História PDF Imprimir E-mail
Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:02

Aviso Importante: O texto a seguir é a história completa de Final Fantasy Tactics do inicio até o fim do game.. Então obviamente contem Spoilers! Só leia até a parte que voce jogou se não quiser saber o que acontece depois.

Todos os créditos desse resumo são de Cidoflas o webmaster do site Final Fantasy Compendium - http://www.ffcompendium.com, a Final Fantasy Brasil apenas traduziu o texto para o portugues com a autorização dele.

Há 12 séculos

  • O atual domínio é do Holy Empire Yudora (Santo Império Yudora). A atual religião é a Fara Church (Igreja Fara).

  • Ajora Glabados nasce em Bervenia Free City; criado em Milodos. Ele profetiza que um poço trará um “grande mal” e exige que seja selado; De fato, a água daquele poço estava envenenada, e todos que beberam dela logo morreram. Assim, a fama de Ajora começou a se espalhar.

  • Ajora começa a profetizar sobre a chegada de um “Reino de um plano superior”. Ela conquista muitos discípulos e a Igreja Fara começa a tomar antipatia contra suas pregações.

  • O Império Yudora especula que Ajora na verdade seria uma espiã, espalhando informações contra o governo. Eles mandam Germonik, seu próprio espião, para averiguar o caso, ordenando que ele se infiltre como seguidor de Ajora.

  • Germonik descobre diversas Holy Stones (Pedras Sagradas, as pedras Zodiacais) na posse de Ajora, que ele acredita que poderiam ser trunfos decisivos se Ajora se voltasse contra o Império. Embora a acusação do espião nunca tenha sido provada, o Império teme que Ajora represente uma ameaça.

  • Germonik denuncia ao Império o paradeiro de Ajora, que é capturada e executada no Golgorand Execution Site. No mundo dos mortos Ajora vende sua alma aos demonios Lucavi para voltar a vida mais tarde trazendo em seu corpo a essencia do demonio Altima.

  • Bariaus, discípulo de Ajora, é perseguido pelo Império Yudora. Ele se esconde no vale que futuramente seria chamado Bariaus Valley e é morto no que seria futuramente Bariaus Hill.
  • Uma onda gigante submerge a sede da Fara Chuch. Acreditando que se trata de um fato sobrenatural, cria-se a Glabados Church, louvando Ajora e reconhecendo-a como filha de deus, a nova igreja toma o lugar da antiga Fara Church.

  • Germonik escreve as Germonik Scriptures, contando a verdade sobre si mesmo e sobre St. Ajora mas a verdade nunca chega ao povo.

The Zodiac Brave Legend

  • Ivalice antes de sua unificação era separada em sete províncias independentes: Zeltennia, Fovoham, Lionel, Limberry, Lesalia, Gallione, e Murond. Durante séculos, ocorrem guerras pela disputa do poder. Um rei vende a alma ao diaco e invoca um lorde Negro dos Lucavi Demons para ajudá-lo, esta é supostamente Ajora que traz consigo os outros demonios, eles assassinam o rei. 12 heróis denominados Zodiac Braves surgem com as 12 Zodiac Stones e selam os demonios nas pedras.

  • A Igreja Glabados se aproveita da situação para dizer que uma história similar havia ocorrido com St. Ajora (um rei de Limberry teria invocado um demônio; Ajora e os 12 Zodiac Braves teriam o matado).

A Guerra de 50 anos

  • O governante de Ivalice é King Denamunda (Rei Denamunda); o governante da vizinha Ordalia é King Diwanu. O líder dos Ivalice Hokuten Knights é Balbanes Beoulve; o líder dos Nanten Knights é Cidolfas Orlandu. Também há um terceiro grupo, os Touten Knights, do corajoso Gaff Gafgarion. Gustav Margueriff é um Hokuten Knight.

  • O Rei Diwanu de Ordalia morre e é sucedido por seu irmão Valowa.

  • Zelamonia é um território de Ivalice junto à fronteira com Ordalia. Conflitos nessa região leva os nobres locais a pedir Socorro ao Rei Denamunda, que declara Guerra a Ordalia.

  • Enquanto as tropes de Ivalice marcham por Bura, capital de Ordalia, o Rei Denamunda adoece e morre. Ele é sucedido por seu filho, Denamunda II.

  • Ocorre um equilíbrio na guerra devido a uma invasão por Romanda, uma nação militar separada de Ivalice pelo Larner Channel; seu rei tem laço sanguineo com o Rei Valowa de Ordalia.

  • Um surto de Peste Bubônica (Peste Negra) atinge o exército de Romanda, que se retira após 3 anos de guerra.

  • Denamunda II morre (crê-se que assassinado) e é sucedido por seu filho Omdolia., um homem pouco determinado e pouco apropriado para governar. Todas as decisões são feitas por sua mulher Ruvelia.

  • O Rei Valowa de Ordalia morre e é sucedido por seu filho Príncipe Lanard.

  • Devido ao frágil estado de Omdolia, Ivalice é pressionada a terminar a guerra. No entanto, devido à força de Balbanes e Orlandu, os líderes dos Nanten e Hokuten Knights, Ivalice não se rende, mas assina uma paz mútua.

Durante a Guerra de 50 Anos

  • Gafgarion é expulso dos Touten Knights e Gustav dos Hokuten Knights, ambos sob acusações procedentes de péssimo comportamento em batalha. Gafgarion torna-se um mercenário, vendendo serviços a quem pagar mais.

  • Rei Omdolia tem dois filhos que morrem ao nascer, e ele adota sua irmã muito mais nova, Ovelia, como sua filha.

  • O Grand Duke Gelkanis Barinten adota Rafa e Malak Galthana. Quando eles crescem, ele os coloca de líderes de seu grupo assassino de elite, Kamyuja.

  • Os Knights of Death (Cavaleiros Da Morte), eram uma elite militar de grande renome liderada por Wiegraf Folles mas que foi abandonada sem nenhuma compensação após a guerra.

  • O Sacerdote Buremonda de Lionel torna-se ciumento do amor entre Beowulf Kadmas, líder dos Lionel Temple Knights, e sua amada Reis. Em um ataque de raiva, ele lança uma maldição sobre Beowulf, mas Reis a intercepta em sacrifício. A maldição a transforma em um dragão, e todas as suas memórias são apagadas. Ela foge humilhada, e Beowulf abandona os Temple Knights para procurá-la.

  • Balbanes Beoulve permite aos plebeus Delita e Teta Hyral morarem no Igros Castle com sua família. Delita rapidamente torna-se amigo do filho de Ramza, filho de Balbanes. Teta e Alma (filha de Balbanes) também tornam-se muito próximas.

