História PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 23:56

Aviso Importante: O texto a seguir é a história completa de Final Fantasy VIII do inicio até o fim do game em ordem cronológioca. Então obviamente contem Spoilers! Só leia até a parte que voce jogou se não quiser saber o que acontece depois e tome cuidado com a ordem dos acontescimentos, que repetimos: São contados em ordem cronológica!.

Todos os créditos desse resumo são de Cidoflas o webmaster do site Final Fantasy Compendium - http://www.ffcompendium.com, a Final Fantasy Brasil apenas traduziu o texto para o portugues com a autorização dele.

Muitos anos atrás:

• Hyne, um feiticeiro/divindade, cria a humanidade. Ele concede parte de seu poder para as feiticeiras. O poder das feiticeiras é passado de geração em geração; quando uma morre, outra deve tomar seu lugar, existindo apenas uma em cada época. Logo por serem as únicas representantes divinas, as feiticeiras adquirem um grande renome e poder político e a medida que algumas tomavam para si nações inteiras de forma tirana, elas passaram a ser temidas também.. Apenas certas mulheres podem se tornar feiticeiras, sendo que algumas ja nascem com algum dom em particular que as torna mais aptas a isso.

4000 anos atrás:

• A civilização de Centra começa a migrar e funda dois impérios; Dollet ao oeste e Esthar no leste. Com o tempo as civilizações perdem contato, e Esthar começa a prosperar cientificamente.

80 anos atrás:

• O Lunar Cry, um fenômeno no qual a lua se torna excessivamente saturada com monstros, que irrompe em direção a terra em uma onda de destruição, acerta a civilização Centra. Centra é completamente destruída (e uma enorme cratera se forma no meio dela). Os dispositivos móveis de Centra (arcos gigantescos que tem o poder de mover construções através da força da ciência e/ou mágica) são arruinados, com apenas dois ainda restando, ambos no império de Dollet.
• O povo de Esthar continua a prosperar cientificamente, e Dollet é dividida em países (mais como cidades-estado) Dollet, Galbadia e Timber.

19 anos atrás:

• Uma garota chamada Ellone nasce em Winhill. Ela nasce com o dom de enviar a consciência das pessoas para outras épocas do tempo.

18 anos atrás:

• A feiticeira Adel toma a nação de Esthar e rege uma ditadura lá. Ela começa uma guerra contra Galbadia, nação liderada pelo presidente Deling. Após muito tempo de guerra, os conflitos se expandem e envolvem as nações de todo o mundo, com isso Galbadia invade Timber e domina a nação. Os pais de dois homens chamados Zone e Watts, são mortos depois da captura de Timber. Logo, um número razoável de copias de facções rebeldes começam a surgir, todas sem nenhuma única vitória em seus nomes. Zone e Watts criam os Forest Owls em memória de seus pais.
• Um número de cientistas e pesquisadores, descontentes com os motivos de Galbadia, partem para começarem sua própria cidade a qual eles batizam de Fisherman’s Horizon (FH), dedicada ao pacifismo.
• Adel descobre a existência do Crystal Pillar, uma pedra da lua capaz de reagir de uma certa posição na terra (que fica dentro do continente de Esthar) para causar o Lunar Cry. Ela ordena que seja construído um cercado especial chamado Lunatic Pandora ao redor da pedra. A Pandora sela as habilidades do Lunar Cry, mas pode, contudo causar o Lunar Cry a qualquer hora.
• Dr. Odine, um cientista renomado, inicia experimentos em seres mágicos conhecidos como Guardian Forces (GFs). Ele descobre que eles podem entrar em junção com a mente humana, o que permite a um humano usar mágica, ou, para ser mais exato, para-mágica. Ele também estudou os poderes das feiticeiras, e criou a marca de jóias Odine que se supõe ser capaz de inibir os poderes das feiticeiras.
• Três soldados de Galbadia, Laguna, Kiros e Ward voltam a cidade de Deling depois de uma missão. Eles vão ao bar no Galbadia Hotel, onde Laguna fica admirado com a performance de Julia, uma pianista. Julia convida Laguna para ir até seu quarto, onde um confuso Laguna fala a ela sobre seus desejos de se tornar um jornalista. Julia conta a Laguna que ela queria gravar sozinha, mas nunca tinha sido capaz de surgir com uma letra, até aquela noite.
• Julia escreve a canção Eyes On Me sobre Laguna. Mais tarde eles perdem contato e ela se casa com o general Caraway de Galbadia, e eles tem uma filha chamada Rinoa.
• Laguna, Kiros e Ward são enviados ao Local de Escavação em Centra para patrulhar. Eles se perdem e dão de cara com um batalhão de soldados de Esthar. Eles ficam presos e só são capazes de escapar pulando de uma enorme encosta. Kiros e Ward foram feridos em combate e Laguna consegueria escapar ileso se não tropeçasse por acidente na descida e tomasse o tombo mais dolorido de sua vida. Ward perde a voz permanentemente devido ao trauma do pulo ocasionada pela sua fobia por altura.

