Sorceress PDF Imprimir E-mail
Dom, 22 de Agosto de 2010 23:52

SubMenu:

Sorceress Edea
Sorceress Adel
Sorceress Ultimecia
_- A verdadeira intenção de Ultimecia
_- Teoria - Rinoa é Ultimecia, Ultimecia é Rinoa

Atenção esta seção pode conter SPOILERS, principalmente na parte da Ultimecia em diante.

Tudo começou quando o grande Hyne supostamente criou a humanidade. Até hoje não se sabe a real origem de Hyne, se ele era um mago, um deus ou uma Guardian Force... O único fato é que sua existência antecede toda a humanidade e ele é o criador das feiticeiras, da magia e talvez... De toda a existência!

Inicialmente, nenhum ser humano é capaz de usar a magia sem o auxilio de forças externas, a única exceção disso são aquelas que herdaram parte do poder do Grande Hyne: As feiticeiras (Sorceress).

As feiticeiras possuem o dom da magia e poderes inimagináveis, e por serem sucessoras de Hyne, aos poucos adquiriram muita reputação e poder político frente à sociedade. De fato, o temor e a influencia que rondam a linhagem das feiticeiras são coisas mais do que suficientes para que elas assumam a posse de grandes nações. Muitas já ambicionaram dominar o mundo, o que fez com que aos poucos as feiticeiras fossem cada vez mais temidas. Muitas feiticeiras optaram por uma vida de clausura e solidão em nome disso, evitando serem perseguidas.

O poder das feiticeiras é passado de geração em geração, quando uma feiticeira esta as portas da morte ela sempre passa consciente ou inconscientemente seu poder para outra pessoa que seja capaz de sucedê-la, no caso alguém com bastante afinidade com magia. Logo o poder de todas as feiticeiras é um só e só existe uma para cada época. Há aquelas que desenvolvem mais seus poderes e aquelas que não, mas em geral seus poderes têm um nível bastante similar. Tecnicamente falando, uma feiticeira deixa de ser humana a medida que recebe seus poderes, elas não envelhecem e aos poucos seu corpo pode se desenvolver de maneiras diferentes com o tempo, a exemplo do corpo de Adel que mudou de cor, aumentou absurdamente de tamanho e tem asas se desenvolvendo.

Não se sabe quantas feiticeiras existiram até hoje, mas se sabe que são poucas as pessoas com capacidade para se tornar uma. Aparentemente só mulheres podem participar desta linhagem.

Sorceress Edea

A feiticeira dos tempos atuais, diferente da maioria das feiticeiras do passado seu poder é bem elevado.

Como feiticeira, Edea tem um temperamento diabólico e megalomaníaco além de uma sede de poder sem fins. Ela sobrepujou uma nação inteira, apenas para angariar forças e encontrar Ellone, uma menina que nasceu com dons especiais envolvendo o tempo. As reais intenções dela em relação à Ellone são desconhecidas.

Edea na verdade era uma pessoa amável, que antes de se tornar uma feiticeira dedicou sua vida de mortal á um orfanato onde criou varias crianças, incluso as que foram destinadas as Gardens mais tarde. A mudança de personalidade de Edea e sua obcessão por Ellone têm uma explicação, e está ligada a outras feiticeiras...

Sorceress Adel

A feiticeira que se apossou da metrópole de Esthar a 18 anos atrás. Adel instalou uma ditadura terrível na nação de Esthar e eram atribuídas a ela maldades maiores que a de Edea.

Adel reinou 18 anos antes da ascensão de Edea, e organizou uma guerra contra Gabaldia, como Edea, ela também visava Ellone, mas a queria como sua sucessora.

Ela foi a feiticeira mais poderosa até os tempos atuais, tendo um poder superior até mesmo a Edea. Tanto poder fez seu corpo se desenvolver de forma absurda, ela chega a ter quase 3 metros de altura, além de asas se desenvolvendo, seu corpo é inteiramente pálido e não há mais pupila em seus olhos.

