Principal PDF Imprimir E-mail
Sex, 09 de Dezembro de 2011 17:51

 

 

Lançamento original Plataformas
27 de outubro de 2011

PlayStation Portable

Gênero
Role-playing game 
Série
Fabula Nova Crystallis
Modos de jogo
Single-player
Multiplayer

 

Final Fantasy Type-0 é um jogo para PlayStation Portable lançado em outubro de 2011. Ele faz parte da compilação Fabula Nova Crystallis, junto com Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2 e Final Fantasy Versus XIII.

O jogo por enquanto foi lançado apenas no Japão, mas em uma entrevista publicada na Ultimania Guide de Final Fantasy Type-0, Yoshinori Kitase, Hajime Tabata e Tetsuya Nomura confirmaram a produção da versão ocidental.

Type-0 vem em duas UMDs (Universal Media Disc). Os capítulos iniciais estão na primeira UMD, assim como os capítulos finais. Os capítulos intermediários estão na segunda UMD. Há também a opção de baixá-lo na PlayStation Network japonesa, custando mais barato do que adquirindo a mídia física.

 

Música

A OST de Final Fantasy Type-0 foi produzida pelo compositor Takeharu Ishimoto, que já criou músicas de outros jogos da série Final Fantasy, como Crisis Core: Final Fantasy VII, Dissidia FInal Fantasy e Dissidia 012 Final Fantasy.

A música tema do jogo se chama "Zero", e é cantada pela banda de rock japonesa Bump of Chicken.

Zero

 

Desenvolvimento

Final Fantasy Type-0 foi anunciado na E3 2006 com o nome "Final Fantasy Agito XIII". Originalmente ele seria lançado para celulares japoneses, mas durante a DKΣ3713 2008, foi anunciado que ele sairia para o PSP da Sony.

Durante a Square Enix 1st Production Department Premiere, um evento que aconteceu em janeiro de 2011, a Square Enix anunciou que Final Fantasy Agito XIII foi renomeado, e passou a se chamar Final Fantasy Type-0. Porém, a empresa alertou que a mudança do nome não alteraria o fato do jogo pertencer à Fabula Nova Crystallis.

Em dezembro de 2010, antes de acontecer o evento em que houve a mudança de nome do jogo, a Square Enix registrou os nomes "Type-1", "Type-2" e "Type-3".  Ainda assim não foi confirmada a produção de uma continuação para Final Fantasy Type-0.

Em uma entrevista, Hajime Tabata mostrou interesse em fazer a continuação, até cogitando lancá-la nos consoles, mas disse que ela só seria possível se o jogo original vender muito no Japão e no ocidente.

Sobre o jogo vir em duas UMD, Tabata disse a Famitsu que isso foi feito porque eles não queriam cortar qualquer conteúdo do jogo, e que queria que o visual das cutscenes não ficasse para trás de títulos do PlayStation 3. 

 

Curiosidades

  • Final Fantasy Type-0 vendeu na primeira semana 472.253 cópias e no primeiro mês 682.173.
  • Pulse, de Final Fantasy XIII, é mencionado no jogo.
  • Mesmo com a mudança de nome do jogo, o termo "Agito" aparece em Type-0.
  • O nome "Agito", vem do latim, e significa "colocar em movimento".
  • A Famitsu, ao avaliar Type-0, deu a nota 39 para ele (valendo 40). A Dengeki PlayStation, deu 90 / 90 / 95 / 90.