17 anos atrás:

• A feiticeira Adel descobre os dons de Ellone e ordena as tropas de Esthar que a capturem; mesmo com eles tendo falhado, os pais de Ellone são mortos. Ela fica sob a custodia e é criada por uma mulher chamada Raine.
• Ward consegue um emprego como peão de obras na construção da D-District Prison, uma prisão política de Galbadia. Kiros vaga como um vagabundo, e Laguna encontra sentido numa pequena cidade pertencente a Galbadia, Winhill, outrora atacada por Esthar. Ele encontra Raine, consegue um trabalho derrotando monstros que vagam pela cidade, e consequentemente acaba se apaixonando por Raine se casando com ela.
• Kiros encontra com Laguna em Winhill e se junta a ele por um tempo em seu trabalho. Finalmente Laguna da continuidade a seu sonho de seguir jornalismo e trabalhar na Timber Maniacs, uma famosa revista.
• Laguna retorna a Winhill. Logo em seguida Ellone é capturada por soldados de Esthar, apesar de seus esforços para impedir. Ele vai atrás de Ellone em direção a Esthar, mas a jornada é longa. Para conseguir dinheiro ele e Kiros encontram um bico como atores em uma companhia de filmes de filmes de segunda, que estava filmando em no Trabia Canyon. Ironia ou não em um filme sobre Cavaleiros e Dragões eles são atacados por um dragão de verdade.
• A caminho de Esthar Laguna cai de um penhasco e fica aos cuidados de uma tribo Shumi, que lhe devolvem a saúde em seis meses. Durante este tempo ele criou grande afeto pela tribo, e tenta ensinar os Moombas a falar (eles conseguem dizer seu nome).
• Enquanto Laguna esta procurando por Ellone, Raine da à luz a um filho de Laguna que batiza de Squall.
• Laguna chega ao laboratório de Lunatic Pandora em Esthar, onde ele é capturado e forcado a fazer dificílimos esforços em prol dos experimentos do Dr. Odine. Ele se encontra com mais Moombas. Kiros e Ward o salvam, e juntos eles arrancam a localização de Ellone do Dr. Odine e a salvam. Antes que eles a levem embora, porem, o Dr. Odine consegue imprimir um modelo das ondas cerebrais de Ellone no seu computador, que o leva a criar uma maquina que simula os poderes dela de fazer a consciência viajar pelo tempo. Ele batiza a maquina de Ellone Junction Machine.
• Laguna se une a uma rebelião contra a feiticeira Adel, e bola um engenhoso plano para se livrarem dela. Uma vez que eles não podem feri-la fisicamente, eles a enganam para que ela entre em um container de selamento especial, o qual depois eles lançam ao espaço, para ser continuamente monitorado pela estação espacial de Esthar. As ondas anti-transmissão do container causam constantes radio estáticas em escala mundial, deste ponto em diante. Como parte do plano eles depositam o Crystal Pillar da Lunatic Pandora no fundo do oceano para evitar que o Lunar Cry volte a ocorrer.
• Laguna é eleito presidente de Esthar, e decide fazer com que Esthar pare de fazer contato com o resto do mundo; em parte por penitencia pela sua guerra e em parte porque ele acredita que o resto do mundo ainda não esta preparado para os conhecimentos científicos de Esthar ainda. Kiros e Ward ficam como seus assistentes.
• Laguna envia Ellone de volta a Winhill, sem tempo para ficar com Raine que não abandona sua cidade. Mais tarde Raine morre sob circunstancias não especificadas, deixando-a sem lugar nenhum para ir. Ela é então enviada ao orfanato de Edea e Cid Kramer. Squall também vai pra lá. Aos poucos Squall e Ellone se aproximam.

13 anos trás:

• Ultimecia, uma feiticeira do futuro chega graças a Compressão do Tempo (veja mais adiante) e perece; dando seus poderes a Edea Kramer. Porém Ultimecia ainda vai existir no futuro e usará o aparelho de Odine para dominar a mente de Edea, pretendendo assim usa-la para capturar Ellone, e com os poderes dela, fundir passado, presente e futuro em uma só epoca onde só Ultimecia existiria. Cid e Edea se dão conta do mal que ela poderia causar. Eles bolam um plano para criar uma academia militar onde estudantes seriam treinados para lutar contra os poderes das feiticeiras. Eles chamam a escola de Garden, e seus formandos de SeeDs. (O Squall do futuro conta estas coisas a Edea, quando acaba indo junto com Ultimecia para o passado) Cid recebe fundos para investir em suas idéias de NORG, um aldeão rico de Shumi. Três Gardens são criadas; Balamb Garden, Trabia Garden e Galbadia Garden. Balamb e Galbadia são construídas sobre velhos arcos de Centra (o dispositivo que faz os Gardens voarem). NORG nomeia a si mesmo de “Garden Máster” (mestre da Garden) e habita o andar mais baixo da Garden de Balamb. Seus serviçais estão espalhados pela Garden, para ter certeza de que Cid faça tudo que ele mandar.
• Todas as crianças do orfanato são mais tarde recrutadas para a Garden. Squall, Zell, Seifer e Quistis acabam na Balamb Garden (onde Cid se torna reitor), Selphie vai para Trabia Garden e Irvine para Galbadia Garden.
• Edea treina sua própria pequena parcela de SeeDs, batizando-os de White SeeDs. Ela se da conta do potencial de Ellone para se tornar feiticeira e de seu poder especial de transportar no tempo, e da a eles sua missão: proteger Ellone a qualquer custo. É dado a eles um navio próprio e eles são separados dos outros SeeDs. Ellone vai embora do orfanato e Squall se frustra, temendo se aproximar das pessoas e depois perde-las.
• Julia Heartilly (Caraway) morre em um acidente de carro.

