Araguay Woods
Formation: Ramza, Rad, Thief, Wizard.
Quando você chegar verá que há um chocobo encurralado por uns goblins (Boco, o chocobo de Wiegraf, apareceu na primeira batalha contra ele), seu grupo se pergunta porque um chocobo entraria na floresta dos goblins.. Coloque a 1ª opção quando vier e eles dirão que não tem tempo para perder aqui, mas o chocobo irá se juntar a seu grupo do mesmo jeito no final da batalha, só que se ele morrer não tem problema. Essa batalha não vai ser muito difícil já que só há goblins na batalha. Se tiver problemas nessa batalha use um Steal Heart no black goblin que começa do lado do chocobo, assim ele não atacará mais Boco e sim os outros goblins. Se você tiver ice com seu wizard essa batalha não será problema nenhum já que causa o dobro de dano em goblins. Depois da batalha Boco entrará para seu grupo, você só tem que ter cuidado com os ovos dele, porque podem lotar sua party em apenas alguns dias, se quiser deixe-o ter ovos só até ter um chocobo preto e um vermelho, depois tire do grupo o resto. Desequipe todos os equipamentos e habilidades de Gafgarion e bá para Zirekille Falls.

Zirekille Falls
Formation: A mesma de antes.
Lá você encontrará Delita com Princess Ovelia protegendo-a dos Hokuten Knights (depois que Ramza derrotou Algus, parece que eles se viraram contra vocês também). Delita dirá que eles querem matá-lo e a Princes Oveliaa também, mas eles negam dizendo que vieram salvar a princesa porque não podem deixa-la nas mãos de Goltana. Um knight diz para Gafgarion acabar com você, Gafgarion não sabe o que está acontecendo, mas aceita, já que está no contrato, matar todos eles e a princesa que só causará problemas. Delita diz que foi assim que Dycedarg montou o cenário todo. Gafgarion pede ajuda a Ramza para acabar com eles mas ele não concorda em tirar mais vidas de inocentes como Teta . Essa batalha não deve ser muito difícil, apenas cure Princess Ovelia se ela ficar com pouca vida (alias, nem precisa, ela já tem Mbarrier) e primeiro de tudo concentre suas forças em Gafgarion já que os outros knights não se curam e os do outro lado o Delita matara. Quando chegar a vez de Agrias ela pergunta se Gafgarion está certo do que está fazendo, porque mesmo a princesa sendo adotada ela tem sangue real, e Gafgarion responde que mesmo uma princesa pode morrer se ficar no caminho. Na vez de Ramza ele conversa com Delita, pergunta se ele está no grupo deles, mas Delita nega dizendo que está ali para salvar a princesa, Gafgarion não acredita e acha que ele foi contratado para seqüestrar a princesa, não acreditando que ele é apenas uma criança que ouviu sobre o plano e decidiu salvar a princesa. Na vez de Ovelia ela perguntará a Delita se ele é aliado ou inimigo e ele dirá “Humano, como você” (parafraseando Miluda). Depois Gafgarion falará de novo com Ramza dizendo que ele é apenas uma criança que não encara a realidade. A batalha volta, continue fazendo o que eu disse aí em cima. Quando você matar Gafgarion ele fugirá, vença a batalha e Delita conversará com Ramza. Delita diz para Ramza deixá-lo com a Princesa, Ramza pensa que Delita está planejando alguma coisa mas sabe que os Hokuten virão a sua procura, e por isso é melhor a princesa ficar segura com Delita. Este diz que a princesa sabe que isso foi plano de Larg, que ele não está do lado de Ramza, muito menos Goltana, que ele não tem para onde escapar com a princesa, mas Agrias não permite que a princesa continue com Delita. Quando Delita estiver indo embora ele diz que foi Teta que o salvou e se despede. Agrias pergunta para Ramza se ele quer mesmo fazer dos Hokuten seus inimigos, mas Ramza já se decidiu, o que ele não sabe é para quem eles vão pedir ajuda. Agrias diz que podem pedir ajuda para o Cardinal Draclau que fica numa Igreja em Lionel Castle.

O caminho para o castelo de Igros será apagado e se abrirá um novo até Lionel Castle. Só se evolua os skills de ataque de Agrias por enqüanto. Tire o Wizard Robe de Ovelia e bote no seu Wizard, então coloque um Silk Robe em Ovelia para substituir. Ovelia já vem com 1100jp em Princess então aprenda as coisas que faltam. Equipe uma Mage Masher no Thief e quando estiver tudo pronto vá para Zaland Fort City.

Zaland Fort City
Formation: Ramza (Squire ainda se não é máster, se já é deixe-o como monk), Rad, Thief, Wizard.
Quando chegar lá verá um fencer encurralando Mustadio dizendo-o para entregar a pedra sagrada se ele não quer que seu pai morra. Mustadio diz que é para falarem para Rudvich que se encostarem uma mão no pai dele nunca terão a pedra. Bote a primeira opção quando vier “1. I dont want to get involved” assim se Mustadio morrer na batalha não dará Game Over. Tenha cuidado com os wizards inimigos, eles são violentos, se você conseguir ganhar deles usando uma magia com seu Wizard pelo outro lado da muralha a batalha não será muito difícil. Já se eles sobreviverem, vai rolar alguns phoenix downs na batalha. Use accumulate com o Ramza até chegar lá do outro lado para quando chegar matar com 1 golpe ou 2. Seu Thief provavelmente tem jump o suficiente para pular a muralha e acertar o wizard lá atrás (equipe uma mage masher nele para caso não mate, tem chance de dar silence). Caso alguma archer te causar problemas (acho difícil) é só usar o steal heart e ela não vai te irritar mais.

Acabando a batalha, Ramza, Agrias e Mustadio se reunirão. Mustadio dirá que eles eram soldados contratados pela Bart Company, uma empresa importadora. Ramza pergunta porque eles estão atrás de Mustadio, ele pergunta se ela já ouviu falar de mecânicos, pessoas que revivem a tecnologia antiga, Agrias diz que já ouviu falar de Goug, é uma cidade antiga de quando Saint Ajora estava viva, haviam airships nos céus e robôs na terra, mas com o passar do tempo a tecnologia foi perdida e ninguém sabe se ela existiu de verdade. Mustadio mostra aquela arma, uma dessas tecnologias antigas, em que você bota a mágica no revólver e a atira. Agrias pergunta de novo porque que estão atrás dele. Mustadio pergunta se eles vão até o Cardinal e diz que o Cardinal lutou na Guerra dos 50 Anos e pessoas em Lionel ainda o acham um herói e seu pai também. Ele diz que o Cardinal é o único que pode unir esse país. Mustadio pede se pode ir com eles também, porque o Cardinal é o único que pode salvar seu pai de Bart mas o Cardinal não iria se encontrar com um mecânico como Mustadio. Agrias fala que Mustadio ainda não disse porque estão atrás dele e que se não falar ele não poderá ir junto para encontrar o Cardinal... Então Princess Ovelia entra na sala e diz que ele pode vir junto, Mustadio entrará no grupo.

Aprenda Arm Aim com Mustadio. Agora que Ramza provavelmente é Máster Squire mude de job para monk. Daqui a pouco seu thief nem será mais usado para ser trocado por Mustadio, por isso não treine-o muito. Faça umas compras em Zaland (armaduras novas e triangle hat para o Wizard e se você ainda tiver muito dinheiro, um power wrist para Rad, mas prefiro deixar battle boots mesmo, já que ele só tem move 3 como knight) e vá para Bariaus Hill.

Quando tentar sair da cidade haverá uma conversa entre Agrias e Ovelia. Princess Ovelia fica pensando se Cardinal Draclau vai mesmo ajuda-los, Agrias diz para ela não se preocupar, que ele irá ajudar sim. Agrias diz que lá eles podem até aceitar Ovelia na Igreja se o Cardinal deixar. Ovelia fala que nunca quis ser uma princesa. Ramza chega para ficar escutando por trás da parede. Ovelia diz que sempre foi cercada pelas paredes do convento e só viu o céu através delas. Ela diz que pessoas estão morrendo porque ela é uma princesa, que isso é muito doloroso. Agrias diz para ela não se culpar, e sim quem faz isso com ela. Ela fala que sua única amiga é Alma (irmã de Ramza), que elas costumavam rir de como suas vidas eram parecidas. Então Mustadio chega revelando o esconderijo de Ramza e dizendo que os Hokuten ainda não chegaram ali. Ramza vai tocar a gaita-folha com Ovelia e ensiná-la a tocar direito. Bom, dessa vez vá para Bariaus Hill de vez.

Bariaus Hill
Formation: Ramza (monk), Rad, Thief, Wizard.
Quando você chega lá um mercenário de Rudvich fala para entregar Mustadio e estará tudo bem, mas Agrias diz pra eles falarem para Rudvich que eles irão lutar contra qualquer um que use a guerra para influenciar as pessoas, então eles tentarão pegar Mustadio a força. Essa batalha é difícil se você não conseguir matar aquelas summoners antes que façam alguma coisa (um steal heart vai bem também), se você matar elas a batalha será como uma normal. Use seu Wizard no começo para acabar com aqueles archers já que é difícil chegar as summoners no primeiro turno. Apenas concentre seus poderem nos summoners, a Agrias tem raise e pode reviver os outros daí, se preocupe só com os summoners, depois faça o que quiser. Quando a batalha acaba Ramza pergunta de novo porque estão atrás dele e Mustadio não fala novamente. A cena então irá para Igros com Dycedarg falando com Gafgarion. Dycedarg diz para fazer qualquer coisa para capturar Ovelia e matar Agrias e os outros, incluindo Ramza, uma desgraça para a família Beoulve. Dycedarg fala que se ele obedecer as ordens tudo bem, agora se não obedecer eles não tem escolha a não ser matá-lo. Gafgarion acha difícil de acreditar que o próprio irmão de Ramza disse isso. Dycedarg diz para não se preocupar se o Cardinal se meter no caminho também, porque ele já tem tudo preparado e diz que a cabeça de Gafgarion pode ser facilmente cortada fora se houver mais erros. Gafgarion pergunta quem ele contratou para seqüestrar a princesa, porque quando estavam em Dorter alguém o atacou. Dycedarg diz que alguém descobriu seu plano e está tentando pará-los, mas enquanto Ovelia estiver com Agrias, haverá muitas chances de capturá-la.

Aprenda Leg Aim com Mustadio, Split Punch (ou Crush Punch se tiver JPs suficientes), arrume-se com seus itens e skills e vá para Lionel Castle (lá não terá batalha, por enquanto).

Lionel Castle
Chegando lá o Cardinal diz que entende a situação de Agrias e mandará um homem ao High Priest em Murond, ele diz que fará alguma coisa para acabar com os esquemas de Larg e deixar a princesa fora de perigo. Agrias pergunta se o High Priest Funeral irá ajudá-los e Draclau diz para não se preocupar com isso. Ele também fala para Mustadio que vai mandar tropas para Goug para acabar com a Bart Company. Draclau bota uma Zodiac Stone em cima da mesa e pergunta se já ouviram falar da Zodiac Brave Story, pra Agrias isso é somente um conto de fadas usado na Igreja. Ovelia explica que há muito tempo na Terra, 12 corajosos guerreiros lutaram contra o demoníaco Lucavi que controlava as terras. Depois de uma batalha difícil conseguiram matar Lucavi. Cada um deles tinha cristais com signos do zodíaco nelas, eles eram os “Zodiac Braves”. A partir daquele dia, quando os humanos são atacados, os Zodiac Braves aparecem para ajudar. Ela diz também que os Zodiac Braves e Saint Ajora salvaram Ivalice do caos. Draclau diz que ela está certa e que aquela pedra que está na mesa é uma lendária pedra secreta, uma “Zodiac Stone”. Ele fala que dizem que as pedras ultrapassam até o poder de Lucavi, ele se sente estranho com ela, mas ela parece apenas um cristal normal para ele. Mustadio fica pálido, Draclau pergunta se ele viu a mesma pedra em Goug, ele diz que as máquinas que estão lá não funcionam mais, mas se a pedra chega perto delas elas começam a funcionar. A Bart Company quer a pedra deles, Rudvich pretende fazer armas com ela, o pai de Mustadio disse para nunca entregar a pedra então capturaram o pai dele. Draclau diz para não se preocupar porque enquanto os homens dele lutam, eles podem recuperar a pedra. Ramza dirá que vai com Mustadio, Agrias e Ovelia saem do grupo.

Compre as coisas novas que tem em Lionel, equipe-se mais uma vez e vá para Zigolis Swamp.

Zigolis Swamp
Formation: Ramza, Rad, Thief, Wizard, um Chocobo.

Não dê wait em cima da água, porque essa água do pântano dá poison. Monte com Rad no chocobo. Fique contando com o steal heart do Thief porque não é muito fácil de chegar lá sem estar envenenado. Com o Wizard vá parando naqueles quadrados de terra e solte uma magia lá na frente (thunder tira mais danos aqui). Você não tem muito com o que se preocupar com essa batalha já que com Rad no chocobo ele toma o fronte, dá um bom dano e não fica envenenado. Quando a batalha acabar Mustadio comentará que passando desse pântano logo estarão em Goug.

Não gaste nenhum JP em monk ainda, espere Ramza ter 1200 (é.. 1200, é bastante mas vale a pena) para aprender Hamedo (counter antes de o inimigo atacar). No thief também não gaste nada, espere ter 600 para aprender Steal Weapon que logo vai ser útil para pegar uma espada não-vendível nas lojas. Com o Wizard vá pegando as magias do nível mais alto que escolheu (fire, fire2, fire3, fire4, por exemplo). Com o Rad espere para aprender Weapon Break (400JP) que é tão útil como a Steal Weapon do Thief (não rouba, mas quebra, salva sua vida muitas vezes). Quando estiver pronto vá para Goug Machine City. Chegando lá Mustadio dirá que não vê ninguém da Bart Company, mas parece que há algo estranho e vai verificar. Equipe umas battle boots e bote move+1 no Wizard. Compre alguma coisa se quiser na cidade (não tem muita coisa) e então tente sair da cidade.

