Jogabilidade PDF Imprimir E-mail
Sex, 28 de Setembro de 2012 12:36

Jogabilidade

 

Final Fantasy XIII-2 não mudou muito ao utilizar o sistema de batalha, assim como seu antecessor ainda utilizamos o Paradigm Shift com algumas melhorias, basicamente uma melhoria do sistema de Final Fantasy XIII. Assim como as Roles já conhecidas, temos nesse novo jogo:

 

Commando

Ataca com ataques físicos e com magias não elementais. Capaz de executar "finishers" em inimigos, deixando-os no modo Stagger. Quando um de seus personagens sem ser o seu é um Commando, ele(a) irá aleatoriamente atacar os alvos.

Ravager

Ataca com magia elemental e com ataques físicos baseados em elementos. Pode facilmente impulsionar "chains" e fazer com que os inimigos entrem em Stagger mais rápido. Quando um de seus personagens é Ravager, ele(a) terá como alvo quem você está alvejando.

Medic

Medic's curam HP de seu grupo e cura-os de efeitos negativos em seu status. Quando um de seus personagens é Medic, ele(a) irá curar os seus aliados.

Synergist

O Synergist pode ser considerado o Green Mage de Final Fantasy XIII pois ela lança magias de buffing em seu grupo. Quando um de seus personagens é Synergist, ele(a) irá lançar buffs primeiramente em seu personagem, e logo após irá seu buffar para assim poder buffar o outro aliado.

Saboteur

O Saboteur pode lançar Debuffs sobre os adversários e pode remover o status positivo dos inimigos. Quando um de seus personagens é Saboteur ela(a) irá começar o debuffing a partir do alvo que você está se focando.

Sentinel

O Sentinel é o personagem defensivo. Capaz de usar diversos tipos de táticas defensivas. Ele pode provocar e até mesmo contra-atacar baseado em suas habilidades passivas ao estar se defendendo.

 

O sistema é basicamente o mesmo, assim como antes o jogador determina uma função para o personagem e o mesmo trata de atacar ou defender conforme sua estratégia de batalha, muito dinâmico e eficiente. Ao contrário de Final Fantasy XIII, agora o jogador só tem a disposição de dois personagens, Serah e Noel, mas com uma garantia agora pode-se capturar diferentes monstros ao derrotá-los e cada um possui uma role diferente.

 

Também como um novo elemento no jogo temos o chamado Mog Clock, onde o jogador deve atacar os monstros que aparecem repentinamente em um determinado campo antes do tempo acabar para obter a vantagem na sequência da batalha. Bem sucedido quando o jogador consegue atacar o monstro, a tela muda para um campo de batalha, marcando o início de uma batalha. Os personagens que não são controlados - NPC - (como os agentes PSICOM) reagem quando os monstros aparecem no campo, mas não afetam em nada as batalhas que podem ocorrer, é como um novo elemento no jogo que seu antecessor não tinha, com mais interação e conectividade com os NPC.

 

Outra novidade é o Paradigm Tune, que permite o jogador personalizar a forma como os membros controlados pela IA (inteligência artificial) do grupo podem usar suas habilidades em combate. Embora o jogador ainda só possa controlar um de três membros, agora é capaz de iniciar a batalha com um personagem como líder, mas agora com uma opção de mudar o membro do grupo que controla durante a batalha. Se o líder da party atual é morto, o líder é automaticamente transferido para o outro personagem. A derrota de todos os personagens humanos resulta em game over.

 

Crystarium

 

Personagens crescem através de um renovado sistema Crystarium, e eles têm níveis ao contrário do jogo anterior. O Crystarium de cada personagem não está mais em forma de camadas, mas agora toma a forma de sua respectiva arma, e inclui todas as funções de paradigm possíveis em um Crystarium singular, semelhante ao Sphere Grid de Final Fantasy X. Enquanto um jogador avança através do Crystarium, eles podem escolher qual role do Paradigm que vai subir de nível e ganhar o aumento de bônus e status junto com o aumento de nível. Personagens aprendem habilidades diferentes em determinados níveis durante todo o seu crescimento nas roles. Ao contrário de Final Fantasy XIII, não existe limite para a quantidade de pontos que pode distribuir no Crystarium, pode ser feito em qualquer dado momento. Os summons retornam, mas não serão da mesma forma do jogo original, já que os personagens não são mais l'Cie.

 

Agora, cada personagem pode desbloquear diferentes roles, desde o início, e não há limite para o desenvolvimento da Crystarium, pode ser feito a qualquer momento. O crescimento dos status é determinado pelo tamanho da forma dos cristais e da Role selecionada para se expandir.