Presente:

• Ultimecia no futuro, aprimora o experimento de Odine e o usa para dominar a mente de Edea para procurar Ellone. A Garden se tornou mais ou menos um centro para treinamento de mercenários (a necessidade surgiu graças a preocupações financeiras) e seu verdadeiro propósito fora esquecido. Pesarosamente Cid começa os preparativos para lutar contra sua esposa, mas se atrasa, na esperança que ela se prove mais forte do que a vontade da feiticeira que a ocupa.
• Edea (dominada por Ultimecia) planeja ela própria tomar Galbadia. E se alia com Vizer Deling, o ditador e presidente de Galbadia. Ele resolve anunciar sua nova amizade com Edea via antena satélite, uma tecnologia que não esta em uso desde o selamento de Adel. Contudo, o único radio receptor/transmissor que restou esta na cidade de Dollet. Ele ordena seus exércitos que tomem a forca e reparem o transmissor.
• Rinoa foge de seu pai em Deling City e viaja para Timber, onde ela se torna agregada aos Timber Owls, uma das muitas facções rebeldes que esperam conseguir a independência de Timber.
• É descoberto que o uso continuo de GF causa perda de memória em humanos. Em pouco tempo, Squall e todos os outros em Balamb e Trabia esquecem completamente sua infância no orfanato.
• Selphie é transferida de Trabia Garden para Balamb Garden.
• Ellone também é trazida a Balamb Garden visando mais segurança e se aproximar de Squall, mesmo que ele não saiba.
• Na Garden de Balamb, Seifer eventualmente mostra ser um peste e um estudante inconseqüente. Ele falha no teste de campo da SeeD duas vezes por não seguir ordens. Apesar disso ele consegue o cargo de líder do comitê disciplinar dos estudantes, apoiado por dois companheiros, Fujin e Raijin. Squall (o mais novo das crianças do orfanato) prova ser um introvertido e melancólico estudante com grandes habilidades com uma gunblade, rivalizando com a de Seifer. Quistis é um prodígio e se torna SeeD aos 17 anos de idade e uma instrutora um ano depois.
• Squall e Seifer (ambos estudantes de Quistis) ferem um ao outro em uma luta com gunblades de verdade; ambos carregam cicatrizes na face pelo resto da vida. No dia seguinte Squall tem de prestar o teste de campo da SeeD. Antes de fazê-lo, ele precisa fazer o teste de admissão para o teste, tendo que adentrar a Fire Cavern, derrotar a GF Ifrit, e voltar dentro de um tempo pre-determinado. Quistis o acompanha até lá.
• No dia seguinte é o dia do teste de campo da SeeD para Squall. Xu, uma SeeD veterana, mostra os detalhes. A cidade de Dollet esta sob um cerco de Galbadia, e o SeeD foi contratada para dar um fim ao cerco. O capitão do time de Squall (que inclui Zell) é Seifer. Longe de estar feliz com a situação, Squall faz o que esperam dele. Eles viajam para Balamb City, onde seus transportes aquáticos estão sendo preparados.
• O time recebe ordens para derrotar as forcas em seu caminho e esperar na praça central. Eles o fazem, mas Seifer fica impaciente e resolve avançar, mesmo infringindo ordens. Squall e Zell o seguem (apesar de tudo, ele ainda é o líder deles). Eles alcançam a torre de comunicações, onde Seifer avança sozinho. Selphie chega nesse momento para entregar uma mensagem: a ordem para se retirarem dentro de 30 minutos. Eles seguem Seifer e tentam impedir o Major Biggs e o Tenente Wedge membros do exército de Galbadia de ativarem a torre de comunicações, mas falham. No meio do embate Elvoret, um monstro que vivia na torre abandonada ataca todos mas é morto pelos Seeds.
• Biggs manda o X-ATM092, um enorme robô em forma de aranha, pra cima dos SeeDs. Eles são perseguidos através das ruas de Dollet, e chegam a praia. Quistis é quem finalmente derrota o monstro robô acertando nele algumas centenas de balas de uma metralhadora montada no transporte de fuga aquático.
• Biggs e Wedge são rebaixados de posto graças a incompetência deles no fiasco da torre de comunicações em Dollet.
• Somente Squall, Zell, Selphie e outra estudante chamada Nida passam em seu teste da SeeD; Seifer falha novamente por desobedecer ordens. Selphie pede a Squall que se uma ao comitê do festival escolar; Squall fica relutante. A festa de comemoração é naquela noite.
• Rinoa viaja até Balamb Garden para pedir a Cid que ajude os Forest Owls por um preço módico; Cid gosta de sua proposta e concorda. Squall conhece ela no baile, e apesar de seus protestos e falta de habilidade para dançar, eles tem um memorável momento na pista de dança. Quistis se aproxima de Squall e diz para que ele a encontre no Centro de Treinamento.
• Uma vez lá, Quistis mostra a Squall um lugar secreto dos estudantes. Ela conta a ele que sua licença de instrutora foi revogada pela falta de rigidez em relação aos seus estudantes, e que agora ela é apenas um SeeD comum. Porém, Squall manda ela falar com as paredes, literalmente. No caminho da saída eles encontram Ellone sendo atacada por algum dos monstros que são mantidos no Centro de Treinamento (porém Squall não a reconhece graças a sua perda de memória). Depois da batalha, ela é levada embora pelos seus guarda-costas White SeeDs.
