Login



FINAL FANTASY VERSUS XIII carregava uma "síndrome Final Fantasy" segundo o diretor Tabata PDF Imprimir E-mail
Escrito por Leonardo Cruz   

Em uma recente entrevista para o site 4Gamer, conduzida pelo ilustre produtor da série TEKKEN - Katsuhiro Harada, o diretor Hajime Tabata respondeu algumas questões polêmicas sobre o desenvolvimento do jogo FINAL FANTASY XV.

 

Ele foi perguntado se enfrentou dificuldades ao assumir o projeto e disse que sim, tanto críticas de fora da Square Enix quanto problemas com a própria equipe. Ele disse que as críticas para com Final Fantasy XV eram severas mas que eles tinham que inovar nos caminhos da série. Ele também disse que existia uma "doença Final Fantasy" que afetou alguns fãs mas principalmente alguns membros da equipe, fato que ele observou quando assumiu a equipe de produção de Versus XIII.

 

Pedido para explicar sobre essa "doença", Tabata disse que estava se referindo a pessoas dentro da empresa que não conseguiam ter outra visão da série além daquela que eles mesmos construíram. Ele disse que essas pessoas tinham idéias tão centradas "do que é um Final Fantasy" que essa visão se tornava uma prioridade mais alta do que o sucesso do time como um todo. E ainda que, se uma ideia diferente do que eles esperavam era apresentada, logo diziam que isso seria ruim para o jogo.

 

Tabata também disse que o fato de que a equipe de produção ser considerada uma equipe "especial" dentro da Square Enix fez com que algumas pessoas pensassem que eram mais "especiais" que outras. Tabata disse que teve que fazer uma reunião com a equipe e dizer "Nós não somos especiais, acordem."

 

Quando o jogo foi revelado ao público como Final Fantasy XV, Tabata disse que descobriu que a "doença Final Fantasy" também já tinha afetado alguns fãs que foram totalmente contra as mudanças radicais que o jogo apresenta - como um modo de combate voltado para ação. Tabata acredita porém que esse "ar de novidade" que o jogo trás está ajudando a tirar o jogo do estado de crise em que se encontrava - após as duras críticas que Final Fantasy XIII recebeu.

 

Tabata acredita que a série precisa ser modernizada e que se isso não acontecer estaria chegando o momento em que a série estaria "acabada".

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar