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Sáb, 04 de Setembro de 2010 00:00

FFT tem vários Jobs habilitáveis. Para adquirir certos Jobs você deve chegar a tal nível com determinado Job. Se quiser detalhes mais claros da evolução dos Jobs clique aqui. Para usar as habilidades você gasta JP, pontos que você ganha fazendo ações nas batalhas.

Confira a lista de Jobs comuns que podem ser adquiridos com todos os personagens.

Indice de Jobs

- Squire
- Knight
- Archer
- Monk
- Thief
- Lancer
- Geomancer
- Chemist
- Priest
- Wizard
- Oracle
- Time Mage
- Mediator
- Summoner
- Samurai
- Ninja
- Bard
- Dancer
- Calculator
- Mime

Guia Completo de Jobs em Ordem Alfabética e suas respectivas Habilidades

Archer

Pré-requisitos: Squire Level 2

Armas: Bow, Crossbow

Armaduras: Shield, Hat, Clothes.

Esse Job é útil quando você está em lugares mais altos que seus oponentes, e contra magos que usam magia que os fazem ficar parados por muito tempo, assim é possível usar os mais poderosos ataques Charge.

Comando: Charge

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Charge +1

Carrega o Ataque. Quanto maior o Charge, mais poderoso o ataque.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

100

Charge +2

Um pouco mais forte que o Charge+1

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

150

Charge +3

Mais forte que Charge+2, apesar de demorar o mesmo tempo para executar o ataque.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

200

Charge +4

é o mais balanceado entre poder de ataque e tempo de execução.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

250

Charge +5

Mais forte que Charge+4, porém demora mais para atacar.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

300

Charge +7

Mais forte que Charge+5, porém demora mais para atacar.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

400

Charge +10

Mais forte que Charge+7, porém demora mais para atacar.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

600

Charge +20

Mais forte que Charge+10, porém demora mais para atacar.

Depende da arma.

N/A

1

0

Variável

1000

Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Speed Save


Quando um personagem recebe dano, sua velocidade aumenta em 1.

Dano de HP

800

Arrow Guard

Reação

Aumenta a chance de desviar de ataques de Bow/Crossbow.

Ataque de Bow/Crossbow

450

Equip Crossbow

Suporte

Permite ao personagem equipar um Crossbow, independente do job.

N/A

350

Concentrate

Suporte

100% de chance de acerto em seus ataques.

N/A

400

Jump +1

Movimentação

Aumenta o impulso do personagem para pular em 1 unidade.

N/A

200

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Bard

Pré-requisitos: Homem, Summoner Level 4, Mediator Level 4.

Armas: Instrumentos musicais.

Armaduras: Hat, Clothes.

Essa é uma profissão de apoio, seus comandos servem somente para beneficiar seu grupo, e não para atacar. Somente homens podem usar essa profissão.

Comando: Sing

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Angel Song

Recupera MP de todos os aliados.

0

N/A

Todos os Aliados

0

17

100

Life Song

Recupera um pouco de HP de todos os aliados.

0

N/A

Todos os Aliados

0

17

100

Cheer Song

Aumenta a velocidade de todos os aliados.

0

N/A

Todos os Aliados

0

13

100

Battle Song

Aumenta o poder dos ataques físicos de todos os aliados.

0

N/A

Todos os Aliados

0

13

100

Magic Song

Aumenta o poder mágico de todos os aliados.

0

N/A

Todos os Aliados

0

10

100

Nameless Song

Causa vários status positivos: Reraise, Regen, Protect, Shell, Haste.

0

N/A

Todos os Aliados

0

10

100

Last Song

Aumenta a contagem de CT para 100.

0

N/A

Todos os Aliados

0

5

100


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

MA Save

Reação

Aumenta o poder mágico quando o personagem recebe dano.

Dano recebido

450

Faith (Face) Up

Reação

Aumenta o Faith Level do personagem quando ele recebe um ataque mágico.

Efeito Mágico.

500

Fly

Movimentação

O personagem pode passar por cima de inimigos e obstáculos quando se movimenta.

N/A

1200

Move +3

Movimentação

Aumenta em 3 unidades o alcance da movimentação do personagem.

N/A

1000

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Calculator

Pré-requisitos: Priest Level 4, Wizard Level 4,  Time Mage Level 2.

Armas: Stick. Dictionary.

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

Seus ataques são baseados em cálculos. Essa é uma profissão que pode dar muito trabalho para usar, tendo que analisar todos os seus inimigos para poder ataca-los de forma massiva.

Instantâneo

Comando: Math Skill

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

CT

Calcula o CT.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

250

Level

Calcula o level.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

350

Exp

Calcula experiência.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

200

Height

Calcula altura.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

250

Prime Number

Baseia os cálculos nos números primários

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

300

5

Baseia os cálculos nos múltiplos de 5.