• A primeira missão SeeD de Squall (ele viaja com Zell e Selphie) é para Timber, onde ele deve apoiar Rinoa. (Cid dá a Squall uma Lâmpada Mágica; ela liberta o GF Diablos. Derrotando Diablos ele permite que você o use com Junção.) No caminho, o grupo cai em um sono profundo graças às habilidades de Ellone. Ellone tem o poder de levar a mente das pessoas para o passado; ela coloca ele e seus dois amigos nos olhos de Laguna, Kiros e Ward (a cena que envolvendo Julia), visando mudar o passado e trazer uma realidade mais feliz a Laguna.
• Rinoa, Squall, Zell e Selphie executam uma ousada tentativa de seqüestrar o presidente Deling enquanto ele viaja de trem para Deling City. Eles trocam os vagões dos trens do Trem presidencial. Mas ao se aproximar do presidente eles descobrem que tudo era uma farsa. O verdadeiro presidente estava a salvo em Timber, local que ele viajou para fazer um anuncio sobre o recém-restaurado sistema de comunicação em Dollet.
• Deling faz o anuncio, mas é atacado por Seifer, que escapou da Garden e pretendia cuidar do caso sozinho. Quistis chega para parar Seifer. Enquanto eles o confrontavam, Zell deixa escapar descuidadamente o fato de que Seifer era parte da Garden de Balamb. Seifer pega Deling como refém mas é interceptado pela feiticeira Edea que o leva embora.
• Cid decide não esperar mais, e envia uma mensagem a Martine, Reitor da Galbadia Garden, falando sobre um plano para assassinar Edea. O contato em Deling City será o pai de Rinoa, General Caraway. O plano é incluir um atirador de elite da Galbadia Garden.; porém Martine modifica o plano incluindo nele os SeeDs visitantes de Balamb, para que a culpa fosse trocada (no caso do plano falhar) e recaísse sobre Balamb Garden.
• Squall, seus amigos SeeD e a membro dos Forest Owls estão todos sendo procurados. Eles vão para Gabaldia Garden mas Zone and Watts, dois companheiros de Rinoa não tem passagens, mas eles conseguem escapar mesmo assim. Mais tarde eles são pegos pelo navio dos White SeeDs de Edea e ficam por lá.
• Na floresta a caminho da Galbadia Garden, eles caem em outro sono profundo e ocorre outra seqüência de sonho com Laguna (desta vez a que envolve os eventos na Centra Excavation Site).
• Quistis encontra Martine, que os chama para a sala da recepção. A caminho dela eles encontram Fujin e Raijin, que foram enviados por Cid para entregar a mensagem sobre o assassinato. Eles estão também procurando por Seifer.
• Irvine, atirador de elite de Galbadia, se une ao grupo de Squall. Eles pegam o trem para Deling City. Eles tentam chegar até a mansão de Caraway, mas são impedidos pelos seus guardas que receberam ordens de envia-los em um teste antes de darem continuidade a tentativa de assassinato. Eles devem ir para a Tomb of The Unknown King (Tumba do Rei Desconhecido) e recuperar o numero da ID do ultimo SeeD que tentou entrar. Eles o fazem e também encontram gêmeos GF, Minotaur e Sacred, que lutam contra eles. Quando são derrotados os irmãos permitem que eles sejam Junctioned.
• Eles retornam a Deling City e se apresentam ao general Caraway, pai de Rinoa. Ele proíbe que Rinoa continue na missão, e esquematiza a missão para os cinco SeeDs. Vai haver uma parada em homenagem a Edea que acontecera naquela noite. Squal e Irvine são o time sniper (atirador), que vão esperar no telhado da Residência Presidencial. O time da passagem (Quistis, Selphie e Zell) devem ir até o mecanismo do portão no Arco do Triunfo e prender Edea durante a parada enquanto ela estiver passando por entre os portões. Assim que estiver presa, Irvine efetua seu disparo; se falhar, Squall dá cobertura em um combate corpo-a-corpo.
• Squall, Irvine e o general Caraway vão para suas posições. Rinoa sugere usar a patentiada jóia inibidora de poderes de feitieiras do Dr. Odine para parar Edea, mas Quistis ridiculariza Rinoa. Rinoa resolve fazer por conta própria, e foge da mansão de Caraway para a Residência Presidencial, onde ela sobe até o topo. Nesse meio tempo, Quistis lamenta suas duras palavras e volta para a mansão de Caraway junto com Zell e Selphie para se desculpar, mas são aprisionados por Caraway que tranca sua casa pensando prender Rinoa
• Rinoa se aproxima de Edea com o medalhão, mas Edea a rende facilmente com magica. Rinoa esta grogue enquanto Edea faz seu discurso para as massas, ela proclama o inicio de um reino de terror, assassina Vinzer Deling na frente de todos e toma Gabaldia. Ela também dá vida a duas estatuas de pedra para sacrificar Rinoa na frente de toda multidão. Squall e Irvine se dirigem rapidamente para o topo da Residência Presidencial para derrotar as bestas e salvar Rinoa.
• Quistis e os outros encontram uma passagem secreta que leva aos esgotos de Deling City, o qual eles seguem de volta ao Arco do Triunfo bem a tempo de prender Edea com os portões. Irvine fica com calafrios e por pouco fica incapaz de disparar, mas Squall o convence. Irvine dispara primorosamente, mas a bala é defendida magicamente por Edea. Squall pula do prédio, pega um carro próximo, joga ele contra os portões, pula através dos mesmos e enfrenta Edea. Ele é impedido por Seifer que esta do lado direito de Edea, ele é agora o Cavaleiro da feiticeira, o que na verdade foi sempre o seu sonho.