The Lion War (começo do jogo)

Capítulo 1: The Meager-A Escassez (O capítulo recebe esse nome devido a um intercâmbio entre Wiegraf e Ramza, em que Wiegraf afirma que Ramza nunca conhecera a escassez de viver na pobreza.

  • Balbanes Beoulve adoece e morre, envenenado por seu filho Dycedarg ansioso por chegar ao trono. Zalbag Beoulve torna-se líder dos Hokuten Knights.

  • Ramza Beoulve e Delita Hyral são mandados a Gariland Military Academy (Academia Militar de Gariland); Alma Beoulve e Teta Hyral tem aulas na Igros Aristocratic School (Escola Aristocrática de Igros).

  • O Rei Omdolia e a Rainha Ruvelia têm outro filho, Orinas.

  • Os Knights of Death reaparecem como Death Corps (Unidades de Morte). Devido aos distúrbios causados pela Guerra, eles agem de forma violenta em Ivalice. O Castelo de Igros preocupa-se em expulsá-los.

  • Ramza, Delita, e seu grupo de cadetes dos Hokuten encaram sua primeira batalha em Magic City Gariland contra um bando de ladrões. Eles decidem viajar até o Castelo de Igros para aguardar ordens em relação aos Death Corps.

  • No caminho, eles encontram Algus Sadalfas (um cadete Hokuten sob comando do Marquês Elmdor, líder dos Limberry) encurralado pelos soldados da Unidade da Morte. Eles ajudam Algus e, com a sua descoberta de que Ramza é um Beoulve, ele implora para que possa acompanha-los até Igros. O Marquês foi capturado por Gustav, o Segundo em comando das Death Corps, e um resgate se fazia necessário. (Dycedarg e o Príncipe Larg armaram para ele, para ter uma desculpa para concentrar seus esforços em destruir as Death Corps).

  • Chegando no Castelo de Igros, Dycedarg proíbe Ramza, Delita, e Algus de buscar o Marquês, temendo que se eles o resgatarem, não haverá mais desculpa para os Hokuten. No entanto, Ramza descobre de Zalbag que um espião procurando pelo Marquês foi visto pela última vez em Dorter Trade City. Ele decide ir até lá, com a campanhia de Delita e Algus.

  • Eles atravessam Sweegy Woods, onde são atacados por monstros.

  • Eles exploram Dorter até Dorter Slums (Favelas de Dorter), onde encontram Wiegraf, líder das Death Corps, ameaçando um militante das Corps para saber o paradeiro do Marquês. (Wiegraf está bravo pois Gustav agiu sem permissão, dando aos Hokuten um motivo para atacar as Death Corps). Wiegraf vai embora, mas o militante e seu grupo atacam o grupo de Ramza. Após derrotá-los, Algus intimida o militante até ele contra que o Marquês foi escondido em Sand Rat Cellar em Zeklaus Desert. Ramza e Delita ficam chocados com a visão agressiva de Algus sobre os pobres.

  • Wiegraf chega primeiro em Sand Rat Cellar e enfrenta Gustav. Gustav empunha uma espada, mas Wiegraf o mata primeiro. Ramza e sua equipe enfrentam os guardas do local e encontram Gustav morto, o Marquês amarrado e Wiegraf. Ramza deixa Wiegraf fugir em troca pelo Marquês.

  • Ramza e companhia voltam ao Castelo de Igros. Dycedarg está descontente com eles, mas o Príncipe Larg entra e elogia o trabalho de Ramza. Mais tarde, Larg ainda diz a Dycedarg que mesmo com o Marquês vivo, eles ainda teriam que lidar com a ousadia das Death Corps, e que Ramza provara sua capacidade como guerreiro. Dycedarg envia Ramza a Thieves' Fort (Forte dos Ladrões) para dar conta de um núcleo das Death Corps lá.

  • Miluda Folles, irmã de Wiegraf, lidera o Forte dos Ladrões. Ramza tem de enfrentá-la mesmo contra sua vontade. No meio da batalha Algus e Miluda discutem e Algus declara que os plebeus não passam de animais. Miluda escapa, e declara ódio eterno aos Beoulves e a todos os nobres.

  • Golagros Levine, membro das Death Corps, conduz uma tentativa de assassinato contra Dycedarg. Zalbag impede a realização do ato, mas não antes de Golagros ferir Dycedarg gravemente. Como garantia de fuga, Golagros pega teta Hyral, irmã de Delita como refém. Ele foge com ela até o moinho em Fovoham Plains.

  • Ramza, Delita, e Algus retornam ao Castelo de Igros e descobrem as notícias. Algus faz alguns comentários maldosos sobre a plebe afirmando que os Hokuten jamais iriam se dignar a resgatar uma vassala como Teta e Ramza o expulsa, exigindo nunca mais vê-lo. No entanto, antes de partir, Algus lhes conta sobre a base das Death Corps em Fort Zeakden. Ramza e Delita vão até lá.

  • Para chegar lá, eles atravessam Lenalia Plateau, onde Miluda se encontra. Eles são forçados a lutar novamente, e Miluda é morta.

  • Ramza chega a Fovoham Plains e é confrontado por Wiegraf. Ele o derrota, mas Wiegraf foge. Delita invade o moinho e descobre que Golagros e Teta não estão lá, eles fugiram para o Fort Zeakden.

  • Ramza e Delita chegam em Fort Zeakden e encontram Golagros com Teta como refém. No entanto, Zalbag, Algus, e outros Hokuten Knights também estão lá. Por ordem de Zalbag, Algus atira em Teta com uma besta. Sem refém, Golagros também é atingido e, gravemente ferido, ele se tranca no forte. A raiva de Delita explode e ele e Ramza enfrentam e matam Algus. Delita corre ao socorro de Teta, que está gravemente ferida. No entanto, Golagros ativa um grande sistema de explosivos no forte. Ramza corre, mas Delita fica imobilizado pela dor de tristeza, e o cadáver de Teta o protege das explosões. Após a explosão, Ramza não sabe que Delita está vivo.

Capítulo Dois: O Manipulador e os Subservientes (chamado assim devido à revelação da verdadeira natureza da Guerra: a Igreja manipuladora e os inocentemente servis príncipes Larg e Goltana).

  • O Rei Omdolia adoece e morre. Eclode uma batalha pela guarde do Príncipe Orinas entre o Príncipe Larg, irmão de Ruvelia, e Príncipe Goltana, primo de Omdolia,

  • Ramza, incerto sobre o rumo de sua vida, junta-se ao grupo de mercenários de Gafgarion, que conta com somente mais um membro, um squire (Escudeiro) chamado Rad. Gafgarion é o único que sabe a identidade real de Ramza (além de Delita e os irmãos de Ramza).