Ela também foi responsável pela maior e mais apocalíptica arma de todo o planeta. A Lunatic Pandora, um pilar enorme que se supõe ter vindo da lua. Adel pretendia usa-lo para causar o “Lunar Cry”, um fenômeno que evoca todos os monstros da lua para caírem na terra.

Graças a Adel, o estudo do Dr. Odine sobre as feiticeiras e a magica, avançou bastante. Dr. Odine criou um dispositivo que permite que humanos normais possam entrar em junção com seres mágicos e assim usar magias, ainda que, de um modo limitado se comparado com as feiticeiras.

Por fim, a ditadura de Adel gerou muita oposição e graças a Laguna a feiticeira foi enganada, caiu em uma armadilha e acabou em um compartimento onde seus poderes foram selados. Não sendo o bastante, Esthar confina Adel em uma estação espacial, para que não haja nenhum risco que ela escape. Desde então as transmissões de radio pelo mundo se tornaram inviáveis, pois o selo de Adel está bem no meio da rota de transmissões.

Com Adel e seus poderes selados, o legado das feiticeiras aparentemente teria um fim, já que não haveria como ela repassar seus poderes para alguém, porém o surgimento de Edea prova o contrário. A resposta de todas essas controvérsias sobre Adel e Edea é a feiticeira do futuro, Ultimecia.

Sorceress Ultimecia

Ultimecia é uma feiticeira de um futuro distante, e também é a mais poderosa de todas as sucessoras de Hyne. Ela pretendia fazer com que passado, presente e futuro fossem um só. Uma única realidade onde ela poderia reinar sozinha como uma deusa, para isso ela dominou a mente de Edea para buscar Ellone, uma garota que seria capaz de tornar seus planos realidade..

Ela é a principal responsável pelo caos que Edea causou, pois controlava a mente dela diretamente do futuro com um aparelho que o Dr. Odine inventara, logo a personalidade que Edea assumira na verdade era a própria Ultimecia. O aparelho em questão reproduz o poder de Ellone de enviar a consciência de alguém através dos tempos. No presente ele é inútil, mas no futuro ele foi aperfeiçoado e Ultimecia pode usá-lo para tal fim.

O poder de Ultimecia é realmente imensurável e ela criou diversas Guardian Forces, incluso Griever, a Guardian Force mais poderosa de todas, criada a partir do anel de Squall.

Ultimecia almejava capturar Ellone, pois se conseguisse dominar a mente e os poderes da garota, ela poderia usar o aparelho de Odine e a mente de Ellone ao mesmo tempo para causar uma disfunção na estrutura do tempo e então poderia comprimir todas as eras em uma só, unindo passado, presente e futuro em uma só realidade. Se Ultimecia conseguisse fazer a compressão ela poderia definir como seria o mundo além de poder dominar todas as eras.

Para entender melhor o plano de Ultimecia vale lembrar que através dos poderes de Ellone, não só a consciência de Squall foi enviada para o passado, mas seus poderes, sua força e as Guardian Forces também, todas foram canalizadas em Laguna, que mais tarde no presente, chega a comentar que essa força foi de grande ajuda. Do mesmo modo que os poderes de Squall foram enviados para o passado e se juntaram com os de Laguna, Ultimecia pretendia juntar todos os poderes e a força de todas as outras feiticeiras em si mesma, utilizando quase o mesmo processo. Tal poder e domínio da realidade a levariam ao patamar de uma divindade.

Graças ao plano de Odine e Laguna, Squall e os outros conseguiram comprimir o tempo propositadamente para enfrentar Ultimecia em sua época. Lá eles enfrentam Ultimecia, que em sua ultima cartada, absorve todas as realidades e se torna “True Ultimecia”, ainda assim Squall e os outros a vencem. Como resultado, Squall e Ultimecia acabam parando no passado, onde Ultimecia passa seus poderes para ninguém mais, ninguém menos que Edea!!! Logo em seguida Ultimecia morre, mas ela ainda vai nascer no futuro e possuir Edea, dando continuidade aos eventos.