N/A

N/A

N/A

0

200

4

Baseia os cálculos nos múltiplos de 4.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

400

3

Baseia os cálculos nos múltiplos de 3.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

600


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Distribute

Reação

Quando seu HP está no máximo, o personagem compartilha o excesso com os aliados.

Recuperação de HP

200

Damage Split

Reação

O personagem transfere parte do dano recebido para o inimigo.

Dano recebido

300

Gained Exp Up

Suporte

O personagem passa a receber 150% dos Experience Points ganhos.

N/A

350

Move-Get Experience

Movimentação

Ganha Experience Points pelo simples ato de andar.

N/A

400

Move---Get JP

Movimentação

Ganha JP quando anda.

N/A

400

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Chemist

Pré-requisitos: nenhum

Armas: Knife, Gun.

Armaduras: Hat, Clothes.

Essa é uma das profissões básicas do jogo. Suas habilidades permitem usar itens para curar e ajudar sua equipe.

Comando: Item

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Potion

Recupera 30 de HP. Causa dano a mortos-vivos.

4

N/A

1

0

Instantâneo

30

Hi-Potion

Recupera 70 de HP. Causa dano a mortos-vivos.

4

N/A

1

0

Instantâneo

200

X-Potion

A poção mais poderosa, recupera 150 de HP. Causa danos a mortos-vivos

4

N/A

1

0

Instantâneo

300

Ether

Recupera 20 de MP.

4

N/A

1

0

Instantâneo

300

Hi-Ether

Recupera 50 de MP.

4

N/A

1

0

Instantâneo

400

Elixir

Restabelece todo o HP e MP. Não são vendidos em lojas. Dêem ser achados em batalha.

4

N/A

1

0

Instantâneo

900

Antidote

Cancela o status Poison.

4

N/A

1

0

Instantâneo

70

Eye Drop

Cancela o status Darkness.

4

N/A

1

0

Instantâneo

80

Echo Grass

Cancela o status Silence.

4

N/A

1

0

Instantâneo

120

Maiden's Kiss

Cancela o status Frog.

4

N/A

1

0

Instantâneo

200

Soft

Cancela o status Petrify.

4

N/A

1

0

Instantâneo

250

Holy Water

Cancela o status Undead e Blood Suck.

4

N/A

1

0

Instantâneo

400

Remedy

Cura a maioria os status anormais. Cancela os status Petrify, Darkness, Confusion, Silence, Oil, Frog, Poison, Sleep.

4

N/A

1

0

Instantâneo

700

Phoenix Down

Revive um personagem.

4

N/A

1

0

Instantâneo

90


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Auto Potion

Reação

Quando o personagem recebe dano, ele usa a poção mais fraca disponível.

Dano recebido

400

Throw Item

Suporte

Permite ao personagem jogar itens a uma maior distância, mesmo que não seja um chemist.

N/A

350

Maintenance

Suporte

Torna o equipamento imune a técnicas que quebram is.

N/A

250

Equip Change

Suporte

Permite ao personagem trocar de equipamento durante a batalha.

N/A

0

Move---Find Item

Movimentação

Permite ao personagem achar itens escondidos no campo de batalha.

N/A

100

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Dancer

Pré-requisitos: Geomancer Level 4, Lancer Level 4.

Armas: Bow, Crossbow

Armaduras: Knife, Dagger.

Essa pode ser considerada uma recompensa por treinar um personagem feminino nas profissões de luta. Seus ataques de dança causam diversos tipo de danos a todos os inimigos.

Comando: Dance

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Witch Hunt

Diminui o MP de todos os inimigos no campo de batalha.

1

N/A

Todos os Inimigos

0

17

100

Wiznaibus

Causa dano de HP a todos os inimigos

1

N/A

Todos os Inimigos

0

17

100

Slow Dance

Diminui a velocidade do inimigo

1

N/A

Todos os Inimigos

0

13

100

Polka Polka

Diminui o poder de ataques físicos do inimigo.

1

N/A

Todos os Inimigos

0

13

100

Disillusion

Diminui o poder mágico do inimigo.

1

N/A

Todos os Inimigos

0

10

100

Nameless Dance

Causa os seguintes status a todos os inimigos: Darnkness, Confusion, Silence, Frog, Poison, Stop, Sleep.

1

N/A

Todos os Inimigos

0

10

100

Last Dance

Diminui o CT do inimigo a 0.

1

N/A

Todos os Inimigos

0

5

100


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

A Save

Reação

Aumenta o poder de ataque físico quando atacado.

Dano recebido

550

Brave Up

Reação

Aumenta o nível de Brave do personagem quando atacado.

Ataque físico

500

Jump +3

Movimentação

Aumenta o impulso do personagem para pular em 3 unidades.