  • Delita, que escapou do Fort Zeakden graças a Teta, encontra membros da Murond Glabados Church e os convence de que ele deseja se filiar à causa deles alegando ser membro dos Black Sheep Knights, uma divisão dos Nantes destruída pelos Ryomoku, um grupo assassino liderado pelo Grão-Duque Gelkanis Barinten. Delita então passa a seguir a igreja que se interessa por ele pois sua suposta posição de vice-lider dos Black Sheeps Knights o possibilita ser próximo a Goltana o que é conveniente para a Igreja. Na verdade Delita planeja se livrar da Igreja também mais tarde

  • Wiegraf Folles, após separar-se das Death Corps, aproxima-se dos Temple Knights, protetores do High Priest Funeral. A verdadeira intenção dos Temple Knights (e da Igreja Glabados) é coletar as Holy Stones para obter o poder dos Zodiac Braves.

  • Gafgarion e seu grupo são contratados pelos Hokuten Knights, supostamente, para servir a Agrias Oaks, guarda costas da Princesa Ovelia. Ela está no Monastério de Orbonne, sob proteção do Padre Simon Pen Rakshu. O monastério recebe a Pedra Sagrada de Virgo (Virgem), presente real, como demonstração de status. A missão de Agrias e de seus cavaleiros é proteger a Princesa a todo custo, Gafgarion como todos pensam, seria contratado para ajuda-la mas na verdade sua real missão e dificultar a ação de Agrias e impedi-la quando necessário, Ramza não sabe disso.

  • Minister Gelwan, um aliado próximo de Goltana se alia secretamente ao Príncipe Larg e possivelmente à Rainha Ruvelia. Larg, que sabe que será nomeado guardião do Príncipe Orinas, quer Ovelia morta para evitar que sua existencia traga conflitos para a sucessão do trono. Gelwan teria sugerido que Larg seqüestre e prenda Ovelia em Bethla Garrison, onde ela deveria ser executada. Ao mesmo tempo, eles pretendem incriminar Goltana, enviando os seqüestradores com trajes dos Cavaleiros Nanten. A Rainha Ruvelia supostamente ordena a realização do seqüestro.

  • Os Hokuten disfarçados são derrotados nas mãos de Ramza, Gafgarion e Agrias, mas Delita rouba a princesa em um Chocobo. Ramza o vê e sente a necessidade de saber o que aconteceu com ele e por que ele se juntara ao exército de Goltana. Ramza insiste em acompanhar Agrias no resgate a Ovelia. Agrias concorda e diz que eles devem ter levado a princesa ao forte impenetrável em Bethla Garrison.

  • No caminho a Bethla, Agrias, Gafgarion, e Ramza atravessam Dorter Trade City. Vormav, dos Temple Knights, tenta impedi-los, mandando um bando de ladrões, que, no entanto, são surpreendidos pela inclusão de Gafgarion ao grupo, e são derrotados facilmente.

  • Ramza e o grupo atravessam Araguay Woods, onde Boco, o Chocobo, está encurralado por Goblins. Eles o salvam e ele se junta à equipe.

  • A próxima parada é Zirekile Falls. Delita se recusa a entregar a Princesa aos Hokuten, sabendo que eles iriam matá-la. Ele quer entregá-la a Goltana. Agrias, Ramza, e Gafgarion entram em cena, e os Hokuten ordenam que Gafgarion mate a princesa; ele concorda, como parte do contrato. Delita junta-se a Ramza e Agrias contra Gafgarion e os Hokuten. Gafgarion, no entanto, escapa. Após a batalha, Delita, sem contar nada a respeito de sua vida além de que foi salvo por Teta, concorda em deixar Ovelia viajar com Ramza e Agrias. Delita vai embora sem destino conhecido. Agrias e Ovelia decidem ir ao Lionel Castle, onde o Cardeal Draclau pode oferecer proteção. (Eles não alcançam Bethla Garrison nessa parte do jogo.)

  • O Cardeal Draclau do Lionel Castle controla a Bart Trading Company de Bart Rudvich. Ele ordena a Rudvich que ache a Holy Stone Taurus (Pedra Sagrada de Touro), que, segundo boatos, havia sido encontrada em Goug Machine City. Rudvich acha aquele que teria encontrado a pedra, um sujeito chamado Besrodio Bunanza, e o captura, mas ele se recusa a falar. Rudvich, então, tenta achar o filho de Besrodio, Mustadio, que com certeza tentará resgatar o pai e contará a localização da pedra como troca pela vida de Besrodio.

  • Zaland Fort City é no caminho de Lionel. Ramza e Agrias encontram Mustadio Bunanza, um engineer de Goug Machine City, cercado de agentes de Bart Trading Company. Após ser salvo, ele conta que a Bart Company é fachada para empreendimentos ilegais. Seu pai, Besrodio, foi capturado por eles. Ele pede então que o levem a Lionel, mas não revela porque a Bart Company está atrás dele.

  • Ramza ouve uma conversa particular entre Ovelia e Agrias. Ele descobre que Ovelia e Alma eram grandes amigas em outro monastério, onde Ovelia ficou antes de Orbonne. Ovelia também confessa que não queria ser princesa, pois assim não teria que viver em clausura nem ser a causa de tantas mortes e batalhas.

  • Ramza, Agrias, e Mustadio precisam atravessar Bariaus Hill para chegar a Lionel. A Bart Company aparece no caminho, no entanto. Mustadio ainda não revela por que está sendo perseguido.

  • Dycedarg ordena a Gafgarion que capture Ovelia a qualquer custo, mesmo que tenha que matar Ramza. Ele afirma que Ramza é uma vergonha para o nome Beoulve. Gafgarion não demonstra confiança, mas aceita as ordens.

  • Ramza e o grupo chegam ao Castelo de Lionel. O Cardeal Draclau expõe o plano do Príncipe Larg, e também se oferece para resgatar o pai de Mustadio, Besrodio, de Goug Machine City. No entanto, ele mostra pra Mustadio a Scorpio Zodiac Stone (Pedra do Zodíaco de Escorpião) e o faz confessar que aquela era a razão pela qual a Bart Company capturou Besrodio. De acordo com Mustadio, Bart Rudvich quer a pedra para fabricar armas com ela. Agrias e Ovelia ficam com Draclau no Castelo de Lionel, enquanto Ramza e Mustadio vão para Goug Machine City.

  • Eles atravessam Zigolis Swamp e lutam contra esqueletos, fantasmas e um Morbol.