• Squall derrota Seifer e enfrenta Edea (Irvine e Rinoa chegam para ajuda-lo), mas Edea envoca uma farpa de de gelo que atravessa Squall diretamente. Ele cai inconsciente. Edea o cura para ter respostas e Seifer o leva (junto com Quistis, Selphie, Zell e Rinoa) para a Prisão do Distrito-D onde ele pretende interroga-lo. Enquanto estavam inconscientes Squall e Quistis tem outra seqüência de sonho com Laguna, desta vez em Winhill. Zell do mesmo modo sonha com Ward construindo a mesma prisão onde ele se encontra quando acorda.
• Com o presidente Deling morto Edea toma o controle de Galbadia. Sua primeira ação é disparar ordenar ataque de mísseis as Gardens. Mísseis são apontados para Trabia Garden e Balamb Garden.
• Irvine é contratado por Caraway para resgatar Rinoa (e SOMENTE Rinoa) da prisão. Rinoa vai, mas quando ela descobre isso fica irritada, e manda Irvine voltar para resgatar os outros também.
• Moombas são empregados para fazer trabalhos pesados na prisão, um deles traz comida para a cela onde Zell, Quistis e Selphie estão aprisionados. Um guarda machuca o Moomba, e Zell o derrota. Zell decide sair e trazer as armas de todos de volta, já que ele é o único que não precisa delas para lutar. E ele prossegue para faze-lo. O agora tenente Biggs e o soldado Wedge entram na sala para ensina-los uma lição por tê-los derrotado antes, mas dão de cara com prisioneiros inteiramente armados e acabam derrotados novamente.
• Squall é torturado por Seifer, que deseja saber o verdadeiro significado da SeeD (ele acha que por Squall ser um SeeD deva saber). Squall, porém, não sabe nada alem da faceta de mercenários da SeeD, e é torturado em vão. Ele é salvo por Zell e os outros com suas armas recém recuperadas, e com a ajuda dos Moombas. Squall fica surpreso quando ele ouve a única palavra que eles conseguem pronunciar, “Laguna”.
• Zell ajuda os outros a pegarem um meio de transporte das proximidades para ir para o nivel mais abaixo da prisão; contudo, eles dão de cara com um beco sem saída onde eles se dão conta de que toda a prisão esta submersa na areia. Irvine escolhe esse momento para salva-los dos guardas, Rinoa no encalço. Depois de algumas rápidas palavras, Irvine mantém os guardas a distância e todos se dirigem para o piso mais baixo para encontrar um transporte para fora da prisão, e Squall se dirige para o piso mais alto.
• Lá, ele consegue chegar a uma abertura que leva para fora, mas ele vê que isso só leva para outra da prisão. Contudo, a prisão então começa a se submergir na areia! Squall consegue escapar de enterrado segurando em uma viga (antes uma ponte). De algum modo todos ficam sãos e salvos e roubam um buggy de areia para dar o fora de lá.
• O primeiro grupo de mísseis é disparado para Trabia Garden, lhe causando pesados danos. Em uma tentativa de parar o próximo grupo de mísseis que irão em direção a Balamb Garden, o grupo se divide. Selphie vai para a Base de Mísseis para tentar impedi-los de lançar, enquanto Squall se dirige para a Balamb Garden para alerta-los do perigo eminente. Ele seqüestra um trem para faze-lo.
• Selphie e os outros vestem uniformes encontrados dentro do buggy para conseguirem admissão na Base de Mísseis (um cartão ID lhes garante acesso ao interior). Eles conseguem acesso à sala de força e a desligam (o que não funciona), ajudam a mover um míssil de lugar e finalmente conseguem acesso ao sistema de mísseis. Eles definem a margem de erro o mais alto possível (pra prevenir), e se dirigem para a base central, derrotam alguns guardas e ativam a seqüência de autodestruição da base. Eles são incapazes de parar os mísseis completamente e eles são disparados em direção a Balamb Garden. Antes que os SeeDs possam escapar eles são atacados por um robô gigante. Eles conseguem lhe causar pesadas avarias e sobem nele para escapar da explosão. Mas o robô enlouquece (os controles foram destruídos) e eles se vêem presos dentro dele enquanto ele pula no oceano!
• Squall chega na Balamb Garden para encontra-la em conflito interno: NORG esta procurando por Cid, na intenção de entrega-lo a Edea antes que ela destrua a Garden. Cid esta escondido em seu escritório, e o corpo estudantil esta dividido entre aqueles com Cid e os com o Mestre da Garden. Squall consegue encontrar Xu e lhe informa sobre o ataque dos mísseis; ela o leva até Cid. Cid conta a ele que a Garden possui um dispositivo de Centra, o qual possui propriedades desconhecidas. Ele permite que ele vá para o nível MD para tentar descobrir essas propriedades e se podem ser usadas para afastar os mísseis. Squall consegue encontrar o controle central que transforma a Garden em uma construção móvel! Ele se move de sua posição inicial e se desvia dos mísseis por muito pouco.
• Enquanto os estudantes tentam encontrar uma maneira de dirigir a Garden Squall é chamado para ir ao nível B1 onde NORG reside. NORG os repreende por terem arruinado seus planos e os ataca. Squall derrota NORG que morre. ( Mais tarde membros da tribo Shumi visitam a Balamb Garden para se desculpar pelas ações de NORG.)
• Squall se encontra com Cid, que finalmente lhe fala sobre o significado da SeeD, que é o de derrotar feiticeiras. Eles se encontram com um misterioso navio, o navio dos White SeeD. Cumprindo seu propósito eles levam Ellone embora da Garden. Squall esta confuso e gostaria de saber mais sobre seus sonhos com Laguna, mas Ellone se recusa a contar a ele qualquer coisa a mais do que o fato de que eles estiveram no passado e que ela estava tentando muda-lo.