Goug Machine City
Formation: Ramza, Rad, Thief, Wizard, um Chocobo.
Ramza diz que Mustadio está atrasado e acha que ele foi pego. Ramza vê que Mustadio foi mesmo capturado por Rudvich e ele só devolverá Mustadio se entregarem a Zodiac Stone. Mustadio não quer falar onde está e então Rudvich mostra seu pai, que diz para ele não entregar a pedra. Mustadio diz que a pedra está na chaminé atrás de Ramza pega a pedra e a entrega a Rudvich que liberta Mustadio, da uma olhada para a pedra e diz que o Cardinal ficará satisfeito (!!!). Mustadio está sem equipamentos, mas usará as skills assim mesmo (Arm Aim provavelmente, ajuda muito). Se quiser sobreviver nessa batalha recomendo que use Steal Heart nas arqueiras e com o Wizard vá nos Summoners o mais rápido possível (eles irritam muito). Use o chocobo para que ele possa curar o grupo. Com Ramza e Rad vá nos thieves. Nem precisa muito do Steal Heart, mas se quiser garantir (ou mesmo deixa-la com Steal Heart enquanto você pega os cristais/baús dos inimigos mortos [pegue os cristais só com o Ramza!]) ou não treinou nada no jogo inteiro A batalha não será muito problema fazendo isso que eu disse. A batalha termina e Mustadio se pergunta se seu pai ficará bem. Besrodio diz que Rudvich irá usar o poder da pedra para poder reviver as máquinas de Goug ou mesmo usar seus poderes divinos. Com o Cardinal trabalhando para a Bart Company não há muito que eles possam fazer agora. Mustadio então mostrará a Zodiac Stone verdadeira, porque ele entregou apenas uma simples pedra à Rudvich. Ramza então dirá que Agrias e a Princess Ovelia estão em perigo já que o Cardinal Draclau está trabalhando para a Bart Company, assim ele pode fazer a princesa de refém para pegar a pedra. Ele fala também que Draclau mesmo fazendo inimigos com a família real desse jeito, o que ele quer mesmo é ter as pedras para controlar o mundo. Mustadio diz que então pegarão um barco para ir por trás do castelo já que sua entrada deve estar fechada. Agora Mustadio entra definitivamente (controlávelmente) pro grupo.

Equipe Mustadio com Romanda Gun, Headgear, Adaman Vest e Power Wrist, aprenda as skills que eu disse para guardar JPs para elas lá em cima (se já tiver JPs suficiente, claro) e vá para Warjilis.

Mustadio dá um bom Chemist também, depois de aprender todas as habilidades de Enginner. Como Chemists usam armas de fogo talvez seja uma boa opção.

Warjilis Trade City
Ramza chegará de barco em Warjilis e verá que não tem tropas de Lionel ali em Warjilis Trade City. Ele sairá do barco e ficará espantado ao ver Delita. Delita diz que é melhor ele ir para Igros e deixar seu nariz fora de coisas como princesas e pedras. Ele diz que resgatar a princesa apenas resolve um problema, mas ele pode salva-la de todos. Ramza não entende, Delita diz que os melhores caminhos nem sempre levam aos melhores resultados, que Ramza não poderá salvá-la. Ramza pergunta a ele o que pretende fazer, Delita diz que Larg, Goltana, os irmãos de Ramza estão todos no mesmo fluxo, ele apenas está indo contra ele e se despede. Compre uma Green Beret para o thief e outras coisas se precisar. Arrume-se e tente sair da cidade. Haverá uma conversa entre Gafgarion, Rudvich e Draclau. Gafgarion diz que usar a princesa como isca não é algo que um Cardinal deva fazer, Rudvich fala que não precisaria de nada disso se ele não tivesse deixado ela escapar. Draclau diz que vai devolver Ovelia para Dycedarg como prometido. Também diz a ele que o homem que roubou a pedra está com eles também, então vão pegar 2 pássaros com uma pedra. Gafgarion diz que vai tomar conta deles, que é mais confiável que o Rudvich. Quando Gafgarion sai da sala, Draclau se levanta dizendo que Rudvich já falhou demais e... Dá pra entender o que acontece depois. Agora vá para Bariaus Valley.

Bariaus Valley
Formation: 1: Ramza, Rad, Thief. 2: Wizard, Mustadio.
Você verá Agrias sendo encurralada por tropas inimigas e então seu grupo chega. Sua missão é salvar Agrias, então não a deixe morrer. Agrias perguntará porque Ramza está ali, ele responde que invadiria o castelo para salvá-la, ela diz que foi tudo planejado por Larg e o Cardinal, eles conseguiram capturar a princesa e vão executá-la e que vocês precisam salvá-la, depressa. Não vá muito para frente com Ramza para que ele não morra no começo. Vá para frente com Mustadio e tente dar Arm Aim no Wizard, se não der, ataque-o no próximo turno e você talvez consiga matá-lo com o Wizard, já se o Arm Aim funcionar vá na archer. Com seu Rad tente chegar até o Wizard inimigo, provavelmente vai matar quando chegar lá. Torça para que tudo que tem % dê certo, como Arm Aim no Wizard no primeiro turno e a Agrias depois dando stop no outro com a Stasis Sword. Se acontecer isso a batalha esta ganha, se não acontecer já fica mais difícil. Lute com o que você sabe, essa formation não é tão ruim assim. Depois que a Archer já ficar caída com a magia do Wizard e o wizard inimigo estiver com Don’t Act, vá com Mustadio um pouco para a esquerda e comece a atacar os knights inimigos da outra ilha. Com Ramza suba então para matar a Archer. Agrias diz que a Princesa será executada em Golgorand Execution Site e vocês precisam se apressar e ela então entra definitivamente pro grupo.

Aprenda Steal Weapon com o Thief, vai ser agora que você vai pegar a espada e agora vire um Knight ou Lancer com ele e bote Steal como 2ª habilidade. Treine um pouco apenas com Agrias e Mustadio como chemist para eles aprenderem Phoenix Down e Hi-Potion com os outros. Volte para a cidade e compre Brigandines. Acho que não tem muito mais o que fazer... Salve o jogo e vá para Golgorand Execution Site (uma luta bem difícil).

Golgorand Execution Site
Formation: Grupo1: Ramza, Knight/Lancer e Rad (ou bote Mustadio como knight). Grupo2: Agrias e Wizard.
Itens úteis a roubar: Blood Sword [Gafgarion]

Você vai ver um Monge perguntando quais são as últimas palavras de Ovelia, ela não responde e seu grupo chega, eles se revelam uma Archer e Gafgarion, dizendo que Ramza ainda é muito ingênuo. Ele diz que a princesa está em Lionel e pergunta onde está a pedra. Ramza diz que se quer ela terá que pegá-la dele. Gafgarion diz que ainda não está muito tarde, que Ramza pode voltar para Igros que Dycedarg o perdoaria. Ramza diz que não vai mais se envolver em nada de “errado”, já Gafgarion fala que ele é um Beoulve, que tem uma missão a cumprir. Ramza diz que os seus irmãos estão guerreando por coisas pessoais. Gafgarion diz que são precisos sacrifícios para fazer alguma coisa, sem sacrifício não há progresso, não há história. Ele diz para olhar para Ivalice, corrupta, os irmãos de Ramza estão tentando concertar mesmo que com “coisas erradas”. Gafgarion continua dizendo para ele se esquecer de Fort Zeakden, que não pode mais salvá-la, é o destino. Ramza diz que não foi o destino que fez Teta morrer, eles que a mataram, até Ramza, que correu da verdade por muito tempo e desse jeito a matou (indiretamente). Ataque a Archer (fantasiada de Ovelia antes) e corra para junto do outro grupo com Agrias. O único jeito viável de se livrar de Gafgarion é usar Weapon Break ou roubar a espada dele (que você não achará nas lojas, sugestiono e acho quase imprescendivel que você tente roubar a espada dele, pois ela será importantíssima na batalha mais difícil do jogo que acontecerá no capitulo 3), bem difícil mas é o único jeito. Mire uma magia com o Wizard lá em cima em uma Time Mage, ou em Gafgarion se ele for pra esse lado. Na vez de Gafgarion ele diz para esquecer sobre Teta e pensar sobre justiça e Ramza fala que não há justiça nenhuma em enganar pessoas. Se tiver dificuldades com essa batalha (de fato, é bem difícil) deixe Ramza como Knight também ou treine mais. Quando você mata Gafgarion ele diz que não esperava que Ramza fosse tão forte e foge novamente. Quando a batalha acaba a cena passa para Delita e Ovelia. Ele diz que ninguém vai lamentar a morte dela, na verdade vai deixar a maioria das pessoas felizes, mas ela não vai morrer, Delita apenas quer que ela coma. Ovelia diz que sabia que ele estava com o Cardinal, agora, se ele não vai entregá-la para Larg, será para quem? Ovelia vê que ele está usando ela.. Chega Vormav com o Cardinal, ele diz que ela é uma substituta quase perfeita para a princesa. Vormav explica que ela não é Ovelia, Ovelia morreu faz muito tempo, ela é só uma substituta e velhos senadores que não se importavam com Princesa Luveria forjaram isso para que depois ficasse com o trono. Eles mataram 2 príncipes mais velhos, fazendo parecer que morreram como doença e adotaram Ovelia como princesa. Todos acharam que Omdolia estava muito fraco para fazer outro filho então Ovelia pegou o trono, contudo, Orinas nasceu e até agora ninguém tem certeza se ele é mesmo seu filho. Ovelia não acredita em nada e Vormav diz que se ela é ou não uma princesa não importa para eles, o que importa é que eles tem uma carta na manga chamada ‘Princesa’ e ele diz para ela apenas ser uma princesa como é agora porque se Larg pegá-la ele vai matá-la, eles estão apenas ajudando ela a pegar o trono. Quando Ovelia pergunta quem eles são eles apenas dizem que não estão do lado de Golthana nem de Larg, são apenas ‘colaboradores’ e vão embora.

Seu antigo thief não será mais útil, desequipe-o. Se seu Rad já está no level 3 knight, aprenda Weapon Break e mude seu job para monk também. Volte eles para as jobs que estavam antes se você trocou nessa batalha: Ramza [Monk], Mustadio [Engineer], Agrias [Holy Knight], Rad [Monk agora] e Wizard [. Nessa batalha equipe um Brigandine no Wizard também para ele sobreviver por mais tempo. Agora vá para Lionel Castle.

At the gate of Lionel Castle
Formation: Ramza, Mustadio, Rad, Agrias e Wizard.
Ramza iria abrir o portão para os outros quando chega Gafgarion dizendo que entrou certo, mas não notou que era uma armadilha. Espero que você tenha Hi-Potions suficientes para essa batalha, não é muito difícil do lado de Ramza se você tem Weapon Break, mas para não atrasar mais as coisas vamos assim mesmo. Tente dar Arm Aim (aliás, essa vai ser praticamente a única coisa que ele vai fazer nessa batalha) no summoner com Mustadio no começo para que você não perca 4 personagens de uma vez. Use bastante a Stasis Sword de Agrias (stop) e Arm Aim do Mustadio (don’t act) que você ganha fácil fácil. Sugiro que você abra o portão com Ramza porque é meio difícil vencer de Gafgarion sozinho sem Steal/Break Weapon ou Dont Act (magia de Oracle), então fique só usando Hi-Potions com Ramza enquanto ele não chega na alavanca (aquela lá embaixo, do lado do portão, perto de onde Gafgarion começa). Depois disso é só sair com Ramza de lá e entre com o Wizard e Mustadio (Arm Aim e aproveite) lá que você mata Gafgarion (de vez).

Salve o jogo e aprenda Move + 1 com Mustadio e Agrias e vá para a próxima batalha (só saia da formation).

Inside of Lionel Castle
Formation: Ramza, Rad, Agrias, Mustadio, Wizard.
Chegando lá vocês se encontraram com Draclau que diz que Gafgarion não era tão bom como dizia, mas Ramza é, ele tem sangue de Beoulve correndo em suas veias mesmo se é um bastardo. Draclau diz para deixar a pedra ali e se ele resistir, Draclau não terá piedade. Ramza pergunta onde está Ovelia e Draclau diz para não perder tempo com ela já que ele deserdou os Beoulves e sem poder nada pode ser atingido e em seguida responde que a princesa foi para Zeltennia Castle, porque preferiu a ajuda de Draclau que a de Ramza e cia. Ele diz que ela começou a pensar por si própria e escolheu eles para pegar o trono e pergunta para Ramza se ele não quer se juntar a Draclau, já que os 2 se preocupam com o mundo. Ramza diz que não quer mudar o mundo, só não quer que pessoas sofram e morram por causa de egoismos e também acha que ele não pode mudar o mundo. Draclau diz que ele está com a pedra e pode mudar não só o mundo, e sim até a verdade e já que Ramza não entende, ele resolve mostrar. Depois de tanto blábláblá finalmente começa a batalha contra o 1º boss do jogo. Ramza fica impressionado com o poder e ele diz que é o poder de Lucavi que uma vez dominou o mundo. Já que ele usa Death Sentence e Sleep vamos acabar com isso bem rápido, não há muito mistério, vá com todos em cima de Queklain, principalmente quando ele está em charge. Pronto, uns 300 de dano e ele está morto, bem fácil. Se tiver dificuldades use Esuna de algum White-Mage (Agrias talvez). A cena agora vai para Delita falando com Goltana. Delita diz que foi mandado por Baron Grims para salvar a princesa, e ele a salvou. Orlandu diz que ouviu falar que ele trouxe um prisioneiro e Delita afirma dizendo para trazerem ele. Delita pergunta porque ele seqüestrou a princesa e ele diz que armou contra Goltana para preveni-lo de Lesalia, pegando a regência. Delita pergunta se foi Larg que deu a ordem e ele diz que foi um dos ajudantes de Goltana que pretende se juntar a Larg. Delita pergunta quem é e o prisioneiro dá sua resposta depois de fazer Delita prometer que vai poupar sua vida, Delita diz que traição é um sério crime e mata o acusado. Delita diz a Goltana que precisam ir com os Nanten agora ou ele pode ser responsável por essa conspiração, mas primeiro acabar com Orinas e a rainha para botar a princesa no trono. O império se divide em quem apóia Orinas e Ovelia e é o inicio da guerra....