  • Em Goug Machine City, Mustadio diz a Ramza para esperar enquanto ele vai averiguar a situação. No entanto, Mustadio é capturado por Rudvich. Mustadio conta a localização da Zodiac Stone que Rudvich está procurando (na verdade uma cópia) esperançoso que ele o liberte. Rudvich, no entanto, lança seus homens sobre Ramza e Mustadio de qualquer forma. Antes de ir embora, ele deixa uma pista de que o Cardeal Draclau estava atrás de sua busca pela Taurus Stone. Ramza e Mustadio resgatam Besrodio, e então Mustadio mostra a verdadeira Pedra para Ramza, a que ele entregou anteriormente era falsa. Eles decidem que devem resgatar Ovelia de Draclau, mas o caminho principal está fechado e eles precisam ir pelo mar.

  • Eles alcançam Warjilis Trade City. Ramza ao acaso encontra Delita, que avisa Ramza para deixar Ovelia por conta própria e que ele (Delita) iria cuidar de tudo. Delita afirma que Larg, Goltana, e todos os outros não sabem que estão sendo manipulados na mesma corrente, contra a qual ele está lutando. Ele então vai embora, deixando Ramza totalmente confuso.

  • Draclau recebe a visita de Gafgarion (que ainda está sob as ordens de Dycedarg). Ocorre uma reunião entre o Cardeal, Gafgarion e Rudvich. Gafgarion e Draclau concordam em deixar Ovelia ficar no castelo. Assim, Ramza (que sabe que na verdade foi o Príncipe Larg quem seqüestrou Ovelia) e Mustadio (que tem a pedra de Touro) cairão em suas garras. Draclau (e seu alterego Queklain), decepcionado com Rudvich por ter falhado, o mata.

  • Bariaus Valley fica no caminho para Lionel. Ramza e Mustadio encontram Agrias fugindo dos Lionel Knights, e a ajudam. Ela conta que Draclau e seus seguidores estão planejando executar a Princesa no Golgorand Execution Site, e então eles se apressam até lá.

  • O algoz no campo de execução é na verdade Gafgarion, que armou uma armadilha para Ramza a pedido de Draclau. A princesa também é falsa. Ramza e seu grupo derrotam Gafgarion e correm para o Castelo de Lionel para resgatar a Princesa verdadeira.

  • Delita encontra Ovelia na sua cela, mas Vormav, líder dos Temple Knights, e o Cardeal Draclau entram na cela antes que ele possa terminar o que tem a dizer. Vormav a informa de que ela não é a verdadeira Princesa Ovelia, mas uma substituta. Então Vormav, Draclau, e Delita vão embora.

  • Outra cilada é armada no portão principal do Castelo de Lionel. Gafgarion encurrala Ramza atrás do portão, enquanto as tropas dos dois se enfrentam do outro lado. Conseguindo abrir o portão a batalha torna-se livre, com Ramza finalmente matando Gafgarion ele corre ao Castelo.

  • Ramza confronta Draclau, que tenta impedi-lo de resgatar a Princesa falando para seguir seus irmãos. Ramza recusa e exige ver Ovelia e Draclau diz que ela foi levada ao Castelo de Zeltennia. Draclau então saca sua Holy Stone (Pedra Sagrada) e invoca o poder de Queklain, o Impure King (Rei Impuro). Ramza e seu grupo derrotam Queklain, que morre e desaparece deixando somente a Scorpio Zodiac Stone (Pedra do Zodíaco de Escorpião).

  • Goltana monta uma reunião: Gelwan e Kanbabrif (seus comparsas), Orlandu (líder dos Nanten Knights), seu filho adotivo Olan, e Delita também aparece, dizendo a Goltana que resgatou a Princesa. Ele também tem um prisioneiro, membro dos Hokuten, que ajudou a seqüestrar Ovelia. Ele desmascara o Minister Gelwan e o mata. Delita exige que Goltana invada a capital Lesalia, deponha Ruvelia e Orinas, e institua Ovelia como rainha.

  • Goltana invade Lesalia e aprisiona a Rainha em Bethla Garrison pelo crime de seqüestrar Ovelia. No entanto, Larg se declara guardião de Orinas e se estabelece como Rei de Ivalice. Ao mesmo tempo, Goltana defende que Ovelia tem o verdadeiro direito ao trono. Começa então a Lion War.

  • A primeira batalha ocorre em Gulofavia, com muitas baixas dos dois lados e mais de 400 mil feridos. Além disso, uma forte seca atinge Ivalice, castigando os dois lados.

  • Tanto os Cavaleiros Hokuten como os Nanten vão a Bethla Garrison lutar pela Rainha Ruvelia.

  • Goltana faz uma reunião em Bethla Garrison. Estão presentes Goltana, Orlandu, Bolmna, e Blansh (os últimos dois são aliados de Goltana). Goltana decide aumentar os impostos sobre o povo para gerar fundos para a guerra. Orlandu considera a idéia ridícula e pede ao Príncipe Goltana que tente um tratado e paz com Larg, tendo em vista que os dois lados estão sendo dizimados pela seca e pela falta de comida, com grande perda de mão de obra. Goltana e seus aliados se enfurecem e Goltana afirma que mais palavras desrespeitosas de Orlandu seriam punidas com a morte.

Capítulo Três: The Valiant - O Corajoso (Denominado assim pois Ramza descobre, em uma conversa com Rafa, que ele não está lutando por honra, mas por justiça.).

  • Ramza se dirige a Lesalia Capital para contar a seu irmão Zalbag que alguém está manipulando a guerra.

  • No caminho, ele passa por Goland Coal City, onde Olan Durai (filho adotivo de Orlandu) achou o esconderijo de ladrões por acaso. Os ladrões decidem mata-lo, mas Ramza o salva (não que ele precise de muita ajuda). Olan se surpreende ao descobrir que Ramza é um Beoulve, mas vai embora sem contar sua verdadeira identidade.

  • Ramza chega em Lesalia, ele tenta contar a Zalbag sobre a manipulação e contar que Dycedarg comandou a captura de Ovelia, mas Zalbag se recusa a acreditar. Antes de ele ser convencido, um cavaleiro Hokuten traz a notícia de que Orlandu e os cavaleiros Nanten invadiram Doguola Pass. Zalbag vai embora.

  • Alma, que também está em Lesalia, alcança Ramza no portão de trás do castelo. Ramza conta sobre Dycedarg e Delita, e ela pede para acompanhá-lo, mas Ramza recusa a proposta. A conversa é interrompida pela chegada de Zalmo Rusnada, um Pagan Examiner (Examinador de Pagãos) da Igreja Glabados. Ele declara Ramza um herege pelo assassinato do Cardeal Draclau e exige que o acompanhe. Ramza derrota Zalmo, que desaparece. Alma diz que viu uma das Pedras Sagradas no Monastério de Orbonne. No entanto, como um herege, Ramza não pode entrar lá por conta própria nem sabe onde extamanete a pedra esta, então é forçado a levar Alma.

