Artigo: Como jogar Dissidia Final Fantasy?

Dissidia NT já está disponível a alguns dias e percebemos vários comentários de pessoas que falaram que o jogo está muito confuso de entender o que está acontecendo, principalmente porque nem todo mundo teve contato com a série Dissidia original no PSP.

Decidimos então criar este post para explicar as mecânicas do jogo e algumas estratégias para ajudar o pessoal que está se sentindo meio perdido ou tomando uma surra no modo online do jogo!

O que teremos neste pequeno Guia:

• Qual seu objetivos nas lutas?
• As Classes de cada personagem e seu papel na luta
• Mecânicas de Luta: Sistema de BRAVE, BREAK e Summons
• O combate 3 x 3 e a importância do trabalho em equipe
• Estratégias para se dar bem nas lutas

– Qual seu objetivos nas lutas? –

Algumas pessoas não sabem qual o objetivo nas lutas, então vamos dar uma explicação rápida. Em cada luta, os jogadores são divididos em dois times de 3 lutadores. Cada time recebe 3 vidas, porém essas vidas são compartilhadas para o time inteiro – ou seja, uma mesma pessoa pode morrer até duas vezes, porém se isso acontecer nenhum de seus aliados tem direito a morrer nenhuma vez.

O objetivo na luta é acabar com as 3 vidas do time rival, derrotando os seus adversários zerando sua barra de HP e assim fazendo-o perder uma vida do time. Quando um personagem morre no combate, ele ainda pode reviver e continuar lutando, desde que o seu time ainda tenha vidas disponíveis.

O time que matar os adversários 3 vezes primeiro vence, mesmo que o time rival ainda tenha personagens vivos.

– As classes de cada personagem e seu papel na luta –

Em Final Fantasy Dissidia, os personagens são divididos em quatro classes e cada uma tem um papel bem diferente durante a luta. É importante entender qual a função do personagem que você escolheu. Na hora de montar times fechados também é interessante pensar no equilíbrio da equipe.

As classes de personagens são as seguintes:

VANGARD – Personagens focados em forte dano físico, normalmente mais lentos e com golpes pesados. São os responsáveis por oprimir os inimigos no campo de batalha.

Fazem parte desta Classe:
– Warrior of Light, Garland, Firion, Cloud of Darkness, Cecil, Cloud e Sephiroth

MARKSMAN – Personagens focados no combate a longa distância com projéteis e/ou armadilhas. São responsáveis por garantir o controle da arena e dificultar a movimentação inimiga.

Fazem parte desta classe:
– Emperor, Golbez, Terra, Kefka, Ultimecia, Shantotto, Y’shtola e Ace

ASSASSIN – Personagens com dano mais baixo porém extremamente rápidos, podendo bater e esquivar com grande maestria. São responsáveis por caçar personagens desatentos no campo de batalha ou finalizar adversários que estejam fugindo.

Fazem parte desta classe:
– Kain, Squall, Zidane, Kuja, Tidus, Jecht, Lightning e Noctis

SPECIALIST – Personagens especialistas que tem mecânicas próprias muito diferentes e por isso não se enquadram nas outras categorias. Normalmente trazem uma riqueza de mecânicas inesperadas para o campo de batalha, podendo fortalecer os aliados ou enfraquecer o grupo rival.

Fazem parte desta classe:
– Onion Knight, Bartz, Exdeath, Vaan e Ramza

É interessante notar que existe uma pequena regra de efetividade entre as 3 primeiras classes, da seguinte forma: Vangards normalmente se saem melhor contra Assassins, Assassins se dão bem contra Marksman e por fim Marksman se dão bem contra Vanguards.

Obviamente esta não é uma regra geral e depende em muito da habilidade de quem está jogando com cada classe.

Specialists como são personagens com mecânicas totalmente diferentes, não se encaixam nessa conta e podem ter vantagens e desvantagens dependendo do seu papel na luta.

– Mecânicas de Luta: Sistema de BRAVE, BREAK e Summons –

Apesar de ser um jogo de luta, a série Dissidia tem uma mecânica própria bem diferente dos outros jogos do mercado. O sistema de Brave pode deixar muitas pessoas perdidas, porém quando você entende o seu princípio ele fica bem simples.

O ponto principal é que todos os personagens tem dois atributos principais: Seu HP, que seria a barra de energia e também o seu medidor de Bravery (bravura), que determina a força do seu personagem na luta. Assim como temos esses atributos, todos os golpes em Dissidia estão devidos em golpes de Bravery e golpes de HP. O primeiro tipo de golpe, diminui a quantidade de Bravery do adversário e adiciona esse poder na sua Bravery. Já o segundo tipo de ataque, dá dano no HP do personagem adversário, baseado na quantidade de Bravura que você tem estocado.