A cena vai para Bethla Garrison com homens de Goltana conversando, Bolmna diz que há 40.000 mortos contando ambos os lados e mais de 200.000 machucados. Elmdor diz que esse não é o único problema, porque a comida já está acabando, e que o verdadeiro problema é a seca. Blansh fala que Larg provavelmente está com o mesmo problema também. Orlandu diz que também há os necessitados do lado de Larg, que de acordo com Olan, já tem mais de 100.000 refugiados em Lesalia e diz também que o mesmo pode acontecer com eles e propõe que comecem os tratados de paz. Goltana diz que entende suas preocupações, mas não pode parar a guerra então vai aumentar as taxas em 30% e para ter certeza que não entrará nenhum refugiado em Limberry. Orlandu diz que Larg está com os mesmos problemas e propõe paz novamente. Goltana diz que não haverá tratado e Orlandu responde que a nação deles existe por causa das pessoas, e eles existem por causa delas. É impossível de continuar a guerra fisicamente e mentalmente assim. Orlandu diz que na guerra anterior ele serviu deixando Ordalia fora de suas terras, Goltana diz que está fazendo isso pelas pessoas, porque não pode deixar uma família real corrupta oprimir mais as pessoas por isso vão lutar. Blansh também acha certo continuar agora pois a guerra já está no final, e que nunca esperou que ouvisse uma coisa dessas de alguém que já foi chamado ThunderGod Cid. Orlandu questiona tanto otimismo. Goltana diz que mais uma palavra pode valer a vida de Orlandu e se alguém mais não concordar com seus planos que saia.

Chapter 3: The Valiant

// Voltar ao Topo!

“Delita me disse que há um fluxo e esta lutando contra ele, então se a guerra é um grande fluxo, podemos evitá-lo assim? Estou indo a Lesalia informar para meu irmão Zalbag que há alguém manipulando a guerra” – Ramza

Você agora estará em Dorter que agora abriu a Fur Shop (quando você mata algum monstro inimigo com Secret Hunt [habilidade de thief] os monstros vão para lá e você pega um item comum/raro dele). Se não me engano há armas novas em Goug, mas não vá lá ainda, vamos continuar com a história. Vá para Igros para comprar Ancient Swords, aproveite e compre Wizard Mantle para seu Wizard, equipe-se e vá para Goland Coal City.

Goland Coal City
Formation: Ramza, Rad, Wizard, Mustadio, Agrias.
Quando você chegar verá que Olan está numa emboscada por vários thieves e um Mediator lá em cima dirá que nem o conhece, mas ele topou em seu caminho, Olan diz então para da próxima vez botar uma placa escrita “Esconderijo dos Ladrões”. É aí que seu grupo chega, para salvar Olan. Cuidado com as thieves mulheres com seus Steal Heart e com os chemists que atacam a distância. Não tem muito o com que se preocupar com essa batalha já que Olan tem Galaxy Stop que dá stop, dont move ou dont act em todos os inimigos. A única coisa que você tem que se preocupar é se Olan fica com pouca vida, vá lá e tente curá-lo, se não conseguir, pelo menos que fique perto e torça para que o mediator use algo em você ao invés de atacar Olan. Depois Ramza e Olan conversam se apresentam, Olan fica assustado por Ramza ser um Beoulve. Ramza diz que vai para Lesalia e se ele estiver indo pra lá também eles poderiam ir juntos, mas Olan está indo para o outro lado, então eles se despedem.

Resolva se vai fazer compras ou não e vá para Lesalia.

Chegando lá está Zalbag sentado numa mesa lendo um livro, e diz que está surpreso em vê-lo ali e para Ramza ver Alma antes de ir. Ramza pergunta a ele se pode parar a guerra, pois não há motivos para ela existir, que os Beoulve lutaram para proteger as pessoas não a família real, mas agora estão lutando por interesse. Zalbag diz que Ramza não entende, mas Ramza diz a mesma coisa para Zalbag, dizendo que essa guerra é um plano de alguém que está usando Larg e Goltana. Ramza tenta explicar o pouco que ele sabe para Zalbag dizendo que Dycedarg seqüestrou a princesa para afastar Goltana do trono, mas alguém a levou a Goltana, Goltana deveria morrer por traição. Zalbag não acredita que Ramza está incriminando o próprio irmão (Dycedarg) com uma coisa dessas. Ramza fica espantado com ele não sabendo de nada e Zalbag pergunta se ele não confia no próprio irmão e manda ele sair e voltar para Igros dizendo que não acredita em Ramza, que tentou cuidar dele como meio-irmão, mas, apesar de tudo, sangue ruim é sangue ruim. Um knight entra na sala avisando que T.G Cid está passando por Doguola Pass e Zalbag se espanta porque achava que ainda estava em Bethla Garrison e diz para avisar para todo mundo que haverá uma reunião.

Compre o que precisar e arrume seus JP (não gaste em magia lvl4 do Wizard, guarde para Flare e para Ramza guarde para Hamedo) então tente sair da cidade.

Back Gate of Lesalia Castle
Formation: 1: Ramza, Mustadio, Rad 2: Wizard, Agrias
Alma vem perguntar a Ramza se ele sairia sem falar com ela e ele diz que odeia despedidas. Ramza diz para ela que Delita está vivo e ajudou a seqüestrar a princesa, Ramza acha que ele se juntou a Goltana, mas parece que ele está envolvido com mais alguém, e alguém que não é Delita salvou a princesa da morte por algum esquema. Alma pergunta se é verdade que Dycedarg ajudou a seqüestrá-la, Ramza diz que sim, que ele deve ter suas razões, mas Ramza não as conhece. Alma pergunta se Teta está morta e Ramza afirma. Ela começa a chorar e Ramza fala que não sabe quem está atrás de Delita, mas é perigoso, usando a guerra para suas coisas. Alma pergunta se Delita também faz parte disso, mas Ramza diz que não sabe e Alma diz que vai ir junto com ele para descobrir se o que ele disse é verdade e um Priest chega. Zalmo fala que Ramza é suspeito de heresia e assassinato e qualquer resistência a não ir com eles, eles executarão Ramza. Alma diz para ele correr e então a batalha começa. Os oponentes são todos do level 20 e você provavelmente ainda está no level 15, mas não há inimigos que atacam a distância, só é preciso matar Zalmo e a Alma ainda usa Mbarrier em você. Para dizer a verdade é uma batalha bem fácil. Mas não se jogue em cima dos inimigos, fique na escada esperando eles para matar as tropas que vem da direita (os da esquerda nem mate, não é preciso) então avance em Zalmo. Se caso Zalmo começar a conjurar Raise2 em algum oponente, use Phoenix Down nele que daí ele só vem com 15 de vida ao invés de 200, procure dar Arm Aim em Zalmo para evitar isso. Quando Zalmo ficar caído ele dirá que hereges como Ramza não tem medo de Deus e então foge. Ramza se pergunta como o examinador descobriu sobre a pedra, será que foi alguém por trás de Delita ou Glabados Church, mas porque até a Igreja estaria interessada nela? Alma pergunta se é da lendária pedra sagrada que ele está falando, então ela fala pra ele onde ela viu uma se Ramza a levar com ele. Ramza diz para ela não brincar porque pode morrer, Alma fala que agora que ele já o desobedeceu ela também é uma herege fugitiva como ele e Dycedarg pode deserdá-la para proteger o nome dos Beoulve. Ramza sabe que ele é capaz disso, mas não deixa, dizendo pra ela explicar a Zalbag e pegar permissão da Igreja... Alma interrompe dizendo que viu a pedra de Virgem em Orbonne Monastery, Ramza agradece e manda ela de volta para Zalbag. Alma pergunta como que um herege vai entrar na Igreja, ele precisa dela para entrar lá, Ramza aceita que ela vá com ele, mas só até Orbonne.

Tire os equipamentos bons de Alma e bote no seu Wizard, equipe ela com um Green Beret, Wizard Outfit e Wizard Mantle e um Staff a sua escolha. Aprenda o Hamedo com Ramza (ainda não? Treine uma batalha então) e bote-o como Archer (é, pra virar Thief depois). Compre Germinas Boots pra substituir por Battle Boots, Sleep Sword se quiser, Diamond Armor/Helm, um Giant Axe e uma Main Gauche. Treine uma batalha para deixar Mustadio Master Engineer logo e Ramza lvl2 Archer, então mude de job para Thief e com Mustadio para Knight, agora treine mais uma batalha para ganhar alguns JP e compre algumas Germinias Boots. Salve em um bloco diferente pois você terá que lutar três lutas seguidas, se tiver dificuldade volte no salve anterior e treine mais. Aprender habilidades básicas de Time Mage com seu Wizard como haste e Slow pode ser útil aqui. Depois disso vá para Orbonne.

Underground Book Storage First Floor
Quando você chegar Alma correrá para Simon caído no chão que dirá que lá é perigoso porque eles vieram em busca da pedra de Virgem. Ramza pergunta quem está a procura da pedra e Simon diz para ele não se envolver mais com isso se não pode morrer. Eles ouvem umas vozes falando sobre a pedra. Ramza diz que é um herege fugitivo, e pergunta se isso é por causa da pedra e quem eles são. Simon diz que o High Priest (Funeral) está tentando ganhar poder, primeiro diminuindo o poder militar de Larg e Goltana fazendo-os lutar e se a batalha continuar eles não vão só perder poder como confiança. Ramza então pergunta qual a razão para coletar as Holy Stones e reviver os Zodiac Braves. Simon diz que é para ganhar a confiança das pessoas e Ramza diz que Cardinal já se juntou a Lucavi e que se é apenas o poder da pedra, será forte o suficiente para substituir os exércitos e pergunta se Funeral quer esse poder, Simon diz que ele não é como seus irmãos, talvez ele consiga destruir a ambição de Funeral. Ramza diz para ela cuidar de Simon e dá a pedra a ela e diz que em caso de ele não voltar, que ela a jogue em Bugrosa Sea. Veja se está tudo certo, saia da Formation e lute.

Underground Book Storage Second Floor
Formation: Ramza, Rad, Mustadio, Agrias, Wizard.
Um grupo de Lancers e Time Mages contratados por alguém chamado Izlude. Bom, o problema é acertar esses Lancers, tente dar Stasis Swords com Agrias, que com eles com stop não será problema matá-los; No mais é só concentrar todas as suas forças em um Lancer, um de cada vez. Com Agrias vá matando os Time Mages enquanto isso. É só, não é uma batalha difícil. Se tiver dificuldades foque os ataques de Agrias nos Lancers também, você pode usar Haste (habilidade de TimeMage) em sua equipe ou Slow nos Lancers pois eles não são muito velozes e isso traz uma vantagem considerável. Quando você a termina você ouve Izlude dizendo que a pedra de Virgem é linda, Ramza diz pra se apressar e ir ao subterrâneo pegar logo a pedra de volta. Com Rad lvl4 monk deixe-o como Geomancer e Mustadio lvl3 knight deixe-o como Monk. Aprenda ataques novos com Agrias, Counter com Mustadio e economize JP com os outros. Equipe Giant Axe, Twist Headband, Judo Outfit e Power Wrist em Rad, Germinas Boots em Ramza (aliás, já era pra estar antes) e Aegis Shield em Agrias. Agora saia da Formation.

Underground Book Storage Third Floor
Formation: Ramza, Agrias, Mustadio, Rad, Wizard.
Quando você chega Izlude diz que não esperava vê-lo ali e manda Ramza entregar a pedra. Ramza diz para ele entregar a dele se quiser viver. Defeat Izlude é a missão, então concentre suas forças nele. Germinias Boots são bons equipamentos que auxiliam você a passar pelas estruturas e chegar em Izlude. Suba com Mustadio e Ramza para atacá-lo, com Agrias se se encoste ao portão à frente e use Lightning Stabs em Izlude. Não mais que três turnos com Ramza para deixá-lo com pouca vida, então ele foge dizendo que não pode morrer porque precisa trazer a pedra de volta e diz que a próxima vez que Izlude ver Ramza será a última se tiver dificuldades um Haste em Ramza é uma opção. Bote Battle Skill (aquela de knight), saia da formation e lute.

Underground Book Storage First Floor
Formation: Ramza, Agrias, Rad, Mustadio e Wizard (deixe-os o mais separado possível)
Você vê Izlude tentando pegar Alma e Wiegraf diz para deixar isso com ele e para Izlude fugir logo com Alma. Wiegraf diz para não subestimarem ele e também diz que finalmente pode vingar a morte de Miluda. Essa é a primeira batalha “de verdade” aqui, se bem que é só matar Wiegraf, nada tão difícil quanto Dorter no começo do jogo. Com o Wizard mande de primeira uma magia Lvl3 (se ele não morrer de primeira), com Agrias um Lightning Stab, com Mustadio, Ramza e Rad suba as escadas para atacá-lo, torça para que mate ele assim, se não matá-lo tente usar um Weapon Break com Rad porque um turno a mais contra Wiegraf pode ser problemático. Se Ramza ainda estiver vivo ele vai falar que Wiegraf virou um cachorro da Igreja e esqueceu seus ideais e ele responde que não há como satisfazer seus ideais sem poder e Ramza diz que se ele não desistisse de seus ideais as pessoas não se esqueceriam dele e Miluda também, agora se precisa de mais alguém para satisfazer seus ideais eles perdem o valor então Wiegraf pergunta se ele é diferente, que não depende de ninguém, porque a realidade é muito pior do que ele imagina. Nessa batalha é: ou você ganha em 1 turno com todos os personagens ou você não ganha. Quando a batalha acabar Wiegraf diz que é um Zodiac Brave, com Aries e não pode perder assim. Wiegraf está morrendo no chão e Izlude foge com Alma, Wiegraf diz que não pode morrer sem vingar Miluda e sua pedra de Aries cai da roupa e é “ativada”. A pedra fala que se juntará ao corpo de Wiegraf para ele viver para sempre se aceitar. Ramza diz para ele não aceitar, mas Wiegraf diz para pedra ajudá-lo e a pedra se junta a ele e Wiegraf se torna Velius. Velius diz que o poder da pedra é incrível e não traz só o poder como também séculos de conhecimento. Simon quase morto entrega o livro Germonik a Ramza, escrito por um discípulo de St. Ajora que conta a história dos Zodiac Braves. Simon também diz que ele pode fazer justiça com aquele livro, derrotar a Igreja e trazer Alma de volta.