N/A

1000

Fly

Movimentação

O personagem pode passar por cima de inimigos e obstáculos quando se movimenta.

N/A

1200

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Geomancer

Pré-requisitos: Monk Level 3.

Armas: Sword, Axe

Armaduras: Shield, Hat, Clothes, Robe.

O Geomancer utiliza magias “naturais”. Ele possui diversas habilidades para utilizar suas magias dependendo do terreno em que encontra o inimigo. As vantagens do Geomancer são que suas magias são instantâneas e não gastam MP.

Comando: Elemental

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Pitfall

Ataque nos terrenos: Natural Surface, Wasteland, Road. Causa statusDon't Move.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Water Ball

Ataque elemental de água nos terrenos: Waterway, River, Lake, Sea, Waterfall. Causa status Frog.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Carve Model

Ataque nos terrenos: Gravel, Stone Floor, Stone Wall, Mud Wall, Tombstone. Causa status Petrify.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Hell Ivy

Ataque nos terrenos: Grassland, Thicket, Water Plant, Ivy. Causa status Stop.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Local Quake

Ataque de terra nos terrenos: Rocky Cliff e Lava Rocks. Causa status Confusion.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Kamaitachi

Ataque de vento nos terrenos: Book, Tree, Brick, Bridge, Furniture, Iron Plate, Moss, e Coffin . Causa status Don't Act.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Demon Fire

Ataque de fogo nos terrenos: Wooden Floor, Rug, Box, Stairs e Deck. Causa status Sleep.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Quicksand

Ataque de água nos terrenos: Swamp, Marsh, e Poisoned Marsh. Adds: Death Sentence. Causa status Death Sentence.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Sand Storm

Ataque de vento nos terrenos: Sand Area, Stalactite, e Salt. Causa status Darkness.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Blizzard

Ataque de gelo nos terrenos: Snow e Ice. Causa status Silence.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Gusty Wind

Ataque de vento nos terrenos: Roof, Sky e Chimney.Causa status Slow.

5

0

2

0

Instantâneo

150

Lava Ball

Ataque de fogo nos terrenos: Lava e Machinery. Causa status Dead.

5

0

2

0

Instantâneo

150


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Counter Flood

Reação

Contra-ataca um ataque físico com a habilidade de geomancer para o terreno.

Ataque físico

300

Attack Up

Suporte

Ata o dano causado pelo ataque físico.

N/A

400

Any Ground

Movimentação

O personagem pode andar facilmente sobre terrenos cobertos de água, como rios.

N/A

220

Move on Lava

Movimentação

Permite ao personagem andar sobre terreno vulcânico.

N/A

1500

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Knight

Pré-requisitos: Squire Level 2

Armas: Sword, Knight Sword.

Armaduras: Shield, Helmet, Armor, Clothes.

Sendo um guerreiro, você pode usar armas e armaduras pesadas. Você também pode quebrar os equipamentos do inimigo com sua força. No entanto, todos os seus ataques exigem que você esteja muito próximo ao inimigo, portanto tome cuidado.

Comando: Battle Skill

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Head Break

Destrói o hat ou helmet do inimigo, diminuindo defesa e HP.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

300

Armor Break

Destrói a armadura do inimigo, diminuindo defesa e HP.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

400

Shield Break

Destrói o escudo do inimigo.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

300

Weapon Break

Destrói a arma do inimigo.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

400

Magic Break

Reduz o MP do alvo pela metade.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

250

Speed Break

Diminui a velocidade do alvo em 2 pontos.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

250

Power Break

Diminui o poder de ataque físico do alvo em 2 pontos.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

250

Mind Break

Diminui o poder mágico do alvo em 2 pontos.

Depende da arma.

N/A

0

0

Instantâneo

250


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Weapon Guard

Reação

Permite ao personagem se proteger-se de ataques com uma arma equipada.

Weapon Attack

200

Equip Armor

Suporte

Permite equipar armadura pesada, independente do Job.

N/A

500

Equip Shield

Suporte

Permite equipar escudo, independente do Job.

N/A

250

Equip Sword

Suporte

Permite equipar espada, independente do Job.

N/A

400

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Lancer

Pré-requisitos: Thief Level 3.

Armas: Spear.

Armaduras: Shield, Helmet, Armor, Robe.

O Lancer é capaz de utilizar poderosos ataques a distância com sua técnica Jump.  Ele também pode usar pesadas armaduras, lançar de 2 unidades de alcance e ainda escudo.

Comando: Jump

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Level Jump 2

Permite atacar pulando 2 espaços na horizontal.

2

0

1

0

Variável

150

Level Jump 3

Permite atacar pulando 3 espaços na horizontal.

