Review PDF Imprimir E-mail
Ter, 24 de Agosto de 2010 10:03

Final Fantasy II foi o pontapé inicial para os roteiros épicos que vemos atualmente na série, pela primeira vez os protagonistas tinham um passado, falavam, exibiam emoções e viviam uma história épica.

A história era interessante para a época. Apesar de não ser tão ousada quanto as confusões temporais do primeiro Final Fantasy, o enredo de FFII exibia bastante peculiaridade e acontecimentos interessantes.

Em FFII voce vivencia as aventuras de Maria, Firion e Gus, tres jovens que perderam tudo na guerra e agora lutam ao lado de rebeldes em um confronto quase impossivel de se vencer, contra um Imperador que vendera sua alma ao demônio. Aqui vemos as similaridades com a serie Star Wars pela primeira vez na saga Final Fantasy.

FFII podia não trazer um enredo completamente inovador, mas se destacava por ter um enredo bem dramático onde varios personagens importantes faleciam enquanto guiavam os protagonistas em sua jornada.

Apesar dos personagens não terem personalidades muito profundas nem diálogos extensos, o jogo emocionou e trouxe uma ótica bem mais humana, séria e realista para a saga FF. Se o primeiro Final Fantasy era um prato cheio para um fã de RPGS medievais, FFII se encarregava de ser uma história cheia de drama retratando a realidade de uma guerra. Hoje a história de FFII esta longe de ser tao profunda ou emocionante como a dos jogos atuais, mas na época ela trazia todo o drama que um jogador de RPG queria ver no enredo de um game.

Graficos, Sons e Jogabilidade

Há quem julgue (injustamente) que hoje FFII seria um dos capítulos mais dispensáveis da saga. Afinal, apesar de ter musicas de batalhas legais o segundo capitulo tem uma das trilhas sonoras mais simples e mesmo na época, haviam gráficos bem melhores e interessantes em outros jogos do genero.

Claro na década de 80 isso não importava muito e FFII fez um grande e merecido sucesso... Mas e hoje? Ainda hoje FFII é um jogo que merce ser jogado e apreciado simplesmente porque é um FF diferente de muito do que voce já viu...

FFII já traz varias diferenças se comparado com o primeiro jogo da série, os sprites dos personagens estavam voltados para simular melhor figuras humanas. havia diversas maneiras de se chegar as cidades e dungeons, e para prosseguir no jogo não bastava apenas ir falando com os personagens mas também memorizando palavras chaves e falando a palavra certa para a pessoa certa. Agora personagens diferentes entravam e saiam do seu grupo e a customização de cada personagem era bem completa e com infinitas possibilidades.

Era em FFII que voce encontrava pela primeira vez figuras como Cid, guerreiros da classe Dragoon e poderia montar pela primeira vez um Chocobo...

Mais se você quer inovação até para os tempos de hoje, então saiba que nada é tão único em FFII do que o seu sistema de evolução....

O Sistema de Evolução

FFII foi o primeiro FF onde você pode customizar os personagens livremente, e também foi o primeiro FF sem level (sim FFX não foi o primeiro). Em FFII quanto mais um personagem usa um tipo de arma ou magia, mais afinidade ele ganhava com a arma/magia e consequentemente, mais dano ele passava a tirar. Já os atributos sobem a medida que você força eles ao limite... HP aumenta desde que você receba muito dano, Força fisica aumenta desde que você ataque constantemente, etc.

O sistema de FFII até hoje divide opniões, muitos amam, outros odeiam. Um dos principais detalhes desse sistema é que é possível trapacear e fazer o personagem evoluir bem rapidamente, é processo um pouco chato mas bem efetivo.

Se por um lado você pode trapacear, caso deseja seguir o curso do game normalmente apenas evoluindo da forma padrão então vai se deparar com um jogo bem dificil e desafiante. Um ponto positivo do jogo sem dúvida alguma.

Hoje...

FFII ainda vale muito a pena, tanto para conhecer o enredo, que apesar de hoje estar ultrapassado, não deixa de ser interessante; quanto para jogar Final Fantasy com um sistema de evolução bem diferente.

FFII nunca deixa de ser uma boa pedida, principalmente quando você não usa nenhum truque manjado para evoluir os personagens precocemente, aproveitando toda o desafio que o jogo pode trazer.