  • Em Orbonne, Ramza encontra Simon ferido. Simon conta que os Temple Knights chegaram à procura da Virgo Holy Stone (Pedra Sagrada de Virgem) sob liderança de Izlude, e que eles estão no subsolo da biblioteca procurando pela Pedra. Ramza diz a Alma que fique com Simon e lhe entrega suas duas pedras (Touro e Escorpião). Ramza vai atrás de Izlude.

  • Izlude é derrotado e foge levando Alma e a pedra de Virgem. Ramza, perseguindo os Temple Knights, encontra Wiegraf, agora membro dos Temple Knights. Wiegraf ainda quer vingança por Ramza ter matado sua irmã, Miluda. No entanto, Ramza o derrota de novo. Gravemente ferido, Wiegraf se teleporta do Monastério.

  • A desesperança e o ódio de Wiegraf reagem com a Pedra de Áries e invocam Velius, um demônio Lucavi. Velius faz um trato com Wiegraf, dando a Wiegraf o corpo e o poder de Velius. Wiegraf/Velius desaparecem. Simon se arrasta para for a do Monastério e entrega a Ramza um livro chamado Germonik Scriptures (Escrituras de Germonik); Simon morre.

  • As Escrituras relatam a verdadeira história de Ajora e desmentem o a versão da Igreja de que ela é Filho de Deus.

  • Izlude é derrotado e capturado por Malak Galthana, um Hell Knight Na viagem de volta para Dorter, Ramza é parado por Malak. Ele diz a Ramza que, se ele deseja ver Alma de novo, ele deve levar as Escrituras de Germonik ao Castelo de Riovanes.

  • Delita encontra Ovelia chorando nas ruínas da Igreja de Zeltennia. Ela conta que, já que ela é uma farsa ela não vale nada, nem merece viver, e se questiona de que valeu todo seu sofrimento e anos de clausura. Delita a conforta e promete que ela pode confiar nele.

  • O Marquês Elmdor, que mudou de lado para apoiar Goltana, morre em combate em Fuse Plains.

  • Grog Hill está no caminho para o Castelo de Riovanes. Lá, Ramza tromba com um grupo de Nanten Knights que desejam desertar e parar de lutar. No entanto, um deles reconhece Ramza e mobiliza o grupo a matá-lo, assim eles podem sair com honras de batalha, ao invés de se esconderem pelo resto da vida. Após derrotá-los, Ramza é abordado por Olan e outro grupo de Nanten Knights. Olan diz que apóia Ramza e que arriscaria a vida por ele e sua causa. Ramza pergunta se ele conhece Orlandu (quem seu pai, Balbanes, disse que era o único verdadeiro amigo). Olan responde que é filho adotivo de Orlandu, e diz também que Orlandu sabe da conspiração da Igreja, mas não tem provas. Ramza quase entrega as Escrituras de Germonik, mas lembra-se da irmã. Eles partem.

  • A próxima parada é Yardow Fort City, onde Ramza encontra Malak e sua irmã, Rafa, discutindo. Rafa foge de Malak e implora a Ramza que o salve dele. Ramza a ajuda e decide esconder-se com ela em Yardow, onde ela conta que o Grão-Duque Barinten está armando para conseguir as habilidades Heaven e Hell dela e de seu irmã, e que ele incendiou a vila inteira para conseguir isso. Ela também diz que já foi estuprada por ele, e que fugiu assim que descobriu a verdade sobre o incêndio, mas Malak se recusou a acreditar nela. Segundo Rafa, Barinten deseja se tornar o regente de Orinas e rei, ao fazer Larg e Goltana matarem um ao outro. Enquanto eles estão conversando, um sapo com a voz de Malak aparece e diz a Ramza que a proposta ficou mais cara, e agora, se quiser ver Alma, deve levar não só as Escrituras, mas também Rafa para Riovanes. O sapo desaparece deixando Ramza confuso.

  • Em Yuguo Woods, fantasmas de guerreiros da Guerra de 50 Anos atormentam Ramza e Rafa mas são vencidos.

  • O Grão-Duque Barinten recebe Vormav e Wiegraf e diz que quer trabalhar com os Temple Knights, que possuem as pedras Sagradas, em um golpe para levar Barinten ao trono. Vormav questiona por que deveria dar ouvidos. Barinten então chama Malak, que traz Izlude. Barinten diz a Vormav que ele tem as Pedras de Touro e Escorpião e as Escrituras de Germonik (embora tecnicamente ainda não as tenha ainda). Um cavaleiro Nanten interrompe, notificando a chegada de Ramza, e Malak vai cuidar disso. Barinten ameaça expor as mentiras de Igreja se Vormav não o apoiar. Em resposta, Vormav usa sua Pedra do Zodíaco e seu alterego Hashmalum para matar as tropas de Barinten. Ele também fere gravemente Izlude, punindo-o por sua incompetência.

  • No portão do Castelo, Ramza e Rafa lutam contra Malak e sua tropa. Ferido, Malak desaparece, seguido por Rafa. Ramza entra no Castelo.

  • Alma, em sua cela, ouve horrorizada o som das lutas. De repente, a porta de sua cela abre e entra um cavaleiro quase morto. Ele diz a ela para fugir, pois um terrível monstro está por perto. O cavaleiro morre, e Alma hesita por um segundo, mas foge.

  • Ramza entra no castelo e encontra vários Nanten Knights mortos, além de Wiegraf, que o desafia para um duelo, no meio do combate Wiegraf explica que Miluda não importa mais, bastando que ele tenha poder e força para se sobrepor a todos assim como a igreja faz. Após ser derrotado, Wiegraf usa sua Pedra de Áries para se transformar em Velius. Ramza e seu grupo matam Velius, que deixa somente a Pedra de Áries.

  • Enquanto isso, Alma entra no Hall principal, onde Vormav enlouqueceu, Ela encontra Izlude no chão, e ele tenta avisá-la sobre Vormav, mas Alma não entende. Izlude entrega a Pedra de Peixes para Alma e morre. Vormav entra e caminha em direção a Alma, tentando matá-la, mas a Pedra de Leão reage com ela. Vormav entende que ela é a encarnação de St. Ajora e a seqüestra. Ela deixa a Pedra de Peixes para trás sem que Vormav note.

  • Rafa confronta Barinten no telhado do castelo. Ela empunha sua espada, mas Barinten saca uma arma. Barinten zomba, dizendo que ela não pode mata-lo pois se lembra do terror que ele causou a ela. Malak ouve a conversa e exige saber se aquilo é verdade. Barinten atira, mas Malak empurra Rafa e recebe a bala em seu lugar. Barinten exige que Rafa pegue a Pedra de Touro (que Malak ainda tem de Izlude) de Malak e entregue a ele, mas Lede (uma assassina) aparece atrás de Barinten e o empurra do telhado.O Marquês Elmdor (ressuscitado como um Zodiac Brave) aparece e exige a Pedra. Ramza e Rafa se recusam, e enfrentam Elmdor e suas duas assassinas. Os três inimigos desaparecem após a batalha, mas não antes de Elmdor dizer a Ramza que, se quiser a Pedra que ele possui, Ramza deve ir até o Castelo de Limberry.