Sabendo que o objetivo da luta é zerar o HP do adversário, em um primeiro momento podemos ficar tentados a utilizar somente os ataques de HP, já que os ataques de Bravery não dão “dano real” no inimigo, mas isso com certeza seria um grande erro.

Como você deve ter notado, os ataques de Bravery são muito importantes porque eles aumentam a sua força de ataque, então você sempre deve priorizar esse tipo de ataque para que consiga bater com efetividade. Além disso existe uma outra mecânica no jogo que se chama BREAK. Um break acontece quando um personagem tem sua bravura Zerada pelo adversário. Quando isso acontece, o personagem que causou o break no adversário ganha um grande bônus na sua força de bravura, muitas vezes o suficiente para eliminar o oponente com um único golpe de HP. Se você apenas utilizar os ataques de HP, além de dar pouco dano no inimigo, também estará suscetível a receber um Break porque como sua bravura estará sempre baixa, o inimigo pode conseguir zerá-la com facilidade.

Por isso sempre é importante utilizar os ataques de Bravery, porque você vai estocar bravura (impedindo que o adversário cause break em você e com isso tenha poder para te matar com um único golpe) e também porque se você conseguir causar Break no adversário, seu poder aumentará consideravelmente e você terá uma boa vantagem na luta.

Uma coisa importante a se notar é que as vezes o seu valor de bravura aparece brilhando em roxo. Isso significa que você tem Bravery o suficiente para executar o inimigo com um único golpe fuminante – ou seja, você tem mais Bravery do que ele tem de HP. Esse é o momento ideal para passar a investir em ataques de HP. Por outro lado, se você ver um inimigo com o valor de bravura brilhando em roxo, significa que ele consegue te matar com um apenas um golpe de HP também então é hora de tentar recuperar seu HP ou ser extremamente cauteloso.

Observe que você não precisa ficar esperando até sua Bravery estar roxa para atacar e matar o inimigo com um único golpe. O mais inteligente é juntar uma boa quantidade de Bravery e tentar um ataque de HP para ir enfraquecendo o inimigo aos poucos. Se você for esperar até ter bravery suficiente para matá-lo com um ataque só, pode ser que nunca consiga.

Uma outra mecânica importante a se observar no jogo é o sistema de Summons, ou invocações. Ao longo da partida, você verá que aparecerão na arena alguns cristais. Esses cristais ao serem atacados e quebrados, aumentam a sua barra de Summon. Quando o seu time estiver com poder suficiente, você pode iniciar a invocação do summon escolhido pelo time antes da luta. Os summons são forças extremamente poderosas que podem mudar totalmente o rumo de uma luta então sempre que possível tente destruir os cristais ou impeça adversários que estejam fazendo isso ou tentando invocar seu summon.

– O combate 3 x 3 e a importância do trabalho em equipe –

Uma coisa que deixou muita gente com os cabelos em pé é que esse novo Dissidia agora conta com os combates em grupos de 3 contra 3. Uma mecânica que deixa confuso não só os novatos na série como também os veteranos que vieram do Dissidia do PSP.

A dica para sobreviver aqui é trabalhar em equipe. No calor do combate muitas pessoas esquecem de seus companheiros e acabam se afastando e com isso acabam sendo emboscadas por adversários ou presos em uma situação de risco. Ou então seus aliados estão passando por maus bocados e você não tem como ajudá-los. Como comentamos anteriormente, cada personagem tem um papel na luta então é importante lembrar que alguns até mesmo tem papel de suporte durante as lutas, podendo curar seus aliados ou deixá-los mais fortes através de suas EX Skills. Não seja um lobo solitário.

Outra coisa importante é saber estar bem situado do que está acontecendo na luta. No começo pode parecer bastante confuso perceber o que está rolando na tela com tanta informação, mas com o tempo e algumas boas práticas tudo se tornará mais fácil. Lembre-se que o jogo tem um mapa na tela e ele é muito mais importante do que você imagina. O mapa é peça chave para saber onde seus aliados e principalmente seus adversários estão.

Pode ser complicado ficar observando o mapa enquanto a batalha se desdobra na sua frente, mas se habitue a dar rápidas olhadas para conferir a situação. Muitos adversários – especialmente os da classe Assassin, tem a estratégia de tentar te atacar pelas costas enquanto você está distraído lutando com outra pessoa. Alguns vanguards também podem se sentir tentados a te dar uma pancada nas costas por estarem perto d você e terem arremessado o adversário com quem estavam lutando para longe. Por isso sempre dê uma checada rápida no mapa para ver se tem algum inimigo atrás de você e fique atento se ele vai mudar a mira para você.