• O navio mais tarde é encontrado pela marinha de Galbadia. Contudo, durante o combate, uma missão de resgate Esthariana enviada por Laguna também entra na batalha. Ellone vai com eles para Esthar.
• Squall é nomeado chefe da Garden durante a guerra, ele não gosta da idéia porque sempre só seguiu ordens e não quer carregar o fardo de ninguém.
• A Balamb Garden fica fora de controle e esbarra em Fisherman’s Horizon (FH). O prefeito Dobe cisma com a presença dos SeeD (ele odeia lutas). Seu medo se confirma quando Galbadia ataca FH, procurando por Ellone. Ele tenta conversar com os soldados, mas passa bem perto de ser morto. Ele é salvo por Squall. Porém, a enorme maquina na qual Selphie e seu bando estavam chega no local e ataca Squall! Squall consegue destruí-la e Selphie finalmente consegue sair.
• Enquanto reparos estão sendo feitos na Garden pelos técnicos de FH. Selphie encena um concerto onde ela, Quistis, Irvine e Zell tocam os instrumentos. Rinoa se aproxima de Squall e o leva para lá. Ela diz a ele que ele não pode depender só dele o tempo todo, e que os amigos dele estão lá para ajudá-lo quando ele precisar.
• De volta a Garden, Nida (o quarta novo membro da SeeD e agora piloto da Garden) recebe ordens de ir para a cidade de Balamb. Se Galbadia esta procurando por Ellone em cidades portuárias esse é o próximo local lógico a ir. Eles chegam lá para encontrar a cidade sob controle de Galbadia.
• Squall clama ter informações sobre Ellone e os oficiais de Galbadia o deixam passar. Ele vai em busca de um homem ao qual eles chamam de o “capitão”, o qual ele finalmente acaba descobrindo ser Raijin! Raijin o ataca sob ordens de Seifer e chama pela ajuda da “comandante” Fujin. Squall os derrota e eles fogem, libertando Balamb das mãos de Galbadia.
• Selphie agora pergunta a Squall se eles podem ir até Trabia Garden; ele consente. Eles a encontram destruída. Eles se reúnem em um campo de basquete destruído. Irvine começa a falar de sua infância (ele não usava GFs e por isso tinha sua memória em bom estado), e as memórias dos outros SeeDs agora lentamente vem a tona; eles se lembram do orfanato, Ellone e Edea, a quem eles chamavam de “Matron” (matrona). Mesmo assim, eles resolvem derrotar Edea para o bem do mundo.
• Eles decidem viajar de volta para o orfanato, e dão de encontro com a Galbadia Garden também a caminho!. A guerra se inicia entre as duas Gardens e Gabaldia com sua tecnlogia consegue invadir as Gardens. Zell se dirige ao Quad para manter os inimigos à distância, mas uma colisão faz com que Rinoa caia da beirada, ficando pendurada pelas mãos. Zell se apressa para encontrar Squall e alguma forma de salvar Rinoa. Squall finalmente se assume como líder e consegue motivarAntes que Squall pudesse faze-lo lhe é pedido que ache uma criança perdida. Ele a encontra no terceiro andar, mas de repente é atacado por outro soldado de Galbadia que porta um veiculo voador, ele o prende contra a parede.
• Desesperado, Squall abre a porta de emergência por trás dele e ambos saem voando para fora da janela. Squall o derrota e fica com seu jato propulsor, salvando Rinoa no caminho antes de pousar. Ele e Rinoa (mais tarde se juntando aos outros SeeD) se dirigem para dentro da Galbadia Garden. Eles encontram Fujin e Raijin que finalmente admitem que Seifer foi longe demais e que vão deixar que Squall cuide dele. Eles finalmente enfrentam Seifer e o derrotam. Ele rasteja até onde Edea está, decidido a protegê-la e é derrotado mais uma vez. O grupo finalmente enfrenta Edea e a derrotam.
• Perto da morte Edea acaba passando seus poderes para Rinoa que agora se torna uma feiticeira. Ultimecia não perde tempo em controlá-la (mas o controle não é tão completo quanto com Edea, uma vez que Rinoa na verdade não estava pronta ainda). Rinoa sussurra para Seifer que agora ela esta no comando e diz para que ele mantenha Lunatic Pandora a salvo, a qual Ultimecia pretende usar para causar o Lunar Cry e também para trazer o corpo de Adel de volta a terra. Depois disso Rinoa cai em um coma profundo.
• Edea volta ao orfanato e lá se une ao seu marido Cid. Ela pede desculpas por suas ações, e explica que estava sendo dominada. mas conta a eles que não sabe como curar Rinoa. Squall volta para a enfermaria para passar algum tempo com Rinoa e acaba caindo em mais uma seqüência de sonho com Laguna (os eventos em Trabia Canyon) – mas neste Ellone de fato fala com ele, explicando que seu desejo era tentar mudar o passado de Laguna. Quando acorda ele se dá conta de que talvez Ellone possa encontrar uma forma de salvar Rinoa. Ele volta até Edea que o presenteia com uma carta para ser entregue aos White SeeDs em um esforço de reaver Ellone com eles.
• Os White SeeDs contam a Squall que Ellone foi levada para Esthar. Squall resolve ir até lá. O único meio de fazê-lo e via uma ponte de FH e é para lá que Squall se dirige. Ele é alcançado pelos outros SeeD e Edea, que se une a ele para ir até Esthar. Ela diz a ele que pergunte ao Dr. Odine sobre Rinoa; ele deve saber de algo.
• Eles chegam ao continente de Esthar, mas não conseguem ver nenhuma cidade. Eles entram no Great Salt Lake, um lago que congelou. Eles finalmente descobrem uma abertura escondida no gigantesco escudo que esconde a enorme cidade de Esthar do resto do mundo. Eles são levados para a cidade em um elevador futurístico, mas no caminho são submetidos pela ultima seqüência de sonhos com Laguna (no laboratório de Lunatic Pandora e no laboratório de Odine).