Finalmente, você tem um descanso... Por enquanto. Não mude nada na Formation, apenas saia de Orbonne. Em Dorter um wizard dirá a Ramza que se ele quer Alma de volta terá que ir a Riovanes Castle e levar as Germonik Scriptures que ele conseguiu em Orbonne. Agora no bar tem um Rumor novo dizendo que Elmdor (aquele cara das tropas de Goltana que aparece nas reuniões) morreu na batalha. Dê uma lida nas Germonik Scriptures (é uma bíblia aquilo) pra ver o que fala (Brave History – Treasure). Há coisas novas na loja, corra para comprar! Compre um Diamond Shield, 3 Power Sleeves e se tiver dinheiro sobrando compre as facas de ninja. Tente sair da cidade e a cena irá para Ruins of Zeltennia Church. Delita encontrará Ovelia escondida lá e fala com ela formalmente. Ovelia pergunta o que vai fazer com ela, que ela não é Ovelia e eles sabem, portanto não vale nada para eles. Delita confirma que ela não é Ovelia, e que não sabem o nome dela e nem se ela é nobre ou plebéia. Ovelia pergunta o que sua vida significou esse tempo todo, vivendo em um monastério longe da capital, pensando que o sofrimento dela fosse valer a paz de Ivalice, agora ela questiona a razão de toda aquela dor e isolação por qual ela sofreu. Delita diz que ela é igual a ele, pessoas miseráveis forçadas a viver falsas vidas. As pessoas ganham papéis para atuar, mas a maioria delas nem notou que estão atuando e fala que ele não será usado outra vez, ele é o que usa e que aqueles que o usaram terão que pagar. Delita fala para Ovelia confiar nele que ele fará um país que valha para ela e fará sua vida brilhar. Delita jura pela sua irmã morta, Teta que não a trairá se Ovelia confiar nele. Agora vá para cima, em Goland comprar um Wizard Staff e em Lesalia para comprar Orichalcum, Diamond Sword e Slasher. Equipe-os e vá para Grog Hill.

Grog Hill
Formation: Ramza, Mustadio, Agrias, Wizard e Rad.
Ramza pergunta se os soldados são dos Nanten e eles dizem que estão cansados de matar e querem voltar para suas famílias. Ramza diz que não está atrás deles e não tem nenhuma vontade de lutar, mas eles não acreditam e o chemist diz que Ramza é o ‘herege’ da lista dos procurados e eles ganhariam um bom dinheiro pegando ele. Tome cuidado com esses caras, eles são em um level bem maior que o seu e tem equipamentos a altura. A estratégia é a mesma de sempre, Wizard, magia lvl2-3 na multidão. Bom, é basicamente isso, mas tem mais algumas coisas que você tem que se preocupar. Vá com o Wizard e Agrias lá em cima para pegar os chemists, eles usam phoenix down e atiram de longe ainda, são as únicas preocupações dessa batalha. Use Rad para matar os Squires com bastante vida (ele com aquele machado deve da um dano variado de 90-160, ou até mais) e Mustadio fica ali ajudando também, use Ramza só para curar já que como thief ele não causa muito dano (bom, deixe Hamedo ‘setado’ pra ele dar uns counters, anulando o ataque deles). Quando a batalha acaba Ramza fica pensando em o que seu pai faria se fosse ele. Olan chega com uns nanten knights e diz que não está atrás de Ramza, mas os irmãos dele sim. Ramza fala pra Olan que se ele ver Orlandu é para avisa-lo pois há gente que está usando Larg e Goltana na guerra e esses são os ‘verdadeiros inimigos’. Olan pergunta porque Orlandu, Ramza diz que Orlandu era o único amigo de seu pai e Olan fala que Orlandu é seu pai adotivo e vai falar com ele. Olan diz que não sabe porque estão coletando as pedras, mas se é para as pessoas, ele não vai interromper, mas se é por interesse próprio ele não vai permitir e ajudar a matá-los. Ramza pergunta se ele sabe sobre os planos do High Priest Funeral e se ele tiver provas eles terminarão a guerra. Ramza vai mostrá-lo as Germonik Scriptures, mas desiste. Olan diz que ele não está sozinho, tem amigos que arriscariam suas vidas por ele e Olan é um deles, então ele vai embora. Deixe tudo como está e vá para Yardow Fort City, equipe Rad e Mustadio com algum item que de Jump+1 e deixe Mustadio como Chemist.

Yardow Fort City
Formation: Ramza, Rad, Agrias, Mustadio, Wizard.
Você chega lá e vê Rafa dizendo a Malak que eles não são ferramentas de assasinato e se eles ficarem serão usados até a morte. Malak diz que o Duke os ajudou quando seus pais morreram na guerra e não vai retribuir isso com vingança. Ela diz que Barinten queimou a vila apenas para saber as técnicas que apenas a família deles conhece, matou seus pais apenas para conseguir as técnicas do céu e do inferno. Quando seu grupo chega Rafa pede ajuda. Agora nessa batalha você não pode deixar Rafa morrer. Não se preocupe com Malak também, sua magia acerta em todos os lugares menos onde é para acertar. Preocupe-se com as summoners que fazem da batalha mais difícil. Bom você provavelmete já tem Holy Explosion, use-a bastante nos ninjas e Lightning Stab nas sumonners. Mova Agrias para abaixo do arco, evitando que os inimigos saiam do forte (e cheguem facilmente em Rafa), cure-a sempre com Ramza e Mustadio para manter o combate equilibrado, com seu Rad, pule para dentro do forte, você também tem aquele machado que normalmente da um bom dano e ainda pode causar slow. Nos turnos livres de Mustadio use o “Arm Aim” nas Summoners. Torça para que esses status funcionem e logo você ganhará a batalha. Quando Malak cair ele fugirá. Depois da batalha Rafa dirá que a única coisa que Barinten quer é se tornar rei. Ramza diz que se Barinten matar Larg e Goltana deixará o campo limpo para o reinado Rafa fala que acha que sabe porque Ramza luta mesmo sendo entitulado de herege, mas que ninguém vai agradecê-lo por acabar com ele. Ramza diz que não luta por agradecimento e sim por honra e orgulho como um Beoulve. Rafa diz que ele está mentindo porque não é tão nobre e não aceita injustiças, mas Ramza diz que não é tão bom assim. Ramza pergunta o que ela vai fazer, porque ele vai a Riovanes, mas ela acabou de escapar de lá. Rafa diz que vai também, para tirar seu irmão de lá. Rafa fala que é uma órfã da ‘Fifty-Year War’, e Barinten os salvou lá, fazendo orfanatos para as crianças desabrigadas por causa da guerra, mas providenciou treinamento como assassinos para aqueles que tem algum dom. Rafa diz que suas habilidades e de seu irmão são diferentes de mágica e Barinten as quer, mas a família não aceitou então Barinten queimou a vila para que se ele não tiver as habilidades, ninguém as terá, mas ficou surpreso ao encontrá-los de novo no orfanato. Um sapo com a voz de Malak aparece para avisar a Ramza e Rafa para irem a Riovanes se quer sua irmã de volta.

Compre Phoenix Downs, Hi-Potions e uma Golden Hairpin para o Wizard. Vá aprendendo os Steal (exp e heart não, não agora) com o Ramza, é bom já ir treinando desde já para transforma-lo em um Samurai, pois esta profissão será bastante necessária mais tarde. Aprenda Flare com o Wizard (é necessário), Attack Up com Rad se já tiver JPs suficientes, o Wizard para Time Mage com Black Magic como 2ª habilidade, equipe-o com os mesmos equipamentontes + Wizard Staff e então vá para o próximo destino.

Yuguo Woods
Formation: Ramza, Rad, Agrias, Mustadio, Time Mage.
Você agora enfrentará zumbis mortos na ‘Fifty-Year War’. Tem wizards para atrapalhar nessa batalha, mas fora isso, nada que faça você gastar mais de 10 minutos de seu tempo. Use sempre os Lightning Stabs de Agrias para matá-los/silenciá-los. Com seu Time Mage no 2º ou 3º turno o charge já fica mais leve, então mande uma magia lvl3 que você mata 2 magos de uma vez. Com os fantasmas é só com Rad e Mustadio. A habilidade “Evil Seal” de Enginner de Mustadio é bem util. Tente deixar o Time Mage lvl2 nessa batalha.

Preparação para Veilus

Pronto, agora deixe seu Time Mage como Summoner com Black Magic como 2ª habilidade. Aprenda Moogle primeiro, já que você não usa mais itens, tem que ter algo para curar. Volte para comprar Assassin Dagger para Ramza, Platinum Armor, Circlet e Platinum Sword para Agrias, Slasher para Mustadio se não comprou antes, Chameleon Robe e Windslash/Mithril Bow. Deixe Agrias Master Holy Knight agora e aprenda Weapon Guard de Knight e sete ele, deixe Agrias como Holy Knight ainda.

É sugestionável passar um bom tempo treinando antes de ir a Riovanes. Se você não tem a Blood Sword (você teria que ter roubado de Gafgarium em Gorland) aprenda a habilidade “Hp Restorting” de Monk.

É sugestionável você evoluir Ramza para Samurai (Habilidades necessárias: Knight Level 3, Monk Level 4, Lancer Level 2.”) e já providenciar 900 JP para aprender a habilidade “Two Hands” que dobrará o ataque de Ramza! Pode parecer muito mas é provável que você precise disso para vencer a batalha contra Wiegraf.

A habilidade “Half of MP” de Summoner também é util para seu Summoner. Consiga Charge+4 para Rad e compre um bom arco.

Se quiser aprender a habilidade Ultima com Ramza aprenda todas as habilidades de Squire com ele.

Providencie também um Chameleon Robe e vários Jade Armlets`s além de claro, as melhores armaduras para todas as classes...

Salve o jogo em um slot diferente, pois haverão batalhas seguidas e serão muito difíceis, continuar em um só slot pode segnificar estragar o seu jogo inteiro!

At the Gates of Riovanes Castle
Formation: Grupo1: Ramza, Summoner. Grupo2: Rad, Agrias, Mustadio.
Barinten pergunta se pode se juntar aos Shrine Knights, porque eles são os homens com poder, que possuem as ‘Holy Stones’.. Vormav fala que não esperava que um Duke acreditasse em contos de fada como esses. Barinten fala que ouviu dizer que Draclau morreu por causa da pedra, mas Vormav diz que ele morreu por uma enfermidade. Barinten vê que eles negam demais e manda Malak trazer as pedras de Touro e Escorpião e manda ele cuidar de Ramza. Vormav pergunta o que vai acontecer se ele recusar a aliança. Barinten diz que a injustiça da Igreja será exposta, mas Vormav fala que ele não pode prová-la apenas com as pedras. Pois é, mas e as Germonik Scriptures. Vormav diz para Wiegraf ir atrás de Malak que ele vai cuidar de tudo aqui. Barinten diz para ele não fazer nada porque as provas estão contra ele. Vormav mostra que seu poder está além de a de um humano e que matar Barinten é fácil. Agora sim vem a batalha. Malak diz que não vai fugir, Rafa sabe o que acontece com fugitivos. Mas Malak fala que o Duke prometeu liberá-lo depois desse serviço, Rafa diz que Barinten está mentindo, mas Malak confia nele e diz que Barinten vai liberta-lo se matarem Ramza e entregarem as Germonik Scriptures a ele. Ramza pergunta onde está Alma e Malak responde que vai devolvê-la quando Ramza entregar as Germonik Scriptures, mas Rafa fala para Ramza não acreditar nele porque quando Barinten pegar o que ele quer vai matá-la e sua irmã só ficará a salvo enquanto ele tiver o livro. Com Agrias vá para a direita para pegar o knight o que esta com float e depois, as archers lá em cima. Mande uma magia lá em cima com o Summoner. Quando Rafa estiver com pouca vida ela fugirá e Malak irá junto. Com Ramza cure o Summoner e torça para o hamedo funcionar com o knight ali embaixo na ponte que te atacará. Depois que acabar com os knights lá embaixo, suba com Agrias, Rad e Mustadio para acabar com as Archers de uma vez. Quando a batalha acaba o portão se abre com um knight quase morto saindo lá de dentro.

A cena vai para alma pensando em Ramza quando ouve os gritos dos knights morrendo e um deles entra na sala morrendo dizendo que é perigoso por causa do monstro e Alma decide ir.

A luta agora é bem difícil e só com Ramza no começo, por isso não dá de deixá-lo como Thief pra essa batalha. Se não tiver a Blood Sword mas sim uma boa Katana deixe-o como Samurai, caso tenha a Blood Sword deixe-o como Geomancer e então equipe-o com Blood Sword, Diamond Shield, Twist Headband, Chameleon Robe (Absorb: Holy – Wiegraf: Holy Knight [na verdade White, mas dá na mesma], entenderam o ponto?) e Elf Mantle.. Porque Geomancer? Porque neste Job ele vai poder usar tanto o Chamaleon Robe como a Blood sword também. Caso não tenha o Chamaleon Robe equipe a habilidade “HP Restort” se tiver deixe o Hamedo. Lembre-se que a sua habilidade Two Swords é o ponto chave para a vitória aqui, além da Blood Sword.

Mude de Job com Rad para Geomancer (ele já deve estar no lvl3) para Archer e equipe Elf Mantle ao invés de Power Wrist. Com Ramza mude de job para Geomancer e Agora equipe um Aegis Shield em Agrias. Pronto, espero que você tenha salvado antes, agora, saia da formation. Talvez você prefira usar Jade Armlet`s em todos, para escapar dos ataques de petrificação de Veilus.