3

0

1

0

Variável

300

Level Jump 4

Permite atacar pulando 4 espaços na horizontal.

4

0

1

0

Variável

450

Level Jump 5

Permite atacar pulando 5 espaços na horizontal.

5

0

1

0

Variável

600

Level Jump 8

Permite atacar pulando 8 espaços na horizontal.

8

0

1

0

Variável

900

Vertical Jump 2

Permite atacar pulando 2 unidades na vertical.

0

2

1

0

Variável

100

Vertical Jump 3

Permite atacar pulando 3 unidades na vertical.

0

3

1

0

Variável

200

Vertical Jump 4

Permite atacar pulando 4 unidades na vertical.

0

4

1

0

Variável

300

Vertical Jump 5

Permite atacar pulando 5 unidades na vertical.

0

5

1

0

Variável

400

Vertical Jump 6

Permite atacar pulando 6 unidades na vertical.

0

6

1

0

Variável

500

Vertical Jump 7

Permite atacar pulando 7 unidades na vertical.

0

7

1

0

Variável

600

Vertical Jump 8

Permite atacar pulando 8 unidades na vertical.

0

8

1

0

Variável

900


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Dragon Spirit

Reação

Quando um recebe dano de HP, ele causa a si o status Reraise.

Ataque Físico

560

Equip Spear

Suporte

Permite equipar lança ndependente do job.

N/A

400

Ignore Height

Movimentação

Permite pular qualquer altura não importando seu atributo.

N/A

700

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Mediator

Pré-requisitos: Oracle Level 2.

Armas: Knife, Gun

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

A principal função dessa profissão no jogo é recrutar monstros selvagens de todos os tipos para a sua equipe. Outra vantagem é que você pode usar armas de fogo, que o permitem atacar a longa distância, ótima opção para quem não pode carregar armaduras pesadas.

Comando: Talk Skill

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Invitation

Torna inimigo em aliado que entra para a equipe.

3

3

1

0

Instantâneo

100

Persuade

Reseta a contagem de CT

3

3

1

0

Instantâneo

100

Praise

Aumenta o Brave level em 4 pontos.

3

3

1

0

Instantâneo

200

Threaten

Diminui o Brave level em 20 pontos.

3

3

1

0

Instantâneo

200

Preach

Aumenta o Faith level em 4 pontos.

3

3

1

0

Instantâneo

200

Solution

Diminui o Faith level em 20 pontos.

3

3

1

0

Instantâneo

200

Death Sentence

Condena o alvo à morte. Causa status Death Sentence.

3

3

1

0

Instantâneo

500

Negotiate

Recebe dinheiro do inimigo.

3

3

1

0

Instantâneo

100

Insult

Causa status Berserk no alvo.

3

3

1

0

Instantâneo

300

Mimic Daravon

Põe o alvo para dormir.Causa status Sleep.

3

3

1

0

Instantâneo

300


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Finger Guard

Reação

Evita attaques de Talk Skill.

Word Skills

300

Equip Gun

Suporte

Permite equipar arma independente do job.

N/A

750

Train

Suporte

Quando um inimigo chega em estado terminal, você pode convencê-lo a juntar-se à sua equipe.

N/A

450

Monster Talk

Suporte

Permite falar com monstros mesmo sem ser um Mediator.

N/A

100

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Mime

Pré-requisitos: Squire Level 8, Chemist Level 8, Summoner Level 4, Mediator Level 4, Geomancer Level 4, Lancer Level 4.

Armas: nenhuma.

Armaduras: nenhuma.

Essa é uma profissão curiosa. Sua única habilidade é imitar a última ação tomada por algum personagem no campo de batalha. No entanto, os pré-requisitos e a incapacidade de usar armas ou armaduras tornam o Mime uma profissão muito difícil de ser usada.

Comando: Mimic

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Monk

Pré-requisitos: Knight Level 2

Armas: nenhuma.

Armaduras: nenhuma.

Essa profissão utiliza os próprios punhos como arma, e possui diversas habilidades para causar dano a longa distância ou curar seus aliados.

Comando: Punch Art

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Spin Fist

O personagem gira, atacando os inimigos ao redor com os pulsos.

1

0

4

0

Instantâneo

150

Repeating Fist

Soca o alvo repetidamente.

1

1

1

0

Instantâneo

300

Earth Slash

Uma linha de energia surge do chão nas 4 direções, acertando todos os inimigos nessas direções em até 8 espaços de distância.

8

2

4 direções

0

Instantâneo

600

Wave Fist

Ataque um inimigo a distância.

3

1

3

0

Instantâneo

300

Secret Fist

Causa status Death Sentence no alvo após atacar.

1

0

1

0

Instantâneo

300

Stigma Fist

Anula os status: Petrify, Darkness, Confusion, Silence, Berserk, Frog, Poison, Sleep, Don't Move, Don't Act.