• Eles encontram com o Dr. Odine, que diz que Ellone esta no espaço no momento e que Squall devera viajar até lá para encontrá-la. Ele vai para a Lunar Launch Pad perto da cidade de Esthar, ele, Rinoa e mais um vão em direção a Base Lunar. Ele deixa Zell no comando das coisas na terra. Laguna aparentemente já esta no espaço inspecionando o selo de Adel.
• Zell retorna até o Dr. Odine apenas para descobrir que Galbadia tomou Lunatic Pandora e a esta levando para o Tears Point, o local onde o Lunar Cry vai acontecer. Zell e seus amigos tentam embarcar em Lunatic Pandora enquanto ela passa por cima de Esthar. Eles conseguem ir a bordo, mas são expulsos logo em seguida.
• Squall encontra Ellone, mas antes que ele possa pedir a ela que salve Rinoa, Rinoa é possuída novamente por Ultimecia. Ela abre o primeiro dos selos de Adel na estação espacial, então veste um traje espacial para alcançar o selo fisicamente e libera o segundo. Ela o faz ao mesmo tempo em que Lunatic Pandora chega ao Tears Point e libera o Lunar Cry. Adel é arrastada para Esthar pela força dos monstros que descem e aterrissa em Lunatic Pandora. Ultimecia então deixa Rinoa para morrer no espaço.
• A base lunar entra em colapso graças aos monstros, e Squall e o resto (incluindo Ellone, Piet, o responsável pela Base Lunar e Laguna. Escapam em um Pod. Ele pede a Ellone que permita que ele veja as memórias de Rinoa; ela o faz, e ele descobre que Rinoa é a candidata a feiticeira e é levada por Ultimecia. Contudo, Squall se recusa a deixar Rinoa morrer no espaço, ele coloca seu próprio traje espacial e sai para encontra-la.
• Squall alcança Rinoa, mas seu oxigênio não é suficiente para voltar ao Pod. Por sorte ele esbarra na Ragnarok, a nave-dragão usada para levar Adel para o espaço. Os controles atmosféricos ainda funcionam e ele e Rinoa podem respirar novamente. Depois de limpar a nave de monstros eles se dirigem de volta a terra, dividindo um momento romântico enquanto estão no espaço.
• Quando eles aterrissam Rinoa é capturada (embora voluntariamente) por Estharianos e levada para o Sorceress Memorial (Memorial da Feiticeira), um lugar para selar Rinoa, similar ao de Adel (mas sem a necessidade de ser levada para o espaço uma vez que ela ainda não é uma feiticeira completamente madura). Squall deixa que a levem, sabendo que é o melhor para o mundo. Contudo, Quistis aparece e repreende-o por ter deixado Rinoa ir. Squall volta atras em sua decisão e vai em direção ao Sorceress Memorial e salva Rinoa antes que ela fosse colocada em sua câmara de criogenia.
• Eles viajam até Edea nas ruínas do seu orfanato. Squall decide derrotar Ultimecia para que Rinoa não seja possuída novamente. Enquanto estão lá, Squall recebe uma transmissão da cidade de Esthar: o presidente tem um plano para derrotar Ultimecia, e ele quer os SeeD para faze-lo. Eles viajam até a cidade de Esthar para serem saudados pelo seu presidente que para a surpresa total de Squall é Laguna. Ele e o Dr. Odine idealizaram um plano complicado. Para derrotar Ultimecia eles teriam que de fato viajar para o futuro para confrontá-la. Mas viagem no tempo é tecnicamente impossível...
• A idéia é que Ultimecia precisa dos poderes de Ellone para fazer a compressão do tempo (a maquina que ela esta usando, uma versão avançada da Ellone Junction Machine, tem limitações) e de uma feiticeira para possuir. No momento Adel é a mais forte das duas feiticeiras sobreviventes, então esta é quem Ultimecia quer possuir, o que seria catastrófico. Squall precisa derrotar Adel para forçar Ultimecia a possuir Rinoa no lugar dela. Então Ellone enviaria ambas as mentes, de Ultimecia e Rinoa de volta no tempo usando seus poderes, permitindo que Ultimecia faça a compressão do tempo. Ela então enviaria Rinoa e Ultimecia para suas épocas verdadeiras. Uma vez o tempo compresso, os SeeDs podem viajar para qualquer ponto, incluindo o futuro de Ultimecia.
• Eles usam a Ragnarok e avançam com tudo pra cima de Lunatic Pandora conseguindo entrar. Eles encontram Fujin e Raijin protegendo Seifer novamente. Squall os derrota e eles correm para o interior para se encontrar com Seifer, que também é derrotado. Raijin e Fujin entram em uma ultima tentativa de dissuadir Seifer de sua busca imaginária. Seifer não os dá ouvidos; ele captura Rinoa e corre para os aposentos de Adel.
• Adel pega Rinoa como refém, mas Squall consegue derrota-la sem ferir Rinoa. Ellone então coloca o plano de Laguna em ação, e assim a compressão do tempo ocorre. O castelo de Ultimecia aparece. Squall encontra seu caminho pelo interior do castelo e enfrenta Ultimecia. Ela se une a Griever (o “GF definitivo”), mas Squall finalmente consegue derrotar ambos, Griever e a Feiticeira.
• Squall fica à deriva no tempo. Ele alcança 13 anos no passado para ver Ultimecia morrendo e sendo sucedida por Edea, depois fica sem rumo novamente; somente sua saudade de Rinoa o ajuda a alcançar o lar novamente. Uma enorme festa é celebrada em Balamb Garden, Edea e Cid voltam a ser diretores da Garden, e todos acabam felizes.