  • Rafa chora sobre o corpo de Malak. De repente, a Pedra de Touro reage e Malak é trazido de volta à vida.

  • Ramza entra no hall principal, onde Izlude morreu, e encontra a Pedra de Peixes.

Capítulo Quatro: Alguém para Amar (Recebe esse nome pois o amor está em cheque em vários casos durante o capítulo: Delita e Ovelia, Ramza e Alma, Beowulf e Reis, e talvez até Cloud e Aeris.).

  • Ramza diz a Malak e Rafa que ele crê que Vormav está por trás da trama das Pedras do Zodíaco; ele diz que planeja ir ao Castelo de Zeltennia para encontrar Delita e avisa-lo que está sendo usado pela Igreja. Ele também pretende encontrar o Conde Orlandu e mostrar-lhe as Escrituras de Germonik, e tentar convence-lo a juntar-se a sua causa.

  • Os Cavaleiros Hokuten do Príncipe Larg partem para a ofensiva e atacam Bethla Garrison.

  • Balmafula Lanando, uma maga a serviço da Murond Glabados Church, é enviada para vigiar Delita e ajudá-lo enquanto seus objetivos coincidirem com os interesses da Igreja. No entanto, se ela descobrir que ele está enganando a Igreja, ela deve matá-lo.

  • No Castelo de Zeltennia, Olan volta ao seu pai adotivo, Orlandu. Olan infelizmente não tem mais nada a reportar a não ser a existência das Pedras de Touro e Escorpião. Orlandu pega sua própria Pedra de Libra e diz que, quando a verdade vier à tona, a verdadeira guerra vai começar.

  • No caminho para Zeltennia, Ramza deve passar por Doguola Pass, local guardado por Nanten Knights.

  • Em seguida, em Bervenia Free City, Ramza é surpreendido por uma batalha com Meliadoul Tingel, filha de Vormav e irmã de Izlude. Ele tenta contar-lhe a verdade sobre seu pai, mas ela se recusa a ouvir e desaparece após ser derrotada.

  • Em Finath River, Ramza derrota alguns Chocobos selvagens e segue caminho.

  • Ramza encontra Delita secretamente na Igreja de Zeltennia. Delita conta as verdadeiras intenções da Igreja: provocar revolta naqueles que se opõem aos nobres e então assassinar todos os líderes de exércitos: Larg, Goltana, Orlandu, Zalbag, e Dycedarg. Sem os líderes, Ivalice entrará em paz e seguirá a Igreja. Delita admite que está usando Ovelia, mas que se apaixonou por ela. A conversa dos dois é interrompida por Zalmo, o Examinador de Pagãos, que cercou a Igreja e exige que Ramza o acompanhe. Ramza e Delita matam Zalmo.

  • Após a luta, Balmafula aparece e Delita a apresenta a Ramza. Ela diz que Orlandu foi para Bethla Garrison tratar com os revoltosos agitados pela Igreja. Ramza também parte para lá.

  • No Bed Desert (entre Bervenia Free City e Bethla Garrison), Ramza é confrontado por Balk Fenzol, um Temple Knight. Balk informa que derramou um veneno mortal chamado Mosfungus nas tropas dos Hokuten. Na confusão, os Temple Knights planejam matar Goltana, Orlandu, e Larg. Balk então envenena Ramza e seu grupo com o veneno (por sorte, Ramza tem um pouco de Antídoto em mãos). Ramza mata Balk em batalha.

  • Conde Orlandu é acusado pelo Príncipe Goltana de conspirar com a Igreja para depô-lo. Ele é levado à prisão em Bethla, com execução marcada para a manhã seguinte. Goltana escolhe Delita como líder dos Nanten Knights no lugar de Orlandu e diz a ele que tente conseguir um documento oficial da Igreja que aprove a posição de Goltana como rei. (Goltana obviamente sabe do escândalo do Mosfungus espalhado somente entre os cavaleiros Hokuten, e acha que a Igreja está do seu lado).

  • Zalbag encontra Larg em uma colina fora de Bethla Garrison, cercado por cavaleiros Hokuten mortos ou quase mortos. Larg, assim como Dycedarg, foi envenenado, mas não muito gravemente. Dycedarg, no entanto, esfaqueia Larg, como parte do plano de tomar o trono. Larg, espantado, diz que Dycedarg matou também seu pai, e então morre. Zalbag fica perplexo. Dycedarg ordena que Zalbag ponha a faca nas mãos de um dos Hokuten mortos, que seria acusado de ser um espião Nanten que executou o assassinato. Zalbag cumpre a ordem, mas sua mente está confusa.

  • Ramza enfrenta os guardas dos Nanten e consegue abrir a eclusa em Bethla Garrison, liberando a água e paralisando os dois lados da batalha. Ramza e Olan, acompanhados de Balmafula (Delita quer que Ramza e Orlandu escapem para que possam derrotar a Igreja após ela ter cumprido seu papel), resgatam Orlandu de Bethla. Orlandu envia Olan de volta para Zeltennia para proteger a Princesa Ovelia, quem, segundo ele, é a verdadeira herdeira do trono. (Orlandu sempre acreditou na causa de Goltana, do contrário não teria lutado por ele. No entanto, a situação atual, com sua condenação à morte, não é nada favorável.).

  • Delita enfrenta Goltana e o esfaqueia. Um integrante da Igreja chamado Grenados, um sósia de Orlandu, veste-se com as roupas de Orlandu e é esfaqueado por Delita (Grenados sacrifica sua vida pela causa da igreja).

  • Com os líderes dos Nanten e Hokuten mortos ou fugidos, High Priest Funeral sugere um mediador. No entanto, a força dos dois lados ainda é forte o suficiente e eles (Dycedarg e Delita) recusam. Ramza se dirige ao Castelo de Limberry à procura de Alma.

  • No percurso, eles passam por Germinas Peak (onde alguns bandidos tentam matar Ramza pela recompensa) e Poeskas Lake (onde fantasmas exigem suas Pedras Sagradas como chance de subir para um “nível superior”).

  • Rofel Wodring, um Temple Knight, encontra-se com Dycedarg em Igros. Dycedarg repete sua negação em aceitar a mediação da Igreja. Rofel o entrega a Pedra Sagrada de Capricórnio como um sinal de boas intenções, mas na realidade é para dar a Adramelk, um demônio Lucavi, um corpo hospedeiro. Rofel também dá fortes dicas que a Igreja sabe que Dycedarg envenenou seu pai com Mosfungus. Ele sugere que Dycedarg ouça a Igreja. No entanto, Zablag ouve toda a conversa sem tomar alguma decisão.