Inside of Riovanes Castle
Formation: Grupo1: Ramza, Agrias. Grupo2: Mustadio, Rad, Summoner.
Wiegraf era quem estava matando todos aqueles knights. Wiegraf pede para ele pegar sua espada. Ramza vê como Wiegraf é miserável, vendendo sua alma a Lucavi apenas para se vingar e também fala que se Miluda soubesse sobre isso ficaria desapontada. Wiegraf diz que não é por causa da vingança, que ele não dá a mínima para a morte de Miluda, o que ele quer é trazer caos ao mundo. Ramza dirá que as pedras e os Zodiac Braves eram do mal e as histórias que eles sempre ouviram eram mentiras. Wiegraf fala que o governo tem que falsificar histórias para elas poderem favorecer os poderosos, mas não se pode culpá-los porque as pessoas sempre esperam por milagres e também diz que o governo os usa, mas o povo de ser usado para isso e que Deus não é nada a não ser uma imagem criada para cubrir a insegurança dos fracos. Se você tem o Chameleon Robe ele usará ataques de monk, que são fortes também, mas nem tanto. Fora isso não tem muito segredo nessa batalha, Wiegraf é fraco se você usar a Blood Sword. Quando Wiegraf puder te atacar com a espada mesmo, ele irá, então torça para que o Hamedo funcione. Caso não tenha o Chamaleon Robe deixe Wiegraf te atacar com sua habilidades de White Knight até você ficar com pouco HP, é provável que a habilidade HP Restorte funcione, daí vá para atrás dele e o acerte, assim você começara a luta com Veilus com o HP no máximo.

Depois que você derrotar Wiegraf nessa forma ele pega a Holy Stone e se torna Velius, daí seu grupo chega e ele chama seus capangas também, já que você chamou os seus. Ele é vulnerável a slow e silence também, se tiver alguma dificuldade bote Time Magic no Summoner ou torça para que o Slasher/Lightning Stab dê slow/silence (aliás, parece que ele é vulnerável a vários status negativos, e dê preferência a silence nos demons). Concentre-se apenas em Velius, desvie dos outros monstros. Depois que os Archaic Demons não tiverem mais MP pra Dark Holy eles usarão Giga Flare, e a coisa complica, acabe com esse Velius antes que isso aconteça. Velius usará Seal (100% petrify), se cuide quando essa hora chegar, você talvez queira usar Jade armlets contra isso, mas acho que não precisa tanto. Ele também usa Titan e Cyclops, daí enquanto ele carrega vá com todo mundo pra cima (mesmo que morram depois) pra dar um dano forte nele e matá-lo de uma vez.

A idéia é atacar com “Two Swords” com Ramza, Flare com seu Summoner, Charge 4 com Rad e Lighting Stab com Agrias. Mustadio deve, de preferência se afastar de todos para não levar dano pelas Summons, ressucitando alguém se necessário ou se curando nos turnos onde a ajuda dele não é importante...

Depois que Veilus morre, e se espanta de morrer para humanos. Ramza ouve o grito de Alma e decide ir lá salvá-la. A cena vai para a sala onde Barinten negociava com Vormav. Alma vê que estão todos mortos/caídos, incluindo Izlude, filho de Vormav. Izlude diz a Alma que a pedra tem poder maligno e que mudou o pai dele, que não é mais o mesmo por causa de Lucavi. Izlude também diz que Ramza estava certo de que o mundo vai acabar se não matá-lo e diz para Alma falar para todos que não é tempo para lutar, que precisam cooperar. Izlude pede sua espada para continuar lutando com o monstro, mas Alma diz que Ramza já o matou. Izlude dá a pedra para Alma entregar a Ramza. Vormav entra na sala e diz que vai matá-la também, mas para quando vê que a pedra de Virgem responde quando ele tocou em Alma ele se espanta e diz que nunca sonhou que fosse “ela” e a leva ao invés de matá-la.

Bote seu Summoner como Time Mage (com haste) com Black Magic de 2ª habilidade e equipe um Green Beret nele. Tire a Blood Sword, Diamond Shield, Chameleon Robe e Elf Mantle de Ramza e bote Slasher, Power Sleeve e Battle Boots no lugar. Se quiser aprenda Attack UP com Ramza também agora (ele deve ter JPs suficientes depois de uma batalha dessas), deixe Agrias como Knight com Holy Sword de 2ª habilidade (re-equipe Diamond Shield), equipe Germinas Boots em Mustadio e vá a luta.

Se quiser aprender a habilidade Ultima tenha um Ramza com Squire nesta batalha.

Roof of Riovanes Castle
Formation: (em ordem) Agrias, Mustadio, Rad, Ramza.
Chegando lá Barinten fala para Rafa que ganhou apenas vingança por tê-la acolhido, mas Rafa diz que ele que queimou a vila e matou os pais dela só para conseguir suas habilidades. Rafa então pega sua espada (desde quando ela usa espada!?! E porque não usa na batalha então?!) e Barinten aponta sua arma a ameaçando. Malak ouvindo tudo sobe e pergunta se aquilo que ele falou é verdade. Barinten fala que são dois ingratos, Rafa parte para cima dele e Malak tenta pará-la, mas acaba levando o tiro. Barinten fala que se Rafa quer ajudar Malak é para ela pegar a pedra que está com ele e entregá-la, mas uma Assassin rende Barinten por trás e o joga de cima de Riovanes Castle. Marquis Elmdor aparece, pedindo pela pedra. Elmdor então vê que ele é Ramza, o ‘herege’ e agradece pelo passado dizendo que não agirá como Vormav, se eles cooperarem entregando a pedra. Ramza não aceita e Elmdor manda as Assassin para o ataque.

Seu Time Mage provavelmente vai atacar só depois de todos os inimigos agirem, então torça para que só uma assassin ataque (e erre) em Rafa, depois pegue o Time Mage e use Haste (ou flare se der, para já dar um dano bom). Preocupe-se em matar uma assassin só, assim a batalha acaba, mas não é tão simples assim, devido à burrice extrema de Rafa que se joga em cima de Elmdor e já que a missão é protegê-la... Aqui é possivel aprender Ultima com Ramza se ele estiver com o Job Squire. Se você tiver Sprint Shoes e Ninjas nessa batalha também vai ajudar Quando a batalha acabar Elmdor reconhecerá o poder que derrotou Queklain e Velius e diz que se Ramza quer a pedra que está com ele que vá para Limberry Castle. Rafa tentará conversar com Malak, mas sem resultado, até que a pedra que está com ela começa a responder e Rafa a usa pra reviver Malak.

Ramza pegará a pedra no chão na sala de reunião de Riovanes...:

Malak
“Alguém me chamou, não sei quem foi e ele disse para eu voltar para os que me amam”
Ramza
“Eu não sabia que Deus tinha feito as ‘Holy Stones’ mas... as más foi Lucavi que trouxe à terra”
Malak
“Eu acho que todos que a usam tem que lidar com o ‘problema’”

“Cansados de esperar, os Hokuten invadiram Bethla Garrison pela frente”

Rafa e Malak se juntarão ao grupo e então se reunirão com Ramza onde você derrotou Wiegraf. Malak diz que quem destruiu os corpos era algo realmente poderoso e Rafa pergunta se a irmã de Ramza era um deles. Ramza nega. Malak dirá que ela estava nesse castelo, provavelmente já foi, tinham apenas 3 Shrine Knights no castelo, mais ninguém. Ramza dirá que matou Veilus e o outro, Izlude, morreu, então o terceiro deve ter levado Alma. Malak diz que talvez estejam na Igreja em Murond, já que estão seguindo as ordens do High Priest. Ramza duvida que o High Priest saiba o segredo das Holy Stones, já que Wiegraf também não sabia até contratar Velius e Izlude morreu tentando lutar contra o monstro. Malak não entende o que ele quer dizer e Ramza explica que estão secretamente controlando a guerra, para fortalecer o poder da Igreja, ele acha que o que o High Priest tem é pura ambição, coletando as pedras e usando a ‘Lenda dos Braves’ para usar as pessoas, mas ele também está sendo usado. Malak diz que acha que foi Vormav que levou Alma e Ramza diz que é provavelmente ele mesmo que está por trás disso e vai ver Delita em Zeltennia. Ramza fala que Delita está sendo usado pela Igreja e pelos Shrine Knights, ou será que ele sabe a verdade sobre Vormav?

Zeltennia Castle
Olan vai dar boas vindas à seu pai Orlandu e pergunta sobre a batalha... E depois vem a coisa importante, ele fala que uma pedra parecida com cristal foi encontrada em Goug e outra foi encontrada com o Cardinal antes do final da guerra. Ele fala que os Shrine Knights estão agindo, mas que ainda não sabem seus planos. Orlandu pergunta sobre o espião que mandaram a Murond e Olan diz que gostariam de provas dos planos do High Priest para ficarem em paz. Orlandu tira uma Holy Stone da capa (!!!) e diz que vai ser descoberto cedo ou tarde, e aí sim, será uma verdadeira guerra.

Chapter 4: Somebody to Love

// Voltar ao Topo!

Bom, Malak e Rafa são os piores personagens do jogo (principalmente Malak), mas se quiser substituir seus ‘soldiers’ normais por eles, Rafa até que serve para Maga e será um personagem útil mais tarde graças ao Move-Find Item (pra isso sim ela é boa) então não a demita... Já Malak... Malak não presta pra nada, mas se quiser deixá-lo como Knight, Samurai, etc, ninguém te impede. Vieram áreas novas (vermelhas) de evento e vários caminhos se abriram para você fazer viagens mais curtas, entre eles Bervenia Volcano (não tinha ali antes) no meio de um caminho. Têm vários itens novos nas lojas, mas não vou falar todos pra não escrever muito aqui, dê umas voltas para comprar (compre itens de todos os tipos), aproveitee treine Ramza pra ficar com 500JPs em Squire para Scream (nova habilidade pra ele) e já aprenda Attack Up e passe-o para Thief novamente, com Mustadio vire Archer e com o Time Mage volte para Summoner e aprenda Carbuncle com ele (ele deve estar com Carbuncle e Moogle de summons e uma magia até lvl 3 e flare em Black Magic). Nos seus treinos já deixe Rad e Mustadio lvl3 Archer pelo menos (em batalhas aleatorias use sempre Gained JP UP e salve sempre antes de treinar, nas minhas andanças em Grog Hill achei um grupo de 11 Monks lvl25-30 !

Quando conseguir uma formation assim: Ramza[Lancer], Rad[Lancer], Mustadio[Samurai], Agrias[Monk] (knight lvl3), Summoner vá para Doguola Pass.

Doguola Pass
Formation: Ramza, Rad, Mustadio, Agrias, Summoner.
Itens úteis a roubar: Crystal Helmet [Lancer] (tinha em outras batalhas, mas agora é tranqüilo para roubar e se não me engano não tem pra comprar).

Você será barrado por soldados Nanten (os guerreiros de Goltana) e precisa matá-los para passar. Bom, 1 que ataca a distância, 2 wizards, 2 lancers e 1 knight, não parece tão difícil, mas se você não ter cuidado será. Vá com Agrias lá para baixo que todos vão se concentrar nela, daí fica mais tranqüilo para você acabar com eles com seus personagens fortes. Os wizards provavelmente usarão carregarão magias e demorarão, aproveite esse tempo para matar 1 ou 2 deles, com isso a dificuldade da batalha já diminui bastante assim. Não se preocupe muito com o Knight, ele não é grande desafio. Com Ramza e Mustadio elimine os Lancers (com Ramza bote Steal se quiser roubar o Crystal Helmet, mas se não quiser não importa) e com Rad vá lá em cima para matar o Archer. A única coisa que você tem que se preocupar é que a alma de Agrias e do Summoner não virem cristais. Com os Lancers sempre mire um quadrado a frente de onde você quer acertar (com ataque normal, não Jump), a chance de dar crítico é maior assim pelo que parece. Pronto, a batalha acaba.

Você provavelmente já pode evoluir melhor seu Samurai com Ramza e Rad, mas não o faça ainda, deixe como Lancer só mais essa batalha. Bote Snipe e Power Wrist em Mustadio (como Chemist ou Enginner), mude o Summoner para Time Mage com Black Magic, Agrias como Holy Swordsman (não se importe com seus equipamentos que se quebrarão, logo eles vão se tornar obsoletos) de novo e bote Blood Sword, Germinas Boots e Steal no Ramza se quiser adquirir boas armas e acessórios.

Bervenia Free City
Formation: Grupo1: Ramza, Agrias, Time Mage. Grupo2: Mustadio, Rad.
Itens úteis a roubar: Defender[Meliadoul], Chantage [Meliadoul].
Você se encontrará com Meliadoul, irmã de Izlude que tentará te matar porque acha que você matou Izlude em Riovanes, ela diz que vai te matar pelo seu irmão e não pelo High Priest. De primeira Meliadoul irá destruir alguma coisa de Mustadio/Rad na primeira jogada. Vá com Mustadio para cima dela e dê Arm Aim. Com o Summoner use Haste em Ramza e com Ramza vá lá em cima para matar as archers. Depois vai ficar mais facil é só avançar com Agrias/Rad/Time Mage nas Summoners, nada de difícil sem ser os steal. No meio da batalha (no fim na verdade) Ramza dirá que não foi ele que matou Izlude e sim Lucavi, mas Meliadou acha pura bobagem e Ramza fala para ela que ela não sabe nada da verdade como o irmão, são apenas marionetes controladas pelos outros e diz também que as pedras não são só pedras sagradas mas também podem fazer milagres, seu poder é incrível mas há pedras do bem e do mau mas eles apenas a estão usando para o mau. Ele diz para ela acordar porque Vormav está enganando ela, mas ela nega dizendo que Vormav é seu pai. Pronto, agora que já não tem mais ninguém, tire todo mundo que tem counter de perto de Meliadoul e mande Ramza por trás para tirar a Defender, depois o Chantage (use Haste e Screams de Ramza que já aumenta speed/brave [2 permanentemente de brave] para ficar mais fácil) e pronto, pode matar ela. Ela também dira no final da batalha que seu irmão sempre quis salvar esse reino, mas reforma requer dor e alguém como Ramza que não pode lidar nem com seu destino nunca mudará o mundo. Quando for derrotada ela também reconhecerá seu poder e diz a mesma coisa que Izlude disse quando foge, “a última vez que nos encontrarmos será o dia de sua morte”.