1

0

2

0

Instantâneo

200

Chakra

Recupera HP e MP do personagem e dos que o cercam.

1

0

2

0

Instantâneo

350

Revive

Revive um personagem morto.

1

0

1

0

Instantâneo

500


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

HP Restore

Reação

Recupera HP quando atinge situação crítica.

Situação Crítica (baixo HP)

500

Counter

Reação

Contra-ataca um ataque físico. é um pouco mais forte do que Counter Tackle.

Ataque Físico

300

Hamedo

Reação

Ataca após ser atacado.

Ataque Físico

1200

Martial Arts

Suporte

O personagem ganha o de ataque forte sem armas independente do job.

N/A

200

Move---HP Up

Movimentação

Recupera vida quando anda pelo campo de batalha.

Movimentação

300

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Ninja

Pré-requisitos: Archer Level 3, Thief Level 4, Geomancer Level 2.

Armas: Knife, Ninja Sword, Hammer.

Armaduras: Hat, Clothes.

O ninja é uma classe muito útil e mortal, capaz de atirar diversas armas a longa distância ou atacar com duas espadas a curta distância.

Comando: Throw

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Shuriken

Permite atirar Shuriken.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

50

Ball

Permite atirar Elemental Ball.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

70

Knife

Permite atirar Knives.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Sword

Permite atirar Swords.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Hammer

Permite atirar Hammers.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Katana

Permite atirar Katanas.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Ninja Sword

Permite atirar Ninja Swords.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Axe

Permite atirar Axes.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

120

Spear

Permite atirar Spears.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Stick

Permite atirar Sticks.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Knight Sword

Permite atirar Knight Swords.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100

Dictionary

Permite atirar Dictionary.

N/A

N/A

N/A

0

Instantâneo

100


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Sunken State

Reação

O personagem se torna invisível após receber dano.

Dano de HP

900

Abandon

Reação

Aumenta a chance de desviar de ataques.

Ataque inimigo

400

Two Swords

Suporte

Permite usar uma arma em cada mão independente do job.

N/A

900

Move in Water

Movimentação

Permite andar na água.

N/A

420

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Oracle

Pré-requisitos: Priest Level 2

Armas: Staff, Rod, Sticky Dictionary

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

As habilidades do Oracle causam diversos status em seu alvo, o que pode ajudar a sua equipe a destruir o inimigo mais fácil mente (se ele estiver paralizado ou dormindo, por exemplo).

Comando: Yin Yang Magic

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Blind

Cega o inimigo, diminuindo o sucesso em ataques. Causa status Darkness.

4

1

2

4

50

100

Spell Absorb

Absorve MP do inimigo para si.

4

N/A

1

2

50

200

Life Drain

Absorve HP do inimigo para si.

4

N/A

1

16

50

350

Pray Faith

Temporariamente eleva o Faith level do alvo para 100. Causa status Faith

4

N/A

1

6

25

400

Doubt Faith

Diminui o Faith Level do alvo para 0. Causa status Innocent.

4

N/A

1

6

25

400

Zombie

Torna o personagem em morto vivo e incapaz de recuperar HP. Causa status Undead.

4

N/A

1

20

20

300

Silence Song

Não permite ao alvo usar magias. Causa status Silence.

4

1

2

16

34

170

Blind Rage

Causa Berserk ao alvo.

4

N/A

1

16

20

400

Foxbird

Diminui o Brave level em 10 pontos.

4

N/A

1

20

25

200

Confusion Song

Causa status Confusion ao alvo.

4

N/A

1

20

20

400

Dispel Magic

Cancela os status positivos: Float, Reraise, Transparent, Regen, Protect, Shell, Haste, Faith, e Reflect.

4

N/A

1

34

34

700

Paralyze

Impede o alvo de agir. Causa status Don't Act.

4

0

2

10

20

100

Sleep

Põe o alvo para dormir. Causa status Sleep.

4

1

2

24

17

350

Petrify

Transforma o alvo em pedra. Causa status Petrify.

4

N/A

1

16

12

600


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Absorb Used MP

Reação

O personagem recebe o MP gasto pelo inimigo para usar a magia.

Uso de MP para ataque

250

Defense Up

Suporte

Diminui pela metade o dano recebido por ataques físicos.

N/A

400

Any Weather

Movimentação

Permite andar sobreAllows the character to walk over swamps, marshes, poison marshes, regardless of climate.

N/A

200

Move---MP Up

Movimentação

O personagem recupera MP quando anda.

Movimentação

350

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Priest

Pré-requisitos: Chemist Level 2

Armas: Staff

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

Essa é uma profissão de apoio, podendo curar, reviver e proteger os membros da sua equipe. O priest  tem uma magia muito poderoso para ataque, Holy, além de suas magias Cure que podem ser usadas para causar danos a mortos vivos.