Enquanto estiver lutando também tente dar rápidas olhadas no que seus aliados estão fazendo, por exemplo se eles não estão sendo oprimidos em uma luta de 2 x 1 ou simplesmente levando uma surra na parede. Caso não estejam no seu campo de visão, olhe rapidamente para a interface e veja se eles estão bem em questão de HP e/ou Bravery. Se você notar que algum aliado está muito fraco ou apanhando muito, talvez seja uma boa idéia se deslocar até a ele para dar uma força. Lembre-se que as vidas do grupo são compartilhadas, se ele morrer várias vezes você irá perder mesmo que esteja se dando muito bem no seu duelo e não tenha morrido nenhuma vez.

– Estratégias para se dar bem nas lutas –

Nessa última parte, vamos dar algumas dicas gerais que vão te ajudar bastante a se dar bem nas lutas em grupo. Obviamente elas não regras que precisam ser seguidas a risca e são muito situacionais, dependendo do desenrolar da luta e habilidade de seus aliados e adversários.

• Como falamos anteriormente, cada personagem tem um conjunto de skills e um papel na luta. Aprenda o papel do seu personagem e principalmente como seus movimentos funcionam para saber como lidar com os adversários e com o seu time. Se o seu personagem pode dar Buff nos aliados, lembre-se de fazê-lo, se você dar debuff nos inimigos, também.

• Fique atendo as linhas azuis, ela mostram quem cada pessoa está mirando. Se você tiver mais de uma linha mirando em você, saiba que está na mira de mais de um inimigo. Se a linha ficar vermelha quer dizer que tem um ataque vindo em sua direção. Alguns personagens que são marksman tem uma estratégia de focar rapidamente em um adversário, soltar uma magia que siga o adversário e logo em seguida mudar para outro oponente, assim o adversário não fica com uma linha o tempo todo avisando que ele está sendo atacado. Tome muito cuidado para não tomar uma magia pelas costas dessa forma.

• Um detalhe importante – exceto por algumas habilidades especiais que o permitem, ataques de HP não podem ser defendidos. A defesa funciona apenas para ataques de Bravery. Por isso é importante conhecer os golpes do adversário antes de tentar uma defesa. Caso não saiba se o ataque do inimigo é um ataque de HP ou de Bravery, a melhor estratégia é tentar a esquiva ou fugir com o Dash.

• Lembre-se sempre de observar o mapa e ver onde estão os aliados e os inimigos. Assassins quase sempre tentarão atacar pelas costas ou flancos, enquanto você estiver lutando com outro pessoa.

• A maioria dos buffs e debuffs do jogo são em área, então se você estiver perto de seus aliados conseguirá utilizá-los em mais gente ao mesmo tempo.

• Alguns ataques de HP são em área e por isso eles são extremamente efetivos se você conseguir acertá-los em um lugar que tenha vários inimigos. Se o seu personagem tem um ataque de HP em área e você estiver com bastante bravery, atraia o adversário para perto dos outros inimigos e só então dispare o seu ataque de HP. Com alguma sorte você conseguirá até mesmo matar 2 inimigos ao mesmo tempo ou enfraquecer consideravelmente o outro para que seu amigo termine o serviço.

• Se os adversários convocarem um summon, tome muito cuidado porque eles tem enormes ataques em área que podem te paralisar, zerar sua bravura ou mesmo te dar dano. Quando um summon estiver em cena seja extremamente cauteloso, principalmente durante o seu ataque final.

• Se você que utilizar a estratégia de convocar um summon, tente deixar os seus aliados cientes disso. Você pode mandar uma mensagem avisando que está indo atrás do Cristal ou mesmo que vai iniciar a sequência de summon. Isso fará com que eles fiquem cientes que você não está engajado diretamente no combate ou então eles mesmo também poderão iniciar a sequência de summon se estiverem com folga em suas lutas – quanto mais pessoas fazendo a sequência de summon ao mesmo tempo, mais rápido o summon será convocado.

• Quando for votar no seu summon, tente observar a composição do seu time para escolher qual será o mais vantajoso. Se o seu time tiver muitas pessoas que dependem da habilidade EX, pode ser interessante chamar o Bahamut por exemplo – que faz com essas habilidades carreguem mais rápido. Observe o seu time e escolha com sabedoria.

• Se você estiver sofrendo grande pressão de um adversário pode ser que a classe dele tenha vantagem natural sobre a sua e é muito difícil reverter essa situação. Nesse caso não é vergonha nenhuma recuar e tentar trocar de adversário com algum de seus aliados. Você também pode mandar uma mensagem pedindo ajuda, principalmente se estiver em uma situação de muita desvantagem como 2 x 1 ou coisa prestar a morrer com pouco HP.

A função deste pequeno guia é apenas dar uma orientação inicial para os novos jogadores e situar os veteranos de algumas novas mecânicas. Sinta-se livre para jogar segundo o seu próprio estilo e se quiser compartilhar alguma dica que a gente tenha esquecido aqui nos comentários, fiquem a vontade!

 

Share

You may also like...