 

Quando Crystarium expande, o jogador é livre para escolher uma das seguintes opções em desenvolvimento, quanto para Serah e Noel:
 
  • Adicionar uma barra de ATB;
  • Aprender uma habilidade exclusiva (requer pelo menos que a barra de ATB esteja de acordo com a habilidade que será adquirida);
  • Aumentar a capacidade no qual o personagem pode carregar um acessório em 10 ou 20 pontos;
  • Desbloquear as roles que ainda não possui;
  • Adicionar um bónus de cada role que possui.

 

A estrutura do Crystarium também mudou: não há mais camadas e o Crystarium toma a forma da arma do qual o personagem possui. O Crystarium dos monstros toma a forma das próprias criaturas, com a exceção de monstros via DLC, cuja Crystarium é moldado como o Mog Clock.

 

Há também uma diferença entre o Crystarium de personagens principais e dos monstros: enquanto Noel e Serah são desenvolvidos com os Crystogen Points e cada uma das roles podem atingir o nível 99, o Crystarium dos monstros é desenvolvido com itens que podem ser encontrados derrotando os inimigos, encontrado no campo ou comprando com a Chocolina.

 

Historia Crux

 

Outro novo elemento no jogo é a Historia Crux, o mais novo sistema de viagens temporais que pode ser acessado através do uso de portais em todos os mapas do game. Os portais são ativados ao encontrar artefatos em diferentes mapas de várias maneiras possíveis, como nas remanescentes Spheres, que agora estão invisíveis, mas usando o Mog podem achá-las. Assim Serah e Noel podem viajar a vários lugares e até mesmo voltar ao lugar anterior desde o início. Usando o Historia Crux, o jogador é capaz de escolher o local ou época para viajar. Os jogadores também são capazes de acessar os save e os principais menus através dos portais.

 

Para desbloquear novos lugares e períodos de tempo, o jogador precisa encontrar artefatos localizados ao longo da viagem. Visitar áreas em momentos diferentes vai dar aos jogadores o acesso a novos itens, novos monstros e novas sidequests, e também pode alterar o curso do jogo em forma de terminações de paradoxo. Selando os portais, qualquer portal da Historia Crux pode ser fechado, redefine a história dessa área para o início, mas o jogador ainda mantém seu grupo atual, nível e itens. Fechando os portais permite que uma equipe totalmente elevada possa chegar a lutar contra qualquer Boss anterior do jogo com muito mais vantagens. Lutando com chefes anteriores com o Paradox Scope ativado pode desativar os paradox ending.

 

O sistema de data é marcado pelas letras "AF", que significa "After the Fall" (Depos da Queda). Os anos visitáveis variam de 3 a 700 AF. Em cada mapa e tempo diferente há certo número de "fragments", com 160 no total, e o número de fragments para o jogador obter em cada área é apresentado no menu da Historia Crux. Anos contendo X, como 1X AF, indicam uma linha de tempo alternativa criada através da resolução de paradoxos. Há também lugares marcados com o ano desconhecido, como "Serendipity -Year Unknown-".

 

Equipamentos

 

Diferente de seu antecessor Final Fantasy XIII-2 deixa para cada personagem quatro slots para equipamentos e uma carga máxima que podem carregar. Os jogadores podem usar esses pontos da maneira que mais lhe desejar, usando para aumentar a defesa ou status com os acessórios, mas não pode exceder o limite que cada item ou equipamento apresenta. Monstros na party podem ser equipados com itens decorativos que mudam sua aparência na batalha. Os jogadores podem comprar algumas destas armas, armaduras, itens para monstros com a Chocolina.

 

Monstros

 

A grande novidade é que são apenas dois personagens no jogo inteiro, e o terceiro membro do grupo para compor é um monstro. A captura só pode ser acessível a partir do segundo capítulo. Basicamente, há uma chance para diferentes monstros de serem cristalizados no final da batalha, isso é, significa que foram capturados.

 

No menu Paradigm Party há a opção 'Paradigm Pack', onde você escolhe os três monstros para compor seu grupo e fechando assim sua estratégia no Paradigm Shift. Assim se limita um pouco a utilizar diferentes paradigms, sendo que cada monstro só possui uma Role, então você só terá metade das Roles disponíveis no terceiro membro para fechar seu Paradigm. Por exemplo, se você tiver um grupo com os paradigms COM/COM/COM, RAV/RAV/RAV e MEDIC/MEDIC/MEDIC não terá mais opções disponíveis para mudar durante a batalha, limitando sua estratégia somente para o que você tem em mãos, a menos que substitua um dos três monstros que tem ao dispor.