Sim, Edea se tornou feiticeira ganhando os poderes da feiticeira que anos mais tarde vai manipulá-la. Graças a essa disfunção do tempo, e da presença de Squall ali, Edea soube da existência da SeeD e das Gardens no futuro e induziu Cid a criar essas instituições no que seria o presente. Assim, as Gardens combateriam as feiticeiras e impediriam que ela causasse alguma catástrofe quando fosse possuída por Ultimecia, anos mais tarde.

Squall volta para sua época, e o ciclo das feiticeiras se encerra com Ultimecia, já que ela não passou seus poderes para alguém de seu presente, mas sim de um passado distante.

As reais intenções de Ultimecia e a verdade por traz de seus planos

Ultimecia é de fato uma vilã difícil de entender. Muitos se perguntam porque alguém iria juntar passado, presente e futuro em uma só época e viver sozinha nesta realidade. Mas há varias evidencias no jogo que explicam suas ações e até mesmo seus sentimentos.

Há varias frases do jogo que denotam um rancor de Ultimecia em relação a humanidade e isso faz muito sentido, afinal como já dito sobre as feiticeiras, muitas são perseguidas e condenadas já que desde o inicio dos tempos elas inspiram temor de todo mundo. Isso fica mais evidente ainda se levarmos essa lógica para o futuro, onde Gabaldia perdeu seus lideres políticos e Esthar foi arrasada pela Lunar Cry graças as feiticeiras. Outra evidencia é logo na entrada do castelo de Ultimecia onde você pode ver vários corpos de SeeDs. O que prova que Ultimecia foi constantemente perseguida.

Isso que estou afirmando não é uma suposição ou teoria minha, mas sim um fato comprovado oficialmente pela própria Square-Enix! A revelação veio no livro “Final Fantasy VIII: Ultimania Guide” o guia oficial do jogo feito pela Square, lá a uma pagina extra, contendo o que seria o ultimo post no blog da Selphie que ela faria após voltar da batalha final, a mensagem em si não diz muita coisa de interessante fora o detalhe abaixo que dá uma dica sobre as reais intenções de Ultimecia, esse artigo foi escrito pela própria Square:

“Sabem, eu estava pensando algo agora. O que Ultimecia pensa afinal? Ela estaria sobrevivendo do único modo que ela pode fazer isso, eu acho. Ela estaria tentando reduzir tudo ao tempo compresso para poder apagar os pesares que ela sabe que estão reservados a ela durante sua vida. Pensando desta maneira o que eu estou escrevendo é uma opinião muito individualista.”

Ou seja, segundo Selphie, a compressão do tempo de Ultimecia viria da necessidade dela fugir do mundo e de mudar toda a sua triste realidade.

De fato Ultimecia já mostra um profundo rancor pela humanidade em geral, como denota sua declaração para a nação de Gabaldia enquanto possuía Edea:

“-Infelizes... Celebrando minha ascensão com tanto entusiasmo. Ovacionando aquela que condenaram por tantas gerações. Vocês não tem vergonha? O que aconteceu com o demônio, a terrível feiticeira de seus pesadelos, a tirana de sangue-frio que matou incontáveis homens e destruiu tantas nações? Onde ela esta agora? Ela está de baixo de seus narizes se tornando a sua nova governante!!!”

Já na batalha final, Ultimecia em sua ultima forma (True Ultimecia), fala dez frases bem intrigantes quando seu HP chega a 0, e só então se desintegra com o próximo golpe depois de ter dito a ultima frase. As frases em ordem são:

"Refletidos em voces..."
"Infância..."
"Suas sensações..."
"Suas palavras..."
"Suas emoções..."
"Tempo..."
"Ele não irá esperar..."
"Não mesmo..."
"...não importa o quanto você queira."
"Ele irá se esvair..."

Aqui podemos ver Ultimecia comentando sobre o pesar do tempo, sabe-se que feiticeiras são imortais ou no mínimo não envelhecem, logo Ultimecia obviamente deve ter perdido entes queridos a medida que o tempo passava. E isso deve ter induzido ela a procurar manipular o tempo.