Futuro Distante:

• Ultimecia, a feiticeira da era, usa um dos itens do Dr. Odine para transferir sua mente para o passado. Ela pode possuir feiticeiras de outras épocas e força-las as suas ordens. Ela trama entrar em tempo compresso, um estado onde ocorre uma fusão de todas as épocas onde ela pode reinar como uma deusa. Primeiro ela toma a mente da feiticeira Edea...

Eventos Secundários (Side Quests):

• A vila Shumi é no continente de Trabia. Os Shumi estão construindo uma estatua de Laguna, um homem que os impressionou imensamente. Eles contam a Squall que os peludos Moombas são a forma para a qual os Shumi se desenvolvem. Squall fala com o Ancião, que o pede que ajude a terminar a estátua. Ele encontra as cinco pedras necessárias e é recompensado com uma Phoenix Pinion.
• Squall é então recrutado para trazer o artesão de Shumi para ajudar com a estatua, mas ele esta relutante em fazê-lo. O dono da loja de reparos em FH dá a Squall um boneco de Moomba com uma gravação de sua voz; a gravação relembra o Artesão de seu verdadeiro chamado e ele concorda em ajudar com a estátua.
• As Ruínas de Centra é o lar de Odin, um GF que aparece aleatoriamente no início das batalhas para destruir os inimigos. Uma vez que Squall ganha a ajuda de Odin ao derrotá-lo ele pode também recrutar a ajuda do Tonberry King se derrotar Tonberries suficientes nas Ruínas.
• Se Squall tem a ajuda de Odin na batalha final contra Seifer, Odin vai tentar destruir Seifer, mas Seifer vai parti-lo em dois. Contudo, a espada Zantetsuken vai ser pega por Gilgamesh, que chega de uma Fenda na Dimensão, e derrota Seifer e toma a posição de Odin como GF aleatório.
• Existem seis florestas de Chocobo ao redor do mundo. Completando os quebra-cabeças que existem nelas vai lhe permitir chamar um Chocobo para cavalgar a hora que você quiser. Uma vez que todas as seis tenham sido completadas, visitando as florestas alem dos limites de Chocobo Sanctuary lhe permite conseguir uma carta de Chicobo.
• Balamb Garden é o lar do Card Club Group, um bando de experientes jogadores de cartas. Derrotando Jack lhe permite jogar contra Club, depois contra Diamond (um par de garotas) e então Spade. Heart na verdade é Xu, e o Card King acaba sendo Quistis! A maioria dos membros de alto nível do CC Group tem cartas raras. Há ainda um Joker que atualiza sua Battle Meter (Medidor de Batalha) quando você o derrota. Derrotando todos os membros do CC Group tem um outro efeito: quando você ganhar a Ragnarok novamente no mundo do tempo compresso eles estarão a bordo.
• Tears Point é o lar de um item mágico chamado Solomon’s Ring. Usando o anel quando você possuir seis tentáculos de Malboro, Steel Pipes (Canos de Ferro) e Remedy+ invoca o GF Doomtrain para você.
• Uma ilha perto de Centra é o lar do Cactuar King; derrotando ele vai lhe permitir convocar o GF Cactuar.
• O Deep Sea Research Center (Centro de Pesquisas Submarinas) é uma área escondida no meio do mar. Bahamut vive no andar mais alto, e derrotando ele vai permiti-lo convoca-lo. Depois que ele for derrotado, um buraco se abre dando acesso aos andares abaixo. Usando sabiamente o que resta de energia vai lhe permitir entrar em uma área infestada de monstros de alto nível; e no final dessa área esta o Ultima Weapon. Derrotando ele você lucra 100 Ultima Stones, além de poder arrancar dele o GF Éden.
• Existem quatro lugares onde você vai avistar um UFO na batalha. Você enfrentara o próprio UFO. Depois de derrotá-lo você encontrara com seu proprietário, PuPu, vagando ao redor da área de Balamb Garden. Se você der a ele cinco Elixires ele lhe dará a rara carta de PuPu.
• Duas ilhas são lares de monstros imensamente difíceis e Draw Points raros: as ilhas Closest to Heaven e Closest to Hell.
• Obel Lake na região de Timber é o lar de uma sombra. Jogando uma pedra nela fará com que ele converse com você; ela vai lhe pedir que ache um macaco. Depois de feito isso, vai lhe dar pistas sobre um tesouro perdido. Colocando juntas todas as pistas leva a um canyon ao norte de Esthar. Muitas faces de pedra direcionam Squall confusamente até o tesouro, um item de Três Estrelas. Outra pista da sombra leva a Minde Isle na qual há um Luck-J Scroll.
• A Card Queen (Rainha das Cartas), originalmente em Balamb, muda sua localização quando você perde cartas raras para ela. Uma vez que você faça você as poderá ganhar de volta de seu pai e filho em Dollet. Encontra-la e derrota-la pode ser difícil.
• Um portal perto do Castelo de Ultimecia no mundo com o tempo compresso leva de volta ao mundo real. Você pode usar um Chocobo para recuparar a Ragnarok, e o CC Group vai habitá-la se você tiver derrotado todos eles.