Comando: White Magic

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Cure

Recupera quantidade pequena de HP.

4

1

2

6

25

50

Cure 2

Recupera quantidade média de HP.

4

1

2

10

20

180

Cure 3

Recupera mais HP que as duas anteriores.

4

2

2

16

15

400

Cure 4

Recupera grande quantidade de HP.

4

3

2

20

10

700

Raise

Ressuscita um aliado e o deixa com um pouco de HP.

4

N/A

1

10

25

180

Raise 2

Ressuscita um aliado, deixando-o com grande quantidade de HP.

4

N/A

1

20

10

500

Reraise

Automaticamente ressuscita aliados mortos.

3

N/A

1

16

15

800

Protect

Diminui o dano recebido por ataques físicos.

3

0

2

6

25

70

Protect 2

Diminui o dano recebido por ataques físicos com mais eficácia que Protect.

3

3

2

24

15

500

Shell

Diminui o dano recebido por ataques mágicos.

3

0

2

6

25

70

Shell 2

Diminui o dano recebido por ataques mágcos com mais eficácia que Shell.

3

3

2

20

15

500

Wall

Protege os alvos de ataques físicos e mágicos.

3

N/A

1

24

25

380

Esuna

Cancela os status: Petrify, Darkness, Confusion, Silence, Berserk, Frog, Poison, Sleep, Don't Move, e Don't Act.

3

2

2

18

34

280

Holy

Poderosa magia branca.Holy Elemental.

5

N/A

1

56

17

600


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Regenerator

Reação

Causa status Regen (recupera HP aos poucos) quando recebe ataques.

Dano de HP.

400

Magic Defend Up

Suporte

Diminui o dano causado pelos ataques mágicos inimigos.

N/A

400

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Samurai

Pré-requisitos: Knight Level 3, Monk Level 4, Lancer Level 2.

Armas: Katana.

Armaduras: Helmet, Armor, Robe.

O Samurai pode usar sua Katana para invocar magias poderosas que afetam grande área. No entanto, cuidado, pois suas habilidades podem quebrar a Katana em uso, então sempre tenha algumas na reserva. O Samurai segura sua espada com duas mãos, o que aumenta significativamente o dano causado.

Comando: Draw Out

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Asura

O corte de uma lâmina invisível causa danos ao inimigo.

1

3

3

0

Instantâneo

100

Koutetsu

O gemido de um fantasma causa dano ao inimigo.

1

3

3

0

Instantâneo

180

Bizen Boat

O sussurro de um espírito da Katana diminui MP do inimigo.

1

3

3

0

Instantâneo

260

Murasame

As lágrimas do espírito da Katana recuperam HP de todos os aliados.

1

3

3

0

Instantâneo

340

Heaven's Cloud

Uma Katana mágica causa dano ao inimigo. Causa status Slow.

1

3

3

0

Instantâneo

420

Kiyomori

O espírito da Katana protege aliados. Causa status Protect, Shell.

1

3

3

0

Instantâneo

500

Muramasa

O fantasma da Katana pode causar status negativos ao inimigo: Confusion, Death Sentence.

1

3

3

0

Instantâneo

580

Kikuichimoji

Um espírito buscando vingança ataca o inimigo.

4

3

8

0

Instantâneo

660

Masamune

O espírito da Katana causa status positivos aos aliados: Adds: Regen, Haste. A espada para o ataque deve ser roubada de Elmdor.

1

3

3

0

Instantâneo

740

Chirijiraden

Poderoso ataque que cria uma chama azul para atacar os inimigos. A espada para o ataque deve ser encontrada em Deep Dungeon.

1

3

3

0

Instantâneo

820


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Meatbone Slash

Reação

Se o seu personagem ficar com muito pouco HP, ele pode matar o adversário em um golpe só.

Situação crítica (baixo HP)

200

Blade Grasp

Reação

Permite desviar de ataques físicos além de flechas. Quanto maior o Brave lvl, maior a chance de evasão.

Ataque Físico

700

Equip Knife

Suporte

Permite equipar Katana independente do job

N/A

400

Two Hands

Suporte

Permite segurar a arma com duas mãos, aumentando o poder do golpe.

N/A

900

Walk on Water

Movimentação

Permite andar na água.

N/A

300

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Squire

Pré-requisitos: nenhum.

Armas: Knife, Sword, Axe, Hammer.

Armaduras: Hat, Clothes.

Essa é uma das profissões básicas. Possui algumas habilidades interessantes, mas não passa de um treinamento para as outras profissões. Ramza pode aprender a habilidade secreta Ultima nessa profissão.

Comando: Basic Skill

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Accumulate

Aumenta o poder de ataque físico em 1 ponto.