A frustração de um mundo solitário onde ela é constantemente perseguida é uma razão obvia para querer manipular o tempo e zerar a existência de tudo, ou quem sabe até recriá-la. Fato importante é que Ultimecia usa GFs e entra em junção com eles, vale lembrar que aos poucos as GFs consomem a memória do usuário... Ultimecia aos poucos deve ter perdido a memória de seus entes queridos e então planejado usar a compressão do tempo para fins mais diabólicos. Por fim o rancor e as frustrações devem ter sido guardados no subconsciente e construído a personalidade atual que podemos ver.

Muitos fãs não gostam de Ultimecia pelo fato que suas origens e o porque de suas intenções não são expostos de forma explicita, mas olhando pelo lado dessas evidencias, Ultimecia se torna uma personagem muito interessante, uma vilã com motivações bem implícitas mas ainda assim, lógicas.

Ultimecia é Rinoa, Rinoa é Ultimecia

Esta é uma das teorias mais conhecidas sobre FFVIII depois da famosa "Squall seria filho de Laguna?" (algo que por sinal não é nem teoria, mas fato). E aqui nesta seção voce vai encontrar tudo sobre essa teoria inclusive a palavra da Square-Enix sobre ela no fim da matéria! Tenha em mente que estamos tratando o assunto apenas como uma tese, uma teoria! E não estamos afirmando com convicção que Rinoa é Ultimecia.

Você pode não ter reparado, mas os fatos que implicam que Rinoa e Ultimecia na verdade são a mesma pessoa são muitos. Muitos acreditam nessa teoria, outros discordam, independente disso é uma teoria bem interessante.

Para começar, Ultimecia é uma feiticeira do futuro e Rinoa ganhou os poderes de Edea na batalha contra o Gabaldia Garden, isso é o básico que você deve saber para acompanhar as evidencias. VAMOS DEICAR CLARO QUE IS

Fragilidade emocional, imortalidade e a promessa.

Desde que se tornara uma feiticeira e voltara do espaço, Rinoa ficou extremamente frágil. Ela começou a temer que o mundo a hostilizasse e se apoiou em Squall. Ele, para confortá-la prometeu nos jardins do orfanato de Edea que ele estaria sempre ao lado dela, o que gera o dialogo que aparece na apresentação do game:

“-Eu estarei aqui...”
“-Porque?”
“-Eu estarei “esperando”...Aqui...”
“-Para que...?”
“-Eu estarei esperando...Por você.. Então... Se você vier aqui, você me encontrará. Eu prometo.”

Mas o fato é que enquanto Rinoa não pode envelhecer, Squall VAI envelhecer e consequentemente morrerá com o tempo, não podendo cumprir a sua promessa.

Aos poucos não só Squall, mas todos os companheiros de Rinoa iriam ter o mesmo fim, e a ela só sobraria viver o que comentou ser seu maior pesadelo: Viver sozinha em um mundo onde todos a temem e a querem morta.

Aos poucos isso iria transformar drasticamente o psicológico de Rinoa, e ela se tornaria Ultimecia. Com o passar dos tempos e com o uso das GFs, Rinoa esqueceria Squall, seus companheiros e até mesmo quem ela é. Só sobrando a amargura em seu coração.

A dependência de Rinoa em relação a Squall depois dos eventos no espaço é bem clara no jogo, e ela menciona até o que pensa sobre o futuro incerto: “-Eu não quero o futuro, eu só quero que o presente continue. Eu só quero ficar aqui com você...” Esta frase tem absolutamente tudo há ver com Ultimecia, e também com as dez frases que a chefe final menciona antes de sua ultima forma explodir (veja na subseção acima dessa).