Deixe sempre equipado o Chantage em Agrias agora. Passe Rad para Thief (evolua até lvl4), Time Mage para Summoner, Agrias para Monk (com knight lvl3, até monk lvl4), vá comprar novos equips já que Meliadoul destruiu tudo e treine uma batalha para chegar até os lvls que eu disse. Pronto agora passe Ramza e Rad para Ninja e Agrias para Samurai com Item (Holy Sword não funciona) e equipe-os com as melhores coisas (Ninjas podem usar uma Spell Edge e uma Morning Star) e com os equips que dão mais phys/magic pra todos menos Ramza e Agrias, deixe Ramza com Sprint Shoes e Agrias com Chantage (se precisar de dinheiro venda equipamentos antigos). Agora sim, vá para Finath River.

Finath River
Formation: Grupo1: Ramza, Summoner, Mustadio. Grupo2: Rad, Agrias.
Ramza diz para terem cuidado com o rio porque ele é mais fundo do que imaginava. Inimigos: Chocobos de cores sortidas e um Uribo. Não há muito que explicar sobre essa batalha, é como uma aleatória, só que com muitos chocobos (vermelhos também ainda) que dificultam bastante, então mate esses chocobos perigosos primeiro com Ramza, Rad e um Flare do Summoner. O uribo não dá problema nenhum, menos ainda os chocobos normais.

Não gaste nada com os Ninjas, eles tem que economizar pra Two Swords. Com os Samurais já dá pra gastar algo nas habilidades Draw Out porque elas são úteis, mas tente economizar também para Two Hands e Blade Grasp (depois de conseguir Blade Grasp você nunca mais precisa se preocupar com ataques físicos). Agora vá para Zeltennia Castle.

Church Outside the Town
Ramza estará lá rezando e Delita se juntará a ele dizendo que um herege não deveria estar na igreja. Ramza pergunta porque o High Priest mandou ele a Goltana e Delita diz que sua missão é assassinar Goltana e Orlandu (mais conhecido como T.G. Cid). Ramza fica espantado e Delita diz que seu verdadeiro plano é incitar aqueles descontentes com o governo, se revoltando, assim causando as pessoas a disconfiarem do governo mais ainda. Ele fala também que ambos os exércitos tentarão parar as revoltas, mas não terão soldados suficientes então a igreja surgira para quebrar o impasse. Ramza diz que todos essas revoltas foram planos do High Priest e para pará-los ambos exércitos estão indo a Bethla, tudo como eles planejaram. Delita dirá que não, tudo porque durante a guerra ambos Larg e Goltana morrerão nas mãos de alguém e seus líderes com eles (Orlandu, Zalbag e Dycedarg), assim os exércitos tendo perdido seus líderes pararão de lutar e ficarão em paz e a Igreja então será a mediadora e as pessoas irão apóia-la, eles até lançaram a Lenda dos Zodiac Braves e diz que por enquanto Ramza é o maior obstáculo para a Igreja. Ramza pergunta se ele não está tentando coletar as Zodiac Stones também, mas Delita fala que não está trabalhando para a Igreja e vai matar Ramza se ele precisar, mas diz para ele não se preocupar, porque apesar de as razões serem diferentes eles querem a mesma coisa e enquanto continuarem quererendo a mesma coisa não serão inimigos. Ramza diz para Delita se juntar a ele, mas ele recusa dizendo que “ela” precisa dele e Ramza pergunta quem é ela. Delita muda de assunto dizendo que não importa se Orinas ou Ovelia assumir o trono, basta que eles sejam facilmente controlados, pois os planos do High Priest visma manipular a corte. Ramza pergunta se ele está usando Ovelia apenas para suas próprias ambições e Delita diz que não sabe, mas daria sua vida por ela e pergunta para Ramza se isso é estranho, mas Ramza acredita nele, então nesse exato momento, Zalmo cerca a Igreja fazendo Ramza e Delita sairem.

Formation: Ramza, Rad, Mustadio, Agrias, Summoner.
Zalmo pergunta porque o Black Knight, Hyral está ali e Delita fala que agora que Zalmo o viu, Delita não pode deixar ele viver. Ramza diz que eles não sabem sobre os planos do High Priest e se explicarem bem ele pode entender, mas Delita quer mata-lo, achando que Ramza ainda continua muito ingênuo. Nessa batalha não há summoners nem wizards e você tem um ótimo Holy Knight do seu lado, não será muito trabalho. Tente dar um Flare no primeiro turno em Zalmo com o Summoner e você ou vai mata-lo ou deixá-lo com -20 de vida. Se não matou com o Flare, Mustadio pode atingi-lo com a pistola. Caso contrário escale com Rad e Ramza depois de matar os knights para matar Zalmo e com os outros vá pelo caminho com Oracles (bom, tem mais alguma alternativa). Essa é uma batalha facílima, não há nada com que se preocupar com esse line-up. Zalmo quando estiver morrendo dirá para Delita que ele não tem noção do que está fazendo ajudando Ramza, se tornando culpado também. Zalmo também questiona como Delita, líder dos Black Knights ousa se opor contra os Trial Examiners. Delita diz que sabe quem eles são, por isso quer matá-los todos e Zalmo responde que isso vai acabar com o equilibrio da ordem e Delita diz que essa ordem que ele fala é apenas uma questão de sua própria conveniência usando Deus como uma ‘ordem’ para controlar as pessoas. Ramza diz que não liga sobre Deus, só quer que eles vejam a verdade. Zalmo pergunta pra ele se essa não é a verdade e dizendo que ele tinha chance de limpar seu nome, mas a destruiu fugindo, então é tarde demais para se desculpar. Quando Zalmo morre ele pede para que Deus puna seus inimigos. Delita pergunta para Ramza o que ele vai fazer e Ramza responde que teve 2 razões para ele vir pra Zeltennia: uma era ver Delita e a outra é para ver Orlandu para saber se ele pode cooperar em revelar os esquemas da Igreja, delita questiona como e Ramza diz que quando ele se encontrou com Olan, genro de Orlandu, ele prometeu que se Ramza tivesse uma prova (as escrituras de Germonik) ele pararia a conspiração do High Priest. Uma mulher chega, Balmafula diz que os Hokuten estão se movendo e Orlandu e Goltana estão indo para Bethla com seus Black Knight Sheeps. Delita então diz que está um pouco tarde para acabar a batalha agora, mas Ramza diz que não vai desistir e vai fazer com que Orlandu venha para seu lado. Pronto, eles se despedem depois de tudo isso e Balmafula pergunta se vai deixá-lo ir e ele diz que sabe o que ele vai fazer, Balmafula então fala que ele usa até mesmo seus amigos.

Com o dinheiro da batalha vá comprando todos os accessories que você não tem da loja, você vai precisar deles depois. Nessa batalha se tiver dificuldades talvez queira botar Agrias com Equip Sword [Knight] + Holy Sword [Holy Knight], Ramza com Equip Shield [Knight] + Ice Shield, talvez um Angel Ring em Rad e White Robe no Summoner, então vá para Bed Desert.

Bed Desert
Formation: Ramza, Rad, Agrias, Mustadio, Summoner.
Itens úteis a roubar: Blaze Gun [Balk], Crystal Helmet [Knight].
Balk está falando sozinho sobre como o vento o ajudará a espalhar algo quando vira e se depara com seu grupo. Ramza pergunta o que os Shrine Knights estão fazendo. Balk mostra o que ele espalhou: veneno, em toda província dos Hokuten para que os soldados não consigam lutar. Ramza diz que o High Priest não quer que Goltana ganhe a guerra e Balk diz que ele está certo já que se os Hokuten não conseguirem lutar, os Nanten abrirão a fortaleza, aniquilando-os totalmente e dando uma boa chance para matar Goltana e Orlandu, mas é claro, os planos são de matar Larg na confusão e então a guerra vai acabar e eles serão o centro da autoridade, o poder nas mãos de quem o povo deseja e não nas mãos dos aristocratas, mas Ramza diz que não vai deixar e fará com que a guerra acabe de modo diferente. Bom, se você costuma usar armas de fogo então é bom roubar itens nessa batalha. Há muitos inimigos que atacam à distância tirando muito dano, então nos primeiros turnos use uma magia lvl3 com o Summoner nos 2 archers (você provavelmente não os matara mas ira tirar um bom dano, se não conseguir focar a magia em dois use Flare) e com Ramza mate o wizard, assim a batalha ficará bem mais fácil. Balk quando tomar dano perguntará a Ramza qual seus planos para a guerra, que não tem outra solução, mas Ramza diz que deve haver outra maneira sem tantas mortes. Depois que roubar o que quiser vá em cima de Balk e mate-o com Ramza, magias Flare e Rad e Rad. Quando ele é derrotado ele diz que não pode morrer em um lugar como aquele e cai (morto? Provávelmente).

A cena vai para Orlandu que está sendo acusado de suspeito de conspiração e Goltana chega na sala ‘decepcionado’ com ele acusando-o de se rebelar e que tem provas que ele se uniu à Igreja para derrubá-lo. Orlandu nega e Goltana diz que o próprio High Priest contou isso. Orlandu nota que é uma armação do High Priest, mas Goltana quer provas ele fala que não pode ir para a guerra sem os cavaleiros de Orlandu (Nanten), e manda encarecerarem o acusado. Delita entra na sala e Goltana diz para ele continuar o contato com Murond para conseguir apoio e derrotar Larg, Delita diz que o High Priest já se decidiu e não precisa se preocupar. Goltana diz então que Delita vai ter o comando dos Nanten e se tornará um Holy Knight.

Deixe todos como estavam antes dessa batalha (menos Agrias, ela fica melhor assim) e então sem mais explicações, vá para Bethla Garrison. Quando chegar ele vai pedir para escolher um dos portões, o meu detonado aqui é para South Wall (1ª opção) que é de longe a melhor opção.

South Wall of Bethla Garrison
Formation: Ramza, Mustadio, Summoner(esquerda os 3), Agrias, Rad (direita)
Itens úteis a roubar: Crystal Helmet [Knights]
Ramza diz que não são da tropa Hokuten e só querem ver Orlandu, mas não é escutado. Bom, essa luta não é tão difícil, tente pegar os Crystal Helmets se não pegou antes. Ataque primeiro o Archer e com Rad escale para a direita para pegar o ‘black ninja’. Com Agrias no Archer. Ramza vai para a esquerda pra matar o Thief seguido do Summoner que solta um Flare no Archer, depois é só tentar chegar com Mustadio lá. Provavelmente os Knights também escalarão ali então roube os Crystal Helmets (a presença desse item e meio aleatória), fuja e use o Summoner. No outro lado recue com seus personagens para não matar o Knight se ele tiver o Crystal Helmet, se não mate-o mesmo. A chance de roubar deles minha era 50%, você deve conseguir sem problemas de primeira e ganhar essa batalha bem rápido. Quando você ganha Ramza diz para se apressarem antes dos exércitos colidirem e a cena vai para Zalbag. Zalbag vê todos envenenados. Dycedarg chega dizendo que veneno foi espalhado no ar e que acabou inalando um pouco dele também, mas diz para Zalbag não se preocupar e pergunta onde está ‘Sua Excelência’, Zalbag responde e afirma que Larg esta bem, Dycedarg diz que isso é um problema e enfia uma adaga em Larg que questiona a traição, Dyacedarg diz que ele matou Balbanes não só pelo estado dos Beoulve mas também para matá-lo (Larg). Zalbag então pergunta se ele o envenenou, mas Dycedarg diz que não foi ele e sim aliados que queriam que os Beoulves tomassem a frente. Zalbag diz que eles serão acusados, mas Dycedarg alegará que Larg morreu na batalha.

Save? Yeah. Odeio essas batalhas seguidas, mas fazer o quê, simplesmente saia da formation e vamos à próxima batalha.

In Front of Bethla Garrison’s Sluice
Formation: Grupo1: Ramza, Mustadio, Agrias. Grupo2: Summoner, Rad.
Ítens úteis a roubar: Crystal Helmet [Knights], Crystal Shield [um Knight] (não são tão úteis agora já que depois dessa batalha estarão à venda eles junto com todos os outros ítens normais do jogo menos Thief Hat que virá mais tarde).