0

N/A

1

0

Instantâneo

300

Dash

Ataca o inimigo através de um empurrão.

1

1

1

0

Instantâneo

80

Throw Stone

Atira uma pedra no inimigo.

4

N/A

1

0

Instantâneo

90

Heal

Cura alguns status negativos como Darkness, Silence, Poison

1

2

1

0

Instantâneo

150


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Counter Tackle

Reação

Contra ataca um ataque físico com um empurrão.

Ataque Físico

180

Equip Axe

Suporte

Permite equipar um machado independente do job.

N/A

170

Monster Skill

Suporte

Permite mirar monstros aliados a até 3 unidades de distância ajudando-os a aprender novas habilidades.

N/A

200

Defend

Suporte

O personagem se defende e prepara-se para um ataque.

N/A

50

Gained JP Up

Suporte

Aumenta a quantidade de JP adquirida nas batalhas.

N/A

250

Move +1

Movimentação

Aumenta em 1 unidade o alcance da movimentação do personagem.

N/A

200

- Voltar ao Indice de Jobs.

 


 

Summoner

Pré-requisitos: Time Mage Level 2.

Armas: Staff, Rod.

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

O Summoner pode invocar os mais diversos tipos de criatura para ajudar sua equipe na batalha, seja atacando os inimigos ou protegendo seus aliados. Assim que tiver aprendido todas as invocações, vá a Deep Dungeon para aprender a invocação mais forte do jogo, Zodiac, com Elidbis.

Comando: Summon

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Moogle

Recupera uma pequena quantidade de HP de aliados.

4

2

3

8

34

110

Shiva

Ataque de gelo.

4

2

3

24

15

200

Ramuh

Ataque de raio.

4

2

3

24

15

200

Ifrit

Ataque de fogo.

4

2

3

24

15

200

Titan

Ataque de terra.

4

2

3

30

8

220

Golem

Golem recebe parte do dano recebido por aliados.

N/A

0

Todos os Aliados

40

34

500

Carbunkle

Protege aliados de ataques mágicos. Causa  Reflect.

4

2

3

30

25

250

Bahamut

Ataque com a rajada quente de um dragão.

4

3

4

60

10

1200

Odin

Causa dano ao inimigo enquanto cavalga em seu cavalo.

4

3

4

50

12

900

Leviathan

Ataque de água com tsunami.

4

3

4

48

12

850

Salamander

Ataque de fogo.

4

2

3

48

12

820

Silf

Causa silence aos inimigos.

4

2

3

26

20

400

Fairy

Recupera HP de aliados (mais poderoso que Moogle).

4

2

3

28

25

400

Lich

Ataque elemental Darkness que suga metade do HP do inimigo.

4

2

3

40

12

600

Cyclops

Causa dano ao inimigo através de terremoto.

4

2

3

62

12

1000

Zodiac

A Summon suprema. Deve ser aprendido com Elidibs, no 10º nivel da Deep Dungeon.

4

3

4

99

10

N/A


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

MP Restore

Reação

Quando o personagem atinge um nível crítico de HP, ele recupera totalmente seu MP.

Critical Status

400

Half of MP

Suporte

Usa somente metade do MP necessário quando usa magias.

N/A

900

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Thief

Pré-requisitos: Archer Level 2

Armas: Knife

Armaduras: Hat, Clothes.

Essa é uma profissão lucrativa, uma vez que você pode roubar itens dos adversários, além de pegar a pele de monstros mortos e transformá-la em itens. Outra habilidade interessante é Steal Heart, que pode levar inimigos do sexo oposto a ajuda-lo temporariamente (monstros não tem sexo definido então a habilidade pode ser usada normalmente contra todos eles).

Comando: Steal

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Gil Taking

Rouba dinheiro do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

10

Steal Heart

Conquista inimigo do sexo oposto. Causa Charm. O efeito é quebrado quando o inimigo recebe dano.

3

N/A

1

0

Instantâneo

150

Steal Helmet

Rouba o capacete do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

350

Steal Armor

Rouba a armadura do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

450

Steal Shield

Rouba o escudo do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

350

Steal Weapon

Rouba a arma do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

600

Steal Accessory

Rouba o acessório do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

500

Steal Experience

Rouba Experience do inimigo.

1

1

1

0

Instantâneo

250

 

Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Caution

Reação

Quando atacado, o personagem assume posição defensiva até seu próximo turno.

Dano de HP

200

Catch

Reação

O personagem pode agarrar e adquirir itens jogados pelos adversários.

Itens lançados contra si

200

Secret Hunt

Suporte

Permite tirar a pele de monstros que você matou e levá-las à Fur Shops, onde pode ser transformada em item.