A localização do castelo de Ultimecia também é uma evidencia desta teoria, sendo que Ultimecia teria todos os lugares do mundo para ancorar seu castelo porque justamente o ancorou perto do orfanato de Edea onde Squall prometeu a Rinoa que estaria a esperando ali? Na teoria, Ultimecia/Rinoa teria esquecido Squall e também esquecido até mesmo quem ela é, Rinoa no caso se entregaria a sua porção mais maligna e assumiria para si uma identidade que psicologicamente eclipsaria a outra. Mas a promessa de Squall, mesmo esquecida, ainda estaria no subconsciente dela, e seria essa a razão dela, não intencionalmente ter escolhido aquele lugar para ancorar seu castelo suspenso.

A aparência, as asas e a suposta conclusão de Squall.

Rinoa e Ultimecia se parecem bastante fisicamente, do mesmo modo que elas também se parecem levemente com algumas outras personagens do jogo. Todavia Ultimecia lembra mais Rinoa do que Selphie ou Quistis (afinal todas foram desenhadas pelo mesma pessoa). O nariz é absolutamente o mesmo, e o queixo e o rosto também tem muita semelhança. Obviamente Ultimecia tem feições mais maduras, o que é plausível.

Outro fato é que se Rinoa tem asas brancas, Ultimecia tem asas negras. A cor só reflete um conceito básico de bem e mal, só que é interessante notar que nenhuma outra feiticeira tem asas do mesmo modo que Rinoa. Adel tem asas que parecem ainda estar em formação, pontiagudas, feitas de alguma espécie de matéria sólida, mas que não se parecem nem um pouco com as de Rinoa ou Ultimecia.

Outro fato intrigante é que Ultimecia tem o anel que já pertenceu a Squall e que ele deu para Rinoa, Griever. No futuro Ultimecia usou esse anel para criar a mais poderosa de todas as GFs. É no mínimo interessante questionar... Se Ultimecia não é Rinoa, como ela conseguiu aquele anel?

E por ultimo, a evidencia mais intrigante é durante o fim do jogo, quando Squall acaba sozinho no meio do espaço-tempo e começa a perder os sentidos. Ele lembra do que Laguna disse... Que eles conseguiriam voltar para casa se imaginarem seus lares e as pessoas que mais consideram. Squall tenta fazer isso, mas não consegue lembrar do rosto de Rinoa (a imagem sobre o rosto fica embaçada), ele tenta varias vezes sem êxito até que no desespero ele entra em choque e aparecem na tela três imagens de Ultimecia em CG, todas, em uma fração de segundo. As imagens são muito rápidas e você tem que estar bem atento para notá-las, todavia isso é mais uma evidencia que Rinoa e Ultimecia podem ser a mesma pessoa. Seria uma das razões para Squall ter entrado em choque e isso justificaria o fato dele lembrar de Ultimecia justamente na hora em que buscava lembrar da imagem de Rinoa.


A verdade, a palavra da Square sobre o assunto.

Segundo a lógica dessa teoria, tudo resultaria em um final triste na verdade. Pois seria um ciclo continuo, Ultimecia transfere seus poderes para Edea no passado, Edea transfere para Rinoa no presente, Rinoa se torna Ultimecia no futuro e volta ao passado para repassar seus poderes a Edea, novamente, seria um ciclo sem fim onde no fim Rinoa apenas iria sofrer. Logo o game teria no fim um final triste. Era essa a intenção da Square?

De fato NÃO, apesar das evidencia, a Square nunca desejou dizer que Ultimecia e Rinoa poderiam ser a mesma pessoa, as evidencias não passam de coincidencias. E na revista japonesa Famitsu a empresa fez uma menção sobre essa teoria. Ela desmentiu a teoria e de fato, Rinoa NÃO é Ultimecia.

Parece estranho nós apontarmos tantas evidencias e depois dizermos que era tudo apenas especulação, mas essa é uma teoria cogitada pelos fãs a muito tempo e resolvemos explicala do inicio ao fim em todos os aspectos, para quem nunca ouviu falar dela estar bem situado. Tanto a pagina inteira quanto apenas a teoria estão aqui exibidos em nosso site a caráter de curiosidade e informação apenas, esperamos com eles, apenas trazer aos fãs o maximo de informação possivel além de proporcionar momentos de boa leitura sobre o universo de FF.