Review PDF Imprimir E-mail
Qui, 02 de Setembro de 2010 21:31

 

 

Geralmente em um Review do site nós avaliamos e dissertamos sobre o jogo pensando no fato que a maioria dos fãs e jogadores ja jogaram o game. Com FFXI, é diferente, é um jogo em que poucos fãs tem acesso. Por consequencia esse Review se focará mais em explicar os principais aspectos do game, que com certeza é o mais peculiar da série.

Um MMORPG

Final Fantasy XI é um MMORPG, (Massively Multiplayer Online RPG), ou seja um RPG online onde centenas de jogadores podem jogar juntos, on line 24 horas por dia, 7 dias por semana de qualquer lugar do mundo......
Quando a proposta de FFXI foi anunciada, muitos fãs se indagaram:
"-Como seria um jogo online de uma serie como Final Fantasy???. Onde o contexto principal gira em torno de um grande enredo e personagens carismáticos???"
O resultado??? FFXI tem gráficos excelentes, jogabilidade sólida, alem de um enredo interessante e bem trabalhado como um jogo da série Final Fantasy exige, tornando-se assim mais uma obra de arte da Square-Enix onde seus produtores se desdobraram pra trazer tudo o que os fãs mereciam.

Como FF ele é mais do que digno de representar a série, como MMORPG ele é sem dúvida o melhor, maior e mais interessante do estilo.

FFXI te joga no mundo de Vana Diel onde 3 poderosas nações se unem contra as forças dos beastman (homens feras no original), a ultima esperança são aventureiros como você, ou seja os jogadores de FFXI...

Como em qualquer MMORPG você começa criando seu personagem selecionando sua raça, rosto, cabelo, profissão, sexo, tamanho e nacionalidade. E a partir disto você fica livre para se aventurar e explorar um mundo virtual absolutamente gigantesco que faz até os maiores veteranos de MMORPGs se sentirem perdidos. Neste imenso mundo você terá infinitas possibilidades, tais como se reunir com seus amigos para caçar, vender itens, cavalgar em chocobos, pescar, participar de leilões, explorar regiões remotas, sintetizar cristais e claro... Viver muitas aventuras e missões.

No inicio apenas 6 profissões estão habilitadas (Monk, Warrior, Thief, White Mage, Black Mage e Red Mage as 6 iniciais do primeiro Final Fantasy) mas também existem as profissões Bard, BeastMaster, Dark Knight, Paladin que podem ser adquiridas posteriormente.
E com a expansão “Rise of Ziraat” (já inclusa na verão do Playstation 2), se tem acesso á mais 4 jobs avançados: Summoner, Ninja, Samurai e Dragon Knight. Novas expansões saem a todo momento com mais jobs, a mais recente traz os jobs Corsair, Puppet Máster e Blue Mage.


O Grande Enredo

O modo como o game faz com que você fique imerso a ele é um dos maiores destaques do jogo. Por ser um MMORPG o enredo é um dos mais complexos já vistos pelos fãs de FF e o modo como se tem acesso a ele é um dos pontos mais originais de FFXI.

A medida que você vai participando de missões e aventuras, você começa a ter acesso aos fragmentos da trama, porem as informações que você consegue nada são mais do que peças de um imenso e complexo quebra-cabeças, ou seja, são apenas informações isoladas que sozinhas nem sempre explicam os mistérios e questões do enredo de FFXI. A intenção da Square-Enix é que os jogadores não só descubram os detalhes da trama individualmente durante as aventuras, mas tenham que se comunicar com diversos jogadores de outros paises de Vana’diel para conseguirem achar respostas para os diversos mistérios deste imenso mundo virtual.

Fama, dinheiro e o poder de sua nação... Tudo isso depende de voce!

Em FFXI as possibilidades são infinitas, mas as mais importantes tarefas e objetivos que seu personagem terá muitas vezes envolvem, Quests, Missions e Conquests.

As aventuras/tarefas (Quests) são missões que você pode aceitar de indivíduos, lojas e organizações para cumprir um determinado objetivo, lucrando assim dinheiro e reconhecimento.

As missões (Missions) são onde você é temporariamente contratado por sua nação para dissolver um problema da mesma, variando de trabalhos cotidianos a missões ultras-secretas, a medida que vai cumprindo elas você vai ganhando level e reconhecimento, podendo então ser chamado para missões muito mais secretas e/ou importantes onde pode saber de detalhes do enredo que nenhum outro jogador tem conhecimento.

Já as conquistas (Conquests) são muito mais interessantes e peculiares e assim como as missões elas também tem um impacto direto em sua nação. Nelas os jogadores devem conquistar determinadas áreas dominadas pelos beastman, é um dos principais meios de ganhar dinheiro.

O detalhe é que a influencia política e econômica de sua nação depende principalmente do numero de áreas que seus aventureiros conquistam e conseguem manter nas conquistas. Quanto mais áreas ela possui mais próspera sua nação vai se tornando em termos de economia, comércio e influencia geo-politica. E claro quanto mais próspera ela for, mais benefícios ela trará aos seus aventureiros.

Jogabilidade

O combate em FFXI pode parecer estranho aos veteranos na série. As lutas ocorrem em tempo real com você movendo seu personagem normalmente atacando sempre automáticamente. Podendo recuar para usar algum item ou magia (branca ou negra).

Fora isso há outros parâmetros... Como as “Weapon Skills” que lembram o sistema de Limit Breaker dos jogos passados. Basicamente a medida que você ataca e é acertado, você vai recebendo Tatical Poitns (TP), quando a barra de TP chega a um certo nível você ganha a opção de usar um mega-ataque especial que muda a cada arma que você usa.

Alem disso existem as já conhecidas “Job Ability” próprias de cada profissão que são adquiridas ao se chegar em determinado nível.. Como “Auto-Regen”, “HP Restorting” etc... E a possibilidade de usar uma habilidade adicional á sua profissão, como um Warrior que solta magias negras, por exemplo... Basta ter o nível necessário como Black Mage (lembrando que você pode trocar de profissão quando bem desejar).

Mas não importa o quanto você seja forte, bancar o herói e enfrentar os inimigos sozinhos nunca é uma opção inteligente. O ideal é você se aliar a um “Grupo” (que tem pode ter no maximo 6 players). Ou no caso de um inimigo extremamente forte formar uma “Aliança” (que pode ter no maximo 3 grupos, ou 18 jogadores). Tenha em mente que o lema de FFXI é o trabalho em equipe, logo ele é essencial.

As batalhas em grupo também proporcionam a possibilidade das opções Magic Burst (mixando varias magias em uma com vários magos) e das “Skill Chain” que são a linkagem de varias “Weapon Skill” sendo disparadas ao mesmo tempo.

E por fim...

Tudo que voce leu acima é um breve resumo de algumas das principais caracteristicas de FFXI, mas ao mesmo tempo é um texto que não explica nem um centésimo do que é esse jogo. FFXI é um jogo imenso, e falar da maioria de seus aspectos iriam consumir centenas de linhas e paragrafos.

Esse texto tem como finalidade apenas esclarecer um pouco do jogo aos fãs que não tiveram a oportunidade de jogar.

E caso tenham uma oportunidade futura de jogar este jogo que fique aqui o recado, mesmo pagando mensalmente... Vale muito a pena! FFXI não é apenas um MMORPG mas sim um MMORPG com a qualidade de um Final Fantasy, honrando com louvor o titulo de décimo primeiro jogo da série principal.