N/A

200

Move +2

Movimentação

Aumenta em 2 unidades o alcance da movimentação do personagem.

N/A

520

Jump +2

Movimentação

Aumenta o impulso do personagem para pular em 2 unidades.

N/A

480

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Time Mage

Pré-requisitos: Wizard Level 2.

Armas: Staff.

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

Essa profissão é útil para batalhas mais demoradas, quando sua equipe pode precisar de muitas rodadas para eliminar o inimigo e, com o Time Mage, suas rodadas podem vir mais rápido. O Time Mage pode aumentar ou diminui a velocidade de seus alvos, ou até paralisa-los. Suas habilidades de ataque não valem a pena o esforço de adquiri-las.

Comando: Time Magic

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Haste

Aumenta a velocidade do alvo. Causa status Haste.

3

0

2

8

50

100

Haste 2

Aumenta a velocidade do alvo por mais tempo. Causa status Haste.

3

3

2

30

15

550

Slow

Diminui a velocidade do alvo por mais tempo. Causa status Slow.

3

0

2

8

50

80

Slow 2

Diminui a velocidade do alvo por mais tempo. Causa status Slow.

3

3

2

30

15

520

Stop

Impede o alvo de se movimentar ou atacar. Causa status Stop.

3

0

2

14

15

330

Don't Move

Impede o alvo de se mover. Causa status Don't Move.

3

1

2

10

34

100

Float

Permite ao alvo flutuar sobre o terreno. Causa Float.

4

1

2

8

50

200

Reflect

Causa status Reflect no alvo, que reflete as magias recebidas.

4

N/A

1

12

50

200

Quick

Aumenta a Velocidade de AT.

4

N/A

1

12

50

300

Demi

Diminui o HP máximo do alvo em 25%.

4

1

2

24

17

250

Demi 2

Diminui o HP máximo do alvo em 50%

4

3

2

50

12

550

Meteor

Causa dano através de um meteoro gigante.

4

3

4

70

8

1500


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Critical Quick

Reação

The character's AT is elevated to next position when his or her HP totals fall within critical levels

Situação crítica

700

MP Switch

Reação

O personagem perde MP ao ivés de HP quando atacado.

Dano de HP

400

Short Change

Suporte

Aumenta a velocidade de CT do personagem.

N/A

800

Teleport

Movimentação

Permite ao personagem se mover instantaneamente para qualquer lugar no campo de batalha. Porém, quanto mais longe o loca, maior a chance de falha.

N/A

600

Float

Movimentação

Permite ao personagem flutuar 1 unidade sobre o solo.

N/A

540

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Wizard

Pré-requisitos: Chemist Level 2.

Armas: Rod.

Armaduras: Hat, Clothes, Robe.

O Wizard pode usar magias negras de diversos tipos e elementos para causar dano aos inimigos. Seus ataques mágicos são poderosos, no entanto sua defesa e ataques físicos são muito fracos, portanto, deixe-os na retaguarda.

Comando: Black Magic

Nome da Habilidade

Descrição

Alcance

Alcance Vertical

Alvo

MP usado

Velocidade

JP Necessário

Fire

Ataque básico de fogo.

4

1

2

6

25

50

Fire 2

Ataque médio de fogo.

4

2

2

12

20

200

Fire 3

Ataque forte de fogo.

4

3

2

24

15

480

Fire 4

Ataque supremo de fogo.

4

3

3

48

10

850

Bolt

Ataque básico de raio.

4

1

2

6

25

50

Bolt 2

Ataque médio de raio.

4

2

2

10

20

200

Bolt 3

Ataque forte de raio.

4

3

2

24

15

480

Bolt 4

Ataque supremo de raio.

4

3

3

48

10

850

Ice

Ataque básico de gelo.

4

1

2

6

25

50

Ice 2

Ataque médio de gelo.

4

2

2

12

20

200

Ice 3

Ataque forte de gelo.

4

3

2

24

15

480

Ice 4

Ataque básico supremo de gelo.

4

3

3

48

10

850

Poison

O alvo é envenenado e seu HP do alvo cai aos poucos. Causa status Poison.

4

2

2

6

34

150

Frog

Transforma o alvo em sapo, e também Poe curar o efeito. Causa Frog.

3

N/A

1

12

20

500

Death

Mata o alvo instantaneamente.

4

N/A

1

24

10

600

Flare

Uma esfera luminosa cai do céu, causando grande dano.

5

N/A

1

60

15

900


Habilidades Auxiliares

Nome da Habilidade

Tipo de Habilidade

Descrição

Ativação

JP Necessário

Counter Magic

Reação

O personagem contra-ataca com a mesma magia que recebeu.

Ataque Mágico

800

Magic Attack Up

Suporte

Aumenta o dano causado pelos ataques mágicos do personagem.

N/A

400

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