  • Vormav e Elmdor encontram-se no Castelo de Limberry Castle. Eles comentam o novo portador de Adramelk, e é revelado que eles estão tentando ressuscitar um demônio chamado Bloody Angel (Anjo Sangrento). Se esse Anjo for ressuscitado, todos os Lucavi podem circular livremente pelo mundo real, sem precisar de portadores. Alma será usada como corpo para o Anjo, que só pode ser invocado em um local chamado Dead City (Cidade dos Mortos). Vormav parte para procurar o local, deixando Elmdor e suas assassinas Celia e Lede (que são na verdade demônios Ultima disfarçados) para lutar com Ramza.

  • Ramza derrota o Marquês e suas assassinas. Elmdor foge para um cemitério subterrâneo, e usa sua Pedra de Gêmeos para se transformar em Zarela, um demônio Lucavi. Meliadoul, filha de Vormav, entra de repente na sala, surpresa com os verdadeiros poderes das Pedras do Zodíaco. Meliadoul e Ramza derrotam Zarela.

  • Meliadoul tem sua própria Pedra Sagrada, Sagitário, um bem da família, que entrega para Ramza. Ela agora acredita em Ramza e quer saber a verdade sobre seu pai (ele ainda é humano?). Ela conta que o mão-direita de Vormav, Rofel, deu outra Pedra Sagrada (Capricórnio) para Dycedarg; tanto ela quanto Ramza querem saber o por quê (foi para dar um corpo ao demônio Adramelk). Meliadoul junta-se às tropas de Ramza.

  • Em Zeltennia, Ovelia (que foi apontada como rainha por Goltana antes de ele morrer) recebe a visita de Olan, quem ela parece conhecer. Olan conta-lhe que Orlandu não matou Goltana, mas antes de ele contra quem efetivamente o fez, Delita, Balmafula, e dois cavaleiros Nanten entram. Delita ordena que os cavaleiros saiam, e então conta a Ovelia que ele deseja ser o herói do povo, aquele que levará a paz de volta a Ivalice. Ela fica surpresa, e Delita diz para ela sair, prometendo não machucar Olan. (Ele talvez imagine que Olan possa trabalhar com ele contra a Igreja.) Ovelia finge que sai e se esconde para ouvir a conversa. Delita e Olan discutem, e Delita afirma que todos os mediadores irão morrer, incluindo o High Priest. Ele então se vira para Balmafula e diz que sabe que ela foi enviada para assassina-lo se ele se voltasse contra a Igreja. Balmafula saca sua faca, mas percebe que não pode atacar Delita devido aos seus sentimentos por ele; Delita a domina.

  • Zalbag leva um farmacêutico para visitar o túmulo de seu pai, Balbanes. O farmacêutico confirma que está crescendo Mosfungus do lado de fora da cova, o que segnifica que a pessoa enterrada morreu envenenada. Ele tambem diz que isso é sinal de má-sorte, e que significa o fim de uma dinastia. Zalbag dá uma moeda ao homem e fica perante a cova de Balbanes, chocado.

  • Ramza e Meliadoul viajam para o Castelo de Igros para descobrir a verdade sobre Dycedarg, Rofel, e a Pedra de Capricórnio. Não há guardas do lado de fora, mas o Chocobo de Zalbag está lá. Dentro do castelo, Ramza encontra Zalbag empunhando sua espada para matar Dycedarg por seus atos contra Larg e Balbanes. Dycedarg chama seus cavaleiros Hokuten para ajudar, mas Ramza salva Zalbag, que mata Dycedarg. De repente, a Pedra de Capricórnio começa a brilhar, e Dycedarg se transforma em Adramelk, um demônio Lucavi. Adramelk mata Zalbag, cujo corpo desaparece. Ramza derrota Adramelk e decide ir para Murond Holy Place, quartel general da Murond Glabados Church, para procurar por Alma.

Missão Opcional de Cloud

  • Em Goug Machine City, Besrodio encontra um estranho dispositivo de aço de séculos atrás, que leva uma marca de Aquário e reage às Pedras Sagradas de Ramza.

  • Em Goland Coal City, Ramza ouve um rumor sobre um monstro estranho e poderoso que vive em Goland Colliery.

  • Em Lesalia Imperial Capital, Ramza ouve de novo o mesmo rumor e diz que talvez vá matar o monstro. Beowulf Kadmas, um caçador, pergunta a Ramza se pode se juntar à missão e Ramza concorda.

  • Goland Colliery é inexplicavelmente guardada por Cientistas e dragões. Quando Ramza e Beowulf chegam na câmara interior, encontram um Holy Dragon (Dragão Sagrado) chamado Reis, que Beowulf parece conhecer. Reis, que possui a Pedra Sagrada de Aquário, está encurralada por um Archaic Demon chamado Schinoeg, que exige a Pedra. Beowulf e Ramza resgatam Reis do Demônio e Reis se junta a Ramza.

  • De volta a Goug, Ramza coloca a pedra de Aquário no dispositivo de aço, que se revela como um robô chamado Worker 8 (Trabalhador 8) e diz que Ramza é seu mestre. O robô junta-se ao grupo.

  • Em Zarghidas Trade City, Ramza conhece uma vendedora de flores chamada Aeris (de Final Fantasy 7). Ele compra uma flor dela.

  • De volta a Goug, Besrodio encontra outro aparelho. Esse parece mais um mecanismo celeste, que também reage com as pedras de Ramza. Como há uma marca de Câncer no aparelho, Ramza vai procurar a Pedra específica.

  • No Castelo de Zeltennia, circula um boato sobre o Templo de Nelveska, também conhecido como Cursed Island (Ilha Amaldiçoada), que teria um guarda de ferro e uma Pedra Sagrada. Ramza parte para lá.

  • No Templo de Nelveska, Ramza encontra um Steel Giant (Gigante de Aço) Worker 7-new (Trabalhador 7 novo), um clone idêntico do Worker 8. Esse gigante também está ativado por uma Pedra do Zodíaco, nesse caso a Pedra de Câncer. Worker 7-new, que parece estar guardando o templo vazio mesmo que ninguém mais habite o local, ataca Ramza, que vence e adquire a Pedra de Câncer.

  • Beowulf dá a Reis a Pedra de Câncer. A Pedra reage a ela e anula sua maldição, transformando-a novamente em humana.

  • Voltando mais uma vez a Goug, Ramza coloca a Pedra de Câncer no novo dispositivo, que faz aparecer um estanho jovem trazido de outra dimensão (Cloud, também de FF7). Cloud foge confuso.