Ramza vê que se conseguir abrir o portão e inundar tudo a batalha será impedida e é esse mesmo o objetivo da batalha, abrir o portão, tudo o que você precisa fazer é fazer Ramza parar em cima de onde estão aqueles dois Knights, eles não saem de lá, você precisa matá-los e esperar que virem cristais ou baus (bom, se você deixá-los com pouca vida eles fogem). Se você não roubou Crystal Helmets antes essa é a hora já que aqueles Knights que nem se mechem tem. Mande o Summoner e Rad matarem os wizards na primeira oportunidade para não se irritar com essa batalha. É provável que você mate todos na batalha e depois ainda tem que abrir o portão.. Com Ramza parta pra cima do knight de crystal shield/helmet e ajude-o com Mustadio. Com o Summoner tente acertar o Archer lá em cima ou dar uma ajuda contra esses malditos knights que dão 200 de dano com um golpe só. Faça Agrias ir naquela reta que liga as duas alavancas e fique usando Holy Explosion para acertar os dois Knights. Aproveite para quando todos estiverem mortos e você esperar o corpo sumir para ir nas ‘alavancas’, pegue os cristais dos outros para algumas habilidades extras (o Wizard tem boas). Tente não morrer com os outros do lado direito então suba para ficar na alavanca (só funciona com Ramza) quando ela estiver vazia (parece que os knights só saem de la com -50 de vida, quando viram cristais ou estando confusos), então a batalha acabará com o portão abrindo e inundando tudo (evite de ter algum aliado embaixo). Olan, Ramza e uma outra mulher irão ver Orlandu. Olan fala para Orlandu que foram mínimas perdas de ambos os lados e que graças a Ramza conseguiram evitar uma grande guerra e Orlandu agradece, mas Ramza diz que só fez o necessário. A mulher então fala para Orlandu que Goltana está tramando matá-lo no dia seguinte e pede para ele fugir, Orlandu diz para Olan que essa guerra vai acabar logo e vai com Ramza para parar o High Priest de qualquer jeito. Olan quer ir junto, mas Orlandu diz que ele tem que ir à Zeltennia proteger Ovelia. Orlandu entra no seu grupo com equipamentos excelentes, desnecessário dizer que ele pode vencer as batalhas praticamente sozinho. Enquanto isso Goltana fica pensando em quem pode ter aberto à represa e chama Delita dizendo a ele para unir os soldados e atacar os Hokuten, mas Delita diz que eles mal podem se mover por causa da água, mas Goltana diz que os Hokuten também não e essa é a chance de um ataque surpresa e Delita diz que não é uma boa idéia e faz algo inusitado, então Delita chama Balfamula na sala que vem com um homem vestido como Orlandu. Delita diz que sua morte não será um desperdício e o mata (isso é só para deixar impressão de que Orlandu está morto) e Balfamula diz que o verdadeiro Cid e Ramza fugiram e Delita diz para rezarem que Ramza cuidará do resto.

“Tendo perdido seus líderes o High Priest propôs um mediador à batalha. Eu fui a Limberry à procura de Alma.”

Orlandu possui All Swordskill uma habilidade que vem com todas as skills de Agrias, Meliadoul e Gafgarion, só que muito mais fortes com Orlandu (e uma Excalibur ainda).

Virão várias coisas novas nas lojas e agora já da para fazer boa parte das side-quests do jogo, onde você adquire diversos personagens extras. É altamente recomendável que faça pois este detonado usara a partir de agora personagens que você adquire nessas sidequestes e eles serão de grande ajuda, consulte a seção de sidequests para isso..

- Seção de Sidequests

Agora vá a Zarghidas Trade City.

Chegando lá haverá um evento que aparecerá Aeris (de FFVII) que te oferecerá flores, COMPRE FLORES (2ª opção -> 2. Ok, i’ll buy it) se quiser Cloud no grupo mais tarde. Ela diz que em tempos como esses ninguém compra flores e fica pensando em quando seu ‘cavaleiro em armadura brilhante’ chegará para levá-la de lá. Bom, essa é a segunda cidade com Fur Shop, se estiver fazendo poachs por aqui não precisa voltar para Dorter. Agora bote Steal em Ramza e vá para Germinas Peak.

Germinas Peak
Formation: Grupo1: Ramza, Summoner, Beowulf. Grupo2: Orlandu, Worker 8
Ítens úteis a roubar: Ultimus Bow [Archer].
Você luta com um bando de ladrões que quer que você deixe seu dinheiro, mas descobrem que há uma recompensa por Ramza então decidem matá-lo. No primeiro turno você já mata o ninja lá em cima com uma Stasis Sword de Orlandu e o Thief na frente de Ramza com o próprio. Com Worker 8 use Dispose de longe para matar o outro Thief. Agora com Beowulf use Don’t Act/Paralyze no Archer com Ultimus Bow e de Steal com Ramza para roubá-lo. O Summoner não serve de muita coisa nessa batalha, apenas fique atacando seus próprios aliados pra ganhar um pouco de JP. A batalha deve ser bem rápida desse jeito, não vai dar nem tempo de conseguir mais JPs (Volte aqui depois com alguém com pouco Brave e Move-Find Item e vá ao lugar mais alto, lá você encontrará um Varnish Mantle, item muito util).

Bom, para a próxima batalha leve os seus personagens que não sabem usar Hi-Potion (têm que saber usar Phoenix Down) para ganhar alguns JPs e bote Rafa como chemist também. Renove o estoque de Phoenix Downs e vá a Poeskas Lake.

Poeskas Lake
Formation: Orlandu, e vários Chemists.
Ítens úteis a roubar: Ultimus Bow [Archer] (esse não é um ítem comprável, mas quase todos os archers no futuro usarão um para você roubar)
Os mortos-vivos querem roubar as Holy Stones de vocês para irem para uma outra dimensão. Com todos como chemists a batalha não vai ser problema nenhum. O segredo é se aproximar deles e usar Phoenix Downs (morte instantânea em mortos-vivos) ou atirar com as Blaze Guns se alguém não tiver Phoenix Down. Não tenho muito que explicar nessa batalha, apenas tome cuidado com a Summoner, mas creio que se os outros morrerem você ainda tem 3 ou 4 chemists para revivê-lo. Não use as habilidades de Dark Knight de Orlandu aqui ou as conseqüências serão pesadas. Quando a batalhha acabar acontecerá uma cena com Dycedarg e Rofel onde é revelado que Dycedarg envenenou seu pai (Balbanes) que em grandes doses mata, mas em pequenas ele mata lentamente, assemelhando-se com uma gripe. Depois de matar os Mosfungus começam a crescer do cadáver. Rofel também diz que tem uma coisa do High Priest pra entregar a ele e o entrega a pedra de Capricórnio.

A próxima batalha será 3 de uma vez sem descanso, seguidas, então se quiser 5 dos melhores (tá, não são os melhores, mas ficam em segundo) dos equipamentos do jogo, tenha o Ramza com todos os Steal aprendidos (acho que você já tinha até agora, não?) e a última habilidade de Squire: Ultima (porque você acha que não estava mostrando o Ramza como master em squire? bom, ela não é uma magia tão boa, mas se quiser ser master em Squire é bom pegá-la). Mude Ramza para Squire e equipe-o com Black Costume e N-Kai Armlets (se conseguir, bote em todos isso, menos em Agrias, bote Chantage+Barette nela) para conseguir Ultima na próxima batalha (e sobreviver também). Agora vá a luta!

At the Gate of Limberry Castle
Formation: Ramza, Orlandu, Agrias, Rad, Worker 8.
Ramza vai entrando em Limberry Castle, mas sente uma coisa estranha então Celia e Lede aparecem para matar Ramza. O objetivo nessa batalha é matar todos os inimigos, mas na verdade é como da outra vez, apenas mate uma assassina ou deixe em estado crítico. Use Orlandu, Agrias e Worker 8 para matar os Apandas (e as assassins, no final) que ficam atrapalhando de longe, com Rad apenas siga Ramza para curá-lo enquanto ele tenta aprender a magia Ultima. Se as assassins não puderem alcançar Ramza nem usar nenhuma das skills q dao stop/death com 100% elas irão usar Ultima em Ramza, então fique pronto para que quando isso aconteça você mate uma assassin o mais rapido possível, aproveite enquanto ela ainda está em charge do Ultima para dar algum dano (não deixe ela abaixada ou morta).. Qualquer coisa use o Worker 8 como degrau (é, é possivel em cima dele para ir para lugares mais altos) para chegar nas assassins. Não é uma batalha difícil. Celia e Lede dirão que se ele quiser Alma de volta é para ele entrar no castelo e a cena irá para Vormav e Elmdor. Elmdor comenta que ele e Vormav são os únicos que sobraram e pergunta se econtraram um corpo para “ele”, Vormav diz para não se preocupar com “ele”, porque a pedra encontrará um corpo adequado. Elmdor questionara se é possível prosseguir agora que conseguiram um corpo para o ‘Bloody Angel’, mesmo sem as pedras e um ‘corpo’ adequado. Vormav responde que não há necessidade de se preocupar e que agora só precisam achar um “Caminho até a Cidade Morta”. Celia e Lede avisam que Ramza chegou e Elmdor diz que vai cuidar dele.

Salve, troque de job com Ramza para Thief com Guts, Flash Hat, Sprint Shoes, bote Yin Yang Magic como habilidade secundária de Beowulf e Time Magic no Summoner e vamos a luta, bem fácil, mas não se você quer os super equipamentos que eu falei.

Inside of Limberry Castle
Formation: Ramza, Agrias, Orlandu, Beowulf, Summoner/Worker8.
Elmdor agora como vampiro usa a técnica Bloodsuck para sugar vida e conseqüentemente causar zombie. Mas, antes de se preocupar com Elmdor, vá com todos em cima das assassins, que, quando mortas se tornarão Ultima Demons, depois de matá-las de novo a batalha fica tranqüila. Use Foxbird (Chicken se já tiver) de Beowulf em Elmdor até ele não ter mais Brave nenhum e virar uma galinha para assim poder atacá-lo (e acertar) fácilmente. Você também pode trazer o Summoner ou Worker 8 para ficar atacando ele de longe já que o Genji Shield só protege contra Phys Atk. Se você quiser roubar os Genji veja mais abaixo. Quando matá-lo ele verá que não pode derrotar Ramza com esse corpo e foge, então sua voz vem de baixo dizendo que Alma está lá no subterrâneo e Ramza vai lá buscá-la.

Conseguindos os equipamentos Gengi de Elmdor

Para conseguí-los vá com a mesma party que eu disse acima com Concentrate em Ramza e 108 gems ou talvez um chemist com Holy Water aprendido. Elimine as assassins (se tiver dificuldade use Don’t Act de Beowulf/Mustadio e depois mate) e então apenas fique em um lugar bem longe de Elmdor usando Scream sem parar até ficar com uns 20, 30 de speed, aí diminua o Brave de Elmdor a 1 com Foxbird/Chicken de Beowulf e use um Haste em Ramza. Se conseguir, leve também um Knight para usar Speed Break em Elmdor. Com Ramza você deve jogar umas 5 vezes seguidas, então chegue por trás de Elmdor, roube o escudo primeiro para aumentar a chance de roubar o resto e vá tentando. Quando conseguir roubar tudo o esquema é só ir com Orlandu+Agrias para matá-lo. Se você conseguiu, parabéns, é a segunda coisa mais chata e difícil do jogo (primeira = deep dungeon).

Se você roubou, equipe os Genji, a Masamune e Bracer em Mustadio e o Genji Shield e Armlets em Orlandu. Agora vá para a próxima batalha.

Underground Cemetery of Limberry Castle
Formation: Ramza, Mustadio, Orlandu, Agrias, Worker 8.
Ramza vai encurralar Elmdor que diz que Ramza foi enganado já que Alma não está no castelo e usará a Zodiac Stone para sobreviver como um demônio. Meliadoul verá tudo e descobrirá a verdade sobre Izlude e te ajudará na batalha. Zarela (Elmdor) usará Nightmare que causará Sleep/Death Sentence nos seus personagens então cuidado, você pode matar Zarela antes do Death Sentence fazer efeito. Avance com Ramza e Orlandu para dar uns bons 500 de dano de início, depois use um Holy Explosion de Agrias que dará em torno de 180 de dano e avance com Mustadio que dará um bom dano também. Se caso Zarela for muito pra longe use Dispose de Worker 8 para acabar com ele. Ele deve ter em torno de 1500 de vida. Quando a batalha acaba Meliadoul fica pensando sobre a pedra dizendo que não pensava que ela poderia ter tanto poder e Ramza diz pra ela que Izlude e nem mesmo Wiegraf sabiam do poder delas. Meliadoul pergunta o que os demonios procuram, mas Ramza não sabe dizer, apenas fala que deve haver uma razão. Meliadoul entrega a Zodiac Stone a Ramza em troca de deixá-la ir com ele para descobrir do que eles estão atrás e porque Vormav entregou a Zodiac Stone de Capricórnio a Dycedarg. Ramza que não sabia disso e fica surpreso ao ouvir. JOIN UP!

Agora uma nova área foi adicionada sem ficar vermelha, Dobolbar Swamp, do lado de Limberry Castle. O último item vendível nas lojas também está a venda agora (Thief Hat). Agora tente sair de Limberry Castle e ocorrerá uma cena em que Olan, ferido, dirá a princesa que Orlandu não assassinou Goltana e sim escapou para Bethla com Ramza e quando ele vai falar quem assassinou Goltana delita entra na sala o impedindo de dizer. Delita diz que matou Orlandu e Ovelia questiona o porque de tudo isso e ele responde que é para fazê-la uma verdadeira monarca, Ovelia o acusa de estar a usando e Delita diz para que ela se retire. Todavia ela fica ali embaixo escutando. Olan diz para matá-lo em um golpe, mas Delita diz que não vai matá-lo porque precisa de Olan trabalhando para ele e que ele não pode recusar porque Delita derrubará os Hokuten e será o novo High Priest, restaurando a ordem no mundo. Balfamula sacará uma faca e Delita dirá que sabe que ela é uma assassina mandada pelo High Priest pronta a atacar se Delita o traisse, ele o desafia a atacar mas ela recua... Agora a cena vai para Zalbag que vai visitar o túmulo de Balbanes e pergunta ao chemist que vai com ele o que é aquela planta perto do túmulo e ele diz que é um mosfungus, venenoso. O chemist fica espantado dizendo que mosfungus só crescem em pessoas mortas. Zalbag manda o Chemist embora e diz para ele guardar segredo e conclui que Dycedarg envenenou mesmo seu pai..

Igros Castle agora ficou vermelho, mas antes de ir para lá, se quiser que a batalha seja mais rápida/fácil aprenda Ignore Height/Teleport/Fly (recomendo o primeiro), talvez (não tão útil) maintenance [chemist] com sua equipe, Hellcry Punch com Orlandu e Meliadoul e equipe um Angel Ring e talvez um Chameleon Robe em Ramza. Agora vá para Igros Castle. Ramza vê que não há guardas e o chocobo de Zalbag está lá e entra tranqüilamente.

