Principal PDF Imprimir E-mail
Sex, 03 de Setembro de 2010 23:30

+ Curiosidades sobre este Jogo


Plataformas: Playstation 2, PC, Xbox360
Lançamento Japonês: 16 de maio de 2002 (Playstation 2), Novembro de 2002 (PC),20 de abril de 2006 (Xbox360).
Lançamento Americano: 23 de março de 2004 (Playstation2), 28 de Outubro de 2003 (PC), 18 de abril de 2006 (Xbox360).

Com a explosao de RPGs online nos últimos tempo a Square não iria ficar de fora e colocou a série nesse universo também. O jogo acabou participando da série principal de FF, ganhando a 11ª numeração, tudo para que usufruísse o maximo do poder da marca da série. Apesar do começo conturbado com baixas vendas e reclamações, aos poucos a aventura online engrenou, ganhou versão para PC e ainda três expansões. A mais nova lançada em 18 de abril de 2006, intitulada Final Fantasy XI: Treasures of Aht Urhgan. O jogo custa U$ 12.95 por mês, e mais 1 dólar adicional para cada personagem.

Inicialmente era cogitado que o game fosse multiplataforma estando no Gamecube e no Xbox, mas por complicações com as redes online isso não foi possível, FFXI só foi lançado mais tarde para o Xbox 360. Ele também era para ser lançado para Macintosh e seria o primeiro a ser lançado simultaneamente no japão e nos Eua, mas nada disso aconteceu. Há rumores que a Square junto com a Sega planejam uma versão Árcade do jogo que funcionaria com Memory Cards.

Final Fantasy XI se passa no mundo de Vana’diel, a história do jogo é uma tanto complicada de se contar, ela vai desenvolvendo-se conforme você faz as missões no jogo. Vai desde personagens misteriosos, reino em guerra com criaturas humanóides, até Summons controlando nações inteiras, e até um Shadow Lord, criatura que controla todos os monstros do jogo. Cada expansão, possuí uma história peculiar, mas que de certa forma se encaixam na história do próprio mundo de Vana’diel.

O jogo conta com cinco raças para se jogar, cada povo com seus costumes e suas características de jogo, além de duas outras raças que não são jogaveis:

Zilart, os Zilarts eram um povo que viveu em Vana’diel há 10.000 anos atrás. No sumiram da faça de Vana’diel. Esse teve envolvimento com os portões dos deuses, e essa é a história contada na expansão Rise of Zilart. Em Chais of Promathia mais revelações sobre o povo Zilart são feitas.

Kuluu, Era um povo que viveu na mesma época que os Zilart, mas eram considerados inferiores que eles. Apenas dois Kuluu sobreviveram nos dias de hoje em Vana’diel. É nisso que a história de Chains of Promathia se foca.

Existem várias histórias no jogo de Final Fantasy XI as principais são essas:
História de San d ‘Oria
História de Bastok
História de Windurst
História de Zilart
Historia “A” de Dynamis
História “B” de Dynamis
História de Chains of Promathia
História de Treasures of Aht Urhgan.

O sistema de jogo é por jobs, os jobs iniciais são os mesmos do primeiro Final Fantasy, e mais pra frente, você terá a capacidade de habilitar um suport job, uma espécie de job secundário do qual você poderá usufruir as habilidades também e mais tarde poderá habilitar novas profisões. Resumir o jogo todo a um único sistema seria impossível, existe o sistema de sintetização de itens, sistema de jardinagem, pesca, mineiração, entre mil e outras coisas que o jogo oferece. O sistema de conquista de território entre as nações, e os novos sistemas adicionados na mais nova expansão. Sistemas é o que não falta em FFXI, provavelmente o maior, mais complexo e difícil jogo da série.

Final Fantasy XI pode parecer uma maravilha, você acha que já jogou todos os Final Fantasy e pensa que se dará bem em FFXI. Mas, a verdade é que muitos jogadores, mesmo os fãs da série, acabam por não gostar do jogo. FFXI é um jogo de paciência, e que leva muito tempo, tudo no jogo leva tempo, não só aumentar de level, mas até caminhar é demorado. Muitos jogadores são surpreendidos por esse sistema e não conseguem agüentar, “jogam” menos de trinta dias e param. FFXI não é um jogo que você joga em 30 dias, nem em 6 meses. Portanto, se você está disposto a jogar, reserve um tempo para ele.