Sistemas de Evolução PDF Imprimir E-mail
Sáb, 10 de Dezembro de 2011 10:25

Como qualquer RPG nós temos o level do personagem que, diferente de outros RPGs, não possui um peso tão grande assim. Com um pouco de habilidade e paciência é possível vencer um inimigo de level 99 com personagens de level 10, mas já avisando que não é uma tarefa fácil. O aumento no level, claro, aumenta os atributos dos personagens, o que faz com que uma batalha com personagens de level 99 contra um inimigo de level 99 mais fácil, mas não é algo impossível de se fazer com níveis baixos.

Contra um inimigo, em rpgs comuns, estamos acostumados a subir uns 2 ou 3 níveis com um ou dois personagens e enfrentar este inimigo novamente. Nestes casos, estes níveis conquistados fazem grande diferença. No caso do Type-0 é diferente, onde esse tipo de evolução só é sentida em uma batalha quando sobe uns 5 níveis com no mínimo três personagens e, ainda sim, estando vulnarável à golpes que conseguem matar os personagens acertando uma única vez. Durante um momento de descuido é possível morrer estando por volta do level 40 contra um inimigo de level 10. Mas ainda sim evoluir os personagens é algo importante pois este tipo de situação fica mais difícil de acontecer.

Outro sistema interessante, como já dito, são a evolução das habilidades, onde o peso da evolução do level é maior. A cada level os personagens ganham de 1 a 3 pontos de AP, que são utilizados para destrancar novas habilidades ou evoluir outras. Exemplos são de conseguir rolar no chão mais rapidamente, ou consecutivamente mais vezes, realizar golpes mais rápidos ou liberar novos golpes especiais e evoluí-los, liberando novos combos. E este é o sistema que mais pesa na jogatina, pois sem um bom combo ou mais velocidade em um ataque fica difícil acertar um sight-seeing ou derrotar um inimigo. Este mesmo sistema está presente para os summons que conquista ao longo do jogo, evoluido suas habilidades e ganhando novas, da mesma maneira que os personagens.

Além destes, o jogo possui o Alto Crystarium, onde são usados os Phantomas coletados nas batalhas para evoluir as magias. Phantomas são coletados ao matar um inimigo e, fixando a câmera nele e apertando qualquer botão de ação o personagem rouba a alma do inimigo e o transforma em Phantoma. Estes são usados para evoluir atributos das magias, como eficiência, gasto de mp, distância, perícia, força e outras coisas. Em Type-0 não temos aquela coisa padrão de Final Fantasy quando a evolução das magias, como Fire, depois Fira e Firaga. Temos magias e suas divisões, como SHG (shotgun – dispara a magia contra o inimigo), BOM (bomb – causa uma explosão ao redor do personagem), RCK (rocket – dispara uma espécie de míssil contra o inimigo com direito à mira em primeira pessoa) e outras variações.

 

Outros Sistemas

Existem outros sistemas no jogo que deixam a jogatina mais divertida ou viciante. Uma delas é o Chocobo Breeding, onde o jogador coloca dois de seus chocobos para cruzarem e obter um novo ovo e, em algum tempo, um novo chocobo, usando um alimento, ou não e obtendo novos tipos de Chocobos. Estes chocobos são a melhor maneira de navegar pelo world map, sendo mais rápidos que os personagens, porém, dependendo do chocobo utilizado, ele pode ser mais rápido ou pode ser usado por mais tempo. Sim, ao subir em um chocobo o jogador tem um tempo limitador de uso e, após desmontar ou terminar este tempo, o chocobo foge e perdeu-se ele para sempre.