Inside of Igros Castle
Formation: Ramza, Orlandu, Beowulf, Worker 8, Agrias.
Ítens úteis a roubar: Defender [Dycedarg]
Zalbag está encurralando Dycedarg no chão e Dycedarg diz que ele ficou louco por causa de Larg, mas Zalbag diz que isso é por Balbanes e não Larg. Knights chegam e Dycedarg clamará por ajuda. O objetivo nessa batalha é matar Dycedarg, não deve ser uma tarefa difícil com seu grupo. Zalbag começa a falar que Ramza estava certo e que Dycedarg começou a guerra por suas próprias ambições. Bom, não é tão fácil de conseguir essa Defender de Dycedarg já que ele não vive muito, muito menos você, se chegar lá com todos aqueles knights. No primeiro turno de Ramza suba (Ignore Height) e tente roubá-la e se não conseguir resete (se quiser a arma tanto assim) e repita esse processo até roubar de primeira. Então use Orlandu, Worker 8 e Agrias para atacar Dyacedarg. Deixe Worker 8 encostado na parede também para seus chars usarem ele como degrau para chegar lá em cima mais rápido. Quando Dycedarg morre, ele diz que se não tivessem interferido, Ivalice seria dos Beoulves e cai no chão... A Zodiac Stone com ele (Capricórnio) sai de suas vestes e começa a ter efeito e ele se torna Adramelk! Adramelk fala que matou mesmo Balbanes porque os Beoulve poderiam ter o poder total, mas “aquele idiota” estragou tudo. Os knights felizmente somem do campo de batalha, deixando a batalha muito mais fácil. Adramelk tem fortes Summons, mas não tem muita speed então aproveite pra quando ele estiver carregando que aí até o Drain de Beowulf dará 350+ de dano. Já que Ramza provavelmente será o primeiro a chegar lá em cima ele levará uns bons summons de Adramelk e morrerá, mas com Angel Ring (não perca tempo nessa batalha usando phoenix downs, você pode acabar morrendo nesse tempo) não é muito problema, até os outros chegarem para ajudar. Adramelk tem por volta 1000 de vida e não será grande trabalho. Quando ele morre, ele diz que se a ‘Bloody Angel’ estivesse ali, eles não seriam problema e morre. Ramza diz que é o fim dos Beoulve, mas que o nome não importa e sim como vive sua vida e lembra-se de salvar Alma.

Agora já dá de fazer o resto da quest de Cloud.

- Seção de Sidequests

. A partir daqui sua party (chars – jobs) no jogo é muito opcional já que a vitória é quase certa, então colocarei. Bote Ignore Height em Ramza e vá para Murond Holy Place para um novo set de 3 batalhas seguidas.

St. Murond Temple
Vormav e seus capangas Shrine Knights estão matando Funeral e Vormav diz que se ele contar toda a verdade não morrerá, e afirma que agora que Ramza já tem a maioria das pedras, ele não precisa mais da igreja. Vormav diz pro velho que a ferida não é letal, mas será se ele não disser o caminho até Murond. Funeral fala que fica em Orbonne Monastery, mas que não sabe como abrí-la e que as respostas devem estar nas escrituras, então seu grupo chega no local e Rofel se livra de Funeral.

Formation: Grupo1: Ramza, Agrias, Summoner. Grupo2: Orlandu, Worker 8.
Ítens úteis a roubar: Dragon Rod [Summoner] (não é bom, mas tem só 2 no jogo).
Está na hora de usar seu Summoner de novo, ele será útil para atacar à distância nessa batalha. Ramza diz que está lá para resgatar Alma, que foi seqüestrada por Vormav e o priest diz que ele é um herege.

No primeiro turno de Orlandu use uma Lightning Stab para matar os 2 Mediators, com Agrias tente a sorte da Stasis Sword ou Crush Punch no Geomancer que vem pra perto e com Worker 8 ataque o Geomancer lá em cima. No primeiro turno de Ramza suba para o Dragon Rod e com o Summoner use um Summon para matar os sobreviventes lá de cima. Se sobrar alguem, T.G. Cid está na sua equipe e você deve saber o que fazer com ele. Se não tem jogado muito com o Summoner ultimamente enão recomendo que leve Meliadoul no lugar. Acabada a batalha, seu grupo entrará dentro da construção. Apenas vá para a próxima batalha.

Hall of St. Murond Temple
Formation: Ramza, Orlandu, Meliadoul, Worker 8, Cloud/Mustadio.
Ítens úteis a roubar: Dragon Rod [Kletian] (esse é o último).
Vormav diz que se Ramza quiser Alma terá que entregar as Germonik Scriptures e todas as Zodiac Stones, mas Ramza diz que só vai entregar quando ele mostrá-la, deixando as Scriptures como adiantamento. Rofel vê as escrituras e descobre como se abre a entrada até Murond e Vormav diz que poderia deixá-lo ir agora, mas ele quer vingar Velius e os outros. O objetivo é matar todos os inimigos, mas se você deixar um em estado crítico ou morto a batalha já acaba, então se tem Orlandu no level 40 ou mais, use Holy Explosion em Kletian em seu primeiro turno, caso não tenha, use Hellcry Punch de Orlandu e Meliadoul para que eles não possam quebrar seus equipamentos, após isso a batalha fica tranqüila. Quando a batalha acaba Vormav diz pra si mesmo que não pode ser derrotado ali e foge, junto de seus companheiros.

Equipe 108 Gems (ou outra coisa que anule Zombie como Barette) nos seus chars ou leve alguém com Holy Water aprendido se quiser facilitar bastante a próxima batalha.

Chapel of St. Murond Temple
Formation: Ramza, Orlandu, Meliadoul, Worker 8, Mustadio.
Vormav diz que a vida de Ramza vai acabar ali e invoca uns Archaic Demons, um Ultima Demon e o verdadeiro inimigo: Zalbag, em uma versão zumbificada como Elmdor. No primeiro turno de Orlandu use Hellcry Punch para Zalbag ter apenas Blood Suck de ataque. No turno de Ramza, Zalbag fala que não consegue sentir nada e Ramza e diz para Ramza fugir. Não se importe com os Demônios, vá apenas em cima de Zalbag e se ele usar Blood Suck em todos, lembre-se que tem Worker 8, ele é um robô, não pode virar um zumbi, aliás, nem é um problema grande virar zumbi, já que eles atacam Zalbag com Bloodsuck. Quando você mata Zalbag ele se desculpa por fazer Ramza sofrer e diz para ele salvar Alma, porque é o único que pode e agradece por livrá-lo do controle de Lucavi. Ramza entrará onde ‘mataram’ Funeral e verá ele agonizando no chão. Ele então dirá em suas últimas palavras “Shrine” e “Orbonne”, você entendeu...

Preparação para o fim

Agora é hora de fazer todas as side-quests do jogo que quiser, porque quando for para Orbonne, não há mais volta. Recomendo que faça a Deep Dungeon se quiser os melhores itens do jogo (você não precisa deles, mas se quiser fechar 100% o jogo, eu recomendo) e ser um Master Summoner (o último summon, Zodiac, é aprendido no último andar da Deep Dungeon como a magia Ultima de Ramza). Recomendo que tenha Orlandu Master em Holy Swordsman e Ramza com Two Hands como Samurai e na média, level 30 com seus chars antes de ir para não ter que pegar a gravação anterior depois.

- Seção da Deep Dungeon

Underground Book Storage Fouth Floor
Formation: Ramza, Orlandu, Worker 8, Meliadoul, Beowulf.
Ítens úteis a roubar: Yoichi Bow [Archer].
Essa é como uma daquelas batalhas do começo do jogo, com a diferença que seu grupo está bem melhor agora. Nada de interessante na batalha. Se não vai roubar o bow, use Hellcry Punch de Meliadoul para destruí-lo, porque ele atrapalha. Vá com todo o seu grupo onde estão os 2 monks e o archer primeiro, eles são mais fáceis e atacam a distância. Depois de matá-los divida seu grupo em Beowulf e Meliadoul para o Knight da direita, Worker 8 e Ramza para o do meio e Orlandu para o da esquerda (Orlandu pode matar 2 também. Em pouco tempo a batalha deve estar acabada. Você ve Rofel e Vormav falando lá de dentro e parece que Rofel abre o portão para Murond. Apenas passe para a próxima batalha.

Underground Book Storage 5th Floor
Formation: Ramza, Orlandu, Meliadoul, Worker 8, Beowulf.
Ítens úteis a roubar: Save the Queen [Rofel].
Rofel esteve esperando por você. Nessa batalha concentre-se só em Rofel. Use o primeiro turno de Meliadoul/Orlandu para usar Hellcry Punch em Rofel, assim ele não destrói os seus equipamentos. Depois disso um Holy Explosion+Attack+Dispose deve ser o suficiente para matá-lo, nada de difícil. Rofel diz que não pode morrer ali e convida Ramza para o inferno e abre o caminho a Murond. Todos vão e Rofel diz que agora que estão ali, nunca poderá voltar, destruindo a entrada. Apenas passe para a próxima batalha também.

Murond Death City
Formation: Grupo1: Ramza, Orlandu, Beowulf. Grupo2: Worker 8, Meliadoul.
Ítens úteis a roubar: Mace of Zeus [Kletian].
Você enfrentará Kletian. O grupo 1 começa mais perto de Kletian, use seu primeiro turno para usar um Holy Explosion, matando-o na hora. Se caso não der, Ramza perguntará onde está Vormav e Kletian diz quea resposta é obvia, ele esta revivendo seu mestre e terá que matá-lo para descobrir aonde é esse lugar. Se não matou ele ainda, use Beowulf para silenciar Kletian e Orlandu/Worker 8 para dar o ataque final.

Se quiser se cuidar para a próxima batalha, equipe seus personagens com Rubber Shoes e Thief Hats, mas o importante mesmo é só ter gente que ataque a distância e Ignore Height em Ramza. Deixe Mustadio como Engineer com sua melhor Gun e vá para a próxima batalha.

Lost Sacred Precincts
Formation: Grupo1: Ramza, Mustadio, Orlandu. Grupo2: Beowulf, Worker 8.
Ítens úteis a roubar: Blast Gun [Balk], Glacier Gun [Chemist].
Balk como todos os outros diz que não vai perder, Use Beowulf para dar Don’t Act nos Tiamats que passam pela ‘ponte’, e vá com Orlandu pra ponta da parte que tem terra e fique matando-os de longe. Com Ramza, pule para o outro lado para ir atrás de Balk, e com Worker e Mustadio, fique atacando Balk de longe. Depois, que a área estiver mais limpa passe para o outro lado com Orlandu também para eliminar Balk. Quando ele morrer, a Zodiac Stone com Ramza responderá e mostrará a ele o caminho. Apenas passe para a próxima batalha.

Graveyard of Airships
Formation: Ramza, Orlandu, Worker 8, Agrias e Rad ou outro que dê dano.
Vormav está com o corpo de Alma deitado a sua frente fica se perguntando porque a pedra de Virgem não funciona já que a alma do Holy Angel está por perto e fica pensando se ela é mesmo a reencarnação de Ajora. Ramza chega e diz que já que a pedra não está funcionando e para ele devolver Alma, mas Vormav diz que a pedra funcionará, o Bloody Angel só precisa de mais sangue para ser ressucitado então resolve usar a sua pedra para trazer mais sangue para a ressureição do anjo. O tempo que você tem para mata-lo é o tempo de charge de sua magia caso ele use Meteor, fora isso Worker 8 é imune ao Meteor. Use e abuse das Holy Explosions de Orlandu e Agrias e das 2 swords de Ramza e Rad. Com Worker 8 use seu Crush de perto e Dispose de longe e em algum tempo você ganha sem muita dificuldade.

Quando Hashmalum é derrotado ele conclui que tem que se sacrificar para ressucitar Ajora e assim o faz. Alma se transforma em St. Ajora que diz ter seu corpo de volta. Há uma pausa para salvar e equipar sua Ragnarok nova em Mustadio (se não tem coisa melhor, deixe-o como Knight com Two Hands) e voltar Agrias para o seu primeiro Job com Save the Queen equipada e Ramza como Squire com Defenders (ou os itens da Deep Dungeon claro).

Coloque equipamentos que previnam estatus negativos..

Graveyard of Airships parte 2.
Formation: Ramza, Orlandu, Mustadio, Agrias, Worker 8.
O espírito de Alma toma conta de St. Ajora e consegue separar os corpos, te ajudará na batalha. St. Ajora diz que não deixará que impessam sua ressureição, invoca demônios e se torna Altima, the Bloody Angel. Bom, nessa batalha tem Alma para te ajudar com Mbarriers, nada demais. Concentre-se só em Altima, mas no primeiro turno de Orlandu use um Lightning Stab para que mate os 2 Ultima Demon. Aproveite os charges para dar um bom damage em Altima e ela logo irá para sua segunda e última forma, dizendo que Ramza é descendente de quem a derrotou anteriormente. Ela usará aquele ataque Grand Cross que dá status negativos (dos ruins!) em uma gigantesca área, por isso que era bom trazer coisas que previnem os piores dos status que ela causa. Continue fazendo o basico, com Orlandu e Agrias usando seus Holy Explosions, Worker 8 atacando de longe com dispose (se ficar perto pode pegar confusion) e Mustadio e Ramza atacando de perto também. Altima não é grande coisa e logo será derrotada. Parabéns, você fechou um ótimo Final Fantasy da Square!! Leia os spoilers abaixo do final do jogo se não entender nada de inglês.

FIM - SPOILERS

Altima se autodestrói levando o barco junto com ela e há boatos que Ramza e os outros estariam mortos. Olan visita o túmulo dos Beoulve lamentando sua morte quando vê Ramza e Alma passando em chocobos pelo cemitério e acha que está ficando louco. O tempo passou, Ovelia perdeu a sanidade, Olan tentou revelar a verdade sobre a guerra ao mundo mas foi punido e morto pela igreja, Delita acabou com a fama de herói por ter acabado com a guerra e reina soberano.

Depois (há uma cena depois dos créditos), Queen Ovelia está nas ruinas e Delita que agora é casado com ela vai visitá-la levando flores pelo seu aniversário. Quando Delita chega, Ovelia achou que ele estava a usando todo esse tempo e tenta atacá-lo com uma faca, Delita fica surpreso, pega a faca e usa contra ela, matando-a e Delita fica pensando sobre onde estaria Ramza. Fim...