  • Em Zarghidas, Cloud encontra Aeris e percebe algo familiar nela. Um grupo de baderneiros começa a importunar Aeris exigindo dinheiro. Eles zombam dela, e Cloud vai ajudá-la. Os baderneiros largam Aeris e atacam Cloud, mas Ramza aparece para ajudar. Cloud junta-se ao grupo de Ramza.

Capítulo 4 (Continuação)

  • Em Murond Holy Place, High Priest Funeral é ibterpelado pelos três líderes dos Temple Knights: Vormav, Rofel, e Kletian. Vormav esfaqueia Funeral. Vormav oferece salvar a vida de Funeral em troca de informação sobre a localização de Murond Death City. Funeral indica o local (uma Praça Mágica no ultimo subsolo do Monastério de Orbonne. No entanto, Funeral não sabe como abrir ter acesso ao local, mas comenta que isso deve estar descrito nas Escrituras de Germonik. Vormav parte para procurar Ramza e as Escrituras, e faz um sinal para Rofel, que empala Funeral.

  • Ramza chega a Murond Holy Place, mas é parado por três Temple Knights, que exigem todas as Pedras Sagradas de Ramza e as Escrituras de Germonick em troca de Alma. Ramza entrega as Escrituras, mas se recusa a dar as Pedras até que libertem Alma. Rofel lê as Escrituras e descobre o canto para abrir a Praça Mágica. Os Temple Knights então traem o acordo e atacam Ramza, que os derrota, eles fogem.

  • Mais à frente em Murond Holy Place está uma sala cheia de fumaça (sem motivo aparente). Vormav invoca três demônios e um desafiante surpresa, Zalbag. Os Lucavi controlam o corpo de Zalbag, agora um morto-vivo. Zalbag implora para Ramza que o mate. Ramza recusa-se a princípio, mas acaba cumprindo o pedido, e Zalbag desaparece para nunca mais voltar.

  • Mais tarde Ramza quase morto com uma espada cravada nas costas. Funeral só consegue sussurrar a palavra “Orbonne” antes de morrer. Ramza se dirige a Orbonne para a última seqüência de batalhas.

Missão Opcional de Deep Dungeon (Calabouço Profundo)

  • Em Warjilis Trade City, Ramza ouve uma conversa sobre um antigo farol chamado Deep Dungeon. O Calabouço guarda vários tesouros muito valiosos, mas também abriga monstros perigosos. O calabouço tem dez níveis, cada um mais difícil que o anterior. Quando Ramza finalmente chega no ultimo nível, ele encontra outra surpresa: o mago Elidibs. Elidibs (um antigo graduado na Academia Militar de Gariland que lutou por Ivalice na Guerra de Cinqüenta Anos) tem outra Pedra do Zodíaco, Serpentarius. Ele se transforma em um Demônio Lucavi e ataca Ramza. Ramza, auxiliado por um monstro misterioso chamado Byblos, derrota Elidibs e pega a Pedra de Serpentarius.

Capítulo 4: As Batalhas Finais

  • Ramza derrota as horas de Temple Knights que estão guardando o Monastério de Orbonne. Ele encontra Rofel nas profundezas do Monastério e o derrota, mas Rofel abre o portal para Murond Death City, que suga a equipe de Ramza e o próprio Rofel. Ele então destrói a entrada, encurralando Ramza lá. Rofel conta que Alma está esperando, e Ramza exige saber onde ela está, mas Rofel morre. Ramza vê um flash de luz e o segue.

  • Em Murond Death City, Ramza é desafiado por Kletian. Ramza o derrota e segue para o Lost Sacred Precincts, onde é mais uma vez confrontado, dessa vez por Balk que foi ressuscitado como um Zodiac Brave. Balk é derrotado novamente, e Ramza continua seu caminho para Graveyard of Airships (Cemitério de Aeronaves).

  • É Aqui onde mora o espírito de St. Ajora. Vormav está tentando usar Alma para ressuscitar St. Ajora, mas a Pedra de Virgem não está respondendo. É aí que Ramza entra. Vormav decide que Ajora precisa de mais sangue derramado para voltar, e transforma-se no demônio Hashmalum para lutar com Ramza. Após ser derrotado, Hashmalum decide sacrificar-se por Ajora. O corpo de Alma começa a brilhar, e ela é possuída por St. Ajora.

  • De alguma forma, a vontade de Alma luta contra Ajora, e seu corpo real aparece atrás de Ajora. Ajora fica enfurecida, invoca quatro Demônios Ultima e transforma-se em Altima, a Anja do sangue. As tropas de Ramza começam a vencer, e então os Demônios Ultima desaparecem. Altima torna-se ainda mais poderoso, mas Ramza o derrota. A morte de Altima destrói a nave inteira.

  • Um comovente funeral é feito para Alma (em nome de St. Ajora). Ramza, como herege, não tem direito a funeral, Olan e Balmafula aparecem atrasados e depositam flores no túmulo de Alma. No entanto, Olan fica surpreso ao ver Ramza e Alma passando ao lado em dois Chocobos. Ele tenta segui-los, mas eles rapidamente saem de vista. Ninguém nunca mais os viu, e a história não sabe se eles realmente morreram em Murond Death City, ou se sobreviveram e viveram em paz pelo resto das suas vidas.

Epílogo

  • Delita casa-se com Ovelia e torna-se Rei de Ivalice.

  • No entanto, as aparentes mortes de Ramza e Alma aos poucos deterioram a sanidade de Ovelia. Alguns anos após ela se casar, em seu aniversário, ela se esconde nas Ruinas da Igreja de Zeltennia (onde Delita a confortou uma vez quando ela estava chorando). Delita finalmente a acha e leva-lhe um buquê de flores. Ovelia, conturbada pelo sofrimento, corre e esfaqueia Delita. Ela o acusa de matar Ramza, e de planejar matá-la. Delita, espantado, também pega sua faca e a ataca. Já fraco pelo ferimento, ele pensa: “Ramza... o que você ganhou?”, antes de tudo ficar preto.

  • Olan termina seu trabalho, as Durai Writings (Escritas de Durai), contando sobre a verdade por trás da Igreja, dos Temple Knights, e sobre os feitos de Ramza. Ele planeja dar de presente ao Príncipe Clemence em sua coroação. No entanto, a Igreja o prende antes disso, acusa-o de herege e executa-o na fogueira. As Escritas de Durais são confiscadas e escondidas em Murond Holy Place.

400 Anos Depois

  • Alazlam J. Durai, descendente de Olan, descobre as Escritas de Durai durante seu trabalho como historiador. Ele tenta descobrir a verdade sobre o que aconteceu na Lion War...